Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira


Diretoria da FEBTUR 

Gorgônio Loureiro - presidente e vice Walter Estevam Júnior - SP - Febtur Nacional

Com chapa única, foi eleita no dia 19 de dezembro, a nova diretoria executiva, conselho fiscal e de ética da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, triênio 2023-2026, será presidida pelo jornalista Gorgônio Loureiro-BA, tendo como vice-presidente, o jornalista Walter Estevam Júnior-SP. A posse está marcada para o dia 9 de janeiro.

A eleição aconteceu de forma remota, e a chapa “União, Modernidade, Transparência e Ética”, obteve 93,84% dos votos válidos, com participação de 68,42% dos aptos a votar, o que foi considerado um alto índice de participação, ainda que de forma remota. “Tivemos o envolvimento e a procura dos colegas do Brasil inteiro, mostrando o engajamento e a vontade realmente de transformar e promover o turismo em todos os seguimentos do trade turístico” declarou Gorgônio Loureiro. 

Além de agradecer a participação de todos, o presidente eleito reafirmou o compromisso de trabalhar para fortalecer a entidade, “de forma unida, transparente, ética e com modernidade, envolvendo todos os setores, com os melhores profissionais que a compõe, propiciando alternativas aos filiados, com a expansão de novas entidades estaduais, buscando parceria com as entidades públicas e privadas, envolvendo todos os setores do turismo brasileiro”, ressaltou.

Na assembleia geral extraordinária, realizada também no dia 19, logo após a divulgação e homologação do resultado das eleições, o presidente colocou em discussão e votação para aprovação, a data do congresso nacional da FEBTUR, sugerindo o período de 25 a 27 de maio. Teve outro indicativo para que o congresso fosse realizado no segundo semestre e após vários debates e posicionamentos, foi aprovado pela maioria dos presentes, a data apresentada pelo presidente. As afiliadas interessadas terão até o dia 20 de janeiro para apresentarem propostas que atendam o caderno de encargos já divulgado e a escolha acontecerá em reunião de diretoria de forma virtual.

A FEBTUR foi criada em outubro de 2021, por cerca de 100 jornalistas especializados em Turismo, na cidade de Santarém, durante a realização do Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – Encomtur, constituída por representantes de 14 estados e com a formação de uma diretoria provisória e desde sua fundação tem se preparado administrativamente para alcançar todos os estados e a eleição de uma diretoria efetiva passa por esse processo de desenvolvimento e ampliação dos trabalhos junto ao trade, oferecendo opões em todas as áreas do setor turístico.

Encomtur – Alter do Chão, PA, outubro/2021 Criação da Febtur

Diretoria Executiva

PRESIDENTE GORGÔNIO BOAVENTURA LOUREIRO DE SOUZA E SILVA – BA 
VICE-PRESIDENTE WALTER ESTEVAM JÚNIOR – SP;
DIRETOR ADMINISTRATIVO - GILBERTO CORREIA DA SILVA – TO;
DIRETOR FINANCEIRO - IVAN LEYRAUD MONIZ RIBEIRO FILHO – SP;
DIRETORA DE EXPANSÃO - THEREZA CHRISTINA DE VASCONCELLOS HAYNE – PA;
DIRETOR DE OPERAÇÕES - SELEUCIA CALVÃO FONTES -TO;
DIRETOR DE MARKETING - JOSÉ MARIA PINHEIRO – RN;
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO - MARCO AURÉLIO CASSOLI JACOB – TO;
DIRETOR DE PLANEJAMENTO - WANDER CAIRO LEVY – RS; 
DIRETORA DE EVENTOS  - JOCIENE CARLA BIANCHINI FERREIRA PEDRINI – MT;
DIRETOR DE ASSUNTOS GOVERNAMENTAIS - DOUGLAS SPADA – SP; 
DIRETOR DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS - WALTER DE JESUS XÉU – BA; 
DIRETOR DE ASSUNTOS INSTITUCIONAIS - LUIZ HENRIQUE NASCIMENTO DE ARRUDA E MIRANDA - SP;
SECRETÁRIA GERAL - BERNADETE DE LOURDES FARIAS -BA;
DIRETOR DA REGIONAL NORTE - JOSÉ RAIMUNDO DA SILVA MORAIS – AC; 
DIRETOR DA REGIONAL NORDESTE - CASSANDRA TEODORO DOS SANTOS GONÇALVES -SE.
 
CONSELHO DE ÉTICA – 
TITULARES
JOÃO CARLOS ANDRIOLI FERREIRA-SP –
JOÃO RAMID BRARYMI BORGES – PA,
LISZT COUTINHO MADRUGA – RN; 

CONSELHO DE ÉTICA
SUPLENTES
RAFAEL ANGELO ABUD – SP; 
FERNANDO ONOFRE DUARTE – PB, 
ARNALDO MARTINS MOREIRA – RJ. 

CONSELHO FISCAL
TITULARES
SÉRGIO ELIAN MOREIRA – MG, 
JAIRO SIDNEY BIANCHI PERES – GO, 
BENEVALDO AMORIN DOS SANTOS SILVA DOS AMORIM – BA 

CONSELHO FISCAL
SUPLENTES-
WALTER LÚCIO ALVES DE FREITAS – MG, 
TACIANO DE LIMA CASSIMIRO – PA;
LUIZ CARLOS SILVA CESAR – BA

BH AIRPORT ADERE AO PACTO GLOBAL DA ONU

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, administrado pelo BH Airport acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nessa agenda. No aeroporto, o fortalecimento da trajetória ESG é uma realidade e a adesão ao pacto vai de encontro aos projetos colocados em prática ao longo do ano. Para completar, o BH Airport é o primeiro aeroporto do país a receber a certificação BV ESG 360 do Bureau Veritas.

Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

O único aeroporto internacional de Minas Gerais também acaba de receber a certificação BV ESG 360. Essa nova solução foi desenvolvida em 2021 pelo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), com base nas principais normativas e frameworks nacionais e internacionais em Sustentabilidade. Para obter a certificação, o BH Airport precisou passar pelo ciclo completo das etapas do programa durante este ano. Foi verificado seu nível de maturidade em relação às práticas ESG, que visam mitigar as externalidades ambientais e promover um impacto social positivo, além de aumentar a sua transparência no mercado.

Durante a auditoria, o Bureau Veritas avaliou diretrizes, políticas e métricas de referências no tema. Com uma visão “360”, consultou os stakeholders prioritários do negócio, responsáveis por atestar a legitimidade das ações realizadas e planejadas pelo aeroporto nos pilares de direitos humanos, diversidade e inclusão, mudanças climáticas, relações de trabalho, cadeia de suprimentos, visão estratégica, governança corporativa e compromissos assumidos.


Aeroporto está dedicado em fortalecer as práticas ambientais, sociais e de governança e a desenvolver projetos que demonstrem a sua maturidade em relação ao tema

O BH Airport foi reconhecido com o nível 4 de maturidade da certificação BV ESG 360, o que significa que está avançando na promoção do envolvimento e engajamento dos stakeholders da cadeia de valor e possui gestão e práticas participativas ESG. “Receber a certificação BV ESG 360 é um resultado relevante, que valoriza o trabalho de todas as áreas do BH Airport e da comunidade aeroportuária. A certificação vem para tangibilizar o que já é uma realidade no aeroporto e assegurar que o nosso trabalho tem sido feito e continuará voltado para a sustentabilidade ambiental, social e de governança. Seguimos dedicados em fortalecer o nosso terminal como o melhor aeroporto do país, assim como o mais inovador e sustentável”, assinala Kleber Meira.

“Utilizamos toda a nossa expertise para direcionar e auxiliar as empresas de diferentes setores que estão cada vez mais preocupadas com a promoção do verdadeiro desenvolvimento sustentável. Com a conquista da certificação BV ESG 360, o BH Airport reforça seu compromisso com a sociedade e o meio ambiente, garantindo maior transparência sobre suas práticas sustentáveis e fortalecendo sua imagem/reputação/credibilidade junto aos seus clientes, colaboradores e investidores. Temos muito orgulho em fazer parte dessa jornada”, diz Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.

Recentemente, o BH Airport recebeu a certificação de Aeroporto Verde, durante a Annual Assembly Conference & Exhibition ACI-LAC 2022, realizada em Buenos Aires (Argentina). Além disso, o terminal conquistou a renovação da acreditação de redução das emissões de carbono, no nível 2, pelo programa do Airport Council International (ACI). Essa é a terceira vez que o terminal recebe a certificação por atender a todos os requisitos necessários de redução das fontes de emissão de gases de efeito estufa que saíram de 2.480 toneladas no primeiro ano de participação no programa, em 2017, para 584,6 toneladas em 2021.


BH-Bogotá

Minas conta com duas rotas internacionais sem escala e terá mais uma para Bogotá, com cinco voos semanais, partindo do Aeroporto Internacional de BH

A Avianca oferecerá cinco voos semanais direto do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte para Bogotá

A Avianca anunciou que o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH, terá conexão direta para Bogotá, na Colômbia, com cinco voos semanais. Dessa forma, o Estado ganhará, em março de 2023, mais um voo internacional saindo da capital. Conta atualmente com voos diretos para a Cidade do Panamá e Lisboa. De acordo com o governo de Minas, as novas rotas entre Brasil e Colômbia serão operadas em aeronaves da família A320 com capacidade para até 180 passageiros. 

A estratégia de ampliação logística do serviço aéreo também garantiu a entrada em operação de novas rotas de voos para o interior do estado, saindo de Belo Horizonte. A parceria permita a oferta de transporte aéreo para as cidades de Paracatu, Patos de Minas, Varginha e Teófilo Otoni.  

O governo informou que os municípios passaram a receber voos regulares a partir da atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Invest Minas e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) junto as empresas Azul Linhas Aéreas e BH Airport. Houve salto no fluxo de passageiros no aeroporto  passando de 7 milhões, em 2021, para aproximadamente 10 milhões. A conectividade já chega a 50 destinos de BH para estados e municípios mineiros.

 

Como é feita a cerveja

Curiosidade de como é feita a cerveja pode ser conhecida através de vista a fábrica. O ano de 2023 está chegando e as três primeiras datas para à visitação a fábrica já estão definidas. A Experiência Krug Bier já pode ser adquirida no link do Sympla, com três opções: 14 de janeiro, 11 de fevereiro e 11 março, sempre aos sábados a partir de 11h. A Primeira cervejaria artesanal de Minas recebe todos os meses visitas guiadas. O Tour na Fábrica é ministrado por Fabiana Bontempo, cervejeira, sommelière de cervejas e embaixadora da Krug Bier. Ela é a responsável por receber os visitantes e apresentar de perto as matérias primas usadas na produção das cervejas, as instalações da nova fábrica e também o processo produtivo.

 

Fabiana Bontempo, cervejeira, sommelière de cervejas mostrando como é a fabricação da cerveja

A visita tem a duração média de uma hora e ao final, o participante ainda poderá fazer compras em nossa loja da fábrica, que tem uma variedade de produtos exclusivos além de chopes e cervejas fresquinhos. Quem adquirir o ingresso ganha um Kit Experiência Krug, com uma sacola, uma taça exclusiva, uma carta de cervejas e um cartão magnético com 20 reais de crédito para degustação na fábrica. A visita é destinada à maiores de 18 anos. A recomendação para a visita na fábrica é que os participantes estejam com calça e sapatos fechados, além de camiseta de manga curta ou comprida. Não será permitida a entrada caso o participante estiver de saias, vestidos, shorts, bermudas, sandálias ou chinelos

 Segundo Fabiana Bontempo, “Estamos criando uma verdadeira imersão cultural cervejeira aos sábados de visitação à fábrica aqui na Krug. Já vamos para a quinta edição em dezembro, com muitos feedbacks positivos em relação à experiência do cliente na fábrica. A intenção é estreitar os laços com os apreciadores de nossas cervejas, trazer muita informação em forma de um bate papo leve e descontraído, que certamente ficará na memória de todos os que vierem nos visitar”, explica.

Local Krug Biergarten Avenida Montreal, 280, Jardim Canadá - Nova Lima

https://krug.com.br/visite-a-fabrica/    ingressos link: https://www.sympla.com.br/produtor/krugbier

Ouro Minas

Uma história marcada por grandes realizações, desafios e projetos audaciosos muitas vezes à frente do seu tempo. O Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce By Wyndham comemorou na última terça-feira, 29 de novembro, seus 26 anos em um requintado coquetel para os convidados. Prestigiado por atores do trade do turismo, organizadores de evento, empresários, jornalistas e influenciadores, o evento que teve como anfitriã a diretora do hotel Érica Drummond que homenageou os presentes que são parceiros do hotel desde a sua fundação quando marcaram presença em sua inauguração em 1996. Ela apresentou ainda as novidades recém-inauguradas no hotel como as suítes núpcias revitalizadas, o Game Room, Copa e Suítes para família, ampliação da academia, dentre outras. "Com o retrofit e novos espaços, nossos hóspedes terão ainda mais comodidade e infraestrutura para desfrutarem de uma experiência completa de lazer, entretenimento e negócios também. E esse é só o começo. Teremos outras importantes realizações em 2023".

Inaugurado em 15 de outubro de 1996, o Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce by Wyndham está próximo ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e recebe famílias, empresários, times esportivos, políticos e personalidades. São 25 andares, divididos em 301 apartamentos (133 standard e 168 luxo) e 45 suítes, sendo três presidenciais (Real com 300m², Master com 160m² e, Sênior com 140m²). Conta ainda com área de lazer com piscina climatizada, jacuzzi, saunas seca e úmida, game room, kids Club, copa família, academia e Solarium. Além do premiado Restaurante Quinto do Ouro, interligado ao aconchegante Lobby Piano Bar e o Coffee Shop, local onde é servido o delicioso café da manhã Ouro Minas.

O Centro de Eventos é composto por 20 espaços, entre salas, salões e auditórios para até 2000 pessoas, com toda infraestrutura. A equipe acompanha o evento desde o orçamento, realização e fechamento. Além de cozinha dedicada com chef exclusivo para atender os mais diferentes perfis. O hotel está localizado na Avenida Cristiano Machado, 4001, reservas pelo tel (31) 3429 4000, www.ourominas.com.br.

Ambientes inspiradores promovem grandes ideias. Essa é a filosofia por trás da Dolce Hotels & Resorts by Wyndham®. Uma coleção com curadoria de destinos únicos, a Dolce redefiniu reuniões modernas usando espaços criativos, tecnologia de ponta, programas nutritivos de alimentos e bebidas e atividades inspiradas. De Napa Valley a Provence, a localizações de tirarem o fôlego, e a Dolce oferece o pano de fundo para experiências de viagens incríveis, seja em uma reunião ou relaxando em seus premiados campos de golfe, spas rejuvenescedores e vinícolas mundialmente famosas nas proximidades. Além de agilizar o processo de planejamento com seu Complete Meetings Package (CMP), a Dolce oferece aos planejadores que são membros do Wyndham Rewards a oportunidade de aproveitar o Go meetSM. Os planejadores casuais e profissionais, podem ganhar um ponto para cada dólar gasto em receita qualificada, sem gasto mínimo e sem limite máximo de pontos. Se você estiver interessado em desenvolver um hotel Dolce by Wyndham, visite development.wyndhamhotels.com.

A Wyndham Hotels & Resorts (NYSE: WH) é a maior empresa de franquia de hotéis do mundo em número de propriedades, com aproximadamente 9.100 hotéis em quase 95 países em seis continentes. Por meio de sua rede de mais de 836.000 quartos que atraem o viajante diário, a Wyndham tem presença líder nos segmentos econômico e midscale da indústria de hospitalidades. A empresa opera um portfólio de 23 marcas de hotéis, incluindo Super 8®, Days Inn®, Ramada®, Microtel®, La Quinta®, Baymont®, Wingate®, AmericInn®, Hawthorn Suites®, Trademark Collection® e Wyndham®. A Wyndham Hotels & Resorts também é fornecedora líder de serviços de gestão de hotéis. O premiado programa de fidelidade Wyndham Rewards da empresa oferece a 97 milhões de membros inscritos a oportunidade de resgatar pontos em milhares de hotéis, resorts e casas de férias em todo o mundo. Para mais informações, visite www.wyndhamhotels.com


 
Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce by Wyndham comemora 26 anos de atuação no mercado com muitas novidades, como a inauguração de novos espaços e incremento das comodidades, após entrar na rota de expansão internacional da Wyndham Hotel & Resorts, maior player de franchising do setor do mundo. Este ano, o hotel passou a ser o primeiro do Brasil com o conceito resort urbano, seguindo a forte tendência de outros países da Europa. Dentre as melhorias de inovação e tecnologia, o imponente prédio de 25 andares e 346 apartamentos, triplicou o espaço da academia 24h, localizada no terceiro andar; inaugurou um novo salão de jogos com videogames de última geração e recebeu uma rede de internet e novos cabeamentos. Outra novidade é a adesão ao modelo pet friendly com amenities e outros benefícios para os pets.

 
Érica Drumond, diretora do Ouro Minas e responsável por trazer a bandeira Dolce ao País, destaca que o hotel está focado em manter o modelo híbrido (negócios e lazer), ampliando ainda mais os produtos e serviços de alto padrão oferecidos. “Com o retrofit e novos espaços, nossos hóspedes terão ainda mais comodidade e infraestrutura para desfrutarem de uma experiência completa de lazer, entretenimento e negócios também”. Boa parte dos novos espaços foi pensada no bem-estar das famílias, como é o caso da Copa Família, onde todos os hóspedes possuem acesso, com micro-ondas, cadeira do bebê para refeição, vasilhames adequados, liquidificador, pia para higienização, entre outros itens destinados às famílias com crianças ou que mantém uma dieta especial.
 
Além disso, os apartamentos estão sendo remodelados para receber com mais conforto esse público. “A Suíte Família possui dois quartos confortáveis e privativos entre si que acomodam famílias com até três crianças, tendo em um deles uma cabaninha kids para a diversão dos pequenos”, destaca a gerente de marketing do hotel, Monaline Alvarenga. Pra complementar, agora nas férias, o hotel começa a oferecer uma divertida programação de lazer para a criançada com oficinas de pizza e Cup cake, além de muita brincadeira.
Na área da piscina, um novo espaço para relaxamento e novas opções de massagens como massagem com bambu e pedras quentes, um amplo menu de serviços de beleza e estética, além de aulas de yoga e relaxamento.

 
Outra realização importante é a revitalização das suítes nupciais que receberam um layout mais moderno e aconchegante e ao mesmo tempo acolhedor e convidativo. “Nosso objetivo é proporcionar o melhor cenário para uma noite inesquecível aos pombinhos. As suítes contam com cama super queen-size, menu de travesseiros e enxoval exclusivo, além de uma decoração personalizada. “Algumas categorias contam ainda com piscina aquecida com hidromassagem e sauna privativas. Tudo para que o casal possa desfrutar dos melhores momentos a dois”, destaca a gerente de marketing.
 
Para transformar esse momento do "enfim, sós" ainda mais marcante, o Ouro Minas disponibiliza diversos benefícios no pacote núpcias como late check-out até às 18 horas do dia seguinte; minicake e espumante; café da manhã servido no quarto, além decoração com flores e velas. “Preparamos alguns mimos especiais como uma joia exclusiva Ouro Minas com pingente em ouro para o casal ter como lembrança do momento”.

O Centro de Eventos é composto por 20 espaços, entre salas, salões e auditórios para até 2000 pessoas, com toda infraestrutura. A equipe acompanha o evento desde o orçamento, realização e fechamento. Além de cozinha dedicada com chef exclusivo para atender os mais diferentes perfis.

 Informações para a coluna

 @sergiomoreira63  

sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.