NiWest é um projeto avançado de desenvolvimento de níquel-cobalto e produzirá aproximadamente 90.000 tpa (toneladas por ano) de níquel para baterias e sulfato de cobalto para o crescente mercado de veículos elétricos. Até o momento, mais de AU$ 30 milhões foram investidos em perfuração, trabalhos de testes metalúrgicos e estudos de desenvolvimento.
Um Estudo de Viabilidade Definitivo para NiWest deve começar este mês. A localização proposta da instalação de processamento da NiWest fica a aproximadamente 30 quilômetros da operação Murrin Murrin, de propriedade da Glencore, a maior operação de níquel-cobalto na Austrália.
“Todos os dias, a Stellantis está trabalhando para oferecer aos nossos clientes liberdade de mobilidade limpa, segura, acessível e de ponta”, disse Maxime Picat, Diretor de Compras e Supply Chain da Stellantis. “Garantir as fontes de matéria-prima e o fornecimento de baterias fortalecerá a cadeia de valor da Stellantis para a produção de baterias de veículos elétricos e, igualmente importante, ajudará a empresa a atingir sua meta agressiva de descarbonização”.
Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou planos de atingir 100% do mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) para carros de passeio na Europa e 50% do mix de vendas de carros de passageiros e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030. A Stellantis será a campeã da indústria na mitigação das mudanças climáticas, tornando-se carbono zero até 2038, com uma redução de 50% até 2030.
“A Stellantis é um parceiro do mais alto calibre e a GME está muito satisfeita por ter assinado este MOU, no que esperamos seja o primeiro passo de uma parceria de longo prazo”, disse o diretor administrativo da GME, Paul Kopejtka. “Estamos muito satisfeitos com a forma como nossas conversações progrediram e agora esperamos avançar nas negociações mais detalhadas em paralelo com o início do Estudo de Viabilidade Definitivo para o Projeto NiWest Nickel-Cobalt. Um acordo definitivo com a Stellantis seria um passo crítico para poder avançar o Projeto NiWest até as operações comerciais”.
A Stellantis reforçou seu suprimento de hidróxido de lítio de baixo carbono no início deste ano, assinando acordos com a Vulcan Energy e Controlled Thermal Resources para Europa e América do Norte, respectivamente.
O fechamento do MOU não vinculativo está sujeito às condições habituais de conclusão, incluindo aprovações regulatórias.
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