A caminho da Neue Klasse, o BMW Group apresentou as inovações inovadoras das futuras gerações de veículos no Salão do Automóvel de Xangai 2025. “Força inovadora, espírito pioneiro e Puro Prazer de Dirigir – essas características estão profundamente enraizadas no DNA da BMW”, afirma Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG. "Na Neue Klasse, elas podem ser vivenciadas por nossos clientes em um nível totalmente novo: a interface do usuário é ainda mais intuitiva, o design ainda mais progressivo e a experiência de dirigir ainda mais precisa e dinâmica. Até o final deste ano, colocaremos a mobilidade do futuro nas ruas".
O display inteligente e o conceito operacional BMW Panoramic iDrive e o computador central ultrarrápido Heart of Joy são os destaques do salão do automóvel.
- O BMW Group apresenta o BMW Panoramic iDrive em uma versão especialmente desenvolvida para o mercado chinês. Em conjunto com parceiros tecnológicos locais, o Sistema Operacional BMW X foi adaptado às necessidades dos usuários chineses e oferece funções digitais exclusivas, disponíveis apenas na China.
- O Heart of Joy calcula centralmente todas as funções de dinâmica de condução e eleva o prazer de dirigir característico da BMW a um novo patamar, com um processamento de informações dez vezes mais rápido. A BMW apresenta o Heart of Joy no veículo de teste de alto desempenho especialmente desenvolvido, o BMW Vision Driving Experience, que brilha com uma pintura espetacular e fluorescente.
Até o final do ano, o iX3 será o primeiro modelo Neue Klasse a sair da linha de produção da nova fábrica em Debrecen (Hungria). Terá uma versão separada para a China em 2026, seguindo a estratégia "Em Casa na China": a equipe de design de Xangai é responsável por todos os modelos NEUE KLASSE específicos para a China, que serão produzidos na fábrica de Shenyang.
Heart of Joy: computador central para cálculos rápidos de direção
O BMW Vision Driving Experience é apresentado ao público pela primeira vez em Xangai: trata-se de um veículo de teste de alto desempenho, sem conexão com a produção em série, que a BMW projetou como um laboratório móvel para melhorar o sistema de controle de dinâmica e acionamento Heart of Joy.
“O BMW Vision Driving Experience está equipado com o ‘Heart of Joy’ – um dos quatro supercérebros desenvolvidos especificamente para nossos modelos Neue Klasse definidos por software”, afirma Jochen Goller, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável por Clientes, Marcas e Vendas. "O Heart of Joy eleva todos os aspectos do puro prazer de dirigir a um novo patamar. A partir do lançamento do primeiro modelo Neue Klasse, o 'Heart of Joy' estará presente em todos os modelos totalmente elétricos da BMW".
Os quatro supercérebros reúnem o poder de computação para as funções mais importantes do cliente: entretenimento, direção autônoma, funções básicas e dinâmica de direção. Nesta nova arquitetura eletrônica zonal, o Heart of Joy é responsável pelas funções de condução, frenagem, carregamento, recuperação e direção parcial.
Em conjunto com o software BMW Dynamic Performance Control, o sistema desenvolvido internamente calcula todas as funções de dinâmica de direção. Ele processa informações dez vezes mais rápido do que os sistemas anteriores e atinge latências na faixa de milissegundos. Haverá unidades de controle com funções comparáveispara motores de combustão e híbridos.
BMW lançará também o novo X3 no Salão de Pequim
A BMW fará da próxima edição do Auto China, o Salão Internacional do Automóvel de Pequim, a plataforma de lançamento do novo BMW X3 no continente asiático. Assim como ocorre no Brasil, na fábrica do BMW Group em Araquari (SC), desde o fim de março, a terceira geração do Sport Activity Vehicle (SAV) será produzida na fábrica da joint-venture BMW Brilliance Automotive de Dadong, em Shenyang, na China.
A mais nova geração do X3 estabelece novos padrões em seu segmento, graças ao design arrojado, equipamentos de elevada qualidade e espaço interno generoso. Entre os principais aprimoramentos do novo BMW X3 destacam-se as tecnologias de conectividade inteligente e a inovadora gama de sistemas de assistência ao motorista.
Outra atração a ser revelada no evento chinês é o inédito BMW X2, que também está prestes a ser lançado no mercado brasileiro. Com seu visual jovem e descolado, este Sport Activity Coupé (SAC) exibe contornos atléticos, mas que intensificam seu perfil notadamente urbano e dinâmico.
A BMW também mostrará as suas mais recentes inovações tecnológicas no Auto China. Entre elas as versões conceituais do Série 8 e do X7 iPerformance, que serão exibidas pela primeira vez diante do público asiático.
Outro veículo conceito BMW que fará sua estreia em Pequim é o i Vision Dynamics, que oferece uma proposta para o futuro da mobilidade elétrica, conforme vislumbrado pelo BMW Group. O evento acontece entre os próximos dias 25 de abril e 4 de maio, na capital chinesa.
Veículo de teste de alto desempenho com pintura fluorescente inovadora
Como o “banco de testes mais rápido do mundo”, o BMW Vision Driving Experience leva o Heart of Joy e o BMW Dynamic Performance Control ao seu limite. Com um torque máximo de 18.000 Nm e aerodinâmica ativa, ele gera 1,2 tonelada de downforce e forças laterais de até 3G – uma dimensão difícil à da Fórmula 1 e muito além das critérios dos veículos convencionais no trânsito. A lógica por trás disso: se o hardware e o software fornecem domar a força bruta deste banco de testes, eles podem facilmente lidar com as demandas do uso diário.
Em Xangai, o BMW Vision Driving Experience brilha com um acabamento de pintura fluorescente inovador. Os pigmentos especiais sensíveis à luz da tinta são recarregados à luz do dia, mesmo com uma menor quantidade de luz ambiente suficiente.
No escuro, a cor varia de um amarelo esbranquiçado a um expressivo amarelo neon, dependendo do estado de carga. Além disso, a traseira do carro foi equipada com uma "película mágica" que, quando estimulada pela luz UV, cria um gradiente expressivo do amarelo ao laranja e ao rosa, da traseira à dianteira do carro.
Esses detalhes especiais realçam a singularidade e o poder inovador do carro. Assim como o Vision Vehicle, eles não foram projetados para produção em série.
Conceito visionário de exibição e controle BMW Panoramic iDrive é exibido na versão chinesa
O display e o conceito operacional do BMW Panoramic iDrive revolucionaram a interação com o veículo em todos os novos modelos da série BMW a partir do lançamento da Neue Klasse. Em Xangai, ele poderá ser visto em uma versão independente que estará disponível nos modelos BMW no mercado chinês a partir de meados de 2026.
Os elementos centrais do conceito inovador são o novo BMW Panoramic Vision – um head-up display que projeta conteúdo em toda a largura do para-brisa – e o BMW Operating System X. Cerca de 70% do software da versão chinesa consiste em código-fonte desenvolvido e adaptado localmente.
O sistema oferece uma ampla gama de funções digitais exclusivas, incluindo o Assistente Pessoal Inteligente BMW baseado em IA para a China. Por exemplo, o Large Language Model (LLM), integrado ao Assistente Pessoal Inteligente BMW, é resultado de uma colaboração com a pioneira em tecnologia chinesa Alibaba. Ao longo do ano, o Assistente Pessoal Inteligente BMW* será gradualmente aprimorado com o "Raciocínio de IA da Deepseek" para uma conexão perfeita entre o veículo e o mundo exterior.
A China é de extrema importância para a inovação, inclusive na área de inteligência artificial (IA). É por isso que o BMW Group está fortalecendo suas parcerias com líderes tecnológicos chineses como parte de sua estratégia de IA 360°. Para a BMW, “China para a China” também significa desenvolvimento independente de software no país onde o BMW Group possui seu maior centro de pesquisa e desenvolvimento fora da Alemanha.
MINI John Cooper Works: das pistas de corrida para as estradas
A marca MINI apresenta a nova geração de modelos John Cooper Works no salão do automóvel. Ao mesmo tempo, o MINI presta homenagem à história da marca no automobilismo.
Na exposição na área de destaque, por exemplo, está um Mini clássico que competiu no lendário Rally de Monte Carlo, bem como o MINI John Cooper Works Pro, que venceu uma corrida emprestada de 24 horas em Nürburgring no ano passado.
Os outros modelos da nova família MINI completam o quadro: o MINI Cooper Conversível, que comemora seu lançamento na China na Auto Shanghai, assim como o MINI Cooper 3 portas, o MINI Cooper 5 portas e o MINI Aceman.
Conheça um BMW e um MINI em 5.000 metros quadrados
O Salão do Automóvel de Xangai, no Centro Nacional de Exposições e Convenções, tornou-se o maior salão do automóvel do mundo. Mais de um milhão de visitantes são esperados de 23 de abril a 2 de maio de 2025.
Em quase 5.000 metros quadrados, o BMW Group apresenta os produtos mais recentes das marcas BMW e MINI. Uma instalação de grandes dimensões do sistema completo de exibição e controle BMW Panoramic iDrive é o foco do espaço de exposição. A estrada para a Neue Klasse conduz os visitantes por uma "estrada" que atravessa a exposição.
Na exposição será exibido um BMW 1500, o modelo histórico da Neue Klasse da década de 1960, bem como os veículos visionários BMW Vision Neue Klasse e BMW Vision Neue Klasse X. O BMW Group exibirá um total de 42 veículos em seu maior estande de exposição do mundo.
Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui .
Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:
Instagram (@bmwdobrasil)
Facebook (@BMWBrasil)
Youtube (@BMWTVBrasil)
Twitter (@BMWBrasil)
Tik Tok (@bmwdobrasil)
LinkedIn (@BMWGroupBrasil)
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e também fornece serviços financeiros premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; A empresa possui uma rede de vendas global em mais de 140 países.
Em 2024, o Grupo BMW vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passeio e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no exercício financeiro de 2024 foi de € 11,0 bilhões em receitas de € 142,4 bilhões. Em 31 de dezembro de 2024, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 159.104 colaboradores.
O sucesso econômico do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável. A sustentabilidade é um elemento-chave da estratégia corporativa do BMW Group e abrange todos os produtos, desde uma cadeia de produção adequada até a fase de uso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário