Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Carnaval da Liberdade
O programa Carnaval da Liberdade, realizado pelo Governo
de Minas, por meio da Secretaria de Cultura de Turismo de Minas Gerais
(Secult/MG) vai destinar R$ 5,6 milhões, via Lei Estadual de Incentivo à
Cultura, em projetos ligados à cultura carnavalesca em Belo Horizonte e em
outras cidades do interior. A iniciativa foi lançada nesta sexta-feira (13), em
encontro no Palácio da Liberdade.
O secretário de Estado de Cultura e
Turismo, Leônidas Oliveira detalhou o conceito da proposta que traz na marca o
slogan: “A Liberdade Mora em Minas e o Carnaval Também”. “Nós queremos com essa
marca celebrar a diversidade, toda ela, conjuntamente misturada, nessa grande
festa que é o Carnaval, a maior expressão da cultura brasileira”, afirmou o
secretário. Ele também destacou o papel do poder público em fomentar as
expressões que realizam a festa no interior e em Belo Horizonte, a partir de
expressão popular legítima.
“Por isso, lançamos o edital em
parceria com a Cemig, que vai patrocinar, via Lei Estadual de Incentivo à
Cultura, R$ 3 milhões, e a Ambev, que vai destinar R$ 2,6 milhões também por
meio desse mecanismo. Além disso, nós temos disponíveis neste ano R$ 145
milhões na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, na qual os projetos para o
Carnaval podem concorrer”, completou o secretário.
Secretário Leônidas Oliveira anunciando o carnaval da Liberdade
Leônidas Oliveira sublinhou a prioridade dada neste momento a propostas desse segmento. “Todas as empresas de Minas Gerais podem aportar recursos no Carnaval, e nós montamos uma comissão especial para analisar em tempo recorde as iniciativas que forem inscritas para que dê tempo de aprovar, captar e termos um Carnaval grande, de retomada após a pandemia e, sobretudo, gerando emprego e renda, ocupando os hotéis, fortalecendo a economia da criatividade e criando oportunidades de trabalho também para os ambulantes”, afirmou o secretário.
O programa Carnaval da Liberdade é
uma iniciativa intersetorial desenvolvida em quatro eixos: Estruturação,
Fomento, Ações Culturais e Promoção. O objetivo é fazer com que o Carnaval dos
municípios mineiros e capital possa se estruturar e se desenvolver,
considerando a importância turística e cultural dessa festa. “Minas Gerais se
consolida com um destino de Carnaval no país e, com essa iniciativa, poderá
oferecer uma festa cada vez mais atrativa, alegre e organizada. A Liberdade
Mora em Minas - e o Carnaval também. No nosso estado, podemos encontrar a
diversidade dessa festa tão democrática, com blocos caricatos, ritmos e
expressões artísticas que terão cada vez mais incentivos para se fortalecerem”,
pontuou Leônidas Oliveira.
Outro programa é o Carnaval da
Tranquilidade, que vai reunir informações, no site visiteminasgerais.com.br,
sobre a programação de destinos em Minas Gerais, como os hotéis fazenda, para
quem prefere recarregar as energias nessa época do ano em vez de colocar a
fantasia e seguir os blocos. “A festa de Carnaval é a grande estrela, mas nós
entendemos que nem todo mundo quer cair na folia, e alguns preferem aproveitar
esse período para descansar. Então, nós vamos fazer uma ação nesse sentido,
divulgando lugares e atração que são alternativas para esse público”, comentou
Milena Pedrosa, secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo.
O programa Carnaval da Liberdade,
desenvolvido para se consolidar como política pública participativa, conta com
a criação da Comissão de Carnaval no Conselho Estadual de Turismo (CET) com
participação do Conselho Estadual de Políticas Culturais de Minas Gerais
(Consec-MG) para a construção coletiva de políticas públicas para o Carnaval do
estado. Além de ser um elo entre gestores e agentes culturais e de turismo, a
participação popular irá garantir maior efetividade das ações também nos anos
seguintes.
A iniciativa conta com a participação
de diversas frentes do Governo de Minas e parceiros, a exemplo da Federação dos
Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação das Cidades
Histórica, Associação Mineira de Municípios (AMM), Abrasel, Centro de
Referência do Queijo e Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
São mais de R$ 5,6 milhões destinados
ao Carnaval da Liberdade, com patrocínio da Cemig e da Ambev - via Lei Estadual
de Incentivo à Cultura - a serem investidos em projetos ligados à temática de
cultura carnavalesca, como apresentações musicais, teatrais, dança, artes
visuais e audiovisuais, além de festas populares ou outras manifestações
culturais. Tradicionais blocos caricatos, escolas de samba e agremiações também
poderão concorrer para que possam custear suas atividades. O objetivo é
contemplar iniciativas carnavalescas não só da capital, mas também do interior
do estado.
O edital “Carnaval da Liberdade -
Cemig 70 Anos” vai investir R$ 3 milhões. As inscrições começaram no dia 12/1 e
terminam no dia 21/1. Podem participar da seleção proponentes apenas
empreendedores pessoa física e/ou jurídica, com ou sem fins lucrativos, que
tenham projetos devidamente inscritos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura
(Leic), aprovados na Comissão Paritária Estadual de Fomento e Incentivo à
Cultura (Copefic) de janeiro e autorizados para captação no exercício de 2023.
É necessário informar no formulário de inscrição o código do protocolo do
projeto inscrito. Já por meio do patrocínio da Ambev serão direcionados mais R$
2,6 milhões também via Leic.
Além de programação diversificada, o
Carnaval Liberdade prepara espaços na capital mineira dedicados a receber os
foliões. No Circuito Liberdade, a Praça da Liberdade se transformará no “Atrium
da Liberdade”, um lounge para que os foliões possam recarregar as energias,
descansar, para novamente entrar no clima momesco. Serão espaços que vão
favorecer o bem-estar, a convivência, o diálogo e momentos de relaxamento,
entre a efervescência dos blocos e caixas de som no máximo volume.
A Copasa estará presente no Carnaval
da Liberdade por meio do Pipinha. Os carros, utilizados para a distribuição de
água, ficarão localizados em pontos estratégicos do evento pela capital. A
Gasmig também entra na parceria com a promoção de eventos nos bairros de BH,
que vão oferecer atrações musicais, estrutura física de comodidade e
gastronomia. O Gasmig Leva terá investimento de R$ 600 mil via lei de
incentivo.
Outro espaço especial será o Queijo
Minas Recebe. Está em fase de negociação a montagem da área no Aeroporto
Internacional de Belo Horizonte, em Confins. A ideia é que o local
disponibilize informações sobre os destinos turísticos de Minas, sobre as áreas
de visitação da capital mineira, além da programação de Carnaval de Minas
Gerais (capital e interior). E que os visitantes sejam recebidos para
degustação de delícias da cozinha mineira, em uma parceria com o Centro de
Referência do Queijo.
Em Belo Horizonte, o Carnaval da
Liberdade engloba diversas atrações sob organização da Fundação Clóvis Salgado
(FCS). A programação terá início em 3/2, com o 2º Encontro Estadual das
Afromineiridades, que prevê apresentações de grupos de Congado, capoeira,
terreiros, samba, batuque, hip hop, da capital e do interior do estado, no
Grande Teatro Cemig do Palácio das Artes.
Já no dia 4/2, será promovida uma
série de atividades de formação no Palácio da Liberdade, seguida de um cortejo.
A mostra de cinema “Carmen Miranda e a Boa Vizinhança” temática vai integrar a
programação, entre os dias 7 e 28/2, no Cine Humberto Mauro. Serão exibidos
clássicos como “Alô, Alô, Carnaval” (1936)", de Adhemar Gonzaga (dos
filmes brasileiros dos quais Carmem Miranda participou, este é o único que
resistiu à ação do tempo); “Copacabana” (1947), comédia romântica em que
protagoniza ao lado de Groucho Marx; “Carmen Miranda: Bananas Is My Business”,
um documentário biográfico realizado pela cineasta Helena Solberg, entre outros
destaques. Estão previstos, ainda, debates e palestras.
Em diálogo com a mostra, um bloco de
Carnaval vai se apresentar no Jardim Interno do Palácio das Artes. O festejo
contará com performances artísticas caricatas, homenageando Carmen Miranda,
além de cortejo com a Cia. de Dança Palácio das Artes, DJs e barracas com
pratos da cozinha mineira.
Minas Gerais será tema de
samba-enredo da tradicional escola de samba carioca Unidos da Viradouro. Na
segunda-feira de Carnaval (20/2), a Marquês de Sapucaí vai receber a
Mineiridade, a campanha “A Liberdade Mora em Minas” e outros temas, traduzidos
no samba e nas alegorias do desfile.
A personagem principal é Rosa Maria
Egipcíaca, que veio da África para o estado de Minas Gerais no período
pré-Inconfidência. Ela foi escravizada, sendo a primeira mulher negra a
escrever um livro no país. O enredo do carnavalesco Tarcísio Zanon é inspirado
no livro “Rosa Egipcíaca: Uma Santa Africana no Brasil”, do escritor Luiz Mott,
e promete resgatar os caminhos de origem de Minas com muito samba no pé.
Assim como o Natal da Mineiridade, o
Carnaval da Liberdade propõe a integração dos eventos de Carnaval da capital
com aqueles dos municípios mineiros. A ideia é ampliar a oferta de atrações
para os visitantes que poderão escolher dentre os destinos aquele que
considerar mais atraente. Um portfólio com a vasta programação no estado, a
partir das informações encaminhadas pelos municípios, estará disponível no site
visiteminasgerais.com.br. A programação do portfólio será divulgada nas redes
sociais, nos canais de imprensa, nos mailings dos agentes de culturais e
turismo em uma estratégia de promoção desses destinos.
Para fazer parte desse roteiro, os
municípios devem cadastrar suas programações de Carnaval até 3/2 no portal
Minas Gerais e enviar fotos e vídeo da folia para o e-mail: carnavaldaliberdade@gmail.com.
A Empresa Mineira de Comunicação
(EMC) vai intensificar sua atuação para promover o Carnaval da Liberdade.
Boletins diários na programação da Rádio Inconfidência e na tela da Rede Minas
irão informar foliões de todo estado da agenda dos eventos dos carnavais dos
municípios mineiros. Durante a festa haverá cobertura especial, ao vivo, com
notícias e atrações, entradas em programas, entrevistas especiais na rádio e na
TV, boletins diários e também chamadas de 30 segundos na interprogramação.
As ações incluem ainda Blitz EMC
(Rede Minas e Rádio Inconfidência) com distribuição de brindes, ensaios de
blocos de Carnaval no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, no Barro
Preto, em BH, e outras atividades em conjunto com a Fundação Clóvis Salgado.
Outro destaque é a realização de uma
campanha publicitária, com o slogan “A Liberdade Mora em Minas e o Carnaval
também”, que inclui divulgação nas redes sociais, anúncios em veículos de
grande circulação (da capital e do interior), além de mídia no Aeroporto
Internacional de Belo Horizonte, em Confins.
Está prevista, ainda, uma atividade em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, que irá proporcionar medidas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), prevenção do uso de drogas e do uso consciente do álcool.
Posse da Diretoria Executiva e conselheiros da Febtur
Com muitos desafios e grandes
propostas, a diretoria definitiva da Federação Brasileira dos Jornalistas e
Comunicadores de Turismo – Febtur, tomou posse em Assembleia virtual no dia 9
de janeiro. A eleição ocorreu no último dia 19 de dezembro, com chapa
única de consenso nominada “União, Modernidade, Transparência e Ética”. O
presidente da diretoria provisória, Gorgônio Loureiro, foi reconduzido ao cargo
e terá ao seu lado jornalistas de 12 estados, garantindo a representatividade
de todas as regiões do País.
Gorgônio Loureiro aproveitou para
ressaltar as prioridades da gestão, que incluem questões administrativas,
institucionais e desenvolvimento de projetos voltados ao fortalecimento da
divulgação turística profissional. Entre as metas estão a formalização da Rede
Febtur de Comunicação e a elaboração de Calendário Nacional de Eventos da entidade,
tendo como principal ação a realização do I Congresso Nacional. O
Congresso deverá ser realizado ainda no primeiro semestre de 2023 e o prazo
para candidatura da cidade sede já está aberto. Para confirmar a inscrição, a
entidade estadual deverá cumprir uma série de requisitos garantidores de um
evento de grande sucesso e impacto positivo aos parceiros.
A Febtur foi instituída em outubro/2021, durante o Encontro
de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – Encontur, em Santarém (PA), com o
objetivo de elevar a qualidade da divulgação jornalística especializada em
turismo, assim como atender aos anseios de profissionais cada vez mais
comprometidos com o desenvolvimento do turismo como um todo. Ao longo de
2022, foram realizados diversos eventos nos estados do Tocantins, Bahia, São
Paulo, Rio Grande do Norte, Pará, Sergipe e Paraíba, bem com a consolidação de
entidades associativas em nível estadual, uma exigência para a formalização da
Febtur Nacional enquanto entidade federativa.
Diretoria Executiva e Conselhos Ética e Fiscal da Febtur
Nacional: Presidente Gorgônio Boaventura Loureiro de Souza e Silva – BA; Vice-Presidente Walter Estevam Júnior – SP; Diretor Administrativo Gilberto Correia Da Silva – TO; Diretor Financeiro Ivan Leyraud Moniz Ribeiro Filho – SP; Diretora de Expansão Thereza Christina de Vasconcellos Hayne – PA; Diretora de Operações Seleucia Calvão Fontes – TO; Diretor de Marketing José Maria Pinheiro – RN;Diretor de Comunicação Marcos Aurélio Cassoli Jacob – TO; Diretor de Planejamento Wander Cairo Levy – RS; Diretora de Eventos Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini – MT; Diretor de Assuntos Governamentais; Douglas Spada – SP; Diretor de Assuntos Internacionais Walter de Jesus Xéu – BA; Diretor de Assuntos Institucionais Luiz Henrique Nascimento De Arruda E Miranda – SP; Secretária Geral Bernadete de Lourdes Farias – BA; Diretor da Regional Norte José Raimundo da Silva Morais – AC; Diretor da Regional Nordeste Cassandra Teodoro Dos Santos Gonçalves – SE; Conselho De Ética – Titulares e Suplentes João Carlos Andrioli Ferreira – SP – Suplente – Rafael
Angelo Abud – SP, João Ramid Brarymi Borges – PA – Suplente – Fernando
Onofre Duarte – PB. Liszt Coutinho Madruga – RN – Suplente – Arnaldo
Martins Moreira – RJ; Conselho Fiscal
– Titulares E Suplentes Sérgio
Elian Moreira – MG – Suplente Walter Lúcio Alves De Freitas – MG, Jairo
Sidney Bianchi Peres – GO – Suplente – Taciano De Lima Cassimiro – PA e
Benneh Amorim – BA – Suplente – Luiz Carlos Silva Cesar – BA
Rio
de Janeiro receberá o prêmio “Silvia Zorzanello in memoriam”
O Estado do Rio de Janeiro é o destino turístico ganhador do
prêmio Excelências 2022 - categoria Silvia Zorzanello in memoriam. A honraria
foi entregue no dia 18 de janeiro, durante a realização da Feira Internacional
de Turismo de Madri - Fitur, na Espanha.
O prêmio é promovido pelo Grupo Excelências e existe desde
2005 com cerimônia de entrega na feira internacional. A categoria que leva o
nome da co-fundadora do Festuris Gramado premia destinos ou personalidades que
contribuem com o processo do turismo brasileiro. A condecoração em homenagem a
Silvia existe há 12 edições. Já foram destaque Rio Grande do Norte, São Paulo,
Ceará, Santa Catarina, entre outros.
Eduardo Zorzanello
A entrega do prêmio ao secretário de Turismo do Estado do
Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, será pelas mãos do filho de Silvia Zorzanello,
Eduardo, junto com o presidente do Grupo Excelências, José Santiago. “Muito
merecido o prêmio ao Estado do Rio de Janeiro que é um importante porta de
entrada de turistas internacionais ao Brasil. Sua gente e seus atrativos são o
grande destaque do bem-receber brasileiro”, destaca Eduardo Zorzanello, que
também é CEO do Festuris.
O secretário Tutuca ressalta que o governo buscou retomar o
protagonismo no setor do turismo pós-pandemia. “E conseguimos. Os recordes de
ocupação hoteleira na capital e no interior mostram isso. O Rio de Janeiro
ganhar um prêmio dessa importância só mostra que realmente fizemos um bom
trabalho e que estamos no caminho certo. Temos ainda muito a fazer, e temos
total apoio do governador Cláudio Castro para transformar definitivamente o
turismo do nosso estado”, disse.
Feriados
prolongados devem movimentar R$ 74,3 bilhões
Os feriados prolongados e pontos facultativos devem
injetar R$ 74,3 bilhões no Turismo brasileiro em 2023. É o que estima a
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em
relatório divulgado dia 12 de janeiro. Segundo a entidade, o montante deve ser
o maior incremento na receita anual do setor desde 2018 e equivale a 18% da
previsão de faturamento do ano. A maioria dos feriados deste ano cairá numa
quinta-feira e podem resultar em ponto facultativo no dia seguinte
(sexta-feira). Mas datas como a Paixão de Cristo, Tiradentes, Dia do Trabalho e
o Natal estão previstas para sextas e segundas-feiras e devem completar o
calendário de descanso e viagens para o brasileiro. A população ainda terá a
Proclamação da República, que cai numa quarta-feira e os demais pontos
facultativos, como o Carnaval e Corpus Christi. Em 2022, segundo o Ministério
do Turismo, os feriados prolongados e pontos facultativos resultaram em pelo
menos 12 milhões de pessoas viajando pelo país, sem contar as festas de fim de
ano, que ultrapassou a marca de 9,7 milhões de viajantes, 45% maior do que o
contabilizado no mesmo período do ano passado. As pausas ao longo do ano também
foram responsáveis por aumentar a ocupação hoteleira nos principais destinos do
país, que chegaram a índices acima dos 90%.
O relatório da CNC trouxe ainda uma expectativa de crescimento de 2,9%
no faturamento do setor neste ano. O índice é quase o dobro do estimado para
todo o setor de serviços, que deve avançar 1,6% em 2023.
Brasil supera
a marca de 3,1 milhões de turistas internacionais
Um levantamento realizado em conjunto pelo Ministério
do Turismo, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)
e Polícia Federal (PF) mostrou que o Brasil superou, pela primeira vez desde
2019, a marca de 3,1 milhões de turistas internacionais recebidos no país. Ao
todo, foram 3.100.993 visitantes de janeiro a novembro de 2022 – número que
deve aumentar com as festas de fim de ano no Brasil.
Os dados apontam Argentina, Estados Unidos, Paraguai e
Chile como os principais emissores de turistas ao Brasil neste ano. De janeiro
a novembro, 883.088 argentinos desembarcaram no país verde e amarelo – entre
2020 e 2021, a Argentina havia perdido a primeira colocação para os Estados
Unidos. Na sequência, aparecem os norte-americanos com 373.382 turistas,
seguidos por paraguaios (256.598) e chilenos (169.671). Outros países também
emitiram turistas para o Brasil e tomaram seis posições na lista. São eles:
Uruguai (158.705), Portugal (121.542), França (115.795), Alemanha (104.640),
Reino Unido (76.335) e Colômbia (74.732).
O levantamento ainda mostrou que os estados que esses
turistas mais utilizaram para ingressar no Brasil foram São Paulo (1.308.621),
Rio de Janeiro (544.303), Paraná (456.538), Rio Grande do Sul (400.409) e Santa
Catarina (115.611). Entre as vias de acesso mais utilizadas estão o setor aéreo
(2.127.491); o terrestre (926.958); o fluvial (38.928); e o marítimo (7.616).
Os números apontam para a consolidação da recuperação do turismo no país. Nos
últimos dois anos (2020 e 2021) o Brasil registrou a chegada de 2,9 milhões de
turistas internacionais (estrangeiros e brasileiros que residem no exterior). O
número representa quase metade (46%) dos cerca de 6 milhões de turistas que
ingressavam no país todos os anos antes da pandemia de Covid-19.
Em outubro desse ano, o Ministério do Turismo, em
parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo
(Embratur), divulgou os dados referentes aos anos de 2019 e 2020, período de
maior impacto da pandemia sobre o setor. Os números constam também no Anuário
Estatístico de Turismo 2022 – Ano Base 2021, que pode ser acessado por meio do
Observatório Nacional de Turismo
Pedágio sem cancela
A administradora de estradas CCR
RioSP anunciou a implantação da primeira versão de pedágio sem cancela
nas rodovias brasileiras,
o sistema Free Flow. As primeiras instalações do novo sistema
estão em andamento na rodovia Rio-Santos (BR-101).
As
estruturas estão sendo instaladas em diferentes regiões do Rio de Janeiro, em
Itaguaí, no km 414, em Mangaratiba, no km 447, e em Paraty, no km 538. A
CCR já começou a realizar trabalhos de terraplanagem, fundação e construção da
sala técnica nas regiões.
A
instalação começou no fim de 2022, mas deve terminar até o fim de março de
2023, quando o sistema começará a cobrar os motoristas. Até o momento, não foi
revelada a tarifa que será cobrada.
“A
Rio-Santos será a primeira rodovia do Brasil a contar com esse inovador método
de cobrança eletrônica de tarifas. A partir da experiência acumulada neste
trecho, será possível expandir esse tipo de tecnologia para as demais rodovias
e concessionárias", disse o presidente da CCR Rodovias, Eduardo Camargo.
O
objetivo do sistema Free Flow é substituir as cancelas convencionais de
pedágios para permitir que os motoristas façam viagens sem parar ou diminuir a
velocidade em locais de cobrança. As novas estruturas serão preparadas com um
sistema de cobrança eletrônico, que identifica e classifica o tipo de veículo
para efetuar a cobrança. Os motoristas
podem usar duas opções de pagamento para usar o sistema Free Flow: por meio de
uma TAG previamente instalada no para-brisa; ou pela leitura da placa de
veículos — a TAG é um adesivo de pagamento digital, como o Sem Parar, comumente
usado para pagar serviços como pedágio e estacionamentos. Para aqueles que
escolherem a TAG, a cobrança chegará via fatura mensal e a opção pode oferecer
até 70% de desconto para os usuários mais frequentes.
O
adesivo eletrônico também oferece 5% de desconto no pagamento do pedágio. Quem
não instalar a TAG no para-brisa, poderá fazer o pagamento por PIX, chatbot via
WhatsApp, app ou portal web da concessionária. A companhia planeja realizar uma
campanha educativa para mostrar como o novo sistema funciona.
@sergiomoreira63
sergio51moreira@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário