Quem hoje
pretende adquirir um automóvel novo tem ao dispor uma gama de modelos e marcas
de acordo com o seu bolso e seu gosto, a gasolina, flex, híbrido dos mais
variados preços, mas, verdade, nenhum que possamos chamar de caro.
A despeito
de seu preço ainda elevado, a preferência pelos híbridos – combinando um motor
a combustão (etanol ou álcool) com um motor elétrico - está crescendo por conta
do preço elevado da gasolina e do álcool e a prova disso é o portfólio das
montadoras crescendo nesse segmento.
O motivo tem a ver também com a
consciência das pessoas que passaram a se preocupar um pouco mais com a defesa
do meio ambiente, optando, por carros de energia mais limpa, que conjuga os
motores a etanol e elétrico.
A Toyota foi
um das empresas que optou exatamente por esse conjunto propulsor - inclusive
desde o começo do ano que sua divisão de luxo, a Lexus, só fabrica veículos
híbridos - e acaba de lançar o Corolla Altis Hybrid, 2020, produzido no Brasil
e que se posiciona no mercado como o primeiro sedã híbrido flex do mundo.
O
motor de 101 cv com etanol (98 cv com gasolina) e 14,5 kgfm e 2 motores
elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv e 16,6 kgfm. A potência máxima acumulada do
Altis, somando os três motores é de 173 cv e o torque chega a 31,1 kgfm, que o
leva de 0 a 100 km/h em 11,3 s.
Como funciona
essa conjugação energética?
O motor flex fornece
a carga para a bateria elétrica – situada debaixo do banco traseiro, o que
elevou o centro de gravidade - que permitem o carro andar sem consumir
combustível desde que em baixa velocidade até 50 a 60 km/h, ou seja rodar
apenas no modo elétrico. Quando a bateria está com carga baixa, o motor flex
entra em ação e restabelece em breves minutos a carga da bateria. Como a
velocidade máxima na maioria das cidades é estabelecida até 60 km/h o Altis se
torna um carro muito econômico na cidade, podendo chegar a fazer 18 a 20 km/l.
A transmissão
do Altis é CVT Automática com
botão seletor: Normal, ECO, Power e EV (Electric Vehicle).
O Corolla
Altis Hybrid vem de fábrica equipado com sete air bgs, assistente
de pré-colisão (PCS)
com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática, sistema
eletrônico de estabilidade veicular (VSC),
controle eletrônico de tração (TRC),
assistente de subida em rampa (HAC),
sistema de alerta de mudança de faixa (LDA),
controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC).
Acendimento automático de faróis e lanternas em LED e luzes diurnas (DRL)
nas lanternas dianteiras. Farol alto automático (AHB).
O
Altis tem a marca registrada Toyota de conforto, silêncio na cabine e rodagem
macia e acabamento de excelente padrão com painel e portas forrados em couro
sintético, material macio que reduz os barulhos internos.
O porta-malas para
470 litros. Espelhos
retrovisores externos são elétricos na cor do carro com pisca integrado e as rodas de liga leve aro 17" com
acabamento na cor prata.
O sistema multimídia Toyota Play+ tem tela sensível ao toque
de 8", rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth® e conexão para
smartphones e tablets através de espelhamento Android Auto®, Apple CarPlay® e
SDL.
Vem ainda equipado com computador de bordo com visor
multifunção e tela TFT de 7,0” digital e colorida. Indicador de direção
econômica no painel de instrumentos (Hybrid System). Start Button/Push Start e Smart Entry. Ar condicionado automático digital frio e quente com filtro
antipólen. Banco do motorista com regulagem manual para seis ajustes e do passageiro dianteiro para quatro
ajustes.
Na versão híbrida simples custa R$ 124.990 e na Premium, mais
equipada, R$ 130.990, ambas com cinco anos de garantia e 8 anos para a bateria.
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