Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PARA OS LEITORES QUE GOSTAM DE ACOMPANHAR COM MAIS DETALHE E PROFUNDIDADE O CAMPEONATO DE FÓRMULA 1, PUBLICAMOS O TEXTO RECEBIDO DA FÁBRICA DA RENAULT COM INFORMAÇÕES INTERESSANTES SOBRE OS MOTORES DOS CARROS DE MAX WEBBER, SEBASTIEN VETTEL


Dois carros equipados com o motor Renault RS27, fornecido pela Renault Sport F1 – divisão esportiva da Renault na Fórmula 1 – conquistaram duas colocações no pódio do GP da Bélgica, realizado no circuito de Spa-Francorchamps. 

O piloto Sebastian Vettel, da equipe Red Bull Racing-Renault, terminou em segundo lugar, após ter largado em 10º; Kimi Räikkönen, da equipe Lotus-Renault, completou o pódio na terceira posição. Mark Webber, companheiro de equipe de Vettel, terminou em sexto, proporcionando aos motores Renault três colocações na zona de pontuação.



Depois que um acidente na primeira curva exigiu a intervenção do Safety Car, Vettel caiu para o meio do pelotão. Na bandeira verde, ele iniciou uma série de ultrapassagens: Kovalainen, Massa e Webber, antes de, novamente, superar, Massa para se posicionar em quinto. 

Quando o atual campeão do Mundial de Pilotos fez sua primeira e única parada nos boxes, na metade da prova, ele já estava na segunda posição. Este resultado reduz a diferença para 24 pontos em relação ao espanhol Fernando Alonso, que lidera o Campeonato Mundial de Pilotos, com 164 pontos.



Romain Grosjean, companheiro de equipe de Raikkonen, se envolveu no acidente da primeira curva e abandonou a corrida. Porém, na largada, Raikkonen recuperou o segundo lugar e, mesmo tendo sido ultrapassado por Nico Hulkenberg e por Michael Schumacher antes de sua primeira parada nos boxes, conseguiu se manter próximo ao grupo e, em uma ultrapassagem espetacular sobre Schumacher na famosa curva Eau Rouge, conseguiu subir para a terceira posição. Mesmo sobre o ataque de Michael Schumacher, Raikkonen resistiu e garantiu o seu terceiro pódio consecutivo.

A equipe Williams-Renault teve um GP da Bélgica bastante complicado. Pastor Maldonado foi obrigado a abandonar a corrida na 5ª volta, devido a um spoiler dianteiro quebrado. Já o seu companheiro de escuderia, o brasileiro Bruno Senna, fez uma corrida de recuperação, chegando a estar entre os dez primeiros colocados durante uma grande parte da corrida, porém terminou em 12º lugar, após a última parada nos boxes.



Vitaly Petrov e Heikki Kovalainen, ambos da equipe Caterham-Renault, terminaram em 14º e 17º, respectivamente. Kovalainen fez uma excelente largada, ganhando várias posições, porém, duas derrapagens durante a corrida fizeram com que ele perdesse colocações. Entretanto, os dois pilotos da equipe Caterham conseguiram manter um bom ritmo, completando, mais uma vez, um GP.



Após o GP da Bélgica, a equipe Red Bull Racing-Renault ainda se mantém na liderança do Campeonato Mundial de Construtores, com 272 pontos, seguido da McLaren, com 218. Na terceira colocação está a equipe Lotus-Renault, com 207 pontos.

Já a disputa do Campeonato Mundial de Pilotos ficou ainda mais acirrada. Fernando Alonso está na liderança, com 164 pontos, seguido por Vettel (140 pontos), Webber (132 pontos) e Raikkonen (131 pontos).

Rémi Taffin, responsável pelas atividades de pista da Renault Sport F1, dá suas impressões sobre esta etapa: Uma dobradinha no pódio do Grande Prêmio da Bélgica é um sucesso absoluto para qualquer fornecedor de motores, tendo em vista que as restrições impostas aos propulsores nesta corrida são maiores do que em qualquer outro circuito. Boa parte da volta é realizada com potência máxima, as descidas, os aclives, e as intensas pressões exercidas sobre os componentes internos dos motores fazem deste circuito o mais difícil da temporada.

Neste GP, apresentamos novas especificações para todas as nossas equipes parceiras, a fim de maximizar a velocidade máxima e minimizar os problemas de confiabilidade; por isso, de maneira geral, tudo ocorreu conforme o planejado.

Neste sentido, a próxima corrida, que acontecerá no circuito de Monza (Itália) deverá ser promissora, já que utilizaremos configurações de motores bastante semelhantes às de Spa. Trabalharemos nesse curto espaço de tempo entre o GP da Bélgica e o da Itália, para otimizar ao máximo os motores para as longas retas do circuito italiano e trabalharmos em alguns aspectos mais críticos, a fim de ajudar os nossos parceiros a maximizar seus resultados nesta importante parte da temporada.

ATENÇÃO AMANTES DO ANTIGOMOBILISMO DO RIO DE JANEIRO: O ENCONTRO DE CAMPO GRANDE NESTE MÊS DE SETEMBRO SERÁ EXCEPCIONALMENTE, NO DOMINGO, 16.


ATENÇÃO MOTOCICLISTAS QUE DESEJAREM TROCAR SUAS MOTOS USADAS OU COMPRAR UMA DESSAS MÁQUINAS DE DUAS RODAS: A BMW MOTORRAD DO BRASIL ESTÁ OFERECENDO VÁRIOS MODELOS COM FINANCIAMENTOS ESPECIAIS NESTE MÊS DE SETEMBRO, ATÉ DIA 30.



Durante o mês de setembro, a BMW Motorrad Brasil, juntamente com a BMW Serviços Financeiros, oferecerão condições especiais de financiamento e taxas para a compra dos modelos F 800 R, G 650 GS, G 650 GS Sertão, R 12000 GS e R 1200 GS Adventure, além da edição especial R 1200 GS Rallye, recém chegada às concessionárias no país.

As condições especiais são válidas até 30 de setembro de 2012, em todas as concessionárias autorizadas BMW Motorrad Brasil.

Consulte abaixo a condição oferecida para cada modelo:

BMW G 650 GS
Entrada mínima de 50% do valor da motocicleta + saldo em 24 parcelas mensais com taxa 0%a.m. (sem impostos).


BMW G 650 GS Sertão
Entrada mínima de R$ 9.999,00 + saldo em 24 parcelas mensais com taxa 0%a.m. (sem impostos).


BMW F 800 R
Entrada mínima de 50% do valor da motocicleta + saldo em 24 parcelas mensais com taxa 0%a.m. (sem impostos).


BMW R 1200 GS

 e R 1200 GS Adventure


Entrada mínima de 50% do valor da motocicleta + saldo em 18 parcelas mensais com taxa 0%a.m. (sem impostos).

BMW R 1200 GS Rallye
Entrada mínima de 50% do valor da motocicleta + saldo em 24 parcelas mensais com taxa 0%a.m. (sem impostos).

Todas as condições mencionadas são válidas apenas para as motocicletas 0km ano/modelo 12/12 e estão sujeitas à aprovação de crédito.


sábado, 1 de setembro de 2012

FORD TEM EXPOSTO, ATÉ O DIA 5 DE SETEMBRO, NA MAIS IMPORTANTE FEIRA DE TECNOLOGIA E CONSUMO DOS ESTADOS UNIDOS, O MODELO FOCUS ELÉTRICO, CONSIDERADO UM DOS MAIS EFICIENTES DO MERCADO

Lançado, este ano, nos Estados Unidos, o Ford Focus Elétrico está mais sofisticado e completo: conta com um sistema multimídia SYNC/ MyFord Touch, com uma interface inteligente "Smartgauge" que reduz o consumo de energia da bateria, ainda, um dos grandes problemas dos carros elétricos. 


Este modelo está exposto até o próximo dia 5 de setembro, na IFA 2012, a mais importante feira de tecnologia e consumo europeia. A meta da Ford é conseguir uma bateria que garanta consumo baixo e uso prolongado. 
A Ford tem em seu portfólio um carro híbrido de excelente rendimento, o Fusion, que já garante percorrer cerca de 500 km com um consumo de menos de 10 litros de gasolina, que foi testado pelo Blog do Arnaldo Moreira. O Focus Eletric enfrenta no mercado o Toyota Volt, o Nissan Leaf, Renault Fluence,


Uma das funções do sistema é o EcoGuide, que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica usando imagens de borboletas azuis no painel. A sua ideia é inspirada no "Efeito Borboleta" - teoria segundo a qual pequenas ações podem desencadear mudanças significativas no mundo.


O sistema também controla o consumo elétrico dos acessórios e a autonomia do veículo a partir da energia disponível na bateria. Outro recurso do Focus Electric para uma condução mais eficiente é o "Brake Coach", ou orientador de frenagem. O sofisticado sistema de freios regenerativo do Focus Electric recupera até 95% da energia cinética normalmente perdida durante a frenagem. O "Brake Coach" estimula a frenagem gradual para aumentar a quantidade de energia recuperada.


Já o sistema "Energy Coach", ou orientador de energia, avalia a performance geral do motorista com relação ao consumo de energia, mostrada em um gráfico interativo. Ele pode melhorar o seu desempenho evitando velocidades altas e também freadas e acelerações bruscas.


A Ford estreou o Focus, em abril, deste ano, como carro-madrinha na corrida Richmond Raceway, da Nascar. O carro atendeu perfeitamente ao ritmo da corrida com seu motor alimentado por baterias de íon-lítio. 
O veículo elétrico gasta menos do que o carro convencional para percorrer o mesmo trajeto. 


A EQUIPE FORD RACING TRUCKS/TERRITÓRIO MOTORSPORT MAIS UMA VEZ ACUMULA VITÓRIAS NO RALLY DOS SERTÕES DESTE ANO. OS SERTÕES 2013 JÁ SÃO ANSIOSAMENTE ESPERADOS


Carlos Policarpo, Rômulo Seccomandi e Davi Fonseca ocuparam o lugar mais alto do pódio na categoria de Caminhões Leves como vencedores Rally dos Sertões levando a Ford Racing Trucks/Território Motorsport, que participou com três caminhões a mais uma vitória.

Campeões do Rally dos Sertões 2012 na categoria dos Caminhões Leves, também marcaram o melhor tempo entre todos os caminhões que disputaram a prova. A bordo do F4000 Território 4x4, hexacampeão das edições de 2007 a 2012, o trio liderou a prova do início ao fim. 

Para o piloto de Suzano (SP), que pela primeira vez disputou pela categoria dos Caminhões a emoção foi especial: "Tudo foi perfeito para nós, não tivemos problemas, nem penalizações e o Trovão Azul se comportou magnificamente bem, foi veloz e robusto, e passou por todas as especiais sem quebras", ressaltou Policarpo.


Os veteranos e tetracampeões dos Caminhões (2007, 2008, 2009, 2011), o paulista Edu Piano e o cearense Solon Mendes, acompanhados do co-piloto Carlos Sales, chegaram perto do título, após liderarem por quatro etapas, mas terminaram como Vice-Campeões dos Caminhões Pesados, no ano de estreia do novo Cargo 1933 4x4. 

"Completamos o rali com o dever cumprido e estamos muito felizes com o desempenho do caminhão que se mostrou muito competitivo de São Luís a Fortaleza. A equipe está de parabéns e agradecemos aos nossos patrocinadores e parceiros por confiarem no potencial da equipe por mais um ano", agradece Piano.

Felizes mesmo estavam os maranhenses Fábio Cadasso e João Afro, que disputaram pela primeira vez o Rally dos Sertões e contaram com a experiência do goiano João Victor Ribeiro, que nesta edição foi como co-piloto. "Disputar o primeiro Sertões e ficar em terceiro lugar, numa equipe de ponta como é a nossa, foi uma experiência única. Isto nos motiva ainda mais a continuar na categoria e nos preparar para o próximo ano", explica Cadasso que pilotou o F350 4x4.


O segundo maior rali do mundo cruzou cinco estados - Maranhão, Piauí, Tocantins, Pernambuco e Ceará - entre os dias 19 e 28 de agosto. Foram 4.480 quilômetros recheados de adrenalina, velocidade, belas paisagens e muitas emoções divididas entre os 210 competidores que disputaram a prova nas categorias Motos, Carros, Caminhões, Quadriciclos e UTV´s.


Resultado Final Caminhões - Rally dos Sertões 2012

CAMINHÕES LEVES
1°Carlos Policarpo/ Romulo Seccomandi/Davi Fonseca (Ford F4000 4X4)

2º Amable Barrasa/Cesar Botas/Raphael Bettoni (Ford F4000)

3º Fabio Freire/João Afro/João Víctor Ribeiro (Ford F350 4x4)

4º Rafael Martinez Conde/José Papacena Neto/Leandro Oliveira (Ford F4000)


CAMINHÕES PESADOS
1º Guido Salvini/Flávio Bisi/Fernando Chwaigert (Mercedes Ateo 1225)

2º Edu Piano/Solon Mendes/Carlos Sales (Ford Cargo 1933 4x4)

3º André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto (Mercedes Benz Atego) 



PAULO E ANDERSON BERTOLINI FORAM CAMPÕES DA CATEGORIA PRODUCTION T2 E CASSOL E ECKEL TAMBÉM FORAM PREMIADOS. MAIS UMA VEZ, ASSIM, A EQUIPE TROLLER RACING FAZ BONITO NO RALLY DOS SERTÕES



Os Campeões da categoria Production T2, do Rally dos Sertões, os gaúchos de Bento Gonçalves, Paulo César e Anderson Bertolini, pilotando um Troller, comemoraram a merecida vitória após liderarem desde o início do rali. "Dividir o pódio com meu filho no meu primeiro título no Sertões foi indescritível. Adoramos o rali e certamente foi a edição mais difícil que participei. Fechamos com chave de ouro minha 10ª participação na competição e o Troller foi tão valente que quero, agora, comprar um para mim", diz o piloto Paulo César.


A festa da vitória continuou com dupla Marcos Cassol e Luis Felipe Eckel que também dividiram o pódio, com o terceiro lugar. Cassol também comemorou o pódio: "Completar uma edição de 20 anos como esta já é uma vitória. Felipe e eu estamos muito felizes também e foi uma experiência única fazer parte da equipe oficial da Troller e, como já disse, o carro me surpreendeu. Que venha o Sertões 2013", afirma do piloto de Rio Verde, Goiás.

A 20ª edição do Rally dos Sertões percorreu 4.480 quilômetros entre os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Pernambuco e Ceará. Com largada em São Luís, no dia 19, e chegada em Fortaleza, no último dia 28, a competição reuniu 210 competidores nas categorias: Carros Caminhões, Motos, Quadriciclos e UTV´s. 




Resultado final - Rally dos Sertões - PRODUCTION T2
1º Paulo César Bertolini/Anderson Bertolini (Troller)
2º Gláucio Vanderlide/Idali Bosse (Mitsubishi TR4)
3º Marcos Cassol/Felipe Eckel (Troller)
4º Marco Túlio Lana/Leonardo Magalhães (Toyota Hilux SW4)
5º Rodrigo Cardoso/Cristiano Antônio Rocha (Mitsubishi TR4 R)



OS MODELOS VOLKSWAGEN NOVO GOL, FOX E NOVO VOYAGE JÁ CONTAM COM A NOVA GERAÇÃO DO MOTOR 1.0L, O EA111 PRODUZIDO COM O SISTEMA TEC QUE OFERECE MAIS ECONOMIA, MENOS POLUIÇÃO NO AMBIENTE E MELHORIA DE TORQUE EM BAIXAS ROTAÇÕES. LEIA COMO FUNCIONA PARA PODER COMPRAR UM DESSES CARROS BEM INFORMADO

    Fox equipado com motor 1.0l TEC
A Volkswagen passa a equipar o Fox com a nova geração de motores 1.0l, da família EA111. O novo propulsor, que acaba de estrear no Novo Gol e Novo Voyage, traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias de torque em baixas rotações, proporcionando maior conforto ao dirigir, economia de combustível e redução de emissões de CO2, garantindo excelente performance.

O motor TEC foi desenvolvido com base no conceito BlueMotion Technology para o Novo Gol e o Novo Voyage. O bom resultado apoiou a decisão de estendê-lo para outras versões. No Fox, o benefício de economia de combustível chega a até 3%, em relação ao motor 1.0l VHT (conforme norma NBR 7024).

O motor TEC é Total Flex: pode ser abastecido com etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor TEC é de 76 cv (56 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (104 Nm) a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpm.

O motor TEC tem 999 cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro. Este motor está posicionado na dianteira de forma transversal e proporciona um desempenho excelente para o Fox.

Ao nível do mar, o Fox com motor 1.0l TEC necessita de 14,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e registra velocidade máxima de 160 km/h (obtida em quinta marcha) com etanol. Com gasolina, a aceleração até 100 km/h é realizada em 14,7 segundos e a velocidade máxima chega a 158 km/h.
Partida a frio
A evolução do motor 1.0l EA111 foi possível graças a uma série de avanços mecânicos e eletrônicos, a começar pelo sistema de partida a frio. Com o auxílio de um tanque auxiliar (“tanquinho”), o novo sistema proporciona partidas mais rápidas a baixas temperaturas, especialmente quando o tanque principal do veículo está abastecido com etanol.

Uma bomba instalada separadamente do “tanquinho” e isolada acusticamente, pressuriza a gasolina, cuja vazão é controlada por meio de uma válvula eletromagnética de alta precisão. O combustível segue para uma minigaleria, posicionada no coletor de admissão, que conta com quatro bicos de injeção com orifícios calibrados. 

Desta forma, a gasolina é injetada com precisão em cada um dos quatro cilindros, próximo às válvulas de admissão. Toda a estratégia de injeção é controlada pela unidade de comando, que sincroniza a entrada de combustível com os ciclos de funcionamento do motor.

A precisão da válvula eletromagética permite que a ECU comande, conforme necessidade, o sistema auxiliar, também na fase pós-partida. Isso promove ótimo comportamento dinâmico do motor desde a partida, com respostas mais espontâneas aos comandos do acelerador, além de redução de emissões poluentes no início da fase de aquecimento do motor.


Nova ECU
Para gerenciar o perfeito sincronismo da injeção de combustível, o motor TEC utiliza a nova Unidade Eletrônica de Controle (ECU), da mesma geração adotada pela matriz, na Alemanha. 

Uma das principais vantagens dessa nova ECU está na maior capacidade de armazenamento e processamento. Agora o hardware com micro controlador opera com 32 bits e 2 Mbytes de memória.

O software também foi totalmente desenvolvido para a nova geração do motor 1.0l EA111, gerenciando com precisão a injeção de combustível e otimizando a performance do motor em baixas rotações.
Motor 1.0l TEC

Novo coletor de admissão
O coletor foi projetado para atuar em conjunto com um novo perfil do comando de válvulas, com o objetivo de aumentar o fluxo de ar admitido pelos cilindros (“enchimento”) em baixas rotações.

Dessa forma, na faixa entre 1.000 rpm e 3.000 rpm, existe mais torque disponível, proporcionando maior conforto de rodagem, possibilitando a troca de marchas em rotações mais baixas, gerando economia de combustível.

Redução de atrito
O motor TEC também traz melhorias de redução de atrito. Adicionalmente, o novo coletor de admissão, feito de poliamida de alta resistência e baixa rugosidade, garante um fluxo de ar admitido sem restrições. A redução de atrito das peças móveis é obtida por meio dos novos pistões, que contam com superfícies de carbono nas saias.

Os sistemas de acionamento de válvulas e retentores também foram modificados para redução de atrito, com o objetivo de diminuir o consumo de combustível. As molas das válvulas tiveram uma redução na constante elástica, para demandar menos força do trem de válvulas na tarefa de abrir e fechar as válvulas de admissão e escapamento.

Ao mesmo tempo, a massa das molas foi reduzida, garantindo perfeito retorno das válvulas no fechamento das câmaras de combustão. Para completar, novos retentores de válvulas, do eixo comando e da flange traseira do virabrequim, tiveram seu projeto aprimorado, para oferecer menor resistência ao movimento das peças, mantendo a vedação do óleo.

Novos bicos injetores
A formação da mistura ar/combustível e a eficiência da combustão foram melhoradas com novas válvulas injetoras e com os novos bicos injetores spray. Isso permite que a combustão seja mais precisa, utilizando menos combustível e, consequentemente, reduzindo o consumo.

Outro benefício do motor TEC, na fase de combustão, está na adoção de um sistema de ignição com uma bobina por cilindro, montadas diretamente sobre as velas. Como o sistema elimina os cabos de alta voltagem, aumenta-se a energia disponível para a centelha das velas de ignição, melhorando a estabilidade da combustão e a eficiência no aproveitamento do combustível.




UMA FÁBRICA PRODUZIR 350 MILHÕES DE VEÍCULOS É UM FEITO FANTÁSTICO. A FORD CHEGOU A ESSE NÚMERO COM UM FORD FOCUS

Célio Galvão, assessor de Imprensa da Ford Brasil divulgou o anúncio da companhia que revela a produção total de 350 milhões de veículos em sua história, o mesmo que ter um carro saindo da linha de montagem a cada 10 segundos durante 109 anos. 

Esse resultado histórico na indústria automotiva foi comemorado com um Focus: o automóvel mais vendido do mundo nos cincos primeiros meses de 2012. 

Esse momento da Ford é marcado pela expansão da sua linha global, com carros inovadores e eficientes no consumo de combustível. 


A empresa tem um plano agressivo de crescimento sustentável em todo o mundo, incluindo a América do Sul, onde está lançando este ano três veículos globais: o Novo EcoSport, a Nova Ranger e o Novo Fusion. 

A ordem de grandeza de 350 milhões de veículos é impressionante. Se fossem enfileirados, dariam para cobrir a distância de ida e volta à Lua - duas vezes.



Célio Galvão é
Assessor de Imprensa da 
Ford do Brasil

O AUDI A1 SPORT, UM COMPACTO PREMIUM, SIMPÁTICO, BONITO, NERVOSO, ECONÔMICO, DE 2 PORTAS, CUSTA, COM 185 CV, R$ 109 MIL, MAS O DE 122 CV, 94.900


A Audi apresenta ao mercado brasileiro a versão mais esportiva do compacto Premium A1: o novo Audi A1 Sport. Modelo mais completo em tecnologia e equipamentos de série de sua categoria, o hatchback mais “envenenado” tem como principal destaque o motor 1.4 TFSI de 185 cv de potência, que custa R$ 109.900, Já a versão Attraction, com 122 cv, é um pouco mais barata, R$ 94.900.


Bastante econômico, o carro apresenta consumo médio combinado de 16,9 km/l de combustível (13,3 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada). A taxa de emissão de CO2 combinada (cidade/estrada) é de 139 g/km. 

O
 propulsor apresenta um sistema inédito de sobrealimentação duplo e em sequência: um compressor Roots (acionado por correia) seguido de uma turbina acionada pelos gases do escapamento. 

Graças a este sistema, o carro fica mais “esperto” em uma acelerada forte, como no caso de uma ultrapassagem na estrada, pois o compressor Roots elimina, por exemplo, o momento de retardo da turbina em uma situação que exige mais do motor. O sistema, que já equipa alguns modelos Audi na Europa, é inédito entre todos os carros vendidos no Brasil.

Com este propulsor 1.4 TFSI (com 1.390 cm3 e 4 cilindros em linha), que gera potência máxima de 185 cv a 6.200 rpm, a aceleração de 0 a 100km/h é feita em apenas 6,9 segundos e a máxima é de 227 km/h. O torque máximo é de 250 Nm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm, proporcionando respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.

Além disso, o motor do Audi A1 usa tecnologia inteligente que recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.

O Audi A1 Sport é equipado com tração dianteira e câmbio S tronic de 7 velocidades, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem, que combina o conforto de uma transmissão automática à eficiência de uma manual. 


Por conta da dupla embreagem, as trocas de marchas são feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, justamente porque as marchas ficam pré-engatadas para a troca. 

O controle pode ser feito pela alavanca de câmbio com acabamento em couro ou ainda por meio de shift paddles no volante multifuncional em couro, como nos carros de corrida.


Graças à potência maior, na versão esportiva do A1 a suspensão e o sistema de freios passaram por uma adequação ao motor mais forte. Para garantir mais segurança e melhor dirigibilidade ao compacto esportivo, o modelo vem ainda equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que inclui um bloqueio eletrônico do diferencial (EDS). 

O sistema de vetorização de torque é outro complemento que melhora a dirigibilidade, principalmente nas curvas: se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape, redistribuindo o torque.

Design e interior


O acabamento interno e externo do novo Audi A1 Sport ganhou detalhes esportivos para expressar a maior potência de motor do veículo. De série, as rodas são de 17 polegadas (com pneus 215/40), o arco da pintura na cor do veículo, os retrovisores externos eletricamente ajustáveis e com capa na cor do veículo, faróis bi-xenônio (com luzes diurnas em LED) e lanternas traseiras também com LEDs, além de luz de neblina traseira.


A Audi oferece ainda faróis com ajuste automático de altura e um par de eficientes faróis de neblina. Para maior conforto dos ocupantes, o pára-brisa possui faixa cinza de bloqueio solar e os vidros laterais e traseiro vêm com isolante térmico.

Como opcional avulso, a Audi oferece teto solar elétrico panorâmico Open Sky e arco do teto com pintura contrastante ( com quatro opções de cores: Preto Brilhante, Cinza Daytona, Prata Gelo e Branco Amalfi). Para a pintura externa, são seis opções de cores. São elas: Prata Gelo, Branco Amalfi, Azul Scuba, Vermelho Misano, Azul Esfera e Preto Fantasma.


O Audi A1 Sport tem dimensões especialmente desenvolvidas de acordo com a atual realidade urbana. O modelo tem 3.954 mm de comprimento, o maior da categoria. Com largura de 1.740mm e altura de 1.416 mm, oferece conforto e comodidade aos quatro ocupantes, graças à distância entre-eixos de 2.469 mm. O peso total é de 1.265 kg. O compartimento de bagagem mais baixo facilita o carregamento e descarregamento e comporta 270 litros.

O veículo vem ainda de série com pacote de luzes com LEDs, coluna de direção ajustável, computador de bordo com marcador de temperatura, ar-condicionado e Easy entry – que permite que o banco dianteiro seja deslocado o máximo para frente para facilitar o acesso dos ocupantes do banco de trás.


O acabamento interno da versão esportiva inclui bancos esportivos, com apoio de braço mais largo, e ajuste dianteiro de altura. O banco traseiro é bi-partido e o acabamento interno em preto brilhante, assim como o teto moldado em tecido preto, em que uma pessoa a partir de 1,78 m toca a cabeça.

Em termos de segurança, o novo Audi A1 Sport é completo: vem equipado, de série, com air bag dianteiro frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro; cinto de segurança com sensor de afivelamento; sensor de luz e de chuva; e espelho retrovisor interno com função anti-ofuscamento automático. Como opcional, o Pacote Conforto oferece ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro e controle de cruzeiro.


Os sistemas de entretenimento e a conectividade são pontos fortes do novo Audi A1 Sport, que vem equipado com interface Bluetooth e Audi Music Interface, com opções de conexão e reprodução de celulares e aparelhos portáteis de música (iPod), além de alto-falantes e Rádio Concert. 

No pacote opcional Conforto Plus, além dos itens do pacote Conforto, o modelo vem com Keyless-Go (tecla de partida automática sem chave), Rádio MMI (Multi Midia Interface), sistema de navegação, com tela de 6,5 polegadas, e sistema de som Bose.


Cilindros4 em linha
Cilindrada1390 cm³
Potência122 cavalos
Torque200 Nm
CâmbioS-tronic 7 vel.
Traçãodianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h8.9 segundos
Velocidade máxima203 km/h
Consumo na cidade15.4 km/L*
Consumo na estrada21.7 km/L*
Consumo combinado18.8 km/L*
Peso1200 kg
Comprimento3954 mm
Largura1740 mm
Altura1416 mm
Entre eixos2469 mm
Capacidade do tanque de combustível45 L
Capacidade do porta-malas270 L
*Os valores indicados foram determinados de acordo com os procedimentos de medição recomendados (Diretriz EG 715/2007 e EWG 80/1268 na versão atualmente em vigor) e devem ser utilizados meramente para fins de referência.


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CARLOS CÔRTES, COORDENADOR DE VENDAS CORPORATIVAS E VEÍCULOS USADOS DA BMW, ASSUME NO PRÓXIMO MÊS DE SETEMBRO A GERÊNCIA DE VENDAS E MARKETING DA BMW i



São Paulo, 30 de agosto de 2012 - Presente no BMW Group desde 2008, o brasileiro Carlos Côrtes (31) deu início a sua atuação na matriz BMW AG, passando desde então pelas áreas de Planejamento Estratégico, Gestão de Grandes Contas, Vendas Diretas, até chegar à sua última função no Brasil como Coordenador de Vendas Corporativas e Veículos Usados.

Bacharel na Universidade Federal do Paraná e graduado em Administração Internacional de Empresas pela Hochschule Osnabrück (Alemanha), Côrtes assume a partir de setembro de 2012 a função de Gerente de Vendas e Marketing da sub-marca BMW i na BMW do Brasil, sendo responsável pela estratégia de lançamento e penetração da marca de veículos elétricos em território nacional.


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.