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quinta-feira, 23 de junho de 2016

FIAT PODE PRODUZIR NOVO JEEP NO CORPO DE UM JIPINHO, JÚNIOR, MAS DEPENDE DO COMPORTAMENTO DO MERCADO. A GRANDE AUTOCLÁSICA, QUE REÚNE NA ARGENTINA MAIS DE 600 AUTOMÓVEIS E MOTOS ANTIGOS, ESTE ANO ACONTECERÁ DE 7 A 10 DE OUTUBRO, NO HIPÓDROMO DE SAN ISIDRO. INTERESSANTE: A TOYOTA CRIARÁ CENTRO DE MEMÓRIA EM SÃO BERNARDO DO CAMPO


Coluna nº 2.616 - 23 de Junho de 2016
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Jipinho Fiat, projeto grande

Coluna informou a corrida pela FCA em novos projetos para substituir seus produtos mais antigos. 


E juntou, como antecipação nacional, outro dado: ordem para criar um jipinho, Junior, como tratado internamente. 

Há dias, noticiou novamente: direção teria dado meia-trava nesta versão; e comentou sobre o perigo de freadas em projetos, exemplificando com o VW Taigun, mostrado, anunciado, mas freado – e esquecido.

É mais

No caso FCA, fonte da Coluna esclareceu, projeto ora sobrestado em muito supera a primeira informação: é independente, não será versão dos modelos de substituição atualmente finalizando testes.

Projeto grande, mundial, de novo modelo, mais para pequeno Fiat, menos para mini Jeep. 

Questão básica está na projeção de amplos números de mercado, exigindo operação mundial. 

Por tal definição, será criado, desenvolvido e produzido no Brasil, na fábrica de onde saem Fiats, em Betim, MG, para inicialmente fornecer à América Latina e Caribe.

Ao contrário do citado Taigun, projeto não parou. No plano falta definir onde será a outra base industrial – EUA, Itália, China.



Autoclásica, 7 a 10 outubro
Maior dos eventos sul-americanos de veículos antigos, o Autoclásica confirmou realização, entre 7 e 10 de outubro – segunda feira, feriado argentino. 

Mantém o local, o Hipódromo de San Isidro, para reunir 600 automóveis e incontadas motocicletas, ganhando espaço, neste ano, com o Bairro das Motos, reunindo exemplares de uso normal e de corridas.

Na rediagramação de atrações, os veículos, todos com mais de 30 anos de fabricação, estado original e perfeito funcionamento, serão dispostos enfatizando marcas e clubes. 

Adicionalmente, a cada 50 minutos, demonstrações operacionais em circuito próprio. Esta 16ª edição é particularmente valorizada. 

A UNESCO, entidade internacional para cultura e educação, concedeu patrocínio oficial ao “Ano do Patrimônio Mundial Automobilístico 2016”, e estendeu seu reconhecimento a oito eventos mundiais: Cartier Travel & Style Concours d’Élegance (India); 

Amelia Island Concours d’Élegance (EUA);
Villa d’Este Concours d’Élegance (Itália); 
Le Mans Classic (França); 

Classic Days Schloss Dyck (Alemanha); 

Pebble Beach Concours d’Élegance (EUA); 

Chantilly Arts & Elégance (França); e 

Autoclásica.

Como temas, 50 Anos da apresentação do Torino, do Lamborghini Miura; 

130 anos da criação do Patent Wagen, o primeiro automóvel; 

Homenagem à Jaguar.

É o maior e mais variado encontro de antigos na América do Sul.


Cartaz da Autoclásica



Toyota terá museu em fábrica pioneira
Em São Bernardo do Campo, SP, onde iniciou operações industriais, em 1962, parte da área Toyota terá um Centro de Memória. 

Ideia boa, inusitada entre as congêneres nacionais, visa preservar instalações, referências da primeira fábrica fora do Japão, e contar história da empresa, na origem e no Brasil. 

Do endereço, a então Estrada do Piraporinha 1111, hoje avenida Max Mangels Senior, saíram, em 39 anos, maio de 1962 a novembro de 2001, 103.461 unidades de seu mono produto, o jipe Bandeirante – pequena média anual de 2.627. 

Parte da área, remanescente da Mata Atlântica, terá trilha ecológica, e demais prédios continuarão dedicados a produzir componentes.

Inauguração, em agosto, com itens caracterizadores de sua história, o último exemplar do Bandeirante, e curiosa prensa Fujitsu, operacional desde 1937 – objeto de interesse histórico deste fabricante, mas de venda descartada pela Toyota –, e demonstração em pequena linha de montagem do processo produtivo da marca, o TPS. Proposta é ser provocativo a visitas.


Roda-a-Roda

Negócio – Peugeot reatou negócios com a Iran Khodro, empresa com 7% de participação oficial, para voltar a produzir carros com marca, peças e assistência técnica. 

Estava ausente do Irã havia quatro anos, quando sua então associada GM resolveu deixar tal mercado.

Mais – Há dois pontos de relevo na transação: Peugeot voltará a competir no Irã, mercado de 3M unidades/ano. 

Outro, Carlos Tavares, ex-vice-presidente da Renault e atualmente presidindo a concorrente Peugeot, ultrapassou a antiga marca, viabilizando negócios à sua frente.

Demora – Kia inverteu importações da filial mexicana: trará o Cerato em setembro. E o Rio, antes programado para coincidir com os Jogos Olímpicos em agosto, virá apenas em 2017.

Festa – Empresa comemora última pesquisa da agência JD Power sobre satisfação do cliente até 90 dias após compra. Kia lidera, Porsche, segundo, Hyundai, terceiro.

Mais uma – Jaguar Land Rover inaugurou unidade industrial em Itatiaia, RJ. Capacidade adequada a veículos de elevado preço – 20 mil unidades/ano em Land Rover Evoque e Discovery Sport.


E? – Em tempos de mercado retraído, pode parecer curioso investir US$ 340 milhões em fábrica na América Latina. Mas, indústria automobilística, iniciando seguir planos, é um transatlântico manobrando.

Embalo - País e mercado voltarão a crescer, e nele LR é o SUV Premium mais vendido. Audi, BMW e Mercedes, em situação idêntica, implantaram e operam novas fábricas.

Pianinho – 60 mil m2, 400 funcionários e não é fábrica como sugere o inconsciente coletivo, entrando metais e plásticos e borrachas por um portão, submetidos a tratamentos, pancadas, abrasões, usinagens, com todos os barulhos, cheiros e faíscas de produção convencional, e despejando carros prontos pelo portão de saída.

Mínimo – Coisa pouca. Exceto vidros, revestimento interno, silenciosos, importa-se tudo da Inglaterra. 

A carroceria, em partes, pintadas, é aqui montada. Este processo, SKD, semi-knocked down, havia no Brasil há 60 anos.

Método - GEIA, Grupo Executivo para Implantação da Indústria Automobilística, baniu tal simplicidade e estipulou crescente índice de nacionalização. Foi o gerador da indústria nacional.

Curiosidades – O baixo índice de nacionalização impede exportar os Land ao Mercosul. 

Outra, preços idênticos aos ainda praticados no estoque remanescente, apesar de não haver incidência de impostos de importação.

História – Jaguar Land Rover diz ser primeira indústria automobilística britânica a construir instalações de manufatura no Brasil. Não o é. 

Matriz Rover já esteve aqui. Em 1958, se associou à paulistana MBA e montou jipes Land Rover série 2 em modestas instalações no bairro do Ipiranga, SP - com índice de nacionalização superior ao da atual manufatura.
Modelos vem quase completos, pintados, da Inglaterra


Corte – Fiat disposta em renovar o portfólio de produtos: tirou de produção duas versões do Punto, TJet e Sporting – deixou apenas 1.4, 1.6 e Blackmotion. 

Suspendeu a produção de Linea, Bravo e Idea informando ter formado estoques para fazer mudanças nas linhas de produção – de 4 para 3. 

Segundo informa tal mudança não resultará no fim de produção de nenhum modelo.

Mobilidade – Certeza da mudança da mobilidade no futuro instiga fabricantes a se adaptar. 

Caminhos vários: carros híbridos ou elétricos; autônomos; e nos sistemas de transporte individual, como Uber e congêneres. 

Toyota, recém decidiu aplicar US$1 bilhão no Uber, e, VW, US$ 300 milhões, na Gett, firma assemelhada. GM investiu US$ 500 milhões nos EUA, na Maven e sua concorrente Lyft.

Outros custos – Todo o custo é dificuldade para compra de carro novo. Ford criou plano de manutenção para reduzir valores. 

Diz, permite economizar até 39% durante os três primeiros anos. Vale para Ranger, Ka e EcoSport.

Segurança – Brasil parecia isolado da atual praga mundial, as falhas dos sistemas de air bags da japonesa Takata, comprometendo a segurança e causando recalls a milhões de veículos. 

Mas, chegou aqui: Toyota, Honda e Mitsubishi de picapes chamam clientes para trocar componentes perigosos.

Apresentação – GM alugou Autódromo de Brasília para apresentar novos picapes S 10 e Cruze à rede de concessionários, vendedores, mecânicos. 


Exposições técnicas e oportunidade de dirigi-los – apesar de o circuito aguardar obras para finalizar o básico para voltar a funcionar.

Made in England – Fábrica de veículos quando se instala agrega fornecedores de origem. 


No caso da Jaguar Land Rover, atraiu inglesa IAC, International Automotive Components, fornecedora de todo o interior a Evoque e Discovery.

Especialidade – Líder na Europa e no Brasil com produtos construídos pela Iveco, a PSA criou diretoria especializada em Veículos Utilitários, e quer elevar sua participação em vendas. 


Programa 16 novos veículos no setor para América Latina, dobrar volumes, triplicar lucros até 2021.

Coluna – Confirmou informação antecipada pela Coluna: terá picape para 1t.


Resgate – Citroën quer recuperar parte de seu DNA, esquecido sob o controle da PSA, empresa Peugeot. 


Iniciar pelo conforto de rolagem com o programa Citroën Advanced Comfort.

Solução – Para melhor filtrar as imperfeições do piso evoluiu a suspensão com o uso de dois batentes hidráulicos progressivos, assentos inovadores, colagem estrutural da carroceria por filetes descontínuos.


Segurança – Movimento Stop the Crash para adotar equipamentos, reduzir acidentes e seus danos, chegou à América Latina por evento em Santiago do Chile. 


Quer, governos tornem obrigatórios sistemas de controle ESC, para estabilidade; AEB, de frenagem autônoma; e ABS, aqui obrigatório.

Caminho – Sombrios caminhos impedem a adoção por autoridades dos países, apesar da colheita de vantagens econômicas pela redução dos acidentes e suas perdas. Ganhou apoio de peso: a ONU recomendou uso aos países membros.


Legal – Phillips deu solução a problema de trânsito: o uso de lâmpadas de Xenon em faróis comuns, não adequados, produzindo ofuscamento. 


Tal procedimento é vedado por Resolução do Contran. Criou a Crystal Vision Ultra em lâmpadas H1, H3, H4, H7, H11, HB3 e HB4. Emitem a desejada luz azulada e são em torno de 30% mais potente ante as alógenas.

Negócio – Consultoria econômica Hagerty, dos EUA, indicou, entre os anos 2008 e 2014, nenhum investimento superou os automóveis antigos. Bolsa manteve-se quase estável; ouro subiu 100%; antigos 250%.


Conta – Simples entender. Os parâmetros são dos EUA onde, desde a crise de 2008, as aplicações bancárias rendem 1% ao ano; o país lutou para se recuperar, com economia em plano baixo. 


Automóveis antigos de estirpe se transformaram em investimento, como as obras de arte, e valorização permeou para a base da pirâmide e outros mercados. 

Automóvel antigo de qualidade é obra de arte tridimensional – e anda e dá sensações dinâmicas. 

Ecologia – Após proibir circulação de ônibus e caminhões pesados licenciados antes de 1º de outubro de 2001, em Paris, sua Câmara Municipal estendeu vedação a automóveis fabricados anteriormente a 1997 e motos pré 2.000. 


Integra a Lei da Transição Energética para melhorar a qualidade do ar. Vale a partir de 1º de julho. Exceções há: veículos de coleção, licenciados como tal.

Retífica RN – Atento, leitor Fred Carvalho, sobre nota da Coluna passada da inexistência de empresas nacionais em nossa indústria automobilística, lembra haver a Agrale. Está correto. É a única com produtos próprios.


Gente – Fréderic Chapuis, franco-brasileiro, diretor comercial da Citroën Brasil, promoção. 


OOOO Diretor de Veículos Utilitários América Latina. 

OOOO Missão, tirar Peugeot e Citroën da periferia das vendas e trazê-las à competitividade. 

OOOO Antônio Baltar Jr., promovido: lidera área de vendas, distribuição, supervisão de escritórios regionais e relacionamento com distribuidores. É do ramo. 

OOOO Maurício Greco, gerirá Produtos, Propaganda, Publicidade, promoção de vendas. 

OOOO Diretor da matriz Volkswagen, alvo de investigação criminal pela Promotoria de Brunswick, na Baixa Saxônia, Alemanha. 

OOOO Nome não declarado, mas a ação é o Dieselgate, pela qual veículos diesel da marca foram vendidos emitindo poluentes acima dos níveis legais.

OOOO Colega como réu, Martin Winterkorn, o ex-poderoso CEO da marca. OOOO
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FORD INFORMATIZA PROCESSO DE SERVIÇOS EM GARANTIA NA REDE DE DISTRIBUIDORES E GERA ECONOMIA DE PAPEL. A PARTIR DE AGORA, AS REVISÕES E ATÉ CONSULTAS DE SERVIÇOS PÓS-VENDA DOS CARROS PODERÃO SER FEITAS NO AGENDAMENTO ELETRÔNICO



A Ford e sua rede de distribuidores vêm adotando um trabalho constante de informatização, visando a facilitar o atendimento dos clientes, que inclui desde o agendamento eletrônico das revisões, pela Agend@Ford, até a consulta de serviços pós-venda. 

Agora, implantou um novo processo digital de arquivo de documentos dos serviços em garantia, que registra o histórico do veículo nas oficinas da rede. 

Além de trazer maior segurança e rapidez nas verificações no setor, o chamado “Projeto Garantia Verde” já gerou uma economia de cinco milhões de folhas de papel.

Um levantamento feito pela empresa mostra que para produzir essa quantidade de papel, em folhas de tamanho padrão, são necessárias cerca de 500 árvores de eucalipto e também uma média de 50 milhões de litros de água. Isso, sem contar o consumo de energia elétrica. 

“Num contexto mais amplo, essa é uma iniciativa de sustentabilidade, considerando a eliminação de papel, poluentes e outros insumos envolvidos na sua produção”, diz Jorge Cavalcanti, supervisor de Garantia da Ford.

Outro ponto positivo da ação é a economia de cartuchos e toners de impressoras, que também ajuda a reduzir o impacto ambiental da operação. 

“Nesse aspecto os números são igualmente expressivos, com uma economia média de 2.500 toners e 5.000 cartuchos por ano”, completa.


Confiabilidade e segurança
No processo anterior de garantia dos veículos da Ford, para cada ordem de serviço realizada nos distribuidores havia a necessidade de arquivar, em papel, as páginas de registro. 

A digitalização dos documentos facilitou a conferência feita nas auditorias pelo time de garantia, trazendo maior confiabilidade, segurança e rapidez na rotina administrativa e no atendimento dos clientes.

“Com a mudança na normatização e a digitalização das informações, obtivemos uma economia média de 10 folhas por pasta. São documentos como cópia das solicitações de garantia e o cartão de apontamento do técnico da oficina para o cálculo das horas trabalhadas em cada serviço autorizado em garantia”, explica Cavalcanti.

OUTRA ÁREA É ALVO DE INVESTIGAÇÃO, DESTA VEZ PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS, QUE VAI DESTRINCHAR POSSÍVEIS IRREGULARIDADES NO DPVAT


Alta Roda 

Nº 894 — 23/6/16
Fernando Calmon


Resultados Incertos

O conturbado cenário político atual levou à criação de mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara dos Deputados. 

Pretende investigar o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), mais conhecido como seguro obrigatório.

Criado por lei, em 1974, é confundido com uma taxa. Trata-se, porém, de um fundo administrado pelo consórcio Seguradora Líder. 

Arrecadação bastante alta – mais de R$ 8 bilhões, no ano passado – tem potencial de atrair criminosos para fraudar laudos e falsificar documentos. 

O DPVAT tem alcance social por pagar indenizações sem apontar culpado por acidente ou atropelamento.

O valor para morte e invalidez permanente é muito baixo, R$ 13.500, mas a burocracia atrapalha quem não consegue informações sobre o trâmite. 

Também há ressarcimentos de despesas hospitalares, fora do sistema SUS, de R$ 2.700, por pessoa.

A CPI pretende verificar eventuais desvios já sob suspeita da Polícia Federal. Outros questionam a administração cartelizada e a contratação de serviços sem seguir regras de transparência. 

Também há repasse de 5% da receita bruta para o Denatran que deveria usá-la em campanhas educativas. São R$ 400 milhões/ano e pouco resultado visível.

Além de estatísticas de acidentes de trânsito pouco confiáveis, há conflitos de dados. Para a Seguradora Líder o prazo de até três anos para solicitar indenizações gera distorções. 

Ainda assim, em 2012, pagaram-se 60.752 compensações por morte e no ano passado, 42.501. Esse último número está bem próximo das estatísticas do SUS, de 2014.

Uma diferença de 43%, em apenas quatro anos, pode apontar algum tipo de descontrole, por mais que a lei seca, a introdução de ABS e airbags nos carros e a diminuição de circulação pela crise econômica contribuíssem para aliviar o número de acidentes fatais.

Ainda assim, implantar nova regulamentação para o DPVAT será tarefa nada trivial. Cenário ideal, de livre concorrência entre as seguradoras, funcionaria só sem evasões, em particular, de veículos mais antigos. 

O mercado existe: 55 milhões de carros, caminhões e motos segundo estudos estatísticos confiáveis. 

A frota oficial registrada é de quase 80 milhões, distorção grave porque no Brasil só existe certidão de nascimento de veículos. 

Certidões de óbito dependem de alta burocracia que levou 25 milhões de unidades ao abandono ou a desmanches ilegais.

Há pouco,
 se tentou criar um seguro “popular” que alcançasse os 18 milhões de veículos entre seis e 15 anos de idade. 

Estes, representam 44% da frota real e não têm qualquer cobertura. Para tanto, seria necessário utilização de peças recuperadas por meio de empresas recicladoras, como já ocorre na Argentina. 

A reciclagem descartaria qualquer componente que afetasse a segurança dos veículos. 

Um aditivo de danos pessoais e mortes por acidente, com cobertura de valor decente, poderia ser agregado e livremente disputado entre as seguradoras.

Mas a ideia não prosperou. Parece que a indústria de autopeças viu na iniciativa uma ameaça à sua produção. Alternativa é rediscutir ou emendar a lei do DPVAT com resultados incertos.

Roda Viva

Chega às lojas, praticamente de forma simultânea ao Peugeot 208, o Citroën C3 com o novo motor de três cilindros, 1,2 L, de 90 cv (etanol). 

Substitui o 4-cilindros de 1,45 L restrito agora ao Aircross. A nova unidade se destaca pelo baixo consumo de combustível com números do Inmetro quase iguais aos do 208, único com triplo A (na sua categoria, na geral e em emissões) à venda no Brasil.

Embora os dois modelos da PSA dividam a mesma arquitetura e o coeficiente de forma aerodinâmica seja semelhante, há pequenas variações de peso em ordem de marcha. Novo motor tem boa elasticidade. 

O C3 teve reajuste de preços: vai de R$ 46.490 a 52.690 com câmbio manual. Continua o motor de 1,6 L e caixa automática de 4 marchas na versão de topo, Exclusive.

Macan é um SUV de dimensões aceitáveis para o dia-a-dia, espaçoso internamente e ótimo porta-malas. 

Ao mesmo tempo, tem robustez, sensibilidade e refinamento mecânico de um Porsche. 

Tração 4x4 com diferencial central transfere maior parte do torque para as rodas traseiras. Direção mostra sensibilidade invejável. Sua base é a do Audi Q5, inclusive motor turbo 4-cilindros/237 cv.

Jaguar montou uma estratégia diferenciada de aproximação com compradores do seu primeiro SUV, o F-PACE. 

Lançará ações ligadas às corridas de rua até a entrega das primeiras unidades, em setembro próximo, por preços entre R$ 309.300 e 405.900. 

Nada de pegar pesado fisicamente, pois afinal não há tantos jovens com contas bancárias recheadas.

Investimentos muito altos estão associados à célula de sobrevivência, ou seja, a parte central do carro, onde viajam motorista e passageiros. 

Em recente seminário da SAE Brasil, vários fabricantes de veículos compartilharam alguns dos principais avanços que os engenheiros conseguiram. Participaram FCA Fiat, Ford, GM, Honda, Mercedes-Benz, PSA e VW.

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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2


A RECLAMAÇÃO DE DONOS DE CARROS JAC MOTORS, DE DEMORA NA ENTREGA DAS PEÇAS DE REPOSIÇÃO PARA OS MODELOS DA MARCA ACABOU. A MONTADORA - QUE DÁ GARANTIA DE SEIS ANOS A SEUS CARROS - ANUNCIOU A CONTRATAÇÃO DA PLATAFORMA WMS QUE FAZ A GESTÃO DOS PEDIDOS E DAS ENTREGAS À REDE DE CONCESSIONÁRIAS QUE AS RECEBE EM NO MÁXIMO 48 HORAS. O INVESTIMENTO FOI DE R$ 70 MILHÕES E GARANTE UM ESTOQUE DE 10 MIL ITENS



Com uma área equivalente a dois campos de futebol, o CDPA (Centro de Distribuição de Peças e Acessórios) da JAC Motors acaba de atingir uma marca relevante. 

Ao longo dos poucos mais de cinco anos de atividade no Brasil, a marca já disponibilizou um milhão de itens à rede autorizada de todo o país. 

Dona de uma frota que se aproxima de 70 mil automóveis e utilitários vendidos no Brasil, que ainda permanecem em prazo de garantia, a JAC Motors nunca poupou esforços e investimentos em seu pós-venda, em especial na logística de distribuição de peças de reposição à rede de concessionários.

A recente aquisição da plataforma WMS (Warehouse Management System), que faz a gestão dos pedidos e das entregas à rede, é uma das provas da seriedade que a marca empreende nesse quesito. 

Utilizado por várias montadoras europeias e asiáticas, o sistema otimiza todas as etapas do pedido, que vão desde o preenchimento da lista de peças, a identificação do pedido no sistema, a separação dos componentes dentro do galpão e o embarque praticamente imediato dos itens à loja solicitante.

Não é à toa que a JAC Motors mantém, mesmo depois de constituir uma vasta família de modelos no país (J2, J3, J3 Turin, J5, J6, T5, T6, T8 e T140), sem contar as versões, o mesmo percentual de pronto-atendimento de quando iniciou as atividades no Brasil e possuía apenas dois veículos. 

“Até hoje, mesmo considerando a complexidade do estoque para tantos carros diferentes, de cada 100 peças solicitadas pelas concessionárias, 95 chegarão ao destino em menos de 48 horas, desde que estejam em um raio de até 700 km”, explica Sergio Habib, presidente da marca.

De acordo com o diretor do CDPA, Rodrigo Villas Boas, a rede autorizada demanda, atualmente, 17,9 mil peças e acessórios por mês. 

São componentes basicamente utilizados para as revisões executadas nos modelos da marca, na personalização dos modelos JAC Motors ou na reparação de colisões e acidentes. 

“Somos capazes de colocar em Florianópolis, por exemplo, um capô dianteiro de um J3 com a mesma presteza que entregamos um jogo de velas numa loja da Grande São Paulo”, exemplifica.

Villas Boas explica que as cidades mais distantes do CDPA, em virtude das dificuldades logísticas, recebem seus pedidos em, no máximo, uma semana. 

Dependendo do grau de urgência, as peças podem ser despachadas via aérea, mas cabe ao transporte rodoviário a maior parte das remessas.

MENINA DOS OLHOS DA CITRÖEN, O COMPACTO C3 PURE TECH, 1.2 FLEX, DE TRÊS CILINDROS, COM VERSÕES DE CÂMBIO AUTOMÁTICO DE MANUAL TEM UM DESEMPENHO EXTRAORDINÁRIO. É VER, OU MELHOR, DIRIGIR, PARA CRER. CURVA E SOBE MUITO BEM, COM CONSUMO QUE CHEGA A 17 KM/L. O CARRO DE ENTRADA CUSTA R$ 46.490 E O MAIS CARO R$ 52.690. CITRÖEN PREPARA UM PROGRAMA DE RECOMPRA PARA O 2º SEMESTRE


A Citröen apresentou, na tarde de ontem, à Imprensa automotiva do Rio de Janeiro sua atual menina dos olhos: o C3 Pure Tech Flex, um compacto de três cilindros, 1.2, com 90 cv, acoplado a um câmbio mecânico de cinco velocidades, que a montadora identifica como o mais econômico do mercado e que o Blog mostrou, numa matéria completa, no último dia 20/6.




Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Num breefing, no Hotel Windsor Barra, o presidente da PSA no Brasil, Paulo Salti, anunciou que a montadora francesa está desenvolvendo estudos para implantar um projeto de recompra de seus veículos para um prazo de cinco anos que poderá sair no segundo semestre, beneficiando os clientes.



Bianca Lepique, gerente de Produto da PSA, identificou o C3 como um carro preferido pelo público feminino, por ser um veículo bem equipado com a mais moderna tecnologia e muito confortável, "mais do que, por exemplo, o Peugeot 208, que é mais preferido pelo público masculino e  mais jovem".

Nuno Coutinho, diretor de Marketing da Citröen do Brasil, sublinhou que o C3 1.2 tem um custo de R$ 0,56 por quilômetro rodado, R$ 0,03 menos que a versão anterior, dados levantados, disse, pela JATO Dynamics baseados em valores de combustível, seguro, revisão e pneus. 

Os direcionadores das saídas do ar condicionado são multidirecionais e impedem que o ar gelado vá direto no rosto dos ocupantes do banco da frente.
Ele alinhou os pontos que sobressaem no C3,em relação aos concorrentes:

Plano de Revisão a R$ 1, por dia, com revisões de 10.000, 20.000 e 30.000 km a preços fixos de R$ 365,00, que podem ser pagos em 4 x R$ 91,25. A de 40 mil e 50 mil, 4 x 182,00 e a de 60 mil 4 x R$ 221,00, todos sem juros;


Índices de consumo urbano de 10,6 km/l e 14,8 km/l (para etanol e gasolina, respectivamente) e os de consumo em estrada em 11,3 km/l e 16,6 (na mesma ordem).


Maior agilidade no trânsito urbano em relação à versão anterior, graças ao torque (de 127 Nm com álcool e 120 Nm com gasolina) em baixas rotações (abaixo de 3.000 rpm). 

Potência, de 90 cv com etanol e 84 cv com gasolina, se situa em um patamar onde se encontram motorizações de maior cilindrada.




A hora da verdade surgiu com o início do test-drive. No arranque, o C3 Pure Tech mostrou logo ao que veio saindo como um carro de cilindrada maior.

No trecho da avaliação, até à Prainha, em ritmo de test-drive, o C3 registrou consumo de 10,7 km/l. 



Em meio a belíssimos panoramas, a subida e as curvas acentuadas não assustaram o C3, que as venceu com muita facilidade.

A dirigibilidade é leve, mas firme, se sentindo o carro preso no chão, o tempo todo. Nos inúmeros quebra-molas existentes no percurso, o C3 mostrou que sua altura do solo é perfeita.


Outra performance que me chamou a atenção foi o extremo equilíbrio da relação de marchas do câmbio de cinco velocidades, inclusive nas retomadas.

Gostei do conforto exposto nos bancos, inclusive o traseiro. Senti falta, nesta versão de um descanso de braço entre os bancos dianteiros, item que consta nas versões superiores.



O C3 possui quatro versões. A de entrada custa R$ 46.490 e a mais cara R$ 52.690,00. As duas primeiras versões são de câmbio Manual e a terceira e a quarta, Automático. 



quarta-feira, 22 de junho de 2016

FORD DESENVOLVE APLICATIVO QUE CLASSIFICA O NÍVEL DE HABILIDADE DO MOTORISTA



A Ford desenvolveu um aplicativo que atribui pontos ao motorista, de acordo com o seu comportamento ao volante, e poderá ser usado para premiar os melhores com descontos em serviços como compartilhamento, aluguel e seguro de carros. 

A novidade foi apresentada pela empresa na Semana de Tecnologia de Londres, realizada esta semana.

O Projeto de Comportamento do Motorista adota a mesma estratégia de metas dos aplicativos de ginástica e condicionamento físico para classificar o modo de dirigir do usuário, usando um aplicativo protótipo para smartphone.

“Como os aplicativos que mostram a distância percorrida e as calorias que queimamos, a pontuação do motorista incentiva as pessoas a dirigir de modo mais inteligente”, diz Jonathan Scott, líder do projeto Ford Smart Mobility. 

Pesquisa
Durante quatro meses, sensores colheram dados de mais de 40 Ford Fiesta dirigidos por voluntários, em Londres, para registrar as ações de cada motorista em mais de 160 mil quilômetros e quatro mil horas de testes. 

A análise incluiu desde o mais leve movimento do volante até frenagens bruscas, assim como a hora do dia, o clima e o histórico de condução da pessoa.

A visão da Ford é que esses dados são propriedade dos consumidores e poderão ser usados para lhes oferecer vantagens, por mecanismos que estão em estudo.

O aplicativo permite aos motoristas ver como diferentes comportamentos afetam a sua pontuação e podem melhorar a sua direção. 

Como, por exemplo, dirigir na marcha correta, manter aceleração constante e fazer curvas suaves. 

Ele também calcula uma pontuação para cada trajeto, com base nos dados de aceleração, frenagem e uso da direção. Um gráfico mostra em que dias o seu desempenho foi melhor ou pior.

Serviços personalizadosCientistas da Ford e especialistas em transporte estão analisando os dados para aprofundar o estudo. 

A empresa global de design IDEO participou do programa para pesquisar o que as pessoas dizem, pensam, sentem e fazem quando estão no volante. 

Isso mostrou uma grande diferença entre como as pessoas pensam que dirigem e como dirigem de fato.

“A partir desses dados pudemos testar um algoritmo altamente avançado, desenvolvido internamente, para pontuar a direção do usuário. Essa pontuação pode ser usada para desenvolver um perfil de mobilidade, para os motoristas economizarem dinheiro em serviços criados especialmente para as suas necessidades”, completa Scott.

Mais que produzir automóveis, a Ford está se transformando também em uma empresa de mobilidade, buscando oportunidades para ser líder em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do consumidor e análise de dados, através do plano Ford Smart Mobility. 

O Projeto de Comportamento do Motorista pode ajudar a aprimorar soluções atuais de mobilidade testadas na Europa, como o serviço de compartilhamento de veículos GoDrive e o compartilhamento de caronas GoRide.

MERCEDES-BENZ E RODOBENS INVESTEM NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES NA GRANDE SÃO PAULO.


A Mercedes-Benz e seus concessionários seguem investindo no desenvolvimento da rede, visando um atendimento cada vez melhor e mais completo aos clientes da marca. 

Esta parceria fica evidenciada com a reinauguração oficial das instalações da Rodobens Veículos Comerciais de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, que envolveu um aporte de R$ 5 milhões pelo Grupo Rodobens.

São cerca de 200 pontos de atendimento, com grande abrangência no território brasileiro e sempre próxima dos clientes da marca.

Soluções financeiras vantajosas para negociação de veículos serão oferecidas na revenda

Além de terem acesso à linha completa de veículos comerciais da marca Mercedes-Benz, os clientes que visitarem o concessionário poderão aproveitar as soluções capazes de facilitar a negociação. 

Uma delas é o Consórcio Mercedes-Benz, que a Rodobens comercializará com exclusividade na Grande São Paulo. 

Trata-se de uma modalidade financeira que envolve planos customizados para clientes, sendo vantajosa para aquisição de caminhões, vans e ônibus.

Roberto Leoncini
"Por meio da renovação ou relocalização dos pontos de venda e de atendimento, a Mercedes-Benz incentiva seus concessionários a atuarem cada vez mais próximos das operações dos clientes", diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing & Peças e Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. 

De acordo com o executivo, a reinauguração da Rodobens Guarulhos reforça ainda mais a importância da Rede de Concessionários como um diferencial de mercado da Mercedes-Benz. 

“Para garantir a força de uma marca, é preciso que esta seja reconhecida em qualquer lugar do mundo”, afirma Roberto Leoncini. 

“Assim, será ainda mais fácil identificar e visualizar qualquer concessionário Mercedes-Benz pelas ruas e estradas brasileiras, facilitando aos clientes reconhecerem onde são comercializados nossos veículos comerciais e serviços”, sublinhou.

Leasing
Também será oferecido o Leasing Operacional, com o qual a Rodobens é pioneira na oferta no mercado brasileiro. 

Por meio desta modalidade, o cliente tem acesso rápido ao veículo ou frota sem necessidade do pagamento de um valor de entrada. 

O Leasing Operacional também proporciona vantagens com dedução de impostos, como IRPJ, CSSL, PIS e COFINS, o que evita descapitalização a empresas frotistas, que passam a ter maior disponibilidade da frota e envolve parcelas fixas e menores do que Finame, CDC e leasing financeiro.

Padrão
Novo concessionário Rodobens segue o padrão global de identidade corporativa da Mercedes-Benz

Desde o ano passado, a Rede de Concessionários de Veículos Comerciais da Mercedes-Benz do Brasil tem à disposição um novo padrão global de identidade visual corporativa, o New 3-D Brand – Black, que foi adotado pela revenda. 

O design remete à modernidade da marca associada às evoluções tecnológicas dos produtos, que cada vez mais buscam se adequar às necessidades do mercado e às expectativas dos clientes.

Mudanças nos elementos de identificação da fachada, como área de cobertura, colunas, pórtico, letreiro, estrela, totem e outros indicadores, destacam o concessionário pelo formato e apresentação do novo design, atraindo a atenção do público. Esta mudança ocorrerá de forma gradativa em toda a Rede.

Além da nova identidade visual e da arquitetura moderna, a Rodobens Guarulhos também teve suas instalações ampliadas: são mais de 5,4 mil m² de área construída, num terreno de 10,7 mil m².

Outra importante novidade é que o acesso aos clientes ficou muito mais fácil e prático, o que agiliza o atendimento numa região de intensa movimentação de veículos, como a Via Dutra, onde circulam principalmente caminhões e veículos comerciais leves, segmentos de atuação do concessionário.

GRUPO PSA CRIA DIREÇÃO DE VEÍCULOS UTILITÁRIOS NA AMÉRICA LATINA. O OBJETIVO É O LANÇAMENTO NO CONTINENTE 16 NOVOS VEÍCULOS. O PSA TEM PLANO MUNDIAL DE COLOCAR NO MERCADO MUNDIAL 34 NOVOS CARROS, DOS QUAIS OITO VU's E UMA PICAPE DE UMA TONELADA

Frédéric Chapuis 


Baseado em seu Plano Mundial de Desenvolvimento, o “Push to Pass”, e sua aplicação na América Latina, o Grupo PSA inicia uma ambiciosa estratégia no segmento de Veículos Utilitários (VU) na região. 

Para isso, acaba de ser anunciada a criação da Direção de Veículos Utilitários América Latina, que desenvolverá, para as marcas Peugeot e Citroën, uma estratégia comercial focada nessa categoria. 

De acordo com o “Push to Pass” o objetivo é lançar, mundialmente, 34 novos modelos – destes, oito são VU´s, dentre os quais uma pick-up de uma tonelada. 

Na América Latina serão 16 novos veículos que têm como meta dobrar os volumes totais e triplicar os lucros até o ano de 2021.

O Grupo PSA é o nº 1 na Europa, com 20% de participação do mercado de veículos utilitários e busca, com sua expertise, repetir o mesmo sucesso na América Latina. 

Com uma direção especialmente focada, avaliará ainda mais de perto as melhores oportunidades do mercado na região, seja para clientes particulares ou B2B. 

A América Latina apresenta um forte potencial para venda de veículos utilitários, com mercados expressivos nessa categoria, como Chile e México, além do Brasil e Argentina.

Essa importante missão foi confiada ao franco-brasileiro Frédéric Chapuis, que assume como diretor de Veículos Utilitários América Latina, respondendo diretamente a Carlos Gomes, presidente Brasil e América Latina do Grupo PSA.



Segundo Chapuis, que está no Grupo PSA há mais de 20 anos, dos quais os últimos cinco como diretor Comercial da Citroën no Brasil e passou mais de 10 anos no comércio e marketing internacional, na China e África do Sul, considerou seu desafio enorme, "pois o Grupo PSA buscará uma importante fatia desse mercado de utilitários". 

“Nossa estratégia de expansão se baseia principalmente em três pilares: a nossa eficácia comercial, o pós-venda especializado para esse tipo de cliente e a nossa já reconhecida excelência e know-how de produção dessa categoria de veículos”, explica o executivo.

Carlos Gomes reforça a importância do plano de desenvolvimento do Grupo e a criação da nova Direção de Veículos Utilitários como um demonstrativo dessa ambição: “O Grupo PSA quer repetir na América Latina o mesmo sucesso da Europa e temos potencial para isso. Mesmo em um contexto econômico difícil, o Grupo reafirma sua total confiança na sua estratégia para os próximos anos”, explica. 

“Teremos uma gama de produtos bem direcionada às necessidades dos nossos clientes e o recente anúncio da produção da nossa pick-up de 1 tonelada na região indica que seguimos nesse caminho”, completou Gomes.



Um novo veículo produzido na fábrica 
do Grupo PSA em Rennes, na França

Uma fabricação prevista inicialmente fora da Europa para um novo veículo de conquista da marca Citroën.

A decisão de realizar a produção em Rennes foi possível pela iniciativa de colaboradores e sindicatos, em prol do futuro da fábrica.

Um investimento de 100 milhões de euros para um volume de produção em alta de 60% até 2018 na fábrica de Renne


Como parte da ofensiva de produtos incluídos no “Push to Pass” - plano que inclui 34 novos modelos - a fábrica de Rennes vai produzir um novo veículo da Citroën em 2018. 

O projeto C84 está incluído na dinâmica da marca Citroën, que lançará quatro novos modelos em menos de 18 meses.

O Crossover, dotado da plataforma EMP2, virá somar-se à produção do futuro Peugeot 5008 e do Citroën E-MEHARI. 

Com estes três modelos, a produção da unidade alcançará 100 mil veículos por ano, versus 60 mil atualmente.

Ao término de um estudo de vários meses realizado pelo Grupo PSA, a escolha da unidade de produção recaiu sobre Rennes, tendo em conta os esforços da fábrica voltados para o aumento da eficiência, assim como os seus compromissos em matéria de modernização.

O plano de modernização da unidade propõe soluções de ruptura, com a implantação de processos de fabricação modernos e ágeis. 

As obras de modernização terão início no começo de 2017, devendo ser concluídas em 2018. 

O investimento de 100 milhões de euros beneficiará também as empresas do setor automotivo da região da Bretanha.

A decisão de produzir este novo veículo em Rennes foi possível graças ao empenho de todos os funcionários e a uma verdadeira vontade de construir conjuntamente o futuro da fábrica, compartilhada pela Direção e pelas organizações sindicais signatárias.

No último dia 29 de abril, foi concluído na fábrica um acordo chamado ”Contrato de Futuro para Rennes“ com o apoio de cinco das seis organizações sindicais do Grupo (CFDT, CFE/CGC, CFTC, FO e SIA/GSEA), representando mais de 80% dos funcionários. 

Este acordo condicionava a decisão de fabricar o novo veículo na fábrica, portanto, será aplicado a partir de 1º de janeiro de 2017.

Por ocasião desse anúncio, Carlos Tavares, Presidente Mundial do Grupo PSA, declarou: “A decisão de atribuir a Rennes a fabricação deste novo veículo demonstra que as partes envolvidas, animadas pela vontade de construir conjuntamente o futuro de um centro de produção industrial, podem criar as condições de desempenho necessárias para uma dinâmica de progresso permanente em termos de eficiência”, explicou.


Visite: www.psa-peugeot-citroen.com.br.

terça-feira, 21 de junho de 2016

NOVO CRUZE TEM NOVAS TECNOLOGIAS QUE O TORNAM UM DOS MAIS SEGUROS DO MERCADO: ALERTA DE COLISÃO FRONTAL E SENSOR DE PONTO CEGO, E CARREGADOR DE CELULAR, SEM FIO. O NOVO MODELO VEM EQUIPADO COM MOTOR ECOTEC TURBO, COM START/STOP, DE 153 CV E 24,5 KGFM DE TORQUE


São Caetano do Sul 
–Além de profundas mudanças visuais, estruturais e mecânicas, o Novo Cruze estreia com um pacote tecnológico e de segurança nunca antes ofertado em sua categoria.

Entre os itens destacam-se o assistente de permanência na faixa, o alerta de colisão frontal, o alerta de ponto cego, o sistema de estacionamento automático, o indicador de distância do veículo à frente, o farol alto adaptativo e o carregador de celular sem fio.


Conheça em detalhes como 
funcionam alguns deles. Assista os respectivos vídeos

Assistente de permanência na faixa

http://www.gexsamen.com/Email/Link?ci=232326548&ei=76360&eli=190786&elu=http://www.maxpressnet.com.br/e/gm/9QMH73/Assistente_de_Perman%C3%AAncia_na_Faixa_Novo_Chevrolet_Cruze-YouTube.wmv

O assistente de permanência na faixa efetua pequenas correções no volante caso perceba que o veículo está saindo de forma involuntária da faixa. Simultaneamente um alerta sonoro é dado para alertar o motorista da ocorrência.

O recurso utiliza uma câmera frontal e sensores que monitoraram os limites das faixas em velocidades acima dos 70 km/h.

Quando identifica as demarcações no asfalto, um ícone verde é exibido no painel de instrumentos. 


Se um movimento involuntário e sem o acionamento da seta for detectado, o ícone fica amarelo e o sistema age na direção elétrica com pequenas correções no volante, no intuito de trazer o carro de volta para uma posição segura na pista.

Se ainda assim o movimento avançar para a marcação de faixa, o alerta sonoro de saída de faixa será acionado e o ícone amarelo irá piscar, alertando o condutor.

O assistente de permanência na faixa detecta quando as mãos estão fora da direção. Nesse caso, uma mensagem é exibida no painel e um alarme soa.

Este recurso não impede nenhuma manobra intencional pelo motorista, que continua tendo total controle do automóvel. Para desligar o mecanismo basta pressionar um botão no volante multifuncional do Novo Cruze.

Alerta de colisão frontal


O alerta de colisão frontal avisa o condutor quando detecta risco eminente de o veículo se envolver em um acidente à sua frente.

O sistema funciona em velocidades superiores a 40 km/h por meio de uma câmera e sensores que monitoram objetos adiante.

Quando um automóvel à frente é detectado, um ícone verde é exibido no quadro de instrumento. 

Esse ícone fica amarelo quando a distância encurta, indicando que o motorista deve aumentar o nível de atenção.

Caso o sistema detecte que os veículos estão se aproximando de forma acentuada, com alto risco de colisão e sem que o motorista tenha iniciado manobra de frenagem, um flash vermelho aparece no para-brisa juntamente com um aviso sonoro.

O alerta de colisão frontal funciona em três diferentes níveis de sensibilidade e é ajustado por meio de um botão no volante. O sistema pode ser desativado e não opera em marcha à ré.

Alerta de ponto cego


Sensores instalados nos cantos traseiros monitoram se há veículos em pontos cegos dos espelhos retrovisores, ajudando nas manobras de troca de faixa.

Quando um automóvel ou motocicleta é detectado nesta área invisível, um ícone amarelo acende no espelho lateral correspondente.

Caso a seta seja acionada para o lado em que exista um veículo no ponto cego, o ícone pisca, reforçando o alerta para maior segurança.

O sensor cobre uma zona de, aproximadamente, 3,5 metros em ambos os lados do veículo. 

O alerta de ponto cego é projetado para ignorar objetos fixos como postes, paredes e vigas. Veículos estacionados ou em sentido contrário não são detectados.

Este recurso pode ser desligado pelo usuário usando o menu de configuração do Novo Cruze.

Sistema de indicação de distância do veículo à frente

A câmera frontal no para-brisa é usada para detectar a distância de um veículo diretamente à frente no trajeto. A função fica ativa em velocidades acima de 40 km/h.

Assim que um veículo à frente é detectado, a distância é indicada em segundos no visor do computador de borbo. A distância mínima indicada é de 0,5 segundos.


Sistema de estacionamento automáticoO recurso avalia os espaços disponíveis e executa todas manobras de esterçamento do volante, seja em vagas paralelas ou perpendiculares.

A tecnologia utiliza seis sensores ultrassônicos espalhados pela carroceria para identificar os obstáculos. 

Ao condutor, basta seguir as instruções do computador de bordo de quando acelerar e frear o veículo, por exemplo. A direção é movimentada automaticamente.

O sistema só pode ser ativado em uma velocidade de até 30 km/h.


Farol alto adaptativo
O sedã da Chevrolet inova ainda com os faróis altos inteligentes. Este sistema altera temporariamente o facho de acordo com o tráfego para não ofuscar a visão do motorista do veículo que vem em sentido contrário.

Ao detectar pista livre novamente, o farol alto volta automaticamente. A função é útil principalmente em estradas com baixa condição de luminosidade.

Completo
Outra inovação que chega com o Novo Cruze é um compartimento no console central capaz de carregar o smartphone via indução eletromagnética.

Basta colocar o telefone compatível com essa tecnologia neste espaço para que a bateria do aparelho seja recarregada sem a necessidade de fios.


Assim como o Cruze de geração anterior, o novo vem completo desde a versão mais acessível. Além dos itens comuns a modelos de sua categoria, o sedã da Chevrolet traz controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção elétrica, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, novo computador de última geração, tomada de 12V também para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, ar-condicionado digital, OnStar e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil.

O assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play também passam a ser equipamentos de série a partir de então, assim como sistemas de navegação embarcada.

Já a versão topo de linha soma airbags laterais e de cortina, faróis com regulagem de altura, luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular e abertura das portas por sensor de aproximação na chave.

Traz ainda partida por botão no painel, acionamento da ignição por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, multimídia MyLink com GPS integrado com mapas em 3D, acabamento da grade, das maçanetas externas e da barra transversal da tampa traseira em cromo, além de rodas escurecidas.

Turbo
Outra novidade do Novo Cruze é o motor Ecotec Turbo com Stop/Start e injeção direta de combustível. 

Ele agrega o melhor dos dois mundos: elevada potência típica de esportivos com cilindrada superior, com um consumo similar ao de compactos 1.0.

Assim como o propulsor, a transmissão automática de seis velocidades também é a mesma utilizada no recém-lançado Novo Cruze norte-americano. 

Para o mercado brasileiro, no entanto, o conjunto foi aperfeiçoado para poder rodar com gasolina e etanol (flex), o que resultou ainda em um ganho de potência e de torque.

Os 153 cavalos, os 24,5 kgfm de força e a boa posição de guiar tornam a condução extremamente prazerosa. 

Nota-se que o sedã está muito mais ágil, tanto em arrancadas como em retomadas de velocidade. 

O turbo auxilia nesta tarefa, colaborando igualmente para um maior silêncio a bordo.

Em relação a conectividade, ponto forte dos modelos Chevrolet, o Novo Cruze mostra por que continua sendo a vitrine tecnológica da marca. 

O multimídia é de última geração e traz Android Auto e Apple CarPlay, tela de oito polegadas de alta definição capacitiva, navegador embarcado e comando de voz.

O computador de bordo colorido no centro do quadro de instrumentos é outro capítulo à parte. 

Permite ao condutor configurar ou monitorar as mais variadas funções do veículo, como a pressão de cada um dos pneus e a vida útil do óleo e da bateria; enquanto um avançado sistema orienta como dirigir da forma mais econômica, mostrando inclusive as evoluções recentes neste quesito.

Para a versão 2017 do Cruze, o OnStar soma aos serviços de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e conectividade a nova versão do aplicativo, que traz o alerta de valet - o dono recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. Já o alerta de movimento avisa caso o carro seja também guinchado.

Exclusividade que estreia no OnStar do sedã é a orientação de navegação feita por meio de setas na tela do computador de bordo e comando de voz.

O Novo Cruze chega em duas configurações de acabamento: LT (luxo) e LTZ (alto luxo). São seis opções de cores, entre elas quatro metálicas inéditas: Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel e Preto Ouro Negro. O Branco Summit e o Prata Switchblade completam o catálogo.

O modelo chega às concessionárias Chevrolet a partir de junho, para demonstração e test-drive. 

No mês seguinte começam as entregas aos primeiros consumidores. A garantia do veículo é de três anos.


QUE A NISSAN É UMA MARCA CONFIÁVEL DE CARROS TODO O MUNDO SABE, MAS AGORA OS FÃS DA JAPONESA TERÃO OPORTUNIDADE DE ADQUIRIR A SÉRIE ESPECIAL RIO 2016 - A MARCA É PARCEIRA DA OLIMPÍADA - DO CROSSOVER KICKS SL, QUE CHEGARÁ ÀS REVENDAS NO PRÓXIMO DIA 5/7, E PODE SER RESERVADA PELO SITE DA NISSAN


Rio de Janeiro, 21 de junho de 2016 – Devido ao sucesso da pré-venda global do novo crossover Nissan Kicks, iniciada na sexta passada, dia 17, de julho, com a série especial Rio 2016, a marca coloca agora à venda unidades da versão SL, com novas opções de cores.

O Nissan Kicks, que chega às revendas da Nissan em todo o país no dia 5 de agosto, já pode ser reservado online. 

Para divulgar a ação da disponibilidade do novo lote, a empresa criou um filme para TV com o embaixador da marca, o apresentador Luciano Huck. O vídeo irá ao ar no horário nobre de hoje, dia 21 de junho.

Os brasileiros interessados em garantir as unidades do Nissan Kicks poderão fazer a reserva do veículo somente por meio do site: www.nissankicks.com.br.

Após seu lançamento no mercado brasileiro, o primeiro a vender o modelo em todo o mundo, o novo crossover será comercializado gradativamente em diversos países da América Latina e, depois, em mais de 80 países.

Pré-venda em site inteligente

Assim como o Nissan Kicks, o site de pré-venda é inovador e inteligente, pois está conectado ao estoque das concessionárias. 

Após selecionar a concessionária mais próxima ou de interesse do comprador no sistema, ele tem acesso às cores disponíveis, à faixa de preço e ao valor do sinal para confirmar a reserva. 

Ao realizar o cadastro a seguir, o interessado receberá um contato da Nissan para finalizar o processo diretamente na concessionária escolhida.

Nissan Kicks: o mais novo representante da excelência em crossovers
O novo crossover global da Nissan captura o DNA de design da marca. 

A carroceria inédita traz elementos da assinatura Nissan de estilo como a grade frontal "V-motion", faróis dianteiros e traseiros em formato de bumerangue e o teto flutuante que dá a impressão de estender o para brisa até o fim dos vidros laterais. 

O desenvolvimento do veículo foi fundamentado na performance aerodinâmica, contribuindo não apenas para a dinâmica como também para maior conforto, pois diminui os ruídos provocados pelo vento.

Este projeto inteligente garante baixo consumo de combustível e performance surpreendentes. 

Para isso, a Nissan desenvolveu um carro que, além da eficiência aerodinâmica, apresenta baixo peso e um trem de força moderno e refinado para o crossover.

O resultado é um crossover com uma das melhores relações peso/potência do segmento, garantindo aceleração e agilidade ao mesmo tempo em que faz o Nissan Kicks ser nota "A" em eficiência energética e emissão de gases dentro do Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. 

Equipado com um eficiente conjunto formado pelo motor 1.6 16V flexfuel de 114 cv de potência e a transmissão inteligente e continuamente variável XTRONIC CVT, o crossover urbano da Nissan também recebeu o selo do CONPET, concedido aos modelos que participam do programa de etiquetagem que atingem grau máximo de eficiência energética. 

As medições do Nissan Kicks nas médias de consumo de combustível foram as melhores do seu segmento.

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