O carro avaliado pelo Blog, está semana, é o campeão de vendas dos últimos 20 anos em sua categoria, a picape Fiat Strada de que já foram comercializadas mais de 1,5 milhão de unidades e agora surge em sua segunda geração renovada nas versões Freedom cabine dupla e Plus, simples estendida, e Endurance, com as mesmas configurações, diferenciando-se pelo motor instalado cada uma.
A Freedom Plus tem o motor Firefly 1.3 flex de 109 cv e 14,2 kgfm de torque e a Endurance o antigo propulsor flex 1.4 EVO com 88 cv e 12,5 kg de torque. É justo ressaltar que o confiável motor Firefly é o mais econômico da categoria e mostrou um excelente desempenho não deixando a desejar nas subidas e nos arranques. É rápido, silencioso e gostoso de explorar. O câmbio de cinco velocidades manual em todas as versões, é macio e eficiente.
A Nova Strada, esta semana, foi eleita "Veículo do Ano" e ainda levou o prêmio na categoria de "Melhor Picape" do Top Car 2020. A revista Auto Esporte também elegeu a Fiat Strada "Picape do ano".
A Fredom Plus chama a atenção pelo comprimento da caçamba - a maior da categoria - que mede 1,71 m, e tem capacidade para 1.354 l e 720 kg de carga e é mais profunda do que a versão anterior e traz capota marítima e trilhos para instalação de acessórios Mopar. A tampa suporta pesos até 400 kg e sua abertura vertical e fechamento são muito leves graças às novas molas. O seu travamento pela chave do carro e internamente trava também o estepe, instalado sob a caçamba - solução encontrada para aumentar o tamanho da caçamba.
A traseira ganhou novas lanternas.
O design da nova frente elevada e robusta, é decorada por vincos que escorregam até os faróis e marcada por duas novas e amplas grades, a superior ligando os faróis de LED, ostenta a nova logomarca FIAT, e a inferior, separando os faróis de nevoeiro. A lateral é marcada pelas amplas caixas das rodas de liga leve, de 16" (pneus 205/55), decoradas com elemento plástico preto fosco. |
O interior é simples, natural em um carro de trabalho, mas bem acabado.
O painel é coberto de plástico duro de boa qualidade, com saídas de ar condicionado redondas nos extremos, mais amigáveis, que permitem desviar o vento do rosto dos ocupantes.
O painel de instrumentos, entre os mostradores do contagiros e medidor de gasolina, tem a tela de 3,5" do computador de bordo, que além apresentar os dados de desempenho do carro oferece o velocímetro digital, e indicação de troca de marchas.
No alto do painel, sobre a tela de multimídia de 7", teclas tipo piano ligam farol de milha e outras funções do carro.
O console central conta com ligação USB e tomada de 12V, porta-copos.
A cabine é rigorosamente para dois passageiros, atrás dos bancos há um espaço apertado ocupado pela caixa com o macaco e a chave de rodas e no máximo cabem duas bolsas pequenas, pois os bancos encostam na carroceria.
A picape Freedom Plus, apesar de ser um carro de carga, adequada para entregas rápicas, é confortável, de excelente dirigibilidade. A Fiat informa que a Nova Strada tem "novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessa de suspensão e barra estabilizadora na dianteira, e novo eixo traseiro e a utilização de aços nobres em hot stamping e aços de alta e ultra alta resistência em 90% de sua base (under body), garantindo mais segurança pela melhor integridade do habitáculo e maior eficiência energética". Essas alterações são responsáveis pela maior segurança e conforto da picape.
O ambiente na cabine é agradável, bem silencioso, graças ao material isolante empregado, exceto quando vc pisa fundo no acelerador e o motor executa sua sinfonia.
O volante multifuncional, de pagada confortável, com controles de som, telefoneé coberto de couro e tem regulagem de altura assim como o banco do motorista.
Entre os itens de segurança, a picape tem controles de tração e de estabilidade, assistente em rampa, direção elétrica progressiva, câmera de ré, sensores de estacionamento, faróis de full LED, lanternas de nevoeiro.
O motor é o 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. O consumo com gasolina na estrada é de 14,2 km/h e na cidade 12,8 km/h já com etanol registra na estrada 9,8 km/l e na cidade 9 km/l. A velocidade máxima é de 168 km/h com etanol e 164 km/h com gasolina. O desempenho e a economia desse motor são conhecidos.
A Strada Freedom Plus 2021 custa R$ 73.990 e tem três anos de garantia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário