Em 2018, o Instituto Renault realizou na Borda do Campo (PR), bairro onde estão sediadas as fábricas da Renault do Brasil, a primeira edição do Mapa Social, uma ferramenta de pesquisa e inovação. O diagnóstico identificou a vulnerabilidade do território e a necessidade latente de emprego e acesso ao mercado de trabalho.
Como resposta a esta demanda, em 2019, em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais e com a TOTVS, por meio do Instituto IOS, foi lançado o Geração Futuro Jovens Talentos, programa que nasceu para promover qualificação profissional de jovens de 16 a 24 anos para a inserção no mundo do trabalho. A metodologia aplicada no curso foi desenvolvida pelo Instituto IOS e a execução foi realizada em conjunto com a Unilehu (Universidade Livre para Eficência Humana), instituição especialista na área de educação.
A série curricular conta com conhecimentos e habilidades fundamentais, como conceitos administrativos, aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, comunicação e cálculo matemático. Complementam a grade técnica alguns conteúdos de habilidade socioemocionais pertinentes na busca pelo primeiro emprego como proatividade, marketing pessoal, orientação vocacional, escritórios de empregabilidade, relações interpessoais, entre outros.
Durante o processo de seleção, os alunos passam por uma matriz de vulnerabilidade que busca identificar os aspectos mais vulneráveis que precisam ser acompanhados (sociais, emocionais, financeiros ou psicológicos), que são trabalhados com uma equipe de psicólogos ao longo do programa.
“Fiz parte da primeira turma da Geração Futuro Jovens Talentos, lá em 2019, e posso dizer que o programa transformou a minha vida. Por causa dele tive uma oportunidade de entrar como aprendiz na Renault, onde segui como estagiário e depois como prestadora de serviço. Trabalhando aqui também fui incentivado a cursar uma faculdade. Acompanhando a evolução do programa ao longo dos anos e fico feliz em ver que ele segue formando muitas pessoas”, afirma Diovana Cordeiro, prestadora de serviços para a Direção Comercial da Renault do Brasil.
2022, a chegada da formação profissionalizante
Com os jovens atendidos, chegou o momento de ampliar a oferta de capacitação profissionalizante na região com foco nos adultos. Em 2022, em parceria com o Senai Paraná foi lançada a Geração Futuro Profissionalizante Mecânica, promovendo o ensino de conteúdos teóricos e práticos em mecânica básica automotiva.
Além do currículo tradicional em mecânica básica automotiva, as turmas recebem a certificação em mecânica Renault Academy, centro de treinamento Renault com padrões de qualidade internacionais da marca. As aulas práticas acontecem em uma unidade do Senai especializada na área automotiva, em Curitiba, equipada com um veículo e três motores, cedidos pela Renault do Brasil ao projeto. O deslocamento dos alunos é feito pela Auto Viação São José, que contribui com o transporte para os alunos realizando as aulas práticas na unidade do Senai em Curitiba.
“Passei pelos dois programas da Geração Futuro: o Jovens Talentos e o Profissionalizante. Com os Jovens Talentos aprendi como me portar no ambiente de trabalho e consegui meu primeiro emprego.
Já no Profissionalizante aprendi muito sobre carros e consegui um emprego na expedição Barigui Renault. Alguns meses depois, tive a oportunidade de entrar na fábrica da Renault e vivenciar como funciona uma linha de produção. Aprendo diariamente e também vejo resultados na minha evolução de vida: já posso contribuir nas contas da casa e logo, logo vou morar sozinho graças à Geração Futuro e ao Instituto Renault”, destaca Isabele Eugênio, operadora de fabricação na Renault, no departamento de montagem .
2024, novas capacitações para atender novas necessidades da região
Em 2024, a Geração Futuro Jovens Talentos passou a oferecer também um módulo de Tecnologia da Informação, e a Geração Futuro Profissionalizante passou a ofertar um módulo com foco no comércio e atendimento ao cliente, para responder às demandas da nova pesquisa do Mapa Social realizada em 2023 .
O Geração Futuro Jovens Talentos – Módulo Tecnologia da Informação visa preparar os jovens em situação de vulnerabilidade social para atuar nas áreas de Tecnologia da Informação, Programação e Ciência de Dados. O programa é realizado em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais (PR) e ministrado pela Ada Tech, empresa contratada pelo Instituto Renault e especializada no ensino de tecnologia da informação com foco em empregabilidade.
Fazem parte da série temas curriculares como linguagem de programação em Phyton, Ciência de Dados, além de conteúdos de Inovação, Inteligência Artificial, Cibersegurança e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), além de conteúdos ministrados voluntariamente por profissionais de Tecnologia da Informação da Informação A Renault do Brasil, incluindo uma palestra sobre carreira, destacando as principais habilidades valorizadas na área de TI, conduzida por Caio Nogueira, Chief Information Officer (CIO) da Renault.
A Geração Futuro Profissionalizante Comércio, em parceria com o Sebrae/PR, capacita profissionais da Borda do Campo para atuar nos estabelecimentos comerciais da região a partir de conteúdos como precificação, finanças e técnicas de atendimento ao cliente, competência para o dia a dia de quem irá atender os clientes nos estabelecimentos comerciais de São José dos Pinhais e região.
Geração Futuro, resultados que transformam
Desde o lançamento, o programa já começou, nas quatro modalidades, 20 turmas e 742 jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social com aulas 100% gratuitas.
O Geração Futuro contribui para a melhoria da situação socioeconômica local, a partir da definição de indicadores relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, que são monitorados no Mapa Social, pesquisa realizada pelo Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A taxa de empregabilidade média das modalidades do programa está em 52%.
Além de beneficiar as pessoas da comunidade, a Geração Futuro oportuniza a atuação voluntária dos colaboradores da Renault do Brasil. Nos cinco anos de programa, mais de 290 colaboradores realizaram trabalhos voluntários de mentoria, apoiando o desenvolvimento dos jovens da região, além de palestras voluntárias sobre temas relevantes para o mercado de trabalho atual, como Compliance e Diversidade e Inclusão.
“Acreditamos no poder da educação para transformar a vida das pessoas, melhorando a qualidade de vida através da inclusão no mercado de trabalho, e também para que elas passem a contribuir com a sociedade. A nossa estratégia é baseada no investimento social privado em parceria com o poder público e a sociedade civil organizada”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.
“A Renault do Brasil, além de dar emprego aos paranaenses, também faz um trabalho importantíssimo de responsabilidade social com o Instituto Renault, dando mais oportunidades de educação e emprego para os moradores de São José dos Pinhais. É um orgulho ser parceiro deste projeto, que completa 5 anos de transformação”, destaca Nina Singer, prefeita de São José dos Pinhais.
O evento de comemoração dos cinco anos da Geração Futuro aconteceu em conjunto com a formação da 10ª turma de Jovens Talentos e contou com a participação de Nina Singer, prefeita de São José dos Pinhais, lideranças comunitárias e empresários locais.
Sobre o Instituto Renault
A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Renault está incorporada ao propósito de desempenho e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 14 anos, já são mais de 940 mil pessoas impactadas.
Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.
A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 496 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.
Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo que mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário