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terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Stellantis e Vem Pra Roda comemoram um ano de parceria

Desde o início, a iniciativa já reaproveitou cerca de sete toneladas de resíduos da produção do Polo de Goiana, em Pernambuco. Com isso, foram produzidos mais de cinco mil novos produtos 

Imagina fabricar mochilas, bolsas, sandálias, entre outros itens de moda, utilizando couro de banco, borrachas, cintos de segurança e até airbags como matérias-primas? Esse é o processo que vem sendo desenvolvido pela Roda com a colaboração da Stellantis: criar uma coleção que, além de ser uma forma de conscientização de consumo e sustentabilidade, também gera impacto socioambiental. A iniciativa Vem Pra Roda completou um ano e já reaproveitou cerca de sete toneladas de resíduos dos carros produzidos no Polo Automotivo Stellantis Goiana, em Pernambuco, o que gerou mais de cinco mil novos produtos que puderam ser comercializados.

Em comemoração a esse marco, uma nova coleção foi lançada, dessa vez com a assinatura da artista plástica pernambucana Dani Acioli. São bolsas, mochilas, pochetes, necessaires, capas de laptop e outros produtos que além de utilizar materiais como airbag, cinto de segurança e capota marítima, também trazem diferentes formatos e cores em harmonia com traços da cultura pernambucana.

“Apoiar iniciativas relacionadas à sustentabilidade é um dos pilares da Stellantis. O resultado desse projeto, que traz um novo conceito de desenvolvimento sobre como a economia circular pode ser um modelo de produção bem mais sustentável, só demonstra que estamos no caminho certo. Esse processo deu um novo destino a componentes e resíduos resultantes da fabricação dos nossos carros, protegendo o meio ambiente e diminuindo a emissão de carbono. São materiais que se transformaram em novos produtos de primeira qualidade, únicos e diferenciados. Além disso, o Vem Pra Roda colabora com a valorização da cultura local e o incentivo a relações conscientes de consumo”, destaca o vice-presidente de Comunicação Corporativa da Stellantis para a América do Sul, Fabrício Biondo.

Para a ecodesigner e cofundadora da Roda, Mariana Amazonas, o grande destaque desse período foi o aprendizado. “Isso refletiu na evolução das nossas habilidades em transformar essa matéria-prima, no formato que se apresenta, e não o que normalmente se encontra nas prateleiras do mercado. E trouxe a maturidade do processo criativo e de produção, para conseguir extrair o melhor de cada material. Para chegar neste lugar, precisamos testar e errar inúmeras vezes, então esse último ano foi um grande laboratório para chegarmos em um lançamento com tantas qualidades de design e diferenciação de produto”, reflete.

Sobre a aceitação do público em adquirir itens que fazem parte da moda sustentável, a cofundadora da Roda diz que está sendo a melhor possível. “Tanto os produtos são bem aceitos como as pessoas também ficam encantadas com a ideia do reaproveitamento das matérias-primas. Como são tecidos de alta resistência e qualidade, antes direcionados para as necessidades no uso de um carro, são insumos excepcionais para outras aplicações. Então, nosso principal desafio tem sido criar um design atraente e antenado às tendências da moda que permitam o máximo de reaproveitamento. São técnicas de ‘upcycling’ e ‘zero waste’ aplicados nas modelagens, que temos melhorado a cada novo desenvolvimento”, explica Mariana Amazonas.

A ecodesigner ressalta, ainda, que a expectativa para a nova coleção é alta. “Temos grandes expectativas sobre a receptividade do público. Pois, aprendemos muito sobre as peculiaridades das matérias-primas ao longo deste ano e nos sentimos confiantes de que teremos ainda mais sucesso de aceitação porque demos um salto de maturidade no projeto com tudo que experimentamos até aqui”, finaliza a cofundadora da Roda.

Responsabilidade socioambiental

A parceria com a Roda faz parte da visão Stellantis de tornar o negócio ainda mais sustentável em todas as suas faces, seja durante a produção dos veículos ou na preocupação com os materiais excedentes. A Jeep já realiza outras ações importantes ligadas à sustentabilidade, responsabilidade social e atitudes de preservação do meio ambiente. Entre os programas realizados, a marca desenvolve o projeto Biodiversidade, em que promove a recuperação da Mata Atlântica, bioma nativo da região de Goiana (PE). Até o momento, já foram plantadas 115 mil mudas e a expectativa é atingir 208 mil mudas até 2024, alcançando 304 hectares de área verde. Desde o início de sua operação, em 2015, o Polo Automotivo é Aterro Zero e agora dá mais esse passo na rota do desenvolvimento sustentável.

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