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sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Na Stock Car o jovem piloto Bruno Batista corre pela segunda vitória da final da temporada, em Interlagos


Mesmo sem chances matemáticas de chegar ao título do campeonato brasileiro de Stock 2020, na última etapa, no dia 13 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, o jovem piloto Bruno Baptista, de 23 anos, é considerado atualmente um dos pilotos mais rápidos dessa temporada e uma das maiores promessas da principal categoria do automobilismo brasileiro nos próximos anos. Assim já está entre os favoritos para vencer a prova final do ano que decidirá o título entre 11 pilotos.

Bruno só não está entrando nesta incrível disputa do título do campeonato por problemas que ocorreram justamente quando esteve muito próximo de vencer duas importantes corridas das últimas disputas nas pistas de Curitiba e de Goiânia. Na capital paranaense lutava pela vitória com o atual líder do campeonato, o experiente Thiago Camilo, mas abandonou a prova devido um problema elétrico no seu carro.

Já, em Goiânia, ao chegar emparelhado com Guilherme Salas e Allam Kodhair, no final da reta dos boxes, tentou uma ultrapassagem ousada entrando por fora na curva. A sua tentativa de ir para a ponta resultou numa batida entre ele e o Khodair, que o fez perder um tempo relativamente precioso na prova.

Pior foi que Bruno ainda recebeu uma punição extra de parada nos boxes que praticamente o tirou da corrida quando tinha chances de ficar entre os dez primeiros, além de prejudicar totalmente a sua participação na segunda prova do dia.

Assim, sem chances de título, Bruno Baptista espera ter um pouco mais de sorte na disputa final da 12ª etapa, em Interlagos, onde pode conseguir a sua segunda vitória nessa temporada e a terceira na categoria.

“Vencer na Stock atual é uma das tarefas mais difíceis pelo grande equilíbrio de desempenho entre os Toyota Corolla e os Chevrolet Cruze. Tanto que, em 17 largadas, 13 pilotos diferentes subiram no alto do pódio e apenas três deles repetiram a façanha, como Thiago Camilo, por três vezes, e Ricardo Zonta e Ricardo Maurício, ambos em duas oportunidades. Assim, pretendo lutar por mais um topo de pódio  em Interlagos e, quem sabe, entrar para o seleto grupo dos pilotos que conseguiram mais de uma vitória na temporada 2020”, adianta Bruno Baptista, piloto da equipe Toyota RCM Racing, que tem os apoios das empresas Webmotors, HERO, Pro Automotive, Loctite e NGK do Brasil.


Bruno Baptista ocupa atualmente o 14º lugar do campeonato brasileiro, com 151 pontos. Como a corrida de Interlagos proporciona pontos dobrados e o vencedor pode acumular 60 pontos, um bom resultado dele ainda pode garantir o top 10 da classificação final. A 12ª e última etapa da Stock 2020 será realizada no dia 13 de dezembro, às 12h30, e será transmitida em canal aberto pela TV Bandeirantes e em canal fechado pela SportTV2.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO APÓS 11 ETAPAS:

1º - Thiago Camilo - 238 pontos

2º - Daniel Serra - 237

3º - Ricardo Maurício - 231

4º - Ricardo Zonta - 226

5º - Gabriel Casagrande - 224

6º - Rubens Barrichello - 224

7º - Cesar Ramos - 203

8º - Allam Khodair - 195

9º - Guilherme Salas - 190

10º - Diego Nunes - 185

11º - Nelson Piquet Jr. - 180

12º - Julio Campos - 161

13º - Rafael Suzuki - 152

14º - Bruno Baptista - 151

15º - Átila Abreu - 142

16º - Denis Navarro - 134

17º - Matías Rossi - 121

18º - Cacá Bueno - 113

19º - Lucas Foresti - 87

20º - Marcos Gomes - 84

21º - Gaetano di Mauro - 80

22º - Galid Osman - 77

23º - Pedro Cardoso - 76

24º - Tuca Antoniazi - 44

25º - Felipe Lapenna - 14

26º - Vitor Genz - 11

27º - Vitor Baptista - 8


Jornalista Responsável: Charles Marzanasco Filho, Mtb 12.079

Charles.marzanasco@gmail.com

(11) 98174-9634


Fotos: Carsten Horst (divulgação)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Coluna Fernando Calmon


Coluna Fernando Calmon 

Nº 1.126 — 3/12/20

 

CARROS AUTÔNOMOS AINDA

ENFRENTAM DESAFIOS

 

O avanço dos carros autônomos parece depender mais de regulamentações exigentes do que pesquisas e testes no mundo real. Além dos grandes grupos automobilísticos, gigantes da tecnologia digital (Waymo-Google, Cruise, Uber e outros) continuam investindo no desenvolvimento e avaliações em ruas e estradas.

Há poucos dias a Honda homologou no Japão o nível 3 de automação, porém restrito a vias expressas e aplicação de adesivo de identificação na traseira. A fabricante, em parceria com a Cruise, lançará o primeiro modelo, o Legend, no primeiro trimestre de 2021. No nível 2 já oferecido em vários mercados, inclusive o Brasil, o motorista deve tocar o volante obrigatoriamente a intervalos regulares. No nível 3 ou autonomia condicional, só é preciso assumir a direção se o sistema assim julgar necessário.

Audi A8 foi o primeiro modelo a disponibilizar o nível 3 em 2018. Mas até hoje permanece desativado no carro porque o governo alemão exige vias adaptadas.

Nos EUA cada Estado ou cidade tem a sua legislação para avaliações em vias públicas. San Francisco, Las Vegas, Phoenix, Pittsburgh e recentemente o arquipélago-estado do Havaí estão entre os que autorizam. Os testes se concentram no nível 4 (sem intervenção do motorista, mas este ainda precisa estar presente) e no nível 5, quando volante e pedais deixam de existir. Testes sem motorista são autorizados e há até serviços no nível 5 oferecidos ao público em trajetos fixos, caso de Las Vegas.

O Fórum Econômico Mundial divulgou relatório estimulando a criação de política de segurança para veículos autônomos. Segundo a Automotive News, as abordagens atuais estabeleceram uma complicada colcha de retalhos de regulamentação. Nos EUA, observa o relatório, a ausência de estrutura federal pode levar a coalizões regionais com objetivos ou geografias semelhantes para definir padrões ou requisitos.

Entre os grandes fabricantes de veículos, preço alto é um dos desafios. Mesmo uma marca premium, como Mercedes-Benz, mostra cautela acima do nível 3. Além do custo, há ainda dúvidas se os clientes vão mesmo pagar e abrir mão de dirigir.

Achei interessante a opinião de Luc Julia, especialista em interface homem-máquina e coinventor da Siri (Apple):

Duvido que veículo autônomo no nível 5 já exista porque o grau de atenção de um motorista humano nunca será alcançado por uma máquina. Por exemplo, um carro em meio a um congestionamento pode não se mover, porque seguirá as regras. Os humanos, pelo contrário, sabem alternativas para o seu caminho.”

FORD PREVÊ MERCADO

PRÉ-PANDEMIA SÓ EM 2023

Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, espera que os números de vendas de veículos leves e pesados do ano passado (em torno de 2,8 milhões de unidades) só se repitam em 2023. Portanto, três anos para voltar aos níveis pré-pandemia. A empresa confirmou o lançamento, em 2021, da Ranger Black e importação do Mustang Mach 1 e do SUV Bronco (sem antecipar se incluirá as três versões). Admitiu a possibilidade do elétrico Mustang Mach-E, a ser produzido no México, também chegar ao Brasil.

Na Argentina está confirmado o investimento de US$ 580 milhões (R$ 3 bilhões) para produzir a nova Ranger, a partir de 2023, com 70% da produção destinada à exportação, principalmente para o Brasil.

O executivo irlandês afirmou que a saúde financeira da empresa sobrepõe-se à participação de mercado (este ano passou da quarta para a sexta posição no Brasil). Vendas diretas, em especial para locadoras, vêm sendo repensadas. Outras fabricantes também assumem essa estratégia. As locadoras se desfizeram de muitos carros devido à pandemia e não conseguirão repor as frotas.

ALTA RODA

TALVEZ os ânimos estejam mais alterados com os problemas causados pela pandemia. Mas duas “brigas” envolvem grupos mundiais. Divisão Polestar da Volvo está proibida de atuar na França porque a PSA alega que a logomarca DS foi copiada. E a Jaguar Land Rover acusa, nos EUA, de plágio do seu sistema de tração patenteado Terrain Response por parte de três marcas do Grupo VW.

BMW anunciou 15 lançamentos para 2021 da marca principal, MINI e motocicletas. Destaques: M3 com a polêmica grade frontal  e o endiabrado cupê compacto M2 CS, série especial (450 cv). A empresa, ao comemorar 25 anos de atuação direta no País, desenvolveu a plataforma na internet www.bmwgroupnext.com.br .

REVISTA Autoesporte, no 54º Carro do Ano, anunciou os vencedores. VW Nivus (categoria principal); BMW Série 2 Grand Coupé (Premium); BMW X6 (Superpremium); Fiat Strada (Picape); Porsche Taycan (Carro verde); Volvo XC40 híbrido (Motor até 2 litros); Mercedes-Benz GLE (Motor acima de 2 litros). Pós-vendas, Renault; Hall da fama, Bird Clemente; Marca digital, VW; Executivo, Antonio Filosa (FCA).

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www.fernandocalmon.com.br



 

SuperBike Brasil realiza sétima e penúltima etapa no Autódromo de Potenza, em Minas Gerais. Transmissão ao vivo pela Rede TV

 


O SuperBike Brasil, maior campeonato de motovelocidade das Américas, entra na reta final da temporada 2020 com a sétima e penúltima etapa no Autódromo Internacional de Potenza. O novo circuito, localizado na cidade de Lima Duarte (MG), a 40 quilômetros de Juiz de Fora, na região da Zona da Mata mineira, receberá pela primeira vez a competição.

Com 3.200 metros de extensão, o traçado foi projetado para provas de motocicletas. Tem sentido anti-horário, 14 curvas, além de ser bastante técnico. Cerca de 80 pilotos estão inscritos para a competição, que é dividida em sete categorias: SuperBike, SuperBike Evolution, SuperSport 600cc, Copa Pro Honda CBR 650R, SuperSport 400cc, SuperBike e SuperSport Escola e Honda Junior Cup.

As atividades em pista começam com os treinos extras nesta quinta-feira (3/12). Na sexta-feira (4/12) é dia dos treino livres e no sábado (5/12), dos classificatórios, que incluem as SuperPoles, disputas que definem o grid das corridas deste domingo (6/12). Devido aos protocolos de saúde e segurança devido à pandemia do novo coronavírus, o evento não estará aberto ao público.

Nomes como Eric Granado, que pode conquistar seu quarto título antecipado em Potenza, e Pedro Sampaio, da equipe Honda Racing; Bruno Corano, da BMW Motorrad Motorsport, e Leonardo Tamburro, da Kawasaki Racing Brasil, e Danilo Lewis, da Tecfil Racing Team, estão entre os destaques da principal categoria, a SuperBike.

As corridas do domingo (6/12) terão transmissão ao vivo pelo YouTube do SuperBike Brasil. A prova da SuperBike também será exibida ao vivo, a partir das 13h, na RedeTV!

O SuperBike Brasil tem o patrocínio da Honda, Pirelli, Pro Honda.


Serviço:

7ª etapa do SuperBike Brasil 2020
Autódromo de Potenza – Lima Duarte (MG)
3 a 6 de dezembro
A partir das 7h
Transmissão ao vivo no domingo no YouTube SuperBike Brasil
Corrida da SuperBike, a partir das 13h, na RedeTV!

 


quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Test-drive - Depois de 20 anos na liderança de vendas em sua categoria a picape Fiat Strada rejuvenesce e continua líder. Esta semana ganhou três prêmios de "Melhor Picape do Ano do Ano". O teste do modelo Freedom Plus mostrou uma picape moderna, bem equipada de tecnologia, econômica, com novo design e uma caçamba bem maior. Custa R$ 73.990

 

 
Texto e fotos: Arnaldo Moreira

O carro avaliado pelo Blog, está semana, é o campeão de vendas dos últimos 20 anos em sua categoria, a picape Fiat Strada de que já foram comercializadas mais de 1,5 milhão de unidades e agora surge em sua segunda geração renovada nas versões Freedom cabine dupla e Plus, simples estendida,  e Endurance, com as mesmas configurações, diferenciando-se pelo motor instalado cada uma. 



A Freedom Plus tem o motor Firefly 1.3 flex de 109 cv e 14,2 kgfm de torque e a Endurance o antigo propulsor flex 1.4 EVO com 88 cv e 12,5 kg de torque. É justo ressaltar que o confiável motor Firefly é o mais econômico da categoria e mostrou um excelente desempenho não deixando a desejar nas subidas e nos arranques. É rápido, silencioso e gostoso de explorar. O câmbio de cinco velocidades manual em todas as versões, é macio e eficiente.

A Nova Strada, esta semana, foi eleita "Veículo do Ano" e ainda levou o prêmio na categoria de "Melhor Picape" do Top Car 2020. A revista Auto Esporte também elegeu a Fiat Strada "Picape do ano".



A Fredom Plus chama a atenção pelo comprimento da caçamba - a maior da categoria - que mede 1,71 m, e tem capacidade para 1.354 l e 720 kg de carga e é mais profunda do que a versão anterior e traz capota marítima e trilhos para instalação de acessórios Mopar. A tampa suporta pesos até 400 kg e sua abertura vertical e fechamento são muito leves graças às novas molas. O seu travamento pela chave do carro e internamente trava também o estepe, instalado sob a caçamba - solução encontrada para aumentar o tamanho da caçamba. 


A traseira ganhou novas lanternas.



O design da 
nova frente elevada e robusta, é decorada por vincos que escorregam até os faróis e marcada por duas novas e amplas grades, a superior ligando os faróis de LED, ostenta a nova  logomarca 
FIAT, e a inferior, separando os faróis de nevoeiro.




A lateral é marcada pelas amplas caixas das rodas de liga leve, de 16" (
pneus 205/55), decoradas com elemento plástico preto fosco.


O interior é simples, natural em um carro de trabalho, mas bem acabado. 



O painel é coberto de plástico duro de boa qualidade, com saídas de ar condicionado redondas nos extremos, mais amigáveis, que permitem desviar o vento do rosto dos ocupantes. 


O painel de instrumentos, entre os mostradores do contagiros e medidor de gasolina, tem a tela de 3,5" do computador de bordo, que além apresentar os dados de desempenho do carro oferece o velocímetro digital, e indicação de troca de marchas.


No alto do painel, sobre a tela de multimídia de 7", teclas tipo piano ligam farol de milha e outras funções do carro. 


O sistema de entretenimento é dos mais sofisticados, com Apple CarPlay e Android Auto, acesso a wireless e pareamento para dois smartphones com navegação via celular, além de leitura, resposta de mensagens handsfree para SMS e Whatsapp, entre outras funcões.


O console central conta com ligação USB e tomada de 12V, porta-copos. 


A cabine é rigorosamente para dois passageiros, atrás dos bancos há um espaço apertado ocupado pela caixa com o macaco e a chave de rodas e no máximo cabem duas bolsas pequenas, pois os bancos encostam na carroceria.



Ao pegar a Strada na concessionária Fiat Azzura, em Botafogo, bairro da zona Sul carioca, fui contagiado pelo bonito design da picape vermelha. Na rua senti que o carro quicava muito. Passei no posto para verificar a pressão dos pneus e de fato estavam calibrados para carga máxima 36 libras, que reduzi para 26 - calibragem de carros de passeio - resolvendo o problema. 

A picape Freedom Plus, apesar de ser um carro de carga, adequada para entregas rápicas, é confortável, de excelente dirigibilidade. A Fiat informa que a Nova Strada tem "novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessa de suspensão e barra estabilizadora na dianteira, e novo eixo traseiro e a utilização de aços nobres em hot stamping e aços de alta e ultra alta resistência em 90% de sua base (under body), garantindo mais segurança pela melhor integridade do habitáculo e maior eficiência energética"Essas alterações são responsáveis pela maior segurança e conforto da picape.

O ambiente na cabine é agradável, bem silencioso, graças ao material isolante empregado, exceto quando vc pisa fundo no acelerador e o motor executa sua sinfonia. 


O volante multifuncional, de pagada confortável, com controles de som, telefoneé coberto de couro e tem regulagem de altura assim como o banco do motorista. 


Entre os itens de segurança, a picape tem controles de tração e de estabilidade, assistente em rampa, direção elétrica progressiva, câmera de ré, sensores de estacionamento, faróis de full LED, lanternas de nevoeiro.




O motor é o 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. O consumo com gasolina na estrada é de 14,2 km/h e na cidade 12,8 km/h já com etanol registra na estrada 9,8 km/l e na cidade 9 km/l. A velocidade máxima é de 168 km/h com etanol e 164 km/h com gasolina. O desempenho e a economia desse motor são conhecidos. 

A Strada Freedom Plus 2021 custa R$ 73.990 e tem três anos de garantia 



FIAT STRADA FREEDOM 1.3 CABINE PLUS 

Ficha técnica
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 13,2:1
Potência máxima (ABNT): 101 cv (gasolina) a 6.000 rpm/ 109 cv (etanol) a 6.250 rpm
Torque máximo (ABNT): 13,7 kgfm (gasolina)/ 14,2 kgfm (etanol) a 3.500 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 2 no cabeçote
Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote

Alimentação
Ignição: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção eletrônica: Magneti Marelli
Combustível: Gasolina/Etanol



Transmissão
Câmbio manual: cinco marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª – 4,273
2ª – 2,429
3ª – 1,444
4ª – 1,029
5ª – 0,795
Ré – 4,200
Diferencial – 4,600
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ESC
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diâmetro de 228,6 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo





Suspensão dianteira
Tipo: McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas helicoidais

Suspensão traseira
Tipo: Eixo rígido
Amortecedores: Hidráulicos de duplo efeito
Elemento elástico: Molas parabólicas longitudinais

Direção
Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 10,7 m

Rodas
Medida: 6” x 15”
Pneus: 195/65 R15

Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.092 kg
Capacidade de carga: 720 kg
Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg

Dimensões externas e capacidades
Comprimento do veículo: 4.474 mm
Largura do veículo: 1.732 mm
Altura do veículo: 1.607 mm
Distância entre-eixos: 2.737 mm
Bitola dianteira: 1.457 mm
Bitola traseira: 1.480 mm
Altura mínima do solo: 207 mm
Ângulo de entrada: 23,4°
Ângulo de saída: 26,5°
Ângulo de rampa: 21,8°
Volume da caçamba: 1.354 litros
Tanque de combustível: 55 litros

Desempenho
Velocidade máxima: 164 km/h (gasolina)/ 168 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 12,3 s (gasolina)/ 11 s (etanol)

Consumo
Ciclo urbano: 12,8 km/l (gasolina)/ 9 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 14,2 km/l (gasolina)/ 9,8 km/l (etanol)

  • Airbag duplo (motorista e passageiro)
  • Ajuste do banco do motorista
  • Alarme antifurto
  • Alertas de uso de cinto de segurança do motorista
  • Apoia-pé para o motorista
  • Apoios de cabeça com regulagem de altura
  • Ar-condicionado

  • Capota marítima
  • Chave com telecomando
  • Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
  • Comandos de áudio no volante
  • Computador de bordo
  • Console central com porta-objetos e porta-copos
  • Conta-giros
  • Controle eletrônico de estabilidade
  • Detalhes externos na cor do veículo
  • Direção elétrica
  • E-locker - Controle de Tração Avançado (TC+)
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • Faróis de neblina
  • Follow me home
  • Freios ABS com EBD
  • Ganchos para amarração de carga na caçamba
  • Grade de proteção no vidro traseiro
  • Grade frontal na cor preta
  • Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
  • Hodômetro digital (total e parcial)
  • Indicador de combustível
  • Indicador de troca de marcha
  • Limpador e lavador do para-brisas
  • Luz de iluminação da caçamba
  • Luz de leitura
  • Luzes de posição diurnas
  • Moldura dos para-lamas
  • Motor 1.3 Firefly 109 cv
  • Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes
  • Porta objetos nas portas
  • Porta-escadas
  • Porta-luvas iluminado
  • Predisposição para Rádio
  • Preparação para Rádio (Cabeamento e Chicote)
  • Protetor de caçamba


  • Retrovisores externos elétricos
  • Rodas em liga leve 15' + Pneus 195/65 R15
  • Rádio com entrada USB
  • Sensor de monitoramento da pressão dos pneus
  • Suspensão elevada
  • Suspensão traseira com eixo ômega e molas parabólicas longitudinais
  • Tampa da caçamba com nova tecnologia
  • Terceira luz de freio
  • Tomada 12
  • Travas elétricas
  • Vidros elétricos dianteiros
  • Visor de 3,5' TFT
  • Volante com regulagem de altura

  • VW lança guia para empresas desenvolverem aplicativos para o VW Play. Design Guidelines traz práticas para proporcionar uma experiência digital simples e segura

     


    São Bernardo do Campo - A Volkswagen está lançando uma página específica para facilitar as empresas interessadas em ter seus aplicativos nativos no VW Play. Mais do que recomendações de Design Guidelines, o tutorial traz boas práticas para proporcionar uma experiência digital simples e, principalmente, segura dentro do carro. A VW Play Apps, loja de aplicativos da Volkswagen é um ambiente virtual exclusivo para os clientes da marca baixarem aplicativos no VW Play e utilizá-los dentro do carro. Atualmente, o Nivus e o T-Cross 2021 contam com o VW Play. O endereço da página é: https://www.vw.com.br/pt/volkswagen/tecnologia/vw-play/vw-play-design-guidelines.html

    "Esse material vai trazer mais facilidade e agilidade no desenvolvimento de aplicativos, seguindo todas práticas e padrões do mercado de tecnologia. Como é uma novidade no mundo automotivo, descrevemos os cuidados no desenvolvimento do produtos e boas práticas para criação de aplicações para o VW Play. Queremos que nossos parceiros aproveitem ao máximo os benefícios proporcionados pelo nosso infotainment", afirma Matheus Arantes, gerente de Engenharia Elétrica da Volkswagen do Brasil.

    Experiência única dentro do carro 

    O VW Play é o sistema multimídia desenvolvido pela Volkswagen Brasil para atender a necessidade de conexão do brasileiro, um dos países com o maior tempo e conexão do mundo.

    Como VW Play o motorista pode baixar aplicativos para o carro, espelhar o seu smartphone via Bluetooth ou configurar funções do carro direto da tela do multimídia, sem a necessidade de utilizar o celular. 

    A Volkswagen desenvolveu parcerias para complementar a experiência dentro do carro, auxiliando no desenvolvimento de aplicativos especiais para o VW Play, adequados ao tamanho de tela e informações do carro para tornar a experiência ainda mais relevante.

    O time de Produto da Volkswagen desenvolveu um guia para facilitar o desenvolvimento de aplicativos reunindo o aprendizado com essas parcerias, facilitando o entendimento de conceitos básicos das interfaces automotivas como Ergonomia, Usabilidade, Padrões de Interação e Contextos de uso, incluindo qualquer interessado em um mundo de aplicativos completamente novo.

    Além das referências visuais de boas práticas criadas para os aplicativos automotivos, é possível conhecer quais são as APIs e informações do carro disponíveis para aplicativos parceiros, tudo com a ideia de orientar e expandir as opções de conectividade do motorista que escolheu um VW Play. 

    Curadoria 

    Após o desenvolvimento das propostas das empresas interessadas em se tornar parcerias, a Volkswagen realizará uma análise dos novos aplicativos. Caso atendam a todos os requisitos, a Volkswagen então publicará o novo aplicativo na VW Play Apps.

    Alta temporada da Azul terá voos para 113 destinos. Nos meses de dezembro e janeiro, companhia ofertará mais voos em rotas de lazer, oferecendo partidas adicionais de diversos aeroportos do país para cidades turísticas mais procuradas neste período do ano



      

    As altas temperaturas do período mais quente do ano já estão sendo registradas em todas as partes do país e a Azul, atenta à demanda de lazer do verão, colocará em operação voos para 113 destinos ao longo da estação. As passagens para os voos, que seguirão os protocolos sanitários adotados pela empresa desde o início da pandemia, já estão disponíveis para compra em todos os canais oficiais da Azul. 

      

    Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), os três principais centros de conexão da companhia no país, serão os aeroportos com o maior número de decolagens ao longo da alta temporada. Porto Seguro (BA), Maceió (AL) e Salvador (BA) se consolidam como as cidades que mais receberão voos da empresa entre dezembro e janeiro de 2021. A malha planejada para o verão reduz parte da oferta de assentos por viagens a negócios, que tradicionalmente diminuem neste período do ano, e amplia a capacidade de assentos destinados a voos em rotas de lazer. 

      

    “Vivemos um período de retomada gradual e responsável do turismo em todas as partes do país. Respeitando as regras ouro deste momento, as pessoas já podem aproveitar o verão para viajar com suas famílias, amigos e parentes e para conhecer paisagens belíssimas que temos no Brasil. Essa é uma oportunidade favorável para que os brasileiros conhecem mais e melhor os encantos de seu próprio país”, ressalta Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul. 

      

    Dentre os principais destaques na malha da alta temporada deste ano estão as ligações diretas de Porto Seguro para Vitória, Salvador, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Montes Claro, Porto Alegre, Curitiba, Santos Dumont, Congonhas e Goiânia. BH terá voos para Aracaju, Cabo Frio, João Pessoa e Foz do Iguaçu, que também contará com ligações sem escalas para Florianópolis. A Azul também inovará nesta alta temporada, oferecendo voos diretos do Sudeste do país para destinos como Parnaíba, paraíso do Kite-Surf, na Rota das Emoções, Canoa Quebrada e Jericoacora, operados pelos jatos Embraer E195 E2 e Airbus A320. 

      

    Outra cidade que receberá mais frequências diretas é Cuiabá. A capital mato-grossense terá voos da Azul para Curitiba, Londrina, Maringá, Presidente Prudente, Manaus, Palmas, Salvador e Recife. Já na capital pernambucana, a oferta de alta temporada terá ligações para Jericoacoara, Porto Alegre, Parnaíba, Palmas, Porto Velho, Uberlândia, Vitória e Goiânia. Por sua vez, a Azul irá operar voos para Natal, Recife e Salvador a partir da capital de Goiás. Tem ainda voos de Guarulhos para Natal, Salvador e Ilhéus, que também contará com frequências para Santos Dumont e Salvador. 

      

    Azul retoma voos seguindo regras sanitárias rígidas 

    Visando o bem-estar de Clientes e Tripulantes, a empresa adotou uma série de medidas de higiene e foi a primeira companhia do país a tornar obrigatório o uso de máscaras por Tripulantes e Clientes, tanto a bordo quanto em solo. Além disso, orienta a realizar o check-in pelo aplicativo e, para aqueles que precisam despachar a bagagem, sugere o uso das bancadas digitais de autoatendimento, em que o próprio Cliente etiqueta sua bagagem sem contato com a tela dos tablets. Para o embarque, a Azul lançou o Tapete Azul, tecnologia pioneira no mundo, que é composto por um conjunto de projetores e monitores que diminui o tempo de embarque em 25% e garante o distanciamento social.  

      

    A bordo das aeronaves, lenços umedecidos estão à disposição para uso dos Clientes e dos Tripulantes da Azul e sachês de álcool em gel são distribuídos a todos os viajantes. A companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina vírus e bactérias em 99,99% dos casos.   

       

    Além disso, a empresa também adotou o sistema de raio ultravioleta da Honeywell para a limpeza do interior de suas aeronaves. O UV Treatment System é capaz de auxiliar a limpeza do interior de uma aeronave em menos de 10 minutos. A tecnologia representa uma camada a mais de segurança que será gradualmente introduzida na frota da Azul, a primeira empresa aérea da América Latina a trazer essa inovação.   

      

    Somando-se a isso e à limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul vem atendendo todas as normas de procedimento de limpeza e desinfecção sugeridas pelas autoridades sanitárias. O serviço de bordo passou a ser realizado ao final do voo, garantindo o uso da máscara durante toda a viagem, e o desembarque agora é realizado por fileiras, evitando as costumeiras aglomerações no corredor no momento de saída da aeronave.  

    Depois do final feliz do Grosjean, Lauda é o maior de todos em superação


    Texto: Charles Marzanasco

    Foto: Divulgação

    Não torço por tragédia na@f1Mas uma transmissão que a esconde pode ser uma tragédia para o telespectador. A transmissão de tv da Fórmula 1 pela própria Fórmula 1, jornalisticamente, é um desrespeito para quem está assistindo ao GP. 

    Por mais que não queira mostrar tragédia, muito preocupada em ocultar erros, a dona da corrida quando decidiu não mostrar as imagens seguintes do acidente de acidente@grosjeanromain, que todo mundo viu de longe o rápido incêndio, a impressão que ficou foi justamente ter acontecido o pior. Até deixou sem jeito o narrador e os comentaristas da TV Globo, que jornalisticamente é preocupada em fazer o máximo.

    Quando um F1 notou que o piloto francês estava melhor do que nunca para o que tinha sofrido, já distante do perigo, foi aquele festival de recuperação de imagens espetaculares que não só passou na própria transmissão, como rodou o mundo inteiro.

    Imagine que não seria ainda mais emocionante ter visto, na mesma hora, todas aquelas cenas da maior vitória da vida de Grosjean. Vão dizer, poderia ter sido o oposto. Claro, porém, acidentes em corridas são absolutamente normais. Podem ser fatais ou não, dependendo de inúmeros fatores. Mas quem corre, por mais que a segurança melhore a cada ano, está ciente de que os riscos jamais serão eliminados de vez.

    Assim, se você tiver mais tempo, ouça outros detalhes sobre esse meu comentário no final da gravação do Podcast # 078 do site@motorsportcom.brasilNele, ainda lembro, no Baú do Charlinho, o drama que o austríaco@nikilaudaf1sofreu no GP da Alemanha de 76, após a sua Ferrari bater no guard-rail e pegar fogo com ele preso, por um longo tempo, dentro do carro.

    Vale a pena entrar no link do meu Instagram para ver a lição de vida que o tricampeão mundial nos naqueles momentos difíceis que teve de luta contra a morte. Em superação, o Lauda foi o maior de todos os tempos entre os campeões mundiais da F1.

    terça-feira, 1 de dezembro de 2020

    Coluna Mecânica Online

    Mecânica Online

     Confira avaliação técnica do Ford Territory


    O primeiro lote de pré-venda esgotou em apenas duas semanas. Isso mostra a boa aceitação do Ford Territory no mercado brasileiro quando do seu lançamento.

    Agora, com um pouco mais de calma, tivemos a oportunidade de realizar uma avaliação técnica com o modelo, e já podemos adiantar: o Territory entrega tecnologias, conectividade e principalmente performance com sua motorização turbo e eficiência energética.

    Quando o assunto é Mecânica Online® temos a tecnologia Ecoboost® - onde os engenheiros da Ford combinam baixa cilindrada com o turbocompressor para oferecer desempenho com a máxima economia de consumo num motor a combustão.

    Para tornar esse funcionamento ainda melhor temos a injeção direta de combustível, o que eleva a eficiência da gasolina à mistura na quantidade exata, sem desperdícios.

    A motorização do Territory é 1.5 litro e tem baixo nível de ruído e vibrações, produz 150 cavalos de potência e torque máximo de 225 Nm, equivalente a 22,9 kgfm, precisando de apenas 11,8 segundos para sair da inércia e chegar aos 100 km/h.

    Durante nossos testes dinâmicos, na velocidade de 120 km/h o giro do motor ficou em 1.900 rotações por minuto, o que reflete um rodar econômico, silencioso e eficiente.

    No aspecto construtivo esse motor possui intercooler e comando de válvulas variável acionado por corrente. Ainda no aspecto da eficiência energética ele utiliza o ciclo Miller,  popularmente conhecido como motor de cinco tempos, que apresenta um importante ganho para otimizar seu funcionamento.

    A transmissão é CVT, onde a relação da velocidade é continuamente variável para permitir que o motor trabalhe na condição ideal. São oito velocidades, ou marchas, simuladas, sendo o acoplamento ao motor por meio do conversor de torque hidráulico. Para ficar mais fácil: escalonamento suave com melhor dirigibilidade, equilibrando performance com baixo consumo de combustível.

    O Ford Territory tem superioridade em equipamentos com mais conforto, tamanho e design quando comparado com seus concorrentes.

    Na hora da manutenção a Ford oferece revisões com preço fixo, mais tranquilidade, segurança ao consumidor e competitividade, sendo a mais barata quando você compara com Tucson, Equinox, Sportage e Compass.

    No consumo de combustível, os dados homologados mostram 9,2 km/l no percurso urbano e 10,2 km/l na estrada, sempre utilizando gasolina.

    A suspensão é independente nas quatro rodas que trabalham de forma eficiente e silenciosa, em qualquer tipo de piso, mostrando um comportamento muito bom.

    Recomendo que assista nossa avaliação técnica completa no vídeo abaixo, mas resumindo, temos no Territory design, espaço e conforto - tamanho e sofisticação; conectividade com a tela de 10,1 polegadas, CarPlay sem cabo, carregamento do celular por indução e primeiro carro conectado da Ford; Tecnologias com o motor turbo Ecoboost®, câmera de 360° com visão panorâmica e tecnologias semiautônomas; Custo de posse - menor valor de seguro, manutenção e peças competitivas.


    Vídeo | https://youtu.be/DyAUYGPxSAk

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