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sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Está em franca negociação com uma brilhante luz crescendo no fim do túnel a implantação da produção de carros JAC Motors, em Goiás, de onde deverão sair os suv T40 e T50. Toyota Prius lidera a venda dos híbridos e custa R$ 126.600 e faz 19 km/litro. Eleições no Veteran Car Brasília teve presente especial: uma caixa do azulzinho Viagra aos presentes



              Coluna Nº 4917 - 15 de dezembro de 2017                                                                                                              


JAC nascerá em Goiás?
Governo goiano alardeia assinar termos necessários para incentivar com renúncia de ¾ do valor do ICMS com a empresa com representação da chinesa JAC para fazer automóveis em Itumbiara, GO. 

Sérgio Habib, o representante, tentou instalar a empresa na Bahia mas enfrentou sérios percalços, da saída do sócio chinês à chegada do projeto Inovar-Auto, uma deferência pessoal do governo Dilma, visando detonar a possibilidade aberta pela JAC, vender carros importados, equipados, a preço de nacionais pelados. 

Produtos serão os utilitários esportivos T40 e o futuro T50, e processo se baseará na marcha a ré industrial adotada pelo Inovar Auto, com mínima nacionalização, por montagem de peças importadas e pequenina agregação de partes nacionais.

Haverá rapidez no processo, pois, segundo consta, Habib/JAC arrendaram a fábrica pronta e fechada pela HPE, a montadora de Mitsubishis, e ali montou jipes Suzuki. Industrialmente a capacidade inicial é de 7 mil veículos/ano.

Goiás é pouco lembrado polo automobilístico, mas sedia produção de Mitsubishis e Suzuki, em Catalão; Hyundai e Chery, em Anápolis; terá chineses JAC em Itumbiara; opera máquinas agrícolas John Deere na mesma Catalão.

JAC T40 será feito em Itumbiara, GO.


Enfim, a Inspeção Técnica
Contran, órgão normativo de trânsito, regulamentou a Inspeção Técnica Veicular. Obrigará todos os veículos a verificação de itens operacionais a cada dois anos para renovar licença. Será feita por órgãos públicos ou privados, chancelados por Detran de cada estado.

Decisão importante, aplica decisão anterior contida no Código de Trânsito Brasileiro, de 1997, necessária a depurar a frota dos veículos inseguros. 

Nada de invenção, ocorre em todo o mundo, de critérios não aleatórios, pois o órgão teve colaboração da AEA, a associação de engenharia automotiva.

Inicialmente serão motivos para não liberação os DMG, Defeitos Muito Graves ou DG, Defeitos Graves nos freios, pneus, rodas, equipamentos obrigatórios, equipamentos proibidos ou reprovação na inspeção de emissão de poluentes e ruído. 

No segundo ano, a inspeção incluirá o sistema de direção. Veículos reprovados terão 30 dias para correções e novo exame.

Carros com mais de trinta anos de produção, licenciados como Veículo de Coleção, com registro no certificado e placas pretas, estarão isentos.

Há movimento a partir de Brasília, petição eletrônica buscando reconsideração pelo Contran para isentar os antigos apenas antigos, não reconhecidos como De Coleção. Parece iniciativa sem possibilidade de êxito.

Boa ideia
O Contran criou o Roadmap, cronograma para as indústrias se prepararem a produzir os itens de segurança de aplicação futura, com segurança jurídica. O cronograma, à base de estudos técnicos para regulamentar itens a ser inspecionados. A obrigatoriedade deve se iniciar em 2019.

Com Prius Toyota lidera híbridos
Levantamento da Toyota indicou, ao superar a venda de 10 milhões de unidades de veículos híbridos, lideradas pelo Prius com 6,1 milhões, terá evitado emissão de 77 milhões de toneladas de CO2, e reduzido o consumo de gasolina em 29 bilhões de litros, comparando-os com automóveis convencionais do mesmo porte e aplicação. 

A mudança faz parte das exigências da sociedade para melhor convívio com o meio ambiente, sólida tendência para o futuro. 

A Toyota entendeu-a e se preparou para assumir a liderança mundial na nova demanda, ao oferecer produtos com características de construção, utilização, preço e manutenção comparáveis aos veículos convencionais.

Olhos no futuro, a responsabilidade de sobrevivência em mercado mutante ante novas exigências, instigou a empresa à decisão de investir no caminho de criar a opção ao convencionalismo secular da formulação dos automóveis atuais, maioria do mercado.

Projeções da empresa sinalizam, para factibilizar os efeitos da redução de emissões e ganhos na qualidade do ar há que inseri-los no mercado e fomentar seu uso, significando substituir os carros convencionais, usuários dos motores endotérmicos pelos de nova tecnologia, e os híbridos são o primeiro passo para a mudança de comportamento dos consumidores.

A Toyota projeta, em 2050, não mais terá automóveis com motores de combustão interna. Em outubro de 2015, empresa anunciou seu Desafio Ambiental estabelecendo série de compromissos e desafios para aproximar-se do nível Zero em impactos negativos do automóvel, da produção ao uso.

Prius
Com o protagonismo de, há 20 anos, produzir o primeiro híbrido em massa no mundo – além do Prius, vendido no mercado nacional, há outros -, e o foco de aproximar preço e facilidade de uso aos veículos convencionais, há uma aceleração pelo consumo do produto. 

Num mapa, em 20 anos venderam-se 10 milhões de unidades, numa aceitação crescente, e o milhão mais recente foi conquistado em apenas nove meses.

Em quarta geração, agora construída sobre a nova plataforma modular da marca, a TNGA – Toyota New Global Architecture – focou em eficiência, desempenho ambiental, alta performance e prazer de condução.  

No Brasil, o Prius lidera com ampla margem o segmento dos híbridos, num crescendo de aceitação. Nos 11 primeiros meses do ano vendeu 2.208 unidades, crescimento de 508% relativamente a 2016. 

Até o momento, desde 2013 quando iniciou vender o Prius no mercado brasileiro, em torno de 3.400 unidades foram vendidas. 

Sucesso está lastreado em preço contido, R$ 126.600, próximo ao modelo Corolla; em formas identificativas; conforto; praticidade e facilidade de uso; economia – quase 19 km/litro; manutenção com preços assemelhados aos serviços em Corolla; garantia de oito anos para o sistema híbrido; motivação aos revendedores.


Toyota Prius, líder entre híbridos


Roda-a-Roda

Fica? – Agência econômica JP Morgan em papel aos clientes informou estar a Ford analisando seriamente deixar a operação na América Latina, à vista dos enormes prejuízos acumulados nos últimos anos. Ford, naturalmente, negou.

Futuro? – Pode não sair, mas deve encolher, e aparentemente isto está há tempos no radar da matriz, pois a Ford Brasil não tem investimentos desde 2015.

Condicionamento deve ditar revisão geral, como o futuro da fábrica em São Bernardo do Campo; a continuidade da produção de caminhões – só o Brasil e a Turquia fazem caminhões Ford.

De volta – Toyota volta importar sedã Camry. Lançado neste ano emprega motor V6, 3,5 litros, exibidos 310 cv, transmissão automática 8 velocidades, montados sobre nova plataforma TNGA. Encomendas abertas: R$ 189.900.

 – Problemas com o filtro de partículas do motor diesel em picapes Toro com transmissão mecânica ocorrem apenas na Argentina, onde reclamado. Aqui não há casos. 

Questão de uso. Filtro exige temperatura para auto limpar-se, e em Buenos Aires, para-e-anda em pequenas distâncias, não permite fazê-lo.

Solução – Fiat fará pequeno manual ensinando o motorista a utilizar o veículo.

Multi – Volvo iniciou construir suv XC40 em Ghent, Bélgica. Vende-lo-á no Brasil ao início do segundo trimestre de 2018. Substituirá o XC60. É uma liga das nações: marca sueca, capital chinês, fábrica belga, vendas no Brasil.

Novo City – Festa de final de ano dia 20 Honda anunciará dados e detalhes do novo City 2018. Poucas mudanças de meio do ciclo: grade, faróis, para choques, procedimentos recentemente aplicados ao Fit. Missão, enfrentar Fiat Cronos e VW Virtus, de comercialização concomitante próximo ano.

Mercado – Janeiro, terceira semana, Volkswagen iniciará vender sedã Virtus.

... II – Fiat perdeu a corrida industrial e apenas terá seu Cronos um mês após. Apresenta-lo-á aos 6 fevereiro na fábrica de Ferreyra, Córdoba, Argentina.

Crença – Pablo Di Si, novo presidente da VW América do Sul, renovou crença de conduzir marca à liderança. Segundo disse, terá produtos – 25 até 2020 -, tem equipe, bom relacionamento com a rede revendedora.

Mico – Dentre os muitos prêmios de indicação profissional sobre veículos, há um Anti-Prêmio, o Pinóquio de Ouro, criação monocrática do jornalista Boris Feldman. Seu portal Auto Papo indicou laureado o picape Nissan Frontier.

Razão - A mentira justificativa da escolha é a afirmativa da marca sobre o eixo traseiro como tendo suspensão pelo sistema Multi Link. Induz pensar ser independente como o de automóveis de boa construção, mas a realidade é o uso de secular e incômodo eixo rígido.

Sem papo – Advocacia Geral da União negou pretensão do Prefeito de São Paulo de instalar radares para emitir multas por média horária. Disse, a legislação de trânsito não contempla tal possibilidade.

Mais uma – Two Flex, taxi aéreo, autorizada pela ANAC ligar cidades pequenas às maiores com linhas aéreas convencionais. Opera em Minas, ligando 17 cidades, com 18 monomotores turboélice Cessna Grand Caravan 9 passageiros.

Tradição – Nelson Piquet, filho, além da condução na internacional Fórmula E, volta na história: dirigirá na brasileira Stock Car, pela Texaco.

Stock do Piquet


Azul – Eleições no VCB – Veteran Car Brasília elegendo José Luiz German presidente; festa com pequena feira de artesanato para fazer recursos destinados a entidades de fins sociais. Ao final, uma das voluntárias distribui brinde aos varões presentes: caixa de Viagra.

Reação - Manifestações machistas, declarações de desnecessidade ao uso, exceto antigomobilista mais objetivo, dizendo misturaria ao combustível; faria gasolina azul; e seu Ford modelo A teria rendimento de V8!

Gente – José Antonio Valiati, CFO da Marcopolo, prêmio. 

OOOO O Equilibrista, pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, RS. 

OOOO Oliver Schmidt, 25 anos de VW, boa vida: VP de Finanças da Volkswagen Brasil. 

OOOO Veio da SAIC, sócia da matriz VW na China. 

OOOO Stefan Ketter, presidente da Fiat Chrysler América Latina, reconhecimento. 

OOOO Prêmio Líderes do Brasil na indústria automobilística brasileira. 

OOOO Julia Boch, alemã, financista, mudança. 

OOOO Diretora financeira da Porsche Brasil. 

OOOO Pamela Paiffer e Roberta Madke, da Ford, promoção. 

OOOO Novas gerentes para relacionamento com imprensa e corporativo. 

OOOO Boa solução doméstica para suprir vagas recém abertas. OOOO  

VW Virtus, pioneiro em inteligência artificial
Com lançamento em janeiro e em meio ao cenário onde os automóveis fazem crescente absorção de tecnologia e equipamentos de inteligência artificial para comunicação, o Volkswagen Virtus terá pioneirismo no setor: capacidade para ajudar motoristas. 

Qualquer dúvida sobre o conteúdo do Manual do Proprietário poderá ser esclarecida com pergunta verbal, pois o equipamento entende a linguagem natural como se fosse uma conversa. 

Consultas também podem ser feitas por escrito ou fotografia, pelo sistema Watson IBM Cloud. Recursos inéditos de conectividade e digitalização, permitem respostas práticas a demandas como utilizar plenamente o sistema de infodiversão pela tela de 20 cm, ou indagar como o telefone pode ser espelhado para entrar no arquivo do Virtus. Perguntas podem ser feitas em Português e Espanhol.

Identidade
Comprador do Virtus pode baixar graciosamente o arquivo encontrável nas plataformas IOS (Apple) e Android (Google), para receber uma Identidade Volkswagen – um sistema comum às 12 marcas do grupo VW. A VW ID será vinculada à identificação alfanumérica do chassis. 

A identificação será do cliente e não do veículo, seguindo com ele em todos os Volkswagen que tiver, de caminhão Scania a moto Ducati, de VW a Bentley.

Sistema é para simplificar, e para cumprir sua missão se aperfeiçoa com a interação, podendo absorver sotaques. Em mensagens escritas seguem as simplificações típicas desde modal de comunicação, como entender que “vc” significa “você, “qd” será quando, etcccc.

Exemplo claro: 
No recurso Comando de Voz, se cliente indagar:
como conecto meu celular no rádio?”.

Resposta será: “Antes de tudo, a ignição precisa estar ligada, seus fones de ouvido desconectados, o celular desbloqueado e Bluetooth ativado. Tudo certo? Então siga esses passos”:

Serão apresentados CARDS para o usuário, com imagens e textos. Sistema responde a todas as questões relacionadas ao produto, permite agendar revisões, recebe atualizações técnicas.


 VW Virtus, novo caminho

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Quando Portugal enganou o Papa com um Rolls-Royce

O Rolls-Royce Phantom III, de 1937, da colecção do Museu do Caramulo guarda consigo grandes histórias, pois antes de figurar nesta coleção, esteve ao serviço da Presidência da República portuguesa, tendo transportado as maiores figuras de estado que visitavam Portugal enquanto esteve em serviço.

Produzidas de 1936 a 1939, 710 unidades, foi o último Rolls-Royce de luxo fabricado antes da guerra e também o único V-12 da marca até então.


Com vista à recepção na visita da Rainha Isabel II a Portugal (Fevereiro de 1957), o Presidente da República, general Craveiro Lopes, decide adquirir um Rolls-Royce descapotável (conversível). 

É para tal enviado a Inglaterra Harry Rugeroni, que não consegue comprar, novo, o desejado modelo, optando pela solução de aproveitar o antigo Rolls-Royce, do Príncipe de Berar, que tendo regressado a Londres, em 1950, fora expurgado de todas as fantasias do nobre indiano.

O príncipe tinha comprado este exemplar em 1937, tendo encomendado à Windovers uma carrosserie especial, tipo Cabriolet, adaptada e recheada de acessórios para a caça como faróis, porta-armas, estribos e tudo o mais, que acabaram por transformar esta linda carrosserie, pintada de branco, num carro exótico e invulgar.


Em 28 de Março de 1957 recebeu a matrícula DD-30-92, passando a estar ao serviço da Presidência da República, tendo transportado personalidades como o Presidente Eisenhower e os Papas Paulo VI e João Paulo II.

Aquando da visita do Papa Paulo VI a Portugal, este expressou que não desejava ser transportado num Rolls-Royce, alegando que este era um automóvel muito ostensivo, situação que não assentava muito bem a um líder da Igreja Católica.

O estado português não quis desiludir Sua Santidade, mas não havendo outro automóvel para este tipo de serviço foi obrigado a empregar o Rolls-Royce Phantom III na mesma, descaracterizando-o com a substituição do seu símbolo pela bandeira do Vaticano e a sua grelha (grade) pintada de preto, incluindo o logótipo que esta ostenta à frente.

A visita do Papa era muito curta e não sendo ele também especialista em automóveis, correu tudo bem. 


O estado português satisfez assim a vontade do Papa, sem que este tivesse percebido que tinha estado dentro de um Rolls-Royce durante todo o tempo.


Apesar da queda nas vendas no Reino Unido por causa do problema do Brexit, a Audi registrou um aumento de 4,5% das vendas no mundo, entregando 160 mil carros a seus novos donos. No Brasil, a montadora comemora a eleição do AR Sportback como "Carro Premium do Ano" e na Europa lançou o Novo A8



A Audi que registrou uma alta de 4,5% das vendas, que representam 160 mil carros entregues no mundo, em Novembro, em relação ao mesmo mês de 2016, comemora outra conquista: o A5 Sportback foi eleito no Brasil o “Carro Premium do Ano 2018”, pela revista Autoesporte, depois de vencer outros três prêmios este ano.

O A5 Sportback superou os concorrentes Chevrolet Equinox, Mini Countryman e Peugeot 3008. Já é o quarto troféu que o novo A5, lançado no País, em julho, recebe em 2017. 


Equipado com motor 2.0 de 190 cv (Attraction e Ambiente) ou 252 cv (Ambition e Ambition plus), o A5 Sportback oferece muita tecnologia a bordo, como o painel digital Audi virtual cockpit e o sistema de condução semiautônoma traffic jam assist, que pode assumir o controle do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado.

A Audi tem um histórico de bastante sucesso no prêmio “Carro do Ano” da Autoesporte. Nos últimos 11 anos, a marca recebeu 23 prêmios de produto no evento, o que a torna a montadora mais premiada entre as concorrentes nesse período.


O chefe de Vendas, Bram Schot, disse que “olhamos o futuro com confiança após o melhor novembro da história da marca”.


Recuperação
A Audi continua se recuperando nos últimos meses com uma arrancada no final do ano. Em novembro, a marca entregou cerca de 160 mil automóveis para seus clientes em todo o mundo, uma alta de 4,5% se comparada ao mesmo período do ano passado. 


A empresa novamente registrou um claro crescimento na América do Norte (+13,6%) e China (+6,5%); já na Europa (-0,1%) as vendas praticamente se igualaram às de 2016. 

As entregas globais cumulativas no final do mês totalizaram 1.699.550 unidades, 0,8% abaixo do registrado em 2016.

“Apesar dos desafios atuais em alguns mercados europeus, registramos o melhor novembro da história da marca em vendas”, afirma Bram Schot, membro do conselho para Vendas e Marketing da Audi AG. 

“Pretendemos manter a tendência positiva em dezembro e estamos confiantes de que superaremos ligeiramente os números de 2016 no acumulado do ano”. 


O crescimento foi impulsionado em novembro particularmente devido à alta demanda para o Q2 e para os modelos da família A5.

Entre as três principais regiões de vendas da Audi, a América do Norte obteve o maior crescimento no mês passado. Os 23.650 automóveis vendidos representaram uma alta de 13,6% na região. 

Os Estados Unidos registraram um aumento de dois dígitos (12,1%, com 19.195 carros), tornando novembro o 83º mês seguido de quebra de recorde para a marca. A tendência de SUVs continua forte. 



A demanda por modelos da linha Q cresceu 23,2% comparado a novembro de 2016. A família A5 teve o maior crescimento: mais de 1.100 consumidores norte-americanos receberam o A5 Sportback, que só começou a ser comercializado no país na segunda geração. 

Da mesma forma no Canadá, a Audi alcançou um crescimento substancial de dois dígitos em novembro (+19,3%, com 2.928 automóveis).


Na Europa, a Audi lançou o novo A8, seu carro-chefe, que já está à venda em todas as suas concessionárias

O cockpit do A8 2018 tem muita semelhança com uma moderna aeronave


Na China, o A4 representou a maior parcela do crescimento da Audi em novembro. Em todos os modelos, as entregas aumentaram 6,5%, para 56,208 unidades. Como tal, a China foi mais uma vez o mercado único com o maior crescimento absoluto da Audi em novembro. 

O luxo no banco traseiro do A8 

Desde o acordo com seus parceiros locais sobre a futura colaboração no final de maio, a marca alcançou recorde atrás de recorde no país.

Audi A1
Isso reduziu o declínio acumulado nas vendas para 2,1% no decorrer do mês passado – com 528,706 entregas de janeiro a novembro.

A Europa foi dominada nas últimas semanas pela chegada do novo A8 ao mercado. O carro-chefe da marca foi colocado à venda nas concessionárias na segunda quinzena de novembro. 

Entre os mercados europeus, a Itália (+4,2%, com 5.806 carros) e a Espanha (+ 1,6%, com 4,242 automóveis) mais uma vez apresentaram desempenho positivo. 

No entanto, a desaceleração no mercado no Reino Unido teve um efeito negativo sobre a empresa na Europa: as 12.173 unidades vendidas representam uma queda de 6,1% se comparado ao mesmo período do ano passado. 

Na França, as vendas também caíram em relação a 2016 (-1,4%, com 5.473 automóveis). Já no mercado alemão as vendas se mantiveram praticamente estáveis se comparadas ao último ano (-0,6%, com 21.529 unidades). 

No total, cerca de 797.150 clientes receberam seus novos Audi na Europa desde o início do ano, 0,4% a mais que no mesmo período do ano passado.

Histórico de prêmios desde 2000

2018



Carro Premium: Audi A5 Sportback

2017



Carro Premium: Audi A4
Motor 2.0 ou Maior: 2.0 TFSI ultra do Audi A4

2016




Motor do Ano Acima de 2 litros: Audi 3.0 TFSI V6 do Audi A6 e A7

2015



Carro Premium: Audi S3 Sedan . Utilitário Premium: Audi RS Q3

2014 



Carro Premium: Audi RS6
Motor acima de 2 litros: Audi 4.0 TFSI do Audi RS6 e RS7

2013
Utilitário Premium: Audi Q3
Motor abaixo de 2 litros: Audi 1.4 TFSI 122 cv do Audi A1

2012



Motor acima de 2 litros: Audi 2.5 TFSI do Audi RS3 e do TT RS

2011
Carro Premium: Audi A8
Motor acima de 2 litros: Audi 5.0 TFSI do Audi R8

2010
Carro Premium: Audi A5
Utilitário Premium: Audi Q5
Motor acima de 2 litros: Audi 3.0 TFSI do A6 e A7

2009 



Carro Premium: Audi A4
Motor abaixo de 2 litros: Audi 2.0 TFSI do Audi A3
Motor acima de 2 litros: Audi 3.2 V6 do Audi A4

2008
Carro Premium: Audi TT
Utilitário Premium: Audi Q7
Motor abaixo de 2 litros: Audi 2.0 TFSI do Audi A3
Motor acima de 2 litros: Audi 3.6 do Audi Q7

2000



Carro do Ano: Audi A3

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

A partir de 31 deste ano, todos os governos estaduais terão de iniciar as inspeções em todos os veículos, incluindo os não motorizados. Há ainda algumas dúvidas se as inspeções serão bienais e a partir do quarto licenciamento. Parece surreal que o Código de Trânsito Brasileiro, desde 1997, tenha previsto um Programa Nacional de Inspeções e “apenas” 20 anos depois tenha sido regulamentado

                

Alta Roda                

Nº 971 — 14/12/17

Fernando Calmon


JOGO DE CENA



Duas boas notícias brindam esse fim de ano e resolvem – ou pelo menos indicam caminhos – algumas pendências legislativas sobre assuntos de alto interesse para os consumidores de veículos, os fabricantes, os três níveis de governo e os cidadãos comuns, incluídos os não motorizados. Os temas são sensíveis: emissões e segurança passiva/ativa.

Esta Coluna sempre defendeu a Inspeção Técnica Veicular (ITV) de forma integrada, ou seja, um único centro de controle capaz de verificar simultaneamente itens ligados à poluição atmosférica e aqueles vitais para circulação segura. Inspiração é o modelo europeu bastante testado, a custos suportáveis e vigente por mais de meio século. 

Parece surreal que o Código de Trânsito Brasileiro, desde 1997, tenha previsto um Programa Nacional de Inspeções e “apenas” 20 anos depois tenha sido regulamentado.

O Estado do Rio de Janeiro criou um arremedo de ITV, a partir de 1998, mas sempre foi algo polêmico e sem grande rigor técnico. 

Agora, a Resolução 716 do Contran estabelece a data de 31 de dezembro de 2019 para todos os governos estaduais iniciarem as inspeções. 

O prazo parece bem apertado e é improvável que os 26 Estados e o Distrito Federal cumpram integralmente o cronograma.

Persistem algumas dúvidas. As inspeções serão bienais e a partir do quarto licenciamento (veículos com mais de três anos de uso). 

No Rio de Janeiro é anual e teria, em teoria, de se ajustar. Também faltam esclarecimentos sobre periodicidade menor para motocicletas (por seu uso intensivo) e veículos leves a diesel (limites frouxos de emissões). 

Precisaria ainda uma campanha de esclarecimento para convencer muitos motoristas de que o valor da tarifa compensaria os gastos com a falta de manutenção preventiva. Por fim, possibilitaria algum grau de renovação da frota em médio prazo.

Ainda mais importante é a Resolução 717. Trata de uma previsão sobre itens de segurança que passarão a ser exigidos de todos os veículos novos importados ou produzidos no Brasil. 

Finalmente há uma iniciativa de racionalidade e, acima de tudo, de previsibilidade em um campo onde o País precisa avançar. 

No total são 38 regulamentações, de diferentes níveis de complexidade, porém respeitarão prazos rígidos de estudos e posterior implantação.

Estaria aberta, assim, a possibilidade em médio termo de um racional e efetivo Brasil NCAP (sigla, em inglês, para Programa de Avaliação de Veículos Novos), outra bandeira desta Coluna. 

Com uma frota de mais de 42 milhões de veículos leves e pesados, que continuará a se expandir ainda por muito tempo, é perfeitamente factível criar um roteiro de médio e longo prazos. 

O objetivo está claro: adequar nível maior de segurança aos volumes de produção que promoveriam uma relação harmoniosa entre custos, escala econômica e, principalmente, dentro do poder aquisitivo de quem compra os veículos.

Não basta oferecer modelos mais seguros. Precisam estar dentro da realidade do mercado nacional (ou regional, no caso Mercosul). 

Exigências em países desenvolvidos servem de parâmetro, mas tentar replicá-las aqui por mero voluntarismo, trata-se apenas de jogo de cena.

RODA VIVA

OTIMISTAS dessa vez acertaram. Anfavea admite que as vendas ao mercado interno, a partir dos números consolidados até novembro, deverão crescer 10%, acima de sua previsão de 7,3% para 2017. 

No mês passado, a média subiu para mais de 10.000 emplacamentos/dia e estoques se mantiveram dentro da normalidade: 34 dias. Só nível de financiamentos ainda preocupa.

EXPORTAÇÕES
, por sua vez, continuam batendo recordes históricos seguidos. Este ano devem crescer cerca de 50% sobre 2016, o que impulsionou a produção e a recuperação de empregos. 

Até meados de 2018, todos os funcionários em layoff (suspensão temporária de trabalho) voltarão aos seus postos. Para o próximo ano já se fala em crescimento de até 15% do mercado.

KWID pode demorar ainda alguns meses para se consolidar no mercado de subcompactos, porém continua com ótima relação preço-benefício. Internamente, um pouco estreito e rústico no acabamento. 

Porta-malas muito bom, mas tanque de combustível é pequeno. Faltam apoio para pé esquerdo e pouco mais de “peso” no volante. Desempenho coerente com a proposta.

POLO foi eleito Carro do Ano 2018 pela revista Autoesporte. Outros vencedores: Audi A5 (Carro Premium); BMW Série 5 (Carro Superpremium); Nissan Frontier (Picape); Ford 1.5 3-cilindros, do EcoSport (Motor abaixo de 2 litros) e Chevrolet Ecotec, do Equinox (Motor igual ou acima de 2 litros). No total, 29 jornalistas e engenheiros votaram nessa 51ª edição do prêmio.

SSANGYONG ainda não fixou preços para os quatro produtos que chegam a partir de março próximo. Três SUVs e uma picape, no entanto, têm faixas de preços estimados bem competitivas. 

Importadora Venko espera comercializar até 10.000 veículos/ano (incluído novo Rexton), sem fixar datas. Com 30.000 veículos/ano seria possível pensar em operação CKD.
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fernando@calmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

Ford e o Alibaba Group firmaram uma parceria estratégica para desenvolver novas experiências de varejo e soluções de mobilidade sustentável para os consumidores



A Ford e o Alibaba Group, maior empresa de comércio eletrônico da China, firmaram uma parceria estratégica para desenvolver novas experiências de varejo e soluções de mobilidade sustentável para os consumidores.

Jim Hackett, presidente da Ford mundial, e Daniel Zhang, presidente do Grupo Alibaba, participaram do evento em Hangzhou, na China, onde viram Jason Luo, presidente da Ford China, e Simon Hu, vice-presidente do Alibaba, assinar a carta de intenções.

Dentro do acordo de três anos, as empresas vão atuar conjuntamente em áreas que estão redefinindo a indústria automotiva na China e em todo o mundo. 

A Ford vai trabalhar em parceria com quatro unidades de negócios do Alibaba: Aliás (sistemas operacionais), Alibaba Cloud (computação em nuvem), Alimama (marketing digital) e Tmall (varejo on-line), explorando várias áreas, como serviços de mobilidade, conectividade, computação em nuvem, inteligência artificial e marketing digital.

“A China é um dos maiores e mais dinâmicos mercados digitais do mundo, crescendo com a inovação e a rápida convergência das experiências on-line e off-line dos consumidores. Trabalhar em parceria com empresas líderes de tecnologia faz parte da nossa visão de criar veículos inteligentes para um mundo inteligente e revolucionar as experiências de mobilidade”, disse Jim Hackett, presidente da Ford mundial.

“Estamos empolgados em trabalhar junto com a Ford para redefinir a jornada e a experiência do consumidor de automóveis”, disse Daniel Zhang, presidente do Alibaba Group. “Nossa tecnologia e plataforma baseadas em dados vão expandir a definição da propriedade de automóveis e ajudar a criar novos meios de transporte para um estilo de vida inteligente.”

Na primeira fase, a Ford e o Alibaba vão realizar um estudo piloto sobre soluções digitais e novas oportunidades de varejo em várias etapas do ciclo de propriedade automotiva, desde pré-venda e test-drive até opções de locação.

Aproveitando as áreas de especialização das duas empresas, ambas estão estudando como a tecnologia de mobilidade pode redefinir o marketing de varejo on-line, as estratégias de distribuição, a conectividade em nuvem e os serviços de infotenimento.

O Alibaba vai se beneficiar da liderança automotiva da Ford em operações globais complexas, com mais de 100 anos de tradição no desenvolvimento, fabricação e venda de veículos em âmbito mundial e grande experiência no fornecimento de serviços ​​através da sua rede global de distribuidores. 

Já a Ford poderá aproveitar o amplo leque de recursos do Alibaba, incluindo novos serviços de varejo, soluções da Internet das Coisas, computação em nuvem e tecnologias de dados para transformar a propriedade dos veículos na nova era do varejo.



Legenda da foto:

Jason Luo e Simon Hu assinam o acordo de intenções entre a Ford e o Alibaba Group, na presença de Jim Hackett e Daniel Zhang (ao fundo)

Bruno Rosas assume direção de Marketing da Gilbarco Veeder-Toot, , líder global em tecnologia de bombas de combustíveis. O executivo que acumula longa vivência em posições de gerência e direção da líder global em soluções de abastecimento, tanto no Brasil como no exterior, chega com a missão de consolidar as metas ambiciosas de crescimento dos negócios da empresa na região.

Conhecimento e experiência não faltam a Bruno Rosas para vencer os desafios impostos pela posição sênior na direção de Marketing da América Latina da Gilbarco Veeder-Root. Iniciou sua carreira na empresa, no Brasil, como gerente de Contas em 2004, sendo promovido a gerente de Vendas, Marketing e Contas Estratégicas menos de dois anos depois.

Em 2013 assumiu a direção da Gilbarco Veeder-Root Chile, posição que acumulou com a direção de mineração da empresa na América Latina. 


Nos últimos 18 meses, Rosas atuou como diretor de Crescimento da América Latina do Grupo Fortive, holding a qual a Gilbarco Veeder-Root pertence.

Antes de ingressar na Gilbarco Veeder-Root, Rosas trabalhou na Ipiranga de Petróleo e no SINDICOM.

Em sua nova posição, Rosas terá a principal missão de consolidar aquisições, fusões e incorporações, além da gestão de produtos.

“Bruno será responsável por definir e implementar o roadmap de produtos, estratégias de marca, desenvolvimento e gestão de relações com parceiros, lançamento de produtos, definir e executar campanhas de vendas e estratégias comerciais. Temos objetivos muito ambiciosos para o crescimento na Região e esta nova posição terá um papel importante na construção de nosso futuro”, diz Hector Trabucco, CEO da Gilbarco Veeder-Root na América Latina.

Na nova estrutura de marketing da empresa, Paula Flórido, Diretora de Marketing segue respondendo pela área de comunicação e geração de demanda.

Bruno Rosas é formado em engenharia mecânica e é mestre em Petróleo e Gás, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Posteriormente, concluiu extensão em Economia pela Harvard Business School.

Sobre a Gilbarco Veeder-Root 
A empresa é líder global em tecnologia de bombas de combustíveis com soluções integradas de abastecimento, do tanque à loja de conveniência. 

Gilbarco Veeder-Root também é líder mundial em sistemas de medição e monitoramento ambiental de tanques em postos de serviços. 

A empresa conta com abrangente portfólio de produtos e serviços, oferecendo a melhor qualidade e variedade com valor agregado no seu negócio (www.gilbarco.com.br).

BMW Série 5 é eleito o Carro Superpremium de 2018. Sedã executivo da BMW, lançado no Brasil em março último, superou oito concorrentes diretos no prêmio Carro do Ano, o mais relevante do setor automobilístico brasileiro.



O BMW Série 5 acaba de ser eleito o Carro do Ano 2018, na categoria Superpremium. O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega dos prêmios, realizada na noite desta segunda-feira (11), em São Paulo. O Carro do Ano, realizado desde 1965 pela revista AutoEsporte, é considerado a mais tradicional e relevante premiação do setor automobilístico brasileiro.


Lançado no País em março último, a sétima e mais recente geração do BMW Série 5 conquistou o título da categoria Carro Superpremium, que reúne modelos com preços acima de R$ 200 mil lançados no mercado nacional entre 31 de outubro de 2016 e 3 de novembro de 2017. 


Os vencedores são definidos por meio do somatório das notas atribuídas pelo corpo de jurados do prêmio, que é formado por 28 integrantes, em sua maioria jornalistas renomados do setor automotivo, de vários estados do país.


“Este é o mais tradicional prêmio da indústria automotiva nacional e reflete todo um trabalho da empresa em mostrar nossos produtos com transparência para os jornalistas e formadores de opinião. 


O BMW Série 5 é um excelente exemplo de como será o futuro da indústria automotiva, com novidades em conectividade e a melhor tecnologia semiautônoma do mercado. 


É uma conquista de todas as áreas que trabalharam com este produto durante todo o ano”, celebra João Veloso Jr., head de Comunicação Corporativa do BMW Group Brasil.


O BMW Série 5 acumulou a maior nota, superando oito concorrentes diretos – Audi Q5, Chevrolet Camaro SS, Maserati Levante, Land Rover Discovery, Mercedes-Benz Classe E, Porsche Panamera, Volvo XC60 e XC90. 


Entre os atributos do BMW Série 5 apontados pelo júri destacam-se o elevado desempenho aliado à alta tecnologia embarcada, incluindo dispositivos inovadores como o controle por gestos, head-up display e sistemas semiautônomos de assistência à condução.


quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Caminhões IVECO transportam peças pesadas para o Parque Eólico de Chubut. Três unidades do Trakker transportaram componentes de até 70 toneladas de Puerto Madryn até Garayalde, na Argentina



No começo de 2017, teve início a construção de um parque eólico em Chubut, na localidade de Garayalde (Argentina). Durante a etapa de implantação dos moinhos, caminhões IVECO Trakker foram os responsáveis por transportar as peças que saíram do porto de Puerto Madryn.  

Os veículos percorreram 262 quilômetros com cargas pesadas que incluíram pás de 62 metros, e componentes que chegam a pesar 70 toneladas.

Os trabalhos de descarga do navio, e a posterior movimentação das peças, estiveram a cargo da transportadora ALE Heavy-Lift, cliente do distribuidor Aurelia e um dos principais contratantes internacionais de transporte pesado e instalação. 

A empresa faz parte de uma rede global de centros operacionais e de uma grande frota de guindastes pesados, transporte especializado e equipamentos de instalação. 

Em uma missão que se estendeu por três dias e meio, a frota enfrentou desafios de grande complexidade, como o percurso na plataforma de descargas, que se estende por aproximadamente um quilômetro, e que teve que ser realizado por meio de manobras de ré devido à dificuldade de acesso à plataforma.

Mercedes-Benz do Brasil investe no desenvolvimento profissional de jovens aprendizes. Empresa anuncia os 36 formandos de 2017 do projeto “Estrelas do Amanhã”. Em 4 anos, essa iniciativa já contribuiu com a formação de cerca de 150 aprendizes do CAMP e CIEE que atuam na fábrica de São Bernardo do Campo



Clique aqui e assista ao vídeo sobre o projeto Estrelas do Amanhã

A Mercedes-Benz do Brasil realizou ontem, 11 de dezembro, no Espaço Mercedes, em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a cerimônia de formatura de 36 jovens aprendizes do projeto “Estrelas do Amanhã”.

“Com essa turma de 2017, já contribuímos com a formação de cerca de 150 jovens que ingressaram em nosso quadro de colaboradores pelo CAMP (Centro de Formação e Integração Social) ou pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) ”, diz Fernando Garcia, vice-presidente de Recursos Humanos da Mercedes-Benz do Brasil. 

“Educação & Esportes formam um de nossos pilares da estratégia de Responsabilidade Social, ao lado de iniciativas com foco Social, Meio Ambiente e Artes & Cultura. Aliás, em seus 61 anos de atividades no País, a Companhia sempre manteve compromisso com a formação e a qualificação de pessoas”.

“Essa data é muito importante para esses 36 jovens, afinal, a conclusão de um ciclo de estudo é sempre um passo a mais em direção a um futuro promissor”, diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. 

“A Empresa sempre acreditou na garra do povo brasileiro, na sua capacidade de realização e no seu empenho para correr atrás de seus sonhos. Os jovens que se formam hoje são um exemplo claro do que eu estou falando. A energia e a vontade de vencer faz com que eles sejam cidadãos diferenciados no futuro, tenho certeza”, acrescentou.


No evento deste ano, os jovens formandos puderam assistir a uma palestra motivacional do maestro e pianista João Carlos Martins. 

O músico, um dos mais renomados do Brasil, relatou sua experiência de superação pessoal, que culminou com a volta triunfal ao piano e à regência orquestral.

Ainda durante a cerimônia de formatura, foram destacados 4 jovens que obtiveram o melhor desempenho durante o projeto de 2017, e cada um deles recebeu uma bolsa de estudos para um curso de inglês com duração de 12 meses.


Cursos contam com a parceria do SENAI
O “Estrelas do Amanhã” foi elaborado por um grupo de trainees da própria Empresa. Os cursos profissionalizantes são os de Auxiliar Administrativo, Assistente de Recursos Humanos e Assistente de Planejamento e Controle de Produção. 

A iniciativa conta com a parceria do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que capacita esses e outros jovens para o mercado de trabalho, tanto na área administrativa, como na área industrial.

As aulas acontecem todos os sábados, das 8h00 às 15h00, na planta de São Bernardo do Campo, e os jovens passam por um processo seletivo coordenado pela área de Recursos Humanos da Empresa. 

Na seleção são avaliados o currículo e a redação de cada candidato, que também passa por entrevista individual. No processo seletivo, são considerados ainda as melhores notas e o menor número de faltas no período escolar do aluno.

Atualmente, a Mercedes-Benz do Brasil tem cerca de 120 aprendizes (CIEE e CAMP), que estão cursando o Ensino Médio e o Fundamental, atuando nas áreas administrativas. Todos eles podem se inscrever e concorrer ao processo seletivo do “Estrelas do Amanhã”, que, aliás, já selecionou os jovens que farão parte da turma de 2018.

Além dos cursos, a Mercedes-Benz oferece benefícios aos aprendizes, como uma linha de ônibus exclusiva para virem até a Empresa e depois retornarem a suas residências, além de almoço nos restaurantes da fábrica e cursos de informática e redação. Ela também promove a participação dos alunos em eventos culturais, como visitas a museus e a teatros.

Com o apoio de psicólogos, são oferecidas palestras motivacionais e sobre carreira durante o curso. Os aprendizes são orientados também sobre faculdades que dispõem de cursos de seu interesse; sites disponíveis para o envio de currículos, bolsa emprego e postura a ser adotada durante entrevistas para concorrer às vagas no mercado de trabalho.

Incentivo à formação de 
jovens é mais amplo na Mercedes-BenzAlém do “Estrelas do Amanhã”, outros programas educacionais são apoiados pela Empresa, como, por exemplo, o Lar Social Girassol, que atende jovens e adultos de baixa renda, entre 15 e 35 anos e que já formou, desde o ínicio da parceria em 2003, mais de 5 mil pessoas no estado de São Paulo.

Outra iniciativa é a parceria de oito anos com a Alfasol, entidade voltada ao programa de educação profissional para jovens carentes. 

Nesta parceria, a Empresa recebe os adolescentes em suas fábricas para visitas técnicas, dando a elas a oportunidade de vivenciar o ambiente corporativo.
 

Pick-Up da Mercedes já tem uma versão… tuning!

A Mercedes Classe X, a primeira pick-up da marca de Estugarda, está longe de ser o primeiro automóvel em que pensamos quando falamos de tuning

Mas a Prior Design, conhecida preparadora alemã, não pensa da mesma forma e sugere algumas alterações visuais para a Mercedes Classe X. 

As alterações propostas começam logo no pára-choques dianteiro, que ganhou um novo "lip spoiler", entradas de ar maiores e novos faróis diurnos, que contam (apenas) com uma linha de LED em cada um dos lados. Isto já para não falar do símbolo da marca de Estugarda, que foi substituído pelo logo da Prior Design. 

O pára-choques também sofreu modificações, ainda que numa escala muito menor. Mas a maior alteração surge ao nível das cavas das rodas, que foram alargadas para garantir um "look" mais musculado a esta proposta. 

Para completar o desenho exterior a Prior Design recorreu a um conjunto de jantes de assinatura que podem ser montados em enormes pneus de estrada, ou em rugosos pneus de "todo-o-terreno". 

Não foram feitas alterações em nível do desempenho, mas é possível instalar um novo sistema de escapamento e uma nova suspensão. A Prior Design não fala em preços, mas se quiser dar um "look" mais radical à sua Classe X tem aqui uma opção.

Fonte: Automotor

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