Coluna
Fernando Calmon
Nº 1.092 — 11/4/20
ESTILO E ESPAÇO NA
NOVA FIAT STRADA
Trajetória da Strada no mercado brasileiro é uma das mais
brilhantes em toda a história da indústria. A Fiat criou o segmento de picapes
derivadas de automóveis compactos (no Brasil, pois antes houve um Datsun no
exterior), quando apresentou o modelo baseado no 147, no Salão do Automóvel de
1978. Ford, GM e VW responderam depois com Pampa, Chevy 500, Saveiro e não
demorou para o modelo da VW assumir a liderança.
A Strada, porém, virou o jogo 22 anos atrás. Levou dois anos
para ser a nova líder e e depois nunca perdeu a posição de ponta. Em 2014
completou um milhão de unidades vendidas. O segmento hoje é formado por
Saveiro, Duster Oroch e Montana, mas a picape da Fiat domina com participação
superior a 50%. A nova geração inclui a inédita versão de cabine dupla e quatro
portas com estilo muito atraente e espaço interno.
O capô, perfil e traseira têm semelhança proposital com a
Toro, picape de grande sucesso de vendas e maior capacidade de carga. A Strada
tem como base o subcompacto Mobi, mas dele só restaram para-brisa e portas.
Manteve a suspensão traseira com molas semielípticas ao contrário de seus três concorrentes diretos que utilizam molas helicoidais. O mercado interpreta aquela solução como a melhor, embora tecnicamente os dois tipos de molas apresentem equivalência em robustez.
Manteve a suspensão traseira com molas semielípticas ao contrário de seus três concorrentes diretos que utilizam molas helicoidais. O mercado interpreta aquela solução como a melhor, embora tecnicamente os dois tipos de molas apresentem equivalência em robustez.
Interior ficou espaçoso para cinco ocupantes e com amplo
ângulo de abertura das portas – modelo anterior estava homologado para quatro
passageiros e só tinha três portas. Bancos, volante e painel também são novos e
a posição de guiar é boa, faltando, porém, regulagem de distância do volante.
Central multimídia de 7 pol. é a primeira, entre veículos nacionais, a parear sem fio os aplicativos de rota Android Auto e Apple CarPlay. Esta comodidade seria mais útil se houvesse carregamento por indução do celular. Há duas portas USB, uma delas na parte de trás do console. Agora existem 11 porta-objetos espalhados pela cabine.
Central multimídia de 7 pol. é a primeira, entre veículos nacionais, a parear sem fio os aplicativos de rota Android Auto e Apple CarPlay. Esta comodidade seria mais útil se houvesse carregamento por indução do celular. Há duas portas USB, uma delas na parte de trás do console. Agora existem 11 porta-objetos espalhados pela cabine.
A caçamba tem ótimo volume de 844 litros (como referência,
Oroch, 683 litros) e 650 kg de carga útil. Sua tampa permite abertura e
fechamento com mínimo esforço e sem necessidade de mola a gás.
A capota marítima foi projetada para vedar água e poeira com maior eficiência. Estepe, de uso temporário, tem sistema antifurto simples e eficaz.
A capota marítima foi projetada para vedar água e poeira com maior eficiência. Estepe, de uso temporário, tem sistema antifurto simples e eficaz.
O motor é o 4-cilindros flex, de 1,33 L, 109 cv (etanol) e
14,4 kgfm, igual ao utilizado no Argo e Cronos. São 11 cv a menos que os
principais rivais ou 23 cv, se considerado o motor anterior de 1,75 L. Em princípio
indicaria um veículo lento, mas essa sensação não se confirma na prática.
Fiz uma avaliação inicial, em circuito fechado e sem carga.
Deixou boa impressão em conforto e dirigibilidade. Ajudam bastante as relações
de câmbio curtas (sem nível de ruído incômodo) e peso em ordem de marcha 79 kg
menor que a Strada anterior. No entanto, com cargas média e alta, vai se
ressentir em razão de valores de torque inferiores.
A nova Strada, cabines simples e dupla, só terá preços anunciados em até um mês depois de fábrica formar estoques. A Fiat promete preços iguais e até menores que os atuais, se a cotação do dólar ajudar.
ALTA RODA
CRONOGRAMA de
lançamento do Nivus, o SUV com teto arredondado com a mesma arquitetura MQB A0
do Polo, não será afetado pela paralisação atual em 95% das fábricas
brasileiras. O novo modelo, entre os mais aguardados deste ano, está confirmado
para junho. Em 15 de abril próximo, a VW revelará à imprensa detalhes
relevantes do carro e sem embargo.
MARÇO foi o
primeiro mês a enfrentar queda de vendas acentuadas no mercado interno em razão
da pandemia da Covid-19. Entre a primeira e a última semana do mês passado o
ritmo de emplacamentos diários caiu 86,5%, segundo dados da Anfavea. Maior
parte desse resultado se deveu ao fechamento de Detrans e concessionárias por
decisão de vários governos estaduais.
RECUO foi de 8,1%
no primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. O efeito
estatístico será profundo em abril porque haverá três semanas sob influência da
paralisação contínua dos emplacamentos, fora as duas do mês passado. Última
semana deste mês poderá ser caótica com acúmulo de serviços e filas nos pátios
dos Detrans. Isso dificulta fazer previsões confiáveis.
GOVERNO do Estado
de Nova York, o mais atingido pelos efeitos do coronavírus nos EUA, autorizou
que mesmo na situação de isolamento social muito severo as concessionárias
vendessem carros pela internet e fizessem entregas individualizadas no endereço
dos compradores. Em escala bem menor isso também está ocorrendo em grandes
centros urbanos no Brasil.
NOTÍCIAS da
Argentina exageraram os desacordos entre Ford e VW sobre as novas Ranger e
Amarok, previstas para 2022/23. Projetos continuam a se desenvolver em paralelo
e até o presidente mundial da VW, Herbert Diess, mostrou um esboço, há duas
semanas. As picapes poderiam ser feitas, individualmente, em General Pacheco,
Buenos Aires, onde as duas fábricas são vizinhas.
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Twitter: @fernandocalmon
Skype: fscalmon
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