Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 6 de abril de 2025

COLUNA DE AVIAÇÃO // VAMOS VOAR PELO MUNDO // Após reestruturação da malha aérea, Aeroporto do Galeão (RJ) bate recorde histórico de turistas internacionais, ao receber 473 mil viajantes nos dois primeiros meses de 2025 // Aeroporto de Teresina espera mais de 12 mil passageiros durante feriadão de Páscoa e Tiradentes // Azul recebe duas novas aeronaves ATR e reforça atuação em rotas regionais // Aeroporto de Navegantes amplia mix de opções e inaugura loja da Kopenhagen na área de embarque // Aena apresenta dados do crescimento do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares // LATAM inaugura Fortaleza-Lisboa com 94% de ocupação e reforça investimentos no Ceará // LATAM investe na conectividade regional de Pernambuco com nova rota direta Recife-Petrolina // Tecnologias da Azul mudam rota de avião no ar para economizar combustível e evitar turbulências // Friozinho na Argentina: Flybondi vai para Ushuaia e El Calafate com preços especiais

 


Nos dois primeiros meses de 2025, o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), registrou o maior fluxo de turistas internacionais para o período desde 1977. Segundo dados da concessionária RIOGaleão, responsável pelo terminal, houve a chegada de mais de 473 mil visitantes estrangeiros em janeiro e fevereiro deste ano. O levantamento não inclui totalmente os números relativos à época de Carnaval, que ocorreu no mês de março.

 

O Galeão vem recebendo vários novos voos desde 2023, após um processo de reestruturação da malha aérea que atende a cidade. O trabalho, que incluiu a redistribuição da quantidade de viagens operadas no Aeroporto Santos Dumont, também situado na capital fluminense, contou com a participação do Ministério do Turismo, da Prefeitura Municipal do Rio, entre outros órgãos do Governo Federal.

 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebra os resultados atingidos e aponta benefícios da união de esforços na área. “Os dados mostram, mais uma vez, o quanto é efetivo o amplo diálogo entre as diferentes esferas do poder público. O Galeão reafirma a sua condição de grande porta de entrada de turistas internacionais no Brasil e contribui para o alcance de resultados inéditos no setor”, observa Sabino.

 

No primeiro bimestre de 2025, o Brasil contabilizou a maior entrada de turistas internacionais da sua história: houve 2.810.553 chegadas de pessoas provenientes de outros países aos destinos nacionais, o que representa um crescimento de 57% quando comparado ao mesmo período de 2024. Os dados são do Ministério do Turismo, a Embratur e a Polícia Federal.

 

REFORÇO - O Ministério do Turismo desenvolve várias ações no sentido de incrementar a conectividade aérea do Brasil junto a outros países. Uma delas é o Programa de Aceleração do Turismo Interacional (PATI), uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Embratur. No primeiro edital do PATI, no ano passado, houve um investimento de R$ 3,3 milhões e a captação de mais de 70 mil assentos em voos estrangeiros rumo ao Brasil.

 

O MTur também tem firmado um Protocolo de Intenções com empresas aéreas nacionais, no âmbito do Programa “Conheça o Brasil: Voando”, para ampliar a oferta de “stopover”. A modalidade permite visitar uma cidade intermediária antes de chegar ao destino final, utilizando a mesma passagem. A cooperação envolve, ainda, campanhas conjuntas de marketing para promover destinos brasileiros e a plotagem de aeronaves com imagens de destinos locais, entre outras ações.

 

VISIBILIDADE - A estratégia do Governo Federal de ampliar a visibilidade do Brasil no cenário turístico global ganhou um novo reforço neste mês de março, com o início das atividades do Escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro (RJ). A unidade, a primeira representação da entidade nas Américas e no Caribe, é fruto de uma grande articulação liderada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e será essencial para atrair visitantes, eventos e investimentos à região.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo



 

Aeroporto de Teresina espera mais de 12 mil passageiros durante feriadão de Páscoa e Tiradentes

 

Teresina (PI) - Os brasileiros se preparam para um feriado prolongado entre 18 de abril (Sexta-feira Santa) e 21 de abril (Tiradentes) e milhões de pessoas devem aproveitar os dias de folga para viajar pelo país. No Aeroporto de Teresina, mais de 12 mil pessoas deverão cruzar os portões de embarque e desembarque entre essas datas, de acordo com a CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal.

 

Para transportar tantos passageiros, as companhias aéreas deverão realizar 98 operações de pousos e decolagens entre os dias 18 e 21 de abril na capital piauiense. “Nossas equipes estão preparadas para garantir toda eficiência operacional necessária no período. Além disso, os passageiros poderão usufruir da nossa nova infraestrutura, completamente reformada, ampliada, muito mais confortável e moderna”, destaca Chirlayne Torres, gerente do Aeroporto de Teresina. 

 

Dicas para uma viagem tranquila

 

Com a expectativa de aumento no fluxo de passageiros durante o feriado prolongado, o aeroporto recomenda que os viajantes tomem algumas precauções para garantir uma experiência mais ágil e sem imprevistos:

 

- Chegada com antecedência: para evitar imprevistos e garantir que haja tempo suficiente para passar por todas as etapas do embarque, é fundamental chegar ao aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência para voos nacionais e 3 horas para voos internacionais;

 

- Checagem de documentação: antes de ir ao aeroporto, o passageiro deve conferir se está com todos os documentos necessários, como identidade, passagens e, no caso de viagens internacionais, o passaporte e vistos, se aplicável;

 

- Atenção às restrições de bagagem: o passageiro deve estar atento às regras de transporte de líquidos, objetos proibidos e às dimensões da bagagem de mão para evitar surpresas durante a inspeção de segurança;

 

- Uso dos recursos digitais: muitas companhias aéreas oferecem o check-in online, o que pode economizar tempo e agilizar o seu embarque.


Azul recebe duas novas aeronaves ATR e reforça atuação em rotas regionais
Aeronave PR-YXE já está no Brasil e o PR-YXF chega, hoje, sábado (12);
Companhia atinge marca de 42 ATRs na frota e reforça seu compromisso com a conectividade regional

São Paulo, 12 de abril de 2025 – A Azul recebeu nesta sexta-feira (11) a aeronave ATR 72-600 de prefixo PR-YXE, batizada de “Somos Azul”. Hoje, sábado (12), está prevista a chegada de mais uma unidade do mesmo modelo, o PR-YXF, que receberá o nome de “Alvorada Azul”. Com capacidade para transportar, cada uma delas, até 72 clientes, as novas aeronaves reforçam o compromisso da Azul em aceder e ligar cidades do interior e regiões que historicamente não contavam com voos regulares. Com essas adições, a Azul passa a contar com 42 ATRs integrando sua frota, que agora soma 225 aeronaves no total.
Equipadas com os motores PW127XT, da Pratt & Whitney Canada, as aeronaves apresentam ganhos operacionais relevantes: a nova geração do motor permite reduzir em até 20% os custos de manutenção e em pelo menos 3% o consumo de combustível – resultados de avanços como rolamentos cerâmicos híbridos, compressores mais eficientes e turbinas produzidos com materiais de última geração.

Aeroporto de Navegantes amplia mix de opções e inaugura loja da Kopenhagen na área de embarque

Com a chegada da tradicional marca de chocolates, o aeroporto reforça o compromisso em oferecer mais conforto e qualidade aos passageiros

Navegantes, 12 de abril de 2025 – O Aeroporto Internacional de Navegantes (NVT), administrado pela CCR Aeroportos, ganhou mais uma opção para quem embarca na cidade: foi inaugurada a nova loja da Kopenhagen, uma das marcas mais tradicionais no segmento de chocolates finos. A unidade está localizada na área de embarque, oferecendo mais comodidade aos passageiros antes de viajar.

Com um portfólio que inclui trufas, bombons, Nhá Benta (marshmallow coberto com chocolate), cafés especiais e outras delícias, a Kopenhagen chega para agregar a experiência no aeroporto, unindo conveniência e qualidade em um espaço aconchegante e moderno. O local é ideal tanto para uma pausa rápida quanto para levar um presente na bagagem.

A novidade já vem agradando os passageiros que embarcam pelo terminal. "Fiquei muito feliz em ver a cafeteria aqui dentro. Sempre viajo a trabalho e gosto de tomar um café antes do voo", comentou a passageira Kamilla Martins, que embarcou para São Paulo.

Com uma média de 7 mil passageiros por dia, o terminal tem se destacado como um importante ponto de conexão para quem viaja a lazer ou a trabalho pela região Sul do Brasil. A chegada da marca reforça o compromisso da CCR Aeroportos em oferecer serviços que valorizem o tempo e o bem-estar dos viajantes.

Aena apresenta dados do crescimento do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares

  • Aeródromo registrou mais de meio milhão de passageiros nos dois primeiros meses de 2025. Números confirmam tendência de crescimento registrada no ano passado, que obteve a marca de 2,6 milhões de embarques e desembarques

  • Investimentos comerciais atraíram novas marcas de lojas, cafés e restaurantes, além de uma sala VIP para o terminal de passageiros

  • Atuação da Aena rendeu o primeiro lugar no ranking de Aeroportos Sustentáveis, divulgado anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)


Maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, a Aena reuniu a imprensa e representantes do comércio turístico de Alagoas, nesta terça-feira (8), para apresentar os resultados dos primeiros meses deste ano no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, destacando os investimentos realizados pela operação. O encontro também celebrou o primeiro ano do Advantage VIP Lounge, sala inovadora para oferecer mais conforto e exclusividade aos passageiros.

Com números bem positivos, o início de 2025 vem consolidando a tendência de crescimento do aeródromo alagoano. No acumulado do primeiro bimestre, foram registrados mais de meio milhão de passageiros, com 6% de acréscimo em relação ao mesmo período de 2024. O mês de janeiro foi o melhor dos últimos anos, com quase 320 mil embarques e desembarques.

Jan/25 – 319.811 passageiros (+7,5%)

Fev/25 - 220.852 passageiros (+6%)

Os dados confirmam o ritmo de progresso em 2024, quando o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou mais de 2,6 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 14,2% em relação a 2023. Além disso, entre pousos e decolagens, foram 24,3 mil operações realizadas, um aumento de 13,3%. A entrega de cargas também foi destaque, com cerca de 3,4 mil toneladas transportadas no ano passado.

O incremento na movimentação — acima da média nacional, que ficou em torno de 5% em 2024 — resultado também dos investimentos realizados pela Aena no aeroporto alagoano. "Com espaços totalmente requalificados e áreas operacionais amplas, além da aquisição de novos e modernos equipamentos tecnológicos, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares está pronto para crescer ainda mais. Colocamos sua infraestrutura a serviço do desenvolvimento da economia e do turismo do estado", ressalta Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena.

Atualmente, 13 rotas nacionais e três internacionais conectam Maceió ao Brasil e ao mundo. Nos destinos para o exterior, há ligações diretas para Lisboa, em Portugal, e Buenos Aires e Córdoba, na Argentina. Em território nacional, o aeroporto é porta de entrada para turistas vindos de 13 cidades, incluindo regiões prósperas, como o interior e a capital de São Paulo, os dois maiores aeroportos de Minas Gerais, Brasília (DF), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). Conta também com voos para outras duas capitais do Nordeste: Recife (PE) e Salvador (BA).

Inovação comercial

Dentro das transformações pela Aena, estão os investimentos realizados para a configuração de um novo mix comercial. O aeroporto ganhou um amplo Advantage VIP Lounge, com 450 m² de muito conforto, e um maior número de lojas, cafés e restaurantes, oferecendo uma gama mais variada de serviços. Ao todo, são 2.062 m² de área locável, que oferecem opções para os passageiros — o espaço foi duplicado após as obras de melhorias estruturais empreendidas pela entrega.

“Lembro de estar aqui há um ano e celebrar a abertura do nosso lounge com a expectativa de que quem passa pelo aeroporto de Maceió possa conhecer nosso espaço e desfrutar da qualidade do atendimento, do nosso buffet e da nossa estrutura. Hoje, a gente colhe os frutos do nosso trabalho e temos uma sala consolidada, linda, eficiente, que atende com excelência o cliente que embarca ou desembarca na capital alagoana. Temos mais planos para Maceió e nossa expectativa é ampliar ainda mais nosso espaço, caso a demanda siga se ampliando", destaca Rute Scheliga, CEO da Advantage.

Sustentabilidade

Os esportes também trouxeram resultados para a área de meio ambiente. O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares ficou em primeiro lugar no ranking de Aeroportos Sustentáveis, divulgado anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Recentemente, também recebeu a certificação Airport Carbon Accreditation (ACA) Nível 1, que confirma os esforços na medição da pegada de carbono, identificação de fontes emissoras e cálculo anual de emissões. O aeródromo utiliza energia 100% renovável, comprada de fontes certificadas através do mercado livre. Uma estrutura de drenagem foi implantada, com canaletas nas laterais do pátio de aviação que levam materiais líquidos para caixas separadoras de água e óleo. Houve ainda uma modernização dos equipamentos da central de água gelada, utilizados para climatização.

Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil, junto às equipes da LATAM e Fraport de Fortaleza e autoridades no lançamento da rota Fortaleza-Lisboa da companhia (Crédito: LATAM)



LATAM inaugura Fortaleza-Lisboa com 94% de ocupação e reforça investimentos no Ceará


Terceira rota internacional da companhia em Fortaleza reforça expansão sustentável da sua malha aérea


Com a nova operação, estima-se que mais de 20 toneladas de frutas sejam transportadas semanalmente de Fortaleza para o mercado europeu

LATAM é a única empresa aérea que liga o Brasil a 90 aeroportos internacionais com voos próprios



São Paulo, abril de 2025 - Companhia aérea que mais investe em voos, assentos e serviços aéreos no Brasil, a LATAM inaugura nesta segunda-feira (7 de abril) a rota Fortaleza-Lisboa. A rota sazonal será operada até 20 de outubro e seu voo inaugural bateu a marca de 94% de ocupação. Antes do embarque dos passageiros, foi realizada uma audiência de corte de fita no Aeroporto de Fortaleza com a presença de Eduardo Bismarck, Secretário do Turismo do Ceará; Denise Carrá, Secretária do Turismo de Fortaleza; Wagner Silva, Coordenador de Apoio a Projetos de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo; Fábio Montanheiro, Gerente de Inteligência de Dados e Competitividade da Embratur; Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil; e Leonardo Carnielle, vice-presidente da Fraport Brasil.


Com um voo por semana com 7h30 de duração média, a rota é operada às segundas-feiras em aeronaves Boeing 787 (capacidade para 30 passageiros na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy). Décola de Fortaleza às 6h15 (hora local do Brasil). No sentido inverso, parte de Lisboa às 18h30 (hora local de Portugal). As passagens estão à venda em latam.com e demais canais.


Além de passageiros, a rota também tem a estimativa de realizar o transporte semanal de mais de 20 toneladas de frutas partindo de Fortaleza com destino ao mercado europeu, o que reforça a expertise da LATAM Cargo no transporte internacional de perecíveis.


A LATAM confirma a importância da aviação para o Brasil, sobretudo em um estado estratégico como o Ceará. Por isso, buscamos sempre estar atentos às demandas regionais e às oportunidades de ampliação de nossa operação. A nova rota sazonal Fortaleza-Lisboa foi planejada nesse contexto, para levar mais brasileiros e mercadorias à Europa e vice-versa, aproximando pessoas e negócios entre o Ceará e o mundo", comenta Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.


“Portugal é, historicamente, o país que mais manda turistas internacionais para o Ceará e essa nova rota operada pela LATAM, com quem temos uma parceria muito importante, vem para facilitar ainda mais esse acesso. Sabemos que Portugal é um hub importante da Europa, e a gente quer que cada vez mais visitantes europeus venham para nosso Nordeste, conheçam nossa diversidade, gastronomia, cultura e praias. O Ceará reúne tudo isso, faz parte da Rota das Emoções, um roteiro que temos em nossas ações no exterior, e com certeza recebidos mais estrangeiros com essa nova rota, gerando emprego e renda para os empreendedores locais" , afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.


"Essa nova rota mostra que o Ceará está se consolidando como um destino turístico no cenário internacional. Tenho a certeza de que a parceria com a LATAM tem contribuído para intervenções ainda mais o turismo e os negócios do Ceará. Seguiremos investindo na promoção do nosso estado e em outros mercados para continuarmos fortalecendo nossa cadeia do turismo, gerando mais oportunidades para o nosso povo", comenta Elmano de Freitas, Governador do Ceará.


“A chegada desse novo voo da LATAM, conectando Lisboa diretamente ao Ceará, representa um avanço significativo para o nosso turismo e reforça a relevância da LATAM em nosso estado. Através desse voo, passageiros de todo o país poderão se conectar com a Europa através de Fortaleza, bem como os passageiros europeus poderão conectar outros destinos no Brasil pelas mesmas asas. Eduardo Bismarck, Secretário do Turismo do Ceará.


“O Aeroporto de Fortaleza segue oferecendo a melhor infraestrutura aeroportuária e estamos muito felizes com o início desse voo e com a nossa parceria com a LATAM. A rota Fortaleza-Lisboa é mais uma opção de conexão direta da capital cearense com a Europa”, diz Leonardo Carnielle, vice-presidente da Fraport Brasil.


LATAM É A COMPANHIA AÉREA QUE MAIS INVESTE NO CEARÁ


Atualmente, a LATAM é a maior operadora do aeroporto de Fortaleza (CE), com cerca de 200 voos (pousos e decolagens) por semana na localidade. Adicionalmente, operam as rotas Guarulhos-Juazeiro do Norte (10 voos por semana) e Guarulhos-Jericoacoara (10 voos por semana).

A rota Fortaleza-Lisboa chega para coroar uma sequência de investimentos da LATAM no estado nos últimos meses: em fevereiro, anunciou a nova rota Fortaleza-Juazeiro do Norte, que começa a voar em 23 de junho, com voos diários na alta temporada até agosto, quando passa a quatro voos por semana. Ainda na alta temporada, Fortaleza terá continuidade da rota sazonal para Belo Horizonte/Confins, com voos diários a partir de 30 de junho.


Na operação internacional, a LATAM inaugurou em dezembro a rota Fortaleza-Santiago, com um voo semanal aos sábados e duração média de 6h20, conectando a capital cearense à capital chilena, destino turístico muito visado pelos brasileiros. A companhia opera ainda a rota bem sucedida Fortaleza-Miami, trazendo turistas dos EUA ao Ceará e vice-versa.


LATAM E EMBRATUR PROMOVEM FORTALEZA NA EUROPA


Como parte das estratégias integradas de promoção internacional do Brasil, a Embratur e a LATAM incluíram o destino Fortaleza na campanha publicitária voltada para o mercado europeu, realizada de forma cooperativa entre as duas instituições. Para esta ação específica de divulgação da nova rota Lisboa–Fortaleza, o Governo do Ceará e o Consórcio Nordeste somam-se como apoiadores, fortalecendo o alcance e a relevância da iniciativa.


A campanha contempla a veiculação de peças criativas e vídeos promocionais em canais digitais estratégicos, com o objetivo de divulgar a visibilidade da nova rota direta, reforçando o posicionamento da capital cearense como uma importante porta de entrada de turistas internacionais e promover o turismo no Nordeste brasileiro. A ação é direcionada tanto ao mercado português quanto a outros países da Europa, buscando atrair novos fluxos turísticos para a região.


PARCERIA ENTRE LATAM E EMBRATUR

 

A expansão da rede da LATAM também passa pela sua parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), para ampliar a conectividade internacional do país e promover os destinos turísticos brasileiros nos países de origem dos voos operados pela companhia aérea. “A LATAM é parceira do turismo brasileiro, e esse investimento na ampliação da frequência dos voos que nos conectam com a Europa e Estados Unidos está casada com ações da Embratur de promoção do Brasil no exterior, que vão garantir que essa oferta crescente de voos resulte em muito mais turistas internacionais chegando em nosso país”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.


Aeronave Boeing 787 da LATAM embarcou de Fortaleza para Lisboa nesta segunda, 7 de abril, no voo inaugural da rota sazonal, com 94% de ocupação (crédito: Fraport)

Executivos da LATAM e autoridades em anúncio da rota Recife-Petrolina em Brasília (crédito: Eduardo Oliveira/ ASCOM MPOR)


LATAM investe na conectividade regional de Pernambuco com nova rota direta Recife-Petrolina



São Paulo, abril de 2025 – A LATAM Airlines Brasil acaba de anunciar uma nova rota Recife-Petrolina, que chega para reforçar a conectividade aérea no estado de Pernambuco. A rota está prevista para iniciar a operação ainda em 2025, com três voos por semana, e complementa uma série de anúncios de investimentos recentes da companhia em sua operação aérea no estado, reforçando seu comprometimento em democratizar cada vez mais a aviação.


A nova rota, que chega para apoiar o desenvolvimento do sertão pernambucano, deve transportar ainda toneladas de cargas da região para a capital, principalmente frutas, que poderão ser exportadas para outros países por meio de conexões na malha aérea da LATAM.


A viabilização da rota Recife-Petrolina é resultado do plano de expansão que vem sendo planejado com o Governo de Pernambuco desde setembro do ano passado e é fruto da política de incentivo ao turismo e desenvolvimento econômico e tem o apoio do Ministério de Portos e Aeroportos.


“Ao lado das companhias aéreas e do governo de Pernambuco, o Ministério de Portos e Aeroportos tem trabalhado para ampliar cada vez mais a oferta de voos no estado. A criação dessa nova operação vem para atender uma demanda antiga do povo pernambucano, além de alavancar a economia dos municípios. Petrolina é um importante polo econômico e turístico de Pernambuco. O setor aéreo também tem crescido na região. No ano passado, quase 500 mil turistas utilizaram o aeroporto de Petrolina. Resultado 5% superior ao ano de 2023. Quando um voo é criado, novos empregos são gerados”, comenta Silvio Costa Filho, Ministro dos Portos e Aeroportos.


"Esse novo voo para Petrolina é um marco importante para o desenvolvimento do Sertão de Pernambuco. A conectividade é um fator fundamental para o progresso de qualquer região, e, com esse voo, estamos promovendo mais acesso, oportunidades de negócios e impulsionando setores essenciais como o turismo e a agricultura, que são tão fortes naquela região. graças à LATAM pela parceria e pelo apoio ao crescimento de Pernambuco" , destaca Raquel Lyra , Governadora do Estado de Pernambuco.


"A LATAM agradece os esforços do Governo de Pernambuco e do Ministério dos Portos e Aeroportos em ajudar a viabilizar a rota Recife-Petrolina. O esforço conjunto possibilitou à LATAM a abertura dessa nova rota, conectando ainda mais o estado com o mundo aumentando o fluxo turístico internacional, via conexão em Recife, com voos da LATAM", comenta Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.


Os detalhes da operação, bem como o início das vendas de passagens, serão anunciados nos próximos meses.


O CRESCIMENTO DA LATAM EM PERNAMBUCO

A nova rota Recife-Petrolina faz parte de uma sequência de investimentos da LATAM em Pernambuco, como a rota internacional Recife-Santiago, inaugurada em dezembro de 2024, a nova rota São Paulo/Guarulhos-Fernando de Noronha, cuja operação terá início em maio, além da operação temporária na rota Recife-Fernando de Noronha, realizada desde 14 de março.


Na operação regular atual, a LATAM realiza cerca de 100 voos por semana em Recife, em rotas para Brasília, Fortaleza, São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos e Rio de Janeiro/Galeão. Em Petrolina, a companhia voa para São Paulo/Guarulhos, com 14 voos por semana.


GUARULHOS-FERNANDO DE NORONHA

Outro investimento recente da LATAM no estado de Pernambuco, uma nova rota da companhia voará de São Paulo (SP) para Fernando de Noronha (PE) a partir de 1º de maio deste ano. As passagens aéreas para a primeira operação da companhia na ilha já estão disponíveis em latam.com e demais canais. A rota iniciada da LATAM é um esforço conjunto da companhia com o Governo de Pernambuco para aumentar a conectividade do estado e contará com um voo diário de 3h50 de duração a partir do aeroporto de Guarulhos. Será operada com aeronaves Airbus A319 (capacidade para 126 passageiros em cabine Economy e 12 passageiros em cabine Premium Economy). Decolará de Guarulhos às 7h40 (hora local) e de Fernando de Noronha às 13h15 (hora local).


Com potencial para movimentar 40 mil passageiros por ano, esta será a primeira operação para o arquipélago a partir do hub (centro de conexões) de São Paulo, onde a LATAM responde por 50% da operação total do aeroporto, incluindo 35% dos voos internacionais de/para o Brasil. Ou seja, Noronha estará mais conectada com outros países e continentes.


O CRESCIMENTO DA LATAM NO BRASIL

 

Nos últimos dois anos, a frota da LATAM no Brasil cresceu 13%, como resultado da aquisição pela companhia de 25 novas aeronaves diretas de fábrica desde janeiro de 2023. Como consequência, a LATAM é atualmente uma empresa aérea que adiciona mais voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no país, com voos para 54 aeroportos em território nacional. Em 2025, a LATAM prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil. Além de Fernando de Noronha (PE) e Ribeirão Preto (SP), a empresa vai inaugurar neste semestre operações regulares em Pelotas (RS).


Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, inauguraram as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Para 2025, já foi anunciado que vai começar a operar a rota Fortaleza-Lisboa durante a alta temporada.

O número de funcionários da LATAM no Brasil também cresceu 14% nos últimos dois anos e alcançou a marca de 20,5 mil colaboradores. Em janeiro de 2025, a companhia deu início no país às aulas da primeira turma de 70 bolsistas da Escola LATAM, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação. Em fevereiro, abriu novo processo seletivo para contratar mais 900 tripulantes no Brasil.


Como consequência dos seus investimentos em pessoas, produto, tecnologia, frota e voos, a LATAM lidera a aviação brasileira doméstica e internacional desde 2021, segundo a Anac. Entre os viajantes corporativos, a LATAM também liderou o ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) por dois anos consecutivos.

*ASK sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos.



Tecnologias da Azul mudam rota de avião no ar para economizar combustível e evitar turbulências
 
Dois softwares inéditos na Aviação Nacional – um já em uso, outro, em estudo – serão capazes de alterar um trajeto com segurança, durante o voo, seja para encurtar a rota ou passar longe de uma corrente de ar. Mais do que conforto, as novidades devem proporcionar uma economia de quase R$ 29 milhões
 

São Paulo, abril de 2025 – A Azul Linhas Aéreas, que opera 900 voos diários de bases de todos os cantos do país e do exterior, sempre teve a preocupação de aperfeiçoar cada vez mais os seus pousos e decolagens. E as iniciativas da companhia para isso envolvem mais que a garantia de pontualidade e segurança.

Apoiada na expertise de suas equipes de Malha e do Centro de Controle de Operações (CCO) e também com o aval do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a companhia procura encurtar os trajetos de subida e desconto de suas rotas mais frequentes, para deixar cada voo ainda mais rápido, eficiente e econômico. Com isso, só no ano passado, a Azul conseguiu economizar 15,6 milhões de litros de combustível – o equivalente a dois anos da ponte aérea Rio-São Paulo, por exemplo.

A partir de agora, graças a uma tecnologia desenvolvida por um parceiro especializado da companhia, e inédita na Aviação Nacional, esses encurtamentos de rota poderão ser feitos também ao longo do percurso do voo, e de forma mais dinâmica, com a aeronave no ar, sem qualquer risco para a segurança dos Clientes e da Tripulação.

Trata-se de um software, adaptado a um tablet, que funciona como esses aplicativos de avaliação de trânsito nas ruas e rodovias. E que, com base em obstáculos e pontos de congestionamento reportados pelo caminho, avaliam e redefinem o melhor caminho para o motorista. No caso dos voos, o histórico das aeronaves que voam pelo mesmo percurso em outros horários é que servirá de guia para os pilotos da vez definirem um novo trajeto – dentro das possibilidades e permissões do DECEA -- a fim de encurtar a chegada ao destino e, portanto, reduzir o consumo de combustível.

De acordo com Daniel Tkacz, vice-presidente Operacional da Azul, a novidade, que já está em funcionamento, será mais um grande apoio às operações, porque permitirá ajustes em tempo real no planejamento dos voos e, portanto, deverá gerar uma economia de quase R$ 29 milhões para a companhia neste ano. 

Além disso, o executivo adianta que há outra ferramenta que está em estudo, com funcionamento semelhante a essa de encurtamento, mas para desviar de turbulências com base em outras viagens que passaram pela região. "Essa outra novidade vai permitir que o voo seguinte consiga identificar, antes mesmo de colar, o melhor caminho para desviar da corrente de ar e seguir viagem tranquilamente. Bom para a companhia e melhor ainda para o conforto dos nossos Clientes", comemora.

Friozinho na Argentina: Flybondi vai para Ushuaia
e El Calafate com preços especiais

Companhia low cost tem passagens a partir de R$ 300


Buenos Aires, abril de 2025 – Já é hora de pensar em viagens para destinos de frio e quando se pensa em turismo no outono e no inverno, a Argentina é o país mais querido dos brasileiros. A Flybondi, primeira companhia aérea low cost a conectar Brasil e Argentina, com rotas para Buenos Aires saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, é a opção mais econômica para se chegar aos destinos da deslumbrante Patagônia, onde estão as cidades de El Calafate e Ushuaia.

El Calafate oferece a oportunidade ideal para percorrer o Glaciar Perito Moreno, com passeios únicos no gelo, além do Lago Argentino – o maior do país – e geleiras em um ambiente perfeito para tirar fotos inesquecíveis. O local também possui opções de trekking para todos os níveis, desde a caminhada até a Laguna Nimez e o desafio do Cerro Frías.


Ushuaia é a cidade mais ao Sul do mundo e tem paisagens únicas, como a Lagoa Esmeralda, o Trem do Fim do Mundo. Lá também você poderá viver a experiência de ver pinguins em seu habitat natural. As excursões pelo Canal de Beagle e as atividades nos centros de inverno são imperdíveis nesta época do ano.

A Flybondi oferece quatro voos semanais de Buenos Aires para Ushuaia e El Calafate com tarifas a partir de R$ 350 por trecho. Além disso, a rota interprovincial entre Ushuaia-El Calafate conta com três voos semanais, com passagens a partir de R$ 300 por trecho.


Do Brasil para a Argentina, os voos para São Paulo saem do Aeroparque, localizado na região central de Buenos Aires, e para Rio de Janeiro e Florianópolis saem tanto do Aeroparque, quanto de Ezeiza, na região metropolitana.

Ao todo, a Flybondi tem rotas da capital Buenos Aires para 18 destinos domésticos dentro do país ( Bariloche, Corrientes, Córdoba, Jujuy, Mendoza, Neuquén, Posadas, Iguazú, Salta, Santiago del Estero, Trelew, Tucumán, Puerto Madryn, San Juan, Río Gallegos, Ushuaia, El Calafate e Comodoro Rivadavia).

Passagens para estes e outros destinos atendidos pela Flybondi podem ser compradas em https://flybondi.com/br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.