Fernando Calmon
Nº 1.107 — 30/7/20
AVANÇOS DE SEGURANÇA
E
CONECTIVIDADE NA S10
Faz 25 anos que a GM criou o segmento de picapes médias com
a S10. Produziu um milhão de unidades, 25% delas exportadas. Agora, no modelo 2021, introduziu mudanças na topo de linha High
Country para que se diferencie das demais de forma explícita.
São novos os
seguintes itens nas versões mais caras: grade, para-choque (aumentou o ângulo
de ataque de 27 para 29 graus), lanternas (as traseiras com LED), faróis (agora
de LED), luz de rodagem diurna, rodas de 18 pol. pintadas de preto, estribo e arco
de segurança (“santantônio”).
A marca Chevrolet está estampada na grade e até a
tradicional “gravata” símbolo da marca foi deslocada, pela primeira vez, do
centro para a lateral esquerda e com dimensões reduzidas, apenas nesta versão.
A caçamba não mudou e permanece como a maior da categoria (1.329 litros).
As versões LS, LT, LTZ e High Country, todas a diesel de cabine
dupla e 4x4, mantiveram os preços de R$ 169.200, R$ 187.590, R$ 206.190 e R$ 213.290,
respectivamente. Continua a versão cabine dupla com motor flex por R$ 125.390
(câmbio manual e 4x2). Seis airbags são de série a partir de agora em toda a
gama e houve reforços estruturais no veículo (ganho de 20%).
Grande salto em segurança ativa foi a frenagem autônoma de
emergência que funciona entre 8 e 80 km/h, independentemente da ação do
motorista. O sistema é capaz de aplicar força máxima nos freios, mesmo que o
motorista não perceba a iminência ou a gravidade de uma possível colisão.
A
novidade é a câmera de monitorização no alto do para-brisa. Ela percebe o risco
de atropelamento de pedestre e faz aplicar os freios, o que não acontece com hatches
e SUVs compactos recém-lançados como Onix e Nivus, por exemplo.
A nova S10 recebeu câmera de ré de alta definição e zoom ativado
por um botão para facilitar o engate de reboque por meio de uma linha-guia
específica.
Conectividade subiu para nível 4, o maior hoje disponível
entre veículos do segmento. Além de roteador Wi-FI e internet a bordo que estrearam
no Cruze em 2019, há o sistema de concierge OnStar.
É possível, ainda, projetar
sem necessidade de cabos Android Auto e Apple CarPlay diretamente para o sistema
multimídia com tela tátil de 8 pol. Introduziu-se também GPS nativo e disponibilidade
de baixar aplicativos como os de previsão do tempo.
O sistema continua gratuito
por três meses, mas depois há necessidade de adquirir um plano de dados. É a
única picape a oferecer esse pacote mais completo de conectividade no mercado
brasileiro.
Para as picapes, que têm grande participação no agronegócio
e percorrem longas distâncias, o sistema de uma segunda conta de celular é mais
atraente em relação a automóveis. A antena amplifica em até 12 vezes, segundo a
GM, o alcance e a estabilidade do sinal 4G em relação aos smartphones.
O motor diesel recebeu novo turbocompressor para melhorar respostas
em baixas rotações, porém potência e torque se mantiveram: 200 cv e 51 kgfm.
Aceleração informada de 0 a 100 km/h é de 10,1 s (0,2 s melhor que antes). Consumo
de diesel teve ganho entre 3% e 10%, em função de diferentes condições de uso.
ESTILO É PONTO FORTE
DO NOVO PEUGEOT 208
Lançado na Europa em outubro do ano passado, a segunda
geração do Peugeot 208 foi planejada para chegar ao Brasil apenas cerca de seis
meses depois, porém a pandemia provocou atraso de três meses. Projetado sobre a
arquitetura CMP, a mais atual do grupo francês (em processo de fusão com a FCA
para formar o Stellantis), conquistou o título de Carro do Ano 2020 na Europa.
O modelo atrai por seu desenho arrojado e que se destaca entre hatches
compactos.
Em fevereiro último, um grupo de jornalistas participou de
uma missão de rodagem secreta na Argentina, onde o carro passa a ser fabricado.
Estive lá e constatei que a evolução sobre o atual 208 foi bem marcante, em
especial quanto ao comportamento em curvas e à estabilidade direcional.
Menos no motor, pois se esperava uma versão turbo do atual
tricilindro de 1,2 L que no mercado europeu entrega 100 ou 139 cv. No entanto,
como esse motor teria que ser importado, haveria impacto direto sobre o preço a
ser anunciado só em 4 de agosto (estimativa de R$ 65.000 a R$ 85.000, fora
opcionais).
Aqui se manteve o veterano quatro-cilindros, EC5M flex produzido em
Porto Real (RJ), de aspiração natural, 1,6 L e 118 cv (etanol), que acoplado
sempre a uma caixa automática de seis marchas, deixa algo a desejar em relação
a concorrentes como Polo e Onix, ambos turbo, sendo que o HB20 aspirado entrega
130 cv.
A Peugeot importará da França o elétrico 208 e-GT, de 136
cv. Lá ele custa 60% a mais que a versão de topo Allure.
O interior é aconchegante com teto solar panorâmico e inclui
o inédito quadro de instrumentos com tecnologia holográfica em 3D, carregamento
por indução do celular (só na versão de topo) e projeção (com cabo) de Android
Auto e Apple CarPlay. O porta-malas encolheu 20 litros (agora, 265 litros),
embora um dos rivais, o líder Onix, só tenha 10 litros a mais.
_____________________________________________________________________________
www.fernandocalmon.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário