Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Embraer vende 200 "carros voadores" - eVTOL - para companhia de serviços de mobilidade aérea urbana dos Estados Unidos

eVTOL da Embraer: veículo é proposto para uso em grandes centros urbanos. Imagem: Divulgação/Embraer

Na semana passada, a fabricante brasileira de aviões divulgou que recebeu uma encomenda de 200 unidades de eVTOL para a Halo, companhia que fornece serviços de helicópteros e mobilidade aérea urbana privada nos Estados Unidos (EUA) e no Reino Unido. As entregas, assim como com a Helisul, também devem começar em cinco anos.


Embraer anunciou na última segunda-feira (7) mais um acordo de venda de seu “carro voador“, cujo projeto ainda está em desenvolvimento. A parceria entre a Eve Urban Air Mobility e a Helisul Aviation, empresa que opera helicópteros na América Latina, inclui pedido inicial de até 50 veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), com entregas previstas para começar em 2026.

“Esta parceria com a Eve é motivo de muita satisfação para a Helisul. A Eve consegue antecipar as necessidades do mercado e a Helisul pretende seguir os seus passos lado a lado. Com as cidades cada vez maiores e o trânsito mais e mais congestionado, nossa parceria para construir soluções e práticas inteligentes para a mobilidade aérea vai melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades, reduzindo a poluição e o tempo de deslocamento das pessoas, com uma opção de transporte porta a porta”, disse Luis Carlos Munhoz da Rocha, Diretor Comercial da Helisul Aviation.

“Soluções disruptivas de mobilidade aérea urbana podem trazer o mesmo tipo de benefícios que a aviação trouxe para viagens mais longas, tornando-as mais acessíveis, oferecendo aos passageiros urbanos mais opções de deslocamento. Nossa parceria com a Helisul nos permite inovar a infraestrutura de táxi aéreo do Brasil, que já é grande, e prepará-la para o futuro do transporte aéreo. Nossa equipe irá fornecer serviços abrangentes, incluindo soluções de gerenciamento de tráfego aéreo urbano, e se beneficiará do conhecimento único que a Helisul tem nesse mercado”, explicou Andre Stein, presidente e CEO da Eve Urban Air Mobility.

Inicialmente, as empresas vão trabalhar com helicópteros para validar parâmetros que possam ser usados, mais tarde, pelos “carros voadores”. A parceria entre Embraer e a Helisul ainda aborda o desenvolvimento de produtos e serviços que permitam a operação do eVTOL, como soluções de gerenciamento de tráfego aéreo.

Além dos acordos com a Halo e a Helisul, a Embraer divulgou também que está desenvolvendo um eVTOL em uma parceria com a Uber, que pretende realizar voos comerciais a partir de 2023. No entanto, esse prazo é considerado apertado por participantes do mercado.

A Eve, empresa independente criada pela Embraer para acelerar o desenvolvimento do ecossistema de mobilidade aérea urbana (UAM) no mundo, tem estudado vários projetos nos últimos anos para criar uma a infraestrutura de táxi aéreo no País para o uso por eVTOLs – que tem sido apelidado de “carro voador”, mas na verdade funciona como um helicóptero elétrico que, por ter hélices diferentes, realiza pousos e decolagens mais suaves.

Em todo o mundo, ao menos 140 projetos de eVTOL estão sendo desenvolvidos. O setor acredita que o novo veículo transformará a aviação ao oferecer viagens mais baratas do que as de helicópteros. A grande mudança tecnológica será que os elétricos, futuramente, não precisarão de pilotos, e por ser movido a bateria, o carro voador não vai emitir poluentes e fará menos barulho do que aviões etc.

(Fonte: Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.