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sexta-feira, 11 de junho de 2021

Nissan revela que proprietários de carros elétricos na Europa percorrem trajetos mais longos do que aqueles que possuem veículos a combustão Pesquisa derruba mito em torno do uso dos veículos elétricos, indicando o fim da ansiedade relacionada à autonomia. Assista o vídeo.

 


  • Motoristas de veículos elétricos na Europa estão rodando 600 km a mais por ano do que usuários de carros a combustão, sendo que 70% deles constataram que a autonomia dos veículos elétricos é melhor do que o esperado

  • Mais de dois terços dos motoristas de veículos elétricos na Europa estão satisfeitos com a infraestrutura de recarga atual, o que revela um aumento na confiança para fazer trajetos mais longos.

Nissan revela que proprietários de carros elétricos na Europa percorrem ... ASSISTA O VÍDEO E SE INSCREVA NO CANAL. OBRIGADO. https://youtu.be/7SbRe95GBbk via @YouTube

PARIS – Com testemunhos reais sobre a satisfação de dirigir com zero emissão de poluentes, a Nissan descobriu que os motoristas de veículos elétricos na Europa estão se superando. Na verdade, eles estão rodando uma média anual de 630 quilômetros limpos, o que é superior à distância percorrida pelos motoristas de carros a combustão, de acordo com uma recente pesquisa encomendada pela montadora japonesa.

Para ajudar ainda mais a entender as experiências de condução e a percepção dos motoristas europeus, o estudo revelou que os proprietários de veículos elétricos estão se tornando precursores nas ruas europeias, percorrendo um total que ultrapassa os 14.200 km anuais. Fazendo uma comparação com os motoristas de carros a combustão, que rodam em média 13.600 km, esta nova pesquisa prevê futuro promissor para a mobilidade sustentável.

"Esta pesquisa confirma que, optar por um veículo elétrico, não é apenas uma escolha inteligente, que beneficia o meio ambiente, mas também proporciona mais diversão, emoção e comodidade para os proprietários. Não é de se surpreender que os carros elétricos sejam mais usados por seus proprietários do que os dos veículos a combustão", afirma Arnaud Charpentier, Vice-Presidente de Estratégia de Produto e Preços da Nissan, Região AMIEO (África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania). "Temos certeza que, com mais veículos elétricos nas ruas, mitos estão sendo derrubados e, em breve, a ansiedade relacionada à autonomia será coisa do passado".

Ultrapassando limites

Entre aqueles que participaram da pesquisa na Europa, os motoristas de veículos elétricos na Itália são os que rodam mais, com uma média anual que ultrapassa os 15 mil km1,2, seguidos de perto pelos holandeses (14.800 km), o que demonstra que aqueles que decidiram mudar se sentem à vontade ao volante de seus carros zero emissão.

A pesquisa revela de forma encorajadora que a maioria (69%) dos motoristas de veículos elétricos na Europa está satisfeita com a estrutura de recarga disponível atualmente. Da mesma forma, quase um quarto deles (23%) disseram que o mito mais comum relacionado a dirigir um veículo elétrico é que a infraestrutura de recarga atual não é suficiente, indicando uma grande satisfação entre os usuários de veículos elétricos e uma oportunidade positiva para os futuros adeptos da mobilidade elétrica.

A caminho da mudança

Quase a metade (47%) dos motoristas de veículos a combustão na Europa disse que a principal vantagem de um carro movido a gasolina ou diesel é a autonomia maior. Além disso, ao analisar os motivos pelos quais 30% dos proprietários europeus de veículos a combustão não pretendem ter um veículo totalmente elétrico, a maioria (58%) disse que a principal preocupação é que a motorização elétrica oferece baixa autonomia.

Uma investigação mais aprofundada dos fatores que convenceriam os motoristas a mudar revelou, como era de se esperar, que:

  • 38% dos motoristas de carros a combustão na Europa acreditam que o principal incentivo seria ter maior autonomia
  • 32% dos motoristas europeus de carros a combustão seriam atraídos pela facilidade de recarga da bateria
  • 30% observaram que ter uma melhor infraestrutura de recarga os convenceria a mudar

Mas, apesar destes resultados, uma comparação com as pessoas que já adotaram um carro elétrico demonstra que os usuários de veículos elétricos contrariam estes receios de forma convincente.

Dos atuais motoristas de veículos elétricos na Europa, 70% observaram que sua experiência com a autonomia tem sido melhor do que o esperado. Estas constatações são um forte indício de que isso não deveria ser um impedimento para os usuários de carros a combustão fazerem a mudança para a mobilidade elétrica.

"Em breve, os veículos elétricos serão adotados em larga escala e estamos confiantes que estas constatações positivas ajudarão a mudar a opinião dos proprietários de veículos a combustão, cujo nível de ansiedade associada à autonomia ainda impede que eles adotem a mobilidade elétrica", acrescentou Arnaud.

Realidade distorcida

A pesquisa também revelou uma grande disparidade entre a experiência atual dos motoristas de veículos elétricos que utilizam a infraestrutura de recarga e a impressão dos usuários de carros a combustão que ainda não se beneficiam dela, destacando que seus pontos de vista são completamente diferentes.

  • 56% dos motoristas de carros a combustão na Europa, que não pensam em ter um veículo elétrico, acreditam que os pontos de recarga não são suficientes
  • 56% acreditam que os carros elétricos custam mais caro do que um modelo equivalente movido a gasolina ou diesel
  • 48% sugerem que a infraestrutura pública de recarga não é suficiente.

Por outro lado, mais de um quarto dos motoristas de veículos elétricos na Europa disseram que ficar sem carga (28%), o tempo de recarga (30%) e o preço alto dos veículos elétricos (31%) estão entre os maiores mitos da mobilidade elétrica, insinuando que a infraestrutura de recarga já desenvolvida é suficiente.

Líderes da mudança: a série de vídeos Minha Vida com um Nissan LEAF

Ao entrarmos na segunda década da eletrificação, fica ainda mais evidente que os veículos elétricos farão a cada dia mais parte de nossas vidas.

No último episódio da série de vídeos Minha Vida com um Nissan LEAF, proprietários do Nissan LEAF falam sobre do que eles mais gostam em relação a ter um veículo elétrico, comentando sobre quilometragem, trajetos mais longos, tecnologias avançadas, segurança e muito mais.

Com 84 anos de idade, Luis Charro tomou a decisão de mudar para o LEAF em sua aposentadoria, na Espanha. Motivado pelos vários benefícios de seu veículo elétrico para o meio ambiente, Luis também tomou a decisão de instalar painéis solares em sua casa, para recarregar a bateria do carro. Impressionado com a rapidez com que se adaptou ao carro novo e as tecnologias avançadas, Luis é prova de que nunca é muito tarde para mudar para a mobilidade elétrica.

Na Holanda, Edwin Glaser admite que, com as melhorias contínuas realizadas na infraestrutura de recarga desde que se tornou proprietário de um LEAF e as atualizações feitas no LEAF, ele se sente à vontade para percorrer distâncias mais longas.

Marco Massullo é motorista de táxi em Roma, para ele, a autonomia é fundamental. Ele ficou tão impressionado com o Nissan LEAF que já está em seu terceiro modelo.

Na Noruega, Maria Jansen comemorou o fato de ser a compradora número 500.000 de um LEAF em todo o mundo. Ela mudou para uma versão mais completa, a do modelo de 62 KWh, e agora usufrui de uma autonomia ainda maior e uma experiência de condução muito melhor. Como sua família mora na Suécia, ela fica muito mais tranquila sabendo que o seu LEAF facilmente dá conta de trajetos mais longos.

Durante a primeira década do Nissan LEAF, o primeiro carro 100% elétrico comercializado em massa em todo o mundo conquistou mais de 500 mil proprietários mundialmente. Juntos, estes proprietários já percorreram quilômetros suficientes para dar 400 mil voltas na Terra, o que comprova que os motoristas de carros elétricos não pensam duas vezes para ir um pouco mais longe.

"Este é um momento muito especial para a indústria automotiva. Continuamos expandindo nossa gama de veículos elétricos, com um cupê crossover 100% elétrico – o Nissan Ariya – e o novíssimo Qashqai, que conta com a premiada tecnologia e-POWER. Por isso, nunca faltarão opções para ajudar a inspirar outros motoristas a fazer a mudança e seguir esta tendência positiva para uma mobilidade mais limpa para o nosso planeta", conclui Arnaud Charpentier.

Cada episódio da série de vídeos Minha Vida com um Nissan LEAF retrata testemunhos reais que destacam a mobilidade elétrica como um estilo de vida agradável. Para conhecer as histórias completas dos proprietários do LEAF, visite Nissan Stories.

Faça parte do movimento ‘Electrify the World’ da Nissan. Siga nossas páginas no Facebook,  TwitterInstagramLinkedIn e utilize a hashtag #ElectrifyTheWorld.

Pesquisa

1. O Instituto OnePoll fez uma sondagem com 7 mil respondentes do Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Itália e Países Nórdicos (Noruega, Suécia e Dinamarca), de 29 de janeiro de 2021 a 23 de fevereiro de 2021. A pesquisa foi conduzida online e utilizou membros de um painel cadastrados para participar de pesquisas. Os respondentes que dirigem veículos elétricos ou a combustão foram selecionados por meio de perguntas de triagem e dados de perfil, para assegurar o alcance da amostra demográfica correta. Foram definidas cotas específicas para assegurar a representação de mercado.

2. Número médio de quilômetros percorridos anualmente antes de 2020 e das restrições do coronavírus.

 

Stock Car: Bruno Baptista orgulhoso por disputar liderança com o tricampeão Daniel Serra A terceira e quarta etapas da temporada 2021 serão realizadas no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, de 18 a 20 de junho, com corridas no sábado e no domingo




Vice-líder da Stock Car Pro Series 2021, o piloto Bruno Baptista retornará ao palco de sua primeira vitória na categoria, em 2019, o Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), para disputar a terceira e a quarta etapas desta temporada. Mas em uma situação bem diferente. Naquela época, em seu segundo ano na categoria, o sonho dele era vencer uma corrida. Agora, em sua quarta temporada na Stock Car, a meta do piloto paulista é lutar pelo título do mais difícil campeonato do automobilismo brasileiro.

Bruno começou o ano bem posicionado. Saiu da primeira etapa, em Goiânia, em abril, em quarto lugar no campeonato, deixou Interlagos, onde a segunda etapa foi realizada em maio, em segundo lugar, e agora dois pontos apenas o separam do líder Daniel Serra.

As etapas da Stock Car são compostas por duas provas de 30 minutos. A vitória vale 30 pontos na primeira e 24 pontos na segunda, enquanto a pole position de largada da primeira vale dois pontos. Assim, no Velocitta estarão em jogo diretamente 112 pontos para um piloto que, hipoteticamente, vença duas etapas e faça duas poles.

“Minha missão será sempre buscar mais vitórias e poles na Stock, mas o nosso objetivo maior agora é tentar ser o campeão de 2021, sempre respeitando todos os participantes de elevado nível da categoria”, diz Bruno Baptista, piloto da equipe RCM Motorsports, que tem apoio das empresas XP Private, Loctite, Oakberry, Pro Automotive, Hero, NGK do Brasil e Volt.

“Mas é muito difícil disputar a liderança do campeonato com um tricampeão como o Daniel Serra, que tem mais idade, é muito experiente, e sempre tem uma carta na manga na hora da competição acirrada na pista. Pior que a gente conta na Stock com, no mínimo, mais de dez pilotos do nível dele e respeitáveis como ele”, completa Bruno.



Os currículos dos dois lideres deste momento na Stock justificam a avaliação dele, que tem 24 anos e é identificado como umas das mais brilhantes e jovens revelações da categoria. Começou no kart em 2010, com 13 anos. Aos 17, pulou direto para a Fórmula 4 Sul-americana, e foi campeão na primeira temporada, em 2014. O importante título abriu as portas na Fórmula Renault Europeia e em outras categorias, como a Fórmula Renault Alps e a Toyota Series, na Nova Zelândia. Em 2017, andou na GP3, que era categoria-base da Fórmula 1, e também em corridas de endurance nos Estados Unidos, onde venceu as provas 12 Horas de Miami e Miami 300.




Em 2018, Bruno estreou na Stock Car, a convite da equipe RCM, tendo Lucas Di Grassi, campeão mundial de Fórmula E, como companheiro. Em 2019, terminou o ano no top 10 do campeonato, com três pódios e a vitória no Velocitta, tornando-se o piloto mais jovem a vencer naquela temporada, com 22 anos. Em 2020, conquistou a pole position e a vitória em Cascavel, além do pódio de terceiro lugar, em Goiânia.



Bem mais experiente e com 37 anos, Daniel Serra teve uma carreira mais longa no kart. Também participou da Fórmula Renault Europeia, e passou por diversas categorias do nosso automobilismo. Desde 2007, corre na Stock Car, em que se sagrou tricampeão consecutivo, em 2019. Simultaneamente, acumulou mais experiência internacional em provas de longa duração, com resultados expressivos em provas tradicionais, como 24 Horas de Le Mans e Daytona, desde 2013. Piloto oficial da Ferrari desde 2020, nesta temporada, disputa também o Campeonato Mundial de Endurance, com a equipe AF Corse.

“O histórico do Daniel Serra na Stock Car e em categorias de endurance é muito forte, admirável mesmo. É um grande piloto. Competir com ele na principal categoria do automobilismo brasileiro é uma honra. E estar em segundo lugar no competitivo campeonato da Stock Car, a apenas dois pontos do líder, depois de duas etapas, é motivo de orgulho para mim, vale como referência do meu potencial e engrandece meus resultados. Estou muito feliz e pronto para lutar por mais pontos importantes no Velocitta", conclui Bruno Baptista.

PROGRAMAÇÃO DA 3ª E 4ª ETAPAS DA STOCK CAR PRO SERIES 2021

SEXTA-FEIRA, 18
08h50 a 09h20: 1º treino – 1º grupo
09h30 a 10h00: 1º treino – 2º grupo
12h00 a 12h30: 2º treino – 1º grupo
12h40 a 13h10: 2º treino – 2º grupo
14h50 a 15h20: treino de rookie

SÁBADO, 19
09h25 A 09h35: warmup
10h00 a 10h45: classificação 3ª etapa
13h10: largada da 1ª prova
13h48: largada da 2ª prova
14h25: pódio

DOMINGO, 20
08h30 a 08h40: warmup
09h10 a 09h55: classificação 4ª etapa
13h10: largada da 1ª prova
13h48: largada da 2ª prova
14h25: pódio

Grupo Renault e o Plug Power criam joint venture dedicada à mobilidade a hidrogênio. A HYVIA vai oferecer um ecossistema de soluções integradas e completas, desde veículos utilitários leves movidos a célula de combustível até terminais de recarga, fornecimento de hidrogênio descarbonizado, manutenção e gestão de frotas. A joint venture vai operar com quatro unidades na França. A HYVIA pretende contribuir para a descarbonização da mobilidade na Europa, posicionando a França na liderança do desenvolvimento industrial e comercial dessa tecnologia do futuro.




O Renault Group, grande player da indústria automotiva, e a Plug Power Inc. (NASDAQ: PLUG), líder mundial em soluções de hidrogênio integradas e completas, lançaram a HYVIA, conforme o anúncio conjunto publicado em 12 de janeiro de 2021. 

O capital da joint venture é distribuído em partes iguais entre as duas empresas parceiras, sob a presidência de David Holderbach, executivo com mais de 20 anos de experiência em funções estratégicas de produto e vendas no Renault Group, em diferentes países.

O nome HYVIA combina a abreviação de “HY”, que remete a hidrogênio, à palavra latina “VIA”, que significa caminho, representando a ambição de abrir novos caminhos para uma mobilidade descarbonizada. 

Em determinados usos, os veículos utilitários leves requerem maior autonomia e menor tempo de reabastecimento, além de terem exigências em termos de capacidade de carga e volume. Para estes desafios, as células de hidrogênio são uma solução energética incomparável.

As atividades da HYVIA serão implantadas na França:

  1. Para otimizar as sinergias, tanto a sede da joint venture como as equipes de P&D serão localizadas em Villiers-Saint-Frédéric, centro de engenharia e desenvolvimento de veículos utilitários para o Renault Group. 
  2. Já as equipes de processo, manufatura e logística serão instaladas em Flins, no âmbito do projeto Re-Factory, para iniciar a montagem de células de combustível e postos de recarga a partir do fim de 2021.
  3. Baseados no furgão Renault Master, os primeiros veículos serão produzidos na fábrica de Batilly.
  4. A integração das células de combustível será baseada nas competências da PVI, subsidiária do Renault Group desde 2017, localizada em Gretz-Armainvilliers.

Complementando as opções de mobilidade elétrica, a tecnologia a hidrogênio oferecida pela HYVIA possibilita uma grande autonomia – de até 500 km –, bem como uma recarga rápida de 3 minutos. Estas duas vantagens são especialmente adequadas ao uso profissional de veículos utilitários leves e aos desafios regulamentares de descarbonização dos centros urbanos.

Três versões baseadas no furgão Renault Master serão comercializadas a partir do final de 2021 na Europa, que contarão com uma oferta de postos de recarga e abastecimento com hidrogênio verde:

- Transporte de mercadorias: versão Furgão e versão Chassi cabine para grandes volumes. 

- Transporte de pessoas: versão City bus. 

“Pioneiro em novas energias e líder em veículos utilitários elétricos na Europa, o Renault Group mantém seu objetivo de comercializar o mix mais verde do mercado na Europa até 2030, com a criação da HYVIA. Esta joint venture combina todo o ecossistema da mobilidade a hidrogênio de forma única, desde veículos até infraestruturas e serviços integrados e completos para os clientes. O desenvolvimento desta tecnologia de ponta nos permite fortalecer nossa presença industrial e implantar novas atividades geradoras de valor na França, neste segmento promissor”, explica Luca de Meo, CEO do Renault Group.

“A Plug Power é líder mundial em soluções a serviço do ecossistema do hidrogênio, com mais de 40.000 sistemas de células de combustível já comercializadas e 110 postos de recarga implantados, com capacidade para distribuir mais de 40 toneladas de hidrogênio por dia. A Plug Power é líder em soluções tecnológicas de produção de hidrogênio verde por eletrólise. Com a HYVIA, acompanhamos a mobilidade a hidrogênio na França e na Europa”, diz Andrew Marsh, CEO da Plug Power. 

“A Renault é pioneira em hidrogênio desde 2014, com mais de uma centena de veículos utilitários leves em circulação. Agora, a HYVIA está abrindo um novo capítulo rumo à descarbonização da mobilidade ao se associar com a Plug Power, para oferecer soluções completas a hidrogênio. A HYVIA se baseia na complementariedade das competências do Renault Group e da Plug Power para ter como objetivo mais de 30% de participação de mercado no segmento de veículos utilitários leves movidos a hidrogênio na Europa, em 2030”, conta David Holderbach, CEO da HYVIA.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Protagonismo é tema da 4ª Jornada do Conhecimento da Fundação Grupo VW


Estão abertas as inscrições para a 4ª Jornada do Conhecimento da Fundação Grupo Volkswagen, que terá como tema “O protagonismo da educação em épocas de crise”. O evento é gratuito e acontecerá on-line e ao vivo no dia 10 de junho, das 15h às 16h30. A transmissão será feita no YouTube e no Facebook da Fundação e contará com intérprete de Libras. Os inscritos terão acesso a certificado de participação.

Acesse agora a página do evento e faça sua inscrição gratuita!

A primeira Jornada do Conhecimento desde o início da pandemia não poderia deixar de olhar para a educação nesse período. Os impactos reais, em termos de resultados no processo de ensino-aprendizagem, no engajamento de alunos, nas notas de avaliação e sobre o risco de evasão escolar precisam de tempo para serem aferidos. Porém, o que já é possível perceber é o impacto positivo de pessoas que, a despeito de todas as incertezas, dificuldades práticas e sobrecarga psicológica, encontraram maneiras de fazer a diferença. São gestores e educadores que exerceram o protagonismo para fazer mais com o que tinham em mãos durante o isolamento.

Com o apoio de especialistas, vamos falar sobre o que ancora os profissionais que tiveram a força e a capacidade de buscar novas formas de lidar com os desafios que se apresentaram – e o que fica como legado dessas experiências de protagonismo. No encontro, a proximidade entre escola e alunos em tempos de distanciamento social e incertezas na educação, soluções criativas para aulas à distância, competências socioemocionais e outras questões serão abordadas.

Além disso, vamos ouvir depoimentos de profissionais que se sobressaíram ao decidir agir de uma forma que ninguém imaginou ser possível e boas práticas de quem está fazendo a diferença no cenário atual, com ferramentas para ajudar os educadores a assimilarem as vivências e sensações desse momento desafiador.

Sobre os convidados

Sob a mediação da jornalista Flávia Yuri Oshima, especialista em educação, o evento terá a presença de Fátima Gavioli (Secretária de Educação do Estado de Goiás), Tatiana Filgueiras (Vice-Presidente de Educação e Inovação do Instituto Ayrton Senna), Marcela Prado (especialista em neurociência comportamental e coautora do livro “Mulheres com poder para inspirar outras mulheres”) e Lucimar Menezes (Diretor do Centro de Ensino em Período Integral Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia/GO). Além disso, haverá as participações de Henrique Mendes Araújo (Diretor-Superintendente da Fundação Grupo Volkswagen) e Vitor Hugo Neia (Diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação).


Fiat emplaca o Argo como o veículo mais vendido do Brasil em maio. • Além do hatch, marca coloca outros dois modelos entre os três mais vendidos do país (Nova Strada e Mobi). • É o quinto mês consecutivo de liderança da Fiat no mercado nacional




Colecionando recordes de vendas em 2021, a Fiat emplacou o Argo em maio como o veículo mais vendido do Brasil. O hatchback somou 10.929 unidades, número inédito para o modelo desde o seu lançamento, em 2017. Além disso, o veículo atingiu 6,2% de participação de mercado total, mais uma conquista histórica de seu desempenho.

Esse resultado reforçou o ótimo momento da Fiat, líder do mercado brasileiro pelo quinto mês consecutivo, com 23% de participação, número atingido pela última vez em março de 2014 (23,5%). A marca comemora também as vendas da Nova Strada (9.918 unidades e 5,6% de share) e do Mobi, com 7.443 emplacamentos (4,2% de share), colocando mais dois veículos na segunda e terceira posições, respectivamente, do ranking de maio, deixando a Fiat com os três modelos mais vendidos do mês.

Nos cinco primeiros meses do ano, a Fiat ampliou sua liderança de mercado com 21,3% de participação total, superando 179 mil vendas. Ela é também a marca que mais cresce no Brasil, com alta de 6,9 p.p. quando comparada com o mesmo período de 2020.

Além disso, a Fiat segue como a fabricante com mais modelos entre os dez mais vendidos do ano. São quatro: Nova Strada em 1° lugar; Argo na 5ª posição; Mobi na 7ª e Toro, 8ª colocação. No lugar mais alto do pódio, a picape líder de seu segmento há 21 anos se consolida como o veículo mais vendido do Brasil com 51.369 emplacamentos e 6,1% de participação de mercado, superando o Chevrolet Ônix em mais 12.389 carros.

Para Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil, os números da marca são resultado, entre alguns fatores, do posicionamento dos produtos em seus respectivos segmentos e também do trabalho estratégico junto aos fornecedores do Polo Automotivo de Betim (MG): “O cenário é desafiador para todo o setor automotivo, mas nos preparamos como ninguém para operar com segurança nesse período, atendendo aos nossos clientes em toda a nossa rede de concessionários”.

COLUNA FERNANDO CALMON



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.153 — 10/6/21



 

ELETRIFICAÇÃO: TOYOTA VÊ

MAIS DE UM CAMINHO À FRENTE

 


Masahiro Inoue, CEO da Toyota para América Latina e Caribe, confirma que o compromisso da empresa em nível mundial continua sendo tornar-se neutra em emissões de gás carbônico até 2050, meta anunciada há seis anos. Apesar disso, acredita que uma posição cautelosa precisa ser considerada sobre como alcançar esse objetivo. Conversei com ele sobre este e outros assuntos.

“Nosso respeito ao meio ambiente é inquestionável. Quando a Toyota criou em 1997 o primeiro híbrido dos tempos modernos, o Prius [foto de abertura], já indicava que o futuro deveria mudar. Porém, agora, há mais de um caminho a escolher. Baterias e pilhas a hidrogênio são tecnologias válidas e continuamos a pensar assim. No Japão não há ainda consenso sobre o que vai prevalecer ou mesmo conviver. Garantir antes um suprimento estável de geração de energia elétrica é muito importante, além da criação de toda a infraestrutura exigir grande planejamento”, afirma.

No Brasil há opção de usar etanol para gerar hidrogênio a bordo e, por meio de um reformador, obter energia para o motor elétrico. “Este é um caminho que o País também pode seguir. Importante separar as questões técnicas e de marketing. Não basta estabelecer prazos ou datas em assuntos complexos”, defende Inoue.

O executivo confirmou o plano de usar o Brasil como base exportadora. “Toyota vende 400.000 veículos na América Latina, metade produzida no Brasil. A outra metade vem do Japão com frete médio de US$ 1.500 por unidade. Então está aí uma oportunidade para a fábrica de Sorocaba (SP) fornecer para a nossa região”.

Inoue entende que o sistema de produção Just-in-Time criado pela empresa para enviar componentes diretamente às linhas de produção e logo copiado por outros ramos industriais, não foi responsável pela atual escassez de semicondutores no mundo e a interrupção de tantas fábricas no Brasil e no exterior. “O mais importante é o planejamento de longo prazo, além de um contato constante e de ajuda mútua com nossos fornecedores. Assim não temos problemas, salvo questões pontuais e menores.”

Limitações de produção seguram as vendas

Mercado brasileiro continua comprando praticamente tudo que é ofertado pela indústria, incluídos veículos leves e pesados. Isso se repetiu em maio último com estoques pressionados e muito abaixo do que seria necessário para pronta entrega. São apenas 10 dias nas concessionárias e cinco nos pátios dos fabricantes, situação que se repete a cada mês desde novembro de 2020. As vendas diárias empacaram em quase 9.000 unidades no mês passado.

A produção cresceu apenas 1% sobre abril. Como as exportações aumentaram 9% para cumprir compromissos assumidos e as importações ainda sofrem impactos pelo dólar alto, não há mesmo como atender a demanda interna. Uma situação singular: há dois anos havia grande oferta e procura baixa; hoje, pouca oferta e grande procura. A opção tem sido comprar o que está disponível ou partir para os carros usados. Este ano, em maio, a comercialização de automóveis e comerciais leves usados cresceu 19% sobre abril.

Está difícil revisar as projeções para 2021, enquanto a importação de semicondutores ainda estiver sob pressão. Em termos mundiais, a previsão é de queda de 3% a 5% na produção por conta desta escassez que afeta mais algumas marcas do que outras. No Brasil, no entanto, o mercado e a produção vão crescer no mínimo 15% e 25%, respectivamente, porque a base comparativa com 2020 é muito baixa, segundo projeções da Anfavea.

São Paulo emplacou menos veículos do que Minas Gerais pela primeira vez. Razão é o aumento do ICMS que o governo paulista só agora diz que será por um prazo de dois anos, depois da má repercussão da medida.


Jaguar F-Pace evolui em estilo e conectividade

Mesmo sem alterar a essência do desenho, a evolução de meio ciclo desta geração do F-Pace segue a tendência estilística atual. Capô, faróis, lanternas traseiras e rodas mudaram, enquanto o interior foi totalmente renovado. Destaque para a nova tela multimídia curva de 11,4 pol. com moldura em magnésio, além de um tratamento químico superficial antirreflexo que também facilita limpeza de marcas de dedos. Sistema de infotenimento Pivi Pro inclui menu simplificado: apenas dois toques na tela inicial para executar 90% das tarefas usuais.

Acabamento interno em madeira e alumínio, novos bancos dianteiros mais confortáveis com superfícies maiores de aquecimento e resfriamento e sistema ativo de cancelamento de ruídos externos completam o pacote de melhorias internas.

O motor 6-cilindros turbo 3-litros de 340 cv não recebeu alterações. Mas na versão esportiva SRV o torque do V-8 5-litros com compressor subiu para 71,4 kgf.m, enquanto a potência se manteve em 550 cv. Rodas de liga leve de nada menos que 22 pol. de diâmetro são opcionais. Os preços vão de R$ 463.750 a R$ 725.950.

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www.fernandocalmon.com.br



 

Embraer vende 200 "carros voadores" - eVTOL - para companhia de serviços de mobilidade aérea urbana dos Estados Unidos

eVTOL da Embraer: veículo é proposto para uso em grandes centros urbanos. Imagem: Divulgação/Embraer

Na semana passada, a fabricante brasileira de aviões divulgou que recebeu uma encomenda de 200 unidades de eVTOL para a Halo, companhia que fornece serviços de helicópteros e mobilidade aérea urbana privada nos Estados Unidos (EUA) e no Reino Unido. As entregas, assim como com a Helisul, também devem começar em cinco anos.


Embraer anunciou na última segunda-feira (7) mais um acordo de venda de seu “carro voador“, cujo projeto ainda está em desenvolvimento. A parceria entre a Eve Urban Air Mobility e a Helisul Aviation, empresa que opera helicópteros na América Latina, inclui pedido inicial de até 50 veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), com entregas previstas para começar em 2026.

“Esta parceria com a Eve é motivo de muita satisfação para a Helisul. A Eve consegue antecipar as necessidades do mercado e a Helisul pretende seguir os seus passos lado a lado. Com as cidades cada vez maiores e o trânsito mais e mais congestionado, nossa parceria para construir soluções e práticas inteligentes para a mobilidade aérea vai melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades, reduzindo a poluição e o tempo de deslocamento das pessoas, com uma opção de transporte porta a porta”, disse Luis Carlos Munhoz da Rocha, Diretor Comercial da Helisul Aviation.

“Soluções disruptivas de mobilidade aérea urbana podem trazer o mesmo tipo de benefícios que a aviação trouxe para viagens mais longas, tornando-as mais acessíveis, oferecendo aos passageiros urbanos mais opções de deslocamento. Nossa parceria com a Helisul nos permite inovar a infraestrutura de táxi aéreo do Brasil, que já é grande, e prepará-la para o futuro do transporte aéreo. Nossa equipe irá fornecer serviços abrangentes, incluindo soluções de gerenciamento de tráfego aéreo urbano, e se beneficiará do conhecimento único que a Helisul tem nesse mercado”, explicou Andre Stein, presidente e CEO da Eve Urban Air Mobility.

Inicialmente, as empresas vão trabalhar com helicópteros para validar parâmetros que possam ser usados, mais tarde, pelos “carros voadores”. A parceria entre Embraer e a Helisul ainda aborda o desenvolvimento de produtos e serviços que permitam a operação do eVTOL, como soluções de gerenciamento de tráfego aéreo.

Além dos acordos com a Halo e a Helisul, a Embraer divulgou também que está desenvolvendo um eVTOL em uma parceria com a Uber, que pretende realizar voos comerciais a partir de 2023. No entanto, esse prazo é considerado apertado por participantes do mercado.

A Eve, empresa independente criada pela Embraer para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de mobilidade aérea urbana (UAM) no mundo, tem estudado vários projetos nos últimos anos para criar uma a infraestrutura de táxi aéreo no País para o uso por eVTOLs – que tem sido apelidado de “carro voador”, mas na verdade funciona como um helicóptero elétrico que, por ter hélices diferentes, realiza pousos e decolagens mais suaves.

Em todo o mundo, ao menos 140 projetos de eVTOL estão sendo desenvolvidos. O setor acredita que o novo veículo transformará a aviação ao oferecer viagens mais baratas do que as de helicópteros. A grande mudança tecnológica será que os elétricos, futuramente, não precisarão de pilotos, e por ser movido a bateria, o carro voador não vai emitir poluentes e fará menos barulho do que aviões etc.

(Fonte: Olhar Digital)

Conheça as ofertas exclusivas BMW neste mês de junho. Este mês, os modernos e desejados BMW 118i Sport GP, BMW 218i Sport GP, BMW X2 sDrive 18i, BMW X1 e BMW 320i têm condições especiais e facilidade exclusiva de pagamento.



O mês de junho começa acelerado com condições especiais para modelos da BMW, marca líder em vendas no mercado premium nacional. Por meio da BMW Serviços Financeiros, veículos jovens da marca como BMW 118i Sport GP, BMW 218i Sport GP, BMW X2 sDrive18i, além dos desejados BMW X1 e BMW 320i têm planos de financiamento e facilidade exclusiva de pagamento para os clientes.

Destaques em vendas no segmento premium do país, os modelos BMW 320i ou BMW X1 são produzidos no Brasil e podem ser adquiridos a partir de R$ 239.950,00 à vista, ou por meio de financiamento pela BMW Serviços Financeiros, com entrada de R$ 97.200,00, saldo em 36 parcelas mensais de R$ 1.889,00, mais parcela final no 36º mês de 55% do valor do veículo. Além disso, os dois modelos são ofertados com três anos de manutenção gratuita para mais tranquilidade e custos reduzidos, independente da modalidade da compra – à vista ou a prazo.

O BMW 118i Sport GP é ofertado por R$ 229.950,00 à vista, ou no plano Sign & Go com entrada de R$ 110.490,00, saldo em 24 parcelas mensais de R$ 990,00, mais parcela final no 24º mês de 50% do valor do veículo. Condição especial também para o BMW 218i Sport GP, que pode ser adquirido por R$ 249.950,00 à vista, ou no plano Sign & Go com entrada de R$ 110.900,00, saldo em 24 parcelas mensais de R$ 1.490,00, mais parcela final no 24º mês de 50% do valor do veículo.

Já o BMW X2 sDrive18i está com preço sugerido de R$ 269.950,00 à vista, ou no plano Sign & Go com entrada de R$ 122.310,00, saldo em 24 parcelas mensais de R$ 1.490,00, mais parcela final no 24º mês de 50% do valor do veículo.

A BMW Serviços Financeiros é a divisão de financiamentos, seguros e consórcio do BMW Group. Com um portfólio de produtos e serviços inovadores, são oferecidas soluções customizadas e competitivas, desenvolvidas para atender com eficiência e exclusividade os clientes da marca.

Novo Peugeot 3008 traz novidades também no design. Marca revela alguns spoilers sobre o visual do SUV que será lançado no país ainda neste mês

 


Com estilo único, inovador e autêntico, o Novo PEUGEOT 3008 traz novidades para continuar conquistando fãs por onde passa. Um dos destaques do modelo é o design que anuncia uma nova era mais moderna, com requinte e dinamismo. Agora, o modelo conta com atualizações também no visual, que vão desde os faróis, lanternas, grade e até mesmo na posição do emblema da marca.

O SUV já impressionava com o visual arrojado, requisito que ficou ainda mais evidente na nova geração, que ganhou, entre outros atributos, uma nova grade frameless que invade o para-choque dando movimento e se integrando à lateral do veículo, compondo harmoniosamente a face dianteira.


Não só a frente foi redesenhada, mas a traseira do novo PEUGEOT 3008 é caracterizada por um acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas, unindo as novas lanternas com elementos luminosos na forma de três “garras” ,


quarta-feira, 9 de junho de 2021

Renault inicia a produção do Captur como o novo motor turbo TCE 1.3 flex

 


O Renault Captur com o novo motor turbo TCe 1.3 flex começou a ser produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

Audi entrega primeiras unidades dos novos Q5 e o inédito Q5 Sportback. · Com tração quattro de série, veículos trazem novo sistema MMI sensível ao toque, faróis LED Matrix e lanternas traseiras com assinaturas exclusivas. · Lançado mundialmente em novembro, Q5 Sportback estreia no Brasil. · Q5 e Q5 Sportback ainda podem ser configurados no site oficial da marca e estarão disponíveis em condições especiais a partir de R$ 309.990,00 e R$ 369.990,00, respectivamente, na modalidade venda direta



O novo Audi Q5 está no Brasil nas carrocerias SUV e Sportback. Um dos modelos mais desejados da marca, o Audi Q5 chega nas concessionárias e as primeiras unidades começam a ser entregues aos clientes a partir desta semana. Além da icônica tração quattro com tecnologia ultra, os veículos chegam com controle de cruzeiro adaptativo, faróis dianteiros Full LED Matrix, lanternas traseiras OLED com três tipos de assinaturas exclusivas, carregador de celular por indução, display com tela sensível ao toque e tecnologia de assistência elétrica de 12v.

Os novos Q5 e Q5 Sportback contaram com condições especiais para os clientes que adquiriram um dos modelos durante a pré-venda. Ainda é possível configurar os veículos no site oficial da marca. A partir de hoje o Q5 passa a ser comercializado pelo valor inicial de R$ 309.990,00, enquanto o Q5 Sportback está disponível a partir de R$ R$ 369.990,00 – os valores especiais são para a modalidade venda direta. Ambos estarão disponíveis nas versões S line e S line Black, sendo que para o Q5 há ainda a versão Prestige.

Design renovado e carroceria inédita
A forte identidade Q caracteriza o exterior do Audi Q5 com sua expressão de potência, robustez e segurança. Com a renovação do veículo, os designers da Audi enfatizaram ainda mais a relação entre os SUVs da marca. A nova grade Singleframe octogonal agora está mais larga e as entradas de ar laterais aumentaram de altura, ganhando formatos trapezoidais.

Já o inédito Audi Q5 Sportback, além da grade Singleframe octogonal e faróis LED Matrix de série, possui um design especial, que oferece uma aparência dinâmica e poderosa com muita elegância e esportividade. Uma linha lateral contínua e elegante enfatiza as rodas e valoriza a tração quattro, enquanto o desenho das portas demonstra estabilidade e robustez alinhado com uma inclinação para baixo, de modo que a terceira janela lateral se estreita acentuadamente para trás.

No interior, a tela central conta com o novo display MMI, agora sensível ao toque, que funciona como o ponto focal do painel de instrumentos e está ligeiramente inclinado em direção ao motorista. As informações são projetadas na tela de alta resolução com 10,1 polegadas. Os gráficos são minimalistas e a estrutura do menu é intuitiva e planejada para toda a linha de veículos da marca, presente agora em toda a gama de veículos SUV da Audi. Com o novo MMI, o controle giratório no console do túnel central dá lugar a um espaço de armazenamento de objetos próximo à manopla do câmbio. O modelo conta ainda com carregador de smartphone por indução para os aparelhos compatíveis com a tecnologia.

O modelo ainda conta com o Audi Virtual Cockpit Plus de 12,3 polegadas, com três modos de apresentações diferentes, posicionado logo atrás do volante multifuncional. As rodas são de liga-leve de 19” e 20” dependendo da versão.



Faróis LED Matrix e lanternas com novas tecnologias e assinaturas
Os novos conjuntos óticos merecem um capítulo próprio: a tecnologia de iluminação OLED de última geração está disponível como opcional tanto para o SUV quanto para o Sportback. OLEDs são diodos orgânicos emissores de luz extremamente eficientes que geram uma iluminação detalhada. Diferentemente dos LEDs convencionais, eles consistem em um material orgânico e pastoso, no qual ao se aplicar uma tensão suas moléculas emitem fótons. Através desse processo a superfície é então iluminada. Cada lanterna traseira é composta por 3 elementos luminosos, que são bem finos. Os OLEDs são divididos em diversos segmentos comutáveis e únicos, e com um arranjo tridimensional possibilita diversos desenhos de luzes.

Três diferentes assinaturas de luzes traseiras estão disponíveis no Audi Q5 e Q5 Sportback. Ao mudar o modo de seleção do Audi drive select para “Dynamic”, as luzes mudam para uma assinatura esportiva. O cluster de luz traseira OLED também é equipado com detecção de proximidade: se uma pessoa se aproxima do veículo pela parte traseira, a menos de dois metros, todos os segmentos OLED acendem. Quando o carro começa a se mover, ele retorna para a assinatura de luz original.

Controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa
Outra tecnologia presente no Audi Q5 e Q5 Sportback é o sistema de controle de cruzeiro adaptativo com aviso de saída de faixa que garante grande conforto principalmente quando o Audi Q5 é conduzido em viagens de longas distâncias. O controle de cruzeiro adaptativo auxilia o motorista a manter a velocidade ou a distância do veículo a sua frente. Quando um veículo posicionado na frente é reconhecido, a tecnologia pode tanto acelerar como frear o veículo, dentro do limite do sistema.

Já o aviso de saída de faixa auxilia o motorista a evitar uma troca de forma não intencional. Se o sistema estiver ativo e preparado, as faixas de rolagem forem reconhecidas pelo sistema e o motorista não tiver acionado a luz de indicação de direção, então o aviso de saída de faixa auxiliará o condutor a voltar para a faixa de rolagem, acionando o volante na direção contrária. Também é possível ativar uma vibração do volante, caso o motorista deseje. Essa funcionalidade está disponível a partir de cerca de 60 km/h.

Motor 2.0 TFSI e tração quattro com tecnologia ultra
O premiado motor 2.0 TFSI equipa as versões dos novos Q5 e Q5 Sportback. Os modelos entregam 249 cv de potência e torque de 370 Nm. A transmissão de ambos é a S tronic de dupla-embreagem e sete velocidades que oferece rápida troca de marchas. Os modelos possuem velocidade máxima de 237 km/h e aceleram de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.

Os novos Audi Q5 e Q5 Sportback contam ainda com o eficiente sistema de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 12 volts.

A tração quattro com tecnologia ultra, de série em todas as versões, direciona o torque exclusivamente para as rodas dianteiras em condições normais de direção. No momento em que a tração nas quatro rodas é necessária, duas embreagens ativam instantaneamente o eixo traseiro.

Direção, transmissão e gestão do motor estão igualmente integradas no Audi drive select, com possibilidade de seis modos de direção: auto, efficiency, comfort, dynamic, off road e individual.

Opcionais, configurador e pré-venda das versões
Os novos Audi Q5 e Audi Q5 Sportback ainda contam com opcionais exclusivos. Para as versões S line e S line Black, é possível incluir head-up display, estribo e rodas de liga-leve 20”. Para a versão S line Black ainda é possível adicionar lanternas traseiras com tecnologia OLED, pacote exterior carbono e sistema de som Bang & Olufsen. Os modelos já estão em pré-venda e podem ser configurados pelo site oficial da marca.

VW oferece serviço de oxi-sanitização, que combate a Covid-19. O processo tem eficácia comprovada de 99,99% no combate ao COVID-19, vírus e bactérias, segundo avaliação da UNICAMP

 


A Volkswagen do Brasil – em conjunto com sua rede de concessionários – oferece o serviço de oxi-sanitização, que utiliza o ozônio como agente principal e higieniza o interior e o sistema de ar dos veículos. O processo tem eficácia comprovada de 99,99% no combate ao COVID-19, vírus e bactérias, dado revelado em pesquisa realizada pela UNICAMP.

Trata-se de uma campanha com abrangência nacional, que proporciona aos nossos clientes a possibilidade adicional de se protegerem contra o coronavírus”, afirma Sétimo Spini, diretor de pós-vendas da Volkswagen do Brasil.

Pelo valor do serviço de oxi-sanitização de R$220, o cliente recebe também um frasco de álcool gel e pode ter o pagamento facilitado em duas parcelas de R$ 110. A promoção é válida até o final do mês de junho.

Stellantis Consolida Liderança no Mercado Brasileiro e Sul-Americano. A Stellantis consolidou sua liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, ao emplacar 58.847 veículos em maio, alcançando uma participação de mercado de 33,4%.

 


A Stellantis consolidou sua liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, ao emplacar 58.847 veículos em maio, alcançando uma participação de mercado de 33,4%. Entre os dez modelos mais vendidos no Brasil, cinco são da Stellantis: os Fiat Argo, Strada e Mobi, que ocupam as três primeiras posições no ranking geral, seguido pelo Jeep Renegade, o quarto modelo mais vendido no Brasil no mês. O Jeep Compass completa a lista de veículos do grupo entre os mais vendidos.

No acumulado do ano, a Stellantis soma 255.446 unidades vendidas, com 30,4% de participação de mercado. No período de janeiro a maio, Fiat Strada é o veículo mais emplacado no país. Entre os dez mais vendidos no ranking geral, destacam-se os Fiat Argo, Mobi e Toro e os Jeep Renegade e Compass.

A Stellantis também lidera o mercado na Argentina e na América do Sul. No acumulado do ano, acumula 27,1% de participação no mercado argentino e responde por 23% das vendas totais na América do Sul.


Fiat lidera pelo quinto mês consecutivo             

A marca Fiat encerrou maio na liderança de mercado pelo quinto mês consecutivo, com 23% de participação de mercado, no melhor desempenho desde março de 2014, quando alcançou 23,5%. O Fiat Argo foi o carro mais vendido no mês com 10.929 unidades emplacadas, um recorde desde o seu lançamento. A picape Fiat Strada e Mobi encerraram o mês na segunda e terceira posições, respectivamente, assegurando para a marca Fiat as três primeiras posições de liderança entre os líderes de vendas. 

No acumulado do ano, a Fiat ampliou sua liderança com 21,3% de participação de mercado, superando a marca de 179 mil unidades vendidas, sendo a marca que mais cresce no mercado, com avanço de 6,9 pontos percentuais em relação a igual período de 2020.

Fiat Strada se consolidou como o veículo mais vendido do Brasil em 2021, com 51.369 unidades vendidas e 6,1% de participação nas vendas totais. E a Fiat é a marca com mais modelos entre os dez mais vendidos do ano, com Strada, Argo, Mobi e Toro.

O bom desempenho se repete em vários segmentos. Fiat lidera entre as picapes, com 54,9% do mercado no acumulado ano. A marca liderou pelo nono mês consecutivo o segmento hatch, e com recorde de participação de 38,9% das vendas em maio. 

Jeep alcança melhor participação de mercado e Renegade tem recorde de vendas

Maio foi um mês histórico para a Jeep®, que alcançou a sua melhor participação de mercado de todos os tempos, com 7,7% de market share na indústria. Também obteve excelente desempenho no segmento de SUVs, com uma fatia de 22,9%. Além disso, os modelos Renegade e Compass foram mais uma vez líderes nas suas categorias.

O Jeep Renegade detém a liderança entre os SUVs tanto do mês quanto do acumulado de 2021. E em maio, o utilitário esportivo alcançou cerca de 18% das vendas em seu segmento, com um recorde de vendas no ano com 7.361 unidades, e ainda está presente no pódio dos veículos mais vendidos do País, ocupando a quarta posição.

Destaque entre os SUVs médios, o Compass, que teve sua nova geração lançada em 28 de abril, conquistou um importante feito em maio: ultrapassou a marca de 250 mil unidades vendidas desde o seu lançamento. No mesmo mês, o utilitário esportivo mais tecnológico fabricado no Brasil teve 6.136 unidades comercializadas e segue líder de seu segmento no mês e no ano. 

Marca Ram tem mês recorde no Brasil

O mês foi muito especial a marca Ram, que obteve o melhor resultado desde 2005, com 404 unidades emplacadas. Em seu primeiro mês cheio de mercado, a Ram 1500 alcançou 197 unidades vendidas, enquanto Ram 2500 emplacou 207 unidades. A Ram garantiu 9,8% de participação de mercado entre as marcas de prestígio em maio, concorrendo contra sedãs e SUVs de alto padrão.

Peugeot registra melhor mês de vendas

Em maio, a Peugeot registrou 2.527 veículos vendidos e 1,4% de participação de mercado, em seu melhor desempenho de vendas de veículos desde novembro de 2017. No acumulado de janeiro a maio desse ano, a Peugeot cresceu 131,4% em volume de vendas quando comparado ao mesmo período do ano passado, totalizando 8.910 veículos.

Citroën acelera em relação a abril

A marca Citroën emplacou em maio 1.906 unidades, com um market share de 1,1%. A participação mercado da marca avançou 0,1 ponto percentual na comparação com abril. No acumulado do ano, a Citroën acumula 6.591 unidades vendidas. 

Produção estável desde o início do ano esbarra na falta de semicondutores para voltar a patamares pré-pandemia


A produção de autoveículos em maio foi de 192,8 mil unidades, apenas 1% superior à de abril, de acordo com o último levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). Desde janeiro, o nível de produção fica entre 190 mil e 200 mil, o que revela uma espécie de “teto técnico” provocado não pela falta de demanda, mas pela crise global de fornecimento de semicondutores.

“Esse problema, que deve se alongar até os primeiros meses de 2022, é o responsável pelas paralisações temporárias de parte de nossas fábricas, algumas por períodos curtos, outras mais longos”, explica o presidente Luiz Carlos Moraes, ressaltando que essa questão atinge vários setores industriais, mas o automotivo em especial, já que um único veículo pode ter até 600 semicondutores em seus sistemas eletrônicos de motorização, câmbio, segurança, conforto, entretenimento etc.

Enquanto a produção patina, o licenciamento de 188,7 mil unidades em maio representou alta de 7,7% sobre o mês anterior, com destaque para os 11,5 mil caminhões, melhor resultado do segmento desde dezembro de 2014. Elevação maior ainda tiveram as exportações: 37 mil veículos foram embarcados, 9,1% a mais que em abril. No acumulado dos cinco primeiros meses, os licenciamentos de autoveículos chegaram a 891,7 mil, e as exportações a 166,6 mil

Política industrial e visão de futuro da nação

Na opinião de Luiz Carlos Moraes, a crise dos semicondutores, com produção quase toda concentrada na Ásia, é reveladora de um desafio que precisa ser enfrentado pelo Brasil como uma nação com visão de futuro. “Estados Unidos e países da Europa captaram o sinal de alerta e já estão desenvolvendo políticas industriais no sentido de produzir localmente esses componentes eletrônicos, que são a base de toda a revolução tecnológica do 5G, internet das coisas, automação e outras já em curso”, afirma o presidente da ANFAVEA.

“O setor automotivo e outras indústrias dependem cada vez mais desses insumos para dar um passo além em termos tecnológicos, atraindo para o país investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, e na esteira disso gerando conhecimento técnico, acadêmico e empregos de altíssima qualidade. Já estamos atrasados, o que exige urgência e grande visão de futuro por parte dos nossos dirigentes”, conclui Moraes.

Veja Carta da Anfavea: https://www.anfavea.com.br/cartas/carta421.pdf 

Veja apresentação da coletiva: https://anfavea.com.br/coletiva.pdf 


terça-feira, 8 de junho de 2021

Pilotando um Alpine F1 Fernando Alonso conquista no circuito do Azerbaijão o melhor resultado desde seu retorno à F1


A Alpine F1 Team marcou oito pontos no Grande Prêmio do Azerbaijão 2021, graças às impressionantes duas últimas voltas de Fernando Alonso, quando o espanhol subiu quatro posições para terminar em sexto ao cruzar a bandeira quadriculada. Esteban Ocon teve que abandonar a prova depois de ter sofrido uma perda de potência no início da corrida.

Alonso teve uma performance brilhante nas duas últimas voltas, depois de um reinício tardio da prova. O resultado do Azerbaijão foi o melhor que o espanhol obteve na Fórmula 1 desde o GP da Austrália de 2018.

No início da corrida, tanto Alonso como Esteban Ocon fizeram boas largadas, galgando posições durante as brigas iniciais da prova de 306 km. Alonso estava em sétimo ao final da primeira volta, enquanto que seu companheiro de equipe estava fora dos pontos por pouco, em décimo primeiro lugar. Mas apenas algumas voltas depois, a corrida de Esteban chegou ao fim de forma abrupta. Uma perda súbita de potência o forçou a voltar para o box com seu A521 e abandonar a prova definitivamente, na quarta volta.

Alonso foi um dos primeiros a mudar para pneus duros, parando no box na volta de número 7. A maior parte de seus concorrentes largou com pneus macios e seguiu sua estratégia algumas voltas depois. Com as mudanças na hierarquia do pelotão, o espanhol conseguiu manter sua posição próxima dos pontos, em décimo segundo.

Mas, na 31ª volta, o Safety Car entrou em cena devido a um incidente com Lance Stroll na reta principal, o que permitiu que Alonso parasse mais uma vez e colocasse pneus macios, assim que a reta dos boxes foi liberada. Com pneus mais novos do que os outros que seguiam à frente, Alonso ganhou algumas posições e manteve o foco em terminar entre os dez primeiros. Mesmo assim, ele não conseguia ultrapassar a McLaren de Daniel Ricciardo, que estava em décimo. Parecia que o resultado estava consolidado até que uma bandeira vermelha sinalizou a colisão de Max Verstappen, levando todo pelotão para a reta dos boxes e fazendo com que as duas últimas voltas fossem apenas uma questão de fazer um sprint até a linha de chegada.

Após uma longa parada, a prova foi reiniciada. Com seus pneus macios já desgastados, Alonso deu o melhor de si até o final da prova, quando apresentou uma verdadeira master class em pilotagem. Depois de passar por vários carros na primeira curva, ele fez uma manobra ousada sobre Yuki Tsunoda por fora da quinta curva, terminando em sexto no Circuito Urbano da Cidade de Baku.

Esteban Ocon, largada P12, abandono:

“Acho que não tive muita sorte aqui. Claro que foi difícil com a perda de potência e tivemos que abandonar a prova logo no começo. Fizemos uma boa largada e eu estava na frente das duas McLarens, brigando com os pilotos ao redor. Eu estava fazendo bem a minha corrida e tinha ritmo para terminar entre os dez primeiros, o que o Fernando mostrou no final. Esse não foi o nosso fim de semana, isso está claro, mas vamos virar esta página e partir com tudo na próxima, no GP da França. Vai ser muito bacana para mim e não vejo a hora de correr lá novamente.”

Fernando Alonso, largada P8, chegada P6:

“Estou contente pela equipe, pois marcamos bons pontos nesse fim de semana. Acho que eu merecia isso depois de um fim de semana desafiador. As últimas voltas foram bem divertidas e tentamos atacar de forma agressiva, para recuperar algumas posições. O fim de semana foi bem sólido para nós, mas ainda nos faltou um pouco de regularidade durante a prova. Precisamos rever isso, mas estou satisfeito com o dia de hoje e vamos tentar seguir nesse ritmo na França.”

Marcin Budkowski, diretor Executivo:

“A corrida não começou bem e o Esteban teve que parar devido a um problema na unidade de potência. O ritmo do Fernando não estava competitivo e precisamos entender o motivo. No geral, não foi uma excelente prova, mas podemos ficar tranquilos já que os dois pilotos que tiveram problemas estão bem e isso nos permitiu ter um pouco de ação e emoção após o reinício da prova. A parte positiva foi que o Alonso Magic recuperou quatro posições e terminou em 6º, o que é uma bela recompensa para o grande trabalho que todos têm feito. Ele está de volta com seu estilo competitivo e agora precisamos trabalhar juntos para recuperar a forma na próxima prova, na França.”

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