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quarta-feira, 29 de abril de 2020

Em 1º de maio de 26 anos atrás, um acidente ceifou a vida de Ayrton Senna. "O Homem de Ferro não é da Marvel. É da Silva". Assista o vídeo





Numa semana em que todos vão relembrar ainda mais do nosso saudoso tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, já que nesta sexta-feira, 1º de maio, farão exatos 26 anos do seu trágico acidente, em Imola, o Baú do Charlinho do #40 podcast do site Motorsport traz algumas histórias que pouquíssimos conhecem.

O título “O Homem de Ferro não é da Marvel. É da Silva”, com certeza, você provavelmente, até hoje, não viu em nenhuma matéria relacionada ao eterno campeão. 

Click no link abaixo, agora, mas lembro que eu entro, mais uma vez, quase no final do segundo tempo, aos 42 minutos da gravação. Logo depois de você poder escutar também mais um sensacional e curioso debate dos jornalistas da redação do Motorsport: “Senna é o maior esportista brasileiro após a era Pelé?”.


Querem saber a minha resposta: todos já sabem, né? Acho que, por isso, nem me convidaram para o debate e me deixaram no final!

Assista o vídeo. Clique abaixo:

https://motorsport.uol.com.br/f1/news/podcast-040-senna-e-o-maior-esportista-brasileiro-apos-a-era-pele-/4786052/

Jeep® Wrangler Rubicon no Brasil, o off-road de maior capacidade do segmento já está à venda no Brasil em versão inédita que custa R$ 419.990,00



O Wrangler Rubicon conta com equipamentos exclusivos, como o sistema Rock-Trac, diferenciais de bloqueio eletrônico Tru-Lok, barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica, suspensão 5 cm mais alta, pneus lameiros de 33 polegadas e mais proteção sob a carroceria

A rede Jeep® começou a receber dia 28 de abril os pedidos para o Jeep Wrangler Rubicon, inédito no Brasil e veículo de produção em massa com a maior capacidade off-road do mundo. 



A versão foi mostrada antecipadamente em 2019 no Jeep Experience Territory, eventos itinerantes gratuitos realizados em oito cidades brasileiras. A iniciativa foi criada para que os consumidores possam experimentar e conhecer mais sobre a gama Jeep, além de se divertir com atividades para toda a família. A versão Wrangler Rubicon tem preço sugerido de R$ 419.990.


“Mesmo com muitas das nossas 199 concessionárias com as portas fechadas por causa dos decretos em cada cidade ou estado para reforçar o isolamento social contra a pandemia, a Jeep está com sua equipe de vendas a pleno vapor pelos canais digitais ou por telefone. Temos inclusive a possibilidade de agendamento de test-drive e entregas de carros em domicilio, seguindo todas as orientações de segurança para a saúde de todos”, comenta Alexandre Aquino, gerente-sênior do Brand Jeep para a América Latina. Os clientes podem conhecer mais sobre o Jeep Wrangler Rubicon no hotsite https://www.jeep.com.br/wrangler-rubicon.html. Na mesma página, podem clicar em “Compre o Seu”, então preenchem um formulário e escolhem a concessionária Jeep mais próxima, que irá entrar em contato.


Vale lembrar que o Rubicon é a representação máxima do legado e do DNA da marca Jeep. A versão chegou ao Wrangler desde o TJ (lançado em 1997) em homenagem à Rubicon Trail. 

A trilha da Califórnia, ao sul do Lake Tahoe, tem extensão de aproximadamente 35km e é considerada uma das pistas mais técnicas de condução off-road dos Estados Unidos e o Wrangler Rubicon encara o trajeto sem a necessidade de qualquer preparação, exatamente como sai da concessionária. 


Vale ressaltar que todo Wrangler já nasce com o selo Trail Rated que garante sua capacidade off-road, ao atender as exigências da Jeep em cinco quesitos: tração, distância do solo, articulação, manobrabilidade e capacidade de submersão.


Dessa forma, a versão Wrangler Rubicon é a mais capaz da família no uso off-road e traz como destaque o sistema 4x4 Rock-Trac com eixos Dana 44 de última geração e alto desempenho com relação reduzida de 4:1. 

Outros recursos exclusivos são bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro e traseiro Tru-Lok, que bloqueiam e distribuem uniformemente a potência possibilitando tração impressionante; barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica; suspensão 5 cm mais alta; pneus lameiros BF Goodrich de 33 polegadas, que oferecem uma área de superfície maior do que os comuns para melhorar a tração e obter maior controle no off-road; além de proteção extra sob a carroceria para proteger do impacto com pedras.


A versão Jeep Wrangler Rubicon Unlimited conta ainda com motor 2.0 DOHC turbo totalmente novo e moderno que conta com 272 cv e 40,7 kgfm de torque. 

O propulsor é integrado perfeitamente à transmissão automática de 8 marchas TorqueFlite, que permite que as trocas sejam ainda mais suaves e rápidas, aprimorando a aceleração e entregando melhor desempenho em trilhas off-road, além de mais suavidade no asfalto.


Com uma capacidade de reboque de mais de 1,5 tonelada, o Wrangler Rubicon se mostra capaz em todas as situações, inclusive em áreas inundadas com até 76 cm de altura. Os ângulos de ataque e saída, que são os melhores da categoria: 44 graus e 37 graus, respectivamente. 

O conteúdo tecnológico é outro destaque, como a central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de 8,4”. O modelo conta com navegação GPS própria e conectividade com os sistemas Apple Car Play e Android Auto. 


Outra exclusividade do Uconnect no Wrangler são as Off-Road Pages. Essas telas passam informações importantes como os graus de inclinação lateral e longitudinal do veículo, o modo de tração selecionado, o grau de esterço da direção, as coordenadas geográficas, altitude em relação ao nível do mar, entre outras.

O modelo possui ainda sensores frontais e traseiros, câmera de ré com linhas de grade dinâmicas e itens de alta tecnologia, como monitoramento de ponto cego e aviso de colisão frontal com alertas de frenagem ativa. 

A versão Rubicon, assim como as outras do Wrangler, conta ainda com para-brisa dobrável e portas removíveis para a configuração escolha do cliente. Os faróis full LED do Rubicon, além de visual e estilo único, entregam maior visibilidade e segurança ao condutor. 


O Jeep Wrangler Rubicon está disponível nas cores Granite Crystal, Black, Bright White e Punk'n, que é exclusiva da versão.

terça-feira, 28 de abril de 2020

Mercedes-Benz apresenta Sprinter com nova solução para transporte de passageiro, em duas versões por R$ 222.894,00 e R$ 225.749,00






Nova Sprinter Van Passageiro 19+1 com entrada pela porta dianteira conta com vantagens exclusivas para fretamento e turismo. Ideal para quem busca otimização logística, o veículo oferece ainda mais conforto e segurança para o motorista e os passageiros. Veículo é uma das novidades de 2020 e dá continuidade à nova linha Sprinter apresentada no final do ano passado


A Mercedes-Benz lança no mercado brasileiro a nova Sprinter Van Passageiro 19+1 com entrada pela porta dianteira. Dando continuidade à nova linha da Sprinter apresentada no final do ano passado, a marca continua trazendo novidades focadas nos principais interesses do mercado, com novas soluções e configurações de produtos. Nessa versão, o modelo traz ainda mais conforto, segurança, potência, robustez, além de diversos equipamentos de série.

“Com capacidade para 19 passageiros, a Sprinter 19+1 é ideal para quem busca otimização logística, conforto e tecnologia. Com esse produto, oferecemos uma nova solução de mobilidade, principalmente para fretamento e turismo Acreditamos no potencial do mercado brasileiro e continuaremos investindo cada vez mais no segmento de large vans”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor-geral de Vans da Mercedes-Benz.

Além de apresentar todas as características de conforto e bem-estar já conhecidas da linha Sprinter para todos os ocupantes, esta nova configuração oferece a entrada dos passageiros pela porta dianteira, ao lado do motorista, com corredor livre até a última fileira de bancos, permitindo a acomodação mais rápida dos passageiros em seus assentos.

Desta forma, a Sprinter 19+1 apresenta uma nova experiência aos passageiros, incluindo embarque, trajeto e desembarque. 

O veículo contempla ar-condicionado traseiro com difusores multidirecionais, display digital para controle de temperatura, assentos sofisticados que prezam pelo conforto dos passageiros e bagageiro duplo nas laterais da van. Além disso, a versão apresenta ainda altura interna superior a 1,8 metros e portas USB-C em todas as fileiras.

A Sprinter 19+1 com entrada pela porta dianteira conta com diversos equipamentos de série como Assistente de Fadiga, Assistente Ativo de Frenagem, ar condicionado mais eficiente, direção elétrica, piloto automático, Keyless Start, novos compartimentos, ABA e entrada USB-C. Dessa forma, o veículo contém várias tecnologias utilizadas hoje na Europa e todas como itens de série.

Sem restrição de circulação nos centros urbanos e com mais agilidade no embarque e desembarque de passageiros, a versão oferece uma solução ideal para empresas, empreendedores, frotistas e autônomos que precisam transportar até 19 pessoas. Além disso, a Sprinter oferece o melhor custo/benefício de sua categoria, com mais valor agregado aos clientes em tecnologia, interatividade, segurança, conforto e performance.

Sinônimo de tecnologia e segurança
Esta nova versão é equipada com o exclusivo sistema eletrônico de estabilidade ESP adaptativo, que mantém o veículo estável mesmo em curvas acentuadas e manobras de emergência em alta velocidade, trazendo mais segurança para os ocupantes do veículo. 
O veículo também conta com o Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz que identifica objetos estáticos e móveis na via, além de pedestres e ciclistas. Quando a Sprinter se aproxima do veículo à frente, o ABA emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade e evite uma eventual colisão. Caso o condutor não reaja aos sinais de alerta, o sistema reduz a velocidade do veículo e dá início à frenagem emergencial de maneira autônoma, chegando até à parada total, se necessário.

O ABA também reduz os riscos de colisões ou diminui suas consequências, oferecendo um alto nível de segurança para todos a bordo. Além de diminuir o risco de acidentes, o sistema aumenta a disponibilidade do veículo, otimizando a operação de transporte.
O Assistente de Fadiga (Attention Assist), outra tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz no segmento de veículos comerciais leves no Brasil, é um sistema de segurança capaz de reconhecer sinais típicos de sonolência e perda de atenção, indicando ao motorista, por meio de alertas sonoro e visual, a necessidade de fazer uma pausa.
O sistema pode ser desativado, voltando a se ativar novamente assim que o motorista desliga e liga o motor, além de ficar ativo aproximadamente a uma velocidade de 50 km/h. O Assistente de Fadiga oferece assim mais conforto e segurança para o motorista, especialmente quando ele percorre longas distâncias ou dirige à noite. A marca disponibilizará ainda, a partir de julho deste ano, espelhamento para smartphone, MBUX, volante multifuncional e câmera de ré como opcionais.

A Sprinter Van Passageiro 19+1 já está disponível nos concessionários da marca em uma única versão, com seis variações de cores, sendo duas na cor sólida e outras quatro metálicas, pelo preço público sugerido de R$ 222.894,00 e R$ 225.749,00, respectivamente.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Ford estendeu a São Paulo a implantação do aplicativo destinado a oficinas e reparadoras independentes e lançou sua nova página oficial no Mercado Livre, com visual totalmente repaginado




A Ford iniciou a operação do Auto Busca, aplicativo de venda de peças para oficinas e reparadores independentes, na cidade de São Paulo. Considerado uma revolução na área de pós-venda, o app chega à maior cidade do país inicialmente com a concessionária Souza Ramos e, nas próximas semanas, contará também com a Sonnervig, Mix, Navesa, Auto Prime e Studio.

A inovação já está presente em sete cidades do Brasil: Florianópolis, São José (SC), Curitiba (PR), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Brasília (DF), seguindo um programa de expansão nacional.

O Auto Busca traz as facilidades do comércio eletrônico para o setor de reparação automotiva independente. Ele combina a garantia de qualidade e procedência de uma grande marca à rapidez na entrega e facilidade de pagamento, requisitos essenciais no trabalho desses profissionais, especialmente no atual momento de restrições de circulação.

Junto com o lançamento do aplicativo em São Paulo, a Ford promove a ampliação do seu portfólio, com 1.400 novos itens. Assim, ele passa a oferecer mais de 4.100 peças de reposição para veículos da marca fora do período de garantia, especialmente dos modelos Fiesta, Ka e EcoSport, que representam a maior parcela do parque circulante da marca.

Na lista estão itens de alto giro, como: aditivos de radiador, amortecedores, baterias, componentes de suspensão, discos e pastilhas de freio, embreagens, filtros, óleos para motor, palhetas e velas de ignição. O aplicativo conta ainda com a linha Omnicraft, com mais de 100 peças aplicáveis também a veículos de outras marcas.

“A fase piloto foi importante para aprimorarmos o Auto Busca, com a participação das oficinas independentes e das concessionárias Ford. A chegada a São Paulo, com mais de 5.000 oficinas independentes, é mais um passo importante para a consolidação e expansão dessa solução inovadora, que faz parte da transformação digital do pós-vendas da Ford”, diz Verônica Carmelini, supervisora de Marketing e Comunicação de Serviço do Cliente da Ford.


Funcionalidade
Como promoção de lançamento, a Ford está oferecendo cupons de desconto às oficinas e reparadores nas primeiras compras, para que possam experimentar a funcionalidade da tecnologia.

Ao fazer compras pelo Auto Busca, o reparador tem a garantia de encontrar somente produtos de qualidade, com preços e condições que podem ser comparados entre as concessionárias da Rede Ford. O pagamento pode ser feito em até 12 vezes no cartão de crédito ou por boleto bancário, por meio do Pagar.me. A entrega é realizada em parceria com a Loggi, que localiza o entregador mais próximo e permite o acompanhamento do pedido em tempo real.

Além disso, com o Auto Busca os reparadores têm acesso às informações do catálogo de peças da Ford para conferir a especificação de cada item e evitar compras erradas. No site Reparador Ford (www.reparadorford.com.br) os reparadores podem verificar se o CEP da oficina já é atendido pela plataforma.

Mercado Livre

A Ford lançou sua nova página oficial no Mercado Livre, com visual totalmente repaginado para facilitar a consulta e aquisição de peças de reposição e acessórios para seus veículos – https://www.mercadolivre.com.br/ofertas/ford-acessorios. A marca é a primeira do segmento a adotar esse padrão inovador, inspirado nas empresas líderes de tecnologia, como parte da sua estratégia de crescimento no comércio eletrônico.

“A Ford é a primeira montadora a adotar esse formato, que visa a elevar a atratividade do nosso ambiente virtual para que os clientes possam identificar facilmente os principais produtos e sintam-se mais confortáveis e confiantes em fazer negócio virtualmente”, diz Verônica Carmelini, supervisora de Marketing e Comunicação de Serviço ao Cliente da Ford.

Segundo a executiva, esse investimento ganha ainda mais importância no contexto atual, em que o e-commerce torna-se um grande aliado das concessionárias para atender os clientes. “A previsão é que essa modalidade de vendas crescerá quatro vezes mais que o varejo tradicional até 2023”, destaca.

Criado em janeiro do ano passado, o canal oficial da Ford no Mercado Livre conta hoje com mais de 50 mil anúncios publicados, com produtos que incluem desde filtros de óleo, óleos para motor, pastilhas de freio, amortecedores e pneus até correias, válvulas, embreagens e faróis.

Por meio dele, os consumidores podem encontrar num só local ofertas de produtos das marcas Ford, Motorcraft e Ominicraft em todas as regiões do Brasil, com preços competitivos e garantia. “Por ser uma loja oficial, os clientes têm a segurança de comprar produtos originais diretamente das concessionárias Ford, com garantia de qualidade e entrega”, completa Verônica.

Esta é mais uma inovação na área de pós-vendas da marca, que também foi a primeira a usar a tecnologia de óculos de realidade aumentada. Com essa ferramenta, os engenheiros da fábrica podem tirar dúvidas dos técnicos das concessionárias remotamente, em tempo real, para agilizar a execução dos serviços.

Consumidor pode comprar carro da Chevrolet sem sair de casa




Operação Virtual Chevrolet permite ao interessado acessar  online as ofertas disponíveis nas lojas, escolher entre as opções de pagamento para negociar com um consultor, que pode oferecer uma avaliação digital do usado do cliente e um test-drive delivery. São várias condições especiais de pagamento, como financiamento com a primeira prestação para 120 dias, descontos especiais para veículos em estoque e o serviço Parcela Protegida, que garante a quitação de prestações em caso de desemprego, por exemplo


São Caetano do Sul - A Chevrolet está oferecendo condições especiais e ampliando serviços de comércio online para aqueles consumidores que estão interessados ou precisam trocar de carro neste momento.

A Operação Virtual Chevrolet é a melhor opção para comprar um automóvel sem sair de casa e conta com o suporte das mais de 500 concessionárias da marca no país, permitindo uma ampla abrangência nacional.

A experiência de compra online é bastante prática, pois permite que toda a operação seja feita de forma digital. Essa opção está disponível até mesmo em localidades onde as concessionárias Chevrolet estão autorizadas a seguir funcionando normalmente.

"É impressionante como uma pandemia da magnitude da que estamos enfrentando tem a capacidade de mudar nossos hábitos de maneira geral, incluindo os de consumo. Estou certo que sairemos dessa crise mais digitais do que nunca. Vamos, como consumidores, demandar isso das empresas e marcas com as quais nos relacionamos. A crise apenas acelerou esse processo", diz Hermann Mahnke, diretor executivo de Marketing da GM América do Sul.

"A transação da compra de um carro caminha para ser totalmente digital e, ter a possibilidade de viabilizar um financiamento de forma online é outro tremendo passo. Em tempos de pandemia, a Operação Virtual Chevrolet oferece uma opção segura aos nossos consumidores e colaboradores", completa.

Como procede o processo de compraO primeiro passo é acessar o site chevrolet ou o site ofertaschevrolet onde o consumidor pode conhecer mais sobre o produto e consegue fazer uma espécie de tour pelo showroom virtual de ofertas e condições especiais de pagamento.

Em seguida, o interessado responde qual canal prefere ser contado para a conclusão do processo de compra - por telefone, Whatsapp ou mesmo e-mail. Esta etapa é conduzida por consultores especialistas, capazes até de realizar uma avaliação virtual do carro usado do cliente, se o bem for entrar na troca.

Dependendo da localidade, há também opção do test-drive delivery. O próprio consultor pode levar o automóvel ao interessado para uma experimentação, seguindo todos os protocolos legais, de segurança e assepsia recomendados pelas autoridades. A entrega do veículo após a compra também segue este mesmo procedimento.

Condições especiais
A Operação Virtual Chevrolet foi pensada para oferecer mais praticidade e também mais fácil acesso aos produtos da marca com ofertas e condições especiais de pagamento.

Os descontos passam de R$ 11 mil para determinados modelos em estoque. Em relação a planos de financiamento, a empresa criou um exclusivo, que permite entrada mínima de 20% com a primeira parcela do financiamento para 120 dias.

Outra novidade é o serviço chamado de Parcela Protegida, que garante a quitação automática de quatro prestações consecutivas em caso de imprevistos, como a perda de emprego de profissionais assalariados.

Confira alguns exemplos de modelos da linha 2020:
- Financiamento com a primeira parcela para 120 dias

Novo Onix Turbo Automático
À vista: R$ 57.090

Entrada: R$ 29.360 (50%)

Prestações: R$ 899 para o plano de 45 meses

- Financiamento com taxa zero

Cruze LT Turbo Automático
À vista: R$ 96.690

Entrada: R$ 58.590 e saldo restante em até 18 meses

- Descontos especiais para compra à vista

S10 High Country Turbo Diesel 4x4 Automática
De R$ 205.090 por R$ 193.990

Mustang Mach-E é a menina dos olhos da vez da Ford



Ele não tem um ronco que agrida os ouvidos nem usa uma gota de combustível, mas foi projetado para “destruir” nas corridas de quarto de milha, com mais de 1.400 cv de potência e mais de 152 kgfm de torque instantâneo. Pela primeira vez na história, a Ford Performance criou um dragster Mustang Cobra Jet de fábrica com propulsão totalmente elétrica­ – veja o teaser.

Alimentado por bateria, o protótipo Mustang Cobra Jet 1400 foi especialmente projetado para corridas de arrancada, com tempo na faixa de 8 segundos e velocidade de mais de 270 km/h, mostrando o que um trem de força elétrico é capaz de entregar em um dos ambientes mais exigentes de competição.

“A Ford sempre usou o automobilismo para mostrar inovação”, diz Dave Pericak, diretor global da Ford Icons. “A propulsão elétrica nos dá um tipo de desempenho totalmente novo e o Cobra Jet 1400 é um exemplo de como levar essa nova tecnologia ao limite. Estamos empolgados em mostrar o que é possível fazer neste ano em que também temos o Mustang Mach-E elétrico se juntando à família Mustang.”


Depois da estreia do SUV Ford Mustang Mach-E – o primeiro Mustang totalmente elétrico –, o protótipo Mustang Cobra Jet 1400 é outra oportunidade de avançar na tradição e desempenho da linha, incorporando algumas das tecnologias mais avançadas dos futuros sistemas de propulsão da Ford.

O Mustang Cobra Jet 1400 também homenageia o Cobra Jet original, que dominou as provas de arrancada no final da década de 1960 e ainda hoje é uma força importante no esporte.

“Esse projeto foi um desafio para todos nós na Ford Performance, um desafio que gostamos de enfrentar”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports. “Vimos o projeto do Cobra Jet 1400 como uma oportunidade de começar a desenvolver motores elétricos para carros de corrida, nos quais temos muita experiência, então tínhamos referências de desempenho que queríamos igualar e superar. Foi um projeto fantástico de se trabalhar e esperamos que seja o primeiro de muitos que virão na Ford Performance Motorsports.”

A Ford Performance continua a testar o Cobra Jet 1400 antes da sua estreia mundial ainda este ano, numa prova de arrancada onde os fãs, a mídia e os concorrentes poderão ver o que ele é capaz de fazer no asfalto.


Para otimizar o projeto, a Ford Performance se juntou a vários fornecedores especializados, como a MLe Racecars (projeto, construção, integração e calibração de veículos), Watson Engineering (suporte e desenvolvimento de chassi e gaiolas de proteção), AEM EV (software, controles e calibração de motor) e Cascadia (fornecedora de inversores e motores).

domingo, 26 de abril de 2020

Audi em Casa: ação digital promove diálogos entre embaixadores da marca





São Paulo, 24 de abril de 2020 – A Audi do Brasil inicia na sexta-feira, 24, a ação digital Audi em Casa. Composta por uma série de quatro lives no Instagram e artigos no LinkedIn, a campanha promoverá entretenimento com conteúdo informativo para seguidores, clientes e fãs da marca nas mídias sociais. Os embaixadores da Audi serão os protagonistas dos diálogos que abordarão temas que já são de interesse dos clientes atuais e potenciais como sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e esporte.

 

As lives acontecerão todas as sextas-feiras, às 16h, no Instagram da Audi do Brasil (@audibr). As transmissões ao vivo contarão com a presença da dois participantes: um mediador, pelo Instagram da Audi do Brasil (@audibr), e um convidado, que participará por sua conta individual da mesma plataforma. Após a live, o convidado da semana publicará um artigo sobre o tema no LinkedIn da marca.

Os embaixadores da marca Alex Atala, como mediador, e Isabelle Drummond, como convidada, estrearão a campanha na sexta-feira, 24, para uma conversa sobre empreendedorismo e impacto social. Na mesma data, um artigo assinado por Isabelle Drummond será publicado no LinkedIn da Audi do Brasil.

Cláudio Rawicz, diretor de comunicação da Audi do Brasil, lembra que “no início da quarentena criamos a hashtag #DeixeSeuCarroNaGaragem, mas queríamos ter uma outra forma de manter a relação da marca com nossos clientes neste momento em que eles não estão acelerando seus Audi. Daí surgiu a ideia da iniciativa”.

O gerente de marketing da marca, Marcio Avolio, complementa: “ao promover conteúdo de qualidade, com assuntos relevantes ao público, poderemos levar entretenimento e reflexão durante o período de quarentena e também trabalhar na mudança que queremos para nossa sociedade”.

Na avaliação do embaixador e chef Alex Atala, a transformação da sociedade rumo a um pensamento mais sustentável não é recente. Ele acredita que essa transformação vem se estruturando desde antes dessa crise e ganhará ainda mais força com o cenário atual. 

O chef já vem promovendo, nos últimos anos, esta discussão em fóruns relacionados ao alimento e se sentiu honrado em poder ampliar este diálogo com a Isabelle por meio desta iniciativa da Audi.

Para a atriz, empreendedora e embaixadora Isabelle Drummond, convidada da primeira live, “neste momento, é ainda mais importante intensificarmos esse espaço de diálogo com o público. 

A saúde é o assunto do momento e devemos dar atenção a ela, mas também precisamos discutir o que queremos para o futuro da sociedade e do planeta. Conversar sobre sustentabilidade e ações que podem mudar o mundo é fundamental para sairmos do período de distanciamento com planos definidos rumo a atitudes mais sustentáveis”.

#DeixeSeuCarroNaGaragem e #AudiJuntos
Apenas alguns dias após a confirmação da transmissão sustentada do coronavírus e do início do distanciamento social no Brasil, a Audi do Brasil lançou a campanha digital #DeixeSeuCarroNaGaragem, com o objetivo de incentivar as pessoas a, se possível, ficarem em suas residências e saírem apenas quando necessário. 

Assim, as ruas também ficam livres para quem realmente precisa sair. Inúmeros clientes, fãs, colaboradores da marca e jornalistas aderiram à campanha e postaram fotos de seus carros na garagem.

hashtag #AudiJuntos foi divulgada alguns dias depois, em conjunto com uma série de imagens das quatro argolas se distanciando, com o objetivo de fortalecer a mensagem do isolamento social.

Grupo Volkswagen Argentina comemora 40 anos no país





O Grupo Volkswagen Argentina possui fábricas em Pacheco e Córdoba e emprega mais de 5 mil pessoas.
. Em 2019, terminou como líder em vendas pelo 16º ano consecutivo e atingiu os marcos de produção de 1,5 milhão de unidades produzidas em Pacheco e 14 milhões de transmissões produzidas em Córdoba.
. Atualmente, o grupo está investindo mais de 800 milhões de dólares no país, o que mostra sua confiança e compromisso com a Argentina.


O Grupo Volkswagen Argentina comemora 40 anos de presença no país, apostando na indústria nacional argentina com presença em cada província do país por meio de uma ampla rede de concessionários oficiais. 

Em 2019, terminou como líder em vendas pelo 16º ano consecutivo no país, graças à excelente aceitação de suas marcas Volkswagen, VW Caminhões e Ônibus, Audi e Ducati. O Grupo possui fábricas em Pacheco, onde produz a picape Amarok que é exportada para diferentes destinos ao redor do mundo, e Córdoba, onde são produzidas caixas de transmissão 100% para exportação.

"É um orgulho fazer parte dessa grande família, com colaboradores que nos acompanharam desde o início, outros que ingressaram nos tempos da Autolatina e muitos que começaram a trabalhar nos últimos anos. A Argentina tem um vínculo estreito com a nossa marca, foi o 8º país fora da Alemanha onde a VW decidiu produzir veículos, fabricamos mais de 10 modelos localmente, muitos deles ícones da indústria automotiva nacional. A Argentina é um país com grandes fãs de nossa marca, em que somos líderes por 16 anos consecutivos e onde continuamos a investir e produzir com o futuro em mente", Thomas Owsianski, Presidente e CEO do Grupo Volkswagen Argentina.

Atualmente, o Grupo Volkswagen Argentina está em processo de modernização de suas plantas de produção, graças a um investimento de mais de 800 milhões de dólares. O referido investimento confirma o forte compromisso que o Grupo Volkswagen tem com a República Argentina e garante a sustentabilidade das fábricas em Pacheco e Córdoba.

Um investimento de US$ 650 milhões será destinado à fábrica de Pacheco para a implementação da nova plataforma global MQB A, onde será produzido o novo SUV Projeto Tarek e uma nova cabine de pintura a água, a primeira e única no país que possui tecnologia Primerless + à base de água, que permite uma economia média de 80% no consumo de água, energia e uma redução substancial na emissão de partículas.

Um total de US$ 150 milhões foi alocado na fábrica de Córdoba para a produção de uma nova caixa de transmissão MQ281 de 6 velocidades. Essa transmissão será 100% para exportação para a Europa e começará a ser produzida durante o primeiro semestre deste ano.

Ambos os projetos implicam um salto tecnológico no nível do produto e no processo produtivo que oferece maior flexibilidade para a produção de novos modelos, o que garantirá a sustentabilidade de nossas plantas nos próximos anos.

Os primeiros passos
A Volkswagen iniciou suas operações na Argentina em 1980, com a aquisição da Chrysler Fevre Argentina e as duas fábricas em San Justo e Monte Chingolo, Buenos Aires. Até aquele ano, a Volkswagen produzia em sete países além da Alemanha, e a Argentina foi o oitavo. 


O clássico VW 1500 foi produzido no país, incorporando novas técnicas de fabricação, tornando-se a primeira empresa a usar o sistema de proteção anticorrosiva e controle de qualidade de cataforese, ganhando reconhecimento e prestígio. Além disso, a Volkswagen começou a importar modelos diferentes, incluindo o ícone da marca VW Fusca e VW Passat.

Desde a sua criação na Argentina, a Volkswagen aposta na indústria nacional; em 1982, apresentou a linha de utilitários, entre as quais a Kombi e a Boxcar. Em 1983, foram lançados o VW Gacel (Voyage no Brasil) precedido pelo VW Carat e Senda, que mostrou uma nova gama de modelos com excelente aceitação no mercado argentino.

De 1987 a 1994, a Volkswagen firmou uma joint venture estratégica com a Ford, na qual criou a Autolatina e transferiu suas operações para o Centro Industrial General Pacheco. 


Foram comercializados modelos de sucesso como o VW Gol, o modelo mais vendido na história do país, o VW Saveiro que incorporou a marca no segmento de Veículos Comerciais Leves e o VW Quantum. Em meados de 1994, Ford e Volkswagen tomaram a decisão de dissolver a Autolatina e, assim, as operações do Grupo Volkswagen Argentina começaram.

Construindo a indústria nacional
Em 1995, foi inaugurado a fábrica de Pacheco do Grupo Volkswagen Argentina, com produção em série da segunda geração do Gol, das quais 190.511 unidades foram produzidas até 2003. 


Em 1996, o Polo Classic foi lançado, primeiro com motor a diesel e posteriormente Naftero e Caddy, dos quais um total de 287.350 veículos foram produzidos até 2008. Nesse mesmo ano, começou a produção do Fox de cinco portas, dos quais 10.780 veículos foram fabricados até 2010. 

De 2006 a 2019, foram produzidas 442.712 unidades de Suran (Spacefox no Brasil), um modelo de muito sucesso no mercado local que ainda está presente entre os 20 carros mais vendidos no país.

Em 2009, foi iniciada a produção da Amarok, a primeira picape do grupo em todo o mundo. Este projeto é muito importante para a fábrica de Pacheco, pois mostra a excelente qualidade dos produtos do Grupo Volkswagen Argentina, que foi selecionada entre as mais de 60 plantas de produção da marca Volkswagen no mundo para realizar um dos projetos mais inovadores do momento. 


Atualmente, mais de 568 mil Amarok já foram fabricadas, sendo o modelo com o maior número de unidades produzidas na fábrica de Pacheco. Atualmente, a fábrica possui mais de 3.800 funcionários e a Amarok está sendo produzida para mais de 35 destinos no mundo.

Por sua vez, em 1996 foi inaugurada a fábrica de Córdoba, que desde então mantém uma atividade de exportação acentuada. Atualmente, a unidade possui mais de 1.500 funcionários e exporta toda a sua produção. 


A fábrica possui três plantas de produção, o MQ 200 A; o MQ 200 B e o MQ 250. Possui uma média de produção anual de 609 mil transmissões por ano. Da mesma forma, é importante destacar que é uma das oito fábricas do Grupo Volkswagen no mundo que produz caixas de transmissão. 

Seu excelente nível de qualidade, a aplicação permanente de sistemas e processos de produção ajustados aos padrões internacionais; a aptidão profissional de seus empregados e o apoio constante de fornecedores constituem um conjunto de reputação marcante que permite que ela seja posicionada como a mais importante fábrica da Volkswagen fora da Europa.

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Coluna Fernando Calmon


Coluna                          
Fernando Calmon 

Nº 1.094 — 23/4/20





VW Nivus estreia na
última semana de junho


Primeiro SUV compacto em estilo cupê, projetado e fabricado no Brasil, está sendo revelado aos poucos. Posso antecipar com exclusividade que será na última semana de junho.

O cronograma original de sete etapas foi mantido desde quando se falou do carro oficialmente, na Alemanha, em agosto do ano passado. 

Em dezembro se apresentou um esboço, em março último um filme teaser do seu interior, na semana passada revelaram-se alguns dados básicos acompanhados de fotos com disfarce que podiam ser “limpas” por especialistas em estilo. A quinta será no próximo dia 29 sobre o sistema multimídia de alta definição e novos recursos.

Em meados de maio, haverá apresentação estática para a imprensa. Não se sabe se será presencial ou remota por streaming, pois dependerá do cronograma paulistano de liberação de grupos.


O Nivus tem a mesma distância entre eixos do Polo (2,56 m; Tracker, 2,57 m). Trata-se de um modelo totalmente novo e particularmente atraente pelo desenho do teto e equilíbrio de linhas. É 2,7 cm mais alto que o Polo e mais baixo que o T-Cross, na maior parte em razão dos pneus, mas a VW não informou agora o vão livre. 

O balanço traseiro maior permitiu um porta-malas de 415 litros (HR-V, 437 litros). Esse volume excede o do T-Cross com encosto do banco na posição normal. Tampouco antecipou a distância da cabeça dos passageiros no banco traseiro ao teto.

Entre itens exclusivos no segmento de SUVs compactos destacam-se faróis e todas as lanternas de LED, além de controle adaptativo de velocidade de cruzeiro. Há também alerta visual de distância de segurança ao veículo da frente e frenagem emergencial automática a até 50 km/h (no Tracker, 80 km/h). Este equipamento evita boa parte das colisões em tráfego urbano.

Previsões para 2020
estão mais difíceis

O grau de incerteza vem aumentando à medida que a paralisação das atividades econômicas, em níveis diferentes em cada Estado, se estende por mais tempo em razão do isolamento social adotado devido ao novo coronavírus. São Paulo, maior produtor e consumidor de veículos, continuará com a quarentena até 10 de maio, embora alguma flexibilização possa ocorrer.

As vendas de automóveis e caminhões, em abril, devem apresentar um tombo histórico em relação a março. Existem promoções este mês que adiam o início do pagamento das primeiras prestações, sendo que a Fiat assume cinco prestações para o cliente. Não se sabe em que nível as promoções continuarão em maio, pois depende de fôlego financeiro.

A esperança é que alguns Detrans voltem a operar e isso apareça na estatística de emplacamentos do Denatran. Números muitos negativos desanimam os compradores.

O Brasil já enfrentou redução anual de 41% do mercado interno. Foi em 1981 sobre 1980, em razão da disparada do preço dos combustíveis. Agora mesmo com preço do petróleo em queda livre, os três milhões de veículos previstos devem diminuir entre 28% e 38%, segundo três consultorias (Bright, Francisco Mendes e IHS Markit). 

Mas vai se recuperar, com otimismo, em até 20% em 2021.
Esses números terão de ser revisados constantemente, pois dependem de quanto a economia brasileira encolherá este ano, estimado em até 5% e também da inadimplência. Daí as dificuldades das previsões. Cássio Pagliarini, da Bright, acredita em aumento de preços.

“Entendemos que não existe escapatória em razão da valorização do dólar, apesar dos incentivos para eliminar os excessos de estoque. Os usados estão sendo comercializados por concessionárias e lojistas abaixo dos preços históricos para fazerem caixa. Locadoras também devem vender frota subutilizada. Para complicar as coisas, isso aumenta a distância de preço entre novo e usados.”

Este problema do dólar atingirá mais profundamente os últimos lançamentos que incorporam vários itens tecnológicos e também os que virão neste e nos próximos anos. Haverá atrasos no desenvolvimento de novos modelos, pois o dinheiro de investimentos terá de ser realocado para sustentação de empregos e promoção de vendas.

Muitas coisas devem mudar na indústria automobilística mundial, passados os efeitos da pandemia Covid-19. O mais provável é um rearranjo das fontes de produção com diminuição progressiva de concentração na China.

Surge, assim, uma oportunidade boa para o Brasil, por sua indústria de autopeças relativamente diversificada. Com a escalada do dólar frente ao real as autopeças nacionais, antes pouco competitivas, poderão ganhar protagonismo. O problema são os itens de maior conteúdo tecnológico porque a escala de produção é fator determinante do preço final.

Por outro lado, fornecedores de primeiro nível (incluídos os chamados sistemistas) podem dar respostas relativamente rápidas, mas aqueles de segundo e terceiro níveis precisarão de ajuda, independentemente de ações governamentais. 

As próprias fábricas de veículos deverão incentivar alguma produção local de itens mais sensíveis, inclusive os de segurança ativa e passiva, que têm um cronograma obrigatório de implantação dentro do programa Rota 2030.

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