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quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

NEW FIESTA APROVADO COMO CARRO MAIS SEGURO ENTRE TODAS AS CATEGORIAS AVALIADAS PELO CESVI DA ARGENTINA

 Carlos Galmarini, gerente de Imprensa da Ford Argentina,
recebeu os troféus conquistados pelo New Fiesta
A Ford New Fiesta foi eleito o carro mais seguro entre todas as categorias avaliadas pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) da Argentina, conquistando o "Prêmio Carro de Ouro em Segurança 2011". O New Fiesta foi aprovado pelos engenheiros do Cesvi que submeteram o carro a uma bateria de testes num ranking com mais de 150 itens e fatores com importância vital na segurança dos ocupantes do veículo.

O carro conquistou ainda o "Prêmio Carro do Ano", da Argentina, em eleição realizada por jornalistas especializados daquele país, à semelhança do que é feito promovido no Brasil pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto). Principal prêmio do mercado argentino, o título foi conferido pela Associação de Periodistas de La Industria Automotriz (PIA). Entre as razões apontadas na justificativa dos votos estão a inovação do design Kinetic do hatch global e o seu padrão diferenciado de tecnologia, com sistema multimídia Sync, motor Sigma 1.6 de alumínio, sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e assistência de partida em rampa.

O New Fiesta Hatch superou os modelos Renault Fluence, Peugeot 408, Volkswagen Vento, Citroen C3 Picasso e Toyota Corolla. Participaram da votação todos os novos modelos de carros da linha 2011 lançados comercialmente na Argentina entre 1º de novembro de 2010 e 31 de outubro deste ano.

New Fiesta mais seguro no Brasil

Com o New Fiesta Hatch 2012 conta com controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC), recurso avançado de segurança ativa que atua junto com os freios ABS para ajudar o motorista a manter o controle do carro em situações críticas, como pista molhada, frenagem brusca ou manobras de emergência. Alguns condutores se assustam com o barulho do freio ABS parecendo que algo está se quebrando quando pisam fundo no pedal. Esse barulho esquisito é causado pelo óleo do freio circulando na tubulação deslocando esse óleo para as rodas tracionadas, garantindo a frenagem.  

"Numa condição de derrapagem, quando se entra rápido demais numa curva ou em superfícies escorregadias, por exemplo, o controle eletrônico de estabilidade ajuda a corrigir automaticamente os desvios na trajetória do veículo", explica Guilherme Campos, supervisor de Engenharia da Ford. "Ele é útil também em manobras bruscas, ao desviar de um buraco ou animal na estrada, por exemplo, ou quando há mudanças na condição da pista, de seca para molhada ou com cascalho."

As funções do controle eletrônico de estabilidade são controladas por uma central eletrônica, que trabalha conectada com módulos eletrônicos e sensores. A velocidade do veículo, por exemplo, é determinada por sensores instalados em cada uma das rodas. Já os dados de inclinação, aceleração e giro do carro são captados por sensores instalados na carroceria. Outro sensor na coluna de direção informa a posição e movimentação do volante, para reconhecer a trajetória desejada pelo motorista.

O software do sistema de controle eletrônico de estabilidade monitora e compara essas informações em questão de milissegundos. Quando percebe um desvio entre a trajetória desejada e o comportamento do veículo, atua para estabilizá-lo e colocá-lo de volta no curso desejado.

"Essa atuação é feita pela aplicação dos freios em uma ou mais rodas, individualmente, ou mesmo reduzindo o torque do motor. Dessa forma, diminui a velocidade, mantendo o controle e a estabilidade do veículo", continua o especialista.

O controle de tração tem um funcionamento similar ao controle de estabilidade, porém seu objetivo é evitar que as rodas derrapem em uma condição de aceleração, geralmente em baixas velocidades. Em superfícies com pouca aderência – como pista molhada, por exemplo – é comum as rodas patinarem quando se acelera para colocar o veículo em movimento.

"Quando o sistema detecta perda de tração em uma das rodas, ele atua reduzindo temporariamente a potência do motor ou aplicando o freio sobre a roda sem tração para evitar que ela patine", explica Campos.

O motorista fica sabendo quando o sistema está funcionando por meio de uma luz no painel, que se acende toda vez que o ESC ou o controle de tração entram em ação. Esse sistema é um dos itens avaliados pelos organismos internacionais para avaliar o padrão de segurança dos automóveis. A sua disponibilidade no New Fiesta, junto com 7 airbags e o sistema de classificação do ocupante, contribuiu para o carro ser classificado com o nível máximo, "Top Safety Pick", pelo Insurance Institute for Highway Safety, dos Estados Unidos.



Matéria cedida pelo
Assessor de Imprensa da
Ford Brasil, Célio Galvão



É FALSA A NOTÍCIA QUE CORRE NAS REDES SOCIAIS ANUNCIANDO O CANCELAMENTO AUTOMÁTICO DA CARTEIRA DE MOTORISTA VENCIDA

É absolutamente falsa a notícia que percorre há algum tempo as redes sociais - Orkut, Facebook e também via e-mail -  "avisando" que a carteira de motorista só pode ser renovada durante o prazo máximo 30 dias após o vencimento.

De acordo com o texto, após esse período, a carteira seria cancelada automaticamente e o condutor estaria obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira. MENTIRA!

A notícia é desmentida no próprio site do Detran do Rio de Janeiro que a atribui a uma grande confusão causada pela Resolução n° 276 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – de 2008 – que determinava que apenas as carteiras de habilitação antigas, sem foto ou com foto colada, se estivessem vencidas, deveriam ser renovadas ou recadastradas. Caso contrário, os documentos seriam cancelados e seus proprietários teriam que começar o processo de habilitação do zero. Essa resolução que tinha o objetivo de acabar com as carteiras antigas foi revogada pelo Contran, e as PGUs continuaram em vigor.


O DETRAN-RJ também diz que o objetivo dessa Resolução era o de acabar com as carteiras antigas, porém, uma deliberação posterior do próprio Contran, suspendeu os efeitos da Resolução n° 276. Ou seja, as PGUs não foram canceladas.

Dá para desconfiar da veracidade dessas imposições, quando a notícia cita dia 1 de abril como a data de publicação no Diário Oficial da União. Exatamente o Dia da Mentira.

Os motoristas também não devem se preocupar com o plástico que protege o extintor de incêndio do carro. O texto exalta a proibição do extintor estar em embalagem plástica. Mais uma mentira.


BMW VENCEU TRÊS CATEGORIAS DO PRÊMIO ABIAUTO DE MELHORES MOTOS À VENDA NO BRASIL

Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto) também elegeu as melhores motos vendidas no Brasil e a grande vitoriosa foi a BMW Motorrad que  venceu três das quatro categorias das Melhores Motos, em disputa: a "Urbana/Street" a vencedora foi a F800R; "Moto Estradeira", a K 1600 GT (foto acima) e "Melhor Moto 2011 Imprensa Automotiva" foi eleita a BMW S 1000 RR (foto abaixo). Na categoria "Moto Esportiva", a contagem dos votos dos 73 jornalistas filiados à Abiauto, revelou um empate entre a Honda CBR 1000 e a Yamaha YZF-R1.


A eleição do 13º Prêmio Imprensa Automotiva aconteceu em meio a uma tradicional festa que a Abiauto promove desde 1999, e este ano realizada em São Paulo quando também foram eleitos os melhores carros de 2011, que publicamos no Blog.

As vencedoras:
A BMW F 800 R (foto abaixo), motocicleta montada em regime CKD, em Manaus, tem como características, além da esportividade, o conforto dos assentos do piloto e de seu garupa; 

A BMW K 1600 GT foi a grande premiada pelo seu pacote geral que esbanja conforto, segurança, além da máxima agilidade e dinamismo de um motor de seis cilindros;

E a BMW S 1000 RR, equipada com motor de quatro cilindros em linha é um verdadeiro marco entre as esportivas e referência absoluta em termos de potência, dinamismo, segurança e inovação em seu segmento.

A Yamaha YZF-R1 (foto abaixo) tem um motor de 998 cm³ de 182 cv  com um poderoso torque e altos níveis de tração. Possui um sistema D-mode Map que permite ao escolher até três diferentes mapas de injeção. Custa R$ 57.000,00.

Honda CBR 1000RR tem 998 cm³ de capacidade e pistões de maior diâmetro e menor curso (75 x 56,5 mm), um quadro perimetral de dupla trave superior inspirado na RC 211V, que competia na MotoGP. Possui m
otor de quatro tempos, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, injeção eletrônica, potência máxima 171,3 cv a 11.250 rpm Torque máximo 11,7 kgf.m a 8.500 rpm. Custa a partir de R$ 56.000,00.


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ABIAUTO ELEGE OS MELHORES CARROS NACIONAIS E IMPORTADOS DO ANO

Chevrolet Cruze, Ford Fusion Hybrid, Fiat Palio, Audi A 1, Tiguan e Amarok da VW e Citroën C3 foram os vencedores

Pedro Luiz Dias, diretor de Comunicação Social da GM do Brasil, recebe os prêmios das mãos de Célia Murgel, presidente da Abiauto
O Chevrolet Cruze (foto acima), lançado no último mês de setembro no mercado brasileiro, foi eleito "Melhor Carro Nacional" e "Carro Abiauto 2011" pelos 73 jornalistas especializados de todo o Brasil filiados à Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto) que participaram do 13º Prêmio Imprensa Automotiva 2011.

Os jornalistas elegeram ainda o Fiat Palio como o "Melhor Carro Popular", o Tiguan da Volkswagen ficou com o prêmio de Melhor Utilitário Esportivo e ainda da VW, o modelo Amarok levou o prêmio de "Melhor Picape". Na categoria Minivan o Citroën C3 Picasso foi eleita a "Melhor Minivan" do ano. O Ford Fusion Hybrid ganhou como o "Melhor Carro Verde" e o Audi A1 foi escolhido o "Melhor Carro Importado".

Ford Fusion Hybrid
O vice-presidente da General Motors do Brasil, Marcos Munhoz, ressaltou que "estamos orgulhosos com essas vitórias do Cruze, o Chevrolet mais vendido no mundo". O diretor-geral de Marketing e Vendas da Chevrolet/GM Brasil, Ronaldo Znidarsis, lembrou que o Cruze já vendeu mais de 1 milhão de unidades em 76.
As belas linhas do Chevrolet Cruze
O Cruze chegou ao Brasil com uma série de diferenciais em seu segmento. Desde o início de seu projeto, os centros de desenvolvimento em todo o mundo, analisaram minuciosamente as necessidades de cada mercado e as apontaram para que o Cruze pudesse satisfazer aos anseios de consumidores da Europa, China, Estados Unidos, Brasil e de mais de 70 países onde ele é comercializado.

O Chevrolet Cruze estabeleceu novos parâmetros no segmento dos sedãs médios, em vertentes diversas como o design, qualidade e refinamento da construção e o comportamento dinâmico.

O Cruze está disponível em toda rede de concessionárias Chevrolet em duas versões, a LT, que custa a partir de R$ 67.900,00  e a LTZ, topo de linha, à venda a partir de 78.900,00. Ambas estão equipadas com o motor Ecotec6 e transmissões de seis marchas, tanto na versão manual, como na automática.

Detalhes do Cruze:
  • Controles de estabilidade e tração, tela de sete polegadas integrada ao console central, navegador e rodas aro 17;
  • Design moderno e interior Premium, com acabamento de alta qualidade;
  • Espaço para passageiros do banco traseiro entre os melhores da classe;
  • Motor Ecotec6, flexfuel, com coletor de admissão e comando de válvulas continuamente variáveis, tecnologia de ponta e transmissões automática e manual de 6 marchas. Versões disponíveis: LT e LTZ câmbio automático. A transmissão manual está disponível apenas na versão LT;
  • Garantia de três anos, sem limite de quilometragem.



O Audi A 1 "Melhor Carro Importado"

O A1 é o modelo completo em tecnologia e equipamentos de série. Um hatchback, configuração bastante apreciada pelo público no País, tem faróis de xênon plus com luzes diurnas em LED, tecnologia de modelos maiores como o Audi A8, que a montadora traz para a categoria dos compactos Premium pela primeira vez. E não só a iluminação ambiente, das portas e teto usam LED, mas também as luzes de leitura, para os pés e maquiagem.  

Tem 3,95 m de comprimento, o maior da categoria e de largura de 1,74 m e 1,42 de altura e uma distância entre - eixos de 2,47 metros. O motor é 1.4 TFSI de 122 cavalos de potência máxima, com sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. A aceleração de 0 a 100 km/hora é em 8,9 s e a velocidade máxima chega a 203 km/hora. O torque de 200 Nm, disponível continuamente entre 1.500 e 4.000 rpm, proporciona respostas eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.

O A1 é de fato econômico: 15,4 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada. O motor recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.  

A transmissão é de sete velocidades S-Tronic, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem. Por conta da dupla embreagem, as trocas de marchas são feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, justamente porque as marchas ficam pré-engatadas para a troca. O controle pode ser feito pela alavanca de transmissão ou ainda por meio de shift paddles no volante de couro, como nos carros de corrida.  

No quesito de segurança, a carroceria, com alta rigidez torcional, pesa apenas 221 quilos, mas de alto nível de proteção, traz airbags frontais, laterais e cortinas de proteção para a cabeça. Com coeficiente de arrasto de 0,32, o novo Audi A1 está entre os carros mais aerodinâmicos de sua categoria.

A conectividade é outro ponto forte: vem equipado com interface  bluetooth e Audi Music Interface, com opções de conexão e reprodução de celulares e aparelhos portáteis de música (iPod). 

O sistema de navegação é opcional, assim como o teto solar panorâmico Open Sky elétrico, o sistema keyless-go (botão de partida automática sem a chave),  sensor de estacionamento traseiro e piloto automático. 

O sistema surround de áudio Bose de 465 watt, 14 alto-falantes, com tecnologia de fibra ótica LED também está na lista de opcionais. Entre outros equipamentos de série, destaque ainda para as lanternas traseiras com LEDs, sistema de assistência de partida em aclives, ar-condicionado, sensor de chuva e luz, sistema de alarme, computador de bordo, faróis de neblina, entre outros.   

Principais itens de série:

  • Motor: 1.4 litro TFSI
  • Transmissão: S-tronic com 7 velocidades
  • Consumo médio: 18,8 km/litro (15,4 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada)
  • Aceleração 0 a 100 km/h: 8,9 segundos
  • Velocidade máxima: 203 km/h


  • Ar condicionado, 
  • Faróis bi-xênonio, com ajuste automático de altura e luzes diurnas em LEDs
  • Faróis de neblina
  • Volante esportivo em couro, multifuncional e com shift-paddles
  • Audi music Interface
  • Rádio Concert com CD player
  • Tela de configurações de 6,5 polegadas
  • Bluetooth
  • Airbags dianteiros frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro
  • Assistente de partida em aclives
  • ESP/ABS
  • Computador de bordo
  • Rodas aro 16 com pneus 215/45 R 16

JORNALISTA MARCO ANTÔNIO LAGE RECEBE AMANHÃ O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE BELO HORIZONTE


O diretor de Comunicação Corporativa da Fiat-Chrysler para a América Latina, Marco Antônio Lage, receberá, amanhã, quinta-feira, dia 1º, às 20 horas, o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, por iniciativa do presidente da Câmara Municipal da capital mineira, vereador Léo Burguês de Castro, no Palácio Francisco Bicalho..

O Blog do Arnaldo Moreira não podia deixar passar em brancas nuvens essa homenagem prestada ao jornalista Marco Antônio Lage, um profissional dedicado, inteligente e um ser humano de um caráter inabalável, qualidades que reconheci nesse mineiro calmo, prestativo e sensato, logo que o conheci, em 1998, quando era o editor do Caderno de Automóvel do jornal Tribuna da Imprensa, do Rio de Janeiro. Marco Antônio é muito querido entre os jornalistas do setor automotivo.

Marco Antônio nasceu em Ipoema, distrito de Itabira (MG) e comanda uma equipe de 30 profissionais da Fiat, em Minas Gerais e São Paulo, além de coordenar o Comitê Imagem da Fiat, que promove a integração entre as áreas de Publicidade, Marketing e Comunicação Interna.

Entre os vários reconhecimentos, Marco foi eleito “Personalidade do Ano em Comunicação Empresarial” pela ABERJE e recebeu o Prêmio USP de Comunicação Corporativa. Também é conselheiro da Aberje, vice-presidente da Casa Fiat de Cultura e vice-coordenador do Instituto Minas Pela Paz.

Parabéns pela merecida homenagem.




terça-feira, 29 de novembro de 2011

"HOMEM DE GELO" VOLTA À FÓRMULA EM 2012, DEPOIS DE DOIS ANOS CORRENDO EM RALLY

Kimi Räikkönen foi contratado para pilotar a Lotus Renault GP nas duas próximas temporadas


A Lotus Renault GP anunciou que Kimi Räikkönen (na foto de macacão novo), o finlandês que ficou conhecido como "Homem de Gelo", campeão mundial do GP F1, em 2007, e dono de uma invejável carteira de 18 vitórias, 62 pódiuns e 16 pole positions, será o primeiro piloto da equipe nas duas próximas temporadas. 


A contratação coloca em maior risco a permanência de Bruno Senna na equipe na próxima temporada. O herdeiro de Ayrton Senna nas pistas passa a disputar a vaga de segundo piloto com outros três candidatos: Vitaly Petrov, fortemente patrocinado, o alemão Adrian Sutil e Romain Grosjean.


A importância da volta de Räikkönen à Renault está muito clara nas palavras do presidente da Renault, Gérard López: "A decisão do Kimi de voltar à Fórmula 1 conosco é o primeiro passo de vários anúncios que devem nos transformar em um competidor ainda mais sério no futuro. É claro que estamos ansiosos para trabalhar com um campeão mundial. Em nome da nossa equipe, gostaria de dar as boas-vindas ao Kimi em nosso centro de Enstone, que sempre foi conhecido pela abordagem humana dada à Fórmula 1".

Hoje, com 32 anos. Kimi iniciou sua carreira na F1 em 2001 e mostrou-se um piloto arrojado, mas vai ter de realizar um esforço hercúleo para colocar a Lotus Renault nas primeiras posições do grid e no pódium uma vez que a equipe caiu muito de produção depois que o espanhol Fernando Alonso saiu para a Ferrari. Daí para cá a Renault não voltou a ganhar um GP, daí a grande esperança que a Renault deposita do finlandês, decerto na razão direta do valor do contrato.


O Homem de Gelo em plena prova de rally com o carro voando 

Raikkonen, que estará nas pistas do mundo disputando espaço com outros seis campeões mundiais, Alonso, Jenson Button, Lewis Hamilton, Michael Schumacher e o recém bi-campeão Sebastian Vettel, confessou: "Estou muito satisfeito por poder voltar à Fórmula 1 depois de uma pausa de dois anos, e fico feliz que a Lotus Renault GP tenha me oferecido esta oportunidade. Minha recente experiência no Campeonato Mundial de Rali foi útil para a minha carreira como piloto, mas não posso negar o fato que o meu desejo de voltar à F1 acabou se tornando irresistível. Foi fácil voltar à Lotus Renault GP, pois fiquei impressionado com o tamanho da ambição da equipe. Não vejo a hora de começar a fazer a minha parte para alavancar a equipe à primeira posição do grid".


A contrato de Kimi com a Lotus Renault GP afastou a ansiedade que o decano das pistas de F1, Rubens Barrichello, vinha experimentando diante das conversas na Williams em torno de sua dispensa, lugar que Kimi Räikkönen ocuparia. Esse novo desenho poderá resultar na permanência de Barrichello, o que não está decidido ainda. Praticamente sem emprego, Bruno Senna (foto ao lado) poderia ser um candidato à vaga do também paulistano Barrichello, que na atual temporada deixou muito a desejar. 


Nas oito vezes em que ocupou o cookpit da Renault, na temporada encerrada no domingo passado, em Interlagos, Senna conseguiu um honroso nono lugar e marcar dois pontos no campeonato, no GP da Itália. Bruno, no entanto, ainda tem esperança de ficar na Lotus Renault GP.


Bruno Senna correu pela Renault em 2011

domingo, 27 de novembro de 2011

HOJE, DOMINGO, É O ÚLTIMO DIA DO SALÃO DE VEÍCULOS ANTIGO NO ANHEMBI. NÃO PERCA.

 
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Salão Internacional de Veículos Antigos está imperdível!


Confira Alguns Destaques:




BMW - Isetta 600 Limusine

Dos carros de luxo aos populares que fizeram história, o SIVA traz também as Isettas: carros compactos, ultra-econômicos, com porta frontal e que levam até três pessoas. O primeiro carro fabricado em série no Brasil ganhou um “irmão” com quatro lugares, fabricado pela BMW. O modelo BMW-Isetta 600 Limusine, de 1958, tem ainda outro diferencial que é a porta lateral, uma verdadeira raridade no Brasil.


Packard 1950

Entre os carros, raridades como um Packard 1950, um dos últimos modelos desta fabricante de carros de luxo norte-americana



Alfa Romeu Spider 1974

Alfa Romeo Spider 1974, um conversível vermelho de dois lugares, muito bem conservado, exposto no estante da marca.





Jeep Americano GPW 1941

Usado pelo exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, foi projetado para ser jogado de pára-quedas aos militares que lutavam em terra, na Europa.




Ww Fusca Sedan 1300 de 1974


O carro chama atenção pelo cor “verde hippie”, que fez parte de uma edição especial da Volkswagen. Por causa da cor, o carro foi batizado de Fusca Horácio, em homenagem ao personagem da Turma da Mônica.



Visite o evento e reviva os bons tempos perto destes clássicos!!


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Leilão de carros movimenta Salão Internacional de Veículos Antigos 


Será realizado hoje durante o SIVA, um grande leilão de veículos antigos. Para garantir um elevado nível de opções, os carros apresentados no leilão passaram por uma criteriosa avaliação, que foi feita por especialistas e profissionais de leilão.
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Ingressos


Os ingressos disponíveis na
Bilheteria do Anhembi



A bilheteria do evento funcionará a partir do horário de abertura da feira, e se encerrará uma hora antes do seu término. Portanto, programe-se.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.