Edilson Baldez, presidente da FIEMA, entregou a Armando Ferreira o diploma de presidente da ABIH-MA |
Texto: Arnaldo Moreira
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA) empossou a nova Diretoria para o triénio 2022/2024 presidida por Armando Ferreira, um profissional da hotelaria com larga experiência no segmento, materializada desde 1981 e um vasto conhecimento técnico de administração da entidade a que hoje preside em que ingressou em 1995, na administração do saudoso presidente Antônio Oliveira Maia, e foi vice-presidente em duas gestões. Ferreira é diretor-geral do Rio Poty Hotel, de São Luís.
Devido ao afastamento, por motivos de saúde, do presidente João
Antônio Barros filho, Armando Ferreira que ocupava a vice-presidência da
ABIH-MA, assumiu a presidência durante seis meses até o final da dessa gestão,
sendo eleito presidente para o triênio 2022/2044.
Em seu discurso de posse, Armando Ferreira reconheceu as dificuldades que enfrentará diante da epidemia da covid-19 que virou o mundo de ponta a cabeça e afetou gravemente o setor de turismo e particularmente a hotelaria.
Neste momento, vimos assistindo à recuperação lenta do turismo no mundo e no Brasil, “o que nos traz um alento para trabalhar arduamente na recuperação da hotelaria e nesse sentido a ABIH tem um papel de extrema importância, oferecendo o apoio que os hotéis precisam para se recuperarem e voltarem aos níveis de antes da pandemia”.
Mesa que compôs a posse do novo presidente da ABIH-MA |
Armando Ferreira manifestou seu entusiasmo ao receber a “honrosa missão de presidir à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seccional do Maranhão, para com a colaboração dos membros da nova diretoria, dos colaboradores e principalmente dos associados, conduzir a entidade com o objetivo central de desenvolver ações no âmbito do turismo em nosso estado, principalmente na cidade de São Luís e na bela Barreirinhas”.
“Nossa meta principal é o fortalecimento das atividades empresariais do setor, bem como, com a participação fundamental das entidades que compõem o trade, com apoio decisivo das instituições parceiras e do poder público, consolidar as cidades do nosso estado com reconhecida vocação turística”, defendeu.
Armando Ferreira reconheceu que essa missão será árdua
diante da pandemia da covid-19, dos lockdowns e restrições de viagens que
causaram impactos sem precedentes na indústria hoteleira nacional, o que, no Maranhão,
foi agravado por ser um destino com uma malha aérea reduzida e com as estradas
em más condições.
Vários hotéis, lembrou, tiveram de fechar temporariamente ou operar com capacidade reduzida, chegando a fechar postos de trabalho, contrair dívidas, pausar os pagamentos dos fornecedores e atrasar salários.
Armando Ferreira lembrou que começou na hotelaria, em 1981, como mensageiro no Magestic Hotel da cidade de Campina Grande. Em 1984 radicou-se em São Luis, ingressando na rede de hotéis Vila Rica. A partir de 1988 realizou vários cursos profissionalizantes dos segmentos de hotelaria, restaurante e turismo, cursou Administração curso que trocou por Turismo e Hotelaria e se formou pela Universidade UNIP, de Campinas, fez MBA pela USP, e estágio prático no Hilton Hotel da 6ª, em Nova York. Administrou os hotéis da rede Vila Rica em São Luís, Belém, Campinas, São Paulo e Porto Velho e foi consultor em hotéis de João Pessoa e Campina Grande.
“Vamos implementar ações visando o fortalecimento da ABIH-MA, contribuir para a melhoria qualitativa das atividades e dos resultados empresariais do setor hoteleiro e do turismo como divulgação do destino, aumento ocupação, diária média com captação de eventos corporativos, regionais e diminuir o custo dos hotéis com os seguintes pleitos: redução do valor da conta de luz e IPTU, juntos com Comtur Municipal, Sebrae e ABIH, e as secretarias de Turismo do Estado, dos municípios de São Luis e Barreirinhas.
O novo presidente da ABIH-MA conclamou a todos, diretoria, colaboradores, associados, instituições parceiras e Poder Público a se engajarem nesta luta para juntos, tornarmos o nosso destino, o preferido do turismo nacional. Como o sucesso depende do trabalho em equipe, relembro as palavras de um famoso provérbio africano: “SE QUISER IR RÁPIDO VÁ SOZINHO, SE QUER IR LONGE, VÁ EM GRUPO.”
A formação da Diretoria da ABIH-MA para o triênio 22/24 é a seguinte:
Presidente:
Armando Ferreira (Rio Poty Hotel),
Vice-presidente:
Joaquim Barbosa de Oliveira Neto (Hotel Bristol),
2ª
Vice-presidente: Kláudia Costa das Neves (Hotel Abbeville),
1º
Secretário: Leonardo Lisboa Frota (Hotel Santos Dumont),
2ª
Secretária: Agar de Carvalho Mota (Pousada Murici),
1°
Tesoureiro: Raimundo Nonato da Silva Luz (Boulevard Park Hotel),
2º Tesoureiro: Orlando Salatiel de Abreu Ferreira (Hotel Classic),
Conselho Fiscal – Júlio Cesar Muniz Silva (Gran Lençóis Flat), Ivanice Costa de Pers
(Veleiros Mar Hotel), Albert Luís Pereira Ribeiro (Hotel Santa Luzia),
Suplentes – Fábio Barbosa Ayoub (Hotel Ryad) Cristiano Barroso Fernandes (Hotel Blue Tree), Nagib Câmara Ribeiro (Pousada Colonial), José de Ribamar Rodrigues Mota (Delegado Seccional Barreirinhas/MA).
Secretário de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro, Armando Ferreira e a secretária-adjunta municipal de Turismo, Sabrina Martins |
Mauro Borralho entregou o diploma a Agar de Carvalho Mota |
Maurício Feijó entregou o diploma a Klaudia Baldez, do hotel Abeville |
Hugo Paiva entregou também o diploma a Joé Ribamar Rodrigo Mota |
A partir da esq., José Walter Maciel, Armando Ferreira, Raimundo Nonato Luz, presidente da Shema, e José Ahirton Lopes, diretor Regional do Senac-MA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário