Texto e fotos: Arnaldo Moreira
ASSISTA O VÍDEO SOBRE O KARDIAN NO LINK ABAIXO:
Confesso que acho o Renault Kardian um dos mais bonitos e atraentes SUV's (Sport Utility Vehicles) compacto do segmento B oferecidos no mercado brasileiro por suas linhas modernas, atraentes, e esportivas, pelo conforto e muito boa dirigibilidade e suas linhas esportivas. A Assessoria de Imprensa da Renault ligou-me para testar a versão Evolution de câmbio manual de seis velocidades, a mais em conta (R$ 110.590) das quatro disponibilizadas pela marca: Evolution AT (R$ 121.990), Tecno AT (R$ 134.190) e Première Edition AT (R$ 143.490), todas equipadas com motor TCe 1.0 de 3 cilindros, turbo com 125 cv e 22,4 kg de torque.
Duas características do Kardian, e lembro-me bem de ter percebido isso no teste drive da versão automática, realizada em outubro do ano passado, são o conforto e a dirigibilidade/desempenho.
O espaço interno, é favorecido pela distância entre-eixos de 2,60m (o maior da categoria), que beneficia diretamente o espaço no banco traseiro proporcionando uma boa distância para pernas e os passageiros mesmo de maior estatura sentados não batem com a cabeça no teto.
O interior do Kardian tem nitidamente um bom acabamento. Na frente é justo ressaltar a boa qualidade e o conforto dos bancos ergomêtricos que abraçam o corpo dos seus ocupantes. O conforto do Kardian garante que os passageiros mesmo em viagens mais longas não saem cansados.
Ainda falando em espaço, o do porta-malas é um dos melhores da categoria, com 410 litros. O SUV tem 4,12 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura.
E tem 20,9 cm de vão livre do solo, o mais alto entre os concorrentes, o Pulse e o Nivus, que têm 15,95 cm. São destaque também os ângulos de ataque de 20º e 36º de saída, que definem o tamanho da rampa que o carro é capaz de encarar sem raspar o para-choque no chão e esses ângulos quanto maiores melhor.
![]() |
A tampa do motor tem forração que diminui o ruído do motor dentro do habitáculo |
No quesito dirigibilidade, o Kardian ganha nota 10 graças à integração perfeita do motor TCe desenvolvido pela Daimler (Mercedes-Benz), 1.0 de três cilindros, turbo, que libera 125 cv e gera 22,4 kg de torque e a transmissão de seis velocidades manual de engates suaves e rápidos, que levam o carro de 0 a 100 km/h em 9,9 s Kardian Evolution MT apresenta consumos que podemos considerar bons: abastecido com etanol na cidade faz 8,4 km/l e na estrada 9,7 km/l. Já com gasolina na cidade faz 12,3 km/l e na estrada 14 km/l. Conta com sistema start/stop.
![]() |
Lançamento do Kardian, no Museu do Amanhã |
O Kardian que já vendeu cerca de 14 mil unidades desde seu lançamento no moderníssimo Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em outubro de 2023, tem no designer outro ponto positivo mesclando linhas esculpidas com arredondadas.
A frente em formato de losango é robusta, imponente marcada pela grade feta de vários pequenos losangos com efeito 3D, cujos reflexos são acentuados pela cor preta com acabamento Black Piano na parte de trás, faróis e luzes de direção diurna, assim como as lanternas são full LED.
As laterais fluidas, decoradas com belas rodas de liga leve de 16", na traseira ganharam uma elevação que lembra os esportivos alargadores de para-lamas, que se repetem na frente. A estabilidade do Kardian é muito boa.
O design da traseira não deixa nada a desejar e completa a harmonia do conjunto, ostentando uma grande tampa de mala que favorece a colocação e retirada no porta-malas de 410 l.
Outra preocupação dos criadores do Kardin foi garantir uma ampla gama de itens de segurança ativa e passiva para os passageiros, instalando seis air bags, luz de direção diurna, controle de estabilidade e de tração, controle de pressão de pneus, câmera de ré, sensores de estacionamento, computador de bordo com painel de 7", sistema de entretenimento com painel de 8" sensível ao toque, entre outros equipamentos.
Caracas! Que carrão! Matéria excelente!
ResponderExcluir