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quinta-feira, 23 de junho de 2016

MENINA DOS OLHOS DA CITRÖEN, O COMPACTO C3 PURE TECH, 1.2 FLEX, DE TRÊS CILINDROS, COM VERSÕES DE CÂMBIO AUTOMÁTICO DE MANUAL TEM UM DESEMPENHO EXTRAORDINÁRIO. É VER, OU MELHOR, DIRIGIR, PARA CRER. CURVA E SOBE MUITO BEM, COM CONSUMO QUE CHEGA A 17 KM/L. O CARRO DE ENTRADA CUSTA R$ 46.490 E O MAIS CARO R$ 52.690. CITRÖEN PREPARA UM PROGRAMA DE RECOMPRA PARA O 2º SEMESTRE


A Citröen apresentou, na tarde de ontem, à Imprensa automotiva do Rio de Janeiro sua atual menina dos olhos: o C3 Pure Tech Flex, um compacto de três cilindros, 1.2, com 90 cv, acoplado a um câmbio mecânico de cinco velocidades, que a montadora identifica como o mais econômico do mercado e que o Blog mostrou, numa matéria completa, no último dia 20/6.




Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Num breefing, no Hotel Windsor Barra, o presidente da PSA no Brasil, Paulo Salti, anunciou que a montadora francesa está desenvolvendo estudos para implantar um projeto de recompra de seus veículos para um prazo de cinco anos que poderá sair no segundo semestre, beneficiando os clientes.



Bianca Lepique, gerente de Produto da PSA, identificou o C3 como um carro preferido pelo público feminino, por ser um veículo bem equipado com a mais moderna tecnologia e muito confortável, "mais do que, por exemplo, o Peugeot 208, que é mais preferido pelo público masculino e  mais jovem".

Nuno Coutinho, diretor de Marketing da Citröen do Brasil, sublinhou que o C3 1.2 tem um custo de R$ 0,56 por quilômetro rodado, R$ 0,03 menos que a versão anterior, dados levantados, disse, pela JATO Dynamics baseados em valores de combustível, seguro, revisão e pneus. 

Os direcionadores das saídas do ar condicionado são multidirecionais e impedem que o ar gelado vá direto no rosto dos ocupantes do banco da frente.
Ele alinhou os pontos que sobressaem no C3,em relação aos concorrentes:

Plano de Revisão a R$ 1, por dia, com revisões de 10.000, 20.000 e 30.000 km a preços fixos de R$ 365,00, que podem ser pagos em 4 x R$ 91,25. A de 40 mil e 50 mil, 4 x 182,00 e a de 60 mil 4 x R$ 221,00, todos sem juros;


Índices de consumo urbano de 10,6 km/l e 14,8 km/l (para etanol e gasolina, respectivamente) e os de consumo em estrada em 11,3 km/l e 16,6 (na mesma ordem).


Maior agilidade no trânsito urbano em relação à versão anterior, graças ao torque (de 127 Nm com álcool e 120 Nm com gasolina) em baixas rotações (abaixo de 3.000 rpm). 

Potência, de 90 cv com etanol e 84 cv com gasolina, se situa em um patamar onde se encontram motorizações de maior cilindrada.




A hora da verdade surgiu com o início do test-drive. No arranque, o C3 Pure Tech mostrou logo ao que veio saindo como um carro de cilindrada maior.

No trecho da avaliação, até à Prainha, em ritmo de test-drive, o C3 registrou consumo de 10,7 km/l. 



Em meio a belíssimos panoramas, a subida e as curvas acentuadas não assustaram o C3, que as venceu com muita facilidade.

A dirigibilidade é leve, mas firme, se sentindo o carro preso no chão, o tempo todo. Nos inúmeros quebra-molas existentes no percurso, o C3 mostrou que sua altura do solo é perfeita.


Outra performance que me chamou a atenção foi o extremo equilíbrio da relação de marchas do câmbio de cinco velocidades, inclusive nas retomadas.

Gostei do conforto exposto nos bancos, inclusive o traseiro. Senti falta, nesta versão de um descanso de braço entre os bancos dianteiros, item que consta nas versões superiores.



O C3 possui quatro versões. A de entrada custa R$ 46.490 e a mais cara R$ 52.690,00. As duas primeiras versões são de câmbio Manual e a terceira e a quarta, Automático. 



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