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quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Stellantis e CATL anunciam investimento de até €4,1 bilhões em joint venture para fábrica de baterias LFP de grande escala na Espanha, com produção está prevista para começar até o final de 2026, com capacidade de até 50 GWh que veículos elétricos a bateria mais acessíveis, em linha com seu plano estratégico Dare Forward 2030, utilizando sua estratégia de dupla química

 


AMSTERDà– A Stellantis e a CATL anunciaram hoje um acordo para investir até €4,1 bilhões na criação de uma joint venture voltada à construção de uma planta de baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) em grande escala na Europa, localizada em Zaragoza, na Espanha. Projetada para alcançar neutralidade total em carbono, a fábrica será desenvolvida em várias etapas, seguindo diferentes planos de investimento. 

Com previsão de início de produção até o final de 2026, na unidade da Stellantis em Zaragoza, Espanha, a fábrica poderá atingir até 50 GWh, dependendo da evolução do mercado de energia elétrica na Europa e do apoio contínuo das autoridades espanholas e da União Europeia. A joint venture 50-50 entre a CATL e a Stellantis fortalecerá a posição de destaque da Stellantis no mercado europeu de baterias LFP, permitindo à montadora oferecer veículos elétricos mais acessíveis, duráveis e de alta qualidade. Entre os modelos previstos estão carros de passeio, crossovers e SUVs dos segmentos B e C, com autonomia intermediária. 

Em novembro de 2023, a Stellantis e a CATL firmaram um Memorando de Entendimento (MOU) não vinculativo para viabilizar o fornecimento local de células e módulos de baterias LFP para a produção de veículos elétricos na Europa. Além disso, as empresas estabeleceram uma colaboração de longo prazo com foco em dois pilares estratégicos: desenvolver um ambicioso plano tecnológico para impulsionar os veículos elétricos a bateria (BEVs) avançados da Stellantis e identificar novas oportunidades para otimizar a cadeia de valor das baterias, fortalecendo sua eficiência e sustentabilidade. 

“A Stellantis está comprometida com a construção de um futuro descarbonizado, adotando todas as tecnologias avançadas de baterias disponíveis para oferecer veículos elétricos competitivos aos nossos clientes”, declarou John Elkann, Chairman da Stellantis. “Essa parceria estratégica com nosso parceiro CATL trará uma produção de baterias inovadora para uma fábrica que já é referência em energia limpa e renovável, fortalecendo nossa abordagem sustentável e integrada. Agradeço a todos os envolvidos por tornarem possível este importante anúncio, especialmente às autoridades espanholas pelo apoio contínuo.” 

“A joint venture levou nossa parceria com a Stellantis a um novo patamar, e estou confiante de que a nossa tecnologia de baterias avançada, juntamente com nosso amplo conhecimento operacional e a experiência de décadas da Stellantis na gestão de negócios em Zaragoza, resultarão em uma grande história de sucesso para a indústria”, disse Robin Zeng, Chairman and CEO da CATL. “O objetivo da CATL é tornar a tecnologia de zero carbono acessível em todo o mundo, e estamos ansiosos para continuar nossa colaboração com parceiros globais por meio de modelos inovadores de cooperação.” 

A CATL está trazendo para a Europa tecnologia de ponta na fabricação de baterias através de suas duas fábricas na Alemanha e na Hungria, que já estão em operação. A nova unidade na Espanha ampliará ainda mais suas capacidades, ajudando a atender às metas climáticas de seus clientes e reforçando o compromisso da empresa com o avanço da mobilidade elétrica e da transição energética, na Europa e em mercados globais. 

A Stellantis adota uma estratégia de dupla química – níquel- manganês-cobalto (NMC) e lítio-ferro-fosfato (LFP) – para atender a todos os perfis de clientes, além de explorar tecnologias inovadoras para células e pacotes de baterias. A empresa está comprometida em se tornar zero carbono até 2038, com a compensação das emissões restantes abaixo de dois dígitos percentuais. 

A transação deverá ser concluída ao longo de 2025, sujeita às condições regulatórias habituais. 

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