Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

MAIS DE UMA GERAÇÃO DE MOTORISTAS BRASILEIROS APRENDEU A DIRIGIR E OPTOU COMO SEU PRIMEIRO CARRO, O FUSCA, QUE HOJE COMEMORA SEU DIA NACIONAL. FUROS NOS PNEUS, NUNCA MAIS COM NOVO PRODUTO...



MECÂNICA ONLINE®

Nº 59 — 20 / 01 / 2014

Tarcísio Dias

20 de janeiro - Dia Nacional do Fusca


Milhares de fãs comemoram hoje, 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca, um dos carros mais carismáticos da história mundial do automóvel. Fabricado no Brasil a partir de 1959, o Volkswagen Sedan – este era seu nome oficial – logo tornou-se o modelo mais popular do país, invadindo ruas e estradas e tornando-se parte da paisagem nacional.

A combinação de baixo custo de aquisição e manutenção com uma resistência capaz de afrontar os caminhos e condições de uso mais difíceis transformou logo o pequeno Volkswagen em ponta de lança da motorização do Brasil. Mais de uma geração de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir em um Fusca e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro.

Com mais de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, o Fusca hoje é um ícone nacional. 

Ao mesmo tempo em que exemplares bem conservados ou restaurados são disputados por colecionadores, dezenas de milhares continuam sendo usados no dia-a-dia como meio de transporte ou ferramenta de trabalho, seja nas grandes metrópoles, seja no interior do país.

Embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido Fusca, o carro também ganhou outras denominações de âmbito regional, como Fuca, no Rio Grande do Sul, e Fuqui, no Paraná. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou à consagrada designação como Beetle, nos Estados Unidos.


Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. 

Mas sua capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica logo começaram a conquistar compradores. 


O Volkswagen começou a ser montado no País, com componentes importados, já em 1953.

A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. 

A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. 

A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.

O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que atualmente chegou ao 27º ano consecutivo de liderança em vendas no mercado nacional.

Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México – onde é conhecido como "Vocho" – até 2003.

Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.

MECÂNICA ONLINE

· Pneu blindado, como assim? – Uma solução definitiva para vedar furos nos pneus, de forma automática e sem a necessidade de usar o estepe ou efetuar conserto posterior em um borracheiro, oferecendo segurança, economia e conforto. 

Através de um líquido selante aplicado preventivamente, ou seja, antes do furo ocorrer, pois tem como princípio ativo uma composição de fibras e adesivos, responsáveis por vedar os furos de até 5 mm na banda de rodagem, sem ressecar ou agredir a borracha e a estrutura do pneu, bem como a roda (aro) e o sensor de pressão (TPMS). O produto é oferecido pela XTIRE Blindagem de Pneus.

· Altenzo Sports – Três novas opções de pneus Altenzo Sports disponíveis no Brasil: Sports Equator, Comforter e Navigator oferecem equilíbrio entre conforto e segurança com preços atrativos. 

São pneus de alta performance combinando segurança, conforto na condução, desempenho e ambientalmente amigável. Feitos com um composto especial, os pneus da Altenzo utilizam a tecnologia de pneus de ponta, oferecendo ao consumidor um produto acessível e durável.
_____________________________________
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

QUEM DESEJAR PODE ADQUIRIR UM DOS MODELOS PEUGEOT: 208, 308 OU 408 SEM JUROS EM ATÉ 36 MESES, NESTE MÊS DE JANEIRO


A Peugeot do Brasil preparou mais uma campanha de varejo com condições especiais para os modelos 208, 308 e 408 que estarão em vigor até o fim de janeiro.


Nesse sentido, a marca colocou à disposição do consumidor taxas e prazos de financiamento diferenciados. 
Confira abaixo os detalhes da campanha:
Peugeot 208


Active


Active Pack, Allure e Griffe


Active Pack, Allure e Griffe
Taxa ZERO
50% entrada
36 parcelas

Taxa ZERO
60% entrada
12 parcelas

Taxa 0,99
30% entrada
36 parcelas

Peugeot 308


Active


Active

Allure e Griffe (inclui câmbio automático e motor THP)
Taxa ZERO
60% entrada
12 parcelas

Taxa 0,99
30% entrada
48 parcelas

Taxa ZERO
50% entrada
24 parcelas


Peugeot 408


Todas as versões de acabamento

Taxa ZERO
60% entrada
12 parcelas

Taxa 0,99
30% entrada
48 parcelas



sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

S10 TEM EM 2013 O MELHOR ANO DE VENDAS ENTRE AS PICAPES MÉDIAS E MANTÉM A CHEVROLET NA LIDERANÇA DO SEGMENTO POR 18 ANOS CONSECUTIVOS. FORAM EMPLACADAS 57.255 UNIDADES, MAIS 13,7% QUE EM 2012.


São Caetano do Sul - A picape Chevrolet S10 registrou, em 2013, o melhor ano de vendas de sua história no Brasil com 54.255 unidades emplacadas, resultado que conferiu ao modelo uma participação de 29,95% no segmento das picapes médias e a permanência na liderança pelo 18º ano consecutivo.

O modelo obteve um crescimento de 13,7% nas vendas comparado com o ano de 2012, quando emplacou 47.721 unidades.

"A picape S10 comprova nos números sua vocação de liderança no segmento das picapes médias desde seu lançamento, em 1995, e também que se trata, de fato, de um modelo campeão na preferência do consumidor", destaca Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.


S10, um case da indústria
A picape Chevrolet tem, da frota de picapes médias circulantes no País, quase 540 mil unidades, resultado das suas vendas no período de 1995 a dezembro de 2013. Este fato é considerado um dos maiores cases da indústria automobilística brasileira.

Em dezembro de 2013 o modelo registrou o melhor mês de vendas do ano, com 5.402 unidades emplacadas e 31,49% de participação no segmento das picapes médias.

A picape S10 não parou de inovar e de se manter na frente de seus concorrentes nos últimos 18 anos. Em 2007, por exemplo, recebeu a tecnologia Flexpower, a única no segmento a oferecer a tecnologia bicombustível, que permitiu ao consumidor a utilização de gasolina e álcool, ou a mistura de ambos os combustíveis em qualquer proporção. Em 2012, ganhou uma reestilização que deixou o modelo ainda mais imponente.

Em setembro de 2013 ganhou, na linha 2014, a nova motorização Turbodiesel - a mais forte, potente e robusta da categoria, além de nova transmissão manual de seis marchas e de duas opções do sistema multimídia MyLink. 

A primeira, disponível nos modelos LT, permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências. 

A segunda, disponível nos modelos LTZ, oferece navegador GPS embutido e leitor de CD e DVD. Ambas versões contam com uma tela colorida de 7' sensível ao toque.

Mais conforto e conveniência
A S10 2014 ganhou importantes itens que visam facilitar a vida com condutor e dos demais passageiros – além, claro, de reforçar uma constante preocupação da Chevrolet, a segurança dos ocupantes. 

A versão LTZ recebeu como itens de série o sensor de estacionamento traseiro e console do teto com porta-óculos. 

Já a versão LTZ Turbodiesel automática ganhou o controle de velocidade em declive e o assistente de partida em aclive, dois importantes sistemas que auxiliam o motorista tanto em percursos urbanos quanto fora-de-estrada.

Para completar as novidades da linha 2014, que têm garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, a Chevrolet oferece três novas cores: Cinza Evenstar, Verde Deepwood Green e a Prata Switchblade, todas metálicas.

Picapes médias mais emplacadas em 2013 (Janeiro a Dezembro):

Picapes médias mais emplacadas em 2013
ModeloUnidadesParticipação segmento
Chevrolet S1054.25529,95%
Toyota Hilux42.62923,53%
Ford Ranger22.08012,19%
Mitsubishi L20021.37811,80%
Nissan Frontier15.5958,61%

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

APESAR DAS CONSTANTES DIVULGAÇÕES MENSAIS DE VENDAS RECORDES PELAS MONTADORAS, 2013 REGISTROU NO SEGUNDO SEMESTRE NÚMEROS DE VENDAS INFERIORES AO MESMO PERÍODO DE 2012, À EXCEÇÃO DOS MONOVOLUMES PEQUENOS E MÉDIOS. ACOMPANHE O COMPORTAMENTO DAS VENDAS POR MODELO.

Alta Roda 

Nº 767 —  14/1/14

Fernando Calmon

VENCEDORES E VENCIDOS

Depois de um primeiro semestre forte, 2013 terminou com números de venda acumulados inferiores a 2012 entre automóveis e veículos comerciais leves. 

Nos 17 segmentos em que a coluna divide o mercado interno, a liderança só mudou em dois: monovolumes pequenos e médios com ascensão de Spin e C4 Picasso, respectivamente.

Houve diferenças pequenas de percentuais de participação dos líderes entre compactos (Gol/Voyage), médio-compactos (Civic) e grandes (BMW Séries 5/6). 

Na categoria mais importante (hatches e sedãs compactos somados), o Gol completou 27 anos de liderança como modelo mais vendido, independentemente da ajuda da sua versão sedã, o Voyage.

Outros campeões de seus segmentos seguiram inabalados: Fusion, Panamera, SpaceFox, Strada, S10, EcoSport, Tucson/ix35, Hilux SW4, Pajero Full/Dakar e BMW Z4. 

O mercado também esvaziou, ainda mais, dois segmentos: stations e monovolumes médios que por terem baixa oferta de opções tendem a desaparecer do ranking da coluna.

Concorrência cada vez mais apertada indica duas tendências: novos itens de série disponibilizados sem repasse integral aos preços e garantia completa de três anos para a maioria das marcas. 

Curioso é o fato de a Fiat, líder de vendas, só agora oferecer três anos de garantia para motor e câmbio, quando a VW resolve estender esse prazo para o veículo inteiro.

Classificação que se segue segmenta a oferta por distância entre eixos, largura e, secundariamente, preço. 

A base é o percentual de emplacamentos nacionais de modelos mais representativos (hatches e sedãs somados). 

Paulo Garbossa, da ADK, compilou os dados seguindo os critérios da coluna.

Compactos: Gol/Voyage, 15,4%; Palio/Siena, 13,8%; Uno/Mille, 8,3%; Onix/Prisma, 8,2%; Fiesta hatch/sedã, 7,8%; HB20/X/S, 7,1%; Fox/CrossFox, 5,8%; Logan/Sandero, 5,6%; Classic, 4%; Celta, 3,3%; Etios hatch/sedã, 2,8%; Cobalt, 2,7%; Punto/Linea, 2,1%; March/Versa, 2%; 207/208, 1,6%; C3/DS3, 1,5%; Clio, 1,4%; Agile, 1,3%; City, 1,2%; Ka, 1,1%. Gol/Voyage pressionados.

Médio-compactos: Civic, 20%; Corolla, 18%; Cruze hatch/sedã, 16%; Golf/Jetta, 9,2%; Focus hatch/sedã, 9,1%; Peugeot 308/408, 5%; Fluence, 4,5%; C4/Pallas/DS4, 3,4%; i30/Elantra, 3,3%; Bravo, 3 %. Civic líder, apertado.

Médio-grandes: Fusion, 32%; BMW 3, 24%; Mercedes C, 16%; Azera, 7%. Fusion avançou mais.

Grandes: BMW 5/6, 29%; Mercedes E/CLS, 28%; Chrysler 300 C, 14%. Briga boa pela ponta.

Topo: Panamera, 29%; Equus, 18%; BMW 7, 15%. Panamera ainda tranquilo.

Stations: SpaceFox, 47%; Palio Weekend, 36%; Freemont/Journey, 14%. Segmento estagnado.

Monovolumes pequenos: Spin, 32%; Fit, 31%; Idea, 18%. Disputa equilibrada.

Monovolumes médios: C4 Picasso, 36%; J6, 31%; Mercedes B, 22%. Líder se firmou.

Picapes pequenas: Strada, 50%; Saveiro, 30%; Montana, 19%. Strada inabalável.

Picapes médias: S10, 30%; Hilux, 24%; Amarok, 13%. S10 mais uma vez.

Utilitários esporte compactos: EcoSport, 49%; Duster, 37%; TR4, 7%. Liderança de volta.

Utilitários esporte médio-compactos: Tucson/ix35, 31%; ASX, 12%; Sportage, 11%. Líderes tranquilos.

Utilitários esporte médio-grandes: Hilux SW4, 41%; Santa Fe, 13%; Trailblazer, 11%. Sem ameaças.

Utilitários esporte grandes: Pajero Full/Dakar, 43%; Edge, 21%; Discovery, 10%. Também não muda.

Esporte: BMW Z4, 40%; Boxster/Cayman, 29%; 911, 9%. Resultado consolidado.

RODA VIVA

NOVO up! chega em fevereiro e VW espera surpreender os concorrentes. Apostas indicam que o preço será igual ao do extinto Gol G4 de quatro portas (ainda à venda até o fim dos estoques) acrescido do custo de airbags e ABS. Isso significa algo em torno de, no máximo, R$ 28 mil na versão de entrada.

CONFORME esperado, Fiat manteve tradição do Mille e oferece o carro mais barato entre os produzidos no Brasil: Palio Fire, entre R$ 24.000 (2 portas) e R$ 26.000 (4 portas). 

Além de alterações cosméticas internas e externas e dos novos itens de segurança, teve garantia para componentes de motor e câmbio ampliada de um para três anos. Garantia total custaria por volta de R$ 500,00, se existisse.

ENTRE os pontos altos da sétima geração do Sentra (terceira no Brasil) está o acerto de suspensão bem melhor que o anterior. 

Houve cuidados com detalhes como maçanetas grandes e cromadas, plástico suave ao toque extensivo ao console central, GPS, câmera de ré e aerodinâmica melhorada (CX evoluiu de 0,34 para 0,29). 

Falta potência, mas a economia de combustível surpreende (apesar de maior, o carro pesa menos 33 kg) e pode rodar a 120 km/h a apenas 2.000 rpm. Preço-benefício dos melhores entre os japoneses do segmento.

CURIOSIDADE em relação ao novo Mustang. Em 1974, a primeira crise do petróleo levou a Ford a oferecer motor de 4 cilindros, 2,3 litros, de início aspirado e depois turbocompressor (ainda com carburador).

Esse motor foi produzido no Brasil e largamente exportado para EUA, Europa e Argentina. O modelo atual estreia agora no Salão de Detroit e é o primeiro 4-cilindros, com turbo e injeção direta.
____________________________________
fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

O AUDI A3 SEDAN JÁ ESTÁ À VENDA NAS CONCESSIONÁRIAS DA MARCA. POR R$ 116.400,00 VOCÊ LEVA PARA CASA UMA MÁQUINA MODERNA, DE 180 CV, DE SETE MARCHAS, QUE GARANTE MÍSEROS 7,3 SEGUNDOS PARA CHEGAR DE 0 A 100 KM/H, CARREGADO DE TECNOLOGIA DE SEGURANÇA E EM QUE O CONFORTO FOI OUTRA PREOCUPAÇÃO DA AUDI, JUNTO COM A ECONOMIA, ESTE A3 FAZ QUASE 18 KM/L. EM MARÇO, CHEGA O S3, VERSÃO ESPORTIVA DE 280 CV QUE FAZ DE 0 A 100 KM/H EM 4,9 SEGUNDOS, MAS GASTA 14,4 KM/L.


Já é possível encontrar nas concessionárias Audi de todo País o principal lançamento da marca deste ano: o A3 Sedan, por R$ 116.400,00.

O modelo, que é o primeiro sedan compacto premium do mundo, impressiona pelo design inovador, motor forte e eficiente, excelência na tecnologia de baixo peso e sistemas de assistência ao motorista.


Com 4.456 milímetros de comprimento, o design do Audi A3 Sedan é totalmente exclusivo e combina o estilo clássico de um sedan com o dinamismo de um coupé.

O interior espaçoso desse quatro portas traz refinamento e funcionalidade: o espaço do compartimento de bagagem de 425 litros pode ser ampliado, rebatendo os encostos dos bancos traseiros, atingindo 880 litros. 


O design exterior do Audi A3 Sedan não tem nenhum painel metálico em comum com os modelos irmãos A3 e A3 Sportback. 

Até mesmo a parte inferior do capô foi redesenhada e seu contorno proeminente complementa as linhas fluidas dos faróis.


Elegante e clean
O interior do Audi A3 Sedan espelha o estilo externo. A wrap around, uma curva longa e contínua acompanha o para-brisa, de porta a porta confere sensação de amplitude ao carro, assim como o esguio painel de instrumentos.

O modelo chega ao Brasil com o propulsor 1.8 TFSI, potência de 180 cv e 250 Nm de torque máximo. 


O câmbio S tronic de sete marchas e dupla embreagem combina o conforto de uma transmissão automática clássica com o dinamismo e a eficiência de uma transmissão manual. 

Mesmo sendo um sedan, o modelo não perde o seu DNA esportivo, traço essencial da marca Audi: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h. 

O consumo combinado (cidade e estrada) é de 17,8 km/l e a emissão de CO2, 129 g/km. 


O sistema Audi Drive Select que regula o pedal do acelerador, a assistência da direção, a rigidez da suspensão e o câmbio S tronic permite ao motorista variar entre os modos de direção Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual ao toque de um botão. 

É possível ainda trocar as marchas da transmissão S tronic por meio da alavanca de seleção ou nos shift paddles, aletas localizadas atrás do volante.


Tecnologia, segurança e conforto
Um dos principais destaques do A3 sedan são as soluções tecnológicas que garantem conforto para o motorista e passageiros. 

O banco do motorista conta com ajuste elétrico e o espelho retrovisor interno é antiofuscante automático. 

Já o versátil Infotainment, por exemplo, traz uma tela de última geração de 7 polegadas que emerge eletronicamente do painel de instrumentos. 


Além disso, o modelo tem como opcional o Multimedia Interface – MMI - Touch: um sistema de navegação completo, DVD, capacidade de 40 GB para armazenamento de músicas e um touch pad no qual o usuário pode “escrever”, por meio do toque, letras e números, tornando a inserção de dados mais segura. 

Conta ainda com um sistema de direção assistida sensível possui acionamento eletromecânico de alta eficiência, o que torna as manobras mais fáceis e proporciona um controle mais dinâmico do veículo, mesmo em estradas rápidas e sinuosas.



O S3 Sedan, chega em março
A versão esportiva do novo A3, o Audi S3 Sedan estará disponível nas concessionárias brasileiras a partir de março de 2014. 


Equipado com motor 2.0 TFSI, que produz 280 cv de potência e 380 Nm de torque, o veículo acelera de 0 a 100 km / h em apenas 4,9 segundos, com transmissão S tronic de seis velocidades. 


Nesse modelo a velocidade é eletronicamente limitada a 250 km / h. O consumo médio do motor turbocharged de quatro cilindros é de apenas 14,4 km/l.


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL DE DETROIT ABRE AS PORTAS NO DIA 18 PARA MOSTRAR, ATÉ DIA 28, O QUE HÁ DE MAIS MODERNO NO SETOR AUTOMOTIVO MUNDIAL. A 25ª EDIÇÃO DO NAIAS SERÁ UM RENASCIMENTO PARA OS CARROS DAS MARCAS ESTADUNIDENSES E DEVERÁ RECEBER 500 MIL VISITANTES, QUASE O TOTAL DA POPULAÇÃO DA CIDADE. AO BRASIL, CHEGARÃO TRÊS MODELOS BMW E AINDA O UP!, DA VOLKSWAGEN QUE BRIGARÁ DIRETAMENTE COM O HB20. TUDO ISSO E MUITO MAIS É CONTADO PELO NASSER.



Coluna nº 0314 - 15 de Janeiro de 2014
___________________________________

NAIAS. Os carros dos EUA renascem
25ª edição do NAIAS, o Salão do Automóvel em Detroit, a sempre identificada cidade do automóvel. 
Não é o mais, embora ainda tenha em suas beiradas Ford, GM e Chrysler. 

A abrasão entre capital e mão-de-obra, o abrutalhamento da cidade, atrativos de outros estados, pulverizaram a outros estados a instalação de fabricantes e suas plantas de fornecimento de auto partes ou de montagem. 

Detroit, exceto o centro, o bairro rico, Grosse Point, é punida pelo esvaziamento, pela população encolhida à metade – creem-se atualmente 700 mil moradores -, pela queda de qualidade de vida, desemprego, e incapacidade dos gestores em mante-la com respeito operacional e aos impostos recolhidos. 

A cidade é inexequível e a queda da atividade econômica tem más consequências: prédios, galpões, espaços industriais abandonados há décadas, ruas e estradas esburacadas, exceção ao padrão estadunidense de resposta pública aos impostos arrecadados. 

Chocante ao compará-la com a vizinha canadense, ao outro lado do Rio Windsor, que lhe dá nome.

No usual o Salão recebe 500 mil visitantes entre os dias de Imprensa, convidados e caridades e semana com público. 

Neste 2014, entretanto, as perspectivas menores pelo tempo polar, nevascas, previsões de aeroportos fechados a pouso e decolagem, estradas de ferro bloqueadas, rodovias geladas e perigosas.

A projeção mudou as perspectivas a três dias da abertura, com regularização dos voos – Detroit recebe um por minuto -, a redução da queda da neve, a elevação da temperatura a suportável zero grau. Ante a anterior, quase verão…

E daí ?
O 25° Salão de Detroit deixará marcas importantes. Em primeiro lugar, surpreende favoravelmente. 

Sofreu vales de esvaziamento e cinco anos após a crise atordoando a indústria automobilística volta, qual Fênix, a patamar de festa bem produzida, sem economia, com imponentes estandes. 

Nos largos corredores as passadeiras baratas deram lugar a tapetes com 1 cm de espessura. 

Similar, porém com menos impacto – em 2009 durante a apresentação de novos modelos da GM funcionários faziam passeata no estande pedindo garantia de emprego. 

Neste, grupo da Nissan tentava apoio popular para filiação a sindicato – vedada pela montadora nipo-francesa.

A edição tem novos produtos, novas tecnologias, novo enfoque quanto a veículos, factibilidade nos caminhos de uso de energia renovável, cuidado em valorizar conteúdo dos carros de menores medidas e preços, em constante adesão pelos antigos usuários de carros maiores. 

Consequência, carros melhor equipados, decorados, com enorme leque de facilidades eletrônicas, mais seguros e econômicos, menos poluentes.

Novidades
Importante, novo picape Ford F-150, veículo mais vendido nos EUA, utiliza motor pequeno, V6, 2.700 cm3 de deslocamento, coisa epicurista, 4 comandos de válvulas nos cabeçotes, injeção direta e um turbo. 

Potência não declarada, pois será lançado no segundo semestre, em modelo 2015. O motor evolui do anterior 3.5 V6 turbo, e seus testes foram de carga máxima, exigências militares. 

É nova geração dos EcoBoost e a tendência é fazer dupla com o V6 3.5, tirando da produção os aspirados V8 5.0 e 6.2. 

Não virá ao Brasil. Porém novidade mundial é o intenso uso de liga de alumínio da carroceria – quase 70 % – no reduzir peso. Idem, mescla de aços especiais reduz peso, aumenta resistência estrutural. 

Interessa ao Brasil, pois a tecnologia do líder será copiada pelos concorrentes e, como novo caminho, permeará a outras marcas e veículos.


Ford F 150, alumínio

Chrysler 200
Impactante. Feito sobre plataforma Fiat, motor de quatro cilindros transversal, 2.4, 16 V, 184 hp de potência ou V6 Pentastar 3.6 e 295 hp. 

Acerto de suspensão e direção em padrão europeu, e a novidade da transmissão automática com nove velocidades, tração dianteira ou nas quatro rodas.

Refinado em construção, decoração e conteúdo de confortos, segurança e eletrônica, quer concorrer com Mercedes C, BMW 3, Audi A3, Honda Accord, Toyota Camry, Nissan Altima, coreanos no segmento, e Ford Fusion. 
Parece um Audi A7, em escala. 

O 200 enfatizará o bom slogan praticado pela Chrysler na concorrência com os produtos de origem estrangeira – Importado de Detroit.

Interessa ao Brasil, onde a aplicação desta plataforma aguarda as definições pós união Fiat/Chrysler, e a apresentação do novo plano trienal incluindo produto comum Alfa Romeo-Fiat-Dodge/Chrysler na nova fábrica pernambucana.


Chrysler 200


Chrysler trará ao Brasil os produtos da linha Jeep, Gran Cherokee, em prévenda, o Durango feito sobre sua plataforma, e Cherokee, reformulado, mais leve e com transmissão de nove marchas.

Do grupo, a Fiat importará a versão Abarth para seu modelo 500. Um pequeno foguete, com 160 cv de potência.

Possibilidade
Projeto corajoso, tipo exibição explícita de tecnologia factível e produto quase imediato, a Audi apresentou o “Audi Allroad Shooting Brake Show Car” – na prática um protótipo de camioneta. 

Como peculiaridades, duas portas, uso em estrada e fora, e valer-se prioritariamente de tração híbrida. 

O gerador é motor 2.0 TSI, turbo, injeção direta, dois tipos de injeção, direta e indireta, 292 hp, câmbio de seis marchas com tração dianteira. 

Motor elétrico com 40 kW – pouco mais de 50 cv – e cerca de 27 mkgf de torque. Bandeira respeitável, a combinação é capaz de andar 100 km com menos de dois litros de gasolina !

No eixo traseiro, outro motor elétrico, 85 kW – aproximados 110 cv - operando por demanda eletrônica, criando a tração total. 

Motores somam convincentes 408 hp de potência permitindo acelerar de O a 100 km/h em 4,6s.

Carro de sonho – regulagens dos pedais avança e recua o console -, quatro lugares espaçosos, duas portas como elemento de esportividade, soluções factíveis para levá-lo à produção bem aproximado do conceito mostrado, e tecnologia a ser aplicada aos demais carros de linha, incluindo os Audi a ser feitos no Brasil, sedã A3 e utilitário esportivo Q3.



Audi Shooting Brake, conceitos a ser realidade

Três interessantes BMW estarão no Brasil antes da produção local, prevista para 2014. São o Série 2, o M4 e o I3, elétrico. 

A BMW realiza esforço paralelo aos da Anfavea, associação de marca, para que os elétricos tenham impostos menores aos carros com motores convencionais.


BMW série 2


Líder do mercado Premium nos EUA, parte das ações para retomar a liderança na categoria, a Mercedes apresentou versão GLA pela AMG – o pequeno utilitário esportivo a ser produzido no Brasil em 2015 -, mostrou o belíssimo Coupé S, o modelo top da marca, o S 600, com motor V12, e rotulou mais importante o novo Classe C – a ser produzido nos EUA e no Brasil

Pequenos
Aguardavam-se novidades dos pequenos fabricantes de carros elétricos. A Fisker, em situação falimentar, teve negada por um juiz de falências oferta de compra por empresa chinesa – acusada de inviabilizá-la por cessar fornecer baterias. 

No caso da Tesla, em estande mostrando carro pronto e chassi bem desenvolvido e sólido em alumínio, a crença era de anúncio de venda à GM, mas não se deu.

Curioso, independente como sempre foi, Bob Lutz, suíço que movimentou os EUA com suas criações – Chrysler Viper, PT Cruiser, Pontiac Sundance, ex-vice presidente da GM, em época de combustíveis alternativos, foi claro: “- as pessoas querem carros bons”. 

E criou uma empresa, a VL, e um produto: de um Karma da Fisker, removeu motores elétricos e baterias, e colocou motor GM Corvette, a gasolina, V8 6.2 litros. 

Fez conversível hot rod de fábrica, o Destino. Lutz tem unidades compradas e quer vender a US$ 200 mil – quase R$ 500 mil.

Sempre surpreendente, aliou-se à Wanxiang, chinesa de auto peças para comprar a Fisker.


Karma elétrico virou VL Destino

Roda-a-Roda

Crescimento – Luca De Meo, membro do Conselho de vendas da Audi, disse-me sorridente ter novo recorde de vendas para a marca: 1.575.500 veículos no mundo, 8,3% de crescimento sobre 2012.

Mais - Metas foram superadas dois anos antes. Sorriu mais: a marca teve recordes em 40 mercados, incluindo ser, pela primeira vez, a Premium mais vendida na Inglaterra.

Engano – Luca é ex-Fiat, estrela ascendente, morou no Brasil na juventude, simpático, de passe comprado pela VW. Pensei tê-lo visto e saudei-o ao se aproximar. Não era ele, mas Giovanni Perosino, também italiano, também da Audi, chefe da comunicação de marketing. 

Enquanto ríamos da confusão pela semelhança, Vicente Alessi, editor de Autodata, aproximou-se e também chamou-o de Luca. São muito parecidos.

..... 2 – À noite, idem. Passei pelo Perosino e novamente achei ser o Luca. Dividimos umas batatas fritas em torno da confusão.

.... 3 – Manhã, segunda, entrevista da Volkswagen, Gilberto dos Santos, da VW, arranjou-me lugar privilegiado, superior, no balcão da cafeteria da empresa. 

Perosino se aproxima e o chamo para abrir espaço para melhor visualização. Não era mas, finalmente, o Luca. Os caras são iguais.

Decisão – Como as outras alemãs a Volkswagen cresceu em vendas nos EUA – no caso 13,5% - e, para aumentar sua participação no segundo maior mercado do mundo, visando liderar vendas mundiais em 2018, deu ênfase à marca.

Leque – Faz o novo Golf, em Puebla, México, anunciou investimentos de 7 bilhões de dólares nos próximos cinco anos, e a produção de utilitário esportivo médio – quer dizer porte do Touareg. 

Colocou um carimbo no projeto: em 2018, quer vender um milhão de Volkswagens e outro de Audis nos EUA.

Triunfo – Mary Barra, 52, nova presidente da GM mundial, fez entrada triunfal no NAIAS. Seguranças, executivos, todos "papagaios de pirata" disputando invulgar número de foco em câmeras, fotos por máquinas e celulares. Pop Star.

Bem – Começou bem. A GM, iniciando sair do guarda-chuva salvador do estado norte-americano, teve picape Silverado e Corvette escolhidos como "Carro do Ano". E distribuirá dividendos após seis anos de jejum.

Brasil – Mark Hogan, na GM ex-presidente da GM, no Brasil, e ex-vice da matriz, me chama. Feliz em ver velhos amigos e falar língua brasileira

Foi o primeiro não japonês a integrar o conselho diretor da Toyota e hoje é diretor tendo foco na operação latino-americana. Foi seu dedo quem mandou melhorar o Etios.

Mais – Diz, nova ação corrigirá painel e outros itens, outro motor. Estranha o fato de a Toyota ter pouca divulgação. 

Não sabe, mas as marcas japonesas dão as costas no relacionamento com a Imprensa e público externo.

Mudança – Aliás, Coluna informou, a Honda quer quebrar a acomodação, mostrar o que faz. 

Contrata Marcel Dellabarba, ex-VW e na Mercedes, para gerir comunicação da marca, hoje entregue a assessorias externas.

Aditivo – Não pelo fato de ser profissional correto, ascendente, mas os previstos resultados devem sacudir a acomodação sem resultados resultado da ociosidade das outras japonesas. Possíveis substituições serão boas para o mercado.

Efeito – Hyundai esperou a Volkswagen anunciar o Up! para divulgar mudanças 2014 no HB20. 

O Up!, mais moderno, será concorrente frontal. Cassio Pagliarini, diretor de Marketing, diz, mudanças vieram de pesquisa durante o ano.

Opção – Maior diferença é opcional, motor 1.6 e transmissão automática no HB20. O Up!, por enquanto, terá motor 1.0 aspirado. 

Restante é tópico: detalhes cromados na bolota do câmbio, retrovisores na cor da carroceria, tampa de porta-luvas..., e opção de tela com navegação, banco bipartido no banco posterior.

Choque – O HB20, queridinho do mercado em 2013, terá no Up! – vendas em 10 de fevereiro -, concorrente de maior instigação, atualização e, dado insuperável, rede de distribuição maior, e formidável máquina promocional.

Mundial – Pessoal da Ford Brasil, em especial o designer chefe João Marcos Ramos, rindo à toa. 

No balanço da empresa, comando maior apresentou bons resultados, citando dois produtos mundiais nascidos no Brasil: utilitário EcoSport e caminhões Cargo.

Mercado – Finda a fase do consumo incentivado, a besta da inflação ensaia galope, tomar o freio nos dentes – e se tornar inadministrável; aumento dos juros; dificuldades em financiamentos; efeitos de Copa e eleições no consumo.


Mais - Decisão do governo em iniciar volta ao elevado IPI, permitindo a venda com alíquotas incentivadas aos carros faturados até 31 de dezembro, fez revendedores comprar muito, formando estoque. 

Têm mais de mês de vendas no pátio – e continuam recebendo os novos veículos.

Ocasião – É o seguinte: se queres carro novo, compra agora. Facilidades, algum agrado na negociação e o IPI menor. Resultado da conta favorável a você.

Conselho – Não se meta a comprar carros sem ABS ou almofadas de ar. Nestas horas, pensar com o bolso pode trazer maus resultados para o resto do corpo.

Outro lado – Se num extremo existem carros como Fiat Mille e Kombi, já descontinuados – as últimas Kombi não são apenas as bicolores Last Edition. Há as normais. A 180 graus os novos Mercedes CLA, pequeno sedã da marca.

– Não conhece? Estás certo. Ainda não foi lançado no Brasil. Porém, nas emoções do período, a Mercedes antecipou-se enviando aos revendedores a New Edition, com teto solar e acessórios. Razão ? Aproveitar o IPI menor.

Quantum - Se afim, mexa-se. Quase todos estão pré vendidos a clientes da marca. E no mundo há inacreditável déficit de encomendas de 60 mil unidades. Tremendo sucesso. Nos EUA, US$ 29.900 – uns R$ 73.000. Aqui revendedores pedem R$ 160 mil por série especial de entrada.



Mercedes CLA, venda antes do lançamento. IPI menor


Auditoria – Leitores liderados por Alain Tissier, vice-presidente da Renault, corrigem Coluna passada, quando informou aumento da garantia dos VW para 3.000 km. Nada disto. Três anos. Estão certos.

Gente – Ana Carolina Costa, jornalista, assessora de imprensa na Mercedes, mudança. 

OOOO Irá para a Samsung de eletrônica. 

OOOO Chery do Brasil nova direção. 

OOOO Roger Peng, físico, experiência em autopeças no CAIP Group e na Visteon. 

OOOO Sergio Marchionne, 61, contrato renovado para mais três anos à frente da Fiat e Chrysler. OOOO Maio apresentará e administrará o próximo plano trienal.
_________________________________________________________________ 

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

GM PÕE A CIRCULAR QUASE MAIS 10 MILHÕES DE VEÍCULOS NOVOS NO PLANETA, EM 2013. AS VENDAS FORAM 4% MAIS ALTAS DO QUE AS DE 2012. O MELHOR DESEMPENHO FOI OBTIDO NA CHINA - E APESAR DA CRISE NA EUROPA - NO REINO UNIDO, SEGUIDO DOS ESTADOS UNIDOS.


Detroit, 14 de janeiro de 2014 – A General Motors vendeu, em 2013, 9.714.652 veículos  no mundo, um crescimento de 4% comparado com 2012. 


Os melhores mercados da GM foram a China e o Reino Unido que registraram os maiores aumentos: 11% cada um e os Estados Unidos onde as vendas chegaram a 7%.

"Mercado saudáveis nos Estados Unidos e na China 
e produtos muito bem sucedidos lançados em todas as nossas marcas no mundo impulsionaram o crescimento da GM em 2013, o que nos ajudou a superar as condições difíceis da Europa e em partes da América do Sul e Ásia", justificou Dan Ammann, vice-presidente Executivo e diretor Financeiro da GM.

Ammann, que foi nomeado presidente da General Motors, vai discutir as perspectivas e estratégia da empresa em 2014 na Conferência da Indústria Automobilística Mundial, organizada pelo Deutsche Bank, amanhã, dia 15 de janeiro, em Detroit.

Um webcast ao vivo será transmitido pelo site http://www.media-server.com/m/p/ph2qb95h Materiais da apresentação estarão disponíveis na seção Investidores do site gm.com, pouco antes do webcast.

A GM planeja anunciar suas vendas globais em bases trimestrais, a partir deste ano, usando este novo modelo, como parte do esforço da empresa para fornecer informações detalhadas e de fácil acesso sobre sua estratégia de crescimento global.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.