Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Grupo Renault e o Plug Power criam joint venture dedicada à mobilidade a hidrogênio. A HYVIA vai oferecer um ecossistema de soluções integradas e completas, desde veículos utilitários leves movidos a célula de combustível até terminais de recarga, fornecimento de hidrogênio descarbonizado, manutenção e gestão de frotas. A joint venture vai operar com quatro unidades na França. A HYVIA pretende contribuir para a descarbonização da mobilidade na Europa, posicionando a França na liderança do desenvolvimento industrial e comercial dessa tecnologia do futuro.




O Renault Group, grande player da indústria automotiva, e a Plug Power Inc. (NASDAQ: PLUG), líder mundial em soluções de hidrogênio integradas e completas, lançaram a HYVIA, conforme o anúncio conjunto publicado em 12 de janeiro de 2021. 

O capital da joint venture é distribuído em partes iguais entre as duas empresas parceiras, sob a presidência de David Holderbach, executivo com mais de 20 anos de experiência em funções estratégicas de produto e vendas no Renault Group, em diferentes países.

O nome HYVIA combina a abreviação de “HY”, que remete a hidrogênio, à palavra latina “VIA”, que significa caminho, representando a ambição de abrir novos caminhos para uma mobilidade descarbonizada. 

Em determinados usos, os veículos utilitários leves requerem maior autonomia e menor tempo de reabastecimento, além de terem exigências em termos de capacidade de carga e volume. Para estes desafios, as células de hidrogênio são uma solução energética incomparável.

As atividades da HYVIA serão implantadas na França:

  1. Para otimizar as sinergias, tanto a sede da joint venture como as equipes de P&D serão localizadas em Villiers-Saint-Frédéric, centro de engenharia e desenvolvimento de veículos utilitários para o Renault Group. 
  2. Já as equipes de processo, manufatura e logística serão instaladas em Flins, no âmbito do projeto Re-Factory, para iniciar a montagem de células de combustível e postos de recarga a partir do fim de 2021.
  3. Baseados no furgão Renault Master, os primeiros veículos serão produzidos na fábrica de Batilly.
  4. A integração das células de combustível será baseada nas competências da PVI, subsidiária do Renault Group desde 2017, localizada em Gretz-Armainvilliers.

Complementando as opções de mobilidade elétrica, a tecnologia a hidrogênio oferecida pela HYVIA possibilita uma grande autonomia – de até 500 km –, bem como uma recarga rápida de 3 minutos. Estas duas vantagens são especialmente adequadas ao uso profissional de veículos utilitários leves e aos desafios regulamentares de descarbonização dos centros urbanos.

Três versões baseadas no furgão Renault Master serão comercializadas a partir do final de 2021 na Europa, que contarão com uma oferta de postos de recarga e abastecimento com hidrogênio verde:

- Transporte de mercadorias: versão Furgão e versão Chassi cabine para grandes volumes. 

- Transporte de pessoas: versão City bus. 

“Pioneiro em novas energias e líder em veículos utilitários elétricos na Europa, o Renault Group mantém seu objetivo de comercializar o mix mais verde do mercado na Europa até 2030, com a criação da HYVIA. Esta joint venture combina todo o ecossistema da mobilidade a hidrogênio de forma única, desde veículos até infraestruturas e serviços integrados e completos para os clientes. O desenvolvimento desta tecnologia de ponta nos permite fortalecer nossa presença industrial e implantar novas atividades geradoras de valor na França, neste segmento promissor”, explica Luca de Meo, CEO do Renault Group.

“A Plug Power é líder mundial em soluções a serviço do ecossistema do hidrogênio, com mais de 40.000 sistemas de células de combustível já comercializadas e 110 postos de recarga implantados, com capacidade para distribuir mais de 40 toneladas de hidrogênio por dia. A Plug Power é líder em soluções tecnológicas de produção de hidrogênio verde por eletrólise. Com a HYVIA, acompanhamos a mobilidade a hidrogênio na França e na Europa”, diz Andrew Marsh, CEO da Plug Power. 

“A Renault é pioneira em hidrogênio desde 2014, com mais de uma centena de veículos utilitários leves em circulação. Agora, a HYVIA está abrindo um novo capítulo rumo à descarbonização da mobilidade ao se associar com a Plug Power, para oferecer soluções completas a hidrogênio. A HYVIA se baseia na complementariedade das competências do Renault Group e da Plug Power para ter como objetivo mais de 30% de participação de mercado no segmento de veículos utilitários leves movidos a hidrogênio na Europa, em 2030”, conta David Holderbach, CEO da HYVIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.