Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 14 de abril de 2025

COLUNA DE AVIAÇÃO // VAMOS VOAR PELO MUNDO // LATAM anuncia nova rota Florianópolis-Lima, com três voos semanais, em dezembro e venda de bilhetes começam nos próximos dias // Azul será a única aérea a operar em Parintins durante o Festival, com voos de hora em hora // Aeroportos da Aena no Brasil ofertam mais de 830 mil assentos no feriadão // SITA e Airportr assinam acordo para revolucionar serviços de entrega de bagagens para passageiros // Nova rota da SKY Airline conecta Buenos Aires a Salvador



Lima é novo destino da LATAM para passageiros da Região Sul com voo direto a partir de Florianópolis (crédito: Christian Vinces)

LATAM anuncia nova rota Florianópolis-Lima, com três voos semanais, em dezembro e venda de bilhetes começam nos próximos dias

São Paulo, 14 de abril de 2025 - A LATAM começa a operar a rota Florianópolis-Lima com três voos semanais a partir de 2 de dezembro deste ano. Nos próximos dias, a companhia inicia a venda dos bilhetes no site em latam.com e demais canais as passagens aéreas para sua segunda rota internacional em Santa Catarina, após a rota bem exigida Florianópolis-Santiago. A LATAM prevê transportar até 43 mil passageiros por ano em sua nova operação entre Brasil e Peru, que já conta com as operações regulares São Paulo-Lima, Rio de Janeiro-Lima, Brasília-Lima, Porto Alegre-Lima e Curitiba-Lima

O voo Lima-Florianópolis será operado três vezes por semana, às terças, sextas e domingos e os voos de retorno segundas, quartas e sábados a bordo de aeronaves da família Airbus A319 (capacidade para 12 passageiros em cabine Premium Economy e 126 em Economy) ou Airbus A320 (capacidade para 168 passageiros em cabine Economy e 8 em Premium Economy) com duração média de 5 horas. Decolará às 23h40 (hora local) de Lima e às 7h10 (hora local) de Florianópolis. Na comparação com uma viagem com conexão no aeroporto de Guarulhos, a nova rota diminuirá em 3 horas o tempo médio de deslocamento entre a capital catarinense e o Peru.



Azul será a única aérea a operar em Parintins durante o Festival, com voos de hora em hora

Ao todo, serão 196 voos e 13 mil assentos extras para um dos maiores espetáculos folclóricos do mundo.

São Paulo, 14 de abril de 2025 – Os bois Caprichoso e Garantido já se preparam para mais uma disputa no bumbódromo do 58º Festival Folclórico de Parintins, que ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho, na ilha localizada a quase 370 km de Manaus (AM). Para atender ao público que deseja participar de um dos maiores espetáculos culturais da Amazônia e do mundo, a Azul – maior Companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas – oferecerá 196 voos extras chegando e partindo da “Ilha da Magia” entre 25 de junho e 1 de julho, totalizando cerca de 13 mil assentos nos voos adicionais da companhia no destino.

Em comparação às operações da companhia no festival do ano passado, houve um crescimento de 28% no número de decolagens, o que representa, em média, praticamente um voo por hora em cada sentido para os três dias de apresentações no destino manauara. As operações serão realizadas com aeronaves ATR e Cessna Grand Caravan, com capacidade para 70 e 9 Clientes, respectivamente.

A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, terá voos dedicados conectando Manaus a Parintins, como reforço à malha entre a capital e a ilha. Além do mais, a operadora oferecerá produtos exclusivos para o evento, repetindo o sucesso do ano passado. Vale destacar, ainda, que a Azul terá incrementos em sua malha para Manaus partindo de Belém (PA), Recife (PE), Viracopos (SP) e Confins (MG).

As passagens para o evento estarão disponíveis nas plataformas de vendas da companhia nos próximos dias.




Aeroportos da Aena no Brasil ofertam mais de 830 mil assentos no feriadão

Somando os 17 aeródromos, mais de cinco mil voos estão previstos para o período entre os dias 17 e 22 de abril

Congonhas, Recife, Maceió, João Pessoa e Campo Grande compõem o ranking dos cinco aeroportos mais movimentados do período

14 de abril de 2025 - Com uma oferta de 830.906 assentos entre os dias 17 e 22 de abril, a Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, se prepara para proporcionar a melhor experiência aos seus passageiros durante o feriadão da Páscoa e de Tiradentes. Entre pousos e decolagens, somando os 17 aeródromos administrados pela concessionária, 5.234 operações estão previstas para o mesmo período.

O Aeroporto de Congonhas se destaca com a maior movimentação prevista: 2.816 voos programados para o período e uma oferta de 448.338 assentos. Na capital paulista, a terça-feira (22) será o dia de maior movimento, com 576 operações. Logo em seguida, vem o Recife, com 1.138 voos previstos e um total de 182.194 assentos ofertados nos seis dias.

Ainda no Nordeste, Maceió se sobressai no quesito de principais destinos para quem quer descansar. O aeroporto alagoano tem prevista uma movimentação de 300 pousos e decolagens, com uma oferta de 52.208 assentos. João Pessoa e Campo Grande completam o ranking dos cinco aeroportos mais movimentados da rede Aena no Brasil durante o feriadão da Páscoa e de Tiradentes, com 32.648 e 27.616 assentos, respectivamente.

“A Semana Santa é um período que costuma mobilizar todo o país e o recesso emendado de Tiradentes vai contribuir ainda mais para isso. Os aeroportos da Aena estão prontos para atender os passageiros da melhor maneira possível, proporcionando uma experiência de viagem completa e contribuindo para o desenvolvimento do turismo nas regiões”, destaca Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil.

É importante ressaltar que a oferta de assentos leva em consideração a ocupação total das aeronaves e pode, ou não, traduzir-se em número de passageiros.

Veja abaixo a previsão de movimentação em cada um dos 17 aeroportos:

Período: 17 a 22 de abril

Congonhas
2.816 voos previstos

448.338 assentos ofertados

Recife
1.138 voos previstos

182.194 assentos ofertados

Maceió
300 voos previstos

52.208 assentos ofertados

João Pessoa
182 voos previstos

32.648 assentos ofertados

Campo Grande
160 voos previstos

27.616 assentos ofertados

Aracaju
144 voos previstos

23.602 assentos ofertados

Uberlândia
160 voos previstos

19.098 assentos ofertados

Santarém

60 voos previstos

9.544 assentos ofertados

Marabá
52 voos previstos

8.630 assentos ofertados

Juazeiro do Norte
46 voos previstos

7.140 assentos ofertados

Montes Claros
68 voos previstos

6.616 assentos ofertados

Carajás
30 voos previstos

4.526 assentos ofertados

Campina Grande
32 voos previstos

3.312 assentos ofertados

Uberaba
24 voos previstos

2.088 assentos ofertados

Altamira
12 voos previstos

2.058 assentos ofertados

Corumbá
6 voos previstos

816 assentos ofertados

Ponta Porã
4 voos previstos

472 assentos ofertados

Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo, responsável pela gestão de 79 aeroportos e dois heliportos em seis países. A companhia também é líder no Brasil, onde administra 17 aeroportos em nove estados, respondendo por 20% da malha aérea nacional e pela operação de Congonhas, o segundo maior em embarques e desembarques.

Em 2024, seus terminais movimentaram mais de 438 milhões de passageiros, sendo 309 milhões na Espanha e 43 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os aeródromos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS) e Corumbá (MS).

Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (12), Jamaica (2) e Colômbia (1).


SITA e Airportr assinam acordo para revolucionar serviços de entrega de bagagens para passageiros

Contrato aperfeiçoará experiência de manuseio de malas dos viajantes, ajudando a reduzir o congestionamento nos balcões de check-in dos aeroportos


Genebra (Suíça) - 14 de abril de 2025 - A SITA, fornecedora líder de soluções de TI para o setor de transporte aéreo, e a Airportr, líder de mercado na Europa em serviços de tecnologia e entrega de bagagens, assinaram um contrato de cinco anos, visando revolucionar a experiência de viagens com malas.

De acordo com o relatório Insights sobre Passageiros de 2024, da SITA, (SITA Passenger IT Insights 2024, em inglês), quase um terço dos passageiros de todo o mundo prefere despachar sua bagagem no início da viagem e recebê-la diretamente em seu destino, com um interesse significativo em ter seus itens retirados em casa ou no hotel.

A colaboração entre a SITA e a Airportr, a qual já possui parcerias com as principais companhias aéreas, como British Airways, easyJet, Lufthansa, Swiss, Austrian, KLM, Edelweiss, Virgin Atlantic, Singapore Airlines e American Airlines, atende diretamente as preferências dos clientes, oferecendo aos viajantes uma experiência de manuseio de bagagens fluida e sem complicações.

Os serviços de entrega da Airportr, aprovados por diversas companhias aéreas e autoridades governamentais, permitem que os passageiros façam o check-in de suas bagagens em suas residências, hotéis ou centros de mobilidade, e que as malas sejam transportadas com segurança até o aeroporto de partida para serem embarcadas nos voos aos destinos finais.

Essa parceria garantirá o rastreamento abrangente de bagagens por meio da integração otimizada dos sistemas de dados de ambas as empresas, além de fornecer visibilidade total de ponta a ponta sobre o status dos itens despachados, aumentando a eficiência de todos os stakeholders em diversas companhias aéreas. 

Ao reduzir a dependência da infraestrutura aeroportuária tradicional em relação à etiquetagem e ao processamento de bagagens, também se reduzirá as filas e o tempo de espera nos balcões de check-in dos aeroportos, permitindo que os viajantes se movimentem livremente sem o ônus de carregar bagagens e, ao mesmo tempo, aliviando as ansiedades relacionadas a malas e pertences mal manuseados.

“Os passageiros se manifestaram: eles querem eliminar o incômodo do manuseio de bagagens. Mais conveniência, menos filas nos balcões de check-in, mais tranquilidade enquanto sua bagagem vai do ponto A ao ponto B, e nós estamos ouvindo. A parceria com a Airportr mostra nosso compromisso em reimaginar essa experiência graças à tecnologia inovadora, ajudando aeroportos e companhias aéreas a otimizar suas operações. Juntos, lideraremos o mercado de serviços de entrega de bagagens e estabeleceremos novos padrões para o setor de viagens”, ressalta Sergio Colella, Presidente da SITA Europa.

Randel Darby, CEO e fundador da Airportr, acrescentou: “Por meio dessa parceria, duas empresas visionárias no setor de viagens estão se unindo para transformar a logística de bagagens com tecnologia, tornando-as mais convenientes, eficientes e centradas em seus clientes. Essa parceria cria uma plataforma poderosa para acelerar a adoção global de serviços de entrega de malas por companhias aéreas, aeroportos e passageiros.”

A SITA dará suporte às operações da Airportr com sua plataforma Flex, baseada em nuvem, e com o serviço Bag Journey, tecnologias-chave que impulsionam a transformação digital no setor. Com check-ins por celular e autoatendimento, a solução Flex reduz a dependência de balcões fixos nos aeroportos, enquanto sua arquitetura de API aberta permite a integração perfeita de serviços de terceiros, como o da Airportr.

O SITA Bag Journey é um banco de dados global que oferece rastreamento de bagagens em tempo real e de ponta a ponta. Suas APIs facilitam a integração com outros aplicativos, garantindo a disponibilidade contínua de informações sobre o status da bagagem, além de dados históricos.

O enriquecimento do SITA Bag Journey com os pontos de dados do Airportr não só aumentará a precisão do rastreamento, mas também fornecerá rastreamento de bagagem de ponta a ponta em locais fora do aeroporto, de forma nativa nos aplicativos das companhias aéreas. Além disso, abrirá oportunidades para a expansão das ofertas de serviços voltados ao setor.


Nova rota da SKY Airline conecta Buenos Aires a Salvador
 

Esta nova rota operará com duas frequências semanais às quartas e domingos, prevendo transportar mais de 2.400 passageiros por mês

 

Com a operação de seu primeiro voo, a SKY Airline inaugurou a rota que liga diretamente as cidades de Buenos Aires e Salvador, com dois voos semanais, fortalecendo assim o turismo e os negócios entre os dois países. Esta nova conexão permitirá que mais de 2.400 passageiros viagem, por mês, confortavelmente entre as duas cidades em menos de cinco horas, reforçando a expansão da companhia aérea na América do Sul.
 

O lançamento foi realizado no Salvador Bahia Airport na área de check-in da Sky Airline, com a presença de Julio Solar, Gerente de Estratégia, Redes e Alianças da SKY, Marcus Campos, Gerente de Marketing e Promoção do Salvador Bahia Airport, Maurício Bacelar, Secretário de Turismo do Estado da Bahia, Gegê Magalhães, Diretor de Turismo de Salvador, e Ana Paula Matos, Vice-Prefeita e Secretária de Cultura e Turismo de Salvador. Os passageiros que chegaram no primeiro voo puderam desfrutar de uma apresentação de capoeira e dança tradicional baiana.

 

Com esta novidade, fortalecemos a posição do Aeroporto de Salvador como hub de conexões na América do Sul, impulsionando o turismo e a integração regional. Uma nova conexão direta entre Buenos Aires e Salvador oferece mais comodidade aos passageiros e abre novas oportunidades para o desenvolvimento econômico e cultural da Bahia”, destacou Marcus Campos, Gerente de Marketing e Promoções Aéreas do Salvador Bahia Airport.
 

Para o secretário de Turismo do estado da Bahia, Maurício Bacellar, esse é “um voo emblemático para a Sky Airline, que aumenta a sua conectividade da América Latina. Pela primeira vez vai voar da Argentina para o Brasil. E escolher ligar Buenos Aires a Salvador demonstra a força do turismo que a Bahia hoje tem na América Latina, o maior mercado emissor de turistas para o Brasil”, completou. 


Com a inauguração desta nova conexão, a SKY aproxima os viajantes baianos de Buenos Aires, uma cidade vibrante que combina história, cultura e entretenimento. Do icônico Pelourinho às praias de Itapuã, a capital baiana oferece uma experiência única. Além disso, o turista pode desfrutar do ritmo do axé, da capoeira, da gastronomia afro-brasileira e do sincretismo religioso que marcam a alma desta cidade, tornando-a um destino imperdível na região.
 

“Nós do Visit Buenos Aires, celebramos que a Sky Airline faça uma nova aposta na conectividade com nosso principal mercado. Já estamos trabalhando junto com a Sky em campanhas que visam aumentar o número de visitantes provenientes do Chile e do Peru, e confiamos que essa nova rota contribuirá para o aumento do número de viajantes vindos da região Nordeste do Brasil.” Valentín Díaz Gilligan, presidente da Visit Buenos Aires e do Ente de Turismo da Cidade.
 

Por sua vez, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também comemorou a inauguração desta rota. “Este voo é mais um resultado da sólida aliança entre Embratur e SKY, que tem contribuído não só para facilitar a chegada de turistas estrangeiros ao Brasil, mas também para diversificar as opções de destino para viajantes internacionais. Os argentinos já são os principais emissores de turistas para o estado da Bahia e também para o Brasil, e queremos ampliar seu acesso à diversidade de experiências que o estado oferece: com praias e muito sol o ano todo, mas também com uma rica oferta cultural, gastronómica, de afroturismo e de turismo de aventura na natureza, como encontram na Chapada Diamantina”, comentou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.