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segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

MAIS DE UMA GERAÇÃO DE MOTORISTAS BRASILEIROS APRENDEU A DIRIGIR E OPTOU COMO SEU PRIMEIRO CARRO, O FUSCA, QUE HOJE COMEMORA SEU DIA NACIONAL. FUROS NOS PNEUS, NUNCA MAIS COM NOVO PRODUTO...



MECÂNICA ONLINE®

Nº 59 — 20 / 01 / 2014

Tarcísio Dias

20 de janeiro - Dia Nacional do Fusca


Milhares de fãs comemoram hoje, 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca, um dos carros mais carismáticos da história mundial do automóvel. Fabricado no Brasil a partir de 1959, o Volkswagen Sedan – este era seu nome oficial – logo tornou-se o modelo mais popular do país, invadindo ruas e estradas e tornando-se parte da paisagem nacional.

A combinação de baixo custo de aquisição e manutenção com uma resistência capaz de afrontar os caminhos e condições de uso mais difíceis transformou logo o pequeno Volkswagen em ponta de lança da motorização do Brasil. Mais de uma geração de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir em um Fusca e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro.

Com mais de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, o Fusca hoje é um ícone nacional. 

Ao mesmo tempo em que exemplares bem conservados ou restaurados são disputados por colecionadores, dezenas de milhares continuam sendo usados no dia-a-dia como meio de transporte ou ferramenta de trabalho, seja nas grandes metrópoles, seja no interior do país.

Embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido Fusca, o carro também ganhou outras denominações de âmbito regional, como Fuca, no Rio Grande do Sul, e Fuqui, no Paraná. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou à consagrada designação como Beetle, nos Estados Unidos.


Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. 

Mas sua capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica logo começaram a conquistar compradores. 


O Volkswagen começou a ser montado no País, com componentes importados, já em 1953.

A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. 

A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. 

A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.

O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que atualmente chegou ao 27º ano consecutivo de liderança em vendas no mercado nacional.

Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México – onde é conhecido como "Vocho" – até 2003.

Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.

MECÂNICA ONLINE

· Pneu blindado, como assim? – Uma solução definitiva para vedar furos nos pneus, de forma automática e sem a necessidade de usar o estepe ou efetuar conserto posterior em um borracheiro, oferecendo segurança, economia e conforto. 

Através de um líquido selante aplicado preventivamente, ou seja, antes do furo ocorrer, pois tem como princípio ativo uma composição de fibras e adesivos, responsáveis por vedar os furos de até 5 mm na banda de rodagem, sem ressecar ou agredir a borracha e a estrutura do pneu, bem como a roda (aro) e o sensor de pressão (TPMS). O produto é oferecido pela XTIRE Blindagem de Pneus.

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São pneus de alta performance combinando segurança, conforto na condução, desempenho e ambientalmente amigável. Feitos com um composto especial, os pneus da Altenzo utilizam a tecnologia de pneus de ponta, oferecendo ao consumidor um produto acessível e durável.
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Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: redacao@mecanicaonline.com.br

Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

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