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sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Goiânia é a primeira cidade do mundo a receber um ônibus superarticulado 100% elétrico com chassi BYD, modelo D11A garantindo mais conforto e segurança para os passageiros. Está na hora do prefeito Eduardo Paes adquirir esses ônibus para o Rio de Janeiro


Foto: Divulgação BYD/Marcopolo


16/02/2024
- A BYD Brasil fez a entrega neste mês de fevereiro do primeiro ônibus 100% elétrico superarticulado do mundo para a cidade de Goiânia, no Estado de Goiás. Com 23 metros, piso alto, 250 km de autonomia, o ônibus conta com carroceria Marcopolo e chassi BYD modelo D11A.

“Os moradores de Goiânia passam a contar com o ônibus mais moderno da BYD e que vai rodar pela primeira vez no Brasil. O D11A traz conforto, segurança e tecnologia para quem depende de transporte público numa das cidades que mais crescem no país”, afirma Bruno Paiva, diretor de Vendas de Ônibus da BYD.

O ônibus super articulado vai circular no corredor BRT Leste-Oeste do sistema de transporte metropolitano de Goiânia. A princípio foram adquiridos seis ônibus do modelo D11A, mas o projeto prevê mais 59 veículos do mesmo tipo.

O D11A também conta com suspensão pneumática em todos os eixos, que proporciona mais conforto para os passageiros e motorista; motor integrado com cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos e ainda com um módulo de controle eletrônico de tração; chassi tubular que não necessita de alongamento para carrocerias de até 23 metros e estrutura formada por materiais de alta resistência à torção e à flexão; freio a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes, proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo; coluna de direção regulável com ajuste de acordo com as características de cada motorista, melhorando a ergonomia.

O veículo é equipado com baterias com capacidade de 516 kWh e oferece total acessibilidade, com elevador para pessoas com deficiência.

Ônibus BYD D11A

* 23 metros de comprimento

* Chassi de piso alto desenvolvido para circular em grandes cidades, como em projetos de BRT (Bus Rapid Transit)

* Suspensão pneumática em todos os eixos, que proporciona mais conforto para os passageiros e motorista

* Motor integrado com cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos e ainda com um módulo de controle eletrônico de tração

* Chassi tubular que não necessita de alongamento para carrocerias de até 23 m. Estrutura formada por materiais de alta resistência à torção e à flexão

* Freio a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes, proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo

* Coluna de direção regulável com ajuste de acordo com as características de cada motorista, melhorando a ergonomia.


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