Coluna Fernando Calmon
Nº 1.189 —22/2/2024
Kardian conta com preço e conjunto
moderno entre SUVs compactos
Lançamento oficial será
no começo de março, quando se poderá avaliar o carro de perto, sentir como será
seu comportamento dinâmico e desempenho do conjunto motor-câmbio. Nas
concessionárias as entregas começarão em 19 de março. Mas desde já a Renault
apresentou numa live estática, no
começo desta semana, tudo sobre o Kardian.
Trata-se de um SUV
compacto de clara derivação de hatch, porém com arquitetura e mecânica
totalmente novas. Traz para o Brasil a plataforma CMF-B que dá origem a vários
Renaults na Europa e estará também em outros produtos do grupo francês na
Turquia, Marrocos e Índia. Aqui, além de abrir outras frentes por meio de um
futuro SUV médio para preencher a vaga do Captur, entrará numa faixa do mercado
nacional bastante disputada e rentável.
O Kardian tem 2.604 mm
de entre-eixos, 4.119 mm de comprimento, 1.773 mm de largura, 1.544 mm de altura e massa em ordem de marcha
de 1.190 kg. Porta-malas ótimo de 410 litros e tanque de combustível de 50
litros para bom alcance urbano e rodoviário.
Destaques de estilo
para a grade do radiador, teto e rodas bitom de até 17 pol. nas versões mais caras,
rack de teto (pode ser reposicionado transversalmente) e conjuntos óticos
dianteiro e traseiro. No interior, uma nítida evolução com painel moderno, tela
multimídia de 8 pol., Android Auto, Apple CarPlay (espelhamento sem fio),
carregador de celular por indução (só na versão mais cara), um volumoso console
central e freio de estacionamento eletromecânico.
A Renault, além dos
seis airbags, ainda avançou nos sistemas eletrônicos de assistência ao
motorista para o Kardian. São 13 no total com destaques para alertas de colisão
frontal, distância segura, ponto cego, frenagem autônoma de emergência e câmera
multivisão. Volante novo tem regulagens de altura/distância e alavanca de
câmbio, sem cabo físico, do tipo joystick.
Trem de força é totalmente
novo e um dos seus pontos mais fortes. Motor flex 1-litro turbo, de 125 cv e o
maior torque nesta cilindrada (22,4 kgf·m). Já a caixa de câmbio automatizada
de dupla embreagem e seis marchas garante sempre mais prazer. Não há previsão
de uso de motor de aspiração natural nem de câmbio manual, salvo para
exportações.
Do ponto de vista
dimensional, o Kardian se aproxima mais do Pulse, C4 Cactus, Renegade e até do
Nivus (maior em comprimento, menor em entre-eixos). São três as versões em
pré-venda com preço de lançamento: Evolution,
R$ 112.790; Techno, R$ 122.990 e Première
edition, R$ 132.790.
EUA, Europa e Brasil: cenário confuso para elétricos
Embora os veículos
elétricos a bateria (VEB) tenham alcançado 8% do mercado americano em 2023, permanecem
informações de que a expansão continua, porém, o ritmo já é bem menor. Há
sinais controversos sobre as estatísticas e algumas fontes apontam para estagnação
nas vendas ou mesmo leve diminuição em 2024.
De modo surpreendente,
o governo dos EUA mudou de ideia e em breve anunciará uma revisão das metas,
segundo a agência de notícias Reuters. A exigência inicial era de que 60% da produção
em 2027 fosse de VEB e 67% até 2032 para cumprir regras de emissões mais
rigorosas. O que se prevê é baixar o objetivo para 40% ou 50%, em 2030, a
pedido da GM, Ford, Stellantis, Toyota e Volkswagen ao argumentarem sobre
dificuldades à frente.
Está em curso uma redução generalizada de preço dos VEB,
inclusive por parte da Tesla que lidera com folga esse mercado. Mas para ser sustentável
deve-se esperar que o preço do lítio continue a cair. Também há grande procura
por fontes de grafite para os anodos das baterias, depois de a China cortar
suas exportações desse material, após os EUA trancarem as portas para elétricos
chineses ao impor tarifas elevadas.
No Reino Unido há multas pesadas para fabricantes que não
cumprirem exigências ainda mais restritas que as dos EUA, principalmente para
os próximos dois anos. Mas a JLR (atual nome da Jaguar Land Rover) anunciou que
lançará novos híbridos plugáveis (PHEV) para atender à recente forte demanda e
atrasaria alguns modelos BEVs. A Volvo, ao contrário, afirma que em 2030 só
produzirá BEVs, descartando a produção de PHEV até lá. Conseguirá?
Já é quase certo que veículos a combustão poderão continuar
à venda na Alemanha, desde que usem gasolina sintética. Como peso do país (maior
mercado do bloco) dentro da União Europeia é muito grande e a Itália já
sinalizou apoio, não se descarta mudar a meta para 2035, que vai impor comercialização
apenas de VEB daquele ano em diante. Prevê-se queda de 14% nas vendas de VEBs, em
2024, com o fim dos subsídios alemães.
No Brasil, o mês passado apontou súbito volume de vendas de
elétricos, puxado pela BYD e especificamente o Dolphin. No entanto, a marca
chinesa acelerou as importações no quarto trimestre de 2023 para se blindar do
imposto de importação, reiniciado de forma escalonada em 1º de janeiro último.
Sua maciça campanha publicitária pela TV nos últimos meses continua, em fevereiro,
mantendo o clássico apelo “compre antes do aumento”. Só em abril o cenário aqui
estará mais claro.
Uma fera para
acelerar: Mustang Mach-E GT Performance
Uma das características dos motores elétricos é a entrega
quase instantânea de potência e torque às rodas. No caso do Mustang Mach-E GT Performance
as costas e a cabeça do motorista (e dos passageiros) colam no banco de forma
impressionante. Afinal, são dois motores, um para cada eixo, totalizando 487 cv
e 87,7 kgf·m. Mesmo com uma massa total de 2.278 kg e aceleração de 0 a 100
km/h em 3,7 s, o que chama atenção em particular é a “pancada” inicial ao
retirar o SUV cupê de quatro portas da inércia.
As linhas, obviamente, não são tão harmoniosas como as do
Mustang tradicional, um cupê de duas portas. Entretanto, o grande teto solar fixo
e as maçanetas com botões discretos para abertura elétrica das portas destacam-se,
além do coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,29. Outra vantagem: dois portas malas,
o dianteiro de 140 litros (abriga cabo e recarregador portátil de 7 kW AC) e o
traseiro, 402 litros. O interior bastante amplo reflete a generosa distância
entre eixos de 2.984 mm, o que garante confortável espaço para cinco ocupantes.
Acabamento interno de alto nível só é ofuscado pela enorme tela
multimídia vertical de 15,5 pol., fácil de operar e com o indispensável botão
giratório para volume e regulagem da temperatura do ar-condicionado. Além do
GPS nativo, há espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay com
carregador por indução.
Vem do México, sem imposto de importação, por R$ 486.000.
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