Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 6 de outubro de 2019

Coluna Minas Turismo Gerais - Pampulha volta a ter sua igrejinha


Coluna
Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira





Igrejinha da Pampulha é reinaugurada 


Depois de 15 meses de trabalho, foi finalizada a execução das obras de restauração da Igreja São Francisco de Assis, conhecida como Igrejinha da Pampulha. Uma equipe de 20 pessoas esteve empenhada ao longo desse período para o cartão-postal mineiro ser entregue à população. Na sexta-feira, 4 de outubro, ocorreu a cerimônia de reabertura do patrimônio histórico.

Os principais objetivos do restauro foram a eliminação das infiltrações da igreja e trabalhos gerais de manutenção, como a repintura da capela e a troca do forro antigo. O diretor-geral da Tecia-as, Henrique Aidar, explica que as obras de restauração da Igrejinha da Pampulha contemplaram a intervenção nas infiltrações do edifício e a substituição do forro de madeira da nave central, danificado por conta dos vazamentos.

Antes do início das obras, elementos artísticos agregados ao projeto arquitetônico passaram pela vistoria de um especialista em restauro. Também foram realizadas pintura interna e recuperação do revestimento externo das pastilhas cerâmicas. As lajes foram impermeabilizadas as esquadrias restauradas. Outro trabalho especial foi o de recuperar os passeios externos da calçada portuguesa.


Segundo Aidar, a substituição do forro de madeira da nave central foi um dos principais desafios no restauro da parte interna da capela. “O forro é formado por painéis de madeira, em que cada peça do painel tem medidas únicas e diferentes entre cada uma. Ao retirarmos o forro antigo, foram necessários projetos complementares de restauração em função de novas descobertas feitas nesse processo. Tivemos que mapear todo o forro com a identificação de cada painel e elaborar um desenho com a localização de cada peça.


Os painéis do forro antigo serviram de molde para a fabricação dos novos, para que o atual fosse idêntico ao que foi retirado”, explica.

As obras fizeram parte do acordo com a Unesco para restauração do Conjunto Moderno da Pampulha depois da sua nomeação como Patrimônio Cultural da Humanidade. Para conduzir a restauração de um bem cultural tão importante, como a Igrejinha, foi realizado um minucioso estudo para garantir a preservação dos valores patrimoniais da capela. 

“Fizemos um projeto de restauro bem elaborado, com planilha detalhada dos serviços a executar e uma intervenção atenta aos detalhes construtivos. Tudo isso para que, de modo algum, ocorresse uma descaracterização do bem cultural e para que fossem mantidas as suas condições de autenticidade e fruição.”

ABAV-MG elege nova diretoria

Aconteceu na quinta-feira (dia 3) a posse do novo presidente, diretoria executiva e conselheiros da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV-MG). O diretor da Uai Turismo, Alexandre Xavier Brandão, assume a presidência da entidade.

José Maurício Miranda, ex-presidente passou o cargo ao presidente Alexandre Brandão

Alexandre está no turismo desde 1990, onde iniciou sua carreira na cidade de Fortaleza como sócio de uma agência. No seu retorno para Belo Horizonte em 1993, Brandão fundou a Uai Turismo que permanece no mercado desde então.

Um dos principais objetivos para esta nova gestão é a qualificação dos profissionais do turismo, trazendo para a sede da entidade mais cursos, treinamentos e palestras. “Quero aperfeiçoar a capacitação dos agentes de viagens do estado para que tenham conhecimento pleno no auxílio aos clientes na elaboração dos roteiros, já que trabalhamos com os sonhos dessas pessoas”, conta.

Além disso, o novo presidente pretende fortalecer a interação e parceria com os órgãos públicos do turismo, tais como a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com a Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) e o Mtur (Ministério do Turismo).

Nova diretoria:

Presidente: Alexandre Xavier Brandão (Uai Turismo); Vice-presidente Financeiro: Peter Mangabeira (Pampulha Turismo); Vice-presidente Administrativo: Daniel Toledo (Frontur); Vice-presidente de Relações Institucionais: José Maurício de Miranda Gomes (Mundi Travel); Vice-presidente de Patrimônio: Fernando Meira Dias (Master Turismo); Vice-presidente de Capacitação e Certificação: Gilberto Siqueira (Ártico Turismo); Vice-presidente de Marketing e Eventos: Athenais Vilhena (Turisplan Operadora)

Conselho Deliberativo
Ana Beatriz Furtado (Mundial Vistos), Andréia de Oliveira (Máxima/ Fly Tour BH - Funcionários), Daniella Lage (GD Representações), Eloá Ribeiro (Unitour), Luciano de Souza Costa (Território Viagens), Mariella Miranda (Zênithe Travelclub), Renata Azevedo (Speed System), Roberto Costa (Lavion Viagens e Turismo), Stefano Couri (Leste Turismo) e Wallace Fernandes (Alvo Turismo)

Conselho Fiscal
Presidente: Reinaldo Fleming (Lifetour), Titular: Lúcio Ribeiro (Trilhas de Minas), Titular: Marcos Akio (TransJapa), Suplente: Silvana Pardini (São José Viagens) e Suplente: Maria Perpetuo Socorro (Duomo Turismo).

Conselho de Ética, Conciliação e Arbitragem 
Carlos Teixeira (Categoria Turismo), José Carlos dos Santos (Avitur), Maria Cristina Camarano (Condotti Turismo).

Suplente do Conselho de Ética
Conciliação e Arbitragem: Ricardo Fernandes Soares (Royalty Viagens).


O 1° hotel escola da América Latina 
receberá o 1° Encontro de Governantas e Camareiras
O hotel escola do SENAC é referência no País 

O 1° Hotel Escola do Brasil, será o palco do 1° Encontro de Governantas e Camareiras. Nos dias 29 e 30 de novembro, na histórica cidade de Barbacena, no Hotel Grogotó, um dos hotéis escola do SENAC, O evento é organizado pela FBHA- Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, que terá várias palestras e oficinas as governantas e camareiras de vários hotéis da capital mineira e do interior. Informações e inscrições
http://www.encontrohotel.com.br contato@encontrohotel.com.br

Entrada do Hotel Grogotó

______________________________________________________________________________________________________________________________
sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.