Polo 2023 perde desempenho e
ganha em consumo de combustível
Houve discussões até
em redes sociais sobre as modificações introduzidas pela VW no Polo 2023. As
críticas apontam que o modelo foi “rebaixado” em termos de equipamentos, além
de dúvidas sobre os preços. De fato, o modelo de entrada (versão MPI) foi
reajustado para cima, enquanto duas outras (Comfortline e Highline) diminuíram
de preço (de R$ 7.000 a R$ 9.000). Além disso, o motor aspirado de 1,6 L que
havia saído de linha em fevereiro foi substituído agora pelo três-cilindros 1-L
turbo (nova versão, TSI). Por outro lado, faróis de LED desde a versão de
entrada, além de exclusividade entre os compactos, são um grande avanço em
segurança ativa.
O hatch compacto
recebeu simplificações como a troca dos freios traseiros a disco por tambor,
perdeu conta-giros e regulagem de altura e distância do volante nas versões MPI
e TSI, além de redução de potência do motor de 1 L turbo, de 128/116 cv (E/G)
para 116/109 cv, e de torque, de 20,4 kgf.m para 16,8 kgf.m (E ou G).
Pude avaliar as
versões TSI com câmbio manual de cinco marchas e Highline com automático de
seis, ambos abastecidos com etanol, numa viagem ida e volta de 90 km entre São
Paulo (SP) e Araçariguama (SP). Com o câmbio automático a percepção de perda de
desempenho não chega a ser muito relevante, mas numa ultrapassagem em estrada
as respostas ao acelerador exigem mais atenção. Porém na aceleração de 0 a 100
km/h a perda foi de quase um segundo (antes 9,6 s e agora 10,5 s). Entre os
principais concorrentes o Onix acelera em 10,1 s e HB20 em 10,7 s.
Na versão de câmbio
manual em algumas situações obriga a utilizar mais a alavanca, embora o curso e
a precisão de engates sejam a melhor referência do mercado. Aceleração de 0 a
100 km/h em 10 s é um pouco melhor que a versão automática, enquanto Onix marca
10,1 s e o HB20 9,3 s assumindo a liderança em desempenho entre os compactos
com câmbio manual.
Por outro lado, o
consumo de combustível em ciclo urbano melhorou com etanol entre 9% e 17%,
dependendo da versão, e com gasolina entre 8% e 17%. No ciclo rodoviário entre
9% e 15% (etanol) e entre 7% e 15% (gasolina). São números muito bons.
Quanto aos freios a
tambor nas rodas traseiras não notei perda de capacidade de desaceleração nem
de eficiência quando mais exigido. Como houve uma pequena redução de massa do
veículo a frenagem de 100 km/h até a imobilização é feita em 38,3 m e na versão
anterior, com discos nas quatro rodas, 39,4 m, ou seja, o modelo atual para em
uma distância menor.
Os amortecedores foram recalibrados. O Polo 2023 ficou um pouco menos firme do que antes, porém sem alterar as qualidades dinâmicas que sempre marcaram o modelo como referência em seu segmento.
Kia Niro híbrido bem equipado a preço competitivo
Com estilo ousado, o
Kia Niro híbrido puro estreia no Brasil, importado da Coreia do Sul em duas
versões (EX e SX Prestige). Trata-se da segunda geração do modelo, lançada no
ano passado. A frente destaca-se pelo formato das luzes de rodagem diurna
(DRL). Na traseira o desenho chama ainda mais atenção pelas lanternas em
formato de bumerangue vertical. Interessante recurso de estilo é a pintura
contrastante do teto até os para-lamas seguindo o contorno das portas. O painel
traseiro tem função aerodinâmica com discretas entradas e saída de ar. Bons 425
litros no porta-malas (referência VDA).
O porte é de um SUV
médio-compacto como Compass, Corolla Cross e Taos, porém com distância entre
eixos um pouco maior (2.720 mm) que proporciona mais espaço para as pernas no
banco traseiro. Outro destaque é a integração entre o quadro de instrumentos e
a tela multimídia, ambos de 12,5 pol. Versão SX Prestige conta com carregamento
do celular por indução. Pacote de itens de segurança inclui, além dos seis
airbags, recursos reservados para o topo de linha: prevenção de colisão frontal
e em marcha à ré, aviso antes se abrirem portas da aproximação de carro ou
ciclista, entre outros.
Potência e torque
combinados são de, respectivamente, 141 cv e 27 kgf.m, a partir de um motor a
gasolina de 1,6 L (105 cv/14,7 kgf.m) e um elétrico (44 cv/17,3 kgf.m). Os
motores podem trabalhar em conjunto ou separadamente. A borboleta esquerda
atrás do volante permite quatro níveis de regeneração de energia para recarregar
a bateria de 240 V) e 1,6 kWh de polímero de íons de lítio (PIL). A
convencional de 12 V de chumbo-ácido foi substituída pelo tipo PIL. Garantia de
cinco anos ou 100.000 km, mas a durabilidade da bateria pode chegar a 10 anos.
Em avaliação no autódromo
Capuava em Indaiatuba (SP) o SUV mostrou equilíbrio em curvas (suspensão
traseira multibraço), silêncio a bordo e boas respostas ao acelerador
considerando sua massa total de 1.394 kg. Ao acionar o modo Sport as duas
borboletas atrás do volante podem subir ou descer marchas do câmbio automático
de duas embreagens. Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 s é melhor que o Corolla
Cross híbrido (13 s).
Números de consumo do
Niro híbrido, referência Inmetro: cidade, 19,8 km/l e estrada, 17,7 km/l. Com o
tanque de 42 litros o alcance é de 743 km em rodovias, mas a Kia indica que
pode chegar a 800 km em ciclo misto no modo Eco.
Preços: R$ 204.990,00 e R$ 239.990,00.
Cayman GT4 RS impressionante em curvas como
poucos
Porsche lança o 718
Cayman GT4 RS no Brasil por R$ 1.157.000. Versão superesportiva deste cupê de
motor central-traseiro é quase um carro de corrida para as ruas. Traz o mesmo
motor 4.0 boxer 6-cilindros aspirado do 911 GT3, mas com 500 cv (10 cv a menos)
e 45,9 kgfm de torque, combinado ao câmbio automatizado de duas embreagens e
sete marchas. Diferencial com deslizamento limitado (autobloqueante) é derivado
do 991.2 GT3, enquanto o conjunto de engrenagens vem do antigo 911 GT3 RS.
Os freios dianteiros
têm discos de maior diâmetro em relação ao Cayman GT4 (408 mm em vez de 380 mm)
e dutos de refrigeração vieram do 911 GT3. Eixo dianteiro é 7 mm mais largo
frente ao 718 Cayman GT4, enquanto o eixo traseiro é 8 mm mais largo. Respostas
ao volante são de incrível precisão, enquanto ronco do motor dentro da cabine é
instigante. Os bancos tipo concha têm estrutura em fibra de carbono e seguram o
corpo nas curvas com ajuda do cinto de segurança de seis pontos.
O carro faz curvas
com grande precisão e sua estabilidade é acima da média entre todos os
Porsches. A fabricante informa aceleração 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e
velocidade máxima de 315 km/h. Há vários
componentes feitos em compósito de fibra de carbono, como asa, capô e
para-lamas. O pacote Weissach acrescenta capô, entrada de ar e asa traseira com
acabamento em fibra de carbono aparente, além de rodas de magnésio que deixam o
carro 20 kg mais leve.
Há entradas de ar para refrigerar os freios com especial atenção para diminuir ao máximo a turbulência aerodinâmica. Escapamento pode ter saídas feitas de titânio, que fazem parte da lista de 77 opcionais. Destes, 46 são fabricados pela Exclusiv Manufaktur, divisão de personalização dos carros da Porsche.
Carro pode estar mais sujo que um banheiro
Você provavelmente
deve ter visto as advertências do Dr. Bactéria no programa de TV “Fantástico”
(2006 a 2009) sobre os cuidados com a higiene. Roberto Figueiredo (seu nome
real) é formado em Biomedicina e Engenharia da Qualidade. O assunto voltou
agora graças ao estudo da Universidade Aston, instituição pública em
Birmingham, Inglaterra feito a pedido do site Cars Scrap Comparison
especializado no comércio de carros sucateados. Foram analisados veículos com
dois ou mais anos de uso e o resultado surpreendeu.
A realidade aponta
que o porta-malas pode carregar mais bactérias do que um vaso sanitário. Em
veículos mais velhos esse problema se agrava se não houver o hábito de limpar
com cuidado um local onde se transportam alimentos, além de outros objetos como
malas e bolsas raramente limpos.
Áreas mais sujas em
número de bactérias foram listadas: porta-malas,
1.425; banco do motorista, 649; alavanca de câmbio manual, 407; banco traseiro,
323; painel, 317; volante, 146.
Entretanto, o estudo
destacou uma boa notícia para os motoristas. Graças ao aumento no uso de
desinfetantes para as mãos, que continuou após a covid-19, o volante aparece em
último lugar entre os locais mais contaminados. Porém, na minha opinião, estes
resultados podem se alterar no futuro à medida que as pessoas forem esquecendo
do pesadelo da pandemia e relaxarem nos hábitos de higienização. A
universidade, no entanto, não fez projeções sobre o que pode acontecer mais
adiante.
Lanchar sem sair do
carro pode deixar resíduos nos bancos e também passá-los das mãos para o
volante e alavanca de câmbio. Por isso fique atento e recomende atenção a todos
os pontos citados acima quando entrar em um lava-rápido.
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