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quinta-feira, 28 de novembro de 2013

GM GARANTE - AMANHÃ, SEXTA-FEIRA, DIA 29/11 - DESCONTOS DE R$ 3.000, R$ 5.000 E R$ 10.000 NA COMPRA DE MODELOS CHEVROLET NOVOS. É A BLACK FRIDAY AUTOMOTIVA BRASILEIRA. OS DESCONTOS ESTÃO EM ANÚNCIOS DAS PÁGINAS DOS PRINCIPAIS JORNAIS DO BRASIL E DEVEM SER ENTREGUES NA CONCESSIONÁRIA PELO CLIENTE NA HORA DA COMPRA. A PROMOÇÃO É VÁLIDA TAMBÉM PELA INTERNET. VEJA O VÍDEO. O PREÇO DO CRUZE QUE CUSTA R$ 73.190 CAI PARA R$ 68.190.

O Cruze terá desconto de R$ 5.000,00
São Caetano do Sul – A Chevrolet participa, pelo segundo ano consecutivo no mercado brasileiro, da ação de varejo “Black Friday”, batizada como a “Campanha mais valiosa do mundo”.

A campanha tem uma iniciativa inédita, ou seja, por meio de anúncios publicados nos principais jornais brasileiros - somente nesta sexta-feira (29/11/2013) -, os clientes ganharão descontos na compra dos veículos da marca Chevrolet. 


Estes anúncios tem diferentes formatos: páginas inteiras, meias páginas, classificados, dentre outros, com descontos explicitados em valores que variam entre R$ 10.000,00, R$ 5.000,00 e R$ 3.000,00.

Para transformar os anúncios em descontos válidos para a compra de um Chevrolet, basta que o recorte do jornal seja entregue em uma concessionária da marca no ato da compra do veículo, seguindo as recomendações descritas na peça publicitária. 

O promoção leva o preço do Onix para R$ 41.890,00.

O cliente também pode obter o desconto comparecendo a uma concessionária ou fazendo a reserva do veículo desejado por meio do site da "Black Friday Chevrolet".




A "Black Friday" da Chevrolet prevê desconto de R$ 3.000,00, no preço público sugerido, do modelo Onix equipado com motor Econo.Flex 1.4 litro, na versão LTZ, ano/modelo 2013-2014 (pacote R7P), que passará de R$ 44.890,00 para R$ 41.890,00. 

Já o desconto de R$ 5.000,00 será válido para o modelo Cruze sedã, versão LT, ano/modelo 2013-2014 (pacote R7D), cujo preço de lista é de R$ 73.190,00 e passará na promoção, para R$ 68.190,00. 


Por sua vez, o Trailblazer, ano/modelo 2013-2014 (pacote R6A), equipado com motor diesel, com o desconto de R$ 10.000,00, passará do preço de lista, de R$ 162.800,00, para R$ 152.890,00.



"Com a frota totalmente renovada e 11 novos modelos, a Chevrolet aposta na inovação também na hora de comunicar os benefícios aos seus consumidores. Esta campanha, além de ajudar a realizar o sonho de quem quer um Chevrolet zero, está alinhada com o DNA da marca" diz Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet / General Motors do Brasil.


Uma das preocupações foi garantir que os anúncios não pudessem ser reproduzidos. “Para isso, adotamos técnicas utilizadas em cédulas de dinheiro, cheques e ingressos de shows para imprimir os anúncios”, diz o diretor de criação da Salles Chemistri, Antônio Corrêa. 

Para explicar essa tecnologia, foi criado um vídeo publicado nas redes sociais da marca – veja no link anexado: 


Na internet, banners com o mesmo conceito colocam o internauta a um click do site da Black Friday da Chevrolet: 


onde é possível conhecer mais detalhes a respeito da promoção. 

Nesse site, o cliente poderá encontrar outros modelos com descontos, fazer a reserva do veículo de sua escolha, imprimir um voucher e ir a uma concessionária para concretizar a compra. 

São ofertas limitadas (por chassi) e específicas por concessionárias. A campanha do Black Friday da Chevrolet foi desenvolvida pela Sales Chemistri. 

Na parte relativa aos descontos nas plataformas digitais toda a produção contou com a parceria da AG2 Publicis Modem.

Para completar a campanha, um comercial com o apresentador Rodrigo Faro, garoto-propaganda da marca, será veiculado em rede nacional, nas principais emissoras brasileiras de televisão. 

O filme é mais um convite para que o consumidor conheça a promoção que concederá os descontos na compra dos veículos Chevrolet. 

"É uma comunicação que inova na mídia impressa, tem como base as plataformas digitais e o uso da força nacional da televisão brasileira. Uma campanha do tamanho da Chevrolet", diz o COO&Chief Criative Officer da Salles Chemistri, Hugo Rodrigues.

MITSUBISHI INICIA A VENDA DE SUA PICAPE L200 MODELO 2014, QUE VEM COM UMA SÉRIE DE MODIFICAÇÕES, MAIS ECONÔMICA E COM MOTOR DIESEL MAIS POTENTE. O PREÇO FICA ENTRE R$ 76.990 E R$ 126.990. AS INFORMAÇÕES DETALHADAS ESTÃO NA MATÉRIA ENVIADA PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA MARCA.


A nova L200 Triton 2014, que chega às concessionárias de todo o País com novidades com elementos exclusivos em todos os modelos e está disponível em nove versões: L200 Triton HPE (diesel MT/AT e flex), L200 Triton Savana, L200 Triton GLS, L200 Triton GLX, L200 Triton GL, L200 Triton HLS e L200 Triton 2.4 GL. 

A Mitsubishi L200 Triton traz em seu DNA a verdadeira vocação off-road e uma história de mais de 20 anos de desenvolvimento e aprimoramento. 


Na Mitsubishi Cup, o maior campeonato de rali cross-country do País, a L200 Triton tem papel de destaque e é utilizada nas situações mais extremas pelos pilotos.

"As competições sempre foram nosso grande laboratório. Só no Rally dos Sertões, a maior prova off-road do País, a L200 Triton acumula seis títulos, dos 10 que a Mitsubishi tem. 
Além disso, somos o carro oficial dos dois maiores ralis do planeta, o Rally Dakar e o próprio Sertões, onde a L200 Triton é responsável pelo levantamento do roteiro da competição, passando no mesmo percurso dos competidores por diversas vezes. Isso só prova toda a força e resistência dessa picape, capaz de enfrentar os mais desafiadores caminhos", garante Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.


Tradição, evolução e pioneirismo
A L200 tem uma longa história de inovação e pioneirismo no Brasil. Chegou ao País em 1992, se tornando a primeira picape 4x4 cabine dupla a fazer parte da vida dos brasileiros. 

Com o passar dos anos, passou a ser produzida em Catalão (GO) e novos modelos foram incorporados, sempre com a evolução como ponto principal.


Das clássicas L200 e L200 GLS, que fizeram muito sucesso na década de 90, até a chegada da L200 Savana e L200 Sport, em 2004, muito trabalho de desenvolvimento para tornar essa uma das melhores picapes do Brasil. 

Ao longo dos anos, novos modelos foram surgindo, como a L200 Outdoor, grande referência no mercado brasileiro.

Em 2012, a linha L200 Triton ganhou cinco novos modelos, consolidando o amplo desenvolvimento e preocupação da Mitsubishi Motors em oferecer produtos de qualidade e prontos para qualquer desafio. 

Afinal, são 30 anos de história e mais de 250.000 cabines duplas vendidas no Brasil.


Nova tecnologia, novo conjunto
Na linha 2014, a L200 Triton recebe o novo Power Train, com câmbio automático decinco marchas com Sports Mode, que deixa as trocas ainda mais suaves, proporcionando economia de combustível e menor nível de ruído. 

O motor diesel 3.2L passa a ter 180 cv e 38 kgf.m, fazendo com que essa picape tenha uma ótima relação peso/potência, com 10,8 kg/CV. 

A L200 Triton tem agora 15 combinações de marcha, já que o veículo conta com tração 4x4 com reduzida.


"Fizemos um trabalho intensivo nesse Power Train. A relação do diferencial está alongada, o que deixa todo o conjunto silencioso e econômico. A primeira e segunda marchas estão mais curtas e garantem maior aceleração e agilidade na arrancada. A curva de torque está mais plana, o que otimiza o uso do motor e oferece durabilidade e economia", explica Reinaldo Muratori, diretor de engenharia e planejamento da Mitsubishi Motors.

As novidades também estão no exterior. A L200 Triton HPE ganha um design ainda mais sofisticado na parte dianteira, com nova grade, para choque e faróis de neblina. 

As rodas de liga leve 16" possuem desenho Open Line e os retrovisores têm rebatimento elétricoe sinalizadores em led que aumentam a segurança. 

O tanque de combustível está 20% maior e agora tem capacidade para 90 litros, dando muito mais autonomia nas grandes viagens.


Os bancos ganham um novo design, que privilegia a ergonomia, garantindo conforto para o motorista e passageiros, principalmente em longas viagens e trechos fora de estrada. 

Com maior retenção, os assentos tornam-se mais envolventes e são revestidos em material Premium Leather com dupla costura e espuma de alta densidade.

Conforto e praticidade
O interior traz elementos e equipamentos indispensáveis para quem não abre mão da praticidade e sofisticação. 

A L200 Triton HPE vem com os novos bancos em couro, kit multimídia Power Touch com GPS, rádio, CD, DVD, Bluetooth, além de ar-condicionado automático, direção hidráulica, piloto automático e comandos de áudio integrado ao volante. 


Ao todo, 16 porta objetos e 11 luzes de cortesia completam o conjunto, dando mais praticidade para o motorista e passageiros.

A L200 Triton é equipada também com keyless para abertura e fechamento das portas, botão one touch para acionamento dos vidros elétricos, travamento central das portas,temporizador para luzes de cortesia, travamento automático das portas por velocidade.

Na parte externa, a L200 Triton é projetada para um melhor aproveitamento aerodinâmico e o coeficiente de atrito é de apenas 0,47, o que resulta em mais performance, economia de combustível e menor ruído dentro do veículo.


A tampa traseira tem brake light integrado, as maçanetas são cromadas e o engate traseiro é removível com tomada elétrica. Para facilitar o uso em todas as situações, o raio de giro é excelente, com 5,9 metros.

Elementos exclusivos - SDS, Full Displacement e LSD Hybrid
O conjunto de suspensão tem o exclusivo sistema SDS (Sport Dynamic Suspension), que reduz o movimento da carroceria e deixa o veículo ainda mais estável, tanto no asfalto como no uso off-road. 


A nova calibragem da suspensão proporciona o mesmo nível de conforto e segurança com o carro vazio ou carregado com mais de uma tonelada, até em pisos irregulares.

Os exclusivos amortecedores Full Displacement permitem uma resposta dinâmica mais rápida, sem hesitações, proporcionando estabilidade e agilidade, e aumentando o conforto em todas as situações.

O conjunto de rodas/pneus não tende a se projetar com velocidade em buracos e depressões. 


O resultado é o conforto e a segurança ainda maior para o motorista e passageiros, sem contar com a facilidade para vencer obstáculos ou mesmo trafegar nas mais severas condições.

Os veículos contam também com o LSD Hybrid no diferencial traseiro, que permite a transposição de obstáculos severos, já que transfere automaticamente a tração para a roda que necessita de mais força.


Autonomia comprovada
Para comprovar a eficiência do novo Power Train, aliado ao tanque de combustível com maior capacidade, a Mitsubishi Motors, com auditoria da KPMG, realizou um teste inédito: uma viagem de São Paulo até Brasília, mas sem paradas para reabastecimento, e mais de 1.000 km de autonomia.

Ao volante, ninguém menos que Ingo Hoffmann, 12 vezes vencedor da Stock Car e campeão brasileiro de rali a bordo de uma L200 Triton.


"Conheço essa picape há muito tempo. Foi com ela que iniciei nas provas de rali. A L200 Triton é fantástica, não só nas provas off-road, mas também em grandes viagens, como essa que fizemos. 

Foi muito bom poder fazer parte dessa aventura e, o melhor, sem precisar parar no posto para abastecer", enaltece Hoffmann.

Força e tração
A L200 Triton HPE 2014 está disponível com duas opções de motores: flex e diesel. O novo motor diesel tem 3.2 L DID-H, 16 válvulas, DOHC com injeção eletrônica direta Common-Rail, corrente de comando, turbo intercooler frontal, resultando em eficiência, baixos índices de vibração e ruído, além de menor emissão de poluentes. 


A potência é de 180 cv a 3.500 rpm e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm. A versão a diesel tem dois tipos de transmissão, automática ou manual.

A versão flex é equipada com o motor mais potente da categoria: 3.5L V6 MPI, 24 válvulas, SOHC, desenvolvendo potência de 205 cv a 5.000 rpm e torque de 33,5 kgf.m a 3.500 rpm com etanol e 200 cv a 5.000 rpm e torque de 31,5 kgf.m a 3.500 rpm com gasolina. 

Graças a tecnologia brasileira, o motor flex foi projetado para funcionar com ambos os combustíveis em qualquer proporção.


Mitsubishi L200 Triton Savana
A L200 Triton Savana vem com a aventura como item de série. Essa picape é sucesso por onde passa, graças ao visual arrojado, inovador e componentes exclusivos.

A carroceria é reforçada em seis pontos e garante ainda mais segurança e versatilidade. Equipado como novo Power Train diesel da linha L200 Triton, a L200 Triton Savana conta com snorkel, que permite atravessar trechos alagados com até 800 mm de profundidade, rack de teto, ideal para o transporte de grandes objetos sobre a cabine, prancha, que auxilia em situações extremas de baixa aderência, e duas caixas para acessórios na caçamba.


Para enfrentar o barro e a lama, vem com pneus Scorpion Mud 255/70 R16 e rodas em aço, que reforçam o visual off-road dessa picape.

Na parte externa, detalhes em duas cores conferem ao veículo uma aparência ainda mais moderna.

Agressivo por fora e confortável por dentro. A L200 Triton Savana transporta até cinco passageiros e vem equipada com kit multimídia Power Touch, ar-condicionado automático, vidros, retrovisores e travas elétricas.


Os bancos recebem uma capa em neoprene e o tapete de borracha deixa o interior ainda mais elaborado, versátil e funcional.

Linha L200 Triton
Além da L200 Triton HPE e L200 Triton Savana, a Mitsubishi oferece uma linha completa de cabines dupla.

A L200 Triton GLS, L200 Triton GLX e a L200 Triton GL (exclusiva para frotistas), são veículos para quem procura confiabilidade, custo benefício e praticidade para o dia a dia, já que a caçamba tem maior capacidade de carga.


Para quem procura um veículo robusto, mas não faz uso da tração 4x4, a L200 Triton HLSé o carro ideal. 

Com o mesmo DNA da linha L200 Triton, tem motor 2.4 Flex, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, SOHC, injeção eletrônica multiponto sequencial que desenvolve uma potência de 142 cv a 5000 rpm e torque de 22 kgf.m a 4000 rpm (etanol).

Todas as versões são equipadas com ar-condicionado, retrovisores com ajuste elétrico, tanque de 90 litros e a nova grade frontal, que reforça o design exclusivo e visual robusto dessas cabines duplas.


Na linha 2014, todos os modelos diesel recebem o novo Power Train, que deixa a L200 Triton ainda mais completa e pronta para todos os desafios. Os veículos têm três anos de garantia.

Tecnologia e eficiência
Em todas as versões 4x4 da linha L200 Triton 2014, o sistema de tração é o Easy Select 4WD, que permite a opção de três modos distintos de atuação: 4x2 - somente tração traseira, recomendado para uso urbano/rodovias e se traduz em economia de combustível e menor nível de ruído, 4x4 - tração nas quatro rodas, ideal para pistas de baixa aderência, como terra, areia, cascalho, lama etc., e a 4x4 com reduzida - indicada para uso em situações em que se faz necessária força total, como a transposição de obstáculos, tarefa facilitada pelo diferencial traseiro de escorregamento limitado LSD Hybrid (com exceção das versões GLX 3.2 M/T e GL 3.2 M/T), que transfere automaticamente a tração para a roda que necessita de força.


A suspensão dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora.

Suas dimensões são ideais para todos os tipos de uso. A L200 Triton HPE tem 5.115 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.780 mm de altura e entre eixos de 3.000 mm. 


A aptidão para o off-road também está refletida nos ângulos de entrada (39º) e saída (29º), além da altura livre do solo com 220 mm.

A caçamba é um item indispensável para quem usa o carro no trabalho ou lazer. Somada ao espaço interno, traz muita funcionalidade, já que é adequada para levar diversos tipos de materiais e, ao mesmo tempo, a família.

Toda a linha L200 Triton 2014 é equipada com pacote antirruído, que inclui dupla vedação das portas e forrações internas, garantindo baixo nível de ruído na cabine. Os estribos laterais facilitam o acesso ao veículo e reforçam o DNA da marca.


Segurança
A grande preocupação da Mitsubishi Motors com a segurança está presente em toda a linha L200 Triton. 

O chassi projetado para incrementar a resistência à flexão e à torção, torna esta picape um veículo muito seguro para qualquer situação. 

A cabine conta com o sistema RISE de deformação programada, em caso de colisão, coluna de direção, pedal e o espelho retrovisor interno colapsáveis, barras de proteção lateral, além de airbag duplo.

O sistema de freios também recebe novidades e conta agora com a tecnologia 4-ABS com EBD e BAS, que distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda, mantendo o veículo em uma trajetória correta e segura mesmo em situações limites de utilização dos freios.

A força e robustez são itens de série da L200 Triton: é ágil e prática nas mais severas condições e transforma os passeios com a família em conforto, espaço e praticidade.


Símbolo máximo de resistência
A L200 Triton tem sua marca registrada nas grandes indústrias do Brasil, atuando como veículo essencial para realizar os mais diversos trabalhos. 

Já são mais de 2.000 empresas com necessidades severas de operação e transporte que tem a L200 Triton em sua frota desempenhando os mais variados serviços.

Um exemplo disso é a mineradora Vale, que elegeu em 2004 a L200 Triton como o carro oficial de sua frota, graças à sua força e resistência, necessárias nas mais severas condições.

A Polícia Militar Ambiental utiliza a L200 Triton para enfrentar os mais difíceis acessos e terrenos durante o trabalho, assim como o Instituto Chico Mendes, que usa a picape no trabalho ambiental de fiscalização e manutenção dos parques. 

O Projeto Onçafari desenvolve a exploração sustentável do Pantanal e só uma picape como a L200 Triton é capaz de transpor todos os obstáculos em meio à mata nativa. 

Na construção do gasoduto Amazonas, a L200 Triton teve papel fundamental para desbravar novas regiões percorrendo terrenos sem estradas ou trilhas. 

No Projeto Funai, a L200 Triton tem uma importância significativa, já que transporta a população indígena de suas aldeias, que ficam em áreas de difícil acesso, para postos de saúde.

Cores
A linha L200 Triton 2014 está disponível nas concessionárias de todo o País em oito opções de cores: Branco Alpino, Prata Tecno, Prata Rhodium, Preto Ônix, Cinza Londrino, Vermelho Bordeaux, Vermelho Mônaco e Verde Pantanal.

Preços
L200 Triton HPE 3.2 Diesel A/T - R$ 126.990
L200 Triton HPE 3.2 Diesel M/T - R$ 116.990
L200 Triton HPE 3.5 Flex A/T - R$ 103.990
L200 Triton Savana - R$ 116.990
L200 Triton 3.2 Diesel GLS - R$ 99.990
L200 Triton 3.2 Diesel GLX - R$ 91.990
L200 Triton 2.4 Flex HLS - R$ 76.990
L200 Triton GL - Sob consulta, venda direta.


COM A FÁBRICA EM CONSTRUÇÃO NO PARANÁ A AUDI AVANÇA PELO PAÍS ABRINDO NOVAS FRENTES. A ÚLTIMA FOI A CONCESSIONÁRIA NA SIMPÁTICA E DINÂMICA CIDADE MINEIRA DE JUIZ DE FORA, ONDE ABRIU UMA MODERNA E LUXUOSA CONCESSIONÁRIA. A MARCA ALEMÃ PRETENDE VENDER ATÉ 2020 30 MIL CARROS POR MÊS, NO BRASIL.


“Nossas metas para o Brasil são ambiciosas. Até 2020, queremos vender 30 mil carros anualmente e nossa rede de concessionários irá crescer para acompanhar esse desenvolvimento”, revelou Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil, na solenidade de inauguração da primeira loja da marca, em Juiz de Fora.


O Audi Center mineiro é a primeira loja totalmente dedicada aos veículos da marca e está localizada na Av Dr. Deusdedith Salgado, 5.555.

Tem 1.807 m² de área construída, num terreno de 3.200 m², um showroom de 900 m² e um mezzanino de 210 m², com um lounge e um café-bar que permite apreciar os veículos de cima. 

O prédio, moderno e luxuoso, tem o conceito “pure e clean”, iluminada com luzes de tecnologia LED, e oferece atendimento completo à clientela, atendendo a demanda de uma região importante do estado de Minas Gerais.


Jörg Hofmann ressaltou que a inauguração do Audi Center Juiz de Fora faz parte da estratégia da Audi do Brasil de dobrar o número de concessionários no País, até o ano de 2020. 

Em setembro, a empresa anunciou investimentos em sua fábrica em São José dos Pinhais – PR para montagem dos modelos A3 Sedan e do SUV Audi Q3. 


José Cláudio Braga e Flávio Medina, sócios do novo Audi Center Juiz de Fora, comemoram o lançamento da nova loja e mostram-se otimistas com inauguração. 

“Juiz de Fora é um importante mercado que passa a contar com a experiência Audi completa para os clientes da região”, afirma Braga. 

“O Audi Center Juiz de Fora foi desenvolvido e atuará dentro dos padrões internacionais da marca que é líder no segmento premium na Europa”, completa Medina.


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DO VOLKSWAGEN JETTA, INCLUSIVE OS DE PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS DE ANO E MEIO A TRÊS ANOS, SUBMETIDOS AO CRIVO DA LATIN NCAP RECEBERAM NOTA MÁXIMA NOS ENSAIOS DE IMPACTOS FRONTAL E LATERAL. A MONTADORA ALEMÃ COMEMORA O PRÊMIO QUE RECEBEU NO RIO DE JANEIRO.




O Volkswagen Jetta foi reconhecido com cinco estrelas pelo Latin NCAP, uma organização de defesa do consumidor da América Latina, em evento realizado no Rio de Janeiro. 

Mais uma vez, o excelente conceito de segurança do Jetta obtém mais um prêmio reconhecido internacionalmente.A sexta geração do sedã obteve os melhores resultados na proteção aos ocupantes adultos, considerando ensaios de impactos frontal e lateral.

Todo o pacote de segurança do Jetta foi submetido aos avaliadores do Latin NCAP para testes extensivos. 




As crianças também estarão seguras no Jetta: testes com bonecos (dummies), que simulam crianças com idades entre 18 meses e três anos, confirmam a excelente proteção oferecida pelo modelo Jetta.
Já em 2011, o Euro NCAP e o Australian NCAP certificaram o Jetta com a nota máxima em segurança. Além disso, o sedã também foi nomeado como “Top Safety Pick” pela organização americana IIHS (Insurance Institute for Highway Safety). 

O objetivo dessas organizações independentes internacionais é verificar a segurança dos veículos em caso de acidente, a proteção aos ocupantes e, em alguns casos, a proteção aos pedestres.

O Jetta é um dos modelos de maior sucesso da Volkswagen no mundo. A sexta geração, lançada em 2011, foi desenvolvida nos mínimos detalhes para se posicionar entre os modelos Golf e Passat. 

Para a segurança dos ocupantes, o Jetta conta com até seis airbags, cinco apoios de cabeça para todos os ocupantes, farol com luz diurna (no caso de faróis bixenônio), sinais de advertência em caso de acidente e alerta para afivelar o cinto de segurança. 

Além disso, o modelo vem equipado com freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e BAS (sistema de assistência à frenagem), além dos controles eletrônicos de tração (ASR) e de estabilidade (ESC).

DEPOIS DE FORD, RENAULT E CHEVROLET, A HONDA DECIDIU ENTRAR NO RENTÁVEL MERCADO DOS SUV'S MÉDIOS, COM O VEZEL QUE SAIRÁ DA NOVA FÁBRICA DA JAPONESA NO PAÍS. MAS AS NOVIDADES NÃO FICAM POR AÍ NA COLUNA DO NASSER: O CIVIC PODERÁ GANHAR MOTOR DE 200 CV, SEM MUDAR MODELO. AOS APAIXONADOS PELO MUSTANG: A FORD LANÇARÁ EM GRANDE FESTA A 5ª GERAÇÃO DESSE ÍCONE MUNDIAL


Coluna nº 4813 - 27 de Novembro de 2013
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Honda Vezel, utilitário esportivo sobre o Fit

Aqui, o EcoSport da Honda
Não é novidade aos leitores da Coluna, nela anunciado, em meados de 2012, caminho e oportunidades óbvios, a demanda nacional pelos utilitários esportivos de tamanho médio, e a ocasião de fazê-lo junto à renovação da família Fit e City. 

Neste enlace de ocasiões há em construção nova fábrica Honda, para aumentar capacidade industrial, separando produtos: Civic, em Sumaré, perto de Campinas, SP, e família Fit/City/SUV, em Itirapina, próxima a Rio Claro, também interior paulista uns 100 km distante da atual usina. 

Razão ótima, aproveitar os elevados lucros nacionais para ampliar produção e presença no mercado do Mercosul. 

Segmento pouco explorado, nele, ainda há lugar para utilitário esportivo nas dimensões sagradas pelo mercado, como ilustram Ford EcoSport, Renault Duster, e passeia o Chevrolet Tracker. 

Outros assemelhados em decoração o bordejam: VW CrossFox, Hyundai HB 20, Citroën AirCross e, até, o Toyota Etios. Novo Honda terá 4,30m de comprimento. O Eco tem 4,24 m.

Já tem nome, de sutil entendimento – se tal ocorrer. Chamar-se-á Vezel, junção de Vehicle, veículo, e Bezel, bisel, ferramenta para chanfrar vidros.

Raciocínio claro, baseia-se na plataforma aumentada a basear os sucessores do cansado Fit e sua versão assedanzada, o Fit, a chegar às ruas, em 2015.

Mais
Novidade maior será o motor, no atual caminho de agregar tecnologia para aumentar rendimento reduzindo peso, dimensões, consumo, emissões. novo 1.5, quatro cilindros, 16V, em alumínio, injeção direta, turbo, uns 130 cv.

A tecnologia permitirá à Honda fazer apenas um motor para seus produtos no Mercosul, famílias Fit e Civic. 

Neste, substituirá o propulsor 1.8 de aspiração normal. Marcando o novo tempo, refrescará o visual, iniciando novo ciclo da atual carroceria. 

No Salão de Tóquio, semana passada, ao anúncio, diziam-no generoso, oferecendo 200 cv de potência ao Civic.

Novo Mini. Vai sobrar p’ra nós
Menos trabalho e desafio relativamente à versão de renascimento, vem aí a Terceira geração do Mini. 

Coincide com o 107º aniversário do nascimento de Alec Issigonis, inglês, ungido Sir como Cavaleiro do Império Britânico. 

Filho de gregos, intuitivo, sem base acadêmica, mas autor da revolução de espaços nos automóveis ao final dos anos ’50. 

Nada inventou, mas juntou conceitos, como
motor pequeno, transversal, como existiu até pouco antes nos Auto Union DKW, e o da carroceria monobloco.

Então Morris Mini fez sucesso, ao contrário da indústria automobilística do Reino Unido, e a alemã BMW ao adquirir projeto, instalações e direitos passou pelo desafio de aprimorar o mito. Conseguiu. 

Agora, renova-o com ímpeto, sobre a plataforma UKL, maior, para Minis mais confortáveis, melhor equipados em eletrônica e em várias versões.

Produto atualizado, degrau superior à geração ainda à venda, para ter a dupla aplicação e marcas, cresceu 12,5 cm – o comprimento 3,83 m -, entre eixos de 2,45m, bitolas iguais, 1,48m.

Novo motor, 1,5 litro, 3 cilindros, 134 cv. Se 4 cilindros, 2.0, 189 cv.

Transmissões mecânica ou automática, 6 velocidades à frente. Início de vendas nos EUA e Europa, em março de 2014.

Olho vivo
Fique esperto. O novo Mini é muito importante ao mercado brasileiro. Sua plataforma pode gerar um modelo na BMW nacional, na fábrica de Araquari – o “q” fica próximo a Joinville, SC, enquanto a mais conhecida Araguari, com “g”, é perto de Uberlândia, MG.

Negócio com mito é igual a governo. Quando muda, parece igual.


Roda-a-Roda

Quem diria – Pela primeira vez, o titular da PSA, englobando Peugeot, Citroën e leque de empresas fornecedoras, não será francês, mas português: Carlos Tavares. 55, ex-operacional da Renault, até setembro, saindo após dizer em público estar preparado para assumi-la, mas o titular Carlos Ghosn, 59, não demonstrava vontade de deixar o posto.

Pedreira – Desafio. A PSA, como quase todas as europeias escritura prejuízos, perde mercado, migra investimentos a países em desenvolvimento.

Caminho – Chamas Carlos, tem pretensões em montadora francesa? Boa base: tem este prenome Ghosn, nº 1 da Renault; Tavares, próximo na PSA; Gomes, na PSA Mercosul.

Opção – Em seu projeto de ser a maior do mundo em 2018, a Volkswagen concentrará esforços no elevar sua margem unitária de lucro a 6% - atualmente 3,5% - mantendo os projetos de investimento em produtos.

Dificuldade será vedar o ralo de perdas da Seat, sua marca espanhola.

Menos – A participação de 16,5% da Toyota no capital da Subaru, para ter colaboração, tecnologia e usar mecânica deste precioso japonês, tem resultados: a Subaru deixará de produzir o Toyota Camry em sua fábrica de Indiana, EUA. No espaço livre, fará mais Subarus Tribeca, 7 lugares.

Mais – As vendas da Subaru, ano passado, cresceram 28% contra 8% do mercado, e atingindo quase 350 mil exemplares - mais que Mercedes e Volkswagen. No Brasil a representante CAOA não se dedica à marca.

Prazo – A Ford iniciou contagem regressiva e promocional, até 5 de dezembro, quando apresentará a quinta geração do Mustang. Festa grande, para optar horda de antigos clientes e conquistar novos.

Hermanos – Alfistas brasileiros, órfãos da marca, invejam os colegas argentinos. Aptos a se inscrever para adquirir o novo Alfa Romeo 4C, esportivo construído na fábrica Maserati, motor central, 1,8 litro, 240 cv, caixa com dupla embreagem, seis marchas, 0 a 100 km/h em 4,5s. 

Lista aberta na revenda Centro Milano a US$ 140 mil, preveem os jornalistas do bom sítio Autoblog.


Alfa 4C. Na Argentina pode.


Ocasião – A Mitsubishi aproveitou com humor e competência a questão das biografias não autorizadas. 

Fez anúncio na TV, exibindo gerações de seu Pajero, e assina com humor. É a biografia autorizada de uma lenda.

+ Audi – Primeira revenda Audi, no Espírito Santo, fica na Reta da Penha, Vitória, 2.700 m2 de área construída, padrão arquitetônico da marca, esforço da Audi em duplicar a rede, preparando-se para vender importados e produzidos no Brasil.

Competência – Do Grupo Líder, da pequena Muriaé, MG, evoluiu a mais de 60 revendas de várias marcas. Estreia como Audi. 

Bráulio Braz, 65, fundador, deputado estadual por MG, primeiro revendedor a operar marcas diferentes, fez mudar o conceito de exclusividade então praticado pelas fabricantes no País.

Demonstração – Presença da Metro Sachman na Fenatran mostrou credibilidade do projeto. 

Caminhão mostrado portava grupo moto propulsor por mais de 40 fornecedores brasileiros, e nacionalização superior a 60%. A caminho de homologação, tem 460 cv. Peso pesado e base na geração anterior dos MAN.

União… - Principais entidades envolvidas com transporte sentaram-se à mesa e apresentaram ao Governo Plano de Renovação de Frota, um programa nacional. Clamam pela necessidade e condições ao caminhoneiro trocar caminhão velho por mais novo. E o menos usado por um O Km.


... faz a força – Muitos partícipes, de fabricantes a operadores com ferro velho, apelo principal é a segurança. 

7% da frota é de caminhões com idade para receber a placa preta de veículo de coleção, posto que 7% da frota têm mais de 30 anos. Projeto é trocar 10% da frota a.a.

Conforto – A Singapore Airlines entendeu o maior fluxo comercial e a demanda de seus usuários, aumentando em 10 kg a franquia de bagagem.

Antigos – Parece piada, mas é sério. A Ford implantou plano de assistência e reparo gratuito na Europa, o SARA – Service Activated Roadside Assistance – oferecido para todos os Ford.

Secular – Válida a proposta, objetivo, cidadão português Joaquim Costa inscreveu seu Ford Modelo T, de 1915. 

Pós susto, a Ford, entre o desgaste por lógica não aceitação, acatou. Ajuda o conhecimento do proprietário no saber fazer reparos.

Desafio – Difícil imaginar mecânicos dos atuais sistemas de injeção e diagnósticos por computador, tentando fazer o motor funcionar através de manivela, e regular magneto, comutador e bobinas, vibradores, estes de ponto definido pela cor e a sonoridade das centelhas.

Ford Modelo T, de 1915. Assistido nas estradas europeias

Ecologia – Ford e Coca-Cola fizeram avença para transformar garrafas de plastico PET em tecido para interiores de veículos – bancos, painéis das portas e teto.

Fórmula 1 – Felipe Nasr deve ser anunciado piloto na Fórmula 1, nos próximos dias. Grupo de capital árabe o convidou e negocia a compra de equipe média - Force India, Lotus ou Sauber.
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ENQUANTO NO BRASIL MOBILIDADE ELÉTRICA ESTÁ AINDA NO CAMPO DA FICÇÃO CIENTÍFICA, EM MUITOS PAÍSES AVANÇA A PASSOS LARGOS E O JAPÃO ACABA DE TESTAR UM CARRO ELÉTRICO COM MOTORISTA AUTÔNOMO. UM NISSAN LEAF LEVANDO COMO PASSAGEIROS O PREFEITO E O VICE-PRESIDENTE DA MARCA, ANDOU PELA VIA SAGAMI SEM MOTORISTA COM PLENO SUCESSO.


Yokohama, Japão – A Nissan realizou o primeiro teste de um carro com sistema de motorista autônomo em uma via expressa japonesa. 


Um Nissan LEAF, veículo 100% elétrico andou na via expressa Sagami, na região de Kanagawa, sudeste de Tokio. 

A bordo do veículo estavam o prefeito Yuji Kuroiwa e o vice-presidente mundial da Nissan, Toshiyuki Shiga. 


"A Nissan procura segurança, mais conforto e tecnologia que respeite o meio ambiente", disse o vice-presidente da Nissan. 

"Por meio desses testes em rodovia, esperamos avançar no desenvolvimento tecnológico, com o desafio de disponibilizar logo veículos com motoristas autonômos. Quando iniciamos um novo projeto, é necessário um grande esforço para ganhar e entender todas as variáveis envolvidas. Conseguimos conduzir esse importante teste na via expressa Sagami, e ficamos agradecidos pelo grande suporte oferecido pela prefeitura de Kanagawa", concluiu o executivo.

Importante para desenvolvimento da mobilidade urbana do futuro, o evento foi realizado com a cooperação da prefeitura de Kanagawa, sendo promovido próximo à zona industrial de robótica de Sagami, área que está sendo revitalizada com a ajuda do governo local. 

Entre os projetos dessa área estão o desenvolvimento de robôs equipados com sensores, inteligência artificial e controle de sistemas. 

O teste realizado na rodovia ajudará à Nissan a desenvolver o sistema de motorista autonômo com o objetivo de estar pronto para ser comercializado a partir de 2020.

O Nissan LEAF usado no teste é o primeiro veículo com sistema de motorista autonômo a ter autorização para ser emplacado e, assim, poder andar no Japão. 

O protótipo é equipado com tecnologia de motorista autonômo que detecta a condição da rodovia e, automaticamente, opera os principais controles do carro, incluindo direção, freio e aceleração. 


Os veículos podem operar com modo totalmente automático nas ruas, entrar no trânsito, trocar de pistas e manter uma distância segura dos outros carros.

Jornalistas presenciaram os testes e, depois, tiveram a oportunidade de andar no carro.

ATENÇÃO PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS VOLKSWAGEN E FIAT: A KS JÁ ABASTECEU O MERCADO COM BRONZINAS DE BIELA E ANÉIS DE SEGMENTO DE QUALIDADE GARANTIDA. VEJA PARA QUE MODELOS ESSAS PEÇAS SERVEM


A KS lançou no mercado de reposição novas bronzinas de biela para os modelos Voyage, Gol e Fox da Volkswagen e anéis de segmento dos modelos Uno e Palio da Fiat.

A bronzina de biela da Volkswagen atende o motor EA111 VHT 1.0L 8V Flex produzido a partir de 2008 e está disponível na versão standard e sobremedidas. 


Já na Fiat, os anéis de segmento com medidas standard e 0,40 são para os motores 1.0L e 1.4L Evo Flex do Uno com início de fabricação em 2010 e do Palio 1.4L Evo Flex a partir de 2011.

Os produtos da marca KS são comercializados no mercado brasileiro de reposição pela MS Motor Service Brazil, divisão do Grupo KSPG AG responsável pelas atividades de vendas e prestação de serviços para o aftermarket.

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