Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Peugeot estreia nos E-sports, rumo à conquista das 24 Horas Virtuais de Le Mans

 


Depois de voltar ao Endurance este ano no Campeonato Mundial FIA WEC e a poucos meses de reatar com as lendárias 24 Horas de Le Mans, que fizeram sua glória, a Peugeot Sport dá um novo salto em direção ao futuro ao estabelecer uma nova meta: participar paralelamente das competições de E-sport, onde almeja o maior prêmio das 24 Horas Virtuais de Le Mans, de 14 a 15 janeiro 2023.

A história entre a marca francesa, as provas de Endurance de modo geral e as 24 Horas de Le Mans em particular, ganhou um novo ímpeto nos últimos meses com o advento da era Peugeot 9X8. O Team Peugeot TotalEnergies marcou seu retorno ao Campeonato Mundial de Endurance FIA WEC durante a temporada 2022, na categoria Hypercar.

Em 2023, a Peugeot também estará de volta à mais mítica das corridas de Endurance, as 24 Horas de Le Mans, após uma ausência de 12 anos, com a ambição de reatar com seu passado prestigioso, em especial com os sucessos de 1992, 1993 e 2009.

Esse renascimento para as provas de Endurance que embalam a história da Peugeot desde 1926, quando participou pela primeira vez das 24 Horas de Le Mans, agora vem acompanhado por outro objetivo ambicioso:  a prática do E-sport.


As 24 Horas Virtuais de Le Mans já tiveram duas primeiras edições bem-sucedidas, em 2020 durante o confinamento e em 2021/2022. Nos próximos dias 14 e 15 de janeiro será realizada a terceira edição, encerrando assim a temporada LMVS (Le Mans Virtual Series).

A Peugeot vai inscrever um carro em uma das duas categorias disponíveis no campeonato virtual: os protótipos LMP.

A primeira equipe da história E-sports da Peugeot será formada por dois sim racers (pilotos de simulador) e dois pilotos profissionais. Um deles ninguém mais é do que o americano Gustavo Menezes (28 anos), piloto do Hypercar PEeugeot 9X8 número #94, acompanhado por Malthe Jakobsen, piloto do 9X8 no Rookie Test em novembro passado por ocasião das 8 horas de Bahrein. 

Eles estarão associados a dois pilotos de simulador franceses na competição “virtual”: Maxime Brient (24 anos) e Valentin Mandernach (18 anos). A ligação com o automobilismo real está sempre presente, pois Maxime Brient também é piloto de simulador DS Penske em Formula E.


A Peugeot decidiu participar das 24 Horas Virtuais de Le Mans (14 e 15 de janeiro de 2023) a partir da sede de Satory, onde se encontram as divisões de competição das marcas do grupo Stellantis. A Peugeot Sport junta-se a um grid de largada virtual já bem guarnecido, com a presença de várias montadoras, de escuderias reais provenientes das competições de Endurance e de Fórmula 1, bem como de pilotos emblemáticos.

As 24 Horas Virtuais de Le Mans serão disputadas na plataforma do game rFactor2, conhecida também no mundo real por ser a base de diversos simuladores profissionais.

Durante uma operação de detecção interna realizada no grupo Stellantis na Europa, Kevin Lacour, engenheiro de performance do Peugeot 9X8 no programa WEC, se destacou com desempenhos próximos dos melhores pilotos profissionais. Ele passa a integrar a equipe Peugeot E-sports, ao lado dos melhores pilotos de simulador.

A Peugeot pretende abordar o E-sport e as corridas de simuladores por um ângulo ao mesmo tempo único e ambicioso: criando passarelas com o mundo real, desenvolvendo uma comunidade rejuvenescida ao redor da marca, de sua história, das mulheres e dos homens que a compõem, mas também democratizando o esporte automotivo para permitir que as jovens gerações descubram a indústria automobilística e a competição de uma maneira diferente.

Gustavo Menezes, Piloto Peugeot 9X8, #94:

“A corrida de simulador oferece a todos a possibilidade, a partir de casa, de correr em todos os circuitos do mundo e conhecer a adrenalina da competição. É claro que existem algumas diferenças entre o real e o virtual. Eu devo, por exemplo, aprender com meus companheiros das corridas de simulador como ser o mais rápido possível. Os limites podem ser diferentes. De qualquer forma, nessa modalidade também não pode haver qualquer erro ou acidente."   

Malthe Jakobsen, piloto profissional:

“Durante a crise da Covid vimos que essa disciplina oferecia uma possibilidade de concorrer. Ela mostrou seus progressos. É claro que os exercícios são diferentes, mas estou disposto a dar o melhor de mim, a evitar os acidentes e os erros. Esse princípio de mesclar os pilotos profissionais e os simuladores é divertido, eu gosto muito. Espero que alcancemos um bom resultado."

Valentin Mandernach, jovem talento de simulação:

 “A corrida é longa: 24 Horas. É preciso manter a calma e a concentração, de dia e de noite, ter uma boa percepção do tráfego, e provavelmente o Gustavo e o Malthe terão um melhor desempenho nesse aspecto. Tenho orgulho de representar o Team Peugeot TotalEnergies. Pretendo passar a linha de chegada e ficar no Top 10. "

Maxime Brient, piloto profissional de simulação:

“Numa corrida real pode ocorrer uma avaria no motor, e no de simulação pode haver um problema de software, de tráfego, de volante. O objetivo é manter o ritmo, ser constante. Depois de testes consistentes, creio que podemos visar um lugar no Top 10 dessa prova de elite."

Kevin Lacour, engenheiro de Performance do Peugeot 9X8 #93:

"Estou contente e mesmo bastante surpreso por ter ganho o concurso! Já faz alguns anos que jogo e não vejo a hora de me encontrar com os profissionais e tentar progredir ao lado deles."

As 24 Horas Virtuais de Le Mans em números:

  • 2 edições: 2020, 2021/2022
  • 81 milhões de audiência acumulada em 2021/2022
  • 200 pilotos de 39 nacionalidades
  • 116 simuladores em 28 países

Toda a atualidade da Peugeot E-sport

Confira todas as notícias da Peugeot E-sport no site internet (www.peugeot-sport.com) e nas plataformas:

Contatos Midia Peugeot E-sport :

Site mídia / Fotos / Vídeo: https://www.media.stellantis.com/em-en/peugeot-sport



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.