Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 11 de abril de 2020

Coluna do Fernando Calmon


Coluna                    

Fernando Calmon


Nº 1.092 — 11/4/20





ESTILO E ESPAÇO NA
NOVA FIAT STRADA



Trajetória da Strada no mercado brasileiro é uma das mais brilhantes em toda a história da indústria. A Fiat criou o segmento de picapes derivadas de automóveis compactos (no Brasil, pois antes houve um Datsun no exterior), quando apresentou o modelo baseado no 147, no Salão do Automóvel de 1978. Ford, GM e VW responderam depois com Pampa, Chevy 500, Saveiro e não demorou para o modelo da VW assumir a liderança.

A Strada, porém, virou o jogo 22 anos atrás. Levou dois anos para ser a nova líder e e depois nunca perdeu a posição de ponta. Em 2014 completou um milhão de unidades vendidas. O segmento hoje é formado por Saveiro, Duster Oroch e Montana, mas a picape da Fiat domina com participação superior a 50%. A nova geração inclui a inédita versão de cabine dupla e quatro portas com estilo muito atraente e espaço interno.

O capô, perfil e traseira têm semelhança proposital com a Toro, picape de grande sucesso de vendas e maior capacidade de carga. A Strada tem como base o subcompacto Mobi, mas dele só restaram para-brisa e portas. 

Manteve a suspensão traseira com molas semielípticas ao contrário de seus três concorrentes diretos que utilizam molas helicoidais. O mercado interpreta aquela solução como a melhor, embora tecnicamente os dois tipos de molas apresentem equivalência em robustez.

Interior ficou espaçoso para cinco ocupantes e com amplo ângulo de abertura das portas – modelo anterior estava homologado para quatro passageiros e só tinha três portas. Bancos, volante e painel também são novos e a posição de guiar é boa, faltando, porém, regulagem de distância do volante. 

Central multimídia de 7 pol. é a primeira, entre veículos nacionais, a parear sem fio os aplicativos de rota Android Auto e Apple CarPlay. Esta comodidade seria mais útil se houvesse carregamento por indução do celular. Há duas portas USB, uma delas na parte de trás do console. Agora existem 11 porta-objetos espalhados pela cabine.

A caçamba tem ótimo volume de 844 litros (como referência, Oroch, 683 litros) e 650 kg de carga útil. Sua tampa permite abertura e fechamento com mínimo esforço e sem necessidade de mola a gás. 

A capota marítima foi projetada para vedar água e poeira com maior eficiência. Estepe, de uso temporário, tem sistema antifurto simples e eficaz.

O motor é o 4-cilindros flex, de 1,33 L, 109 cv (etanol) e 14,4 kgfm, igual ao utilizado no Argo e Cronos. São 11 cv a menos que os principais rivais ou 23 cv, se considerado o motor anterior de 1,75 L. Em princípio indicaria um veículo lento, mas essa sensação não se confirma na prática.

Fiz uma avaliação inicial, em circuito fechado e sem carga. Deixou boa impressão em conforto e dirigibilidade. Ajudam bastante as relações de câmbio curtas (sem nível de ruído incômodo) e peso em ordem de marcha 79 kg menor que a Strada anterior. No entanto, com cargas média e alta, vai se ressentir em razão de valores de torque inferiores.

A nova Strada, cabines simples e dupla, só terá preços anunciados em até um mês depois de fábrica formar estoques. A Fiat promete preços iguais e até menores que os atuais, se a cotação do dólar ajudar.

ALTA RODA

CRONOGRAMA de lançamento do Nivus, o SUV com teto arredondado com a mesma arquitetura MQB A0 do Polo, não será afetado pela paralisação atual em 95% das fábricas brasileiras. O novo modelo, entre os mais aguardados deste ano, está confirmado para junho. Em 15 de abril próximo, a VW revelará à imprensa detalhes relevantes do carro e sem embargo.

MARÇO foi o primeiro mês a enfrentar queda de vendas acentuadas no mercado interno em razão da pandemia da Covid-19. Entre a primeira e a última semana do mês passado o ritmo de emplacamentos diários caiu 86,5%, segundo dados da Anfavea. Maior parte desse resultado se deveu ao fechamento de Detrans e concessionárias por decisão de vários governos estaduais.

RECUO foi de 8,1% no primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. O efeito estatístico será profundo em abril porque haverá três semanas sob influência da paralisação contínua dos emplacamentos, fora as duas do mês passado. Última semana deste mês poderá ser caótica com acúmulo de serviços e filas nos pátios dos Detrans. Isso dificulta fazer previsões confiáveis.

GOVERNO do Estado de Nova York, o mais atingido pelos efeitos do coronavírus nos EUA, autorizou que mesmo na situação de isolamento social muito severo as concessionárias vendessem carros pela internet e fizessem entregas individualizadas no endereço dos compradores. Em escala bem menor isso também está ocorrendo em grandes centros urbanos no Brasil.

NOTÍCIAS da Argentina exageraram os desacordos entre Ford e VW sobre as novas Ranger e Amarok, previstas para 2022/23. Projetos continuam a se desenvolver em paralelo e até o presidente mundial da VW, Herbert Diess, mostrou um esboço, há duas semanas. As picapes poderiam ser feitas, individualmente, em General Pacheco, Buenos Aires, onde as duas fábricas são vizinhas.
____________________________________________________________
Twitter: @fernandocalmon

Skype: fscalmon

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Jeep® lança campanha inédita e pagará as parcelas da compra de Renegade ou Compass até 2021. Ação paga até as oito primeiras parcelas da compra de um Jeep® Renegade ou Jeep Compass





Condições especiais começam nesta semana e vão até o dia 5 de maio. Todos os planos de parcelamento incluem taxa de juros diferenciadas e reduzidas de apenas 0,99%
Para mostrar que juntos é possível passar por qualquer obstáculo e reforçar o cuidado com o cliente, a Jeep® lança uma campanha inédita em que pagará as primeiras parcelas do Jeep Renegade e Jeep Compass até 2021. Iniciada nesta quarta-feira (8 de abril), a ação, que vai até o dia 5 de maio, incentiva a economia e encoraja a preservação de sonhos. O pacote de condições especiais da Jeep agora se diferencia das demais por não ser uma prorrogação do prazo ou quitação parcial das primeiras parcelas, mas uma parceria clara da Jeep para que os clientes possam começar ou continuar a escrever as suas histórias em parceria com a marca. 
“Nós sempre colocamos nossos clientes em primeiro lugar e neste momento difícil, em que as taxas de juros de financiamento crescem e a falta de confiança do consumidor aumenta, não seria diferente. Com esta ação, compartilhamos algo que mostra o Espírito Jeep de união para seguir em frente, colaborando com aqueles que sonham em ter um Jeep na garagem e incentivando para que a economia continue a avançar”, disse Everton Kurdejak, diretor de Vendas da Jeep.
Condições especiais
A partir de agora até dia 5 de maio, a Jeep pagará até 8 das primeiras parcelas de quem comprar um Jeep Renegade ou Jeep Compass. Se o cliente der 75% do valor do carro como entrada e parcelar em 36x o restante, a Jeep vai arcar com o pagamento das 8 primeiras parcelas, ou seja, o cliente só passará a pagar em 2021. Com o percentual de entrada de 75% e financiamento em 24x, a Jeep ficará responsável pelo pagamento das 5 primeiras. Se os 25% restantes forem divididos em 12x, a marca cobrirá as três primeiras parcelas.
Se o cliente tiver 50% de entrada também terá vantagens. Parcelando em 36x, a Jeep pagará as 4 primeiras parcelas, em 24x, a marca cobrirá as 3 primeiras e se forem 12x, a primeira parcela ficará por conta da Jeep. Todos os planos de parcelamento incluem taxa de juros diferenciadas e reduzidas de apenas 0,99%.
Caso o cliente opte por um plano em que o valor da entrada seja inferior a 50% do valor total do veículo, ele não terá parcelas subsidiadas pela Jeep, mas também contará com uma vantagem agora: carência de até 120 dias. Sendo assim, ele pagará a primeira parcela do financiamento apenas em agosto de 2020.
Next Jeep
Next Jeep é o programa de fidelidade da marca através da recompra. Como vantagens do plano tradicional estão, por exemplo, a garantia de recompra do veículo por toda rede de concessionárias Jeep no Brasil e planos em até 48x com entradas a partir 30%. Com o programa Next Jeep, é possível que os clientes entrem em um novo financiamento, fazendo upselling de modelo. Assim, eles podem se planejar para permanecerem na marca, estando sempre de carro novo. Para esse consumidor fiel, a campanha ainda tem condições mais especiais: com 50% de entrada e 35 parcelas totais, serão oito parcelas iniciais pagas pela Jeep com taxa de juros de 0,99%.
Jeep Renegade
Líder do mercado de SUVs, o Jeep Renegade foi projetado para ser um utilitário-esportivo e se mantém como o único a não derivar de um carro de passeio. É o queridinho dos consumidores brasileiros e já teve mais de 250 mil unidades comercializadas. O modelo que é sucesso de vendas, público e mídia se destaca por ter a maior tela multimídia do segmento, de 8,4 polegadas, já a partir da versão Longitude Flex, e a roda com maior diâmetro – aro 19” na configuração Limited. Além disso, também foi o primeiro veículo nacional a obter cinco estrelas para proteção de adultos e crianças nos testes do programa independente Latin NCAP.
A gama atual do Jeep Renegade é composta pelas seguintes versões: 1.8 AT Flex (exclusivo para PCD), STD 1.8 AT Flex, Sport 1.8 AT Flex, Longitude 1.8 AT Flex, Limited 1.8 AT Flex, Longitude 2.0 AT Diesel 4x4 e Trailhawk 2.0 AT Diesel 4x4.
Jeep Compass
O SUV médio, menos desvalorizado no Brasil, o Jeep Compass possui o selo “Maior Valor de Revenda – Autos”, segundo iniciativa da Agência Autoinforme em parceria com a Textofinal de Comunicação. O modelo foi lançado em 2016 e, de lá para cá, se mantém líder de seu segmento por três anos consecutivos, nos acumulados de 2017, 2018 e 2019. São mais de 180 mil unidades no Brasil, que comprovam o sucesso do Compass no País. Além disso, toda a linha 2020 recebeu novos itens de série, especialmente, na versão Sport e nos dois modelos da linha Longitude – Flex e Diesel.
A linha atual do Jeep Compass conta com as seguintes versões: Sport AT 2.0 Flex, Longitude AT 2.0 Flex, Limited AT 2.0 Flex, Longitude AT 2.0 Diesel 4x4, Limited AT 2.0 Diesel 4x4, Trailhawk AT 2.0 Diesel 4x4 e Compass S AT 2.0 Diesel 4x4.
Para mais informações acesse: https://www.jeep.com.br/

terça-feira, 7 de abril de 2020

Mais detalhes da nova picape Strada no site oficial da Fiat. Interessados podem se cadastrar e esse cadastro servirá para reservar o carro




A Fiat Strada é um veículo tão emblemático no mercado brasileiro que há meses vem movimentando a internet em torno das imagens divulgadas pela marca da nova geração da picape.

Com a expectativa criada pelo lançamento do modelo, previsto para o segundo semestre no País, a Fiat aproxima ainda mais o consumidor do campeão de vendas em um site exclusivo para apresentar as inovações que, mais uma vez, vão revolucionar o segmento.

A página oficial (www.fiat.com.br/novastrada.html) entrará no ar a partir desta terça-feira (7/4) e levará mais informações, por exemplo, sobre a primeira picape compacta do mundo com quatro portas e cinco lugares. 


O modelo apresenta faróis em LED e quatro airbags de série na configuração cabine dupla, além de E-Locker - Controle de Tração Avançado (TC+), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa em todas as versões na nova picape, para citar apenas alguns dos equipamentos.

A marca também aproveita para divulgar a primeira imagem oficial da versão cabine simples, que passou a ter o maior volume de carga da categoria.

Os clientes que tiverem interesse em receber mais informações sobre a Nova Strada poderão se cadastrar no site para, periodicamente, receber novidades do modelo. Eles poderão ser os primeiros a reservá-la para compra nos próximos meses.

Duas décadas de liderança no segmentoA liderança absoluta da Fiat entre as picapes compactas por duas décadas no Brasil não é por acaso. No decorrer de seus 22 anos de trajetória, o modelo foi o responsável por diversas inovações no segmento que comprovaram sua versatilidade, qualidade e robustez, traduzidas na confiança do consumidor que, ainda em 2014, já tinha levado para casa mais de 1 milhão de unidades.

Entre em muitas novidades que passaram pela linha estavam a cabine estendida em 1999, a versão Adventure em 2002, o bloqueio eletrônico do diferencial Locker em 2008, a cabine dupla em 2009 e a terceira porta na cabine dupla em 2013.

A força do modelo é tão grande que, em 2019, a picape completou 20 anos de liderança na categoria, fechando o ano como líder de seu segmento com quase 60% de participação de mercado.

sábado, 4 de abril de 2020

Pandemia leva a Fiat Chrysler a suspender o trabalho em suas fábricas no País





A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) iniciou esta semana a diminuição gradual da produção em suas fábricas no Brasil (Betim-MG, Goiana-PE e Campo Largo-PR), tendo a paralisação total prevista para ocorrer até 27 de março. As atividades fabris serão retomadas em 21 de abril.

A continuidade da produção neste processo de redução gradual até a paralisação total se dará mediante as rigorosas medidas preventivas já adotadas para garantir a saúde e integridade dos funcionários.

A FCA anuncia também o adiamento imediato de todos os eventos e ações de produto (lançamentos, apresentações, cursos e treinamentos, etc.) previstos em toda a América Latina. Os mesmos serão reagendados oportunamente.

Tags

Jeep® celebra a sua história de 79 anos em comemoração ao dia 4x4




Poucas marcas conseguem ter um dia para chamar de seu e a Jeep é uma delas. A marca nasceu nas trincheiras da Segunda Guerra Mundial, ajudou na industrialização do Brasil e tornou-se sinônimo de robustez e autenticidade com carros tecnológicos também pensados para as grandes cidades. 


De lá para cá, já são quase oito décadas de muita história para contar neste 4 de abril, dia comemorado internacionalmente pela referência numérica à categoria 4x4, criada pela Jeep. 

Para celebrar o Jeep Day, a marca preparou uma celebração especial integrada com um filme de aproximadamente quatro minutos sobre sua trajetória e estreita ligação com o off-road e o Brasil e um infográfico com momentos em que comprova porque não é só um SUV.


“O Jeep Day é uma data celebrada em todo o mundo para aproximar ainda mais a marca dos consumidores, reforçando a história e tradição, além de exaltar o espírito Jeep para a comunidade. Sinônimo de aventura, a Jeep tem muito o que comemorar por seus números no Brasil. Além disso, queremos estar cada vez próximos dos consumidores. Assim, nossa ideia é propor um dia de aventura e diversão, propósitos da marca, mesmo que dentro de casa. Queremos enaltecer o senso de comunidade para a legião de mais de 450 mil clientes que já fazem parte da nação Jeep e para os que ainda estão por vir”, afirma Alexandre Aquino, gerente-sênior do Brand Jeep para a América Latina.

Importante destacar que, no início deste ano (até começar essa fase atípica pela qual todo o país está passando) a Jeep manteve o ritmo de vendas, ultrapassou a marca de 250 mil unidades do Jeep Renegade, lançado há cinco anos, e registrou a liderança do Jeep Compass no segmento de SUVs médios, sendo a marca responsável por 22% do total de SUVs em geral vendidos no País. Já foram comercializadas quase meio milhão de unidades Jeep no Brasil, segundo maior mercado da marca no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.


Filme Jeep DayProduzido pela Conspira (Conspiração Filmes), o vídeo celebra o Jeep Day, mostrando como a Jeep utilizou os obstáculos como oportunidade para conquistas. Repleto de imagens históricas, o filme destacas diversos momentos marcantes da trajetória da marca, como o nascimento da Jeep nos campos de batalha com o Jeep Willys feito em apenas 49 dias; a chegada ao Brasil no meio do século passado; a solidificação da Jeep nos 1990 como uma marca de desejo e o retorno da Jeep para o Brasil em 2015 com a inauguração do Polo Automotivo Jeep (PE). Ao final, há um convite para a comunidade para celebrar as conquistas e pensar no futuro com esperança, mesmo diante da fase atual em que vivemos.


Infográfico com linha do tempoFeito como uma linha do tempo, o infográfico mostra sete bons motivos para a Jeep comemorar o Dia 4x4 como se fosse o seu próprio aniversário. Sete porque é o número de fendas da grade dianteira de todos os modelos Jeep em produção. Entre os principais momentos desta história em que não faltam razões para comemorar, a composição relembra fatos como o início da produção do Jeep CJ-5 no Brasil, em 1957, e a inauguração do Polo Automotivo Jeep, em 20015.

Acompanhe os canais da Jeep e da FCA Latam:
Facebook: https://www.facebook.com/jeepdobrasil | https://pt-br.facebook.com/fcalatam/

Instagram: https://www.instagram.com/jeepdobrasil/ | https://www.instagram.com/fcalatam/

YouTube: www.youtube.com/jeepdobrasil | https://www.youtube.com/fcalatam

Pinterest: https://br.pinterest.com/jeepdobrasil/

Úníca fábrica com nome de mulher, Mercedes-Benz comemora 120 anos produzindo automóveis premium






Há 120 anos, o nome de uma menina de onze anos de idade se tornou a síntese dos carros e deu nome à primeira marca de automóveis de luxo do mundo. Em 2 de abril de 1900, a Daimler-Motoren-Gesellschaft decidiu chamar seus automóveis de Mercédès, em homenagem à filha de Emil Jellinek.
O empresário austríaco, que morava em Nice, na França, trocou veículos Daimler e os registrou em eventos de corrida. O primeiro automóvel com este nome - o Mercedes 35 PS – gerou comoção na semana de corrida de Nice, já em março de 1901. 
Isso não se deu apenas pela sua tecnologia altamente avançada para a época- que permitiu vencer várias corridas por lá – mas, também, pelo seu design excepcionalmente elegante. 

O Mercedes 35 PS é considerado o protótipo do automóvel moderno e, com sua arquitetura progressiva, tornou-se um modelo para toda a indústria automobilística. Paul Meyan, então secretário-geral do Automobile Club of France, disse após a semana da corrida: "Entramos na era da Mercedes".
A partir de então, as letras curvas de "Mercédès" passaram a decorar os radiadores dos veículos de passeio da Daimler. O nome foi registrado como marca comercial em 23 de junho de 1902 e protegido legalmente em 26 de setembro daquele mesmo ano. 
Desde então, o nome da marca - que foi alterado para Mercedes-Benz após a fusão das empresas Daimler e Benz, em junho de 1926 - tem sido uma expressão do compromisso com a sofisticação e a inovação. 
Como nenhuma outra empresa automotiva, a Mercedes-Benz combina beleza e elegância com desempenho e tecnologia. Além disso, o segredo do sucesso do atual design da Mercedes-Benz é o encontro perfeito entre inteligência e emoção.
A única marca de automóveis com um nome feminino

Até hoje, a Mercedes-Benz é a única marca automotiva que leva um nome feminino. "Mulheres como Mercédès Jellinek ou Bertha Benz moldaram a história de sucesso da Mercedes-Benz desde o início”, diz Bettina Fetzer, diretora de Marketing da Mercedes-Benz AG. 
"Com nossa iniciativa She’s Mercedes, fundada em 2015, estamos construindo essa tradição para nossas inúmeras clientes mulheres. O futuro da Mercedes-Benz combinará sustentabilidade e luxo em todo o mundo, de maneira fascinante", conclui a diretora.
Desde 2016, a Mercedes-Benz tem sido eleita a marca de automóveis de luxo mais valiosa do mundo e é a única marca europeia entre as 10 melhores no ranking "Best Global Brands 2019" da Interbrand, renomada empresa de consultoria de marcas dos EUA.

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Coluna Fernando Calmon: vendas x covid-19


Coluna                              
Fernando Calmon 

Nº 1.091 — 2/3/20





VENDAS PODEM CAIR
DE 10% A 20% EM 2020



O motorista brasileiro está rodando com seu veículo bem menos por causa da crise provocada pela Covid-19 e o consequente distanciamento social. Pelo menos duas referências comprovam isso. 

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estimou que a queda foi de 50% em relação à primeira semana deste mês de março. A referência parte de indicadores do aplicativo de rotas Waze amplamente utilizado no País.

Esses dados alinham-se ao do aplicativo de manutenção monitorada em tempo real Vai, da startup brasileira Wings, que faz levantamento do perfil de rodagem a partir de modem e GPS instalados nos carros. 

A empresa relata impacto de cerca de 50% acarretado principalmente por uma parcela bem alta de veículos que simplesmente deixou de circular desde o início do mês. A queda só não foi maior em razão de frotistas ainda não terem diminuído o ritmo, em grande parte por prestarem serviços essenciais. A referência é 1º a 27 de março.

Difícil fazer projeções sobre o que acontecerá no mercado de automóveis novos em abril e nos próximos meses. Na primeira quinzena de março as vendas vinham relativamente bem, em torno de 9.000 unidades diárias. 

Entretanto ocorreu queda brusca, na segunda quinzena, de aproximadamente 80%. O resultado deve-se também às dificuldades de emplacar carros em mercados fundamentais como os de São Paulo e Rio de Janeiro.

O consultor Francisco Mendes, que acumula grande experiência no setor varejista de veículos novos, conversou comigo sobre cenários de abril até dezembro. Ele disse ter traçado duas hipóteses para 2020, ambas negativas, sobre os números de 2019. 

Tudo dependerá do tempo da inevitável quarentena para achatar a curva de expansão da doença virótica originada na China, no fim do ano passado.

Se na maior parte do País o isolamento horizontal continuar até 22 de abril, logo após o feriado de Tiradentes, a queda no ano será de até 10% em relação a 2019. Basicamente porque abril será fortemente negativo, refletindo em maio e junho. Os estoques estão altos e ficará difícil encontrar compradores. 

As fábricas de veículos continuarão fechadas no mínimo até 30 de abril. A produção voltará lentamente, mas não dá para projetar em que ritmo.

O segundo cenário é uma queda de até 20% no ano com consequências ainda mais sérias, inclusive no PIB do País. Mendes afirma que, por dever de ofício, tem de projetar também esta hipótese bastante dolorosa. Neste caso, a maioria das concessionárias estará sem capital de giro no terceiro trimestre.

“Sou economista, mas confesso que a economia muitas vezes não se comporta como ciência exata. Difícil prever o humor dos consumidores. Podem tanto iniciar um processo de otimismo e voltar às compras, quanto manter o pessimismo e adiar o retorno às lojas. Acredito que se o ambiente político em Brasília ajudasse e as reformas econômicas avançassem, seria melhor para todos”, finalizou Mendes.

De fato, há muita incerteza no horizonte. Ocorreu, anteriormente, uma queda no mercado interno de 27%, de 2014 para 2015 e de 20%, de 2015 para 2016. Foram graduais, no entanto. O mergulho brusco assusta muito quando se esperava até 9% de crescimento em 2020.

ALTA RODA

EVENTO virtual, na Colômbia, mostrou Onix RS já flagrado rodando no Brasil. O modelo, porém, só apresenta mudanças estéticas: teto e rodas pintadas de preto, aerofólio vistoso e apliques vermelhos no interior. Mercado colombiano pode até aceitar essa configuração. Quanto a Brasil e Argentina, sigla RS teria de incluir mecânica atraente.

RANGER STORM traz visual e desempenho que remete ao uso fora de estrada, além de soluções próprias como snorkel, alargadores de para-lama estruturais, estribos tipo plataforma, arco de proteção e lanternas traseiras exclusivas. Grade frontal bem chamativa. Motor é o mais potente da gama (200 cv; 47,9 kgfm). Recebe pneus de uso misto especiais da Pirelli. R$ 150.990.

TOYOTA prepara reestilização leve da picape média Hilux, fabricada na Argentina, mas só estreará em 2021. Mudanças se concentração em grade, faróis e lanternas, além do sistema multimídia. Modelo lidera entre picapes no país vizinho (lá é líder absoluta em virtude da forte queda na venda de automóveis) e também no Brasil. Potência do motor básico deve aumentar.

AUDI iniciou processo de compensação de emissões de CO2 em suas atividades no Brasil. Começou no seu centro técnico em São Paulo (SP) por meio de energia solar. Outros painéis fotovoltaicos de maior potência foram instalados em terreno na cidade vizinha de Cajamar. Recurso é comumente utilizado na Alemanha por vários fabricantes. Aqui a Honda usa parque eólico com mesmo fim.

DOIS salões de automóveis internacionais estão cancelados por causa da pandemia de coronavírus. O de Detroit já tem data marcada em 2021: de 19 a 26 de junho para o público geral. Salão de Paris é bienal e só deve voltar em 2022 por se realizar apenas em anos pares. Em anos ímpares a vez é da Alemanha, neste caso em Munique.

Montadoras Chevrolet e Mercedes-Benz estendem por três meses prazo das garantias de seus modelos devido ao coronavírus



Com as medidas temporárias de fechamento do comércio no Brasil imposta pela pandemia do Covid-19, a Chevrolet decidiu estender temporariamente os prazos de Garantia, assim como a tolerância de quilometragem para realização das Revisões recomendas segundo o Manual do Proprietário dos veículos da marca. 

Assim, os veículos Chevrolet que estejam com suas garantias de fábrica válidas de acordo com os termos do Manual do Proprietário e com vencimento entre 1° de março e 30 de junho de 2020, terão a extensão de suas garantias por 3 meses.


Também a Mercedes-Benz visando a proteção dos seus funcionários, clientes e parceiros diante do atual cenário do novo Coronavírus (COVID-19). Levando em consideração esse contexto e prezando pelo bem-estar e saúde de todos, a marca anuncia a prorrogação do prazo de garantia dos automóveis por três meses.

Adicionalmente, para proporcionar mais tranquilidade aos clientes, foi também estabelecido o aumento da tolerância para realização das manutenções periódicas sem prejuízo da garantia contratual. O prazo, que antes era de 30 dias ou 1.000 km, passa para 90 dias ou 3.000 km. Vale destacar que as medidas são válidas para veículos com final de garantia ou prazo de revisão expirando entre 01/03/2020 e o final do período de quarentena. 

Adicionalmente, a tolerância para execução das Revisões - necessárias a cada 10 mil km, de acordo com o plano de manutenção preventiva - que é de 1 mil km para menos ou para mais, subirá para 3 mil km. A data limite para realização das revisões nesta condição será estabelecida tão logo a situação se normalize.




quarta-feira, 1 de abril de 2020

Fiat Cronos HGT 2020 que a TV passa na propaganda, você pode conhecer aqui em detalhes na avaliação feita pelo Blog. Motor 1.8, confortável e esportivo




Fiat Cronos HGT Flex, 2020, quatro portas, um carro familiar com cara de esportivo, confortável, de boa dirigibilidade, design moderno, seguro, com um excelente porta-malas e com um bom acabamento foi o carro avaliado pelo Blog. 


Pelo seu histórico e pelo test-drive que fiz durante uma semana é justo realçar que se trata de um carro confiável.
O nome Cronos vem da mitologia grega e homenageia o mais jovem dos titãs, filho de Urano, rei dos titans e Gaia, rainha do tempo.


A frente do Cronos HGT é embelezada pelas duas grades superioe e inferior em preto brilhante, tem linhas de LED de luz diurna no conjunto ótico – que podiam ser mais fortes. Os faróis e os faróis de neblina embaixo também são de LED.


Sob o capô está o conhecido motor Etorc 1.8 com 139 cv e 19,3 kg de torque, já a partir das 3.750 rpm. É um propulsor econômico dentro do conceito de economia dos carros nacionais, fazendo, de acordo com o peso do pé e o jeito de dirigir do motorista, com etanol, 7,2 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada e 9,6 km/l na cidade e 13,8 km/l, na estrada, com gasolina. 


Andando muito mais na cidade do que na estrada, o Cronos fez 8,8 km/l, com etanol, em regime de teste. O HGT vai de 0 a 100 km/l em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 196 km/l.


A lateral tem linhas bem vincadas, as rodas são de 17” com acabamento escurecido, têm pneus 205/45 de perfil baixo que fortalece a esportividade do carro.


As maçanetas das portas na cor do carro. A porta do motorista é aberta à aproximação da chave presencial.


Os retrovisores, com luz que ilumina o chão ao abrir a porta, são recolhidos quando o carro é trancado e o espelho do lado direito ao engatar a ré é abaixado para facilitar o estacionamento.


As bonitas rodas em preto têm uma peculiaridade: a banda de rodagem fica um centímetro de sua superfície, evitando os desagradáveis arranhões ou raspas leves que destroem o seu visual.


Na traseira, o que desperta a atenção e reforça a esportividade do HGT é o aerofólio colado na tampa do porta-malas, que aliás é um dos mais amplos do segmento, com 525 litros, que aumenta com o banco rebatido.



As lanternas que avançam na lateral e na tampa do porta-malas têm feixes em LED e são bem elegantes. Aqui em baixo há ainda os sensores de marcha a ré.



Está na hora de falar do interior do Cronos HGT 2020, todo em preto com detalhes cromados nas saídas do ar condicionado digital eficiente, no painel com bom acabamento.


O volante revestido de couro, tem à esquerda o controle automático de velocidade e à direita o de som, telefone, viva-voz e mídia, e tem ajuste de altura e profundidade e atrás dele as aletas, padle shifts, para troca manual de marchas, especialmente quando o câmbio está no modo Sport (S).



No painel de instrumentos, o velocímetro, conta-giros, e os dados do computador de bordo que oferecem os dados de velocidade média, consumo real e médio de combustível, pressão de pneus, bateria e modo econômico de direção.


Na cabine há ainda tomadas de USB para os ocupantes dos bancos da frente e traseiros, porta-copos, mas falta um apoio de braço para os passageiros da frente. 


Notei também a ausência de iluminação nos espelhos de vaidade, nos para-sóis.


O banco traseiro tem espaço para três pessoas, com encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos e há a altura e a distância entre os bancos têm um bom espaço.


A conectividade do Cronos HGT é ótima, muito amigável e eficiente. Com acesso ao Android Auto e Aple Car, Bluetooth, reprodução de mídia e espelhamento do telefone para acesso ao Waze ou Google Maps. 


A tela de 7” mostra ainda a câmera de ré.


O carro tem também controle de estabilidade, de tração e de subida em rampa, além de air bgas dianteiros e laterais.
O Cronos GHT custa a partir de 78.490,00. 


Mas há outras cinco versões do modelo cujos preços são os seguintes:


            Fiat Cronos 1.3 2020 – R$ 59.990
           
            Fiat Cronos Drive 1.3 – R$ 62.990
           
            Fiat Cronos Drive 1.3 GSR – R$ 66.690
           
            Fiat Cronos Drive 1.8 AT – R$ 69.990
           
            Fiat Cronos Precision 1.8 AT – R$ 75.490

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.