Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Serra Gaúcha aposta na retomada do turismo através dos eventos. FESTURIS, Gramado Summit marcados para o segundo semestre do ano


Feira Internacional de Turismo de Gramado está confirmada para novembro

Eventos passarão pela criação de novos modelos e preocupação com saúde e bem-estar do visitante

Gramado e os municípios da Serra Gaúcha se preparam para a retomada do turismo, atividade responsável por cerca de 90% da economia local. Diante da importância do setor, está sendo construído um planejamento regional, fruto do esforço conjunto da iniciativa privada, poder público e entidades. Todos são unânimes em afirmar que a recuperação econômica e a retomada do fluxo turístico virão através dos eventos do segundo semestre.

Embora o momento seja de apreensão e incertezas, a empresa gramadense Rossi & Zorzanello, uma das mais atuantes no mercado nacional de eventos, demonstra otimismo para a retomada do setor. 


A prova disso é a confirmação de seus eventos para o segundo semestre, incluindo a transferência dos que ocorreriam no primeiro e a manutenção dos que já estavam previstos para acontecer a partir de agosto.

Uma das principais do setor na América do Sul, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) tem sua 31ª edição confirmada de 5 a 8 de novembro. O Fórum Gramado de Estudos Turísticos foi transferido para agosto. 


A Gramado Summit, conferência de inovação e tecnologia, será realizada no final de setembro. O tradicional Festival de Cinema, o Natal Luz e dezenas de eventos profissionais também prometem reaquecer o turismo da Serra Gaúcha no período pós-pandemia.

“Os eventos a partir de sua segmentação serão a mola propulsora da retomada turística. A preocupação de todos nós organizadores de eventos será com a saúde e bem-estar dos participantes. Se cada evento fizer o chamamento específico para o seu setor, estes vão multiplicar a informação. Temos que criar estratégias de vender essa segurança para quem vem e trabalhar com todas as medidas preventivas nesse sentido”, destaca Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos.


O isolamento social tem sido eficaz no combate à pandemia em Gramado. A cidade não registra casos do novo coronavírus e utiliza premissas elaboradas pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para a recuperação do destino. A reinvenção do setor turístico e de eventos é inevitável neste momento, mas os eventos presenciais devem continuar com sua importância para toda a cadeia.

“Todos os eventos vão precisar se reinventar no sentido de garantir segurança, mas também vão criar formas disruptivas de realização e venda. O modelo antigo se foi, serão criados facilitadores e os interesses vão se unir. Os eventos híbridos vão crescer muito, mas o presencial ainda será decisivo, especialmente em um país como o nosso. As coisas não acontecem sem afeto, olho no olho e aperto de mão”, completa a empresária.

Fotos: Cleiton Thiele/SerraPress.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

FCA vence três categorias em prêmio de fidelidade nos EUA




As Ram 1500, 2500 e 3500 foram reconhecidas no Automotive Loyalty Awards pela maior retenção de clientes entre as picapes em 2019, o Jeep® Grand Cherokee venceu no segmento de SUVs e a Chrysler Pacifica foi o destaque das vans

A fidelidade dos clientes ajudou a FCA a conquistar uma vitória tripla no Automotive Loyalty Awards, da IHS Markit. Na 24ª edição, a premiação norte-americana reconhece anualmente os fabricantes que demonstram desempenho superior na retenção de clientes.

Os modelos Ram 1500, 2500 e 3500 foram reconhecidos pela IHS Markit por ter a mais alta lealdade na categoria de picapes em 2019. Já a Chrysler Pacifica foi premiada entre as vans e o Jeep® Grand Cherokee se sagrou o campeão dos SUVs. Dos 15 vencedores, a FCA teve a maioria dos veículos no topo em seus respectivos segmentos, com prêmios em três categorias.


“Parabenizamos a FCA pelos seus esforços em manter a fidelidade do cliente com esses modelos. Nós premiamos seu compromisso e foco nessa importante estratégia em um ambiente verdadeiramente competitivo”, afirmou Joe LaFeir, vice-presidente sênior e gerente-geral de Veículos da IHS Markit.

O Automotive Loyalty Awards foi baseado em uma análise de quase 17,5 milhões de novos registros de veículos durante o ano de 2019 nos Estados Unidos. A lealdade é determinada quando uma família que seja proprietária de um novo modelo retorne ao mercado e compre ou alugue outro novo veículo da mesma marca, modelo ou fabricante.

A IHS Markit analisa a fidelidade durante todo o ano e trabalha regularmente com seus clientes para gerenciar de forma efetiva a lealdade dos proprietários por meio de pesquisas e análises de comportamentos de compra automotiva, influenciadores de mercado relacionados e estratégias de conquista e retenção.


domingo, 12 de abril de 2020

Hospital de campanha instalado no Fiat Clube em Betim está pronto para iniciar atendimento




Depois de pouco mais de uma semana de trabalho, o hospital de campanha instalado na sede do Fiat Clube, em Betim, Minas Gerais, está pronto para receber pacientes da Covid-19. Este é o primeiro centro de atendimento médico de combate à pandemia causada pelo coronavírus a ser instalado em Minas Gerais.

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) cedeu uma área de 2 mil metros quadrados à Prefeitura de Betim, para a instalação de um total de 200 leitos. Destes, 120 leitos de enfermaria já estão instalados e disponíveis. O hospital de campanha é integrado aos demais serviços de saúde do município mobilizados para a resposta à pandemia.


Os casos de pacientes internados que evoluírem para quadros mais graves serão direcionados para os leitos de UTI instalados em hospitais da rede pública. À medida que os pacientes se recuperem e deixem a terapia intensiva, retornarão ao hospital de campanha do Fiat Clube, onde estão sendo implantados outros 80 leitos para recebê-los na fase de recuperação.

Os dois andares do edifício principal do Fiat Clube foram ocupados pelo hospital. O primeiro piso é destinado ao atendimento assistencial dos pacientes, enquanto o piso inferior é dedicado à retaguarda dos profissionais da saúde, contando com vestiários, refeitório, almoxarifado e sala de descanso.

A FCA também doou um Fiat Ducato ambulância para apoiar as ações do hospital de campanha, no transporte de pacientes.

“A união de esforços e o espírito de colaboração são decisivos em um momento tão excepcional como o que o Brasil e o mundo atravessam”, disse o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa. “Por isto, cedemos à Prefeitura de Betim as instalações do nosso Fiat Clube, entre outras medidas adotadas, em uma estratégia coordenada para contribuir de forma efetiva nas áreas onde há maior necessidade”, acrescentou.


Um amplo plano de ação
O programa integrado da FCA de suporte no combate à Covid-19 está baseado em três frentes principais de atuação:

• Contribuição para a instalação de hospitais de campanha em Betim (MG) e Goiana (PE), com oferta total de 300 leitos,

• Uso da expertise e recursos da companhia para a produção e ampliação de oferta de itens hospitalares altamente estratégicos neste momento, como equipamentos de proteção individual para as equipes de saúde e ventiladores pulmonares, e

• Doações e comodato de materiais, equipamentos diversos e veículos para autoridades da área da Saúde.

A empresa trabalha aceleradamente para concluir a implantação, ainda neste mês, de um hospital de campanha com 100 leitos no município de Goiana, no Estado de Pernambuco.

Também capacitou 18 engenheiros e instalou duas oficinas nas fábricas de Betim e Goiana para o reparo de ventiladores pulmonares fora de uso por necessidade de manutenção. 


No Brasil, há 3,6 mil ventiladores pulmonares for de serviço, sendo que, destes, 275 aparelhos inoperantes estão alocados em Pernambuco e Paraíba e outros 335 em Minas Gerais. Estima-se que cada respirador recuperado poderá atender até dez pessoas.

“Por trás de cada ação, há pessoas dedicadas e motivadas a doar o melhor de si e de seu trabalho para ajudar a combater o inimigo invisível e silencioso”, destacou Antonio Filosa.

Mecânica Online




Soluções inteligentes permitem gestão remota de postos de combustíveis até da tela do celular 




A tecnologia já permite gerenciar, praticamente, todos os processos do negócio, do controle do estoque, ao monitoramento ambiental. As soluções da Gilbarco Veeder-Root são capazes de entregar, até mesmo, relatórios financeiros, tudo na tela do computador, ou na palma da mão, pelo smartphone.

Líder na oferta de produtos e tecnologias para automação e gestão de postos de combustíveis, a Gilbarco Veeder-Root disponibiliza uma linha de Soluções Remotas, que permitem gerenciar toda a rotina do ponto de venda, do abastecimento dos tanques ao controle de caixa.

A grande vantagem é que o gestor pode acessar todas as ferramentas de onde estiver e de acordo com sua conveniência. As aplicações rodam em dispositivos móveis padrão e permitem automatizar processos com expressivo ganho de tempo e produtividade, garantindo total segurança e eficiência das operações.


Monitoramento dos tanques em qualquer hora e lugar O TLS Plus View é uma das soluções que otimizam o gerenciamento do posto, com a medição e monitoramento dos tanques de forma on-line. 

O aplicativo é gratuito e roda em sistemas Android e IOs, permitindo a comunicação instantânea com os sistemas TLS 4 e TLS 450 da Gilbarco Veeder-Root. Com o uso conjunto das aplicações, é possível o acesso instantâneo à situação dos tanques de combustível com uma leitura completa.

Rapidez e confiabilidade na gestão do inventário Conferir o estoque e consolidar informações do inventário são tarefas que podem ser realizadas com um simples toque na tela do celular. Basta utilizar o INSITE360, uma ferramenta que permite visualizar o estoque e organiza dados de forma estruturada, auxiliando na tomada de decisões importantes como a melhor hora para repor mercadorias, ou criar campanhas para ampliar resultados comerciais. A solução web-based, com armazenamento de dados na nuvem, é acessível por aparelhos conectados, inclusive celulares.

Automação da área de vendas Pista e Loja O Prime Panel & App pode ser utilizado em computadores e dispositivos móveis (tablets e smartphones, por exemplo), possibilitando acompanhar, em tempo real, os resultados no front de vendas. 

A plataforma confere, ao gestor do posto, a capacidade de aferir a lucratividade em minutos e, ainda, projetar tendências de vendas dos combustíveis, com informações precisas sobre o movimento das bombas. 

A solução é 100% cloud, ou seja, fica armazenada na “nuvem”, bastando, para acessá-la, somente uma conexão de internet. O Prime Panel & App se comunica de forma direta com as soluções Gilbarco Veeder-Root de ponto de venda, como o Prime Pay, o que ajuda a agilizar as vendas de pista e loja.

Gestão à distância – do bico à emissão de nota fiscal Seja um único posto, ou uma rede de estabelecimentos, não é necessário investir em servidores “parrudos” e softwares caríssimos para gerenciar, de ponta a ponta, a operação do negócio. 

O SIGposto abrange de forma completa todos os processos do ponto de venda, da operação na pista à loja de conveniência e até mesmo a troca de óleo. Totalmente concentrado na nuvem, o software é acessível na palma da mão, por qualquer dispositivo móvel, em ambiente 100% on-line.

Com interface amigável e intuitiva, o SIGPosto é integrado por API com os principais aplicativos de automação de bicos do mercado e, por isso, garante o controle dos abastecimentos em tempo real.

Disponibilizando fácil visualização da tela do PDV, da posição dos tanques de combustíveis e controle de estoque, o SIG Posto também favorece o fechamento do caixa em qualquer tempo e lugar, porque contempla, inclusive, a emissão de documentos fiscais - NF-e, SAT, NFC-e, MF-e e PAF-ECF.

Desempenho dos frentistas Com o Prime ID, a distância não é mais problema para avaliar a produtividade de cada funcionário. A solução é integrada à bomba de abastecimento e funciona com a identificação do frentista. Armazena dados como quantidade de combustível vendida, horários de pico e outras informações que ajudam a avaliar o desempenho dos funcionários na pista.

O PRIME ID funciona em sinergia com o mostrador e a CPU das bombas e fornece cartões de identificação personalizados para cada funcionário levando à uma visão global da performance da força de vendas. Com informações consolidadas e de fácil acesso, gerir a equipe com metas diárias e tomar decisões, se transformam em tarefas fáceis e rotineiras.

Postos industriais também contam com recursos de gestão online e remota Os postos industriais também podem contar com produtos tecnológicos e de fácil acesso para gestão e apoio a decisões. O FUELONET é uma aplicação específica para este segmento, compatível com os controladores Gasboy e a bomba Prime Fleet. O aplicativo funciona com smartphones e outros dispositivos, provendo, em tempo real, informações para Gestão de Inventários, Relatórios Gerenciais, Gestão de Alarmes, Módulos de Reconciliação e Gestão de Abastecimento.

As soluções remotas, Gilbarco Veeder-Root estão disponíveis em todo o País através de sua ampla rede de distribuidores.

Soluções inteligentes permitem gestão remota de postos de combustíveis até da tela do celular

A tecnologia já permite gerenciar, praticamente, todos os processos do negócio, do controle do estoque, ao monitoramento ambiental. As soluções da Gilbarco Veeder-Root são capazes de entregar, até mesmo, relatórios financeiros, tudo na tela do computador, ou na palma da mão, pelo smartphone.

Líder na oferta de produtos e tecnologias para automação e gestão de postos de combustíveis, a Gilbarco Veeder-Root disponibiliza uma linha de Soluções Remotas, que permitem gerenciar toda a rotina do ponto de venda, do abastecimento dos tanques ao controle de caixa. 


A grande vantagem é que o gestor pode acessar todas as ferramentas de onde estiver e de acordo com sua conveniência. As aplicações rodam em dispositivos móveis padrão e permitem automatizar processos com expressivo ganho de tempo e produtividade, garantindo total segurança e eficiência das operações.

Monitoramento dos tanques em qualquer hora e lugar O TLS Plus View é uma das soluções que otimizam o gerenciamento do posto, com a medição e monitoramento dos tanques de forma on-line. O aplicativo é gratuito e roda em sistemas Android e IOs, permitindo a comunicação instantânea com os sistemas TLS 4 e TLS 450 da Gilbarco Veeder-Root. Com o uso conjunto das aplicações, é possível o acesso instantâneo à situação dos tanques de combustível com uma leitura completa. 


Rapidez e confiabilidade na gestão do inventário Conferir o estoque e consolidar informações do inventário são tarefas que podem ser realizadas com um simples toque na tela do celular. 

Basta utilizar o INSITE360, uma ferramenta que permite visualizar o estoque e organiza dados de forma estruturada, auxiliando na tomada de decisões importantes como a melhor hora para repor mercadorias, ou criar campanhas para ampliar resultados comerciais. A solução web-based, com armazenamento de dados na nuvem, é acessível por aparelhos conectados, inclusive celulares. 
Automação da área de vendas Pista e Loja 
O Prime Panel & App pode ser utilizado em computadores e dispositivos móveis (tablets e smartphones, por exemplo), possibilitando acompanhar, em tempo real, os resultados no front de vendas. A plataforma confere, ao gestor do posto, a capacidade de aferir a lucratividade em minutos e, ainda, projetar tendências de vendas dos combustíveis, com informações precisas sobre o movimento das bombas. 

A solução é 100% cloud, ou seja, fica armazenada na “nuvem”, bastando, para acessá-la, somente uma conexão de internet. O Prime Panel & App se comunica de forma direta com as soluções Gilbarco Veeder-Root de ponto de venda, como o Prime Pay, o que ajuda a agilizar as vendas de pista e loja.


Gestão à distância – do bico à emissão de nota fiscal Seja um único posto, ou uma rede de estabelecimentos, não é necessário investir em servidores “parrudos” e softwares caríssimos para gerenciar, de ponta a ponta, a operação do negócio. O SIGposto abrange de forma completa todos os processos do ponto de venda, da operação na pista à loja de conveniência e até mesmo a troca de óleo. Totalmente concentrado na nuvem, o software é acessível na palma da mão, por qualquer dispositivo móvel, em ambiente 100% on-line.

Com interface amigável e intuitiva, o SIGPosto é integrado por API com os principais aplicativos de automação de bicos do mercado e, por isso, garante o controle dos abastecimentos em tempo real.

Disponibilizando fácil visualização da tela do PDV, da posição dos tanques de combustíveis e controle de estoque, o SIG Posto também favorece o fechamento do caixa em qualquer tempo e lugar, porque contempla, inclusive, a emissão de documentos fiscais - NF-e, SAT, NFC-e, MF-e e PAF-ECF.

Desempenho dos frentistas Com o Prime ID, a distância não é mais problema para avaliar a produtividade de cada funcionário. A solução é integrada à bomba de abastecimento e funciona com a identificação do frentista. Armazena dados como quantidade de combustível vendida, horários de pico e outras informações que ajudam a avaliar o desempenho dos funcionários na pista.

O PRIME ID funciona em sinergia com o mostrador e a CPU das bombas e fornece cartões de identificação personalizados para cada funcionário levando à uma visão global da performance da força de vendas. Com informações consolidadas e de fácil acesso, gerir a equipe com metas diárias e tomar decisões, se transformam em tarefas fáceis e rotineiras.

Postos industriais também contam com recursos de gestão online e remota Os postos industriais também podem contar com produtos tecnológicos e de fácil acesso para gestão e apoio a decisões. O FUELONET é uma aplicação específica para este segmento, compatível com os controladores Gasboy e a bomba Prime Fleet. 

O aplicativo funciona com smartphones e outros dispositivos, provendo, em tempo real, informações para Gestão de Inventários, Relatórios Gerenciais, Gestão de Alarmes, Módulos de Reconciliação e Gestão de Abastecimento.

As soluções remotas, Gilbarco Veeder-Root estão disponíveis em todo o país através de sua ampla rede de distribuidores.

sábado, 11 de abril de 2020

Coluna do Fernando Calmon


Coluna                    

Fernando Calmon


Nº 1.092 — 11/4/20





ESTILO E ESPAÇO NA
NOVA FIAT STRADA



Trajetória da Strada no mercado brasileiro é uma das mais brilhantes em toda a história da indústria. A Fiat criou o segmento de picapes derivadas de automóveis compactos (no Brasil, pois antes houve um Datsun no exterior), quando apresentou o modelo baseado no 147, no Salão do Automóvel de 1978. Ford, GM e VW responderam depois com Pampa, Chevy 500, Saveiro e não demorou para o modelo da VW assumir a liderança.

A Strada, porém, virou o jogo 22 anos atrás. Levou dois anos para ser a nova líder e e depois nunca perdeu a posição de ponta. Em 2014 completou um milhão de unidades vendidas. O segmento hoje é formado por Saveiro, Duster Oroch e Montana, mas a picape da Fiat domina com participação superior a 50%. A nova geração inclui a inédita versão de cabine dupla e quatro portas com estilo muito atraente e espaço interno.

O capô, perfil e traseira têm semelhança proposital com a Toro, picape de grande sucesso de vendas e maior capacidade de carga. A Strada tem como base o subcompacto Mobi, mas dele só restaram para-brisa e portas. 

Manteve a suspensão traseira com molas semielípticas ao contrário de seus três concorrentes diretos que utilizam molas helicoidais. O mercado interpreta aquela solução como a melhor, embora tecnicamente os dois tipos de molas apresentem equivalência em robustez.

Interior ficou espaçoso para cinco ocupantes e com amplo ângulo de abertura das portas – modelo anterior estava homologado para quatro passageiros e só tinha três portas. Bancos, volante e painel também são novos e a posição de guiar é boa, faltando, porém, regulagem de distância do volante. 

Central multimídia de 7 pol. é a primeira, entre veículos nacionais, a parear sem fio os aplicativos de rota Android Auto e Apple CarPlay. Esta comodidade seria mais útil se houvesse carregamento por indução do celular. Há duas portas USB, uma delas na parte de trás do console. Agora existem 11 porta-objetos espalhados pela cabine.

A caçamba tem ótimo volume de 844 litros (como referência, Oroch, 683 litros) e 650 kg de carga útil. Sua tampa permite abertura e fechamento com mínimo esforço e sem necessidade de mola a gás. 

A capota marítima foi projetada para vedar água e poeira com maior eficiência. Estepe, de uso temporário, tem sistema antifurto simples e eficaz.

O motor é o 4-cilindros flex, de 1,33 L, 109 cv (etanol) e 14,4 kgfm, igual ao utilizado no Argo e Cronos. São 11 cv a menos que os principais rivais ou 23 cv, se considerado o motor anterior de 1,75 L. Em princípio indicaria um veículo lento, mas essa sensação não se confirma na prática.

Fiz uma avaliação inicial, em circuito fechado e sem carga. Deixou boa impressão em conforto e dirigibilidade. Ajudam bastante as relações de câmbio curtas (sem nível de ruído incômodo) e peso em ordem de marcha 79 kg menor que a Strada anterior. No entanto, com cargas média e alta, vai se ressentir em razão de valores de torque inferiores.

A nova Strada, cabines simples e dupla, só terá preços anunciados em até um mês depois de fábrica formar estoques. A Fiat promete preços iguais e até menores que os atuais, se a cotação do dólar ajudar.

ALTA RODA

CRONOGRAMA de lançamento do Nivus, o SUV com teto arredondado com a mesma arquitetura MQB A0 do Polo, não será afetado pela paralisação atual em 95% das fábricas brasileiras. O novo modelo, entre os mais aguardados deste ano, está confirmado para junho. Em 15 de abril próximo, a VW revelará à imprensa detalhes relevantes do carro e sem embargo.

MARÇO foi o primeiro mês a enfrentar queda de vendas acentuadas no mercado interno em razão da pandemia da Covid-19. Entre a primeira e a última semana do mês passado o ritmo de emplacamentos diários caiu 86,5%, segundo dados da Anfavea. Maior parte desse resultado se deveu ao fechamento de Detrans e concessionárias por decisão de vários governos estaduais.

RECUO foi de 8,1% no primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. O efeito estatístico será profundo em abril porque haverá três semanas sob influência da paralisação contínua dos emplacamentos, fora as duas do mês passado. Última semana deste mês poderá ser caótica com acúmulo de serviços e filas nos pátios dos Detrans. Isso dificulta fazer previsões confiáveis.

GOVERNO do Estado de Nova York, o mais atingido pelos efeitos do coronavírus nos EUA, autorizou que mesmo na situação de isolamento social muito severo as concessionárias vendessem carros pela internet e fizessem entregas individualizadas no endereço dos compradores. Em escala bem menor isso também está ocorrendo em grandes centros urbanos no Brasil.

NOTÍCIAS da Argentina exageraram os desacordos entre Ford e VW sobre as novas Ranger e Amarok, previstas para 2022/23. Projetos continuam a se desenvolver em paralelo e até o presidente mundial da VW, Herbert Diess, mostrou um esboço, há duas semanas. As picapes poderiam ser feitas, individualmente, em General Pacheco, Buenos Aires, onde as duas fábricas são vizinhas.
____________________________________________________________
Twitter: @fernandocalmon

Skype: fscalmon

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Jeep® lança campanha inédita e pagará as parcelas da compra de Renegade ou Compass até 2021. Ação paga até as oito primeiras parcelas da compra de um Jeep® Renegade ou Jeep Compass





Condições especiais começam nesta semana e vão até o dia 5 de maio. Todos os planos de parcelamento incluem taxa de juros diferenciadas e reduzidas de apenas 0,99%
Para mostrar que juntos é possível passar por qualquer obstáculo e reforçar o cuidado com o cliente, a Jeep® lança uma campanha inédita em que pagará as primeiras parcelas do Jeep Renegade e Jeep Compass até 2021. Iniciada nesta quarta-feira (8 de abril), a ação, que vai até o dia 5 de maio, incentiva a economia e encoraja a preservação de sonhos. O pacote de condições especiais da Jeep agora se diferencia das demais por não ser uma prorrogação do prazo ou quitação parcial das primeiras parcelas, mas uma parceria clara da Jeep para que os clientes possam começar ou continuar a escrever as suas histórias em parceria com a marca. 
“Nós sempre colocamos nossos clientes em primeiro lugar e neste momento difícil, em que as taxas de juros de financiamento crescem e a falta de confiança do consumidor aumenta, não seria diferente. Com esta ação, compartilhamos algo que mostra o Espírito Jeep de união para seguir em frente, colaborando com aqueles que sonham em ter um Jeep na garagem e incentivando para que a economia continue a avançar”, disse Everton Kurdejak, diretor de Vendas da Jeep.
Condições especiais
A partir de agora até dia 5 de maio, a Jeep pagará até 8 das primeiras parcelas de quem comprar um Jeep Renegade ou Jeep Compass. Se o cliente der 75% do valor do carro como entrada e parcelar em 36x o restante, a Jeep vai arcar com o pagamento das 8 primeiras parcelas, ou seja, o cliente só passará a pagar em 2021. Com o percentual de entrada de 75% e financiamento em 24x, a Jeep ficará responsável pelo pagamento das 5 primeiras. Se os 25% restantes forem divididos em 12x, a marca cobrirá as três primeiras parcelas.
Se o cliente tiver 50% de entrada também terá vantagens. Parcelando em 36x, a Jeep pagará as 4 primeiras parcelas, em 24x, a marca cobrirá as 3 primeiras e se forem 12x, a primeira parcela ficará por conta da Jeep. Todos os planos de parcelamento incluem taxa de juros diferenciadas e reduzidas de apenas 0,99%.
Caso o cliente opte por um plano em que o valor da entrada seja inferior a 50% do valor total do veículo, ele não terá parcelas subsidiadas pela Jeep, mas também contará com uma vantagem agora: carência de até 120 dias. Sendo assim, ele pagará a primeira parcela do financiamento apenas em agosto de 2020.
Next Jeep
Next Jeep é o programa de fidelidade da marca através da recompra. Como vantagens do plano tradicional estão, por exemplo, a garantia de recompra do veículo por toda rede de concessionárias Jeep no Brasil e planos em até 48x com entradas a partir 30%. Com o programa Next Jeep, é possível que os clientes entrem em um novo financiamento, fazendo upselling de modelo. Assim, eles podem se planejar para permanecerem na marca, estando sempre de carro novo. Para esse consumidor fiel, a campanha ainda tem condições mais especiais: com 50% de entrada e 35 parcelas totais, serão oito parcelas iniciais pagas pela Jeep com taxa de juros de 0,99%.
Jeep Renegade
Líder do mercado de SUVs, o Jeep Renegade foi projetado para ser um utilitário-esportivo e se mantém como o único a não derivar de um carro de passeio. É o queridinho dos consumidores brasileiros e já teve mais de 250 mil unidades comercializadas. O modelo que é sucesso de vendas, público e mídia se destaca por ter a maior tela multimídia do segmento, de 8,4 polegadas, já a partir da versão Longitude Flex, e a roda com maior diâmetro – aro 19” na configuração Limited. Além disso, também foi o primeiro veículo nacional a obter cinco estrelas para proteção de adultos e crianças nos testes do programa independente Latin NCAP.
A gama atual do Jeep Renegade é composta pelas seguintes versões: 1.8 AT Flex (exclusivo para PCD), STD 1.8 AT Flex, Sport 1.8 AT Flex, Longitude 1.8 AT Flex, Limited 1.8 AT Flex, Longitude 2.0 AT Diesel 4x4 e Trailhawk 2.0 AT Diesel 4x4.
Jeep Compass
O SUV médio, menos desvalorizado no Brasil, o Jeep Compass possui o selo “Maior Valor de Revenda – Autos”, segundo iniciativa da Agência Autoinforme em parceria com a Textofinal de Comunicação. O modelo foi lançado em 2016 e, de lá para cá, se mantém líder de seu segmento por três anos consecutivos, nos acumulados de 2017, 2018 e 2019. São mais de 180 mil unidades no Brasil, que comprovam o sucesso do Compass no País. Além disso, toda a linha 2020 recebeu novos itens de série, especialmente, na versão Sport e nos dois modelos da linha Longitude – Flex e Diesel.
A linha atual do Jeep Compass conta com as seguintes versões: Sport AT 2.0 Flex, Longitude AT 2.0 Flex, Limited AT 2.0 Flex, Longitude AT 2.0 Diesel 4x4, Limited AT 2.0 Diesel 4x4, Trailhawk AT 2.0 Diesel 4x4 e Compass S AT 2.0 Diesel 4x4.
Para mais informações acesse: https://www.jeep.com.br/

terça-feira, 7 de abril de 2020

Mais detalhes da nova picape Strada no site oficial da Fiat. Interessados podem se cadastrar e esse cadastro servirá para reservar o carro




A Fiat Strada é um veículo tão emblemático no mercado brasileiro que há meses vem movimentando a internet em torno das imagens divulgadas pela marca da nova geração da picape.

Com a expectativa criada pelo lançamento do modelo, previsto para o segundo semestre no País, a Fiat aproxima ainda mais o consumidor do campeão de vendas em um site exclusivo para apresentar as inovações que, mais uma vez, vão revolucionar o segmento.

A página oficial (www.fiat.com.br/novastrada.html) entrará no ar a partir desta terça-feira (7/4) e levará mais informações, por exemplo, sobre a primeira picape compacta do mundo com quatro portas e cinco lugares. 


O modelo apresenta faróis em LED e quatro airbags de série na configuração cabine dupla, além de E-Locker - Controle de Tração Avançado (TC+), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa em todas as versões na nova picape, para citar apenas alguns dos equipamentos.

A marca também aproveita para divulgar a primeira imagem oficial da versão cabine simples, que passou a ter o maior volume de carga da categoria.

Os clientes que tiverem interesse em receber mais informações sobre a Nova Strada poderão se cadastrar no site para, periodicamente, receber novidades do modelo. Eles poderão ser os primeiros a reservá-la para compra nos próximos meses.

Duas décadas de liderança no segmentoA liderança absoluta da Fiat entre as picapes compactas por duas décadas no Brasil não é por acaso. No decorrer de seus 22 anos de trajetória, o modelo foi o responsável por diversas inovações no segmento que comprovaram sua versatilidade, qualidade e robustez, traduzidas na confiança do consumidor que, ainda em 2014, já tinha levado para casa mais de 1 milhão de unidades.

Entre em muitas novidades que passaram pela linha estavam a cabine estendida em 1999, a versão Adventure em 2002, o bloqueio eletrônico do diferencial Locker em 2008, a cabine dupla em 2009 e a terceira porta na cabine dupla em 2013.

A força do modelo é tão grande que, em 2019, a picape completou 20 anos de liderança na categoria, fechando o ano como líder de seu segmento com quase 60% de participação de mercado.

sábado, 4 de abril de 2020

Pandemia leva a Fiat Chrysler a suspender o trabalho em suas fábricas no País





A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) iniciou esta semana a diminuição gradual da produção em suas fábricas no Brasil (Betim-MG, Goiana-PE e Campo Largo-PR), tendo a paralisação total prevista para ocorrer até 27 de março. As atividades fabris serão retomadas em 21 de abril.

A continuidade da produção neste processo de redução gradual até a paralisação total se dará mediante as rigorosas medidas preventivas já adotadas para garantir a saúde e integridade dos funcionários.

A FCA anuncia também o adiamento imediato de todos os eventos e ações de produto (lançamentos, apresentações, cursos e treinamentos, etc.) previstos em toda a América Latina. Os mesmos serão reagendados oportunamente.

Tags

Jeep® celebra a sua história de 79 anos em comemoração ao dia 4x4




Poucas marcas conseguem ter um dia para chamar de seu e a Jeep é uma delas. A marca nasceu nas trincheiras da Segunda Guerra Mundial, ajudou na industrialização do Brasil e tornou-se sinônimo de robustez e autenticidade com carros tecnológicos também pensados para as grandes cidades. 


De lá para cá, já são quase oito décadas de muita história para contar neste 4 de abril, dia comemorado internacionalmente pela referência numérica à categoria 4x4, criada pela Jeep. 

Para celebrar o Jeep Day, a marca preparou uma celebração especial integrada com um filme de aproximadamente quatro minutos sobre sua trajetória e estreita ligação com o off-road e o Brasil e um infográfico com momentos em que comprova porque não é só um SUV.


“O Jeep Day é uma data celebrada em todo o mundo para aproximar ainda mais a marca dos consumidores, reforçando a história e tradição, além de exaltar o espírito Jeep para a comunidade. Sinônimo de aventura, a Jeep tem muito o que comemorar por seus números no Brasil. Além disso, queremos estar cada vez próximos dos consumidores. Assim, nossa ideia é propor um dia de aventura e diversão, propósitos da marca, mesmo que dentro de casa. Queremos enaltecer o senso de comunidade para a legião de mais de 450 mil clientes que já fazem parte da nação Jeep e para os que ainda estão por vir”, afirma Alexandre Aquino, gerente-sênior do Brand Jeep para a América Latina.

Importante destacar que, no início deste ano (até começar essa fase atípica pela qual todo o país está passando) a Jeep manteve o ritmo de vendas, ultrapassou a marca de 250 mil unidades do Jeep Renegade, lançado há cinco anos, e registrou a liderança do Jeep Compass no segmento de SUVs médios, sendo a marca responsável por 22% do total de SUVs em geral vendidos no País. Já foram comercializadas quase meio milhão de unidades Jeep no Brasil, segundo maior mercado da marca no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.


Filme Jeep DayProduzido pela Conspira (Conspiração Filmes), o vídeo celebra o Jeep Day, mostrando como a Jeep utilizou os obstáculos como oportunidade para conquistas. Repleto de imagens históricas, o filme destacas diversos momentos marcantes da trajetória da marca, como o nascimento da Jeep nos campos de batalha com o Jeep Willys feito em apenas 49 dias; a chegada ao Brasil no meio do século passado; a solidificação da Jeep nos 1990 como uma marca de desejo e o retorno da Jeep para o Brasil em 2015 com a inauguração do Polo Automotivo Jeep (PE). Ao final, há um convite para a comunidade para celebrar as conquistas e pensar no futuro com esperança, mesmo diante da fase atual em que vivemos.


Infográfico com linha do tempoFeito como uma linha do tempo, o infográfico mostra sete bons motivos para a Jeep comemorar o Dia 4x4 como se fosse o seu próprio aniversário. Sete porque é o número de fendas da grade dianteira de todos os modelos Jeep em produção. Entre os principais momentos desta história em que não faltam razões para comemorar, a composição relembra fatos como o início da produção do Jeep CJ-5 no Brasil, em 1957, e a inauguração do Polo Automotivo Jeep, em 20015.

Acompanhe os canais da Jeep e da FCA Latam:
Facebook: https://www.facebook.com/jeepdobrasil | https://pt-br.facebook.com/fcalatam/

Instagram: https://www.instagram.com/jeepdobrasil/ | https://www.instagram.com/fcalatam/

YouTube: www.youtube.com/jeepdobrasil | https://www.youtube.com/fcalatam

Pinterest: https://br.pinterest.com/jeepdobrasil/

Úníca fábrica com nome de mulher, Mercedes-Benz comemora 120 anos produzindo automóveis premium






Há 120 anos, o nome de uma menina de onze anos de idade se tornou a síntese dos carros e deu nome à primeira marca de automóveis de luxo do mundo. Em 2 de abril de 1900, a Daimler-Motoren-Gesellschaft decidiu chamar seus automóveis de Mercédès, em homenagem à filha de Emil Jellinek.
O empresário austríaco, que morava em Nice, na França, trocou veículos Daimler e os registrou em eventos de corrida. O primeiro automóvel com este nome - o Mercedes 35 PS – gerou comoção na semana de corrida de Nice, já em março de 1901. 
Isso não se deu apenas pela sua tecnologia altamente avançada para a época- que permitiu vencer várias corridas por lá – mas, também, pelo seu design excepcionalmente elegante. 

O Mercedes 35 PS é considerado o protótipo do automóvel moderno e, com sua arquitetura progressiva, tornou-se um modelo para toda a indústria automobilística. Paul Meyan, então secretário-geral do Automobile Club of France, disse após a semana da corrida: "Entramos na era da Mercedes".
A partir de então, as letras curvas de "Mercédès" passaram a decorar os radiadores dos veículos de passeio da Daimler. O nome foi registrado como marca comercial em 23 de junho de 1902 e protegido legalmente em 26 de setembro daquele mesmo ano. 
Desde então, o nome da marca - que foi alterado para Mercedes-Benz após a fusão das empresas Daimler e Benz, em junho de 1926 - tem sido uma expressão do compromisso com a sofisticação e a inovação. 
Como nenhuma outra empresa automotiva, a Mercedes-Benz combina beleza e elegância com desempenho e tecnologia. Além disso, o segredo do sucesso do atual design da Mercedes-Benz é o encontro perfeito entre inteligência e emoção.
A única marca de automóveis com um nome feminino

Até hoje, a Mercedes-Benz é a única marca automotiva que leva um nome feminino. "Mulheres como Mercédès Jellinek ou Bertha Benz moldaram a história de sucesso da Mercedes-Benz desde o início”, diz Bettina Fetzer, diretora de Marketing da Mercedes-Benz AG. 
"Com nossa iniciativa She’s Mercedes, fundada em 2015, estamos construindo essa tradição para nossas inúmeras clientes mulheres. O futuro da Mercedes-Benz combinará sustentabilidade e luxo em todo o mundo, de maneira fascinante", conclui a diretora.
Desde 2016, a Mercedes-Benz tem sido eleita a marca de automóveis de luxo mais valiosa do mundo e é a única marca europeia entre as 10 melhores no ranking "Best Global Brands 2019" da Interbrand, renomada empresa de consultoria de marcas dos EUA.

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Coluna Fernando Calmon: vendas x covid-19


Coluna                              
Fernando Calmon 

Nº 1.091 — 2/3/20





VENDAS PODEM CAIR
DE 10% A 20% EM 2020



O motorista brasileiro está rodando com seu veículo bem menos por causa da crise provocada pela Covid-19 e o consequente distanciamento social. Pelo menos duas referências comprovam isso. 

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estimou que a queda foi de 50% em relação à primeira semana deste mês de março. A referência parte de indicadores do aplicativo de rotas Waze amplamente utilizado no País.

Esses dados alinham-se ao do aplicativo de manutenção monitorada em tempo real Vai, da startup brasileira Wings, que faz levantamento do perfil de rodagem a partir de modem e GPS instalados nos carros. 

A empresa relata impacto de cerca de 50% acarretado principalmente por uma parcela bem alta de veículos que simplesmente deixou de circular desde o início do mês. A queda só não foi maior em razão de frotistas ainda não terem diminuído o ritmo, em grande parte por prestarem serviços essenciais. A referência é 1º a 27 de março.

Difícil fazer projeções sobre o que acontecerá no mercado de automóveis novos em abril e nos próximos meses. Na primeira quinzena de março as vendas vinham relativamente bem, em torno de 9.000 unidades diárias. 

Entretanto ocorreu queda brusca, na segunda quinzena, de aproximadamente 80%. O resultado deve-se também às dificuldades de emplacar carros em mercados fundamentais como os de São Paulo e Rio de Janeiro.

O consultor Francisco Mendes, que acumula grande experiência no setor varejista de veículos novos, conversou comigo sobre cenários de abril até dezembro. Ele disse ter traçado duas hipóteses para 2020, ambas negativas, sobre os números de 2019. 

Tudo dependerá do tempo da inevitável quarentena para achatar a curva de expansão da doença virótica originada na China, no fim do ano passado.

Se na maior parte do País o isolamento horizontal continuar até 22 de abril, logo após o feriado de Tiradentes, a queda no ano será de até 10% em relação a 2019. Basicamente porque abril será fortemente negativo, refletindo em maio e junho. Os estoques estão altos e ficará difícil encontrar compradores. 

As fábricas de veículos continuarão fechadas no mínimo até 30 de abril. A produção voltará lentamente, mas não dá para projetar em que ritmo.

O segundo cenário é uma queda de até 20% no ano com consequências ainda mais sérias, inclusive no PIB do País. Mendes afirma que, por dever de ofício, tem de projetar também esta hipótese bastante dolorosa. Neste caso, a maioria das concessionárias estará sem capital de giro no terceiro trimestre.

“Sou economista, mas confesso que a economia muitas vezes não se comporta como ciência exata. Difícil prever o humor dos consumidores. Podem tanto iniciar um processo de otimismo e voltar às compras, quanto manter o pessimismo e adiar o retorno às lojas. Acredito que se o ambiente político em Brasília ajudasse e as reformas econômicas avançassem, seria melhor para todos”, finalizou Mendes.

De fato, há muita incerteza no horizonte. Ocorreu, anteriormente, uma queda no mercado interno de 27%, de 2014 para 2015 e de 20%, de 2015 para 2016. Foram graduais, no entanto. O mergulho brusco assusta muito quando se esperava até 9% de crescimento em 2020.

ALTA RODA

EVENTO virtual, na Colômbia, mostrou Onix RS já flagrado rodando no Brasil. O modelo, porém, só apresenta mudanças estéticas: teto e rodas pintadas de preto, aerofólio vistoso e apliques vermelhos no interior. Mercado colombiano pode até aceitar essa configuração. Quanto a Brasil e Argentina, sigla RS teria de incluir mecânica atraente.

RANGER STORM traz visual e desempenho que remete ao uso fora de estrada, além de soluções próprias como snorkel, alargadores de para-lama estruturais, estribos tipo plataforma, arco de proteção e lanternas traseiras exclusivas. Grade frontal bem chamativa. Motor é o mais potente da gama (200 cv; 47,9 kgfm). Recebe pneus de uso misto especiais da Pirelli. R$ 150.990.

TOYOTA prepara reestilização leve da picape média Hilux, fabricada na Argentina, mas só estreará em 2021. Mudanças se concentração em grade, faróis e lanternas, além do sistema multimídia. Modelo lidera entre picapes no país vizinho (lá é líder absoluta em virtude da forte queda na venda de automóveis) e também no Brasil. Potência do motor básico deve aumentar.

AUDI iniciou processo de compensação de emissões de CO2 em suas atividades no Brasil. Começou no seu centro técnico em São Paulo (SP) por meio de energia solar. Outros painéis fotovoltaicos de maior potência foram instalados em terreno na cidade vizinha de Cajamar. Recurso é comumente utilizado na Alemanha por vários fabricantes. Aqui a Honda usa parque eólico com mesmo fim.

DOIS salões de automóveis internacionais estão cancelados por causa da pandemia de coronavírus. O de Detroit já tem data marcada em 2021: de 19 a 26 de junho para o público geral. Salão de Paris é bienal e só deve voltar em 2022 por se realizar apenas em anos pares. Em anos ímpares a vez é da Alemanha, neste caso em Munique.

Montadoras Chevrolet e Mercedes-Benz estendem por três meses prazo das garantias de seus modelos devido ao coronavírus



Com as medidas temporárias de fechamento do comércio no Brasil imposta pela pandemia do Covid-19, a Chevrolet decidiu estender temporariamente os prazos de Garantia, assim como a tolerância de quilometragem para realização das Revisões recomendas segundo o Manual do Proprietário dos veículos da marca. 

Assim, os veículos Chevrolet que estejam com suas garantias de fábrica válidas de acordo com os termos do Manual do Proprietário e com vencimento entre 1° de março e 30 de junho de 2020, terão a extensão de suas garantias por 3 meses.


Também a Mercedes-Benz visando a proteção dos seus funcionários, clientes e parceiros diante do atual cenário do novo Coronavírus (COVID-19). Levando em consideração esse contexto e prezando pelo bem-estar e saúde de todos, a marca anuncia a prorrogação do prazo de garantia dos automóveis por três meses.

Adicionalmente, para proporcionar mais tranquilidade aos clientes, foi também estabelecido o aumento da tolerância para realização das manutenções periódicas sem prejuízo da garantia contratual. O prazo, que antes era de 30 dias ou 1.000 km, passa para 90 dias ou 3.000 km. Vale destacar que as medidas são válidas para veículos com final de garantia ou prazo de revisão expirando entre 01/03/2020 e o final do período de quarentena. 

Adicionalmente, a tolerância para execução das Revisões - necessárias a cada 10 mil km, de acordo com o plano de manutenção preventiva - que é de 1 mil km para menos ou para mais, subirá para 3 mil km. A data limite para realização das revisões nesta condição será estabelecida tão logo a situação se normalize.




ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.