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sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

NISSAN APOSTA NO BRASIL PARA CRESCER E INVESTE EM NOVA FÁBRICA EM REZENDE

March, um compacto com DNA japonês, já à venda nas revendas da Nissan a partir de R$ 27.790


Com um leque de modelos de carros que vêm ganhando cada dia maior espaço e gosto do mercado brasileiro a Nissan tem metas objetivas para o Brasil nos próximos anos, visando conquistar mais o consumidor e alargar sua fatia no mercado automotivo, que hoje é 6,5% e para 15%, até 2016. Uma delas é abertura de novas concessionárias em todo o Brasil.

Nissan Modelo 70 Phanton, 1938
A marca japonesa que já fabricava carros em 1938 e após a Segunda Guerra Mundial expandiu suas fronteiras aos Estados Unidos, México, Austrália, África do Sul e Taiwan, em 2001, firmou com a francesa Renault uma estratégica aliança comercial e passou a usar a fábrica da marca francesa para produzir uma parte de seus carros, em São José dos Pinhais.

Hoje a Nissan produz os modelos Frontier e Livina – Livina, Grand Livina e X-Gear, na fábrica de São Jos
e dos Pinhais, no Paraná (foto ao lado),  e traz do México o sedã Sentra e as versões hatch e sedã do Tiida. Com construção acertada entre o presidente da Renault/Nissan, Carlos Ghosn e a presidente Dilma de uma nova fábrica em Rezende, no sul Fluminense, que deverá custar à volta de R$ 2,6 bilhões, passará a produzir o March no Brasil, em 2014.


Produzido em vários países, entre eles o México, o March mexicano já está à venda no País, abrindo caminho para a chegada do modelo brasileiro. A Nissan abasteceu as revendas com o modelo, em duas versões 1.0 16 v de 74 cv, airbag duplo, computador de bordo, ar quente, ajuste de altura do banco do motorista, em duas versões de acabamento: 1.0 e 1.0S e o March motor 1.6 16V, à venda desde Novembro, na versão de entrada 1.6S, com 111 cv, a mesma potência das  versões 1.6SV e a 1.6 SR, que têm visual mais esportivo.


A Nissan ressalta que dois aspetos chamam a atenção no March. Um, é o preço:
March 1.0: R$ 27.790;
March 1.0 Pacote Plus: R$ 28.490;
March 1.0 Pacote Conforto: R$ 31.990;
March 1.0S: R$ 33.390;
March 1.6S: R$ 35.890;
March 1.6SV: R$ 37.990 e o
March 1.6SR: R$ 39.990.

E o outro, as revisões programadas periódicas com peças, óleo e mão de obra incluídos:
10 mil km – R$ 149;
20 mil km – R$ 299;
30 mil km – R$ 249;
40 mil km – R$ 499;
50 mil km – R$ 249 e
60 mil km – R$ 299.
 
O carro tem três anos de garantia e dois anos da assistência 24h do Nissan Way Assistance e preços fixos de revisão com mão de obra, que será o mesmo cobrado em todo o País. De acordo com a Nissan, o March é um verdadeiro carro novo fruto da inovadora e versátil Plataforma V, responsável por manter o peso baixo do compacto: entre 925 kg e 938 kg na versão 1.0 e, na 1.6SR, a mais equipada, até 982 kg.

Com menos peso e mais estabilidade, há maior economia de combustível e, menor emissão de poluentes. Como o projeto partiu do zero, não foi uma adaptação, o March pôde ser pensado desde o início, gerando um processo de manufatura mais enxuto, que permitiu a redução de 18% componentes em relação à geração anterior. No painel, por exemplo, são 28 aos invés dos 50 de antes.

O March também é um carro muito seguro, pois foi projetado para absorver as forças de um impacto frontal graças às sofisticadas zonas de deformação, que mantêm a integridade da cabine por conta de uma carroçaria altamente reforçada. A frente do modelo também foi pensada para absorver melhor impactos – pelo friso na estrutura em forma de ”U” – e proteger pedestres em caso de atropelamentos (foto abaixo).


O design expressa uma sensação de condução ágil e confiabilidade absoluta. A frente, por exemplo, tem aparência elegante e passa sofisticação. A camada dupla da grade integrada ao para-choque com grande abertura inferior atende a esses requisitos. As linhas arqueadas das janelas, item marcante da identidade dos March anteriores, foram atualizadas.

As laterais com para-lamas proeminentes dão a impressão de os amortecedores estarem no seu interior. Além da sensação de robustez, esta solução permitiu à engenharia posicionar as caixas das rodas nos extremos da carroceria com o objetivo de ampliar o espaço interno – o March tem mais espaço que o padrão para o segmento –, aumentando ainda a estabilidade e melhorando a dirigibilidade.


Os para-lamas elevados também contribuíram para melhorar a visão do motorista e a cintura baixa permite visibilidade lateral superior para tornar a condução mais fácil e segura. A linha elegante do teto recebeu dois “V”, que lembram a forma de bumerangues, pensados para dar maior robustez ao carro sem comprometer a estrutura e a segurança.

A extremidade traseira do teto foi levemente elevada para ajustar o fluxo de ar para os lados, melhorando a performance aerodinâmica. Além disso, cada elemento do March foi projetado para reduzir a resistência ao ar, dos espelhos retrovisores e ao espóiler. Com estas soluções, a Nissan conseguiu um excelente coeficiente de arrasto: 0,33.

Com ampla visibilidade, por conta do parabrisa amplo, colunas “A” mais finas e espelhos retorvisores maiores, conduzir o March no trânsito diário é mais fácil. Outra facilidade está no raio de giro de 4,5 m, que o torna mais fácil de manobrar do que os dois modelos mais vendidos do segmento, com medidas maiores.

CONFORTO E SEGURANÇA
No interior, o amplo espaço tornou-se realidade em boa parte pelas linhas elevadas do teto – o March mede 1,53 m de altura e 1,66 m na largura. Com este resultado, o time de design quis deixá-lo agradável também no interior, assim, surgiu também a forma ímpar de dupla-bolha do painel, com linhas arqueadas e superfícies curvadas, que amplia o espaço da frente para trás.

Apesar de compacto – 3,78 m de comprimento -, o Nissan March tem espaço suficiente para garantir o conforto de todos os ocupantes. A plataforma V permitiu uma distância entreeixos maior (2,45 m) para este tipo de veículo, que, junto com as rodas deslocadas para as extremidades, não só ampliaram o espaço interno, como também melhoraram o acesso e a saída do carro.

E as pernas também ganharam, pois, mesmo com os bancos dianteiros totalmente recuados, os passageiros de trás não se sentem apertados – o espaço do March é um dos melhores do segmento neste quesito também. Outro item que privilegia o conforto é o Comfort Seat, tecnologia de ponta empregada pela Nissan na confecção dos bancos.


Os dianteiros tiveram os suportes laterais dos encostos aumentados ajudando a aumentar o conforto e manter a posição estável do motorista e passageiro da frente, e foi usado um tecido (foto abaixo) que evita o deslocamento do corpo para frente em frenagens. Esta solução contempla também as extremidades alongadas em 20 mm na parte frontal do assento.


A Nissan optou também por espuma de alta densidade (foto), que mantém a firmeza do corpo sem prejudicar o conforto. O banco do motorista com o ajuste de altura, que pode elevá-lo em 40 mm, item de série desde a versão de entrada e não disponível em muitos concorrentes. 


O painel de instrumentos tem design inteligente, que facilita a leitura do velocímetro e o conta-giros (item de série desde a versão de entrada), e do computador de bordo. Harmoniza-se com o volante tipo esportivo de três raios com ajuste de altura (a partir da versão 1.0S) e com comandos do aquecimento, ar-condicionado e ventilação, de áudio e outros colocados em posição ergonômica e fáceis de operar.


A segurança passiva conta ainda com airbags duplos de série, oferecidos desde a versão de entrada 1.0 (opcional nos concorrentes diretos), e pré-tensionadores dos cintos com limitador de carga, que dão a tensão inicial na hora de um impacto, evitando o deslizamento para frente de forma brusca.

MECÂNICA
O desempenho combina agilidade, refinamento e balanço. A suspensão frontal é independente, tipo McPherson, e a traseira tem eixo de torção, solução adotada pela Nissan em vários modelos de sua linha.
 
motor bicombustível 1 litro (998 cm³) foi desenvolvido pela Renault-Nissan e foi ajustado para se adequar ao desempenho e características do March. Com quatro cilindros em linha e 16 válvulas entrega 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol como com gasolina.


Com relações de marchas adequadas para o tipo de motor e de uso, e peso total reduzido, o March tem saídas ágeis por conta das relações curtas da transmissão. Um bom exemplo está na aceleração de 0 a 100 km/h, feita em 14,48 segundos com gasolina, quase três segundos mais rápido do que a melhor marca dos dois concorrentes diretos, e em 13,79 segundos com etanol, pouco mais de 2 mais ágil que os principais concorrentes.

Na opção 1.6 16V (1.598 cm³), o March desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm e tem torque de 15,1 kgfm @ 4.000 rpm, também com qualquer um dos combustíveis. O March 1.6 16V faz de 0 a 100 km/h em 9,88 segundos (gasolina) e 9,49 segundos (etanol).

O March vem com câmbio manual de seis marchas
Além do citado airbag duplo de série desde o modelo de entrada, outro destaque do March é a direção elétrica progressiva, também disponível em todas as versões (opcional na 1.0) – todos os competidores diretos contam com o sistema hidráulico e sua lista de equipamentos.
 
Encontrado em todos os veículos de passeio da marca no Brasil, o sistema elétrico oferece ao condutor mais leveza no momento das manobras e em baixas velocidades, tornando a direção progressivamente mais pesada com o aumento da velocidade para que a segurança não seja comprometida.

Desde a versão de entrada o March conta com computador de bordo, que agrega funções úteis para ajudar o motorista a dirigir de forma mais econômica. Entre elas estão os consumos instantâneo e médio e a autonomia. 

O computador de bordo também conta com relógio digital, dois odômetros parciais e conta-giros. O quadro de instrumentos, por sinal, tem ótima visibilidade por conta da iluminação branca e dos caracteres e largura maiores (7 mm e 123 mm, respectivamente, no caso do velocímetro).

O DNA da Nissan está também em soluções ‘amigáveis’, como a abertura da tampa do tanque de combustível por meio de uma alavanca no painel entre o volante e a porta esquerda, item disponível desde a versão de entrada 1.0. Ao parar para abastecer o veículo, o condutor não precisa sair do seu lugar ou o mesmo tirar a chave do contato.
 
O March também conta com ajuste de altura da coluna de direção (de série desde a 1.0S e opcional para a 1.0), que ajuda o motorista a encontrar a melhor posição para dirigir em conjunto com o ajuste de altura do assento.


Ao contrário da maior parte dos concorrentes diretos, o Nissan March dispõe também de maçaneta na tampa do porta-malas. Além do conforto, esta solução evita o esforço desnecessário ao se usar apenas a chave do carro a abertura da peça.

reservatório de gasolina para a partida a frio pode ser abastecido sem a abertura do capô, algo que não é comum para modelos do segmento. No March, basta abrir a tampa de proteção do subtanque, localizada na base do para-brisa, girar o botão e destravar com o bocal com a chave – a Nissan também adota esta solução na linha Livina e Tiida.

Para os ‘esquecidos’, o March tem alarme de advertência sonoro que avisa quando a chave ficou no contato e também se as luzes dos faróis permaneceram acesas após desligar o carro, facilidade não encontrada em outros modelos do segmento. 

Uma conveniência que quase nenhum concorrente direto do Nissan March tem é o console longitudinal entre os bancos dianteiros. Indo do fim do painel até pouco depois do freio de estacionamento, a peça comporta três porta-copos (dois na frente e um entre os dois bancos, próximo aos encostos). 

Além destes, o March conta com outros dois porta-copos nas portas dianteiras e 10 espaços para objetos distribuídos pelo veículo, como os existentes perto das alças das maçanetas internas das portas e no compartimento acima do porta-luvas. 

O porta-malas de 265 litros não é dos maiores do segmento, mas num carro pequeno não vamos querer um espaço de bagagens de carro médio, que triplica quando os bancos traseiros são abaixados.







VERSÕES E EQUIPAMENTOS DE SÉRIE1.0
  • Airbags frontais para motorista e passageiro
  • Acelerador eletrônico do motor (drive-by-wire)
  • Ar quente Banco do motorista com regulagem de altura e “Comfort Seat” 
  • Computador de bordo Console central com 3 porta copos e porta objetos 
  • Conta-giros Display digital de quilometragem total e parcial 
  • Para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro 
  • Porta-luvas com tampa 
  • Portas dianteiras com porta objetos e suporte para garrafa 
  • Tampa de combustível com abertura interna 
  • Tomada de 12V integrada ao console central 
  • Grade frontal com acabamento cromado 
  • Retrovisores externos rebatíveis 
  • Rodas de aço de 14″ e pneus 165/70 R14 
  • Alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas
  • Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura (2) 
  • Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura (2) 
  • Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor 
  • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores 
  • Cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos retráteis e central de 2 pontos 
  • Limpador de pára-brisa com 3 velocidades com controle intermitente
  • Preparação para áudio Antena 

1.0S - Todos da versão 1.0 acrescidos de:
  • Ar-condicionado portas 
  • Direção elétrica progressiva 
  • Abertura e fechamento das e porta-malas por controle remoto
  • Desembaçador do vidro traseiro com temporizador 
  • Porta malas com iluminação 
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e na cor da carroceria
  • Travas elétricas das portas e porta-malas 
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos 
  • Volante de três raios com regulagem de altura 
  • Calotas integrais Retrovisores externos na cor da carroceria
  • Revestimento das portas dianteiras em tecido 
  • Alças de teto para o passageiro 
  • Limpador de pára-brisa com nove velocidades com controle intermitente
  • Limpador traseiro com controle intermitente 
  • Travamento automático das portas com o veículo em movimento 



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

FELIPE GIAFFONE VENCEU A ÚLTIMA PROVA DE FÓRMULA TRUCK EM BRASÍLIA E SAGROU-SE TRICAMPEÃO DA MODALIDADE de 2011



A Fórmula Truck ganhou no Brasil um espaço fenomenal no País e quem não acompanhou o resultado final pode conferir abaixo os detalhes da última prova, realizada no Autódromo de Brasília, de que saiu vencedor Felipe Giaffone. O piloto conquistou de forma brilhante o Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck 2011 pela terceira vez, na última prova ocorrida neste domingo. O piloto da RM Volkswagen largou em quinto lugar, fez um início de prova conservador, mas imprimiu um ritmo forte no final, superando Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthians, para assumir a ponta e não mais perde-la.

Um momento aguardado por todos aconteceu quando Geraldo Piquet, da ABF Mercedes-Benz, que correu com uma liminar desportiva após ter sido punido pelo acidente em Curitiba, encostou em Giaffone após uma ótima prova de recuperação, já que havia largado dos boxes. No entanto, Piquet teve um problema mecânico e foi obrigado a abandonar a prova, mas manteve o vice-campeonato Brasileiro. Wellington Cirino, companheiro de Piquet, que havia largada na pole-position, também abandonou com problema na turbina de seu caminhão número 6.


Praticante assíduo de Jui-Jitsu, Giaffone brincou que conseguiu "unificar" os dois títulos do ano, de Campeão Sul-Americano e Brasileiro 2011, e a quarta vitória do ano. A Volkswagen também comemorou o titulo de Marcas, que superou a Mercedes.

O pódio da etapa do Distrito Federal que encerrou a temporada 2011 foi completado por Régis Boéssio, sua melhor colocação na Truck, além de Pedro Muffato, primeiro pódio do ano, Valmir Benavides, terceiro colocado no campeonato Brasileiro, e Fred Marinelli.

Duas gerações de caminhões da Fórmula Truck 
Palavra do Campeão, Felipe Giaffone:
"Eu não cheguei em Brasília pensando que venceria, pois aqui você sempre vem com pé atrás pela pista favorecer os meus concorrentes. Mas felizmente tive um ótimo dia, finalizando o ano da melhor forma, e depois de muita luta consegui vencer. A corrida aqui foi na retaguarda, tentei poupar o caminhão o máximo que pude no começo, e deu certo. Tive uma briga boa com o Roberval e quando vi estava na liderança. Agradeço a equipe que lutou junto comigo o tempo inteiro, e volto para casa super satisfeito com o tricampeonato. Muita gente falou muita besteira desde Curitiba, então, foi uma grande forma de encerrar a temporada"

Final da etapa de Brasília:
1º) 4 - Felipe Giaffone (W, SP), 33 voltas (foto) 
2º) 83 - Regis Boessio (M , SP), a 0.505
3º) 20 - Pedro Muffato (S , PR), a 4.313
4º) 2 - Valmir Benavides (W , SP), a 4.674
5º) 50 - Fred Marinelli (I , PR), a 5.133
6º) 9 - Renato Martins (W , SP), a 8.056
7º) 32 - Luiz Pucci (V , RA), a 8.915
8º) 12 - Zé Maria Reis (S , GO), a 28.328
9º) 88 - Beto Monteiro (I , PE), a 1:17.992
10º) 99 - Luiz Lopes (S , SP), a 1 volta
11º) 1 - Roberval Andrade (S , SP), a 3 voltas
12º) 3 - Geraldo Piquet (M , DF), a 7 voltas
13º) 77 - André Marques (V , SP), a 8 voltas
14º) 73 - Leandro Totti (M , PR), a 11 voltas
15º) 70 - Danilo Dirani (F , SP), a 13 voltas
16º) 7 - Debora Rodrigues (W , SP), a 13 voltas
17º) 14 - João Maistro (V , PR), a 21 voltas
18º) 11 - Diumar Bueno (V , PR), a 22 voltas
19º) 45 - Leandro Reis (S , GO), a 24 voltas
20º) 55 - Paulo Salustiano (I , SP), a 28 voltas
21º) 6 - Wellington Cirino (M , PR), a 29 voltas
22º) 100 - Vignaldo Fizio (M , SP), a 32 voltas


PILOTOS
Felipe Giaffone - 122 pontos
Geraldo Piquet - 89 pontos
Valmir Benavides - 88 pontos
Regis Boessio - 72 pontos
Wellington Cirino - 69 pontos

MARCAS
Volkswagen - 272 pontos
Mercedes-Benz - 243 pontos
Volvo - 108 pontos
Iveco - 98 pontos
Scania - 90 pontos
Ford - 61 pontos 


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

HONDA CONVOCA PROPRIETÁRIOS DE MOTOS GL 1800 PARA RECALL PREVENTIVO DO SISTEMA DE FREIOS


Campanha afeta cerca de 400 motocicletas, começa  
dia 12 e clientes já podem agendar o atendimento 


A Moto Honda da Amazônia Ltda., pautada por seu princípio de respeito aos clientes, convoca os proprietários das motocicletas modelo GL1800 Gold Wing, conforme os chassis da tabela abaixo, a comparecerem a uma concessionária Honda habilitada em motocicletas importadas, a partir de 12 de dezembro, para inspeção e, se necessário, substituição do cilindro mestre secundário do sistema de freio.
Em algumas unidades poderá haver aquecimento excessivo do freio traseiro e restrição parcial do movimento da roda traseira com possibilidade, ainda que remota, de risco de incêndio e/ou queda.   
ANO/MODELO
CHASSI 1HFSC47**
DE
ATÉ
2006
6A500001
6A500094
2007
7A600001
7A600062
2008
8A700001
8A700110
2009
9A800001
9A800092
2010
AA900001
AA900060







O agendamento pode ser realizado no endereço www.honda.com.br/recall/motos ou na Central Exclusiva de Atendimento pelo 0800-701-3432 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h).
Para consultar a relação de concessionárias habilitadas em motocicletas importadas o cliente deve acessarwww.honda.com.br/concessionarias, selecionar “Estado”, “Cidade” e “Segmento”: motocicletas importadas.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PETROBRAS CONTRIBUI PARA REDUÇÃO DO EFEITO ESTUFA E DA POLUIÇÃO AMBIENTAL COM DIESEL S-50, MENOS POLUENTE, PARA CAMINHÕES E ÔNIBUS



A partir de janeiro de 2012, a Petrobras ampliará o fornecimento do Diesel S-50 - diesel com baixo teor de enxofre, inicialmente para mais de 900 postos de todos os estados brasileiros. O combustível, que começou a ser distribuído gradativamente a partir de janeiro de 2009 e será disponibilizado em todo o País para a nova frota de veículos com tecnologia P7, que serão produzidos a partir de 2012. A fase P7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proconve - estabeleceu níveis de emissões veiculares mais baixos, que requerem uma tecnologia mais sofisticada nos motores.

O Diesel S-50 começou a ser distribuído, a partir de janeiro de 2009, para as frotas de ônibus das regiões metropolitanas do estado de São Paulo (Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos), da região metropolitana do Rio de Janeiro, dos municípios de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador. Em maio de 2009, passou a ser comercializado nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife para todos os veículos movidos a diesel.

O Diesel S-50 será vendido inicialmente em mais de 900 postos de serviços Petrobras em todos os estados, permitindo ao caminhoneiro planejar sua viagem abastecendo exclusivamente em postos Petrobras. A companhia também fornecerá o Arla 32, uma solução de ureia utilizada nos novos veículos pesados a diesel para redução de emissões. A Petrobras Distribuidora comercializará o Arla 32 com a marca Flua em sua rede de postos.

A frota de ônibus de Curitiba é abastecida com Diesel S 50 desde 2009
Entre 2005 e 2010, a companhia investiu na melhoria da qualidade dos combustíveis: R$ 32,8 bilhões na modernização do parque de refino, sendo R$ 16,6 bilhões para a produção do Diesel de baixo teor de enxofre. Entre 2011 e 2015, serão R$ 29,2 bilhões na modernização das refinarias, dos quais R$ 21,8 bilhões no programa de qualidade do diesel. A partir de 2013, o teor de enxofre do Diesel S-10 será ainda menor, segundo a Petrobras


Atualmente o Diesel S-50 é produzido nas Refinarias de Paulínia (Replan) e Henrique Lage (Revap), em São Paulo; de Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro (FOTO ACIMA); e Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais. A partir do primeiro trimestre de 2012, também será produzido nas Refinarias de Capuava (Recap), em São Paulo; Landulpho Alves (Rlam), na Bahia; e Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.


O uso do Diesel S-50 nos novos motores resultará na redução de, no mínimo, 80% da emissão de material particulado; e o uso do Arla 32 permitirá reduzir em até 98% a emissão de NOx (óxidos nitrosos), um dos gases de efeito estufa.






sábado, 3 de dezembro de 2011

NOVO FIAT PALIO COLECIONA PRÊMIOS



O novo Fiat Palio acaba de ganhar mais três prêmios. Dois títulos pelo Top Car TV 2011, como “Melhor Carro Nacional até 1.000 cc” e “Melhor Carro Nacional de 1001 até 1.599 cc”, e um pela Abiauto, como “Melhor Popular Imprensa Automotiva 2011”.  


Estes prêmios somam-se aos títulos já conquistados pelo novo Palio logo após o seu lançamento:  “Carro do Ano 2012”, da revista Auto Esporte, e “Melhor Compacto 2012”, da premiação Ten Best, da revista Car and Driver.


O prêmio Top Car TV 2012 também premiou a Fiat com o “Melhor Comercial de TV Varejo”, com a campanha Volte de Fiat, e “Melhor Comercial de TV Produto”, com a campanha do Fiat 500, onde participam os atores Dustin Hoffman e Ricardo Macchi – ambas produzidas pela agência Leo Burnett.


Todas essas premiações reforçam as qualidades do novo Fiat Palio, que cresceu e evoluiu: ele está mais bonito, confortável, seguro e maior.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

NEW FIESTA APROVADO COMO CARRO MAIS SEGURO ENTRE TODAS AS CATEGORIAS AVALIADAS PELO CESVI DA ARGENTINA

 Carlos Galmarini, gerente de Imprensa da Ford Argentina,
recebeu os troféus conquistados pelo New Fiesta
A Ford New Fiesta foi eleito o carro mais seguro entre todas as categorias avaliadas pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) da Argentina, conquistando o "Prêmio Carro de Ouro em Segurança 2011". O New Fiesta foi aprovado pelos engenheiros do Cesvi que submeteram o carro a uma bateria de testes num ranking com mais de 150 itens e fatores com importância vital na segurança dos ocupantes do veículo.

O carro conquistou ainda o "Prêmio Carro do Ano", da Argentina, em eleição realizada por jornalistas especializados daquele país, à semelhança do que é feito promovido no Brasil pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto). Principal prêmio do mercado argentino, o título foi conferido pela Associação de Periodistas de La Industria Automotriz (PIA). Entre as razões apontadas na justificativa dos votos estão a inovação do design Kinetic do hatch global e o seu padrão diferenciado de tecnologia, com sistema multimídia Sync, motor Sigma 1.6 de alumínio, sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e assistência de partida em rampa.

O New Fiesta Hatch superou os modelos Renault Fluence, Peugeot 408, Volkswagen Vento, Citroen C3 Picasso e Toyota Corolla. Participaram da votação todos os novos modelos de carros da linha 2011 lançados comercialmente na Argentina entre 1º de novembro de 2010 e 31 de outubro deste ano.

New Fiesta mais seguro no Brasil

Com o New Fiesta Hatch 2012 conta com controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC), recurso avançado de segurança ativa que atua junto com os freios ABS para ajudar o motorista a manter o controle do carro em situações críticas, como pista molhada, frenagem brusca ou manobras de emergência. Alguns condutores se assustam com o barulho do freio ABS parecendo que algo está se quebrando quando pisam fundo no pedal. Esse barulho esquisito é causado pelo óleo do freio circulando na tubulação deslocando esse óleo para as rodas tracionadas, garantindo a frenagem.  

"Numa condição de derrapagem, quando se entra rápido demais numa curva ou em superfícies escorregadias, por exemplo, o controle eletrônico de estabilidade ajuda a corrigir automaticamente os desvios na trajetória do veículo", explica Guilherme Campos, supervisor de Engenharia da Ford. "Ele é útil também em manobras bruscas, ao desviar de um buraco ou animal na estrada, por exemplo, ou quando há mudanças na condição da pista, de seca para molhada ou com cascalho."

As funções do controle eletrônico de estabilidade são controladas por uma central eletrônica, que trabalha conectada com módulos eletrônicos e sensores. A velocidade do veículo, por exemplo, é determinada por sensores instalados em cada uma das rodas. Já os dados de inclinação, aceleração e giro do carro são captados por sensores instalados na carroceria. Outro sensor na coluna de direção informa a posição e movimentação do volante, para reconhecer a trajetória desejada pelo motorista.

O software do sistema de controle eletrônico de estabilidade monitora e compara essas informações em questão de milissegundos. Quando percebe um desvio entre a trajetória desejada e o comportamento do veículo, atua para estabilizá-lo e colocá-lo de volta no curso desejado.

"Essa atuação é feita pela aplicação dos freios em uma ou mais rodas, individualmente, ou mesmo reduzindo o torque do motor. Dessa forma, diminui a velocidade, mantendo o controle e a estabilidade do veículo", continua o especialista.

O controle de tração tem um funcionamento similar ao controle de estabilidade, porém seu objetivo é evitar que as rodas derrapem em uma condição de aceleração, geralmente em baixas velocidades. Em superfícies com pouca aderência – como pista molhada, por exemplo – é comum as rodas patinarem quando se acelera para colocar o veículo em movimento.

"Quando o sistema detecta perda de tração em uma das rodas, ele atua reduzindo temporariamente a potência do motor ou aplicando o freio sobre a roda sem tração para evitar que ela patine", explica Campos.

O motorista fica sabendo quando o sistema está funcionando por meio de uma luz no painel, que se acende toda vez que o ESC ou o controle de tração entram em ação. Esse sistema é um dos itens avaliados pelos organismos internacionais para avaliar o padrão de segurança dos automóveis. A sua disponibilidade no New Fiesta, junto com 7 airbags e o sistema de classificação do ocupante, contribuiu para o carro ser classificado com o nível máximo, "Top Safety Pick", pelo Insurance Institute for Highway Safety, dos Estados Unidos.



Matéria cedida pelo
Assessor de Imprensa da
Ford Brasil, Célio Galvão



É FALSA A NOTÍCIA QUE CORRE NAS REDES SOCIAIS ANUNCIANDO O CANCELAMENTO AUTOMÁTICO DA CARTEIRA DE MOTORISTA VENCIDA

É absolutamente falsa a notícia que percorre há algum tempo as redes sociais - Orkut, Facebook e também via e-mail -  "avisando" que a carteira de motorista só pode ser renovada durante o prazo máximo 30 dias após o vencimento.

De acordo com o texto, após esse período, a carteira seria cancelada automaticamente e o condutor estaria obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira. MENTIRA!

A notícia é desmentida no próprio site do Detran do Rio de Janeiro que a atribui a uma grande confusão causada pela Resolução n° 276 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – de 2008 – que determinava que apenas as carteiras de habilitação antigas, sem foto ou com foto colada, se estivessem vencidas, deveriam ser renovadas ou recadastradas. Caso contrário, os documentos seriam cancelados e seus proprietários teriam que começar o processo de habilitação do zero. Essa resolução que tinha o objetivo de acabar com as carteiras antigas foi revogada pelo Contran, e as PGUs continuaram em vigor.


O DETRAN-RJ também diz que o objetivo dessa Resolução era o de acabar com as carteiras antigas, porém, uma deliberação posterior do próprio Contran, suspendeu os efeitos da Resolução n° 276. Ou seja, as PGUs não foram canceladas.

Dá para desconfiar da veracidade dessas imposições, quando a notícia cita dia 1 de abril como a data de publicação no Diário Oficial da União. Exatamente o Dia da Mentira.

Os motoristas também não devem se preocupar com o plástico que protege o extintor de incêndio do carro. O texto exalta a proibição do extintor estar em embalagem plástica. Mais uma mentira.


BMW VENCEU TRÊS CATEGORIAS DO PRÊMIO ABIAUTO DE MELHORES MOTOS À VENDA NO BRASIL

Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto) também elegeu as melhores motos vendidas no Brasil e a grande vitoriosa foi a BMW Motorrad que  venceu três das quatro categorias das Melhores Motos, em disputa: a "Urbana/Street" a vencedora foi a F800R; "Moto Estradeira", a K 1600 GT (foto acima) e "Melhor Moto 2011 Imprensa Automotiva" foi eleita a BMW S 1000 RR (foto abaixo). Na categoria "Moto Esportiva", a contagem dos votos dos 73 jornalistas filiados à Abiauto, revelou um empate entre a Honda CBR 1000 e a Yamaha YZF-R1.


A eleição do 13º Prêmio Imprensa Automotiva aconteceu em meio a uma tradicional festa que a Abiauto promove desde 1999, e este ano realizada em São Paulo quando também foram eleitos os melhores carros de 2011, que publicamos no Blog.

As vencedoras:
A BMW F 800 R (foto abaixo), motocicleta montada em regime CKD, em Manaus, tem como características, além da esportividade, o conforto dos assentos do piloto e de seu garupa; 

A BMW K 1600 GT foi a grande premiada pelo seu pacote geral que esbanja conforto, segurança, além da máxima agilidade e dinamismo de um motor de seis cilindros;

E a BMW S 1000 RR, equipada com motor de quatro cilindros em linha é um verdadeiro marco entre as esportivas e referência absoluta em termos de potência, dinamismo, segurança e inovação em seu segmento.

A Yamaha YZF-R1 (foto abaixo) tem um motor de 998 cm³ de 182 cv  com um poderoso torque e altos níveis de tração. Possui um sistema D-mode Map que permite ao escolher até três diferentes mapas de injeção. Custa R$ 57.000,00.

Honda CBR 1000RR tem 998 cm³ de capacidade e pistões de maior diâmetro e menor curso (75 x 56,5 mm), um quadro perimetral de dupla trave superior inspirado na RC 211V, que competia na MotoGP. Possui m
otor de quatro tempos, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, injeção eletrônica, potência máxima 171,3 cv a 11.250 rpm Torque máximo 11,7 kgf.m a 8.500 rpm. Custa a partir de R$ 56.000,00.


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