Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 12 de setembro de 2021

O test-drive do Chevrolet Tracker 1.2 turbo flex, Premier, revelou um carro equilibrado, econômico, confortável, seguro e confiável. Na viagem de teste conhecemos o Castelo de Itaipava, em Petrópolis, construído em 1920 com projeto de Lúcio Costa.

 

Texto e fotos:
Arnaldo Moreira









Domingo parcialmente nublado, temperatura amena do inverno carioca, excelente para subir a serra de Petrópolis e conhecer um ponto turístico em Itaipava, distrito da cidade imperial, o Castelo de Itaipava, aproveitando a viagem para avaliação do SUV Chevrolet Tracker 1.2 turbo Premier 2021/22, top de linha. "O Tracker 1.2 não é bom, é ótimo", garantiu o proprietário da agência Thivor, de Belo Horizonte. Esse motor colocou o carro num novo patamar de mercado, acrescentou.

Quem imagina que um carro pesado, de 1,271 kg, como a Tracker não possa ter um bom desempenho com um motor 1.2 está certo, mas aí entra em ação um turbo compressor com intercooler que injeta potência nesse propulsor de 3 cilindros, o que torna esse SUV compacto um foguetinho, graças ao casamento perfeito com a caixa automática GF6-3 de seis marchas, ele fez bonito subindo a serra fácil e faceiramente. A arrancada é perfeita, as retomadas firmes e a rodagem bem macia.

O Castelo, embora não tenha um fosso, nem uma ponte movediça na entrada, é monumental, vistoso, uma bela obra que o barão J. Smith de Vasconcellos  idealizou, em 1920 e a que o arquiteto Lúcio Costa deu vida. Para garantir uma aparência mais medieval um imponente cavaleiro portando uma enorme lança guarda o castelo. 

Todo o material usado na construção dessa obra de características renascentistas foi trazida da Europa. 

O castelo com seu estilo medieval ganhou status de único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico das Américas e funciona como um confortável hotel, de quatro andares.

Foto: Marcos Lara

Tem 82 suítes de 12 categorias distintas, de apartamentos mais simples até suítes de luxo com hidromassagem em diversas configurações de decoração e tamanho.

A viagem até Petrópolis foi muito agradável, tanto pela paisagem exótica, entre montes e vales, como pela excelente dirigibilidade e conforto do Novo Chevrolet Tracker. 

À noite, a volta foi tranquila graças aos excelentes faróis que o carro possui.

O que logo se nota neste SUV compacto é o seu desempenho, ao mínimo toque no acelerador o turbo mostra suas garras e o carro avança célere e firmemente pelas curvas sinuosas da serra. 

Um ponto alto do carro é sua amigável e eficiente multimídia Chevrolet MyLink, com tela LCD sensível ao toque de 8", com câmera de ré, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, espelhamento de GPS, rádio AM/FM, função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB, além de seis alto falantes, entrada USB dupla para o banco traseiro e WiFi nativo no veiculo para até sete dispositivos eletrônico, além controle do ar condicionado automático.

A boa dirigibilidade, beneficiada pela direção elétrica, coincide com a sensação agradável que a cabine oferece. A forração das portas e painéis são de bom gosto e parte do painel central é coberta de material macio e a restante superfície de plástico duro, mas de boa qualidade. 

O espaço é generoso tanto na frente quanto no banco traseiro (bipartido e rebatível), ambos confortáveis e revestidos de couro. Os passageiros são protegidos por seis airbgs, dois frontais, dois laterais e dois de cortina. 

O banco do motorista tem regulagem de altura e o volante multifuncional, coberto de couro e de boa pegada, conta com controles de velocidade de cruzeiro, de som, telefone e viva voz e piloto automático. No painel de fácil identificação estão os dados do computador de bordo que fornece informações do veículo, da viagem e de consumo, controle de pressão de pneus.

O Novo Tracker vem equipado com o motor transversal, 12 válvulas, com comando duplo variável, 1.2 de três cilindros, turbo, flex, com 132 cv (abastecido com gasolina) e 133 cv (etanol), que gera 19,4 e 21,4 kg de torque, respectivamente, a 2.000 rpm. Este novo propulsor colocou o Tracker entre os SUVs compactos mais econômicos. Durante o teste o computador de bordo registrou uma média de cidade/estrada 11,5 km/l abastecido com etanol. De acordo com o Inmetro, o consumo do Tracker é de 9,4 km/litro na estrada e 7,7 km/litro na cidade, com etanol. O tanque de combustível é 44 litros. A velocidade máxima de 185 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 9,4 s.

O Tracker chama à atenção por onde passa pelo porte altivo da frente de capô alto e longo com vincos decorativos. O conjunto ótico tem faróis tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras. Nas pontas do para-choques a luz de condução diurna também em LED. 

As linhas modernas e rodas de 17" com pneus 215/55, com design exclusivo nesta versão Premier, valorizam as laterais. 

A traseira é uma das mais vistosas do segmento pela tampa do porta-malas, de 395 litros, de linhas abauladas, valorizada pelas belas lentes alaranjadas, em LED, que invadem a lateral, e o spoiler.

Porta-malas com capacidade capacidade de 395 litros

O Novo SUV é muito bem guarnecido de tecnologia. Possui sistema start/stop, com botão de ignição do motor que desliga o motor momentaneamente em sinais ou paradas, regulagem de altura e acendimento automático dos faróis, sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem ("EBD") e assistência de frenagem de urgência ("PBA"), sistema de imobilização do motor, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, alarme antifurto, alerta de colisão frontal emite um sinal sonoro e visual pelo para-brisas quando há risco, alerta de ponto cego sensores nos cantos traseiros do carro que avisam, por meio de sinais luminosos no retrovisor, se houver algum veículo no ponto cego.

O Tracker merece ganhar o sistema de troca de marchas manuais no volante (paddle shift), hoje, essa troca só pode ser feita num botão específico na alavanca de câmbio. O encosto de braço para o motorista e carona podia avançar um pouco mais para oferecer mais conforto durante a condução.

A altura de 18,5 cm do solo é suficiente para que o carro não arraste o fundo pelos quebra-molas. 

O SUV Tracker custa a partir de R$ 110.750,00 na versão básica, manual turbo de 116 cv. Já na versão avaliada de 133 cv turbo Premier o preço é a partir de R$ 137.650,00.

Itens de série

  • SEGURANÇA
    • 06 Airbags (duplo frontal, duplo laterais e duplo de cortina)
    • Alarme Anti-furto
    • Alerta de Colisão Frontal
    • Alerta de Ponto Cego
    • Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro
    • Brake Light
    • Cintos de segurança do motorista com ajuste de altura
    • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores
    • Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos
    • Controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC)
    • Faróis dianteiros tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras
    • Frenagem automática de emergência em baixa velocidade
    • Ganchos de ancoragem para cadeiras de crianças no padrão ISOFIX e TOP TETHER
    • Indicador de distância do veículo da frente
    • Indicador de nível de vida de óleo
    • Luz de condução diurna / Luz de posição em LED
    • Regulagem de altura dos faróis
    • Sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem ("EBD") e assistência de frenagem de urgência ("PBA")
    • Sistema de imobilização do motor
    • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
  • ITENS DE APARÊNCIA
    • Adesivo de coluna na cor preto
    • Friso cromado no contorno inferior do vidro das 
    • portas
    • Grade frontal com detalhes cromados
    • Lanterna em LED
    • Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado
    • Maçanetas internas cromadas
    • Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor prata
    • Rack de Teto na cor prata
    • Roda de alumínio aro 17" com design exclusivo para a versão PREMIER
    • Spoiler traseiro
    • Volante esportivo com revestimento premium
    CONFORTO & CONVENIÊNCIA
    • Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
    • Alça dianteira no teto, lado do passageiro
    • Alças traseiras no teto
    • Ar-condicionado digital
    • Assistente de partida em aclive
    • Câmera de ré
    • Carregador Wireless
    • Chave com sensor de aproximação
    • Cobertura do porta-malas
    • Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
    • Computador de bordo (Informações do Veículo, Viagem e Consumo)
    • Console central com descansa-braço
    • Controlador de limite de velocidade
    • Controlador de velocidade de cruzeiro
    • Controles do radio e telefone no volante
    • Descansa-braço traseiro com 2 porta-copos
    • Desembaçador elétrico do vidro traseiro
    • Direção Elétrica Progressiva
    • Easy Entry - Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
    • Easy Park - Sistema de Estacionamento Automático
    • Easy Start - Partida sem chave
    • Espelho retrovisor interno eletrocrômico
    • Espelhos retrovisores externos elétricos, com luz indicadora de direção integrada e na cor do veículo
    • Interruptor para inibir o air bag do lado do passageiro (com indicação visual)
    • Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro
    • Luz de cortesia no porta-luvas
    • Luz de cortesia no porta-malas
    • Luz de cortesia traseira
    • Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro
    • Painel de instrumentos 3,5" digital TFT colorido
    • Porta-malas com sistema de ajuste de espaço variável (piso)
    • Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do passageiro
    • Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
    • Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro
    • Sistema de luz "leve-me" (acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto)
    • Sistema de luz "siga-me" (faróis permanecem acesos por um período de tempo após travamento das portas)
    • Sistema Stop/Start (desligamento e partida do motor automático em paradas do veículo). Inclui botão para desabilitar o sistema
    • Sombreiras - motorista e passageiro com espelho, cobertura e iluminação
    • Teto solar elétrico panorâmico
    • Tomada de força 12V no console central
    • Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual (modo de seleção de marcha eletrônico ERS)
    • Trava elétrica da tampa de combústivel
    • Trava elétrica das portas com acionamento na chave
    • Trava de segurança nas portas traseiras
    • Vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave

  • BANCOS
    • Bancos com revestimento premium nas cores Preto "Jet Black" e Azul "Captain Blue"
    • Banco do motorista com regulagem de altura
    • Banco traseiro bipartido e rebatível
    • Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros com ajuste de altura
    • Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura.























    quinta-feira, 9 de setembro de 2021

    COLUNA FERNANDO CALMON

    Coluna Fernando Calmon 


    Nº 1.166 — 9/9/21

     

    SALÃO DE MUNIQUE AMPLIA

    O FOCO NA MOBILIDADE

     


    O maior salão internacional do automóvel (IAA, na sigla em alemão) do mundo abriu suas portas no último dia 7 e vai até o próximo dia 12, em Munique, Alemanha. Aliás, abrir as portas nunca teve um sentido tão figurado: a exibição inclui um grande espaço ao ar livre (no total sete cenários na área central da cidade) e muitas atividades interativas com o público. A exposição bienal (anos ímpares) não é mais tão gigantesca quanto a tradicional realizada em Frankfurt. Certamente receberá muito menos visitantes por reflexos da pandemia do covid-19 que obrigou os organizadores a cortar as atividades de 11 para 6 dias.

    O evento até foi rebatizado. Agora se chama IAA Mobility e inclui um setor dedicado inteiramente a bicicletas elétricas, por exemplo. A grande maioria dos lançamentos valorizou os modelos 100% elétricos que, por si só, não se trata mais de novidade. A indústria, no entanto, está engajada no longo prazo. Então é necessário demonstrar seu potencial criativo e técnico desde já. Algumas marcas mais otimistas, outras, cautelosas.

    Várias projetam datas para a virada total de chave, de combustão para elétrico, sem ter em vista limitações de poder aquisitivo de cada país e, além disso, a infraestrutura capilar ser cara de implantar. Isso sem contar a matriz energética mundial, que precisa dar uma guinada muito forte para reduzir o uso de fontes fósseis como petróleo, gás e carvão para gerar eletricidade.

    As fabricantes alemãs, como sempre, mantêm o protagonismo de donos da casa. Audi mostrou o carro-conceito Grandsphere que indica como será o sucessor do A8, seu sedã topo de gama, com mudanças externas e internas impressionantes. Outros modelos da marca seguirão a diretriz: Skysphere e UrbanSphere. A BMW apresentou o avançado conceito i Vision Circular, previsto para 2040. Aplica matérias-primas amplamente recicláveis em um compacto de quatro metros de comprimento. O iX5 Hydrogen pode ser testado pelos visitantes no circuito do seu estande.

    Mercedes-Benz apresentou o EQE, versão elétrica do seu sedã grande, e surpreendeu com o EQG, a visão de como será o SUV elétrico de maior porte que respeita os traços originais. O Porsche Mission R, desenhado para futuras competições de monomarca, mantém essa herança e destaca lanternas traseiras com efeito gráfico tridimensional.

    A Volkswagen exibiu o conceito de um subcompacto, o ID.Life, também propondo o uso de materiais recicláveis. O entre-eixos de 2,50 m (entre up! e Polo) permitirá agilidade e facilidade de estacionar. Intenção da marca é oferecê-lo, em 2025, por 20.000 euros (R$ 124.000, em conversão direta), equivalente ao atual up!.

    Interessante a posição do presidente mundial da Renault, Luca de Meo, quando perguntado durante o Salão pela revista inglesa Autocar, sem citar a Tesla, se não o incomodava uma fabricante iniciante ter valor de mercado muitas vezes superior. “Quando se acumulam mais de 100 anos de história e uma força de trabalho de 200.000 pessoas como a nossa, pode ser estranho ver a valorização de bilhões em empresas que oferecem apenas uma promessa. Mas esse é o mundo em que vivemos. Distorção faz parte da vida. Tenho que aceitar isso”, respondeu.

     

    ALTA RODA

     

    DIFICULDADES de fornecimento de peças, em especial semicondutores, continuam a comprometer fortemente as vendas de automóveis e comerciais leves novos. Dados da Fenabrave mostram queda de 8,6% em agosto sobre o mesmo mês de 2020. Indicam que filas de espera continuarão sem perspectivas de melhora até o final do ano. Porém, no mercado de usados, ao contrário, a comercialização subiu 13,8%. E no comparativo janeiro a agosto de 2021 com o mesmo período de 2020, mais 47,2%, segundo a Fenauto.

    COMO se previa, o Corolla Cross ultrapassou as vendas do Corolla sedã nos últimos três meses. Estilisticamente o novo modelo se enquadra mais como crossover do que SUV. Dinâmica ao volante e desempenho são quase equivalentes ao sedã. Na parte interna, ênfase à praticidade e menos aos materiais de acabamento. Acionado com o pé, o freio de estacionamento é uma solução datada.

    LATIN NCAP perde-se cada vez mais com discursos agressivos e desligados da realidade econômica da região, embora esteja correta sua disposição de elevar o nível de segurança. Seu erro primário, no entanto, é impor testes de colisão do mesmo modelo com protocolos diferentes. Além de tecnicamente falacioso, o que programas na Europa e EUA descartaram, confunde mais do que ajuda. Essa distorção grave é escondida, de forma injustificável, dos resultados.

    CONCORRÊNCIA chegou ao mercado de automatização de passagem por pedágio e saída de estacionamento. O banco Itaú isentará de mensalidade os portadores de seus cartões de crédito que utilizam adesivos Conectcar, a partir do próximo dia 15, e do seu futuro tag próprio, em novembro. Até o final do ano todos os correntistas estarão livres da cobrança. Espera-se que outros fornecedores parem de exigir essa taxa. Não há sentido em diminuir custos de pedágio e estacionamento com a automatização, sem repassá-los ao usuário do serviço.

    ____________________________________________________________________________________________

    www.fernandocalmon.com.br

    quarta-feira, 8 de setembro de 2021

    Citroën lança série especial C4 Cactus X-SERIES no Brasil. • Nova série especial do Citroën C4 Cactus valoriza visual esportivo do SUV. • São 600 unidades que agregam modernidade e uma identidade visual única ao utilitário. • O C4 Cactus X-SERIES inaugura uma nova cor ao portfólio do modelo: a Cinza Artense. • A novidade chega em toda rede de concessionárias do País com valor sugerido de R$ 106.990,00.

    A Citroën apresenta o SUV C4 Cactus X-SERIES, que chega ao mercado em setembro. Produzido no Brasil, o utilitário esportivo que mudou os padrões do segmento B-SUV no país, ganha uma edição especial. Uma série exclusiva desenvolvida para consumidores conectados e que admiram o visual esportivo do SUV. 

    São 600 unidades do C4 Cactus X-SERIES, que oferecem uma experiência ainda mais elegante; agregando detalhes de design externos e internos, além de diferenciais exclusivos. O novo SUV da Citroën estará disponível em toda rede de concessionários da marca com valor sugerido de R$ 106.990,00. 

    A série especial chega com uma personalização exclusiva. O monograma X-SERIES se destaca nos detalhes internos e externos do modelo. A cor bronze Ocre nos faróis de neblina e no airbump traz ainda mais esportividade ao SUV C4 Cactus, tornando o modelo mais exclusivo e moderno. Internamente, detalhes personalizados nos bancos, volante em couro, tapetes especiais em tecido, além de rodas de liga leve pintadas em preto de 16”. 

    O C4 Cactus X-SERIES também inaugura uma nova cor ao portfólio da marca - a Cinza Artense. Um tom diferenciado que remete ao cinza grafite. As barras longitudinais integradas ao inédito teto dual tone em preto. Destaque para os detalhes na parte externa da edição que reforçam o DNA de um legítimo SUV do modelo. 

    A versão traz ainda freios ABS com REF (Electronic Brake Distribution), controle de estabilidade de comando (ESP) e de tração (ASR), assistente de partida em rampa (Hill Assist), ar-condicionado digital, piloto automático com regulador e limitador de velocidade e assinatura luminosa em LED. Retrovisores com regulagem elétrica, Isofix, vidros elétricos com função One Touch e outros equipamentos, completam a extensa lista de itens de série do SUV. Além do cluster 100% digital e central multimidia de 7” com sistema de espelhamento Google Android Auto e Apple CarPlay. 

    Sob o capô, o SUV Citroën C4 Cactus X-SERIES embarca o motor flex 1.6 VTi, de 118 cavalos de potência, com sistema de partida a frio, unido ao consagrado câmbio automático sequencial de 6 marchas, com dois modos de condução que tornam a direção ainda mais confortável e segura para o condutor. Modo ECO, ideal para ser utilizado no trânsito intenso das grandes metrópoles, esta modalidade tem como principal funcionalidade economizar combustível e o modo SPORT, desenvolvido para obter respostas mais rápidas e potentes do motor.  


    CITROËN C4 CACTUS X-SERIES 

    Destaques da Série Especial Limitada:

    • Carro com a inédita cor Cinza Artense e teto dual tone em preto;

    • Monograma X-SERIES nas portas dianteiras, porta-malas e bancos;

    • Faróis de neblina, Airbumps e frisos nos bancos em bronze;

    • Tapetes de tecido exclusivos;

    • Rodas liga leve de 16 ” pintadas em preto;

    • Volante revestido em couro. 


    Outros destaques do modelo:

    • Central multimídia de 7” com Android Auto e Apple Carplay;

    • Piloto Automático;

    • Assistente de partida em rampa (Hill Assist);

    • Cluster 100% digital;

    • Luzes Diurnas em LED;

    • Lanterna traseira em LED com efeito 3D;

    • Câmera de ré;

    • Vidros elétricos One Touch;

    • Barras longitudinais integradas ao teto;

    • Função Eco e Sport.



    Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën presentes na 44° Expointer 2021, no Rio Grande do Sul. -Ao todo, 34 veículos das marcas do grupo Stellantis estarão expostos entre amanhã e o dia 12 de setembro na feira que acontece em Esteio, no Rio Grande do Sul. -Público verá de perto produtos e serviços das marcas e conseguirá interagir com recursos tecnológicos dos carros, como o acionamento da partida via Alexa. -Clientes poderão conhecer o mais novo lançamento Jeep Commander via realidade aumentada. -Serão oferecidos aos clientes condições especiais em todas as marcas da companhia. -Produtores rurais poderão adquirir veículos das cinco marcas para pagamento em grãos, através de operação de barter trade


    Além das mais de mil concessionárias espalhadas pelo país, os carros da Stellantis também poderão ser vistos em uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina. As marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën estarão presentes na 44° edição da Expointer, que acontece entre este sábado e o dia 12 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Os produtores rurais poderão conhecer e adquirir veículos das marcas e pagar em grãos de soja, milho, trigo e arroz, através de operações de barter trade.

    As marcas vão apresentar a diversidade de seus portfólios de produtos. Até mesmo o recém-lançado Fiat 500 elétrico será uma das atrações da feira. Além dele, outro novo membro da família também poderá ser conhecido: o Jeep Commander será apresentado por meio de realidade virtual. 

    Os visitantes poderão ver de perto 34 veículos da empresa, que estarão expostos em três estandes. Além disso, também poderão conhecer em detalhes as novidades tecnológicas e serviços conectados da Fiat, com o Connect////Me, e a plataforma Adventure Intelligence, da Jeep. 

    Ao longo da feira, todas as marcas da Stellantis oferecerão condições especiais aos clientes. Vale ressaltar que o evento será realizado seguindo todos os protocolos de segurança sanitários e com limitação de público. 

    Fiat

    Com praticamente todos os modelos da sua gama no estande, a Fiat traz até um carro elétrico para a exposição, o recém-lançado 500 elétrico, um ícone global da indústria automotiva, que está ainda mais tecnológico, conectado, moderno e com autonomia impressionante de 320 km. 

    Outro modelo de destaque da marca é a Nova Toro, que neste ano ganhou dose extra de conectividade ao estrear o Fiat Connect////Me, plataforma de conectividade mais moderna do Brasil, que proporciona conveniência, segurança e entretenimento.

    Entre as muitas funcionalidades da tecnologia, o usuário vai conectar o veículo a assistentes virtuais, smartphone e smartwatch para a realização de operações remotas. Inclusive, quem estiver passando pela feira poderá acompanhar de perto uma interação programada da Alexa com a Nova Toro, como acionamento da partida do veículo.

    No total, serão 17 veículos expostos no estande da marca, e, claro, não poderia faltar seus outros modelos, que são sucesso de mercado, como o Mobi Trekking; Argo Trekking; Cronos Drive e a picape que mais vende no Brasil, a Nova Strada, nas versões Volcano Cabine Dupla, Freedom Cabine Plus e Dupla e Endurance Cabine Plus. Além de Fiorino Endurance, Ducato Chassi Cabine e Ducato Multi 2.3 Diesel 4P.

    Jeep 

    A Jeep, que completa 80 anos em 2021, também marca presença no evento com os SUVs líderes de mercado, Compass e Renegade. Além disso, aliando tecnologia e interatividade, uma ação permitirá que os visitantes conheçam o novo modelo da marca, o Commander, por meio de uma interação por realidade aumentada.

     Ele é o primeiro Jeep desenvolvido no país e o maior e mais sofisticado modelo da marca fabricado no Brasil. Além disso, transporta até sete ocupantes com muito conforto. Tecnologia também é algo que não falta: o Commander traz sistema de som premium Harman Karddon e, pela primeira vez, a Alexa in Vehicle na plataforma de serviços conectados Adventure Intelligence, entre várias outras características que promovem excelente desempenho.


    Ram 

     A Ram, uma das marcas automotivas que mais tem intimidade com o universo agro, não poderia ficar de fora da Expointer. 

    No mesmo estande da Jeep, a Ram traz o luxo, potência e força das picapes mais desejadas do país: a Ram 1500 Rebel, lançada neste ano com o icônico motor HEMI V8 de 400 cv, e a já consagrada Ram 2500 Laramie. Juntas pela primeira vez no evento, elas serão as atrações da marca, mostrando a força do Carneiro mais desejado do mercado.

    Única marca premium especializada em picapes, a Ram oferece veículos com muita tecnologia, inovação e conforto e está em plena ascensão no mercado brasileiro. As vendas deste ano já superam as vendas totais de 2020, que haviam sido recordes e o objetivo principal é fechar 2021 com o dobro de unidades comercializadas em relação ao ano anterior. Sem falar que está previsto o lançamento de um novo modelo ainda neste ano. 

     Peugeot

    A Peugeot integra a apresentação da Stellantis na Expointer em outro estande, trazendo quatro modelos de sucesso. A marca, que começou 2021 com um novo logotipo ainda mais marcante para estar em sintonia com seus consumidores, vem apresentando crescimento relevante nas vendas dos últimos meses, superando em julho, o total de comercializações de 2020. É a força do Leão alinhado à experiência dos clientes.  

    E entre os destaques da marca na feira, não poderia faltar a presença dos VULs (Veículos Utilitários Leves): PEUGEOT Boxer Cargo e Peugeot Expert Pack. Trazendo versatilidade ao mercado, a promissora Peugeot Boxer Cargo foi lançada este ano com a novidade de poder ser conduzida por motoristas habilitados com a CNH categoria B. O furgão une o que há de melhor em tecnologia, ergonomia, praticidade, além de atributos técnicos e de capacidade que o diferenciam no segmento.

    Já o modelo premiado da marca, o moderno Novo Peugeot 208, é outro que promete atrair os olhares de quem passa pela feira. O modelo apresenta pontos fortes, como uma fartura de itens de série, dirigibilidade embarcada, além, claro, de todo conforto e segurança para um hatch compacto. Vale destacar: o teto solar panorâmico, faróis full LED, volante sportdrive, suspensões e toda a parte tecnológica, multimídia e ajuda à condução.

    O novo Peugeot 3008 GT completa com sucesso o estande da marca. Apresentado ao mercado brasileiro em junho deste ano, o modelo traz inovações em tecnologia, segurança e design. O Novo Peugeot 3008 possui auxílios à condução de última geração e o novo i-Cockpit®️ 2.0 que vem equipado com novo painel de instrumentos digital de 12,3” e nova tela sensível ao toque de 10 polegadas de alta definição para a versão GT Pack e de 8 polegadas para a versão Griffe.

     Citroën

    Vivendo ótimo momento com o crescimento das vendas em 2021, inclusive já tendo superado o volume total de comercialização do ano anterior, a Citroën chega à Expointer para mostrar ao público os diferenciais de seus produtos. A marca levará quatro veículos, exibindo os carros no mesmo estande da Peugeot. 

    Os destaques vão para a presença dos VULs (Veículos Utilitários Leves): Citroën Jumpy Pack e Jumper Cargo. Aumentando a família dos furgões da marca, o Jumper Cargo, lançado este ano, apresentou um diferencial: poder ser conduzido por pessoas habilitadas com CNH categoria B. Além de manter a confiabilidade, versatilidade, desempenho, economia e conforto, entre seus diferenciais, o furgão de grande porte da Citroën ainda apresenta dimensões adequadas para transporte de cargas em grandes cidades, com capacidade de carga útil de 1.311 kg e peso bruto total de até 3.500 kg. 

    Além dos utilitários leves, outro destaque da Citroën é o premiado e admirado SUV C4 Cactus. Moderno e tecnológico, o utilitário esportivo é destaque da marca e protagonista em seu segmento, tendo sido responsável por quebrar padrões tecnológicos e estéticos em sua categoria. O modelo será apresentado na feira nas versões Shine e Feel, para que o público possa conhecer de perto todos os detalhes. Vale destacar, que o SUV da Citroën é produzido no Brasil, na fábrica de Porto Real (RJ), e tem representado crescimento expressivo, acima da média do seu segmento. 

    Barter Trade

    A Expointer será o cenário ideal de apresentação do mais novo programa de comercialização de veículos da Stellantis destinado ao setor do agronegócio do Rio Grande do Sul. Em parceria com as tradings Agrofel e Bunge, a Stellantis estruturou a modalidade de barter trade, através da qual os produtores rurais do Estado podem adquirir modelos da Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën mediante o pagamento em grãos de soja, milho, trigo e arroz, commodities cotadas internacionalmente. A novidade pode ser conhecida nos estandes das marcas.

    Expointer 2021

    A edição deste ano da Expointer ocorre entre este sábado, 4, e 12 de setembro e reúne 80 empresas expositoras de máquinas e implementos agrícolas, 210 estandes e 228 empreendimentos no Pavilhão de Agricultura Familiar, além de 4.057 animais. 

    Após a edição de 2020 ter sido realizada apenas virtualmente, em função da pandemia, o evento de 2021 retorna ao modo presencial atendendo medidas de saúde e protocolos sanitários. Entre as normas adotadas, a feira terá a limitação de 15 mil visitantes por dia somados a outros 10 mil expositores, o equivalente a 25% da capacidade de público habitual. O uso de máscara é obrigatório e os visitantes contarão com álcool em gel e lavatórios de mãos, que estarão distribuídos em vários pontos pelo local. 

    Nesta edição, a Expointer será mais uma feira de negócios, sem atrações que proporcionam maiores concentrações de pessoas como parque de diversões, festas, entre outros. A feira conta com ampla programação para os nove dias de evento, como julgamentos de animais, leilões, provas, seminários, palestras e eventos virtuais. O horário de funcionamento é entre 8h e 19h30.

    Nota de Repúdio à paralisação de caminhoneiros




    NOTA DE REPÚDIO

    A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística - NTC&Logística, vem manifestar total repúdio às paralisações organizadas por caminhoneiros autônomos com bloqueio do tráfego em diversas rodovias do País, por influência de supostos líderes da categoria. Trata-se de movimento de natureza política e dissociado até mesmo das bandeiras e reivindicações da própria categoria, tanto que não tem o apoio da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos.

    Preocupa a NTC o bloqueio nas rodovias o que poderá causar sérios transtornos à atividade de transporte realizada pelas empresas, com graves consequências para o abastecimento de estabelecimentos de produção e comércio, atingindo diretamente o consumidor final, de produtos de todas as naturezas inclusive os de primeira necessidade da população como alimentos, medicamentos, combustíveis etc.

    Esperamos que as autoridades do Governo Federal e dos Governos Estaduais adotem as providências indispensáveis para assegurar às empresas de transporte rodoviário de cargas o pleno exercício do seu direito de ir e vir e de livre circulação nas rodovias em todo o território nacional, como pressuposto indeclinável para o cumprimento da atividade essencial de transporte.

    As empresas de transporte rodoviário de cargas, desde que garantido o livre trânsito dos seus veículos, terão condições de assegurar a continuidade do normal abastecimento em toda a cadeia de produção e consumo para a tranquilidade de todos.

    A NTC deixa claro que não apoia esse movimento, repudiando-o, orientando as empresas de transporte a seguirem em sua atividade e orientando os seus motoristas para em caso de bloqueio ao trânsito dos seus veículos acionarem imediatamente a autoridade policial solicitando sua liberação.


    São Paulo, 8 de setembro de 2021.


    FRANCISCO PELUCIO
    Presidente da NTC&Logística

    PEUGEOT mantém crescimento e registra 156% superior no acumulado do ano • Marca cresce 156% no acumulado do ano e comercializa 17.507 unidades até agosto deste ano; • Volume total nos oito primeiros meses do ano, supera em 34% o acumulado inteiro do ano passado; • O novo PEUGEOT 208 segue em destaque no segmento B Hatch com crescimento de 582% em relação a 2020.

     


    A PEUGEOT confirma seu momento especial de crescimento no mercado brasileiro. Mais uma vez, os resultados de vendas da marca superaram as expectativas. A marca ultrapassou o volume total de vendas do ano passado em 34%, apenas de janeiro a agosto de 2021. Com 17.507 unidades comercializadas no acumulado do ano, a marca do Leão cresceu 156%, em relação aos 6.853 veículos vendidos nos oito primeiros meses de 2020. 

    Quando comparado ao período pré-pandemia, a marca também se superou. Foram emplacadas 23% mais unidades, na comparação com igual período de 2019, quando comercializou 14.242 veículos. O excelente desempenho da PEUGEOT reflete seu trabalho de fortalecimento da rede de concessionários e da área de pós-vendas, com compromissos e garantias que asseguram melhor experiência dos consumidores.  

    O destaque nas vendas segue com o novo PEUGEOT 208. Foi o B Hatch que mais cresceu em volume, na comparação de 2021 com os últimos dois anos. O modelo 208 alcançou em 2021, 7,6% em participação de mercado B Hatch com motorização acima de 1.0, crescimento de 582% em volume, ante os resultados registrados no ano passado. Na comparação com o ano de 2019, pré-pandemia, a alta foi de 114%. 

    Produção de 164 mil unidades em agosto foi 0,3% maior que em julho, mesmo com paralisações de fábricas. Inflação e crise dos semicondutores preocupam a Anfavea


    São Paulo, 8 de setembro de 2021 – Apesar das paralisações totais ou parciais de 11 fábricas ao longo do mês de agosto, por conta da crise dos semicondutores, o esforço logístico das montadoras permitiu que a produção de 164 mil unidades superasse em 0,3% o volume de julho. Segundo o levantamento mensal feito pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), houve queda de 21,9% na produção em relação a agosto de 2020, quando ainda não havia falta de componentes eletrônicos. Este foi o pior resultado para um mês de agosto desde 2003.

    O quadro de vendas de veículos no País apresenta um aumento da comercialização dos SUVs que representou 48% do mercado e foi maior do que as vendas de hatchs e sedans juntos. Os híbridos e elétricos tiveram vendas de 3.639 unidades, respectivamente.  

    Após tantos meses rodando a um ritmo abaixo da demanda, os estoques nas fábricas e nas concessionárias estão sendo consumidos rapidamente, e sem condições de renovação nos pátios a curto prazo. A ANFAVEA reporta que, na virada do mês, havia apenas 76,4 mil unidades disponíveis, estoque suficiente para menos de duas semanas de vendas, o que explica as filas de espera para vários produtos. É o pior nível em mais de duas décadas, gerado não apenas pela pandemia, mas pela crise causada pela falta de semicondutores. Luís Carlos Moraes, presidente da Anfavea, as perdas de produção no 1º semestre do ano se fixou em 120/130 mil unidades, número que até o final do ano deverá dobrar.

    “Essa situação dos semicondutores traz uma enorme imprevisibilidade para o desempenho da indústria no restante do ano. Num cenário normal, estaríamos produzindo num ritmo acelerado nesta época do ano, quando as vendas geralmente ficam mais aquecidas”, afirmou o presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes. “No ano passado tínhamos boa produção no segundo semestre, mas uma demanda imprevisível em função da pandemia. Neste ano, temos a volta da demanda, mas infelizmente uma quebra considerável na produção”, acrescentou.

    A baixa oferta de produtos derrubou mais uma vez os números de licenciamentos. Foram 172,8 mil unidades vendidas, no pior agosto desde 2005. A queda foi de 1,5% sobre julho e de 5,8% em relação a agosto de 2020. Em meio à retração, alguns segmentos se destacam positivamente. Pela primeira vez na história os SUVs venderam mais que a soma de hatches e sedãs no país. Também os híbridos e elétricos tiveram participação recorde nas vendas, com 3.873 unidades, 2,4% de todo o mercado.

    Outros destaques positivos são a reação das exportações e a manutenção do nível de emprego ao longo da pandemia. Após recuo em julho, as exportações reagiram em agosto, com alta de 23,9% sobre o mês anterior. Ao todo foram 29,4 mil autoveículos embarcados, 5,5% a mais que em agosto do ano passado. O segmento de caminhões é outro que colhe bons resultados, mesmo em meio à carência de certos insumos. A produção de 15 mil unidades cresceu 1,1% sobre julho, enquanto as vendas de 13 mil unidades representaram alta de 8,1% sobre o mês anterior.

    Luís Carlos mostrou-se preocupado com os níveis inflacionários em torno de 9%, que afeta o custo dos financiamentos, hoje em 22% e que deve chegar a 26% até o fim do ano. Ele comentou ainda que esses índices têm a ver com a situação da economia nacional que leva os empresários brasileiros a deixar os dólares no exterior.

    segunda-feira, 6 de setembro de 2021

    Dário Júlio (Over 40) e Bárbara Neves (Feminina) seguem na liderança do Enduro da Independência 2021. Equipe Honda Racing finaliza a tradicional prova de enduro de regularidade nesta terça-feira (7/9), Dia da Independência do Brasil, em Socorro (SP)



    Itajubá (MG) – Após três dias de competições, a equipe Honda Racing continua na liderança da 39ª edição do Enduro da Independência com Dário Júlio (categoria Over 40) e Bárbara Neves (Feminina). Nesta segunda-feira (6/9), os pilotos partiram de Caxambu (MG) e seguiram para Itajubá (MG), em um percurso de 175 quilômetros. Thiago Veloso está em sétimo lugar na classe Elite, enquanto Tiago Wernersbach ocupa a terceira posição na disputa da Brasil.

    A tradicional prova de enduro de regularidade termina nesta terça-feira (7/9), Dia da Independência do Brasil, após o percurso final de 200 quilômetros com destino à cidade paulista de Socorro. Para faturar mais um título da competição, o oitavo da carreira, Dário Júlio está pronto para encarar uma disputa acirrada. O mineiro de Lavras tem 134 pontos, o mesmo que Vinicius Moraes na Over 40.


    “O começo deste terceiro dia foi difícil de navegar, porque a organização usou algumas trilhas do dia anterior. Havia muitas marcas no chão e foi necessário bastante atenção. Acabei andando em um ritmo mais lento para não errar a navegação, mas, mesmo assim, teve um trecho que gerou dúvida e perdi alguns pontos importantes”, conta Dário Júlio, que fechou o dia em terceiro lugar da categoria. Ele acelera a motocicleta Honda CRF 250RX.

    Com mais de 20 anos de participação na competição, Dário Júlio avalia positivamente a edição de 2021. “A edição está sendo muito legal, com bastante trilha e navegação. A região está bem seca, faz muito tempo que não chove aqui, e com isso estamos pegando muita poeira. Tem que acelerar, mas tem que ter cuidado, porque a visibilidade está comprometida. Isso faz parte do enduro”, complementa.


    Perto de conquistar o quarto título do Enduro da Independência na categoria Feminina, Bárbara Neves segue com vitórias em todas as etapas nos três dias de provas. “A trilha foi incrível, tinha muita pedra, subida e lugar travado. Estou muito feliz que as meninas passaram em todos os trechos e conseguimos fazer 100% das trilhas”, diz. A goiana utiliza a CRF 250F e soma 150 pontos na competição.

    Para o estreante Tiago Wernersbach, os desafios continuam sendo a planilha e as diferenças entre o enduro de regularidade e o rali – modalidade na qual conquistou recentemente o título do Sertões, na classe exclusiva para motos nacionais. “Tivemos uma trilha grande neste terceiro dia, consegui superar alguns adversários e seguir em frente. Só que, em um dos neutros, passei adiantado e isso acabou me prejudicando”, conta o capixaba, que disputa a Brasil com a CRF 250F. Ele fechou o dia na terceira posição, a mesma que ocupa na classificação da categoria, com 115 pontos.


    Já Thiago Veloso voltou a ter imprevistos. “Estava indo bem na primeira parte. Quando cheguei no abastecimento, vi que o pneu dianteiro estava cortado. Troquei o pneu. Depois, quebrou o parafuso do pinhão, travou a corrente e ela estourou. Conseguimos arrumar, mas perdi muito tempo. Agora resta o último dia para fazer uma prova boa e encerrar com um resultado positivo”, explica o mineiro, sétimo colocado na classificação da Elite e oitavo na terceira etapa.

    Os pilotos da equipe Honda Racing que disputam o Enduro de Regularidade são patrocinados por Pro Honda, ASW, Michelin, Borilli, DID, Alpinestars e Seguros Honda.

    39º Enduro da Independência
     
    Resultados – 3º dia (três primeiros)
    Caxambu (MG) a Itajubá (MG)

    Categoria Elite
    1º – #9 Gabriel Martins – 50 pontos 
    2º – #11 Luciano Paiva – 38 pontos
    3º – #13 Guilherme Trancoso – 38 pontos
    8º – #3 Thiago Veloso – Honda CRF 250RX – 24 pontos

    Categoria Over 40
    1º – #40 Rodrigo Amaral – 47 pontos
    2º – #39 Vinicius Moraes – 45 pontos
    3º – #43 Dário Júlio – Honda CRF 250RX – 42 pontos

    Categoria Brasil
    1º – #110 Felipe Arantes – 43 pontos
    2º – #117 Julio Assis – 42 pontos
    3º – #109 Tiago Wernersbach – Honda CRF 250F – 39 pontos

    Categoria Feminina
    1º – #201 – Bárbara Neves – Honda CRF 250F – 50 pontos

    2º – #200 – Ana Rezende – 42 pontos
    3º – #202 – Kessia Tristão – 42 pontos

    Classificação – após 3 dias (três primeiros)

    Categoria Elite
    1º – #9 Gabriel Martins – 121 pontos
    2º – #11 Luciano Paiva – 121 pontos
    3º – #2 Jomar Grecco – 112 pontos
    7º – #3 Thiago Veloso – Honda CRF 250RX – 91 pontos
     
    Categoria Over 40

    1º – #43 Dário Júlio – Honda CRF 250RX – 134 pontos
    2º – #39 Vinicius Moraes – 134 pontos
    3º – #40 Rodrigo Amaral – 110 pontos

    Categoria Brasil
    1º – #110 Felipe Arantes – 132 pontos
    2º – #117 Julio Assis – 120 pontos
    3º – #109 Tiago Wernersbach – Honda CRF 250F – 115 pontos

    Categoria Feminina
    1º – #201 – Bárbara Neves – Honda CRF 250F – 150 pontos
    2º – #202 – Kessia Tristão – 128 pontos
    3º – #200 – Ana Rezende – 124 pontos

    Programação* 

    7/9 – terça-feira
    4º dia – Itajubá (MG) a Socorro (SP) – 200 km 

    6h – Largada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Itajubá (MG)
    11h45 – Chegada do primeiro piloto – Parque da Cidade – Socorro (SP)
    17h – Premiação – Parque da Cidade – Socorro (SP)

    Total da prova: 729 km

    * A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações

    ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.