O evento que marcou a entrega foi realizado nesta segunda-feira (9), em uma das unidades operacionais da estatal em São Paulo/SP, com a presença do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e do diretor de Planejamento de Produtos da Linha eMobility e Cross Car da Stellantis, Wagner Tavares, entre outras autoridades.
"Ao adotar veículos elétricos em nossas operações de entrega, reduzimos as emissões de carbono – contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente – e estimulamos a economia verde ao impulsionar o uso de tecnologias limpas. Além disso, essa iniciativa reflete o nosso compromisso com a inovação e a eficiência logística, promovendo um transporte mais sustentável e ajudando a reduzir custos operacionais a longo prazo, o que beneficia tanto a empresa quanto a sociedade", destaca o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
“Somos líderes no segmento de veículos comerciais leves no Brasil, e agora, reforçamos nosso protagonismo ao anunciar esta importante parceria com os Correios. Para a Stellantis, é fundamental participar de ações que estimulem uma mobilidade limpa, segura e acessível. Nosso time especializado em veículos transformados e os diferentes parceiros foram cruciais neste processo, que resultou em um projeto que conta com sistemas inteligentes de recarga e adaptações no veículo, desenvolvidas para entregar o produto o mais personalizado possível para as atividades dos Correios”, ressalta Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Os veículos entregues pela Stellantis serão usados pela estatal nas entregas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Pará e no Distrito Federal.
“Correios do Futuro”
Os Correios planejam adquirir, em 2025, mais 5 mil veículos elétricos, com parte do projeto estratégico “Correios do Futuro”, que tem foco em inovação, sustentabilidade financeira, modernização operacional, impacto social e na entrada em novos mercados: seguros, conectividade, banco digital, logística para saúde e criação de marketplace inclusivo, entre outras iniciativas. Para isso, em 2023 e 2024, a empresa investiu R$ 2 bilhões em unidades operacionais, veículos e tecnologia.
Ao mesmo tempo em que atua para a transformação da empresa, a atual gestão dos Correios mantém o investimento no papel social relevante da estatal, com iniciativas no campo da inclusão e cidadania, como os programa “CEP para Todos” e “Correios Comunidade”, que incluem comunidades vulneráveis no mapa do serviço postal e já beneficiaram, em 2023 e 2024, mais de 1 milhão de pessoas.
Novo revestimento interno em ABS
Além de atenderem às exigências estabelecidas pela equipe técnica dos Correios, os veículos receberam um novo interior em ABS, que é 100% reciclável e apresenta maior vida útil que o compensado naval. O material também é antichama, antimicrobiano e completamente moldável ao interior do veículo, possibilitando maior aproveitamento volumétrico da área interna.
Já a cabine principal PEUGEOT e-EXPERT conta com um moderno painel de instrumentos, o e-cluster, com tela digital colorida de 3.5”, que apresenta informações do velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga da bateria e consumo de energia. O utilitário também traz no console central o e-Toggle com seletor de marchas, e o botão B-Mode, que ativa a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.
Sistema de carregamento inteligente
Para reduzir ainda mais as emissões de CO2, a nova frota elétrica de PEUGEOT e-EXPERT dos Correios utiliza estações de recarga inteligente desenvolvidas pela WEG, e personalizadas para o projeto em parceria com a Flash Engenharia para todos os tipos de usuários. Através de um software personalizado para a gestão de frotas, a plataforma possibilita uso interno ou externo, compatível com redes elétricas monofásicas ou bifásicas, sendo possível realizar o controle de carregamento para que seja feito fora do horário de pico, reduzindo os custos e as emissões.
A gestão de carga pode ser realizada pelo motorista, que terá acesso a um mapa de estações, sendo possível fazer a reserva de conectores e monitorar a recarga em tempo real. Também é disponibilizado o histórico de uso, com uma experiência personalizada e um cartão específico de recarga por motorista.
Para o gestor, será possível realizar o monitoramento das estações e o gerenciamento de usuários, com controle de permissões, estatística de uso com histórico, definição da recarga fora dos horários de pico e tarifa elevada, e a programação do tempo e nível de recarga.
PEUGEOT e-EXPERT: autonomia e versatilidade
Com motor elétrico que gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm), o PEUGEOT e-EXPERT é equipado com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh, capaz de garantir até 330km de autonomia em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO.
Conta também com sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento elétrico, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e um cabo Modo 2, para carga de emergência.
Do ponto de vista de segurança e itens de conforto, oferece piloto automático, assistente de partida em rampa (Hill Assist), freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, indicador de fadiga (Coffee Cup Alert), luzes de rodagem diurnas integradas (DRL) e limitador de velocidade. O modelo conta ainda com Central Multimídia 7" e Visiopark 180º.
Protagonismo da Stellantis em veículos transformados
A Stellantis possui uma área especializada na adaptação e transformação de veículos, a Plataforma de Veículos Especiais América do Sul, responsável por desenvolver projetos personalizados sob demandas pontuais para os mais variados tipos de uso – garantindo qualidade, conforto e rentabilidade aos clientes.
A parceria com os Correios rendeu outros projetos ao longo dos últimos anos, como, por exemplo, a base móvel criada com a Fiat Ducato para garantir serviços em localizações com difícil acesso, se destacando como a primeira agência itinerante dos Correios no Brasil.
Neste projeto, para entregar o melhor veículo do ponto de vista de performance, ergonomia, saúde e conforto, a Stellantis realizou modificações nos veículos baseadas no trabalho desenvolvido entre os Correios, a Universidade Federal de Santa Catarina, o Núcleo de Gestão e Design & Laboratório de Design e Usabilidade, e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária, que avaliaram a ergonomia dos veículos com instrumentação tecnológica com foco no sistema de transporte para encomendas.
O objetivo foi diagnosticar a atividade real no dia a dia da operação, evidenciando as fragilidades e oportunidades de melhoria com avaliação ergonômica, mecânica e operacional. Com três focos principais para melhorias no acesso ao veículo, manuseio interno das cargas e iluminação. Para isso, foram desenvolvidos componentes exclusivos: degrau de acesso para o motorista e passageiro, na lateral do veículo; bandejas, redes e suportes ajustáveis para diferentes tipos de encomendas.
Além disso, a Stellantis atende aos Correios com outras opções de veículos transformados, como o inovador Fiat Mobi Cargo, desenvolvido durante a pandemia para atender uma crescente demanda de entregas na última milha, em um veículo personalizado e adequado à distribuição de pequenas cargas e encomendas. Líder absoluto em seu segmento, o Fiat Fiorino também foi adaptado às necessidades dos Correios em um projeto para entregas de encomendas por todo o Brasil, com agilidade e eficiência na hora de transportar cargas.
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