Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 13 de abril de 2025

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira

Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira


O legado dos Inconfidentes 



Neste ano, a Semana da Inconfidência ganha um significado ainda mais simbólico ao celebrar os 250 anos da Polícia Militar de Minas Gerais, instituição que carrega em sua origem a história de Tiradentes, que serviu na antiga tropa de Dragões Reais, precursora da atual PMMG, o que confere à instituição um lugar de honra na narrativa da independência brasileira. 


                       Praça Tiradentes

Por isso, serão realizadas homenagens especiais à corporação e atividades que resgatam a presença da PMMG na construção da identidade mineira.


 O por meio do Governo de Minas  ,por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo  e da Fundação de Arte de Ouro Preto( FAOP), realiza, entre os dias 21 e 27 de abril, a Semana da Inconfidência em Conexões 2025, com uma rica programação cultural nas cidades de Ouro Preto, Tiradentes e Ritápolis. A iniciativa tem parceria com as prefeituras locais e patrocínio da CEMIG.



Panteão dos Inconfidentes, no museu da Inconfidência



A Semana da Inconfidência em Conexões 2025 une cultura, história, memória e sentimento cívico. Para o governador Romeu Zema, as diversas atrações culturais e artísticas oferecidas gratuitamente no período reforçam o espírito mineiro influenciado pelo Alferes Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes, mártir da Inconfidência e símbolo maior da luta pela liberdade. 

 

Ouro Preto  


A cidade-símbolo da Inconfidência abre a programação no dia 21 de abril, na Praça Tiradentes, com a cerimônia oficial do Dia de Minas. Em seguida, a exposição "Minas Para Sempre" e a ocupação artística "Passa na praça que a arte te abraça!" trazem música, teatro e performance para o centro histórico de Ouro Preto.

No dia 22 de abril, o projeto "Territórios da Inconfidência" convida a todos para percorrer um roteiro interativo por lugares históricos do movimento da Inconfidência. A caminhada parte do Museu da Inconfidência, e realiza intervenções na Casa dos Contos, na Casa dos Inconfidentes e na Casa de Tomás Antônio Gonzaga, todas em Ouro Preto.



O dia 23 de abril é dedicado às escolas, com oficinas voltadas para a área de patrimônio histórico e contação de histórias. À noite, o evento “Sarau da Inconfidência: Heroínas” presta tributo a mulheres como Hipólita Jacinta, recentemente inscrita no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, além de Bárbara Heliodora e Maria Dorotéia Joaquina de Seixas. O evento ocorre no Museu da Inconfidência, com poesia, música e arte.



A programação se estende até 27 de abril com feira gastronômica, oficinas criativas, a Resenha Cultural da Inconfidência, que reúne diversos artistas de Ouro Preto e da região para apresentações na rua, e o espetáculo de encerramento "Conexão Marília", que celebra a cultura e a liberdade com arte, música e tradição, em atividades realizadas na Praça Antônio Dias e no Largo Marília de Dirceu.

 

Tiradentes 


Estátua de Tiradentes


    Busto de Tiradentes
                         

A cidade de Tiradentes, que leva o nome do herói nacional, realiza a solenidade cívico-militar no dia 21 de abril, com o tradicional hasteamento das bandeiras, desfile da Polícia Militar e homenagem ao Alferes. Em seguida, o Largo das Forras se transforma em palco para apresentações artísticas e concertos durante todo o dia.


                      Largo das Forras

No dia 23 de abril a cozinha mineira ganha destaque com o "Banquete da Inconfidência", um jantar servido gratuitamente ao público em plena Rua Direita, fruto da união dos restaurantes do município, que oferecem à comunidade local e aos turistas variados pratos já consagrados na cidade, com foco na gastronomia mineira.

 

Já entre os dias 25 e 27 de abril, Tiradentes recebe a Feira da Mineiridade, com estandes de produtores locais, oficinas gastronômicas, artesanato e shows. Concertos na Matriz de Santo Antônio, com o som do órgão histórico e um roteiro narrado sobre o barroco mineiro, encerram a semana com emoção e beleza.

Ritápolis  



Berço da família de Tiradentes, Ritápolis participa da programação com atos cívicos e ações culturais que aproximam a comunidade do legado do Alferes.



Oficinas, apresentações de escolas e grupos locais estão previstos dentro da homenagem.


Benjamim Guimarães volta ao “velho chico”



Dia 28 de abril será uma data importante para Pirapora e toda região, está previsto  que embarcação Benjamim Guimarães volte a realizar travessia entre Pirapora e Juazeiro , no grande rio São Francisco , o “velho chico”, como muitos chamam o rio da integração nacional. O barco a vapor é o único do Brasil  a navegar pelo país.


Embarcação histórica construída em 1913, o vapor Benjamim Guimarães deve voltar às águas do rio São Francisco no fim do mês. Após 10 anos de inatividade e uma reforma de R$ 5,8 milhões, o barco que possui capacidade para transportar 140 pessoas, entre tripulantes e passageiros, deve voltar a realizar travessia entre Pirapora, em Minas, e Juazeiro, na Bahia, no dia 28 de abril.


         Em breve voltará no rio
               

      Cabine de comando do Benjamim Guimarães


De acordo com a Empresa Municipal de Turismo de Pirapora (Emutur), a volta do barco ao rio São Francisco ocorre 10 anos após reformas e impasse entre o poder público. A reforma do Benjamim Guimarães foi feita pela Eletrobras.


Inicialmente, os recursos para a restauração seriam custeados pela Prefeitura de Pirapora, via financiamento pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). No entanto, após acordo feito com o Ministério de Minas e Energia, a Eletrobras assumiu os custos do projeto.


A Prefeitura de Pirapora informou que os custos total (reforma mais a fiscalização da obra) serão em torno de R$ 5,8 milhões. 

Quando foi construído, o Benjamim Guimarães era utilizado na navegação do rio Amazonas. Na década de 1920, passou a transportar cargas e passageiros entre Pirapora e Juazeiro no “Velho Chico”. 

A embarcação é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) como patrimônio cultural de Minas.

 

Benjamim Guimarães sendo reformado


Hotel Monte Real no feriado da Páscoa em Águas de Lindóia


Hotel Monte Real, Águas de Lindoia (preços atualizados para 2025)


Localizado na Estância Hidromineral de Águas de Lindóia, a duas horas de São Paulo, o Hotel Monte Real oferece infraestrutura completa para hospedagem durante o feriado da Páscoa, entre os dias 17 e 21 de abril.


HOTEL MONTE REAL ÁGUAS DE LINDÓIA


Com 243 apartamentos distribuídos em três torres, o hotel disponibiliza opções de acomodação para diferentes necessidades, todas equipadas com piso laminado antialérgico, Wi-Fi, ar-condicionado e frigobar. A Torre 1, inaugurada em 1947, preserva características históricas, a Torre 2 oferece estrutura ampla e com acesso à área de lazer, enquanto a Torre 3 oferece varandas privativas. 


Hotel Monte Real - 7º Encontro da Família LPC


No feriado da Páscoa, as diárias incluem três refeições, sendo café da manhã, almoço e jantar, estacionamento coberto e fechado, assim como acesso a atividades recreativas para crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos.


Para o feriadão, a programação conta com diversas atrações como o Cientista Maluco e Momento Animal, Caça ao Coelhinho, Caminhada ao Ar Livre, Coelhinho Sai da Toca, Concurso de Caipirinha, Jantar do Cabelo Maluco, Karaokê Night Show, Manhã do Boteco, Mini Chefinho, Oficina de Brigadeiro, Na Toca do Coelho, Oficina de Bombom para Adultos, Oficina de Máscara de Coelho, Oficina de Velas Aromáticas, Treino Funcional e Trilha dos Doces, além de outras atividades realizadas pela equipe de recreação Favo de Mel.


. HOTEL MONTE REAL RESORT | Hospedagem - Águas de Lindoia - SP - Guia do  Turismo Brasil


Além disso, os hóspedes podem curtir toda a estrutura do hotel, incluindo nove piscinas, sendo seis delas tropicais e três aquecidas e cobertas, hidromassagem, quatro saunas, quadras esportivas e brinquedoteca. 


O restaurante Cristal serve buffet com variedade de pratos e o Pub Inglês oferece ambiente para momentos de descontração com música ao vivo durante a noite.


Localizado em frente à Praça Adhemar de Barros, projetada por Burle Marx, o Hotel Monte Real permite fácil acesso a atrações locais, como lojas de artesanato e passeios de pedalinho no lago.

A cidade faz parte do Circuito das Águas Paulista e é conhecida por suas águas termais com propriedades terapêuticas atestadas desde a década de 1920, quando recebeu a visita da cientista Marie Curie. 


O Monte Real


O Balneário Municipal, com seus banhos medicinais e piscinas de água mineral, é um dos destaques do turismo de bem-estar na região, complementado pela natureza da Serra da Mantiqueira que convida ao relaxamento e bem-estar.


Além disso, quem visitar Águas de Lindóia durante a Páscoa poderá curtir o 3º Festival do Chocolate, que acontece até 21 de abril. O evento oferecerá uma variedade de chocolates artesanais, sobremesas criativas e delícias açucaradas, além de uma feira gastronômica especializada. Com música ao vivo, cenários temáticos perfeitos para fotos e programação para toda a família, o festival transformará a cidade em um verdadeiro paraíso para chocólatras.


Reservas para o feriado de Páscoa no Hotel Monte Real já estão abertas, com período mínimo de três diárias.  informações em: www.montereal.com.br 


Carreta da Família Santa Casa BH comemora um ano com mais de 2 milhões 200 mil atendimentos



A Carreta da Família Santa Casa BH, unidade móvel oncológica 100% SUS, completou um ano de atuação e celebrou a data com um evento especial na cidade de Santa Luzia, durante sua sexta expedição. A cerimônia foi realizada no dia 3 de abril, às 10h, em frente à Prefeitura do município, local onde a carreta ficou instalada e prestou atendimentos à população durante cinco dias.

Estiveram presentes o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima; a presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Kátia Rocha; a gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Sara Oliveira; e o coordenador da Carreta da Família, João Bontempo, além de superintendentes e diretores da Santa Casa BH. 

O evento também contou com a participação de representantes da Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), idealizadora do projeto; da gerente de Marketing dos Supermercados BH, Camila Pereira; do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Gazeto; do prefeito de Santa Luzia, Paulo Bigodinho; e do vice-prefeito, Ilacir Bicalho.



O diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, Dr. Cláudio Dornas; o prefeito de Santa Luzia, Paulo Bigodinho; a presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Kátia Rocha; o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto; e o diretor de Educação e Relações Institucionais da Santa Casa BH, Carlos Renato de Melo Couto.


Durante o evento, o prefeito elogiou a iniciativa e reforçou a importância da unidade móvel de saúde oncológica para o município: “Mais de 330 exames foram oferecidos à população de Santa Luzia, contribuindo para o diagnóstico precoce e fortalecendo nossa rede de cuidado. Estamos muito felizes com essa parceria com a Santa Casa BH, que trouxe para a cidade uma estrutura moderna e eficiente. Sabemos que as filas para exames são um desafio em todo o país, e iniciativas como essa ajudam a agilizar os atendimentos, oferecendo mais acesso e reforçando a importância da prevenção”, disse.


Desde sua inauguração, a Carreta da Família já percorreu oito municípios mineiros, levando rastreamento oncológico, educação em saúde e diagnóstico precoce de câncer de mama, pele e pulmão. Em um ano de atuação, mais de 2,2 mil atendimentos foram realizados em regiões com acesso limitado a serviços especializados. Os municípios são selecionados com base em indicadores de vulnerabilidade social, como o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a dificuldade no acesso à saúde de qualidade.



A unidade é equipada com mamógrafo, aparelho de raio-x e dermatoscópio, e conta com uma equipe altamente qualificada do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, composta por médicos, enfermeiros e técnicos. Além da realização de exames, o projeto também promove a capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde nas cidades visitadas, assegurando a continuidade do cuidado após a passagem da unidade móvel.


“Nossa abordagem vai além dos exames de rastreio. O projeto nos permite conhecer a realidade de cada família atendida e acompanharmos o paciente durante toda sua jornada no ecossistema de saúde, fortalecendo o elo entre os serviços de saúde local”, destaca o coordenador da Carreta, João Bontempo.


Durante o evento, o provedor da Santa Casa BH ressaltou que a Carreta da Família é muito mais do que uma unidade móvel, “ela representa o compromisso inabalável da Santa Casa BH em levar saúde e dignidade às regiões mais distantes. É a extensão da excelência e do cuidado, que são a marca da nossa instituição. Essa iniciativa traduz a nossa bandeira: levar saúde de ponta para todos, de forma humanizada, com qualidade e equidade”, completou.


Um dia de festa para a população - Além da cerimônia oficial, o dia 3 de abril foi marcado por uma programação especial para toda a comunidade. Houve distribuição gratuita de pipoca, atividades recreativas para as crianças e ações de promoção da saúde, com aferição de pressão e glicemia.


Para a moradora de Santa Luzia, Leonora Silveira, a iniciativa é essencial para quem mais precisa. “Estava aguardando uma mamografia há cerca de seis meses. Hoje, graças a essa parceria entre a Santa Casa BH e a prefeitura, vou conseguir fazer o exame. Sou muito grata por essa oportunidade. Muitas pessoas podem estar doentes e não têm recursos para buscar um diagnóstico. Agora vou ter uma resposta e, se for necessário, já serei encaminhada para o tratamento”, comentou. 


Parcerias que fazem a diferença  - A Carreta da Família é uma iniciativa da Santa Casa BH em parceria com a CAPE, com apoio dos Supermercados BH, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e dos Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, que destinaram emendas parlamentares para viabilizar a operação do projeto.



Os municípios atendidos neste primeiro ano de atuação foram: Serro, Santana do Riacho, Alvorada de Minas, Serra Azul de Minas, Gouveia, Presidente Kubitschek, Moeda e, por fim, Santa Luzia – onde foi realizada a comemoração do aniversário da Carreta. 

De acordo com a gerente do Instituto de Oncologia da Santa Casa BH, Sara Oliveira, o projeto seguirá em expansão em 2025.


“Seguimos avançando com novidades. A expectativa é ampliar o alcance da Carreta da Família, levando atendimento a ainda mais cidades. Também estamos fortalecendo o processo de capacitação dos profissionais da Atenção Primária, com melhorias que refletirão diretamente na qualidade do cuidado oferecido à população”, afirmou.



Coluna Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira enviar

Informações para sergio51moreira@bol.com.br @sergiomoreira63




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.