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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O AUTÓDROMO VELLO CITTÀ VOLTA A RECEBER AS CORRIDAS DO CAMPEONATO MITSUBISHI LANCER CUP. AS ETAPAS DE 2014 COMEÇARÃO NO FIM DE SEMANA DE 11/12 DE ABRIL


Marcada para o início do mês de abril, a 2ª temporada da Mitsubishi Lancer Cup vem repleta de novidades. Serão sete etapas durante o ano, uma a mais do que em 2013, com a participação de dois carros na competição: o novo Lancer RS e o renovado Lancer Evo R.

"A temporada de estreia em 2013 consolidou a Mitsubishi Lancer Cup no automobilismo nacional. Para este ano, vamos crescer ainda mais, aumentando uma etapa e o número de carros no grid", comemora Corinna de Souza Ramos, diretora de projetos especiais da Mitsubishi Motors.

Depois de receber elogios dos pilotos gentlemen drives durante toda a temporada, o Lancer Evo R recebeu atualizações importantes que o deixarão ainda mais veloz e fácil de guiar na pista. Entre as principais novidades estão freios com Sport ABS e o novo acabamento do interior.

Com o Lancer Evo RS também na pista, as disputas serão ainda mais acirradas, já que mais carros estarão no grid, disputando simultaneamente a prova, que tem 25 minutos, mais duas voltas cada. 

Todas as etapas serão disputadas no moderno autódromo Velo Città, da Mitsubishi. Com 3.430 metros de extensão, recebeu no fim do ano passado a homologação da FIA, tornando-se um dos três autódromos do Brasil reconhecido pela entidade.


Apesar dos carros largarem juntos, a premiação é dividida em três categorias: Lancer Evo RS e Lancer Evo R, do primeiro ao quinto colocado, e Lancer Evo R Master, destinada a pilotos com mais de 45 anos, premiando do primeiro ao terceiro.

Primeira temporada
Na temporada 2013, o primeiro campeão foi o jovem Bruno Mesquita, que já garantiu sua vaga para as etapas deste ano. 

"Fiz meu primeiro campeonato no automobilismo com a Lancer Cup. Tenho certeza que comecei a correr em uma das melhores provas do Brasil", disse.

Com instrutores como Ingo Hoffmann e Duda Pamplona, os pilotos puderam evoluir a cada prova. 

"A qualidade dos instrutores, histórico esportivo e paciência são grandes diferenciais. Sem contar as instalações de primeiro mundo" afirma Maurício Zanella, que fez parte do grid em 2013.

A Mitsubishi Lancer Cup tem patrocínio de Petrobras, BTG, Pirelli, Armura e Columbia. Mais informações no site www.mitsubishimotors.com.br, no Facebook Mundo Mit (www.facebook.com/Mundomit) e no site do autódromo Velo Città (www.velocitta.com.br).

Lancer Cup - Sit&Drive
Seguindo o formato de sucesso utilizado em sua temporada de estreia, a Mitsubishi Lancer Cup conta com o sistema sit&drive. 

Nele, os veículos da competição são alugados para os pilotos, possuem mecânica e preparação idênticas e, durante a temporada, toda manutenção e apoio necessários são feitos pela equipe de mecânicos e engenheiros da marca dos três diamantes.

Para saber mais informações e como participar da Mitsubishi Lancer Cup, acesse o sitewww.lancercup.com.br ou envie um e-mail para lancercup@mmcb.com.br.


Calendário - Lancer Cup 2014
1ª etapa - 11 e 12 de abril
2ª etapa - 09 e 10 de maio
3ª etapa - 13 e 14 de junho
4ª etapa - 18 e 19 de julho
5ª etapa - 15 e 16 de agosto
6ª etapa - 26 e 27 de setembro
7ª etapa - 24 e 25 de outubro

Ficha Técnica - Lancer Evo R
Motor 2.0L MIVEC Turbo
Potência 306 cv
Torque 55 Kgfm
Transmissão mecânica "Close Ratio" de cinco marchas
Tração integral 4x4 com diferencial central ativo hidráulico.
Capô, portas, para choques, tampa traseira em fibra.
Para-lama dianteiro com extração de ar
Spoiler em fibra
Aerofólio traseiro em fibra de carbono
Gaiola de proteção homologada pela FIA.
Painel digital touch screen, Pro Tune® de 4.3" com: conta giros digital, shift light, medidor de força G, voltímetro, pressão de combustível, velocímetro, GPS, tempo de volta, além de outras funções
Sistema Pro Tune® de aquisição e analise de dados
Sistema de freio BREMBO com SPORT ABS
Pastilhas de freio High Performance de competição.
Pneu Pirelli® slicks 265/645-18.
Rodas liga leve Enkei®, 18" x 8,5"


Ficha Técnica - Lancer Evo RS
Motor 2.0L MIVEC Turbo
Potência 340 cv
Torque 42 Kgfm
Câmbio sequencial de seis marchas com alavanca em fibra de carbono.
Tração integral 4x4 com diferencial central ativo hidráulico.
Capô, portas, para choques, tampa traseira em fibra.
Para lama dianteiro com extração de ar
Spoiler em fibra
Aerofólio traseiro em fibra de carbono
Gaiola de proteção homologada pela FIA.
Pintura interna na cor cinza quantium
Painel completo em plástico injetado com acabamento em fibra da carbono
Painel digital touch screen, Pro Tune® de 5,6" com: conta giros digital, shift light, medidor de força G, voltímetro, pressão de combustível, velocímetro, GPS, tempo de volta além de outras funções.
Sistema Pro Tune® de aquisição e analise de dados
Amortecedores Öhlins® coil over com regulagem de bump e rebound.
Camber plate na torre dos amortecedores dianteiros.
Sistema de freio BREMBO com SPORT ABS
Pastilhas de freio High Performance de competição.
Pneu Pirelli® slicks 265/645-18.
Rodas de silício 7 = 9,5"

SALÃO DE GENEBRA DESTE ANO COMEÇA SEMANA QUE VEM.MOSTRANDO O NOVO FORD FOCUS, OS FIAT FREEMONT E PANDA CROSS, A 3ª GERAÇÃO DO AUTI TT HINDA CIVIC TYPE R E MUITOS OUTROS. TOYOTA LIDERA VENDAS MUNDIAIS, SEGUIDA DA VW E DA FORD, COM CHEVROLET NA 5ª POSIÇÃO COM A HYUNDAI NOS CALCANHARES.


Coluna nº 0914 - 28 de Fevereiro de 2014

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Salão de Genebra, 6 a 16 de março, tem posição mercadológica bem definida para sobreviver na disputa entre a poderosa meia dúzia que se impõe ao setor: novidades europeias e pesquisas para os novos tempos com os automóveis – menores consumo, e emissões, integração com eletrônica, novos combustíveis.

Novidades
De veículos comuns, motores de ciclo Otto – combustível vaporizado e velas de ignição -, ainda tem seu lugar e serão, por tempos, maioria das vendas.

Ford Focus - No setor, é a novidade mais palpável a consumidores brasileiros, exibindo as próximas mudanças a serem aplicadas no produto feito na Argentina. 

Mudança maior, frontal, grade mais elevada, trabalho no grupo óptico, idem para o traseiro. 

Dentro, trabalho em materiais como o cromo satinado, no console, porta-luvas, para mudar, melhor operar, oferecer sensação de aconchego e refinamento. 

Mudança maior, embora culturalmente difícil ao mercado brasileiro, é a opção de um novo motor: três cilindros, 1.0, 12 válvulas, injeção direta e turbo, 123 cv e uns 15 quilos de torque. 

Este motor será produzido no Brasil, inicialmente com aspiração atmosférica, marcando o sucessor do Ka. Caixa de seis marchas, suspensão, direção e freios reacertados.

Ford Focus, refrigério nas linhas.

Freemont Cross – Tecnologia brasileira permeando a carro norte-americano. As invenções Fiat sob o rótulo Adventure aparecerão no Freemont e em outro Fiat, o Panda. 

Coisas conhecidas, decoração com grade, molduras de faróis em preto, bancos mesclando tecido e couro. 

Para o mundo, duas versões de motor: 2.0, 16v, 140 cv e 2.4, 170 cv, este tracionando as unidades enviadas ao Brasil. Tração dianteira com cinco marchas, 4x4, seis velocidades.

Audi TT – Terceira geração do esportivo TT; a configuração prática do protótipo mostrado no Salão de Detroit, o Allroad Shooting Brake – utilitário esportivo de performance. 

Da marca, a versão S, com tração total, do A1, sem sucesso no Brasil. Série especial, a RS4 Nogaro comemora 20 anos da RS2.

BMW – Série 2 Tourer, primeiro BMW de tração dianteira, concorrente de Mercedes Classe B. Outro nível, a Série 4 Grand Coupé.

Citroën C1, Peugeot 108 – Revisão estética do C1, lançamento do 108, pequenos franceses com a mesma base no pânico da sobrevivência o carro também é o Toyota Aygo. 

Da Citroën, o Cactus, nova experiência construtiva, com envolvente moldura chamada Airbump, um para-choques a meia altura.

Ferrari – Revisão no modelo Califórnia, incluindo turbo alimentador em motor V8 3,9 litros para produzir 560 cv e abundante torque em baixas rotações, dando extrema maneabilidade.

Honda Civic Type R – Cupê endemoniado, seguindo a tendência das grandes marcas. Quer chamar atenção arrancando 276 cv de um motor 2.0.

Hyundai – Crescendo em vendas e participação mundial, quer tomar posição de coragem, fazendo concorrente para os Mercedes Classe S, o
 Hyundai Genesis. V6, 3,8 litros e V8 5,0.

Lamborghini Huracan – Sucessor do Gallardo, carroceria marcada por intensiva combinação de metal e fibra de carbono, motor V10, 5,2 litros, 601 cv e pouco imagináveis 325 km/h de velocidade final.

Mercedes S-Class Coupé – Impactante versão duas portas do novo parâmetro em automóveis de luxo. Junto, versão Estate - camionete, perua, station wagon ... Ambos V8, 4,7 litros, 450 cv.

Mini - Nova plataforma, prática, maior, permitirá instigadora versão como a do Mini em 6 - 6! - portas.

Mercedes S Class, coupé. Classudo.


Renault – Tenta voltar aos tempos do Twingo, genial produto. Novo modelo, desenvolvido com a Smart, criou solução não aplicada pela Renault há quatro décadas, o motor traseiro. No caso, o tricilíndrico do Smart ForFour.

Volkswagen – Atualização e ampliação da linha Polo. Versões, motorizações e, até, CrossPolo. 

E ficará de olho no Vision C, proposta de sua marca menor, e mais atrevida em design, a Skoda. Se bem recebido pelo mercado, será co-optado.

Mercado mundial, uma olhada

Fechados os números das vendas de automóveis em 1014, a Jato Dynamics, consultoria brasileira em informações automotivas, ilumina o caminho. 

Chineses, vendendo 19 milhões mantiveram a primeira posição crescendo incríveis 18% apesar de projetados números menores, garroteados por ação antipoluição - ganhou a indústria, perdeu o mundo. 

EUA, 2º, novamente, entre sorrisos expandiu 7,6% em relação a 2012, crescimento ascendente. A crise de 2009 foi-se. 

Terceiro mercado, Japão, 5,3 milhões, estável, quarto Brasil, 3,5 milhões, queda de 1,6%; Alemanha quinto, com retração de 4,1%. Todos os BRICS tiveram queda.

Marcas
Num ranking de marcas Toyota mantém-se líder: 6,4 milhões; VW segunda 5,9 milhões; Ford terceira 5,3 milhões; Chevrolet 4,3 milhões. 

Pouco imaginável ao nosso mercado, a Nissan é a quinta mais vendida no mundo, 3,9 milhões, à frente da Hyundai, 3,7 milhões.

Sétima a Honda, colada na mesma centena de milhar. Oitava Kia 2,1 milhões; Fiat 1,7 milhões e Renault, pouco mais de milhão e seiscentos mil automóveis vendidos. 

Quando você olha a Kia, pouco mais que adolescente, superar as centenárias Fiat e Renault, com expansão garantida por exportações vê, o mundo do automóvel mudou.

Por categoria, picape mais vendido o Ford F 150. Utilitário esportivo, Honda CR-V, 8º. na lista geral. Automóvel, Ford Focus, em torno de milhão de unidades.

Roda-a-Roda

Choque – Choques na matriz Ford. Apesar do salto em 50% nas vendas, seus carros híbridos não cumprem exigências de consumo pelo governo dos EUA, e empresa dos EUA, a Paice LLC a aciona.

Desacordo - Diz, a fabricante de automóveis aplica sua tecnologia sem acertar cessão de direitos ou pagamento de royalties. 

Mesma empresa acionou a Toyota – e ganhou e está em arrepios com Kia e Hyundai pelas mesmas razões.

Cenário – Wanxiang, chinesa, com US$ 149,2M arrematou os ativos da Fisker Automotive, promissora fábrica de carros elétricos nos EUA – sem marca e logo.

Novela - Não parece questão encerrada, pois a Wanxiang comprou a 123 Systems, fornecedora das baterias, fechou a torneira, levou a cliente à falência.

Ocidentalização – Ética do método à parte - parte mafiosa, a se observar, marcham para o Ocidente. Dias antes compraram 15% da centenária e internacional Peugeot/Citroën.


Outra – Tesla, outra fabricante, capitalizada, pertencendo a Elon Musk, dono do Paypal, assustou-se com a situação da concorrente, comprou e desenvolve tecnologia para baterias, deixando de ser cliente da Panasonic.

Ampliação – Reformou antigas instalações da Nummi, ex-união GM e Toyota, mas não chegará a utilizá-las para seus carros e baterias. Novos planos tornaram-nas pequenas. Agora, diz, terá Giga fábrica.

Mercado – Incremento de vendas gerando expansão não apenas pela autonomia pretendida, 320 km, mas por custar menos, por ampliar o leque de produtos, com pequeno sedã para combater Mercedes C e BMW 3, e utilitário esportivo.

… II – Distantes, perdidos em discussões sobre o álcool ser atrelado à gasolina e esta agora importada, desconhecemos no Brasil a realidade e o crescimento da presença dos carros elétricos.

Futuro – Pacific Northwest National Laboratory, dos EUA, acelera ampliar o uso dos veículos movidos por eletricidade: desenvolveu baterias lítio-enxofre, capazes de armazenar quatro vezes mais energia – entenda-se a prática de maiores autonomia e duração.

Não deu – O GT 86, projeto Toyota de fazer esportivo usando mecânica 2.0 de Subaru, e da tração total eliminando a dianteira, não vende o esperado. 

Antes de desistir prepara versão com motor mais forte, e cancelou a opção conversível.

Claro – Um Subaru completo, tração integral, anda melhor e custa menos.


Atraso – Fábrica da JAC, em projeto na Bahia, continua presa à feitura das fundações, e assim não cumprirá o calendário do início de produção neste exercício. Apenas em 2015.

Coisa séria – Tens agradável e novo Citroën C4 Lounge 2013? Confira se o chassi tem número entre EG 500081 e EG 537375. 

Se, agende com revenda verificar o módulo de controle do freio. Nesta série, houve descalibração, exigindo muita força para frear.

Mercado – Novo Corolla chegará ao mercado na 2ª quinzena de março. Quer comprar a modelia atual? Barganhe. Dá negócio. 

Carro datado – na gíria o de modelo passado – em estoque neste ano atípico, é mico a ser esconjurado, do tipo melhor não ganhar agora para não perder depois.

Atrapalho - Fiat anunciou a apresentação do Linea 2015 - mas, em abril. Não tem problema com estoques, sinaliza o futuro, avisando a novidade para deter interessados em adquirir outras marca
.

Brincadeira – Diz a Hyundai, ampliará de cinco para seis anos a garantia de seus carros – caso o Brasil vença a Copa do Mundo, tornando-se hexacampeão. Parece brincadeira de mau gosto. Se tem qualidades por que não fazer desde já?

Novidade – Lotus mandou desenvolver moto com sua marca pelas empresas especialistas Holzer e Kodewa. Sua C-01 mantém a filosofia da marca, baixo peso e potência média. 

No caso, 210 cv vindos de motor V2, 1.195 cm3, transmissão de seis velocidades, em chassis de aço carbono e titânio. Experimentais, 100 unidades. Afim? inscreva-se em www.lotus-motorcycles.com/


O Zé, mecânico em Pirenópolis, Go, olhou e disse: “Mais feio que bater em mãe - no Dia das Mães ...”


Carnissan – Na Internet, o segundo filmete da hábil conexão proposta pela Nissan entre fabricar veículos e preparar desfile de Carnaval, seu caso com a escola de samba Salgueiro. Está em (facebook.com/nissanbrasil)

Esperança – Felipe Nasr foi contratado pela Williams como terceiro piloto e de testes. Bons patrocínios, como da Petrobrás e do Banco do Brasil permeando para a equipe, dar-lhe-ão boa visibilidade, atenção e divulgação.

Caminho – Itens importantíssimos numa atividade onde é rara a junção de capital e competência pessoal, como no caso. 

Nasr, sem o risco de elogio ao conterrâneo, é verdadeira esperança de ascensão na Fórmula 1, corolário de carreira construída por vitórias.

Derrapagem – Coluna 4813 se equivocou quando, no final de novembro antecipou a certeza da ida publicando inconfidência de familiares traçando opções para outras equipes. Errou a equipe. 

Felipe Nasr. Mais esperança.



Memória – Honda NSX 1992, ex-Ayrton Senna, segundo dono o banqueiro Antônio Carlos de Almeida Braga, não atingiu valor mínimo, US$ 125 mil – uns R$ 330 mil, em leilão no circuito inglês de Silverstone.

História – Dificuldade em nosso antigomobilismo é a falta de informação correta, lastreada. 
Grande maioria à base do soube, ouvi li, não sei onde, e por aí vai, sem rumo. 

Poucos clubes dão importância às referências, a Federação setorial filiando alguns, pouco se dá a respeito, omissa no traçar e abrir caminhos.

Descaminho – Sem pesquisas, pouco se sabe da realidade e, daí, a ignorância irresponsável, a falta de dados, e ante dúvida sobre algum item, logo rotula de “Série Especial” para explicar o que não sabe.

Sem rumo - Sem saber decupar números de registro para descobrir dados do produto, quantificar produção de modelos e versões, por total, ano ou período, na maioria das vezes usa a palpitologia baseada no desconhecimento.

Exceções – As há quanto a Malzonis e Pumas com motor Vemag; bom levantamento de Willys Executivo; dados dispersos com fontes diferentes relativamente à produção dos Willys Interlagos.

Simca - O bom sítio
www.simca.com.br, organiza cadastro e nele a listagem atingiu 474 unidades, de sucata a carros de museu. Belo trabalho. 

Tens Simca, conhece quem tem, conte ao sítio, ajude a salvar a memória da marca.

Gente – Alterações na área de relacionamento externo da General Motors. 

OOOO Aposentadorias, PDVs, demissões, transferência. 

OOOO Contratará nove recém-formados para moldá-los às funções. 

OOOO Issao Mizoguchi, engenheiro, tremenda promoção. 

OOOO 1º brasileiro a dirigir bloco de mercado da Honda, presidente da Honda South America. Mandará em tudo da marca: produção, importação, vendas de motos e automóveis. 

OOOO Dieter Zetsche, nº 1 da Mercedes, alegre. 

OOOO Resultados de vendas e lucros em automóveis, seu projeto pessoal, aumentaram seu bônus pessoal de 8,15 milhões para 8,25 milhões de Euros – uns R$ 26,5 milhões. OOOO
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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

MOTOCICLETAS YAMAHA COM DEFEITO NO FAROL EXIGEM RECALL NOS MODELOS YZF-R1 E XT-1200Z

Proprietários de motocicletas YZF-R1 e XT 1200Z para a substituição do subchicote do farol. Segundo a empresa, a resistência do material utilizado no terminal da lâmpada é insuficiente para aguentar a temperatura do farol e o calor pode deformar o item e superaquecer o conjunto, "causando derretimento do corpo de engate e possível falha no funcionamento do farol, com risco à condução".


Estão convocados a comparecer em uma concessionária da marca os proprietários dos modelos YZF-R1 fabricados entre 2010 e 2012 e também os produzidos em 2013 e 2014, com os seguintes chassis: JYARN26B0AA000301 até JYARN26B0AA001094 e JYARN301XEA000003 até JYARN301XEA000550.


Além disso, proprietários de motocicletas XT 1200Z, modelos de 2012 a 2014 e com chassi de JYADP02B0CA000004 até JYADP02BXEA001123, deverão fazer a substituição do material.


O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, informa que não há prazo limite para atendimento na campanha e que, se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo ou a substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

O NÚMERO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NO PAÍS, APESAR DA LEI SECA, AUMENTOU EM 2013, EM RELAÇÃO A 2012, O QUE MOSTRA NÃO SEREM OS MAIS OU MENOS BÊBADOS. É CLARO QUE A DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE VÍTIMAS MORTAIS TEM A VER COM EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA QUE ANTES OS CARROS NO BRASIL, FORA OS MAIS CAROS, NÃO TINHAM. O JORNALISTA ROMILDO GUERRANTE CHAMA À ATENÇÃO PARA O FATO.


Acidentes de trânsito aumentam, mas mortes diminuem

Por Romildo Guerrante


O último balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal, a comparação de acidentes entre 2012/20133, incorre no mesmo erro - ou má intenção – que envolve todos os levantamentos. 

Na manchete, o Globo de 25/2 diz que houve menos mortes de lá pra cá, o que é verdade, mas atribui isso à campanha contra os “bêbados”, citando que foram presos quase 12 mil desses espécimes que apanhados com mais de 0,05 miligrama de álcool por litro de vapor nos bafômetros.

Estabeleceram uma correlação entre esses supostos “bêbados” detidos (mais de uma colher de chope) e o número menor de mortos e feridos. 

Mas o número de acidentes AUMENTOU, e eles atribuem isso, lá no finalzinho da matéria, ao crescimento vegetativo da frota. Sim, mas se houve mais acidentes, deveria ser maior o número de vítimas. Não é.

E eles não têm a honestidade de admitir que o uso mais intensivo do cinto de segurança e a renovação da frota com equipamentos que aumentam a segurança passiva (caso dos airbags e das estruturas deformantes) e também ativa (caso dos freios ABS) é que devem ser responsáveis por essa redução.

Depois, os chamados “bêbados” (assim chamados pra colocar a população a favor do álcool zero e da política caça-níqueis da Lei Seca) são responsáveis por apenas 1/6 dos acidentes. 

A maior parte dos acidentes ocorre em ultrapassagens malfeitas e por excesso de velocidade. 

Nada a ver com o álcool. Seria melhor que a Polícia Rodoviária intensificasse de fato a fiscalização nas estradas e que o Dnit fiscalizasse de fato o excesso de velocidade, tirasse de circulação os malucos (que trafegam pelo acostamento em alta velocidade e matam ambulantes todo dias) e corrigisse a falta de sinalização e os erros cavalares de geometria.

Já disse que se for apanhado em Lei Seca porque tomei uma taça de vinho no jantar, e o cara botar na ficha que eu estou embriagado ou bêbado, vou exigir exame médico para definir essa condição.

Nenhum agente desses que nós conhecemos é capaz de emitir um julgamento isento sobre essa condição, isso é função de médicos. 

Os policiais lá fora (que jamais fazem blitzes, isto é coisa de tupiniquim, jabuticaba bruta), quando param um cidadão que está dirigindo é porque suspeitam que algo está errado (trocar de faixa sistematicamente, rotina aqui no Brasil, por exemplo, é motivo para ser parado lá fora.) 

Bafômetro é o último a ser aplicado. Mandam sair do carro, conversam olho no olho (e observam os olhos), sentem o bafo, se ainda suspeitam de algo mandam andar 3m com os pés juntos, contar de trás pra frente etc. 

Só se persistirem sintomas de embriaguez (mais de 0,25 mg de álcool por litro de vapor), submetem o condutor ao bafômetro. 

Mas aqui, como existe apenas um fornecedor de bicos descartáveis de bafômetro (R$ 3 a unidade, US$ 0,25 lá fora), a ordem é aplicar geral e multar todo mundo. 

Dezoito estados já entraram nessa festa pra aumentar a arrecadação, que de tanto ser centralizada no governo federal está obrigando os demais níveis de governo a inventar taxas e multas (sem falar em grandes contratos de obras) para fazer alguma coisa que chame a atenção da população, nem que seja campanha de marketing.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O NOVO FIAT LÍNEA CHEGA AO BRASIL EM ABRIL COM ALTERAÇÕES QUE O DEIXARAM MAIS CONFORTÁVEL E PREÇO COMPETITIVO. VAMOS AGUARDAR.


Com mudanças que o deixaram mais refinado e atraente, no início de abril está chegando ao mercado o novo Fiat Linea. 



Ele traz um novo visual externo, que o deixa mais moderno, e um interno totalmente reformulado, acentuando ainda mais o conforto e o prazer de estar a bordo do modelo.

Com os novos conceitos introduzidos para a linha 2015 do Novo Linea fica reforçada a premissa de um carro que sempre teve excelentes características de dirigibilidade, conforto e preço altamente competitivo.


CONSUMIDOR DE CARROS MINI DESDE OS ANOS DE 1960, PORTUGAL RECEBERÁ O NOVO MINI EM MEIO A UM FESTA EM QUE SE APRESENTARÃO DJS, BANDAS E DIVERSOS ARTISTAS. COM ALGUMAS ALTERAÇÕES INTERNAS O NOVO MINI CONTINUA UM CARRO DOS DESEJOS DE MUITOS. VEJA COMO PARTICIPAR DA FESTA.


O NOVO MINI chega a Portugal no fim-de-semana de 15 e 16 de março e, seguindo a tradição, a MINI vai comemorar este lançamento em ambiente de festa. 


É já no dia 8 de março que inicia esta viagem rumo ao THE NEW ORIGINAL na Sala XL do LX Factory, a partir das 22h30.

No Novo MINI, o velocímetro foi deslocado do centro do painel para trás do volante. No centro, ficou o sistema de áudio. 

Esta será a noite ideal para conhecer o NOVO MINI. O ambiente 100% MINI promete contagiar todos os presentes com a diversão e conectividade deste novo membro da família MINI. 

DJ Glue, The Voxels e The Poppers serão alguns dos artistas presentes, mas a festa contará com muitas outras surpresas e animações que irão contribuir para tornar esta MINIParty na “festa mais NOT NORMAL do ano”. 


Afinal não é todos os dias que podemos conhecer em primeira mão um original dos nossos dias.


Todos os MINIacs estão convidados, contudo será necessário um convite MINI para entrar na festa. 

Os convites estão disponíveis nos 23 Pontos da Rede Autorizada MINI (Concessionários e MINI Service) ou através do telefone 808 500 025, onde se pode pedir o seu envio para casa.

Após este passo, 
o registo poderá ser feito no site www.theneworiginal.pt, onde é também possível acessar informações mais detalhadas sobre a festa.

BMW Group
O BMW Group é o construtor premium de automóveis e motos mais bem-sucedido do mundo, com as suas marcas BMW, MINI, Motorrad e Rolls-Royce. 


Em termos globais, o BMW Group possui 28 fábricas em 14 países e uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2013, o BMW Group atingiu um volume global de vendas de aproximadamente 1.963 milhões de automóveis e de 115.215 motociclos. 

O resultado, antes de impostos, foi de 7,82 bilhões de euros, num total de 76.85 bilhões de euros de volume de negócios. Em 31 de Dezembro de 2012, a empresa empregava um total de 105.876 colaboradores.

O sucesso do BMW Group tem sido, desde sempre, construído numa ótica de longo prazo e assente numa conduta responsável. 

Desta forma, a o grupo estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valores, bem como uma ampla responsabilidade de produto e um evidente empenho na conservação de recursos, como parte integrante da sua estratégia.

MAIS UMA MENTIRA DE SÉRGIO CABRAL - CONDENA, MAS DÁ SUBSÍDIOS ÀS BARCAS SA, AO METRÔ (DEFENDIDO PELA ADVOGADA PRIMEIRA DAMA DO ESTADO), SUPERVIA E OS TRÊS PRESTAM UM SERVIÇO DE PÉSSIMA QUALIDADE. ATÉ A BASE ALIADA DO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REJEITA O SUBSÍDIO A TRANSPORTES NO ESTADO. CABRAL MOSTRA ASSIM QUE TEM UM COMPROMETIMENTO MUITO SÉRIO COM A MENTIRA E UM ENVOLVIMENTO COM CONCESSIONÁRIAS DE TRANSPORTES DE PASSAGEIROS QUE JÁ DEVIAM TER SIDO CASSADAS

Em todo o país, prefeitos e governadores, através de concessões a partidos, mantêm base aliada com maioria expressiva de cada casa, tendo como exemplo o Governo Federal. 

Nunca é demais repetir que a MP dos Portos, após meses de debate na Câmara, foi aprovada no Senado em horas, tendo o senador Cristóvam Buarque declarado: “Esta casa está de joelhos”. Mas, diante de certos absurdos, até os aliados protestam.

As 81 emendas apresentadas a projeto do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, enviado à Assembleia Legislativa fluminense confirmam isso. Sem poder dizer não ao governador, os deputados ganham tempo. 

O projeto tenta estender o subsídio em transportes, já dado à Barcas S/A – do grupo CCR – ao Metrô – grupo Invepar, formado pela OAS e três fundos de pensão – e Supervia – da Odebrecht Transports.

Há dias, o governador havia afirmado o que toda a população sabe: tais concessionários não merecem qualquer apoio enquanto não melhorarem o serviço, mas parece ter mudado de opinião.

Nos três casos, os concessionários mantêm a frota já existente há décadas – principalmente trens e barcas – e apenas pintam os equipamentos e trocam fusíveis. Há barcas e trens operando há mais de meio século.

E, quando ocorre renovação, é com dinheiro público. O deputado Comte Bittencourt (PPS) lembrou que, após dois anos e meio, não foi feita auditoria na Barcas S/A para se saber como estão sendo usados os recursos do subsídio.

Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) lembrou que, quando o governo de seu partido privatizou serviços públicos de transporte, a tese usada foi a de que, com isso, os particulares iriam investir seu próprio dinheiro. “Em vez de punição, maus concessionários vão ganhar prêmio”, disse Rocha.

Fonte: Monitor Mercantil/Sergio Barreto Motta

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A FIAT LEVA PARA O SALÃO DE GENEBRA SEUS MODELOS FREEMONT E PANDA CROSS COM PACOTE AVENTUREIRO QUE INCLUI MAIS LUXO, EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA E QUE LHE DÃO APARÊNCIAS MAIS ROBUSTAS E CÂMBIO 4 X 4.


A Fiat escolheu o Salão de Genebra para fazer a estreia mundial dos modelos Freemont Cross e Panda Cross, propostas aventureiras que se posicionam no alto da gama de seus respectivos modelos. 


Eles trazem um estilo exclusivo, uma completa lista de equipamentos e o máximo bem-estar a bordo.




Novo Panda Cross
O novo Panda Cross é um aventureiro urbano ágil, fácil de manusear no tráfego da cidade, mas com o espírito e equipamentos típicos de um SUV 4x4 de categoria superior. 

O modelo traz o sistema de transmissão "Torque on demand", um equipamento que é ativado automaticamente, conforme a necessidade para que possa enfrentar situações mais difíceis. 

Também chega com ele o sistema ESC (Electronic Stability Control) completo, com função ELD (Electronic Locking Differential); que somados fornecem uma grande melhoria ao dirigir e ao arrancar em terrenos escorregadios.

Além disso, o Panda Cross também oferece um seletor para os amantes da condução off-road, que através do “Terrain Control” o motorista pode optar por três modos diferentes para utilizar o sistema AWD (All Wheel Drive), são eles:

• AUTO - Distribuição automática de torque entre os eixos, de acordo com a aderência da superfície da estrada.

• LOCK – A tração 4X4 é sempre acionada para a melhor utilização do carro em fora-de-estrada, com distribuição de torque entre as quatro rodas, frenagem das rodas com perda de aderência (ou que escorregam mais do que as outras), desse modo transferindo a força para aquelas com mais aderência.

• HILL DESCENT - Para uma performance segura em descidas íngremes, ou para descer vias extremamente irregulares o sistema ajuda no controle da velocidade.

Cada detalhe do Panda Cross foi projetado para torná-lo facilmente reconhecido, com uma linguagem estilística típica de um SUV. 

Seu novo visual traz uma para-choque que possui, com a parte inferior, a cor titânio acetinada, além de um design de orifícios que reinterpreta o tema "squircle" (quadrado com bordas circulares), característico do Panda. 

Ganchos de reboque são visíveis, em vermelho brilhante, dando ênfase ao seu caráter off-road. 

O conjunto ótico também é novo, a lateral possui alguns elementos característicos, como as caixas de rodas pronunciadas, faixa lateral com o emblema "Cross" e as novas barras de teto, que recebem também o acabamento na cor titânio acetinado. 

As rodas de liga de 15" exibem um design em V e um acabamento de metal polido. A traseira é caracterizada por um novo para-choque que recebe o design e o mesmo acabamento do dianteiro, além de ponteira de escape cromada.

O novo Panda Cross garante amplo espaço para os passageiros, a conveniência das cinco portas e um amplo espaço modular. 

O compartimento oferece acabamento em tecido exclusivo, volante e manopla de câmbio com revestimento em couro e acabamento diferenciado para o painel.

Entre seus equipamentos, o inovador City Brake Control, sistema que recebeu o prêmio "Euro NCAP Advanced 2013", que reconhece a presença de outros veículos ou obstáculos à frente do automóvel, freando automaticamente caso o condutor não consiga intervir diretamente para evitar uma colisão ou atenuar suas consequências; ativo para velocidades de até 30 km/h.

Duas versões de motor estão disponíveis, ambas com Start&Stop, a de 80 HP 1.3 MultiJet II Turbo e a diesel e 90 HP 0.9 TwinAir Turbo a gasolina, este último com transmissão de 6 velocidades, com a primeira marcha reduzida.





Novo Freemont Cross
O salão suíço também contará com a presença do novo Freemont Cross, que tem como foco o melhor equilíbrio entre funcionalidade, estilo e design. 

Ele é caracterizado por uma aparência robusta e diferenciada, graças aos para-choques dianteiro e traseiro, completamente novos, com detalhes na tonalidade Platinum Chrome, grade dianteira em preto brilhante, rodas de 19" com cinco raios e saias laterais na tonalidade também em Platinum Chrome. 

As molduras pretas dos conjuntos óticos dianteiros e traseiros conferem ao Freemont Cross uma personalidade ainda mais robusta, pronta para enfrentar qualquer estrada.

O Freemont Cross também oferece um interior exclusivo, com novos bancos em couro com inserções de tecido de malha esportiva e costura em cinza. 

Além disso, a versão conta com itens de série como o navegador por satélite Uconnect com tela de toque de 8.4", câmera de estacionamento traseira e sistema de áudio Premium Alpine, com seis alto-falantes, amplificador 368 W e subwoofer. 

O Freemont Cross conta ainda com espelhos retrovisores elétricos aquecidos e dobráveis, seis air bags, porta-copos iluminados, Keyless Entry e Keyless Go com botão de inicialização e controles de regulagem de áudio e velocidade de direção no volante.

A nova versão top de linha está disponível com o motor de 140 HP 2.0 MultiJet II com caixa de câmbio manual de 6 velocidades e tração dianteira, enquanto o motor 170 HP 2.0 MultiJet II traz a opção da versão 4×2 de câmbio manual e a versão AWD (tração nas quatro rodas) com transmissão automática de 6 velocidades.

PEUGEOT VENDE VERSÕES DO MODELO 208 COM TAXA ZERO COM 60% DE ENTRADA OU JUROS DE 0,49% AO MÊS NOS FINANCIAMENTOS DE 24 MESES, NUMA PROMOÇÃO RELÂMPAGO QUE TERMINA DIA 28 DE FEVEREIRO - ACTIVE MANTEM TAXA ZERO E 36 PARCELAS


A Peugeot do Brasil ampliou as condições para a linha 208 em uma ação “relâmpago”, válida até o dia 28. 


Assim, as versões Active Pack e Allure (1.5l 8V Flex), e Griffe (1.6l 16V Flex) podem ser adquiridas com taxa zero, condição atrelada à entrada de 60% do valor total do veículo e pagamento em até 12 vezes.

A marca oferece, ainda, uma opção de taxa 0,49% - nesse caso, a entrada é de 50% e o financiamento por ser realizado em até 24 parcelas. 

Para a versão de entrada de gama, Active, a Peugeot mantém a oferta anunciada no início do mês: taxa zero, com entrada de 60% e financiamento em até 36 parcelas.


QUEM NÃO OUVIU FALAR DOS FAMOSOS E LUXUOSOS CADILLAC'S? NASCIDOS EM 1902, NOS ESTADOS UNIDOS, EM 1928, FORAM PRODUZIDOS MAIS DE 20 MIL ERAM CARROS USADOS PELA BURGUESIA, DIRIGIDOS POR MOTORISTAS CUJO COCKPIT ERA DESCOBERTO. ATÉ HOJE, O CADILLAC É SINÔNIMO DE SOFISTICAÇÃO.





Antigomobilismo

Por
Ricardo Cafarelli



The Luxury Cadd...

“Cadillac 1928 341A - Town Car Limousine 
all weather phaeton – 7 passengers

Olá caros leitores, estou aqui de volta para escrever sobre um grande carro, em todos os sentidos. O Cadillac 1928 Town Car.

Cadillac é sinônimo de luxo e sofisticação desde 1902 quando a marca foi criada por Henry M. Leland, americano, também fundador da marca Lincoln.

O carro que escolhi para falar foi um dos mais importantes que pertenceu a coleção da minha família.

Adquirido de outro colecionador carioca, o Caddy passeou pelo Rio de Janeiro em algumas ocasiões. Eu tive o prazer de dirigir esta preciosidade.

Com 3,86 metros somente entre eixos (152 inches) ele hoje dificilmente encontraria uma vaga em que coubesse e para “facilitar” a direção era do lado direito. Retrovisor, nem pensar.

Em 1928, foram produzidos 20.001 automóveis entre todos os modelos. Este particularmente foi seguramente encomendado especialmente por algum milionário da época, pois é único.



Com um motor V-8 de 5.6 litros e 90 HP era um avião para a época. Podem acreditar.
Ao ligar o possante, praticamente nem se escutava o barulho do motor tal era a perfeição do seu balanceamento e ajuste.

Algumas características que diferenciavam esse veículo de um outro Cadillac de linha eram os acabamentos.

Quando fomos limpar o carro pela primeira vez descobrimos que sua capa de radiador e faróis não eram apenas cromados, mas sim banhados de uma liga de alpaca, um tipo de prata.

Rodas de cubo rápido, volante retrátil (para facilitar a entrada e saída dos motoristas mais “gordinhos”), faróis auxiliares, tudo funcionando perfeitamente. Outro destaque era o interfone para comunicar-se com o motorista.

Como não poderia deixar de ser em uma limousine de sete lugares, além do banco traseiro (neste caso, revestido em um luxuoso couro vermelho), havia mais dois bancos retráteis.




O vidro que separava a cabine traseira do motorista podia ser abaixado através de uma manivela.

Aliás, a característica do modelo “town car” é exatamente esta. Um veículo desenhado para ser acima de tudo exclusivo, onde ficava bastante evidente a “diferença” e a “distância” entre o motorista do veículo e o proprietário do mesmo.



Num carro com este tipo de carroceria, o motorista fica exposto ao tempo, enquanto seu “PATRÃO” andava com todo conforto na cabine fechada. Para não deixar o coitado na chuva, recorria-se a uma cobertura de lona, mas era só.

Este carro particularmente ainda tem um diferencial mais exclusivo que é a possibilidade de abaixar os vidros das portas traseiras, dobrar as colunas de porta e arriar a capota traseira tornando-o totalmente conversível (por isso a denominação all weather).

Os Cadillacs foram sem dúvida a maior expressão automobilística americana em termos de luxo, sofisticação, desempenho e conforto. 


Fiéis neste conceito até hoje quando podemos nos deliciar com Cadillac´s como o novo CTS V-sport embalado por um moderníssimo 3.6 litros V-6 twin turbo de injeção direta que entrega nada mais nada menos que 420 hp.

Como anda? Que tal 4,4 segundos para sair da imobilidade e chegar a 100 km/h? Não é o Cadillac mais possante já produzido ou com o maior motor, mas sem dúvida entrou nesta nova onda de motores cada vez mais eficientes do ponto de vista energético e com menor consumo de combustível.

Um forte abraço a todos e até à próxima.
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Fonte: wikipedea, Site cadillac motor car co, outros.

PREMIAÇÕES DISTINGUEM PRODUTOS, ESTRATÉGIA E GESTÃO DA FIAT

A Fiat Automóveis recebeu em 2013 um número expressivo de prêmios, com destaque para as conquistas da picape Novo Fiat Strada e para a visibilidade da marca.

Novo Fiat Strada

Lançada em outubro último, a picape – líder absoluta em seu segmento há treze anos – recebeu cinco importantes premiações. Conquistou o título de “Picape do Ano 2014”, do conceituado prêmio Carro do Ano promovido pela revista Auto Esporte. Também recebeu o Top Car TV 2013, O Melhor do Ano AutoPress 2014, Prêmio Imprensa Automotiva, da Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), e Prêmio 10 Best 2014, da revista Car&Driver, todos na Categoria Melhor Picape. 

São premiações de destaque, que possuem em seu corpo de jurados jornalistas especializados em automóveis de todo o Brasil, com mídias de jornais, tvs, rádios, sites e revistas.

Publicidade e Comunicação

A Fiat Automóveis conquistou o Prêmio Caboré 2013 na categoria Anunciante. 

Este é considerado o maior prêmio da propaganda brasileira, que consagra os principais profissionais e empresas que contribuem para o desenvolvimento da indústria da comunicação no Brasil. Instituído pelo Meio & Mensagem em 1980, transformou-se no mais cobiçado reconhecimento do mercado publicitário. 

A vitória da Fiat na categoria Anunciante é um indicador de que a estratégia de comunicação com o mercado destaca-se por seus resultados e repercussão. 

A Fiat Automóveis também venceu no evento Carro do Ano da Auto Esporte, a categoria Publicidade do Ano, com a campanha “Vem pra Rua”, e o Site do Ano, com destaque para a facilidade de acesso e navegação do usuário pelas páginas, além da frequência de atualização e da ferramenta de montagem de modelos desejados.

No Prêmio Top Car TV, a Fiat também levou o Melhor Comercial de TV (varejo) com a campanha “Ronaldo”.

Transporte

A Fiat Automóveis conquistou o prêmio de Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2013 da revista Transporte Moderno na categoria Montadora de Veículos. 

O prêmio é organizado pela Editora OTM e coincide com o lançamento da 26º edição do anuário Maiores do Transporte & Melhores do Transporte. 

Para definir os vencedores nas várias categorias, mais de 1,2 mil balanços são analisados pelos organizadores da premiação. São premiadas as empresas consideradas as melhores nos setores de serviços, indústria e operadores de transporte. 

A escolha é realizada por meio de análise contábil das demonstrações financeiras até 31 de dezembro de 2012. A Fiat Automóveis atua no segmento de veículos comerciais com os modelos Ducato, Doblò Cargo, Fiorino, Uno Furgão e Strada.

Desempenho

A Fiat Automóveis foi a vencedora neste ano do prêmio as Melhores da Dinheiro no segmento Veículos, organizado pela revista ISTOÉDinheiro. A empresa é a vencedora nessa categoria pela quinta vez (2006/2007/2009/2011/2013) e já recebeu o prêmio máximo do evento de "Empresa do Ano" em 2011, e de Responsabilidade Sócio-Ambiental em 2009. 

A Melhores da Dinheiro é uma publicação anual da revista ISTOÉ Dinheiro, que traz o ranking das mil melhores empresas que atuam no Brasil, com análise dos setores de maior destaque e projeções econômicas para os próximos anos. A eleição é feita por meio de avaliação da empresa de consultoria KPMG.

Satisfação dos proprietários

Os modelos Strada e Siena, da Fiat, foram eleitos pela revista Quatro Rodas os carros com o maior índice de satisfação de seus proprietários em seus segmentos. 

Em sua 13º edição, “Os Eleitos 2013”, em parceria com o instituto de pesquisa GfK, ouviu 2.318 proprietários dos 40 modelos mais vendidos do Brasil. 

O Fiat Strada ganhou na categoria Picapes Leves pelo segundo ano consecutivo. O Siena venceu na categoria “Sedãs Compactos”.

Atendimento ao cliente

Em 2013, a Fiat conquistou dois dos mais importantes reconhecimentos do segmento de Call Centers/Atendimento a Clientes. 

Ficou com a melhor classificação no setor automotivo no Prêmio de Excelência de Atendimento promovido pela Revista Consumidor Moderno (principal publicação especializada em Call Centers do Brasil), além do Prêmio IBRC/Exame promovido pelo Instituto Brasileiro de Relacionamento com Cliente em parceria com a revista Exame.

Ações sustentáveis

Os projetos Aterro Zero e Cooperárvore foram os vencedores da categoria Sustentabilidade do Prêmio Americar. Realizado pela Associação América Latina da Imprensa de Carros, a edição 2013 contou com a participação de 56 jornalistas especializados de 11 países. 

Das três iniciativas de sustentabilidade selecionadas para avaliação dos jurados, a Fiat recebeu 62,9% dos votos. 

A Fiat Automóveis é a primeira montadora do país a destinar 100% dos resíduos que gera para a reciclagem e a reutilização, eliminando o envio para aterros. 

A meta foi alcançada em 2011 como resultado do projeto Aterro Zero. Atualmente, 95% dos resíduos são reciclados e 5%, reaproveitados – números que colocam a Fiat em posição de destaque no setor automotivo nacional.

Uma das diversas formas que a empresa utiliza para reaproveitar materiais está diretamente ligada à política de incentivo ao desenvolvimento socioeconômico do Jardim Teresópolis, região localizada em frente à fábrica, em Betim (MG). 


Alguns resíduos, como tecido e aparas de cinto de segurança, são enviados para a Cooperárvore, cooperativa social que faz parte do programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, desenvolvido pela empresa. 

A cooperativa, idealizada e apoiada pela Fiat Automóveis, cria e desenvolve produtos que têm como principal matéria-prima os resíduos reaproveitados da indústria automotiva, doados pela Fiat e parceiros. 

Os resultados desse trabalho são sacolas, bolsas, mochilas, nécessaires, almofadas, jogos infantis, chaveiros, entre outros, que aliam funcionalidade e beleza a peças diferenciadas.

A Fiat Automóveis também foi uma das empresas vencedoras do 7º Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA) 2013, promovido pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ) em parceria com o Governo de Minas Gerais. 


Pela a quarta vez, a empresa foi finalista do prêmio, que reconhece as melhores práticas e gestão ambiental.

Inovação

A Fiat Automóveis está entre as empresas mais inovadoras do País e foi premiada com o troféu Best Innovator 2013, organizado pela revista Época Negócios em parceria com a consultoria A. T. Kearney. 

Desde 2003, a A.T. Kearney pesquisa as empresas mais inovadoras em 15 países da Europa e nos Estados Unidos. 

No Brasil, a pesquisa é feita desde 2009 e é a primeira vez que uma montadora de automóveis ganha o prêmio. 

As empresas avaliadas pelo Best Innovator foram submetidas inicialmente a uma série de questionários, em cinco dimensões da inovação: Estratégia, Processos, Organização e cultura, Estrutura e suporte, e Resultado da inovação.

Gestão

O presidente da Fiat Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, recebeu o prêmio Reconhecimento à Excelência e Inovação (REI) na categoria “Profissional de Montadora”. 

O evento é promovido pela revista Automotive Business pelo terceiro ano e reconhece as melhores iniciativas da indústria automobilística em excelência e inovação, entre março de 2012 e 1º de fevereiro de 2013.

Belini também foi apontado pela revista Exame como um dos líderes com melhor reputação no Brasil. 

A revista publica pesquisa que apontou os vinte líderes mais influentes do País , realizada em parceria com o os institutos Merco e Ibope, e auditada pela consultoria KPMG.

O presidente da Fiat Chrysler também recebeu o título de Executivo de Valor, na Categoria Veículos e Peças, outorgado pelo jornal Valor Econômico. 


Além disto, foi condecorado pela Ordem de Rio Branco, no grau de Comendador, em solenidade no Ministério das Relações Exteriores. 

A Ordem de Rio Branco foi instituída em 1963, com o objetivo de distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, além de estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção. 

A Ordem é assim intitulada em homenagem ao patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco.

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