Lançado, este ano, nos Estados Unidos, o Ford Focus Elétrico está mais sofisticado e completo: conta com um sistema multimídia SYNC/ MyFord Touch, com uma interface inteligente "Smartgauge" que reduz o consumo de energia da bateria, ainda, um dos grandes problemas dos carros elétricos.
Este modelo está exposto até o próximo dia 5 de setembro, na IFA 2012, a mais importante feira de tecnologia e consumo europeia. A meta da Ford é conseguir uma bateria que garanta consumo baixo e uso prolongado.
A Ford tem em seu portfólio um carro híbrido de excelente rendimento, o Fusion, que já garante percorrer cerca de 500 km com um consumo de menos de 10 litros de gasolina, que foi testado pelo Blog do Arnaldo Moreira. O Focus Eletric enfrenta no mercado o Toyota Volt, o Nissan Leaf, Renault Fluence,
Uma das funções do sistema é o EcoGuide, que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica usando imagens de borboletas azuis no painel. A sua ideia é inspirada no "Efeito Borboleta" - teoria segundo a qual pequenas ações podem desencadear mudanças significativas no mundo.
O sistema também controla o consumo elétrico dos acessórios e a autonomia do veículo a partir da energia disponível na bateria. Outro recurso do Focus Electric para uma condução mais eficiente é o "Brake Coach", ou orientador de frenagem. O sofisticado sistema de freios regenerativo do Focus Electric recupera até 95% da energia cinética normalmente perdida durante a frenagem. O "Brake Coach" estimula a frenagem gradual para aumentar a quantidade de energia recuperada.
Já o sistema "Energy Coach", ou orientador de energia, avalia a performance geral do motorista com relação ao consumo de energia, mostrada em um gráfico interativo. Ele pode melhorar o seu desempenho evitando velocidades altas e também freadas e acelerações bruscas.
A Ford estreou o Focus, em abril, deste ano, como carro-madrinha na corrida Richmond Raceway, da Nascar. O carro atendeu perfeitamente ao ritmo da corrida com seu motor alimentado por baterias de íon-lítio. O veículo elétrico gasta menos do que o carro convencional para percorrer o mesmo trajeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário