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quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Renault: Resultados históricos de 2023 – forte crescimento nos resultados financeiros

Perspectivas financeiras (guidance) para o ano fiscal de 2023 (que já haviam sido atualizadas) foram excedidas:


·      Forte melhoria de todos os resultados financeiros com níveis recordes:

•     Faturamento do Grupo: 52,4 bilhões de euros, +13,1% e +13,9% com taxas de câmbio constantes vs. 2022

•     Margem operacional do Grupo recorde: 4,1 bilhões de euros ou 7,9% do faturamento (+2,4 pts. vs. 2022), em alta de 1,5 bilhão de euros vs. 2022

•     Margem operacional da Divisão Automotiva recorde: 3,1 bilhões de euros ou 6,3% do faturamento (+3 pts. vs. 2022), em alta de 1,6 bilhão de euros vs. 2022

•     Resultado líquido: 2,3 bilhões de euros, em alta de 3 bilhões de euros vs. 2022

•     Fluxo de caixa livre recorde: 3 bilhões de euros, em alta de 0,9 bilhão de euros vs. 2022

•     Posição financeira líquida da Divisão Automotiva nos mais altos níveis3,7 bilhões de euros em 31 de dezembro de 2023 (alta de 3,2 bilhões de euros vs. Dezembro de 2022)

•     Mais do dobro de Retorno sobre Capital Empregado (ROCE): 28,5% em 2023 vs. 12,6% em 2022


·    Forte carteira de pedidos na Europa, com 2,5 meses de vendas futuras.

·    O Renault Group volta a ser o centro das atenções dos seus clientes graças à renovação bem-sucedida da gama. Em 2023 e na Europa, o Renault Group tem dois veículos no Top 3 dos carros mais vendidos e a marca Renault subiu do 5º para o 2º lugar.

·      Em 2024, a ofensiva de produtos com dez lançamentos[2] e a aceleração das reduções de custos serão os impulsionadores do desempenho operacional e da forte geração de caixa. O Renault Group pretende alcançar em 2024:

·      Margem operacional do Grupo ≥7,5%

·      Um fluxo de caixa livre ≥ 2,5 bilhões de euros

·    Um dividendo significativamente superior de 1,85 euros será proposto à votação da Assembleia Geral Anual de 16 de maio de 2024, versus 0,25 euro por ação relativamente ao exercício de 2022 (+1,60 euro por ação)


“Hoje, o Renault Group está anunciando resultados recordes. Isso é resultado de um trabalho de equipe excepcional, refletindo o sucesso da nossa estratégia Renaulution. Nossas bases nunca estiveram tão fortes e isso é só o começo. Em 2024, vamos nos beneficiar de um número jamais visto de lançamentos de veículos, demonstrando a renovação do Renault Group e continuando a otimizar nossa estrutura de custos. Também estamos conduzindo uma transformação profunda do Grupo a uma velocidade incrível, com importantes passos alcançados em relação aos nossos principais projetos e aceleração em nossas estratégias de veículos elétricos e software. Nossa organização oferece flexibilidade e potencializa a performance. Isso é uma força em um ambiente desafiador! Gostaria de agradecer às equipes por estas conquistas. Juntos, estamos dando vida a um novo Renault Group – muito mais eficiente e gerando muito mais performance, criando valor para todos os stakeholders,” disse Luca de Meo, CEO do Renault Group


1- As demonstrações financeiras de 2022 incluem os ajustes a título da 1ª aplicação da norma IFRS 17 “Contratos de Seguros”, em 2023.

2- Dez novos veículos lançados em 2024 sem Renault Duster (fora da Europa) e facelift Captur.


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Resultados Comerciais

·    Três marcas complementares em crescimento:

•     Vendas mundiais do Grupo em alta de 9% versus 2022, atingindo 2.235.000 unidades. Na Europa1, alta de 18,6% nas vendas, em um mercado em alta de 13,9%.

•     A Renault é a marca francesa campeã de vendas no mundo, ocupando o 2º lugar no mercado europeu de veículos de passeio e comerciais leves2, líder no mercado europeu de veículos comerciais leves3, ocupando uma posição de liderança na França em veículos de passeio e comerciais leves. O Clio se tornou o veículo campeão de vendas na França em 2023, considerando todos os canais de vendas, sendo o nº 3 na Europa.

•     A Dacia ocupa a 11ª posição no mercado europeu de veículos de passeio e comerciais leves (+4 posições). No mercado europeu de veículos de passeio, a Dacia se posiciona no top 10. A marca confirma o 2º lugar no mercado de veículos no varejo da Europa4, seu principal mercado.

•     As vendas da Alpine tiveram alta de 22,1% versus 2022. O Alpine A110 mantém sua posição de líder entre os cupês esportivos de dois lugares vendidos na Europa em 2023.

·    Uma política comercial com foco no valor que já se beneficia de uma ofensiva de produtos sem precedentes:

•     As vendas da marca Renault no segmento C e superiores na Europa aumentaram 26% em comparação com 2022, graças ao sucesso do Arkana, Austral, Espace E-Tech híbrido e Megane E-Tech 100% elétrico. Os segmentos C & superiores representaram 42% (+3 pontos vs. 2022) do mix de vendas da marca Renault na Europa em 2023.

•     65% das vendas do Grupo foram realizadas no canal de varejo nos cinco principais países do Grupo na Europa5. A marca Renault realizou mais de metade de suas vendas no canal de varejo.

 

·    Ofensiva bem-sucedida em eletrificação:

•     A marca Renault assumiu o 3º lugar na Europa em veículos de passeio eletrificados6, com vendas em alta de 19,7% versus 2022, o que representa 39,7% das vendas de veículos de passeio da marca na Europa (sendo 11,3% veículos elétricos). Esta tendência foi reforçada por um aumento nas vendas de veículos híbridos (HEV) de 62%. Os modelos Austral, Clio e Captur estão no top 10 dos veículos híbridos campeões de vendas na Europa.

•     A Dacia já deu início à sua estratégia consistente de eletrificação: o Dacia Jogger 140 Híbrido, comercializado desde janeiro de 2023, representa mais de 25% dos pedidos do Jogger e o modelo 100% elétrico Dacia Spring mantém sua posição no Top 3 das vendas de veículos elétricos no varejo na Europa4.

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1 - ACEA – Associação Europeia das Montadoras de Automóveis – Escopo Europa.

2- PC + LCV: veículos de passeio + veículos comerciais leves.

3- Com exceção de picapes.

4 - Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Itália, Luxemburgo, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Reino Unido, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Suíça

5 - França, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido

6- Inclui veículos elétricos, híbridos (HEV) e híbridos recarregáveis (PHEV), exclui veículos híbridos leves (MHEV).


•     O Renault Group confirma o cumprimento de suas metas CAFE1 (veículos de passeio e comerciais leves) na Europa em 2023.


Resultados Financeiros

As contas consolidadas do Renault Group e as demonstrações financeiras da Renault S.A. em 31 de dezembro de 2023 foram aprovadas pelo Conselho de Administração de 14 de fevereiro de 2024, sob a presidência de Jean-Dominique Senard.

O faturamento do Grupo atingiu 52.376 milhões de euros, em alta de 13,1% em comparação com 2022. Com taxas de câmbio constantes2, o aumento foi de 17,9%.

faturamento da Divisão Automotiva ficou em 48.150 milhões de euros, em alta de 11,7% em comparação com 2022. Isso inclui 4,8 pontos do efeito negativo das taxas de câmbio (2.068 milhões de euros), associado principalmente à desvalorização do Peso Argentino e em menor medida à Lira Turca. Com taxas de câmbio constantes1, o aumento foi de 16,5%.

·    O efeito dos volumes ficou em +4,0 pontos, graças ao sucesso comercial dos veículos. O aumento de 9% nos emplacamentos se traduz em 4 pontos de efeito dos volumes devido aos estoques mais baixos na rede de concessionárias em comparação com o fechamento de 2022. Esta melhora nos estoques totais é superior ao nosso objetivo de ficar abaixo de 500.000 unidades no fechamento do ano.

·    O efeito dos preços, positivo em +7,4 pontos, continua muito forte e reflete a política comercial do Grupo com foco no valor e não em volumes, bem como o enriquecimento dos veículos e aumentos de preços para compensar o efeito das taxas de câmbio.

·    O mix geográfico foi impactado positivamente em +1,7 ponto, graças à forte performance das vendas na Europa.

·    O efeito do mix de produtos ficou em +1,0 ponto, principalmente graças ao sucesso dos modelos Austral, Espace E-Tech Híbrido e veículos comerciais leves. O sucesso do Clio teve um impacto negativo neste item, pois seu preço médio de venda está abaixo do preço médio de venda do Grupo.

·    As vendas às empresas parceiras tiveram um efeito positivo de 2.1 pontos, amparado pela produção do ASX (desde o início do ano) e do Colt (desde outubro de 2023) para a Mitsubishi Motors, assim como uma atividade dinâmica em veículos utilitários com a Nissan, Renault Trucks e Mercedes-Benz.

Grupo anuncia uma margem operacional recorde de 7,9% do faturamento versus 5,5% em 2022, em alta de 2,4 pontos. Isso representa uma melhora consecutiva dos 6,3% no 2º semestre de 2022 para 7,6% no 1º semestre de 2023 e 8,1% no 2º semestre de 2023. Este resultado de 4.117 milhões de euros representa uma alta de 1.547 milhões de euros versus 2022.

A margem operacional do Grupo inclui, desde o início de novembro de 2022 e até a desconsolidação da Horse, um efeito não monetário positivo devido ao término da amortização destes ativos destinados à venda, tendo atingido 482 milhões de euros em 2023 (275 milhões de euros no 1º semestre de 2023 e 207 milhões de euros no 2º semestre de 2023). Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um efeito positivo de 398 milhões de euros.

Com o ajuste deste impacto positivo, a margem operacional do Grupo teria sido de 6,9% em 2023, com 6,6% no 1º semestre de 2023 e 7,3% no 2º semestre de 2023.

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1 Os resultados oficiais serão divulgados pela Comissão Europeia nos próximos meses. CAFE = Economia Média Corporativa de Combustível.

2 Para analisar a variação da receita consolidada a taxas de câmbio constantes, o Renault Group recalcula a receita do período corrente por aplicando taxas de câmbio médias do período anterior.

A margem operacional da Divisão Automotiva também chegou a um nível recorde, para 6,3% do faturamento da Divisão Automotiva em 2023, em alta de 3,0 pontos versus 2022, atingindo um recorde de 3.051 milhões de euros em 2023 versus 1.402 milhões de euros em 2022.

·    A margem operacional da Divisão Automotiva foi fortemente impactada por um efeito negativo do câmbio de -595 milhões de euros, principalmente devido ao Peso Argentino.

·    O efeito positivo dos volumes de +621 milhões de euros e o efeito positivo mix/preço/enriquecimento de +32.908 milhões de euros ilustra o sucesso dos veículos e da política comercial com foco no valor. O efeito positivo mix/preço/enriquecimento mais do que compensou o aumento nos custos. Este aumento totalizou -1.630 milhões de euros e se explica principalmente pelo impacto do aumento do preço das matérias primas e energia, custos de logística e mão de obra.

·    As despesas gerais e administrativas de vendas tiveram um aumento de 389 milhões de euros, principalmente devido aos custos de marketing associados à atual ofensiva de produtos e aumentos nos salários.

·    Os ajustes de preços na Argentina, computados no plano de assinatura do Renault Group no país, explica a maior parte do efeito de +376 milhões de euros no item “outros”.

A contribuição da Mobilize Financial Services (Financiamento das Vendas) na margem operacional do Grupo atingiu 1.101 milhões de euros versus 1.198 milhões de euros em 2022[1] devido ao impacto não recorrente no valor dos swaps associado ao aumento das taxas de juros na Europa desde o início 2022. Com exceção deste evento isolado, a Mobilize Financial Services teve uma margem operacional em alta de 8% em comparação com 2022. Esta evolução foi principalmente alavancada pelo aumento nos novos contratos de financiamento e menor custo do risco.

Os outros lucros e despesas operacionais ficaram negativos em -1.632 milhões de euros (versus -379 milhões de euros em 2022). Este montante foi principalmente alavancado pelo -0,9 bilhão de euros em perda de capital na cessão das ações da Nissan em dezembro de 2023, -0,5 bilhão de euros de despesas com desenvolvimento de veículos, ativos de produção específicos e custos de reestruturação. O ganho de capital sobre as cessões de ativos totalizou +0,3 bilhão de euros, associados à venda de propriedades em Boulogne-Billancourt (França), de várias subsidiárias comerciais do Grupo e filiais do Renault Retail Group.

Depois de considerar outros produtos e despesas operacionais, o lucro operacional do Grupo ficou em 2.485 milhões de euros versus 2.191 milhões de euros em 2022 (+294 milhões de euros versus 2022).

resultado financeiro totalizou -527 milhões de euros, contra -486 milhões de euros em 2022. Este aumento é explicado pelo impacto da hiperinflação na Argentina, que parcialmente compensou o impacto positivo do aumento da taxa de juros na posição líquida de caixa.

contribuição das empresas associadas totalizou 880 milhões de euros em comparação com 423 milhões de euros em 2022, incluindo 797 milhões de euros da contribuição da Nissan.

Os impostos correntes e diferidos representaram uma despesa de -523 milhões de euros, estável em comparação com 2022 (-524 milhões de euros em 2022). O aumento no resultado antes dos impostos, associado à melhora na performance, foi compensado pela evolução dos impostos diferidos.

Consequentemente, o resultado líquido ficou em 2.315 milhões de euros, em alta de 3.031 milhões de euros em comparação com 2022 e o resultado líquido de participação do Grupo foi de 2.198 milhões de euros (ou 8,11 euros por ação). Vale lembrar que, em 2022, o resultado líquido das operações descontinuadas totalizou -2.320 milhões de euros devido ao ajuste não monetário associado à cessão das operações industriais na Rússia.

fluxo de caixa da Divisão Automotiva atingiu um nível recorde em 2023 para 5.485 milhões de euros, em alta de 667 milhões de euros versus 2022. Este resultado inclui 600 milhões de euros de dividendos da Mobilize Financial Services versus 800 milhões de euros em 2022. Este fluxo de caixa significativamente mais do que compensou os investimentos tangíveis e intangíveis antes das cessões de ativos que totalizaram 2,9 bilhões de euros (2,6 bilhões de euros líquido das cessões) e as despesas de reestruturação (0,5 bilhão de euros).

Com exceção do impacto das cessões de ativos, as despesas líquidas de CAPEX e P&D do Grupo atingiram 3.817 milhões de euros em 2023, representando 7,3% do faturamento em comparação com 7,4% do faturamento em 2022, totalizando 6,7% incluindo as cessões de ativos.

O fluxo de caixa livre[2] atingiu nível recorde, para 3.024 milhões de euros. Com exceção dos dividendos da Mobilize Financial Services, ele ficou em 2.424 milhões de euros versus 1.319 milhões de euros em 2022, em alta de 1.105 milhões de euros. A variação nas necessidades em capital de giro foi positiva em 637 milhões de euros, associada principalmente à diminuição nos estoques.

A partir de 31 de dezembro de 2023, os estoques totais de veículos novos (incluindo na rede de concessionárias independentes) representavam 484.000 veículos – melhor que nosso objetivo e em comparação com os 569.000 veículos no fechamento de junho de 2023 e os 480.000 veículos no fechamento de dezembro de 2022.

A posição financeira líquida da Divisão Automotiva ficou em 3.724 milhões de euros em 31 de dezembro de 2023, em comparação com os 549 milhões de euros em 31 de dezembro de 2022, uma melhora de 3.175 milhões de euros. Em 2023, este resultado incluiu as operações seguintes:

·    €764 milhões correspondentes à venda de 211.000.000 ações da Nissan possuídas pela Fidúcia Francesa implementada de acordo com o Novo Acordo da Aliança;

·    200 milhões de euros, representando uma participação de 24% na Alpine Racing Ltd (Reino Unido) pela Otro Capital, RedBird Capital Partners e Maximum Effort Investments.

Um empréstimo de um pool de bancos que conta com a garantia do Governo da França (PGE), cuja totalidade já foi reembolsada (com um ano de antecedência).

As reservas de liquidez no fechamento de dezembro de 2023 atingiram um alto nível: 17,8 bilhões de euros, em alta de 0,1 bilhão de euros em comparação com 31 de dezembro de 2022.

Alocação de Capital

O Renault Group tem o objetivo de compartilhar a criação de valor com seus stakeholders por meio de um plano de participação acionária dos colaboradores e por meio de seus dividendos.

Renaulution Shareplan

Desde 2022, o Renault Group está agindo para aumentar a participação dos colaboradores em seu capital, com a meta de atingir 10% até 2030.

Em 2023, mais de 95.000 colaboradores se beneficiaram de 8 ações gratuitas. Destes, aproximadamente 38.000 também subscreveram ações por um preço preferencial de 26,28 euros por ação. No total, com aproximadamente 2,1 milhões de ações adicionais de propriedade dos colaboradores, esta segunda etapa da operação Renaulution Shareplan representou 0,7% do capital do Renault Group.

Em 31 de dezembro de 2023, 5,07% do capital era de propriedade dos colaboradores.


Dividendos

O dividendo proposto para o exercício de 2023 é de 1,85 euros por ação, um aumento de 1,60 euros por ação em relação ao último ano. O índice de distribuição é de 17,5% do lucro líquido consolidado do Grupo – participação controladora1.Seria pago integralmente em dinheiro e será submetido à aprovação da Assembleia Geral Ordinária em 16 de maio de 2024. A data do ex-dividendo está prevista para 22 de maio de 2024 e a data de pagamento para 24 de maio de 2024.

Conforme anunciado durante o Capital Market Day, a política de dividendos crescerá gradualmente, de forma disciplinada, dessa forma, até 35% do índice de payout do lucro líquido consolidado do Grupo – participação controladora, no médio prazo. Para isso, o Grupo deve atingir a sua primeira prioridade: regressar a uma classificação de “grau de investimento”.


Perspectivas para o Ano Fiscal de 2024

Em 2024, a ofensiva de produtos e a aceleração nas reduções de custos serão as alavancas da performance operacional e de forte geração de caixa.

·    Lançamentos de produtos: 2024 será um ano histórico, com dez[3] novos lançamentos de veículos

•  Marca Renault: sete[4] novos lançamentos de veículos:

o  dois novos veículos 100% elétricos, com o Scenic E-Tech 100% elétrico, oferecendo mais de 600 km de autonomia WLTP, além do Renault 5 E-Tech 100% elétrico – um ícone pop 100% elétrico

o  2 novos veículos híbridos na Europa, incluindo o Rafale E-Tech

o  Novo Renault Master (ICE e versão 100% elétrica)

o  dois novos veículos em mercados fora da Europa: Kardian e um veículo da Renault Korea Motors

o  Em 2024, a marca Renault continuará a implementar o "International Game Plan 2027". Depois do Brasil e da Turquia, em 2023, este ano será destacado pela implementação do plano no Marrocos e na Coreia do Sul.

•  Dacia:

o  Comercialização do Novo Dacia Duster a partir de março de 2024

o  Comercialização do novo Dacia Spring 100% elétrico, com um novíssimo design interno e externo, a partir do terceiro trimestre de 2024

o  A marca também vai revelar o Bigster, um veículo do Segmento C, no fim de 2024.

•  Alpine:

o  A Alpine continuará a expansão internacional com sua chegada à Turquia no 1º semestre de 2024

o  2024 vai marcar a mudança da Alpine rumo à eletrificação. A marca vai apresentar um hot hatch elétrico, o Alpine A290, seu primeiro veículo 100% elétrico.

·    Aceleração nas reduções de custos e lançamentos no mercado:

•  Redução dos custos de produção por veículo de 30% para veículos a combustão e 50% para veículos elétricos até 2027, graças ao Metaverso Industrial.

•  Estas reduções de custos de produção também propulsionarão a Ampere em sua meta de redução de 40% dos custos variáveis entre a 1ª e a 2ª geração de veículos elétricos do Segmento C até 2027+, seguindo uma trajetória contínua.

 

Em 2024, os mercados automobilísticos da Europa e América Latina devem se manter estáveis, com previsão de queda de 11% na Eurásia.

Neste contexto, o Grupo Renault pretende alcançar em 2024:

• Margem operacional do Grupo ≥7,5%

• Um fluxo de caixa livre ≥2,5 bilhões de euros


[1] As demonstrações financeiras de 2022 incluem os ajustes a título da 1ª aplicação da norma IFRS 17 “Contratos de Seguros”, em 2023.

[2] Fluxo de caixa livre: fluxo de caixa após juros e impostos (exceto dividendos recebidos de empresas cotadas em bolsa) menos investimentos em bens tangíveis e intangíveis líquidos de cessões +/- a variação das necessidades de capital de giro.

[3] 10 novos lançamentos de veículos em 2024 excluindo o Renault Duster (fora da Europa) e facelift do Captur.

[4] 7 novos lançamentos de veículos para a marca Renault em 2024 excluindo o Renault Duster (fora da Europa) e facelift do Captur.



Não houve impacto da Horse no fluxo de caixa livre para 2022 e 2023.

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