Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 22 de abril de 2025

Hyundai Motor apresenta, na Coreia do Sul, o Novo NEXO FCEV, com design arrojado e tecnologia aprimorada, um marco significativo na mobilidade e no hidrogênio, pode oferecer mais de 700 km de autonomia com uma carga de cinco minutos. Hyundai reafirma sua liderança global em mobilidade a hidrogênio






Assista o vídeo


Seul, abril de 2025
– A Hyundai Motor Company apresentou o “All-New NEXO”, seu novo veículo elétrico movido a célula de combustível (FCEV). O SUV médio de última geração foi revelado no evento de lançamento global no Seoul Mobility Show, na Coreia do Sul, e representa um marco significativo na mobilidade a hidrogênio.

O Novo NEXO oferece flexibilidade, eficiência e segurança em um conjunto que faz dele uma escolha interessante para os primeiros adotantes dos veículos FCEV. Com sua avançada tecnologia de célula de combustível, o NEXO emite zero emissões via escapamento.

A Hyundai planeja oferecer mais de 700 km de autonomia [2] com apenas cinco minutos de carga, sem comprometer a segurança, que continua sendo uma prioridade no desenvolvimento do Novo NEXO. A empresa tem como objetivo alcançar classificações de segurança de ponta, graças à ampla gama de recursos do veículo, trazendo tranquilidade para motoristas e passageiros.

A segunda geração do NEXO reflete a liderança da Hyundai Motor na mobilidade a mobilidade e 27 anos de experiência da marca em tecnologia de células de combustível. Este novo modelo também reforça o compromisso da empresa com uma estratégia planejada de eletrificação de veículos, que inclui não apenas baterias elétricas (BEVs) e híbridas, mas também FCEVs, oferecendo mais opções ao consumidor.

Design externo 'Art of Steel' e conforto interno aprimorado incrementam a atratividade do NEXO

Baseado no conceito INITIUM revelado em outubro de 2024, o Novo NEXO incorpora uma nova linguagem de design ‘Art of Steel’ da Hyundai Motor, ao refletir a força intrínseca e a moldabilidade natural do material. No design do NEXO, a resiliência e as fibras do aço protegem a tensão e a resistência, e resultam em formas que remetem à arte.



O NEXO apresenta um design sofisticado e imponente, com linhas arrojadas e estrutura sólida que cria uma imagem robusta, ao mesmo tempo em que a seção transversal do veículo, em forma de arco, reforça sua resistência. Os padrões de humanos horizontais nas portas enfatizam a durabilidade do veículo, com um design geral adequado aos estilos de vida urbanos e ao ar livre.

O exterior é caracterizado por suas lâmpadas de estilo 'HTWO', que oferecem um conceito de design distinto e específico para os modelos FCEV, mesclando ousadia com refinamento, e um perfeitamente a marca de hidrogênio HTWO do Hyundai Motor Group e sua mensagem 'Hydrogen for Humanity'. As lâmpadas de 4 pontos também garantem que o Novo NEXO seja facilmente reconhecível como um Hyundai, até mesmo à noite.

A nova geração do NEXO estará disponível em seis cores: Creamy White Pearl, Phantom Black Pearl, Amazon Grey Metallic, Ocean Indigo Matte, Ecotronic Grey Pearl e Goyo Copper Pearl. Esta última foi inspirada na natureza e cultura da Coreia, incorporando a essência do 'coreanismo'.

Nomeada a partir da palavra coreana 'Goyo', que significa 'sereno' ou 'tranquilo', essa cor apresenta charme único, que combina a beleza tradicional da Coreia com uma estética moderna, por meio de seu tom profundo e rico. O NEXO tem processo de pintura em três camadas, que criam um efeito multidimensional, onde o cor da carroceria muda dependendo do ângulo da luz e do ambiente ao redor, e reforça a presença distinta do veículo nos locais.

No interior, o veículo oferece ambiente espaçoso e projetado para aumentar o conforto e a conveniência dos passageiros. O espaço interno usa acolchoamento rico e macio com padrões que inspiram no acolhimento e conforto de uma casa. Um display curvo e voltado ao motorista, controles intuitivos e um console central tipo ilha com espaço de armazenamento eram os principais recursos. 

As viseiras digitais dos espelhos laterais integram-se perfeitamente como parte do painel, maximizando a abertura e a praticidade. Este design cria um 'Espaço Mobilado' com um toque de alta tecnologia, e proporciona aos passageiros uma experiência imersiva.


O Novo NEXO é mais longo, largo e alto que seu antecessor, resultando em maior conforto para os passageiros e maior capacidade de porta-malas, com volume máximo de 993 litros [3] . A plataforma recém-implementada na área de bagagem [4] foi projetada para permitir que os usuários os selecionassem e utilizassem livremente acessórios adaptados às suas necessidades.

O interior também possui assentos “Premium Relaxation” na primeira fila [5] , com apoios para as pernas. Estes bancos possuem encostos estreitos que facilitam o aumento do espaço para os joelhos e as pernas dos passageiros da segunda fila, que têm seu conforto ainda mais aprimorado com assentos ventilados [6] , além de um ângulo de reclinação maior em comparação com o NEXO anterior. 

O novo modelo oferece mais espaço para a cabeça e os ombros aos passageiros da segunda fila. As portas traseiras se abrem de forma mais ampla [7] do que no carro da geração anterior, o que facilita a entrada e a saída, e torna o Novo NEXO a escolha ideal para famílias.

Soluções de armazenamento inteligentes estão localizadas em toda a cabine, principalmente no console central, na área do painel e no acabamento das portas, potencializando a praticidade do NEXO e comodidade mais comodidade para os passageiros. A iluminação ambiente, ligada aos alertas de limite de velocidade da estrada, aumenta a experiência premium do veículo, enquanto o teto solar panorâmico eleva a sensação de espaço interno.

Materiais sustentáveis [8] são usados em todo o veículo, incluindo couro bioprocessado, couro PU biológico, tecido PET reciclado, tecido de linho, bioplástico, revestimento bio TPO, biotinta, placas de espuma de PU biológico e resíduos plásticos automotivos reciclados.



Novo sistema de célula de combustível e aprimoramentos do trem de força oferece melhorias de desempenho

O Novo NEXO apresenta avanços inovadores no trem de força. As melhorias estão focadas em sistemas de células de combustível (FC) e sistemas eletrônicos de potência (PE), que foram aprimorados para melhorar a produção de energia e o desempenho.

Um novo sistema de motor complementa esses aprimoramentos e aumenta a potência do sistema PE e a capacidade da bateria. Como resultado, a potência total foi elevada de 135 kW para 190 kW, enquanto a potência da bateria aumentou de 40 kW para 80 kW. 

Essas melhorias são moderadas para um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h mais rápido de 7,8 segundos [9] em comparação com 9,2 segundos do NEXO anterior, o que garante excelente desempenho e capacidade confortável de ultrapassagem.

A pilha de células de combustível de hidrogênio agora entrega potência bruta máxima de 110 kW, um aumento de 16%, enquanto o novo motor elétrico fornece até 150 kW. Também conta com maior operabilidade em baixas temperaturas e aprimoramentos de durabilidade, inclusive na membrana, e uma estrutura de desempenho uniforme das células. 

A função anticongelamento da pilha 'Wake Up' e outras otimizações do sistema melhoram a dirigibilidade em baixas temperaturas e facilitam o comando de partida do carro durante todo o ano.

Além disso, o novo NEXO oferece maior capacidade de armazenamento de combustível sem comprometer o espaço da cabine. A competitividade da autonomia totalmente elétrica (AER, na sigla em inglês) do sistema é garantida por meio de uma maior eficiência de combustível, bem como maior capacidade do tanque de hidrogênio – que agora é de 6,69 kg, superior aos 6,33 kg da geração anterior do NEXO – e maior densidade de armazenamento do hidrogênio.

Melhorias aerodinâmicas, incluindo otimizações na parte inferior da carroceria e não gerenciamento do fluxo de ar, agora reduzem o arrasto e aumentam a eficiência do veículo. 

O controle de ruído, vibração e aspereza (NVH) foi aprimorado por meio de tecnologias como cancelamento de ruído “Active Noise Control-Road” (ANC-R) e pneus com absorção de som, que melhoram o refinamento do veículo - especialmente durante a tração e em estradas irregulares. Para elevar ainda mais a usabilidade, os modelos de concepção europeus do Novo NEXO oferecem capacidade de reboque de até 1.000 kg.

O sistema pioneiro e-Handling do NEXO melhorou ainda mais o desempenho de direção por meio do controle de torque do motor, focado em um avanço no indicado por parte do condutor. Ao ajustar a potência do motor, o sistema otimiza a aderência e aumenta a resposta e a estabilidade da direção.

O Novo NEXO utiliza um Sistema Regenerativo Inteligente (SRS, na sigla em inglês) para aprimorar a conveniência da direção, ajustando automaticamente a frenagem regenerativa com base nos dados de navegação e na distância dos veículos à frente. 

Disponível globalmente, este sistema usa informações seguras [10] de mapa para se adaptar às condições da estrada, como radares de velocidade, curvas e lombadas. Assim, reduz a intervenção do condutor gerenciando automaticamente a desaceleração durante a marcha por inércia, definições com atualizações da distância do veículo.

Recursos inovadores e tecnologias melhorias aprimorando a experiência elétrica a hidrogênio

O Novo NEXO oferece uma vasta gama de funcionalidades focadas no consumidor, concebidas para tornar a experiência de condução elétrica a hidrogênio intuitiva e conveniente. O veículo possui alavancagem de câmbio tipo coluna que proporciona mais conveniência ao motorista e usabilidade do cockpit. A remoção da alavanca de câmbio tradicional permite maior espaço interno e flexibilidade de design, com ampliação do espaço para armazenamento no console central.

O “FCEV Route Planner”, um planejador de rota para veículos a células de combustível [11] , auxilia os motoristas a chegarem aos seus destinos, incluindo nas rotas as estações de carregamento quando os níveis de bateria são baixos. 

O sistema recomenda estações, mostra o nível de combustível nos pontos de passagem e fornece informações em tempo real sobre as estações disponíveis. Também é responsável por ajustar a autonomia máxima com base no uso do ar condicionado e exibir um fluxograma de energia, o status do tanque de hidrogênio e o modo de condução atual.

O ccNC (Connected Car Navigation Cockpit) do NEXO possui tela curva elegante que combina um cluster de informações do motorista de 12,3 polegadas e um monitor de infoentretenimento de mesmo tamanho. O sistema suporta atualizações de software over-the-air (OTA) e oferece reconhecimento de voz IA generativo. 

O infoentretenimento do Novo NEXO tem conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio, juntamente com um sistema de som premium Audio by Bang & Olufsen com até 14 alto-falantes.

A função “AI generativa de reconhecimento de voz” integra recursos avançados de IA em seus recursos de comando de voz. Essa inovação visa aumentar a competitividade do produto, fornecer respostas dinâmicas geradas por IA e entrar automaticamente no modo de conversação para uma interação perfeita. O sistema foi projetado para oferecer uma experiência de usuário única e envolvente.

O head-up display (HUD) projeta informações essenciais do veículo no para-brisa, o que reduz a distração do motorista e aumenta a segurança na condução. Possui uma tela de 12 polegadas que mostra dados de direção esportiva, alertas de segurança traseiros, velocímetro e outras informações relevantes.

Localizado no console central, o sistema de carregamento sem fio duplo [12] permite recarga de alta velocidade para smartphones. Esta tecnologia suporta comunicação NFC para o sistema de acesso sem chave Digital Key 2 e funcionalidade de partida do veículo. 

O sistema possui almofada de silicone integrada ao carregador sem fio, para evitar que o smartphone se mova com o carro em movimento, e inclui um ventilador de resfriamento para evitar superaquecimento. A potência de carregamento USB é de 15W, que fornece carregamento rápido também para muitos dispositivos móveis.

Muito parecido com os BEVs (Battery Electric Vehicles) da Hyundai Motor, o NEXO possui a função Vehicle-to-Load (V2L) [13] que fornece soluções de energia versáteis dentro e fora do veículo. No interior, uma tomada no console central permite que os usuários conectem dispositivos e eletrodomésticos a serem alimentados pela bateria de alta tensão do modelo. 

Da mesma forma, a função V2L externa permite o uso de dispositivos eletrônicos sem a necessidade de um conector ou adaptador V2L separado, oferecendo a opção de plug-in direto.

O Novo NEXO possui um espelho central digital (DCM) que melhora a visibilidade traseira utilizando sistema de câmera-monitor e fornece um campo de visão mais amplo, bem como maior cobertura do assento e visibilidade noturna em comparação com os espelhos ópticos tradicionais. Este sistema garante uma melhor visibilidade traseira, que se mantém graças ao sistema de limpeza que pulveriza fluido dos limpadores diretamente na câmera.

A tecnologia de espelho lateral digital (DSM) [14] está disponível no lugar dos espelhos ópticos tradicionais em alguns mercados, e oferece visão traseira mais ampla e clara. Ele melhora a detecção de ponto cego horizontal, além da visibilidade frontal em condições de chuva e noturna em comparação com os espelhos convencionais. 

As principais funcionalidades incluem expansão da tela ao dar ré, linhas auxiliares de mudança de faixa e integração com o monitor de ponto cego (BVM) para melhorar a visibilidade da mudança de faixa.

A Built-in Cam 2 Plus integrada [15] permite a captura de vídeo de alta qualidade por meio de câmeras frontal e traseira, incluindo recursos de gravação de voz. Aprimorado pelas novas tecnologias e feedback dos clientes, inclui função de detecção de movimento em estacionamento, que pode operar por até quatro dias. O sistema apresenta qualidade de imagem superior com câmera de resolução elevada de pixels, permitindo que os usuários revisem com clareza como gravar.

O conjunto de autenticação via impressão digital no veículo [16] oferece maior conveniência e segurança, integrando a autenticação da impressão digital como parte do sistema de áudio, visual, navegação e telemática (AVNT) de última geração do NEXO. 

Isso permite uma identificação rápida para pagamentos eletrônicos e identificação pessoal, e possibilita que o mecanismo sem chave seja acionado ao utilizar apenas a impressão digital do usuário. Substituir um código PIN por autenticação biométrica também simplifica esse processo.

A Chave Digital 2 permite a entrada e partida do veículo por meio de comunicação sem fio com smartphone, controle remoto de curto alcance e RSPA (Remote Smart Parking Assistance) 2. Os usuários podem registrar e compartilhar a 'chave' com até 15 dispositivos, incluindo Apple Watches, e utilizar chaves de cartões NFC vinculadas a perfis personalizados. Oferece ainda travamento/destravamento passivo da porta e travamento automático quando o motorista sai com uma chave autenticada.

O Sistema de Alerta de Ocupantes Traseiros foi projetado para evitar incidentes de segurança, detectando bebês deixados no veículo. Utiliza sensores de radar para consideração de movimento nos bancos traseiros e fornece avisos sonoros e visuais para notificar o motorista sobre quaisquer ocupantes deixados para trás.

Recursos avançados de segurança e assistência ao motorista proporcionando proteção e tranquilidade

O Novo NEXO foi meticulosamente projetado para alcançar as melhores classificações nos principais programas globais de avaliação de segurança, refletindo o compromisso da Hyundai em oferecer desempenho de segurança acima da média e proteção total para motoristas e passageiros.

O veículo possui estrutura multiesqueleto e até nove airbags [17] para a proteção dos passageiros e do tanque de hidrogênio. Também está equipado com as mais recentes tecnologias do Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) para prevenção de colisões.

É construído com estampagem a quente e materiais de alta resistência para aumentar a rigidez da carroceria, e garantir forte segurança passiva e proteção eficaz do habitáculo dos passageiros. Em colisões, apresenta desempenho de alto nível em todas as regiões da carroceria e foi projetado para absorver e dispersar a energia dos impactos, minimizando a deformação do compartimento dos passageiros.

O uso de aço de ultra resistência de terceira geração melhorou bastante a capacidade do material de ser moldado e adaptado de diferentes formas, em comparação com o aço de primeira geração. 

Os principais aprimoramentos estruturais incluem componentes frontais reforçados, uma área lateral inferior estampada a quente de várias peças, estrutura de reforço frontal aprimorada e uma estrutura múltipla para impactos laterais.

Os recursos ADAS [18] incluem Assistência de Prevenção de Colisão Frontal (FCA) 1.5 / 2.0, Assistência de Manutenção de Faixa (LKA), Assistência de Prevenção de Colisão em Ponto Cego (BCA), Aviso de Saída Segura (SEW), Assistência de Saída Segura (SEA), Assistente Inteligente de Limite de Velocidade (ISLA), Aviso de Fadiga do Motorista (DAW), Visualizador de Ponto Cego (BVM), Farol Alto Adaptativo (HBA), Controle de Velocidade Adaptativo (SCC), Parada de Emergência, Controle de Cruzeiro Inteligente Baseado em Navegação (NSCC), Assistente de Manutenção em Faixa 2 (LFA), Assistência à Condução em Rodovia (HDA), Monitor de Visão Traseira (RVM), Monitor de Visão Lateral (SVM), Assistência de Tráfego Cruzado (RCCA), Aviso de Distância de Estacionamento para a Frente/Lateral/Ré (PDW), Assistência de Estacionamento para a Frente/Lateral/Ré (PDW). (PCA) e Assistência de Estacionamento Inteligente Remoto 2 (RSPA).

O novo filme que mostra os principais atributos do Novo NEXO pode ser visto clicando aqui .

Chegando aos mercados globais ainda este ano, o Novo NEXO da Hyundai Motor é uma prova da liderança da empresa no mercado global de hidrogênio. A Hyundai Motor continua a expandir a infraestrutura FCEV e a fortalecer sua posição no mercado como pioneira em mobilidade a hidrogênio sob a marca HTWO do Hyundai Motor Group e seu compromisso de se tornar um fornecedor de soluções inteligentes em todo o espectro de mobilidade.

Especificações do Novo NEXO:


Dimensões (mm)

Comprimento

4.750

Distância entre eixos

2.790

Largura

1.865

Altura

1.640 (1.673 c/ suporte de teto)

Pneus

225/55R18 (18"), 245/45R19 (19")

Capacidade de carga (l)

1.719 (atrás da 1ª fileira) / 993 (atrás da 2ª fileira)

*Com base na medição SAE

Pilha de células de combustível

110 kW (bruto) / 94 kW (líquido, saída do sistema FC)

Saída do motor

150 kW dianteiro (350 Nm)

Bateria de alta tensão

Potência

80 kW

Energia

2,64 kWh

Tanque de hidrogênio

Volume

162,6 l (54,2 lx 3)

H2 utilizável

Até 6,69 kg

Autonomia alvo

(Padrão do Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coreia)

+ de 700 milhas

(com rodas de 18 polegadas e acabamento GL, modelo doméstico da Coréia)

Economia máxima de combustível projetada

(Padrão do Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coreia)

97,8 km/kg

(com rodas de 18 polegadas e acabamento GL, modelo doméstico da Coréia)

Desempenho de energia

*Números baseados em testes internos; Modelo doméstico da Coreia adequado com rodas de 18 polegadas e acabamento do modelo GL

Velocidade máxima

179 km/h / 111 mph

0 → 100 km/h

7,8 segundos

Núcleos externos

Pérola Branca Cremosa, Pérola Negra Fantasma, Cinza Amazon Metálico, Índigo Oceano Fosco, Pérola Cinza Ecotronic, Pérola Cobre Goyo

Núcleos interiores

Cinza Sereno + Mosi Ivory Dois tons, Azul-petróleo Escuro + Preto Obsidiana Dois tons, Preto Obsidiana Monocromático


*Os valores de consumo de energia não estão finalizados. Por favor, use apenas as estimativas conforme escrito acima. As especificações e recursos do veículo podem variar dependendo do país/região e estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

[1] Disponível apenas em mercados selecionados e depende do acabamento.

2 Números baseados em testes internos; Modelo doméstico da Coreia adequado com rodas de 18 polegadas. Alcance de milhas calculado com base no padrão do Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coreia

3 Baseado no padrão SAE, atrás da 2ª fileira

4 Disponível apenas em mercados selecionados e dependentes do acabamento

5 Disponível apenas em mercados selecionados e dependentes do acabamento

6 Disponível apenas em mercados selecionados e dependentes do acabamento

7 Até 80 graus (70 graus a partir da 1ª geração NEXO)

8 Todos os materiais externos e internos, exceto peças, detalhes e acabamentos específicos.

9 Números baseados em testes internos; Modelo doméstico da Coreia adequado com rodas de 18 polegadas e acabamento do modelo GL

10 As informações de mapa disponíveis podem diferir de acordo com as regiões e mercados

11 Disponível apenas no mercado coreano.

12 Disponível apenas em mercados selecionados e depende do acabamento.

13 Disponível apenas em mercados selecionados e depende do acabamento.

14 Disponível apenas em mercados selecionados e depende do acabamento.

15 Disponível apenas em mercados selecionados e depende do acabamento.

16 Disponível apenas em mercados selecionados e depende do acabamento.

17 Disponível apenas em mercados selecionados e depende do acabamento.

18 A disponibilidade de recursos pode variar de acordo com regiões/mercados e acabamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.