USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA, INCLUSIVE, NO BANCO DE TRÁS DO CARRO. CIRCULE TAMBÉM DE DIA COM OS FARÓIS BAIXOS LIGADOS. SE BEBER, NÃO DIRIJA. ULTRAPASSAGENS IRREGULARES SÃO A GRANDE CAUSA DOS ACIDENTES NAS ESTRADAS. NÃO ULTRAPASSE NUNCA COM FAIXAS CONTÍNUAS. PODERÁ CAUSAR A MORTE DE OUTRAS PESSOAS, A SUA E A DE QUEM FOR NO CARRO COM VOCÊ. TENHA PACIÊNCIA. VIAJE SEMPRE E MUITO E VISITE E CONHEÇA AS BELEZAS TURÍSTICAS DO BRASIL
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quinta-feira, 30 de julho de 2020
Renault tem novo diretor Mundial de Design
O Grupo Renault anunciou a chegada de Alejandro Mesonero-Romanos à equipe mundial de Design do Grupo, a partir de 1º de outubro de 2020. Ele se reportará a Laurens van den Acker, vice-presidente Mundial de Design e membro do Comitê Executivo do Grupo Renault.
“É muito bacana receber Alejandro Mesonero-Romanos na direção mundial de design do Grupo. Seu excelente trabalho é amplamente reconhecido na indústria automotiva e sua experiência adquirida em várias montadoras de automóveis vai fortalecer a nossa equipe. Tenho certeza que Alejandro – que já conhece o Grupo Renault – será de grande ajuda para enfrentar os desafios que nossas marcas terão pela frente”, comentou Laurens van den Acker.
Trajetória profissional
Com 52 anos, Alejandro Mesonero-Romanos era diretor de Design da Seat desde 2011, tendo sido responsável pelo design dos modelos Ateca, Arona e Tarraco, entre outros. Também criou o design da quinta geração do Ibiza e das últimas versões das gamas de modelos Leon, Cupra Formentor e el-Born. Alejandro Mesonero-Romanos recebeu o prêmio Eurostars (Automotive News Europe) na categoria Design, em 2018, pelo trabalho feito na renovação completa da gama de modelos Seat.
Antes de entrar para a Seat, Alejandro Mesonero-Romanos trabalhou na Renault, onde gerenciou vários projetos de design, bem como o departamento de Design Avançado, de 2007 a 2009. Em 2009, passou a ser diretor de design da Renault Samsung Motors, na Coreia do Sul.
De 1994 a 2001, Alejandro Mesonero-Romanos trabalhou no design externo de vários projetos das marcas Seat, Volkswagen, Audi e Lamborghini no Centro de Design do Grupo Volkswagen na Europa.
Nascido em Madri, na Espanha, Alejandro Mesonero-Romanos é formado em design industrial pela ELISAVA – Escola Universitária de Design e Engenharia da Universidade Pompeo Fabra, de Barcelona. O executivo também é mestre em design automotivo pelo Royal College of Art, de Londres.
Coluna Mecânica Online: curso sobre veículos elétricos e híbridos estreia na internet

Curso on-line
sobre Veículos Elétricos e Híbridos estreia na internet
Curso que pode ser realizado on-line passa a ser referência na
abordagem sobre veículos elétricos e híbridos
Pensando nisso, o Mecânica Online®, portal que aborda a mecânica
automotiva através de uma linguagem de fácil entendimento, lança no mês de
julho o Curso Veículos Elétricos e Híbridos, que será totalmente on-line e de
forma dinâmica e interativa.
“É o mais completo curso sobre veículos elétricos e híbridos
oferecido na internet. São 60 capítulos divididos em 262 páginas carregadas de
conteúdo e ilustrações, além de vídeos, logicamente. ”, destaca Tarcisio Dias,
gerente de conteúdo do Mecânica Online®.
A jornada automotiva elétrica inicia através da motorização
convencional, seguindo pela hibridização e propulsão elétrica. Bateria,
autonomia, custos, tipos de veículos elétricos, células de combustível e
segurança, entre outros conteúdos, são apresentados no curso. Dividido em
unidades, o curso tem provas e certificado após sua conclusão.
Outra vantagem de participar do curso é o seu baixo
investimento. Qualquer curso sobre veículos elétricos na internet custa 100,
200 reais. Por se tratar de novidade, os poucos lugares que oferecem esse
conteúdo cobram um custo relativamente alto de investimento por esse
conhecimento.
O Mecânica Online® busca ampliar a propagação do assunto
“Veículos Elétricos” e, por isso mesmo, oferece uma condição de investimento
muito inferior quando comparada com o mercado e, principalmente, pelo conteúdo
e forma de apresentação. E ainda tem mais! Quem realizar sua matrícula no mês
de lançamento consegue uma condição ainda mais interessante.
Veículos elétricos
O brasileiro algumas vezes tem uma tendência de achar que tudo acontece lá fora, mas aqui vai demorar mais para chegar. E você não pode dizer que não foi avisado: o veículo elétrico não vai chegar ao Brasil. Ele já chegou! É isso mesmo! Já temos modelos elétricos e com certeza essa oferta só vai aumentar com o passar dos anos.
O brasileiro algumas vezes tem uma tendência de achar que tudo acontece lá fora, mas aqui vai demorar mais para chegar. E você não pode dizer que não foi avisado: o veículo elétrico não vai chegar ao Brasil. Ele já chegou! É isso mesmo! Já temos modelos elétricos e com certeza essa oferta só vai aumentar com o passar dos anos.
O motivo é simples: eficiência energética em todos os
sentidos, a começar pelo custo do valor do quilômetro rodado, além da
simplicidade construtiva de um motor elétrico, em relação a um motor a
combustão.
E o pós-venda? Quase nenhum. O veículo elétrico necessita de
pouca manutenção e o rendimento do motor elétrico é diretamente proporcional,
ou seja, o torque máximo está disponível logo no primeiro momento, permitindo
uma dirigibilidade mais ágil.
O apelo junto ao meio ambiente também existe, graças à redução
nas emissões, mas tudo vai depender da forma de geração da energia, para que
essa afirmativa possa ficar ainda melhor.
Sem dizer que a maneira de funcionar silenciosamente e as
demais tecnologias que podem ser implementadas vão nos permitir conhecer
veículos mais eficientes, inteligentes, seguros e duráveis.
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Investimento: R$ 79,90 – No mês de lançamento: R$ 69,90
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Desenvolvimento do Automóvel
A história do automóvel revela o resultado
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para permitir ao homem ir mais longe.
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Os sistemas elétricos do automóvel desde a teoria
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motor de combustão interna (MCI), três cilindros, motores diesel, híbridos e
multicombustíveis, gerenciamento do motor, sistemas de injeção eletrônica,
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segurança e tecnologia.
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híbrido flex, baterias e super capacitores, carros elétricos, motor elétrico,
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motores alimentados por hidrogênio, célula de combustível de óxido sólido,
custo por quilômetro rodado, cenários de riscos, alta tensão, Volt e o veículo
elétrico brasileiro.
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Coluna Fernando Calmon: S10 e Peugeot 208
Fernando Calmon
Nº 1.107 — 30/7/20
AVANÇOS DE SEGURANÇA
E
CONECTIVIDADE NA S10
Faz 25 anos que a GM criou o segmento de picapes médias com
a S10. Produziu um milhão de unidades, 25% delas exportadas. Agora, no modelo 2021, introduziu mudanças na topo de linha High
Country para que se diferencie das demais de forma explícita.
São novos os
seguintes itens nas versões mais caras: grade, para-choque (aumentou o ângulo
de ataque de 27 para 29 graus), lanternas (as traseiras com LED), faróis (agora
de LED), luz de rodagem diurna, rodas de 18 pol. pintadas de preto, estribo e arco
de segurança (“santantônio”).
A marca Chevrolet está estampada na grade e até a
tradicional “gravata” símbolo da marca foi deslocada, pela primeira vez, do
centro para a lateral esquerda e com dimensões reduzidas, apenas nesta versão.
A caçamba não mudou e permanece como a maior da categoria (1.329 litros).
As versões LS, LT, LTZ e High Country, todas a diesel de cabine
dupla e 4x4, mantiveram os preços de R$ 169.200, R$ 187.590, R$ 206.190 e R$ 213.290,
respectivamente. Continua a versão cabine dupla com motor flex por R$ 125.390
(câmbio manual e 4x2). Seis airbags são de série a partir de agora em toda a
gama e houve reforços estruturais no veículo (ganho de 20%).
Grande salto em segurança ativa foi a frenagem autônoma de
emergência que funciona entre 8 e 80 km/h, independentemente da ação do
motorista. O sistema é capaz de aplicar força máxima nos freios, mesmo que o
motorista não perceba a iminência ou a gravidade de uma possível colisão.
A
novidade é a câmera de monitorização no alto do para-brisa. Ela percebe o risco
de atropelamento de pedestre e faz aplicar os freios, o que não acontece com hatches
e SUVs compactos recém-lançados como Onix e Nivus, por exemplo.
A nova S10 recebeu câmera de ré de alta definição e zoom ativado
por um botão para facilitar o engate de reboque por meio de uma linha-guia
específica.
Conectividade subiu para nível 4, o maior hoje disponível
entre veículos do segmento. Além de roteador Wi-FI e internet a bordo que estrearam
no Cruze em 2019, há o sistema de concierge OnStar.
É possível, ainda, projetar
sem necessidade de cabos Android Auto e Apple CarPlay diretamente para o sistema
multimídia com tela tátil de 8 pol. Introduziu-se também GPS nativo e disponibilidade
de baixar aplicativos como os de previsão do tempo.
O sistema continua gratuito
por três meses, mas depois há necessidade de adquirir um plano de dados. É a
única picape a oferecer esse pacote mais completo de conectividade no mercado
brasileiro.
Para as picapes, que têm grande participação no agronegócio
e percorrem longas distâncias, o sistema de uma segunda conta de celular é mais
atraente em relação a automóveis. A antena amplifica em até 12 vezes, segundo a
GM, o alcance e a estabilidade do sinal 4G em relação aos smartphones.
O motor diesel recebeu novo turbocompressor para melhorar respostas
em baixas rotações, porém potência e torque se mantiveram: 200 cv e 51 kgfm.
Aceleração informada de 0 a 100 km/h é de 10,1 s (0,2 s melhor que antes). Consumo
de diesel teve ganho entre 3% e 10%, em função de diferentes condições de uso.
ESTILO É PONTO FORTE
DO NOVO PEUGEOT 208
Lançado na Europa em outubro do ano passado, a segunda
geração do Peugeot 208 foi planejada para chegar ao Brasil apenas cerca de seis
meses depois, porém a pandemia provocou atraso de três meses. Projetado sobre a
arquitetura CMP, a mais atual do grupo francês (em processo de fusão com a FCA
para formar o Stellantis), conquistou o título de Carro do Ano 2020 na Europa.
O modelo atrai por seu desenho arrojado e que se destaca entre hatches
compactos.
Em fevereiro último, um grupo de jornalistas participou de
uma missão de rodagem secreta na Argentina, onde o carro passa a ser fabricado.
Estive lá e constatei que a evolução sobre o atual 208 foi bem marcante, em
especial quanto ao comportamento em curvas e à estabilidade direcional.
Menos no motor, pois se esperava uma versão turbo do atual
tricilindro de 1,2 L que no mercado europeu entrega 100 ou 139 cv. No entanto,
como esse motor teria que ser importado, haveria impacto direto sobre o preço a
ser anunciado só em 4 de agosto (estimativa de R$ 65.000 a R$ 85.000, fora
opcionais).
Aqui se manteve o veterano quatro-cilindros, EC5M flex produzido em
Porto Real (RJ), de aspiração natural, 1,6 L e 118 cv (etanol), que acoplado
sempre a uma caixa automática de seis marchas, deixa algo a desejar em relação
a concorrentes como Polo e Onix, ambos turbo, sendo que o HB20 aspirado entrega
130 cv.
A Peugeot importará da França o elétrico 208 e-GT, de 136
cv. Lá ele custa 60% a mais que a versão de topo Allure.
O interior é aconchegante com teto solar panorâmico e inclui
o inédito quadro de instrumentos com tecnologia holográfica em 3D, carregamento
por indução do celular (só na versão de topo) e projeção (com cabo) de Android
Auto e Apple CarPlay. O porta-malas encolheu 20 litros (agora, 265 litros),
embora um dos rivais, o líder Onix, só tenha 10 litros a mais.
_____________________________________________________________________________
www.fernandocalmon.com.br
IVECO é a primeira montadora a homologar um caminhão a gás para produção na Argentina
A IVECO, marca da CNH Industrial, é a primeira montadora da Argentina a ter o certificado de homologação para fabricar caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC), com a licença (LCM - Model Configuration License) para o Tector 160E21.
A marca, que com o lançamento de sua linha "Natural Power", se posicionou como a primeira fabricante a promover combustíveis alternativos na Argentina, agora está capacitada para fabricar seu novo Tector GNC.
"Com uma história de mais de 20 anos desenvolvendo e comercializando veículos movidos a energia limpa na Europa, estamos orgulhosos de poder aplicar essa experiência e tecnologia na Argentina, um país com um grande potencial em termos de desenvolvimento de energia", afirmou Márcio Querichelli, líder da IVECO na América do Sul.
A nova configuração do produto oferecerá desempenho equivalente aos caminhões movidos a diesel, com menor emissão de gases poluentes e de ruído, e também terá uma redução de custos de até dois terços em relação aos modelos movidos a combustíveis fósseis.
“O Tector GNC será uma das inovações de produção em nosso Polo Industrial em Ferreyra, na província de Córdoba, que retomará as atividades em agosto. Esta novidade acompanhará toda a nossa linha fabricada na Argentina, variando de veículos médios a caminhões extrapesados", afirmou Querichelli.
O caminhão será o primeiro integrante da linha “Natural Power” a ser produzido no país sul-americano. A versão 160E21 tem tração 4x2 e é impulsionada pelo motor NEF 6, ciclo OTTO da FPT Industrial, com 210 hp e 750 Nm de torque.
“Nossos especialistas realizaram uma série de testes exaustivos para obter a certificação e alcançar o objetivo final de fabricar o primeiro caminhão movido a GNC na Argentina. Essa foi uma conquista importante para a marca que contribuirá para o desenvolvimento do país e da região no que diz respeito à sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, afirmou Querichelli.
O veículo possui seis tanques de GNC, cada um com 80 litros de volume, o que permite um alcance de aproximadamente 300 quilômetros de autonomia, oferecendo potência e um baixo nível de emissões gasosas e sonoras.
Além disso, possui suspensão parabólica dianteira, caixa de câmbio mecânica de seis marchas e banco do motorista com suspensão pneumática. Destaque ainda para o interior moderno e ergonômico com a alavanca de transmissão integrada ao painel.
quarta-feira, 29 de julho de 2020
Nova rodada de crédito para o turismo dá força ao setor durante a retomada. Recursos do Fungetur estão disponíveis para atividades econômicas relacionadas ao turismo
Com o objetivo de auxiliar as empresas que atuam em atividades econômicas relacionadas ao turismo, durante a retomada do setor, foi liberada a segunda rodada de captação de crédito via Fundo Geral do Turismo – Fungetur, com a parceria da AgeRIO e da Secretaria de Estado de Turismo. O Fundo, vinculado ao Ministério do Turismo, recebeu aporte de R$ 5 bilhões através da Medida Provisória 963.
Os recursos podem ser pleiteados por pessoas jurídicas e empresários individuais prestadores de serviços turísticos, elencados no art. 21 da Lei 11.771/2008, desde que façam parte do Cadastur.
Caso o profissional ou a empresa não estejam cadastrados, basta acessar o site https://cadastur.turismo.gov.br/ e realizar o registro.
O crédito poderá ser solicitado no site da Agência Estadual de Fomento – AgeRIO, através do link www.agerio.com.br/fungetur.
Em seguida, o agente financeiro vai realizar a análise de risco e aprovação do volume de recurso pleiteado.
Segundo Adriana Homem de Carvalho, secretária de estado de Turismo do Rio de Janeiro, é uma oportunidade importante neste recomeço do setor.
- Sabemos das dificuldades enfrentadas por todos os profissionais e empresários do turismo, um dos setores mais atingido pela pandemia. Entre os objetivos da liberação do crédito do Fungetur estão buscar a melhoria da infraestrutura turística, capital de giro, a geração de renda e o aumento da oferta de empregos diretos e indiretos, visando o desenvolvimento turístico e a redução dos impactos causados pela Covid-19. Tenho certeza de que este pode ser o pontapé inicial da retomada desses empresários – destaca Adriana.
Financiamento em três categorias
O Fungetur separou três categorias entre as possibilidades de financiamento: Aquisição de Bens (compra de máquinas e equipamentos diversos) ao qual as empresas poderão solicitar até R$ 10 milhões; Capital Fixo (obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma) até R$ 10 milhões e Capital de Giro (recursos de capital de giro para o dia-a-dia) até R$ 30 milhões.
– A AgeRIO tenta desburocratizar ao máximo as solicitações com objetivo de facilitar o processo. No nosso site há todas as informações disponíveis para deixar tudo mais ágil. Vale ressaltar ainda, que nós temos uma concentração muito grande da nossa carteira de clientes voltada, exclusivamente, para o setor turístico – ressalta o presidente da AgeRIO, Alexandre Rodrigues.
Entre as medidas determinadas pelo Fungetur estão a redução do teto de encargos de projetos (obras civis) e capital de giro de 6% e 7% para 5%a.a + INPC e o aumento da carência para capital de giro de 6 para 12 meses, com suspensão do pagamento de juros por 6 meses, devendo o saldo ser capitalizado.
Segundo Adriana Homem de Carvalho, secretária de estado de Turismo do Rio de Janeiro, é uma oportunidade importante neste recomeço do setor.
- Sabemos das dificuldades enfrentadas por todos os profissionais e empresários do turismo, um dos setores mais atingido pela pandemia. Entre os objetivos da liberação do crédito do Fungetur estão buscar a melhoria da infraestrutura turística, capital de giro, a geração de renda e o aumento da oferta de empregos diretos e indiretos, visando o desenvolvimento turístico e a redução dos impactos causados pela Covid-19. Tenho certeza de que este pode ser o pontapé inicial da retomada desses empresários – destaca Adriana.
Financiamento em três categorias
O Fungetur separou três categorias entre as possibilidades de financiamento: Aquisição de Bens (compra de máquinas e equipamentos diversos) ao qual as empresas poderão solicitar até R$ 10 milhões; Capital Fixo (obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma) até R$ 10 milhões e Capital de Giro (recursos de capital de giro para o dia-a-dia) até R$ 30 milhões.
– A AgeRIO tenta desburocratizar ao máximo as solicitações com objetivo de facilitar o processo. No nosso site há todas as informações disponíveis para deixar tudo mais ágil. Vale ressaltar ainda, que nós temos uma concentração muito grande da nossa carteira de clientes voltada, exclusivamente, para o setor turístico – ressalta o presidente da AgeRIO, Alexandre Rodrigues.
Entre as medidas determinadas pelo Fungetur estão a redução do teto de encargos de projetos (obras civis) e capital de giro de 6% e 7% para 5%a.a + INPC e o aumento da carência para capital de giro de 6 para 12 meses, com suspensão do pagamento de juros por 6 meses, devendo o saldo ser capitalizado.
As instituições financeiras credenciadas são a AgeRIO – RJ e CEF - Nacional. Para mais informações sobre o crédito para turismo e sobre a necessidade do Cadastur, acesse https://bit.ly/2ZE9V4c
Conselho debate a medida
Na sexta-feira (24/6) as novas possibilidades de crédito para o Turismo, via Fungetur, foram apresentadas na reunião do Conselho Estadual de Turismo. Na ocasião, lideranças e representes do trade turístico debateram temas voltados para a retomada consciente das atividades do setor. O encontro foi mediado pela secretária Estadual de Turismo e presidente do Conselho, Adriana Homem de Carvalho.
Conselho debate a medida
Na sexta-feira (24/6) as novas possibilidades de crédito para o Turismo, via Fungetur, foram apresentadas na reunião do Conselho Estadual de Turismo. Na ocasião, lideranças e representes do trade turístico debateram temas voltados para a retomada consciente das atividades do setor. O encontro foi mediado pela secretária Estadual de Turismo e presidente do Conselho, Adriana Homem de Carvalho.
Caio Collet lider a Fórmula Renault Eurocp 2020
Após subir ao pódio na prova de sábado (25), o brasileiro Caio Collet da Renault Sport Academy foi o quinto colocado na corrida desse domingo (26) em Ímola e ampliou a sua vantagem na liderança da Fórmula Renault Eurocup 2020.
Collet está agora com 68 pontos, 14 de vantagem em relação ao vice-líder Franco Colapinto e 18 à frente do espanhol David Vidales, que venceu as provas em Ímola e aparece na terceira posição.
Com 20 pilotos na disputa, o piloto da equipe R-ace GP partiu da terceira colocação na prova desse domingo. Apesar do trabalho para buscar um novo pódio (já foram três em 2020: vitória e terceiro em Monza e o segundo lugar no sábado em Ímola), o carro não apresentou o mesmo rendimento das provas anteriores e o piloto terminou em quinto lugar.
“Foi um fim de semana bem positivo no geral. Consegui fazer duas boas classificações, então, fiquei bem feliz com isso. Nas corridas, faltou um pouquinho de ritmo, principalmente na prova deste domingo. Mas fiquei feliz com o resultado do fim de semana como um todo. Conseguimos ampliar a liderança do campeonato, o que é muito importante.”, comentou Collet, que com os pontos da rodada mantém uma marca expressiva na categoria. Já são 22 corridas consecutivas na zona de pontos.
A próxima rodada dupla da categoria acontecerá em Nurburgring, na Alemanha, entre os dias 4, 5 e 6 de setembro.
Fórmula Renault Eurocup
Um dos principais campeonatos na formação de jovens pilotos, a Fórmula Renault realiza em 2020 sua 50ª edição. Mesmo com os adiamentos em virtude do coronavírus, a F-Renault Eurocup manterá suas 10 etapas em rodada dupla, com poucas mudanças nos circuitos sedes.
Entre as principais novidades para 2020 na categoria, está o aumento da pontuação de 15 para 18 pontos ao campeão na sua superlicença. Além disso, o motor Renault passou de 270 para 300 cavalos de potência. O carro da F-Renault Eurocup é o F3 R homologado pela FIA, com chassis Tatuus F.3 T-318, monocoque de carbono FIA F.3 2018 e com Halo.
Após subir ao pódio na prova de sábado (25), o brasileiro Caio Collet da Renault Sport Academy foi o quinto colocado na corrida desse domingo (26) em Ímola e ampliou a sua vantagem na liderança da Fórmula Renault Eurocup 2020.
Collet está agora com 68 pontos, 14 de vantagem em relação ao vice-líder Franco Colapinto e 18 à frente do espanhol David Vidales, que venceu as provas em Ímola e aparece na terceira posição.
Com 20 pilotos na disputa, o piloto da equipe R-ace GP partiu da terceira colocação na prova desse domingo. Apesar do trabalho para buscar um novo pódio (já foram três em 2020: vitória e terceiro em Monza e o segundo lugar no sábado em Ímola), o carro não apresentou o mesmo rendimento das provas anteriores e o piloto terminou em quinto lugar.
“Foi um fim de semana bem positivo no geral. Consegui fazer duas boas classificações, então, fiquei bem feliz com isso. Nas corridas, faltou um pouquinho de ritmo, principalmente na prova deste domingo. Mas fiquei feliz com o resultado do fim de semana como um todo. Conseguimos ampliar a liderança do campeonato, o que é muito importante.”, comentou Collet, que com os pontos da rodada mantém uma marca expressiva na categoria. Já são 22 corridas consecutivas na zona de pontos.
A próxima rodada dupla da categoria acontecerá em Nurburgring, na Alemanha, entre os dias 4, 5 e 6 de setembro.
Fórmula Renault Eurocup
Um dos principais campeonatos na formação de jovens pilotos, a Fórmula Renault realiza em 2020 sua 50ª edição. Mesmo com os adiamentos em virtude do coronavírus, a F-Renault Eurocup manterá suas 10 etapas em rodada dupla, com poucas mudanças nos circuitos sedes.
Entre as principais novidades para 2020 na categoria, está o aumento da pontuação de 15 para 18 pontos ao campeão na sua superlicença. Além disso, o motor Renault passou de 270 para 300 cavalos de potência. O carro da F-Renault Eurocup é o F3 R homologado pela FIA, com chassis Tatuus F.3 T-318, monocoque de carbono FIA F.3 2018 e com Halo.
Mercedes-Benz divulga vídeo da Sprinter 19+1 que oferece nova solução para transporte de passageiro
A Mercedes-Benz lançou no mercado brasileiro, em abril deste ano, a nova Sprinter Van Passageiro 19+1 com entrada pela porta dianteira. Nessa versão, o modelo traz ainda mais conforto, segurança, potência, robustez, além de diversos equipamentos de série.
Esta configuração oferece a entrada dos passageiros pela porta dianteira, ao lado do motorista, com corredor livre até a última fileira de bancos, permitindo a acomodação mais rápida dos passageiros em seus assentos.
O modelo conta ainda com diversos equipamentos de série como Assistente de Fadiga, Assistente Ativo de Frenagem, ar condicionado mais eficiente, direção elétrica, piloto automático, Keyless Start, novos compartimentos, ABA e entrada USB-C.
Levando em considerações essas funcionalidades, o veículo contém várias tecnologias utilizadas hoje na Europa e todas como itens de série.
terça-feira, 28 de julho de 2020
Nova Chevrolet S10 traz internet a bordo ligada ao 4G, novo visual e mais economia • Picape ganha design mais imponente na versão High Country. • Novo turbo e nova calibração do motor diesel. • Cabine mais resistente, seis airbags em todas versões e sistema de frenagem autônoma de emergência. Custa a partir de R$ 125 mil
São Caetano do Sul - Que a picape S10 vem se impondo no mercado por seus avanços tecnológicos ninguém discorda e o modelo 2021 tornou o carro mais seguro, mais econômico e com design mais imponente. A picape tem uma forte demanda no agronegócio - setor que mais cresce no País -, é a preferida do produtor rural chega e a linha 2021 vem com uma série de recursos inovadores que agregam produtividade ao dia a dia, como o sistema Wi-Fi nativo.
"O picapeiro costuma rodar muito pelo interior. Sabemos que o Brasil é um país continental e que a cobertura de sinal de internet não é uniforme, por isso o Wi-Fi da Nova S10, com tudo o que ele agrega, ganha uma importância enorme neste contexto", diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de produto GM América do Sul.
A Nova S10 incorpora também a mais moderna geração do multimídia MyLink. A novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play. Esta é a primeira aplicação deste recurso em um modelo da marca no País.
Como se não bastasse o salto evolutivo proporcionado pela conectividade avançada, a Nova S10 se reforça em outros importantes pilares: segurança, performance e design.
Vamos começar pelo visual, que está nitidamente mais imponente. A nova frente segue o estilo da mais atual linha de utilitários globais da Chevrolet. Agora existe uma clara diferenciação entre a versão topo de linha High Country e as demais, numa ação inédita na linha para reforçar o aspecto de exclusividade.
Falando de para-choque, a peça também passou por atualização. Conta com aplique central em cor diferenciada e uma moldura na parte inferior, que foi projetada para melhorar a capacidade do veículo de superar obstáculos, resultando num ângulo de ataque que passou de 27 para 29 graus.
Na lateral, a S10 High Country chama a atenção pelas novas rodas esportivas de aro 18. Ela combina as bordas usinadas com o centro e os raios em preto brilhante.
Nesta parte do veículo, a principal novidade é o amortecedor da tampa traseira, que torna a operação de manuseio muito mais suave. O item é ofertado como acessório e serve às demais versões (LS, Advantage, LT e LTZ).
Na parte traseira, a picape equipada com câmera de ré projeta agora imagens de alta definição e conta com a função de engate. Traz linha-guia específica e zoom para facilitar a operação.
Importante ressaltar que a S10 conta com o controle eletrônico de oscilação do trailer. Este sistema é capaz de identificar alguma instabilidade dinâmica da carreta e frear seletivamente as rodas da picape.
Na S10, tecnologia está presente em todos os pilares, e por isso ela tem sido considerada a picape com o melhor balanço entre robustez, dirigibilidade e conforto - tanto no asfalto quanto no fora-de-estrada.
A Nova S10 ganha reforços estruturais na carroceria, oferecendo maior proteção aos ocupantes. O veículo ficou até 20% mais resistente em caso de impacto.
Este pacote fica ainda mais completo na linha 2021 com a disponibilidade do sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira.
A S10 utiliza também a câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o condutor numa frenagem de emergência.
Ainda dentro do capítulo proteção aos ocupantes, a Nova S10 vem agora equipada de série com seis airbags em todas as configurações. Até então, este era um item exclusivo da versão High Country.
A picape também vem com sistema Isofix e Toptether para fixação de cadeirinha infantil nas versões de cabine dupla.
Importante destacar que as picapes 4x4 em geral contam com uma arquitetura mais robusta que veículos de passeio. Por isso elas têm um ciclo de vida mais duradouro. Mas por serem um instrumento de trabalho e pela necessidade de se adaptar rapidamente às demandas do mercado, as picapes costumam passar por um número maior de atualizações.
A S10 é campeã neste quesito. Só em relação a motorização foram quase uma dezena, entre novos motores e tecnologias inéditas, de desde que a primeira geração foi lançada, em 1995.
Mais uma atualização está sendo promovida, desta vez no motor 2.8 turbo, o preferido dos consumidores. A novidade que chega com a linha 2021 é a adoção de uma nova turbina, a mesma que equipa a picape Chevrolet Colorado norte-americana.
A vantagem do componente é que ele conta com uma estrutura otimizada que deixa as acelerações mais progressivas. Na prática, o motorista vai sentir uma picape muito mais esperta e divertida de guiar.
Para a integração da nova turbina, a engenharia trabalhou numa nova calibração para o motor de 200 cavalos de potência e 51 kgfm de força.
"Optamos por desenvolver diferentes calibrações, uma específica para as versões mais sofisticadas da picape e outra para as versões voltadas para o trabalho. Afinal, esses veículos atendem clientes com expectativas bem distintas", explica Ricardo Fanucchi, diretor geral de Engenharia de produto GM América do Sul.
A nova calibração agrega melhor performance às versões mais sofisticadas, ampliando a sensação de agilidade em arrancadas e ultrapassagens, enquanto traz melhora de eficiência energética para as versões voltadas para o trabalho.
Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h ficou 0,2s mais rápida, passando para 10,1s no modelo equipado com transmissão automática (AT6).
Já a economia de combustível variou de 3% a 10%, dependendo da configuração e da condição. Isto significa que o custo por quilômetro rodado com diesel, que já era bom, ficou ainda melhor nos modelos de entrada (MT6). Muito próximo ao de um compacto 1.0 Flex. Para uma picape do porte da S10 é um feito realmente impressionante.
Sem falar que o veículo se difere pelo baixo custo de manutenção e pela ampla rede de assistência técnica.
Para a integração da nova turbina, a engenharia trabalhou numa nova calibração para o motor de 200 cavalos de potência e 51 kgfm de força.
"Optamos por desenvolver diferentes calibrações, uma específica para as versões mais sofisticadas da picape e outra para as versões voltadas para o trabalho. Afinal, esses veículos atendem clientes com expectativas bem distintas", explica Ricardo Fanucchi, diretor geral de Engenharia de produto GM América do Sul.
A nova calibração agrega melhor performance às versões mais sofisticadas, ampliando a sensação de agilidade em arrancadas e ultrapassagens, enquanto traz melhora de eficiência energética para as versões voltadas para o trabalho.
Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h ficou 0,2s mais rápida, passando para 10,1s no modelo equipado com transmissão automática (AT6).
Já a economia de combustível variou de 3% a 10%, dependendo da configuração e da condição. Isto significa que o custo por quilômetro rodado com diesel, que já era bom, ficou ainda melhor nos modelos de entrada (MT6). Muito próximo ao de um compacto 1.0 Flex. Para uma picape do porte da S10 é um feito realmente impressionante.
Sem falar que o veículo se difere pelo baixo custo de manutenção e pela ampla rede de assistência técnica.
Como se pode ver, a Nova S10 chega com novidades relevantes para o consumidor e segue sobre uma base extremamente sólida, formada pela tradição da marca Chevrolet no segmento de picapes.
A Nova S10 está disponível em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de transmissão (MT6 e AT6) e tração (4x2 e 4x4).
São sete opções de pintura externa: Branco Summit, Cinza Graphite, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro, Vermelho Edible Berries e as inéditas Cinza Topázio e Azul Eclipse.
A Nova S10 está disponível em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de transmissão (MT6 e AT6) e tração (4x2 e 4x4).
São sete opções de pintura externa: Branco Summit, Cinza Graphite, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro, Vermelho Edible Berries e as inéditas Cinza Topázio e Azul Eclipse.
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