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sexta-feira, 16 de outubro de 2015

PILOTO CARLOS SOUSA VOLTA A CORRER EM PORTUGAL PELA MITSUBISHI PETROBRAS, AO LADO DO NAVEGADOR PAULO FIUZA.


"Estarão todos contra mim", brinca o experiente piloto Carlos Sousa que, a partir do dia 23 de outubro, volta a pilotar o ASX Racing da Equipe Mitsubishi Petrobras em mais um importante desafio, o Baja Portalegre 500, a final do Campeonato Mundial de Rali Cross-country e uma das mais tradicionais e respeitadas provas europeias.

"Já faz cinco anos que não corro em Portugal. É bastante tempo. Os outros pilotos entram com mais vantagem, pois a prova é realizada na mesma região. Mas isso só traz uma motivação extra, já que essa é a única prova que não conquistei o primeiro lugar", festeja o piloto português, que corre ao lado do navegador Paulo Fiuza.


Nascido em Almada, Portugal, Carlos Sousa esteve durante muitos anos a bordo de veículos Mitsubishi, período em que conquistou seus maiores feitos, como os quatro títulos no Campeonato Português, considerado um dos mais disputados do mundo. 

Foi também nessa época que alcançou sua melhor posição no Rally Dakar, o quarto lugar na classificação geral. "Estou com uma expectativa muito grande e uma vontade enorme", afirma.

Prova portuguesa
Com 29 anos de existência, o Baja Portalegre 500 é uma prova muito tradicional em Portugal e reúne um grande público durante os dois dias de disputas. 


"É uma competição bem veloz, mas que pode ter dois cenários: se chover, fica com muita lama e acaba virando loteria. Se estiver seco, o pó predomina. Espero que seja um misto desses dois cenários. É uma prova que gosto muito, técnica e que paga-se caro por qualquer distração", explica Sousa.


Serão três ASX Racing com as duplas: Guilherme Spinelli / Youssef Haddad e Carlos Sousa / Paulo Fiuza pela Equipe Mitsubishi Petrobras, e João Franciosi / Gustavo Gugelmin, pela Equipe Ralliart Brasil.

"Ter três carros é sempre positivo. A estrutura da equipe aumenta e tem mais capacidade de ajuda um com o outro. Estou muito feliz com essa novidade da Equipe Mitsubishi Petrobras. Teremos mais tempo para interagir e já planejar o Rally Dakar", comenta Sousa.

Carlos Sousa acumula 16 participações no Rally Dakar, com 11 vezes no Top-10, além de três no Top-5. Nesses 15 anos, não completou a prova apenas por duas vezes. Em 2015, a bordo do ASX Racing da Equipe Mitsubishi Petrobras, terminou a competição na 8ª colocação.


A Equipe Mitsubishi Petrobras tem o patrocínio de Mitsubishi Motors, Petrobras, FMC, Axalta, Protune e Projeto Sign.

Acompanhe a Equipe Mitsubishi Petrobras:
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quinta-feira, 15 de outubro de 2015

CHERY - A MARCA CHINESA QUE MAIS EXPORTOU AUTOMÓVEIS NO PRIMEIRO SEMESTRE. NO BRASIL, A MONTADORA INAUGUROU SUA PRIMEIRA FÁBRICA E ANUNCIOU MAIS INVESTIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DE TERCEIRA LINHA DE PRODUÇÃO, PARA O SUV TIGGO, E O PARQUE INDUSTRIAL PARA 24 EMPRESAS FORNECEDORAS


A Chery International bateu mais um recorde de exportação. A montadora foi a marca que mais exportou automóveis da China para outros mercados, tendo como base o primeiro semestre de 2015. 


Segundo dados da CAAM, Chinese Association of Automobile Manufactures, as vendas da Chery corresponderam por 26,7% do total de exportações de carros chineses, quando foram comercializados 50.130 veículos de passeio.

Esta não é a primeira vez que a Chery ocupa essa posição de destaque no ranking de exportações, tendo sido campeã, por 12 anos consecutivos, entre as fabricantes de automóveis presentes em seu país natal.

Estes números favoráveis são graças ao crescimento da marca em regiões como o Leste Europeu, Oriente Médio e Norte da África. 

No Irã, por exemplo, a Chery ocupa o terceiro lugar das vendas no país, como uma das principais marcas locais.


No Brasil, mesmo com a crise vivida pelo segmento automotivo, a empresa segue investindo e buscando cada vez mais aumentar sua participação no mercado local. 

Um ano depois de inaugurar sua primeira fábrica no País, a montadora anunciou mais dois novos investimentos: a construção da terceira linha de produção da unidade fabril, a do SUV Tiggo, com investimento de R$ 400 milhões, e o Parque Industrial ao redor da fábrica, que contará com mais 24 empresas que vão se instalar no local, com mais geração de emprego e aporte de US$ 400 milhões.


GRUPO GOTEMBURGO ABRE ABRE NOVA CONCESSIONÁRIA VOLVO NA BAHIA


O Grupo Gotemburgo inaugura hoje, 15 de outubro, a sua nova concessionária de caminhões e ônibus na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. 


A moderna e ampla unidade tem cerca de 6 mil metros quadrados (m²) de área construída num terreno de 70 mil m². É a maior área total entre toda a rede de concessionárias da marca em todo o País.

Com um investimento de R$ 16 milhões, a 9º unidade do Grupo Gotemburgo está localizada no extremo Oeste baiano. 


Tem uma completa infraestrutura para atender os transportadores locais, os usuários que circulam pelo Estado e também os milhares de veículos que vêm de outras localidades de todo o Brasil, passando pelo grande entroncamento que se transformou a região de Luís Eduardo Magalhães. 

Pela cidade vão e vêm caminhões e ônibus de Brasília, Fortaleza e Palmas, entre outras importantes localidades.

“A nova concessionária reúne uma série de melhorias para atender de forma mais rápida e com mais qualidade os transportadores que passam pela região”, declara Ricardo Pamplona, presidente do Grupo Gotemburgo. 

Localizada no quilômetro 206 da BR 020, saída para Brasília, numa área estratégica da cidade do ponto de vista geográfico, a nova unidade terá 32 boxes – 20 de atendimento geral, seis de funilaria e pintura e seis Pit Stops, os boxes especiais para atender com exclusividade e grande rapidez os caminhões e ônibus da marca.

“Esta é uma solução de pós-venda para aumentar a rentabilidade do transportador. Os Pit Stops são um novo conceito de serviços rápidos de troca de lubrificantes em até 50 minutos”, explica Carlos Pacheco, diretor de Desenvolvimento de Concessionárias do Grupo Volvo América Latina. 

“Assim, o cliente não perde tempo, e o veículo volta o mais rápido possível para estrada, proporcionando mais produtividade para a operação de transporte”, complementa Paulo Pamplona, gerente-geral de Pós-Venda do Grupo Gotemburgo.

Infraestrutura
A concessionária de Luís Eduardo Magalhães conta com show room, sala de treinamento, um auditório com 70 lugares e um pátio para mais de 50 caminhões e ônibus. 

Para atender ainda melhor os transportadores que eventualmente precisem pernoitar no local, a casa tem rede Wi-fi, instalações para motoristas e clientes, com 10 alojamentos, refeitório, vestiários e uma ampla área de lazer.

“Estamos em constante evolução. A concessionária de Luís Eduardo Magalhães contribui para continuarmos a prestar um serviço de venda e pós-venda com qualidade e agilidade”, declara Claes Nilsson, presidente do Grupo Volvo América Latina. 

“A nova casa de Luís Eduardo Magalhães colabora para aumentar ainda mais a capilaridade da rede Volvo no Nordeste brasileiro, uma região que tem e por onde passam uma parcela significativa da frota de veículos da marca”, destaca Evalner Sidney, gerente de Desenvolvimento de Concessionárias do Grupo Volvo América Latina.

Prosperidade
Com cerca de 70 mil habitantes, Luís Eduardo Magalhães tem um grande papel na economia baiana e já se destaca nacionalmente, com um agronegócio forte e próspero. 

O município responde por aproximadamente 60% da produção estadual de grãos – especialmente soja. 

A sua localização estratégica, perto da divisa dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, topografia plana e de terras férteis, ajudaram a impulsionar o crescimento, principalmente do agronegócio. 

Vários grupos empresariais brasileiros e multinacionais ligados ao agrobusiness já se estabeleceram na cidade.

Além da nova concessionária de Luís Eduardo Magalhães, o Grupo Gotemburgo tem unidades em Simões Filho, Feira de Santana e Barreiras (Bahia), Aracajú (Sergipe), Maceió (Alagoas), Recife (Pernambuco), Campina Grande (Paraíba) e Natal (Rio Grande do Norte).

SALÃO DO AUTOMÓVEL DE TÓQUIO, QUE ACONTECERÁ DE 29 DE OUTUBRO A 14 DE NOVEMBRO, APRESENTARÁ OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS NAS ÁREAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA. MICROMOBILIDADE AVANÇA A PASSOS LARGOS


Alta Roda 

Nº 858 — 15/10/15

Fernando Calmon

MICROMOBILIDADE AVANÇA

O Japão destaca-se por investir muito em tecnologia de comunicações e informática (TCI) e, não por coincidência, conquistou a posição de trânsito urbano e rodoviário entre os mais seguros do mundo. 

A cultura nipônica se destaca por planejar longamente, avaliar tudo o que pode dar errado e, só então, executar com firmeza e prazos cumpridos à risca.

Pela limitação de espaço viário desenvolveu legislação veicular específica. Só lá existe a categoria chamada kei-jidosha (carro leve, em tradução literal do japonês) que recebe vantagens tributárias e de custo de seguro. 

Para ficar livre da obrigatoriedade de garagem, ativo bastante caro no limitado solo japonês, exigem-se comprimento e largura máximos de 3,4 m e 1,45 m, respectivamente, além de motor de até 660 cm³. Nos demais modelos a largura também é tributada à parte.

Carros importados sempre sofreram algum tipo de cerceamento, chamadas barreiras não tarifárias. Isso mudou com o os recentes acordos de livre comércio. 

Tanto que marcas europeias e americanas voltam agora ao bienal Salão do Automóvel de Tóquio. 


Sua 44ª edição será de 29 de outubro a 14 de novembro (17 dias, tão longo como o de Paris).

Uma das atrações é o projeto temático Smart Mobility City (Cidade com Mobilidade Inteligente ou SMC em inglês). Trata-se de um enorme pavilhão para representar uma cidade fictícia, porém real em alguns pontos. 

Os visitantes poderão testar protótipos de direção autônoma e antever avanços da mobilidade individual no futuro. 

Apesar de sistemas coletivos de transporte funcionarem muito bem lá, o Japão sabe que nada substitui a liberdade motorizada, seja com unidades a combustão interna, híbrida ou elétrica.

A experiência gente-carro-cidade promete sensações inéditas nesse tipo de exibição. Novos meios de locomoção, estilo de vida, mudanças sociais e de valores se juntam às próximas gerações de veículos. 

Os organizadores atraíram fabricantes de autos e companhias dos setores privado e público envolvidas em telecomunicação, meio ambiente, energia, desenvolvimento urbano, construção civil e materiais avançados para demonstrar produtos, tecnologias, sistemas e serviços de ponta.

Mais impressionante será a Estação Principal, no centro SMC. O local apresentará tecnologias e meios avançados de transporte. 

As pessoas poderão dirigir veículos de micromobilidade (lugar só para o motorista) e inclusive sair do pavilhão para estender a avaliação.

A segunda estação é o Laboratório de Pesquisa de Mobilidade Pessoal. De acordo com os organizadores, as instalações reproduzem a busca incessante pela coexistência harmoniosa entre veículos e pessoas. 

De forma inédita, se realizarão testes de forma contínua no seu interior e quem quiser opinar ou colaborar com sugestões terá atenção especial.

Última parada foca nos laboratórios de TCI, porém amplia o escopo para Energia e Entretenimento. Haverá demonstrações e testes com carros de direção autônoma em área espaçosa no teto do prédio que abriga a exposição.

A SMC 2015 está em sua terceira edição – começou no Salão de Tóquio de 2011 – e agora se transforma em polo de atenção para visitantes de todo o país e do exterior.


RODA VIVA

QUEDA nas vendas vem atingindo ritmo de investimentos em fábricas novas ou novos produtos. 

Fornecedores acenam que o segundo SUV (Projeto 551) da Jeep, em Goiana (PE), está em compasso de espera. 

Já o subcompacto da Fiat (Projeto X1H), em Betim (MG), confirmado para início de 2016, sairá com motor 4-cilindros. O 3-cilindros (nova geração) só no final do próximo ano.

SUBARU WRX é daqueles carros feitos para quem gosta de explorar todas as virtudes de um sedã esportivo de verdade. 

Desenho pode não atrair tanto, mas mecanicamente conquista pela tração nas quatro rodas e o novo motor turbo de 2 L, 268 cv e 37,7 kgfm. 

Um automóvel totalmente previsível. Seu câmbio automático CVT é bom, mas em altos regimes não empolga.

APERTO financeiro chegou à ANP, encarregada de monitorar a qualidade de combustíveis em todo o Brasil. 

Número de postos vigiados caiu mais de 50%. Recomenda-se pedir e guardar nota fiscal para possíveis reclamações contra fraudes. 

Para piorar, a NGK tem encontrado contaminação de óxido de ferro em velas de ignição, um desleixo de transporte e tancagem.

LANÇADO semana passada, sistema online de controle de autopeças, parte importante da Lei do Desmanche, do estado de São Paulo, para inibir furto e roubo de veículos. 

Agora se pode consultar por QR Code de celulares e tabletes a procedência a partir de etiquetas afixadas em cada peça com número único de série. Uma garantia de compra com origem legal.

POUCOS sabem que a GM colocou na internet versões digitalizadas de manuais de proprietário de todos os seus modelos produzidos ou comercializados no Brasil de 2008 a 2016. 

Mão na roda para quem extraviou o livreto. E em outro site www.reparadorchevrolet.com.br há manuais completos de reparação com vista explodida para identificação de códigos das peças.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2


REGIÃO SUL FLUMINENSE GANHA MAIS UMA FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS COM A UNIDADE DA LAND ROVER COM INVESTIMENTO DE R$ 750 MILHÕES, QUE PRODUZIRÁ, PRIMEIRO, O RANGE ROVER EVOQUE, QUE CUSTARÁ R$ 169 MIL, SEGUINDO-SE O DISCOVER SPORT



Coluna nº 4.215 - 15 de outubro de 2015
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Land Rover muda. Evoque virá primeiro

Em processo de instalação da primeira filial industrial fora da Inglaterra, em Itatiaia, RJ, investindo R$ 750 milhões para implantar estrutura e iniciar montagem de produtos, JLR anunciara como primeiro produto o Discovery Sport. 

Agora, a poucos meses da apresentação, mudou, anunciando pioneiro será o Range Rover Evoque - seguido pelo Sport.

Procedimento curioso, pois se imaginava prontas listagem de equipamento necessário, individualização, encomendas na origem e no mercado interno, treinamento da equipe pioneira para absorver os detalhes do fazer na Inglaterra para depois disseminar os conhecimentos aos colegas locais.

Porque mudou? Gabriel Patini, 31, administrador, na JLR há 10 anos, passagens por Inglaterra e Rússia, hoje, diretor de Marketing e Produto, justifica pela mudança de prioridade da matriz. 

Os funcionários enviados para treinamento com o Sport foram surpreendidos com o redirecionamento do objeto e do treino, mudado para o Evoque. 

Razão da troca terá sido motivada pelas 20 mil vendas do Evoque, liderando vendas da marca no mercado brasileiro. Entende o executivo a mudança foi positiva, começando com o líder.

Quanto
Das curiosidades da legislação chamada Inovar-Auto, regras incentivando a instalação de fábricas locais em troca da isenção do pagamento do IPI adicionado em 30 pontos percentuais, está o preço final do produto feito no Brasil. 

Deveria ser mais barato pela não incidência do imposto de importação e do IPI expandido, mas não o será. 

A JLR anunciou, o Evoque começará a R$ 169 mil, exatamente o preço hoje cobrado pelos importados.

Outra característica é o processo produtivo. Sem índice mínimo de nacionalização, marca-se pelos poucos passos de acrescentar mão de obra e peças brasileiras. 

No caso, como praticam outras recentes montadoras, carroceria virá pronta, pintada, para montagem da mecânica e eletro eletrônica na nova fábrica. 

Cinco versões, gasolina e diesel, 2,0 e 240 cv; 2,2 e 190 cv, transmissão automática com nove velocidades.

Evoque, mais vendido, será o primeiro Land Rover nacional



Mercedes Asa, o melhor da Autoclasica
Maior evento de automóveis antigos na América Latina, destacando-se pela raridade, qualidade e quantidade de veículos antigos, Autoclasica em sua 15ª. edição mostrou fórmula crescente de atração de público. 

Com crise ou sem, vésperas de eleições variadas, 50 mil pessoas passaram pela bilheteria, lá deixando 120 pesos/dia – R$ 30, se pelo câmbio paralelo, o Blue.

Vencedor do título mais disputado, o Best of Show, foi Mercedes-Benz de 1955, o modelo 300SL, o Gull Wing, traduzido universalmente. 

Aqui é o Asa de Gaivota para lembrar o insólito abrir as portas para cima. Carro de corrida contido ao andar na rua. 

Restauração sem concessões em cinza próximo ao original – original banido por utilizar chumbo em sua fórmula

Rodas em liga leve, restauração sem melhorias ou concessões.

Em motos, inglesa Brough Superior, 11/50, 1.000 cm3 de 1948. Premiação pela FIVA, Cadillac de 1927, veículo sem restauração, festejando a originalidade, equivalência ao prêmio Pátina do Tempo, iniciativa do Carro do Brasil, evento brasiliense pioneiro no reconhecimento da importância aos veículos mantendo a originalidade de suas características. 

Depois do evento nacional o Pebble Beach Concours d’Elegance e a FIVA adotaram o critério.

Mercedes Asa, Melhor na Autoclasica


Premiação com critério FIVA, sem concessões de originalidade, nada dúctil com amizades e influências paralelas, prestigia os vencedores. 

Um, de merecimento especial, o Torino 380W um dos três participantes da Missión Argentina, ida oficial às 84 Horas de Nurburgring, moedor mecânico em forma de corridas. 

O Torino foi desclassificado por firulas regimentais, apesar de ter dado voltas de vantagem sobre o segundo lugar.

Nas alamedas asfaltadas ou no verde do Hipódromo de San Isidro 600 veículos e 300 motos, cujo crescimento definiu espaço próprio, o Barrio de las Motos, e sólida participação na feira de peças, em sua subdivisão Autojumble.

E das atrações especiais, o Grand Prix Junior, corridinha destinada a crianças entre 4 e 6 anos, em carrinhos a pedal, uma sedução ao antigomobilismo.

Grand Prix Junior



Feira de peças em expansão de expositores e artigos, em inacreditável variedade, como um balcão de carburadores em latão – coisa da primeira década -, idem para lanternas, faróis e magnetos. 

Preços elevados no salve-se quem puder econômico que há anos grassa na Argentina, onde a poupança em dólar é esporte nacional. 

Caras, porém raras, sugeria justificativa principal às aquisições. Advogado brasiliense Marco Conforto era sorrisos com jogo de bandas brancas e reparo de embreagem para vetusta Lambretta, 

Curador do Museu Nacional do Automóvel exercitou habilidades levantinas no reduzir preços e adquirir par de lanternas dianteiras e tampa de combustível para Willys Knight, impossíveis de localização no Brasil

E?

Vou à Autoclasica há uns 10 anos e mantenho meu conceito como o mais importante dentre tais eventos na América do Sul, fórmula não aplicável no Brasil. 

A meu ver faltaram atrações maiores, mesmo considerando regra do evento em repetir presenças. 

Peças em feira caras, pois o aluguel cobrado por área de piso, tenda e mesas de exposição desbalancearam os preços. Vale a pena? Continuo acreditando. RN


Roda-a-Roda

Recorde – Mercedes-Benz vendeu 12.719 unidades de modelos importados, capturando liderança do segmento Premium. Mais demandado é sedã Classe C, renovado há um ano, e próximo produto industrial de Iracemápolis, SP.

Bandeira – O mais emblemático Ford no campo da performance volta em 3ª. edição. É o Ford GT. 

Criado em 1964 para bater os Ferrari – e o fez vencendo três vezes seguidas na massacrante 24 Horas de Le Mans; reeditado em 4.000 unidades entre 2005 e 2006, volta agora.

Como – Serão inicialmente 200 exemplares; 100 para os EUA, outros ao resto do mundo. Em fibra de carbono em toda a carroceria, incluindo a estrutura dos bancos – são fixos, e a ajustagem elétrica na coluna de direção e pedais, como no La Ferrari. 

Linhas inspiradas no mito e mecânica comportada: motor V6, 3.500 cm3, turbo, 600 cv. 

Aja – Se a fim, mexa-se. Não bastarão USD$ para comprá-lo. Para valorizar o produto, a Ford recebe inscrições e pede um currículo do interessado. 

Pesarão identidade e interesse por veículos e, em especial, ligações com a marca.

Ford GT não é para todos os poucos interessados



Disparidade – Fosse no tempo do Stanislau Ponte Preta, lendário personagem do jornalista Sérgio Porto, dir-se-ia, nos EUA a questão das emissões poluentes pelos motores VW diesel, gerou edição do Samba do Crioulo Doido. 

Advogados e executivos da empresa terão muito trabalho para ordenar, separar, contestar ou compor, tal a variedade de demandas e valores.

O tal – Ações tem sido propostas nos 45 estados e na capital, Washington, DC, por caminhos os mais diversos: multa por poluição antiga; nova; por circular; multa por entregar produto com especificação diversa; multa em nome do estado, em nome dos consumidores. 

Confusão invejável para gabaritar. Exemplo - O Estado do Texas, por seu procurador geral ajuizou pedidos: para restituição aos clientes dos valores pagos na aquisição dos veículos; e de multa a ser paga pelo fabricante. 

Em paralelo, multa diária de US$ 50 a US$ 25 mil por unidade colocada em uso – tal utilização é pelos consumidores, pois a venda de unidades 0 Km está vedada. 

Evidentemente não indagou aos consumidores se querem devolver os carros ou ficar com eles se corrigidos. 

Quanto? - Nesta seara revista Consumer Report “corrigiu” a parte eletrônica da injeção aferindo, nos veículos agora não poluentes, diferença de comportamento. 

É mínima: 0,6s mais para acelerar de 0 a 96 km/h. Em consumo, mais 9% - de 22 km/l para pouco mais de 20 km/l. 

No recente motor EA288 diferenças menores: 0,1s em aceleração aos 96 km/h e aumento de consumo em 5%. 

Nos motores novos correção é troca de chip e nos antigos, da central eletrônica. Informação deve reduzir fluxo de troca de pós correção.

Ajuda – Polêmico, brilhante, jornalista inglês Jeremy Top Gear Clarkson entende, razão das acusações de poluição pelo diesel está nas teses ecológicas pregando as vantagens de seu uso sobre a gasolina, promovendo seu uso, nivelando vendas de carros com motores a gasolina e diesel. 

E lembra, 60% das emissões de NOX vem do homem, e 40% restantes de caminhões e ônibus.

Fora – Multinacional do ônibus, a Marcopolo fechou contrato para exportar 32 ônibus Viaggio 900 para o deslocamento da Royal Oman Police – a tropa de elite do governo, responsável pela segurança do Sultão. Produto refinado, 45 poltronas em couro. Mecânica Mercedes-Benz OC 500 RS 1836.

Expansão – DS, nova marca surgida pela mudança de condução na PSA – Peugeot Citroën inaugurou primeira loja em solo árabe, em Túnis, Tunísia. 

Rede DS tem hoje 101 DS stores, 81 DS Salon e 20 DS World Standard.

Mais – Não é apenas espaço de expor e vender carros, mas de apresentar o universo DS, pretensiosamente a marca mais refinada da França. 250 m2 decorados em madeira laqueada, ênfase em moda, glamour e design franceses.

Outros – Crise não é freio para projetos de multi nacionais. Nas bordas de Curitiba Audi aplicou-se em investimentos na fábrica ali existente do Grupo Volkswagen, e iniciou produzir o A3 sedan, com motor 1,4 TFSI seu primeiro Flex em todo o mundo, feito em São Carlos, SP. 

Também monta o 2,0, substituindo o 1,8 ainda à venda. Início do ano, vez do SAV Q3. 

Razão – Implantando-se aqui Audi pretende manter a posição entre as marcas Premium. 

Na prática, estar embolada com BMW, Mercedes e possivelmente Land Rover na liderança do topo do mercado.

Mini – Mais ao Sul, na pequena Araquari, SC, fábrica da BMW, sua associada Mini iniciou montar o modelo Countryman em versões Top e ALL4 – com tração nas 4 rodas. 

É o quinto produto em montagem. O modelo é primeiro cinco portas da marca, e se auto classifica como irreverente e versátil.

E mais – A base do Mini difere dos BMW. Tem tração dianteira, porém com motor comum aos irmãos maiores: 1,6, quatro cilindros, turbo, 184 cv.


Incógnita – Custam R$ 144 mil a versão Top e R$ 150 mil na versão ALL, com tração total – é a menor diferença no Brasil entre trações. 

Porém, apesar de ser feito no Brasil, com menores custos de mão de obra, não pagamento dos 35% do imposto de importação, tem preço igual aos importados, ainda à venda.

Mini Countryman, feito em SC



Sem brincadeira – Mês da criança Renault montou promoção interessante: se ao momento da compra houver a doação de um brinquedo, cliente pode financiar com taxa zero, e ganha bônus entre R$ 500 e R$ 1.500. Brinquedos serão doados a associações apoiadas pela Renault.

Negócio – Mercedes-Benz e Anamaco, associação nacional dos comerciantes de material de construção, assinaram acordo: até o final de 2018 a fabricante de caminhões disponibilizará seu leque de produtos com preço reduzido. 

Tem o maior portfólio no setor, e a Anamaco os reconhece como os mais resistentes.

Alerta – Análise encomendada pela NGK de velas, indicou a presença de óxido de ferro na gasolina. 

Contaminante avermelhado se agrega à ponta ignífera das velas, sensores de oxigênio e catalisador.

Na prática causa perda de potência, dificuldades de funcionar, gasto de combustível, aumento da poluição.

Causa – Origem desconhecida, mas possivelmente fomentada pela confessa ausência de fiscalização da Agência Nacional do Petróleo – cujo serviço está cobrado no combustível.

Meio ambiente – Fábrica da FCA para produtos Fiat em Betim ganhou novos prêmios em sustentabilidade, pela Câmara de Comércio Americana/RJ Empresa conseguiu re usar 99% de água aplicada ao processo industrial – neste ano quer 99,4%, e entre 1994 e 2014 reduziu geração de resíduos em 51%.

Futuro - Município da Grande Porto Alegre, Canoas iniciou testará por 60 dias o primeiro carro elétrico da cidade. 

Veículo é chinês BYD. Uma das razões da análise é a autonomia, 300 km, dobro do concorrente Nissan Leaf.

Antigos – Goiânia instituiu o 5 de novembro como Dia do Antigomobilismo, por ações do Volks Clube de Goiás e patrocínio da vereadora Célia Valadão (PMDB).

Gente – Waldemar Verdi, 97, empresário, passou. 

OOOO Sólida referência na comercialização do país, desta fez base para muitos negócios: rede de revendas de veículos Mercedes e Toyota, banco, seguradora, leasing, o poderoso consórcio Rodobens, garantidor de boa parte do fluxo comercial dos caminhões Mercedes, e negócios na Argentina, incluindo a mítica revenda Fangio. 

OOOO Fabrício Biondo, ex VW e executivo da Peugeot, trabalho. 

OOOO Além das áreas de Marketing & Produto América Latina, agregou Comunicação & Relações Externas. 

OOOO Peugeot-Citroën em catarse depurativa. 

OOOO Claudio Passerini, da Pirelli, promoção. 

OOOO DG América Latina, para pneus veículos de passageiros. 

OOOO Para comerciais, Dino Maggioni mandão geral: CEO para América Latina e Nafta – EUA, México e Canadá. 

Vito, um Mercedes com benção do PapaMercedes-Benz Argentina iniciou fornecer ao seu maior cliente, o mercado brasileiro, sua novidade e de maior produção, o Vito. 

Veículo hábil para configurar transporte de passageiros e carga, situando-se em posição quase solitária na base do mercado e, por isto mesmo, com elevada expectativa de vendas, começou muito bem. 

O fabricante adensou seu relacionamento com o Vaticano e o também argentino Papa Francisco, doando a primeira unidade, com devido autógrafo papal, à entidade Scholas Occurrentes, fundação internacional de Direito Pontifício voltada à integração e inclusão de crianças e adolescentes através do esporte, arte e tecnologia, inspirada pelo Papa Francisco, obra disseminada em 71 países. 

Crê-se, pelo supra valor de constituir-se na primeira unidade, e implementada pelo endosso papal, o veículo seja sorteado ou leiloado para formar recursos.

No Brasil, os Vito acabam de desembarcar em versões de transporte de carga, com motorização diesel, 1,6 litro, turbo, 114 cv, e duas outras para 7+1 e 8+1 passageiros e, por imposição legal, motores flex, 2,0 litros, turbo, 184 cv. 

Vendas começam imediatamente através da rede Mercedes-Benz de veículos comerciais, previstas como sucesso de mercado. 

Para esta projeção soma-se estimado leque de clientes, e pelo fato de as versões flex separadas por decoração interna - a 7+1 emprega bancos em couro e maior dotação de conforto - até por dimensões contidas permitem uso desde familiar até condução para receptivo de hotéis e restaurantes, podendo ser conduzida por motoristas com habilitação "B", para automóveis. 

Papa autografa o 1º Vito
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SUBARU CRESCE QUASE 70% EM SETEMBRO


Os modelos SUBARU, importados e vendidos no Brasil com exclusividade pela CAOA, conquistaram ótimos resultados no mês de setembro, impulsionados pelas vendas dos recém-lançados sedans WRX e WRX STI.

No mês passado, a marca comercializou 147 unidades, significando expressivo crescimento de 69% em comparação com setembro de 2014.

No acumulado de emplacamentos deste ano, a SUBARU cresceu 66%, enquanto o mercado apresentou retração de 22,7%. 

Entre janeiro e setembro de 2015, a SUBARU vendeu 1.212 unidades, ante 730 veículos dos nove primeiros meses do ano passado.


O bom desempenho da SUBARU no mês de setembro foi garantido, principalmente, pela performance positiva dos modelos Forester e SUBARU XV.

Outro destaque são os recém-lançados sedans esportivos WRX e WRX STI, que, em seu segundo mês de comercialização assumiram o segundo posto no ranking dos veículos mais vendidos da marca no mês de setembro de 2015. 

O WRX e WRX STI foram desenvolvidos para oferecer o máximo desempenho, precisão e prazer de dirigir, se valendo do know-how obtido pela SUBARU nas competições automobilísticas.

Financiamento com taxa 0%
A SUBARU está oferecendo, até o final deste mês de outubro, condição especial para a aquisição para os modelos Forester (nas versões Sport e XT Turbo), SUBARU XV e Impreza Sedan. 

O cliente poderá comprar os veículos com taxa de juro zero, nos planos com 60% de entrada e saldo dividido em 24 parcelas, além de IPVA e Licenciamento, ambos 2015, grátis.

Atualmente, a SUBARU conta com 10 concessionárias, instaladas nas cidades de São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Brasília (DF) e Curitiba (PR), onde os consumidores podem conhecer de perto toda a linha comercializada no Brasil, além de participar do test-drive em um dos principais modelos da marca.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

MICROFRANQUIA REDUZ TAXA DE INVESTIMENTO PARA ATINGIR DESEMPREGADOS QUE QUEREM EMPREENDER. O VALOR DA FRANQUIA PASSA PARA R$ 2.990,00. CRIADA EM 2015, A KOALACAR AINDA PERMITE QUE O EMPRESÁRIO SEJA MEI

O momento é de retração econômica e índices de desemprego. Por outro lado, as alternativas também aparecem para reverter o quadro. 

Pensando nisso, a KoalaCar, microfranquia de limpeza a seco de veículos, apostou na redução da taxa de franquia em 50%, como parte do plano estratégico para o quarto trimestre deste ano. 

A intenção da rede é fazer com que profissionais que estejam desempregados, possam tornar realidade o sonho de empreender.

“Muito se fala sobre a alta do desemprego no Brasil e, por acreditarmos em nosso negócio, optamos por baixar os valores para que esses profissionais possam ter a alternativa de apostar numa franquia, ao invés de procurar um emprego. 

Nossa rede já entrou no mercado com baixo custo inicial de R$ 4.900 e, com a redução da taxa de franquia, o valor total de investimento passa para R$ 2.990,00”, explica o diretor da franquia, Marco Lisboa, que também lidera a franquia de limpeza ecológica de ambientes, Vip House Mais. 

Para o empreendedor também há a possibilidade de parcelar o valor da taxa de franquia em cinco vezes. 

De acordo com Lisboa, com a nova estratégica, a rede pretende chegar a 100 unidades até o final do ano.

Modelo de negócio
A partir de R$ 2.990 com taxa de franquia e produtos/equipamentos, o interessado pode abrir uma franquia KoalaCar e atuar na modalidade Home Based – onde ele tem a oportunidade de iniciar a empresa na própria residência. 

Assim, há redução dos custos e garantia de maior lucratividade. Para iniciar, o franqueado terá um dia de treinamento na sede da empresa.

Ficha técnica
Investimento inicial: R$ 2.990
Capital de giro: incluído no investimento inicial
Número de funcionários por franquia: 1
Royalties: R$ 200,00
Taxa de publicidade: R$ 100,00/mês
Previsão de retorno do investimento: 3 a 6 meses
Taxa de franquia: R$ 1250
Site: www.koalacar.com.br
E-mail franquia@koalacar.com.br

Koalacar
A KoalaCar é uma microfranquia que chegou ao mercado em 2015 e oferece higienização a seco de veículos a um preço justo. 

Para o interessado em abrir a franquia, também há um preço reduzido de investimento de R$ 2.990. 

Ele atuará na modalidade Home Based – onde tem a oportunidade de iniciar a empresa na própria residência. 

Assim, há redução dos custos e garantia de maior lucratividade. Para iniciar, o franqueado terá um dia de treinamento na sede da empresa.

A SUBSIDIÁRIA NISSAN NA ARGENTINA TEM A PARTIR DE HOJE COMO DIRETOR-GERAL DIEGO LUÍS VIGNATI


Buenos Aires, Argentina - Em setembro de 2015, a Nissan América Latina (N-LATAM) estabeleceu uma subsidiária 100% Nissan na Argentina. 

Este foi o resultado dos planos da companhia em se tornar produtora doméstica e administrar diretamente as vendas e distribuição no país – para dar suporte ao plano de longo prazo de crescimento da Nissan na América Latina.

A partir de 14 de outubro, Diego Luis Vignati passa a fazer parte da Nissan como o diretor-geral da Nissan Argentina (N-Arg). 

Como líder da nova subsidiária sua função será consolidar a presença da Nissan no país e fortalecer os alicerces para o crescimento futuro. 

Vignati se reportará a Jose Roman, diretor-geral da Nissan Latinoamérica e Caribe (NLAC).

Vignati tem 26 anos de experiência na indústria automotiva na Argentina, Chile e América Latina a nível regional. 

Conta com ampla experiência liderando equipes multifuncionais, e é reconhecido na indústria automotiva por entregar resultados de negócios positivos em parceria com a rede de concessionários.

Ele é formado em Marketing pela Universidade de Negócios da Argentina e ficará baseado em Buenos Aires, Argentina.

DEPOIS DO ESCÂNDALO PROTAGONIZADO PELA VOLKWAGEN QUE FRADOU A LEGISLAÇÃO DAS NORMAS DE EMISSÕES, 19 GRANDES INVESTIDORES ENVIARAM A 11 GRANDES MONTADORAS PEDIDOS DE INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE O LOBBY A RESPEITO DE EMISSÕERS DE GASES NOS EUA E NA UNIÃO EUROPEIA


Uma coalizão de 19 investidores com mais de £ 625 bilhões em ativos sob sua gestão escreveram para 11 grandes empresas de veículos para demandar melhorias nos relatórios sobre suas intervenções em políticas públicas de normas de emissões.

As cartas à Volkswagen, BMW, Honda, Daimler, General Motors, Ford, Fiat, Peugeot e Toyota pediram informações detalhadas sobre o posicionamento de lobby que estão assumindo sobre legislação de emissões em debate atualmente nos Estados Unidos e na União Europeia.

Entre os signatários das cartas estão AXA Investment Managers, os Fundos de Pensão Suecos AP2, AP3, AP4 e AP7, Fundo de Pensão Agência do Ambiente e o WHEB Group.



Esta iniciativa surge na sequência do recente escândalo de emissões de diesel que expôs o uso, pela Volkswagen, de software para fraudar testes de emissões e qualidade do ar. 

Isto levou a um exame mais amplo da relação entre as empresas de automóveis e agentes reguladores, pois normas legislativas sobre as emissões dos transporte estão atualmente sendo debatidas na União Europeia e nos Estados Unidos.

As cartas solicitam detalhes específicos sobre o posicionamento das empresas sobre os padrões de emissão de CO2 propostos na União Europeia, relacionados com os gases de efeito estufa (GHG) e eficiência energética (Corporate Average Fuel Economy-CAFE) nos Estados Unidos.



Eles também apelam por mais informações sobre as interações das empresas com o processo de regulamentação destas normas, seus gastos com associações de classe e também pedem maior clareza e abertura sobre as atividades da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) - associação de classe que foi descoberta obstruindo o progresso da regulação das emissões de automóveis na União Europeia.

Estas áreas foram identificadas pelo InfluenceMap, uma organização sem fins lucrativos que analisa e classifica as empresas por sua influência sobre as políticas relacionadas com as mudanças climáticas segundo as áreas nas quais as empresas não reportam detalhes suficientes. 

Estas áreas podem ser cruciais para que os investidores prevejam futuras crises como a do VW.

Outra carta foi enviada para Carlos Ghosn, CEO da Nissan e Renault. A Nissan e a Renault têm sido reconhecidas como algumas das empresas com melhor desempenho em matéria de emissões de CO2 da frota da União Européia. 

Esta carta reconhece o desempenho da Renault e Nissan sobre este tema e incentiva Ghosn a dialogar, em particular agora que ele preside a ACEA.

Seb Beloe, sócio e chefe do setor de pesquisas do WHEB Group, disse: "A crise da Volkswagen tem ajudado a descobrir a estreita e pouco saudável relação entre a indústria automotiva e os reguladores, em particular na Europa. No longo prazo, isso prejudica a competitividade dos fabricantes de automóveis europeus e acreditamos que é do interesse tanto dos investidores como do ambiente obter uma melhor compreensão do que se passa por trás de portas fechadas”.

Dylan Tanner, Diretor Executivo do InfluenceMap diz: "Quando se trata do envolvimento em curso entre uma empresa e os regulamentos fundamentais que a afetam a ele, muitas vezes há poucos detalhes disponíveis para os investidores. O caso Volkswagen destaca a necessidade de um regime de maior abertura, tanto da posição específica da empresa sobre a legislação fundamental como sobre sua participação no processo das políticas. "

A presidente da ShareAction, Catherine Howarth, diz: "A carnificina nos preço das ações provocada pelo escândalo da manipulação de dispositivos deu foco às mentes dos acionistas de empresas de automóveis. A ShareAction tem o prazer de auxiliar investidores institucionais a obter informações relevantes sobre os riscos aos quais os maiores fabricantes de automóveis do mundo estão expostos em seus relacionamentos com órgãos reguladores e políticos"

Entenda
Estas cartas foram coordenados pela organização ShareAction e InfluenceMap, uma organização sem fins lucrativos que analisa e classifica as empresas em lobby clima e influência. 

As respostas fornecidas por essas empresas vai permitir a análise para entender com mais precisão a extensão do problema e os riscos envolvidos, que serão retransmitidos para investidores que apóiam a iniciativa.

Para mais informações entre em contato com Juliet Phillips em ShareAction no 44.02074037800 ou juliet.phillips@shareaction.org

Para obter mais informações sobre o trabalho ver InfluenceMap: http://influencemap.org/report/Automotive-Report-October-2015 ou entre em contato com Dylan Tanner, diretor executivo do InfluenceMap, em Dylan.tanner@influencemap.org

Investidores que apoiam as cartas:
AXA Investment Managers, Environment Agency Pension Fund, Second Swedish National Pension Fund/ AP2, Third Swedish Pension Fund/ AP3, Fourth Swedish Pension Fund/ AP4, Seventh Swedish Pension Fund/ AP7, Menhaden Capital, WHEB Group, Ilmarinen Mutual Pension Insurance Company, Öhman, The Joseph Rowntree Charitable Trust, The LankellyChase Foundation, Barrow Cadbury, Christopher Reynolds Foundation, Zevin Asset Management, Tellus Mater Foundation, Dignity Health, Sisters of St. Francis of Philadelphia, Northwest Coalition for Responsible Investment.

As cartas são parte da iniciativa da ShareAction para chamar a atenção dos investidores para os riscos e os impactos prejudiciais do lobby corporativo por certas associações setoriais. 

Eles aconselham os investidores a agir quando há uma inconsistência entre próprias posições das empresas e aquelas tomadas pelos grupos de lobby que financiam. 

Eles também pedem maior transparência sobre as atividades de lobby e estimulam as empresas a distanciar-se publicamente de organizações com cujas opiniões não compartilham, a fim de tranquilizar os investidores de seus compromissos de ação mudança climática.

ShareAction é um movimento baseado no Reino Unido para o Investimento Responsável. 

O trabalho da ShareAction no lobby empresarial faz parte da campanha Green Light da organização, que ilumina o risco ambiental para grandes investidores, como fundos de pensão.

A FÁBRICA MEXICANA DE AGUAS CALIENTES 2 DA NISSAN PRODUZIU EM DOIS ANOS 300 MIL VEÍCULOS. O CARRO QUE MARCOU ESSE NÚMERO FOI UM SENTRA QUYE SERÁ VENDIDO EM NASHVILLE, NO TENNESSE - EUA


São Paulo, 14 outubro de 2015 – Quase dois anos após o início das atividades, a fábrica Aguascalientes 2 da Nissan atingiu a marca histórica de 300 mil unidades produzidas. 


A unidade comemorativa foi um Nissan Sentra SR azul metálico, equipado com rodas de liga leve aro 17, faróis de led e câmbio X-tronic CVT. 

Essa unidade foi produzida para venda no mercado dos Estados Unidos e será transportada para Nashville, no Tennesse.

Liderada por Armando Avila, a fábrica de Aguascalientes 2, conhecida como “A2”, teve a capacidade de produção ampliada nos últimos meses de 30 para 32 unidades por hora, o que representa o total de 12 mil unidades adicionais por ano.

“Este marco reflete o comprometimento mostrado por nosso time e pela qualidade padrão mundial de nossos produtos”, disse Armando Avila, vice-presidente de manufatura da Nissan México. 

“Isto não seria possível sem condições favoráveis para atingir a capacidade plena da fábrica em apenas 19 semanas e a manutenção desse ritmo desde março de 2014, por conta da alta demanda pelo Nissan Sentra”, completou.

O Nissan Sentra recebeu recentemente o título de “Carro Compacto Top 2015” da pesquisa de qualidade com os proprietários (IQS), organizada anualmente pela J.D. Power, organização que é referência para a qualidade dos veículos recém-comprados nos Estados Unidos.


ONIX GANHOU O PRÊMIO MAIOR VALOR DE REVENDA, AO APRESENTAR UMA PERDA DE 7,6%, ENTRE 140 MODELOS MAIS VENDIDOS NO BRASIL. A CHEVROLET TAMBÉM COMEMORA A INDICAÇÃO DA MINIVAN SPIN, QUE REGISTRA UMA DEPRECIAÇÃO DE 11,9%


São Caetano do Sul - O Onix foi mais uma vez o grande destaque do Prêmio Maior Valor de Revenda, promovido pela Agência AutoInforme. 

Pelo segundo ano consecutivo, o modelo da Chevrolet foi o carro usado melhor avaliado do mercado nacional, com depreciação de apenas 7,6% após um ano de uso.

O levantamento contempla os 140 modelos mais vendidos do Brasil e leva em consideração a diferença de preço praticado entre o veículo novo e o usado nos últimos 12 meses.

Para evitar distorções, o estudo pondera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação, incluindo a disponibilidade do produto e os bônus repassados ao consumidor.

"O Onix é o automóvel da nova geração de maior sucesso do mercado nacional, e os números provam isso. É atualmente o carro mais vendido do país e o com maior valor de revenda”, destacou Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.

Para o executivo, o reconhecimento pelo consumidor deve-se a atributos como o baixo custo de manutenção, a confiabilidade da marca Chevrolet e, sobretudo, ao conjunto moderno e inovador. 

No segmento, o modelo foi o primeiro a oferecer sistema multimídia MyLink e transmissão automática de seis marchas.


Já o Spin foi apontado como a minivan com maior valor de revenda. A depreciação do modelo foi de 11,9% após um ano de uso, aponta a pesquisa.

Prisma, Cruze, Cruze Sport6, Montana, S10, Tracker e Celta também se destacaram em seus respectivos segmentos, colocando a Chevrolet como a marca com o maior número de carros no ranking do Prêmio Maior Valor de Revenda.

Conforme o levantamento da AutoInforme, um carro com um ano de uso pode perder até 25% do seu preço inicial

FIAT STRADA, 500 E WEEKEND SÃO OS CARROS COM MELHOR VALOR DE REVENDA EM SUAS CATEGORIAS. DE ACORDO COM PESQUISA, O FIAT STRADA APRESENTOU DEPRECIAÇÃO DE 9,6%


O Fiat Strada foi campeão na categoria picape pequena, com depreciação de 9,6%. 
Três modelos da Fiat são os veículos com maior valor de revenda em suas categorias, segundo levantamento anual feito pela agência Auto Informe e pela Molicar. 

Entre os hatch premium, o Fiat 500 teve a menor desvalorização (12,6%) e a Weekend obteve o melhor resultado entre as peruas (12,7%).

O Prêmio Melhor Valor de Revenda foi entregue hoje, em São Paulo. Foram comparados os preços de automóveis zero quilômetro em concessionárias, lojas e anúncios em agosto de 2014 com o valor do mesmo veículo usado em agosto de 2015. A lista completa inclui 140 modelos, divididos em 14 categorias.

Líder absoluto no mercado brasileiro de comerciais leves, a picape Fiat Strada tem qualidades como estilo, robustez, confiabilidade, versatilidade, economia e inovação, que fazem dela o veículo preferido em seu segmento. 

A linha 2016 da Strada oferece mais conteúdos de série, reforçando ainda mais seu excelente valor agregado.


O Fiat 500 é um carro único. Isso graças às milhares de combinações possíveis - compostas pelos conjuntos de cores externas e internas, motores, equipamentos e acessórios. 

Genuína expressão de estilo e caráter, o modelo da Fiat é uma invenção totalmente italiana, criada para satisfazer todos aqueles que gostam de se divertir e querem estar ao volante de um carro cheio de charme e emoção.


O Fiat Weekend tem entre seus atributos qualidade, conforto interno, excelente porta-malas‎ e motores que garantem potência e economia. 

A linha 2016 oferece ainda mais competitividade para suas versões e novos conteúdos para a top da gama, a versão Adventure, que aumentam o conforto, a segurança e a tecnologia.

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