Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 



Nº 1.305 — 14/6/2024

 


Mover, finalmente aprovado,

põe o País no caminho certo


Trâmite tortuoso e difícil, depois de idas e vindas entre Câmara dos Deputados e Senado Federal, porém terminou aprovado o Mover (Programa de Mobilidade Verde). Grandes centros econômicos mundiais já tinham avançado nas opções de mobilidade limpa futura. O Brasil até que não se atrasou tanto e nos próximos cinco anos os incentivos fiscais vão somar 19,3 bilhões. As fabricantes já garantiram pelos menos R$ 130 bilhões de investimentos em pesquisa e desenvolvimento para atender não apenas o Mover, mas também as novas exigências de segurança ativa e passiva já estabelecidas por lei.

Antes do Mover, a indústria já cumpriu o Inovar-Auto (2012-2017) e o Rota 2030 (2018-2023), mas a exigência agora será bem maior e inclui veículos leves e pesados. O principal avanço está no cálculo de emissões de gás carbônico (CO2), agora do poço à roda, que mede a eficiência ambiental do combustível desde o início de sua produção. Na Europa, por exemplo, o cálculo só é feito do motor à roda, que esconde a fraqueza do continente em sua matriz energética com altas emissões daquele gás de feito estufa.

Aqui 27% de etanol (que capta 80% do CO2 no seu processo agroindustrial) é misturado à gasolina e mais 30% são usados diretamente nos motores. No total, veículos leves ajudam a diminuir em 55% os efeitos deletérios do CO2. Nenhum país chega perto desses resultados. Com o avanço da hibridização nos próximos anos os ganhos serão ainda maiores

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a partir de 2027 haverá medição da pegada completa de carbono dos veículos vendidos no Brasil, numa classificação conhecida como do berço ao túmulo.

 

Toyota vai quase dobrar fábrica de Sorocaba (SP)

O primeiro brasileiro a assumir a presidência da filial da Toyota, Evandro Maggio, espera que no máximo em dois anos esteja pronta a ampliação da sua unidade mais moderna em Sorocaba (SP). A marca japonesa está investindo R$ 11 bilhões no Brasil até 2030. Uma das prioridades é a fabricação local dos conjuntos híbridos plenos que estão nos Corolla e Corolla Cross, hoje totalmente importados.

Maggio adiantou que todos os modelos nacionais terão oferta de híbridos flex até 2026 e para isso não descarta a produção local de baterias. “Fomos pioneiros e 40% das vendas atuais do Corolla Cross são de híbridos flex. Os concorrentes só agora se movimentam nessa direção”, afirmou. Ele elogiou o programa Mover que equilibrou melhor a concorrência. “De tempos em tempos é preciso fazer mudanças em termos de tributos e incentivos para ter igualdade nas condições de mercado”, lembrou.

Embora o executivo não tenha confirmado, é dado como certo que Yaris Cross será o produto principal em Sorocaba. A unidade terá praticamente dobrada a área construída. Ele confirmou que a fábrica de motores em Porto Feliz (SP) terá sua capacidade ampliada em quase um terço e fica a menos de 30 km de distância. Espera ainda que boa parte do pessoal empregado na unidade de Indaiatuba (SP), em processo de fechamento, possa aceitar a transferência para Sorocaba distante 60 km por boas estradas.

Quanto às notícias sobre o interesse da recém-chegada chinesa Neta em produzir no Brasil e que uma opção poderia ser as instalações em Indaiatuba, o diretor de Comunicação da Toyota, Roberto Braun, admitiu que existem sondagens de alguns grupos. “A partir do próximo ano, negociações podem ser abertas. Contudo, não há uma data definida para isso”, esclareceu.

 

Mustang GT Performance foca em desempenho e freios

Ao completar 60 anos do lançamento do Mustang, a Ford só tinha uma escolha: melhorar desempenho, focar nos freios e aperfeiçoar características que tornaram o cupê uma verdadeira lenda. As primeiras unidades da nova versão GT Performance serão entregues no final deste mês para quem o adquiriu em pré-venda por exatos R$ 529.000.

Externamente dá para reconhecê-lo com facilidade: novas rodas de 19 pol., freios a disco Brembo também atrás, pequeno aerofólio sobre a tampa do porta-malas e lanternas traseiras de LED.

No interior, quadro de instrumentos digital de 12,4 pol., novo desenho da alavanca do freio de estacionamento, tela multimídia de 13,2 pol. com controle externo do ar-condicionado, carregador de celular por indução, Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

O cupê avançou em outros pontos: motor ganhou 5 cv (agora, 488 cv) e torque passou para 58 kgf·m, novos amortecedores com sensores que detectam buracos, barras antirrolagem do Mach 1, pneus Pirelli P-Zero e freios específicos para provas de drifting (derrapagem controlada). Quanto à segurança ativa recebeu assistente de manobras evasivas, monitoramento de pontos cegos e sensores estacionamento traseiros.

O Mustang continua um automóvel de reações previsíveis, acelerações empolgantes, freios ainda mais eficientes e perfeita definição de centro do volante. Em algumas voltas no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), com cones na pista para conter os afoitos, nada de surpresas ou comportamentos inesperados. Carro na mão, puro prazer.

 

Crédito: Pixabay

Seal: estilo e espaço como maiores destaques

O porte de sedã grande, 4.800 mm de comprimento e 2.920 mm de distância entre eixos, garante espaço muito bom em especial para os três passageiros do banco traseiro. Estes contam com assoalho plano e confortável grau de inclinação do encosto. Seu estilo mais esportivo é bastante agradável, embora a inspiração para a seção dianteira reflita as linhas do elétrico Taycan, da Porsche.

Na traseira, há um arranjo moderno e interligado das lanternas, mas um número excessivo de emblemas-logotipos (inclusive um que indica aceleração de 0 a 100 em 3,8 s) e decoração de para-choque que apenas imita um extrator de ar. O visual é o de sedã-cupê moderno e com rodas de 19 pol. de desenho arrojado. Porta-malas oferece volume de 400 litros (sem informação se segue a norma VDA) e mais 53 litros sob o capô para alojar o carregador portátil e seu cabo.

Atmosfera na cabine destaca-se pelo grande teto solar panorâmico e a enorme tela giratória de 15,6 pol. Entretanto, esta inclui os comandos do ar-condicionado (com purificador de íons negativos) que desviam atenção do motorista para uma simples regulagem. Freio de estacionamento é eletromecânico.

A distância livre do solo de apenas 120 mm exige cuidado adicional em obstáculos e desníveis em rampas. Parte inferior, porém, está bem protegida porque a bateria Blade e o chassi estão integrados pela primeira vez em um modelo BYD. Desempenho é forte graças aos motores dianteiro e traseiro que juntos entregam 531 cv e 60,2 kgf·m. Como todo elétrico o comportamento em curvas sobressai. Destaco ainda precisão de direção e potência de frenagem.

Em viagem de avaliação por estradas as ultrapassagens foram bastante tranquilas. Alcance médio (padrão Inmetro) é de 372 km, mas convém não abusar do acelerador. Com apenas 5 s de pé no fundo, o alcance diminuiu em 6 km.

Apesar do preço competitivo de R$ 296.800, o Seal sofreu forte queda de vendas de 65% entre janeiro e maio. Recuo geral da comercialização de elétricos pode ser em razão das exigências do Corpo de Bombeiros de São Paulo sobre instalação de carregadores nas garagens de prédios. O tema está em revisão.

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

 


A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025.


Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. 




O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.


A Gramadotur já definiu o tema desta 39ª edição do Natal Luz de Gramado: “acolhimento” é a palavra. O planejamento da Autarquia é ampliar o bem receber de Gramado e trazer para todas atrações do Natal Luz este diferencial. 




“Vamos ter todo um acolhimento, principalmente para os expectadores com transtorno do espectro autista (TEA) em nossas atrações”, destacou a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk.

 

O 39º Natal Luz de Gramado é uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado e realização da Gramadotur.

 

Fotos – Cleiton Thiele

 

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Festuris 2024 soma conectividade e o amanhã. Inscrições foram abertas


Conexão Futuro, duas palavras inseparáveis quando se fala em Festuris - Feira Internacional de Turismo. E este será o tema da 36ª edição que ocorre de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. 


A união destes dois substantivos como marca da próxima edição, tem relação com a história do evento e com o atual momento que o  Rio Grande do Sul está vivenciando no momento. 



Historicamente, o Festuris é reconhecido pela sua vocação de antecipar tendências. Foi assim, com temas como a sustentabilidade, diversidade, causas sociais, turismo de luxo, entre outros assuntos que tiveram espaço e voz no evento através da feira e congresso (o atual Meeting). 


“Com este tema estamos reforçando o nosso protagonismo no turismo”, afirma Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello - Feiras e Empreendimentos, organizadora do Festuris.


Numa primeira impressão, o tema pode remeter à tecnologia. Mas é muito mais do que isso. É a valorização da conectividade com o amanhã, uma vocação do Festuris. 



“A ideia é chamar atenção para um novo momento do Planeta Terra, onde precisamos repensar relacionamentos, valorizar novas experiências e preservar a natureza”, acrescenta Marta, citando apenas algumas ações que o tema propõe e que o Festuris sempre valorizou.


O atual momento do Rio Grande do Sul coloca o Festuris e o tema Conexão Futuro no caminho da recuperação do Estado. “A conectividade possibilitou uma rede de solidariedade em torno do Rio Grande do Sul. E o futuro depende da recuperação econômica. E, nisso, o turismo vai contribuir muito”, afirma Eduardo Zorzanello, CEO do evento. Segundo ele, o Festuris vai mostrar mais uma vez a importância do setor na economia do país e do próprio Estado. 



Abertura das inscrições

As inscrições para o 36º Festuris começam hoje, inicialmente para os agentes de viagens, guias, e imprensa. Num segundo momento estarão abertas para o Meeting Festuris, momento de conteúdo, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro. A inscrição pode ser feita no site www.festurisgramado.com.


Sobre o Festuris

O Festuris - Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023 teve, 2700 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 327 mil metros quadrados de área.

A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro. Créditos da foto: Gustavo Merolli


O Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado - abriu as inscrições para todos os profissionais de turismo. Inscreva-se!


Coluna AVIAÇÃO EM PAUTA // Air France está pronta para receber o mundo em Paris neste verão europeu // LATAM recebe prêmio internacional por melhor serviço de bordo // Turkish Airlines, premiada pelo melhor entretenimento da Europa // Azul e Bamaq Consórcio anunciam parceria // Azul e Bamaq Consórcio anunciam parceria // LATAM começará a voar Curitiba-Lima em outubro // Volume de passageiros da LATAM no Brasil cresce próximo de 4% em maio // Arajet recebe 10ª aeronave Boeing 737 MAX // Avantto apresenta aeronave Epic na Bahia Farm Show 2024 // LATAM aumenta conectividade do Sul do Brasil com nova rota Congonhas-Joinville, em outubro // Emirates destaca a importância da pontualidade no aeroporto para as viagens de verão


    Air France está pronta para receber o mundo em Paris neste verão europeu

  • De 27 de julho a 11 de agosto de 2024, uma área de livre acesso com mais de 850 m² estará disponível no Palais de Tokyo, em Paris. Uma oportunidade única de explorar o mundo da companhia aérea e desfrutar de uma experiência gastronômica gourmet “como a bordo” no restaurante da Air France.
  • De 28 de agosto a 8 de setembro de 2024, um espaço dedicado no SPOT24, aos pés da Torre Eiffel, continuará a mostrar o melhor que a empresa tem a oferecer, em especial o SAPHIR, serviço de assistência para clientes com deficiência.

Paris – Neste verão do hemisfério norte, a França sediará o maior evento esportivo do mundo. Todas as equipes da Air France estão se preparando para isso há meses, e ontem (11) a companhia aérea apresentou seu programa especial de eventos disponíveis para todos neste verão europeu no centro de Paris.

Essa é uma oportunidade única para que visitantes e fãs de esportes de todo o mundo explorem o universo da companhia aérea e descubram sua experiência de viagem exclusiva, que promove com elegância o estilo de vida francês.


Um restaurante da Air France no Palais de Tokyo

De 27 de julho a 11 de agosto de 2024, a Air France convida todos a explorar seu mundo no Palais de Tokyo, uma famosa instituição cultural parisiense localizada perto de sedes de diversos eventos esportivos, como o Grand Palais Ephémère, a Torre Eiffel e a Esplanada dos Inválidos. 

Entre duas competições ou durante uma visita à capital francesa, pessoas de todas as idades poderão acessar o local gratuitamente e passear livremente em uma área de mais de 850 m² dedicada à empresa.

O ponto central será o restaurante da Air France, que abrirá as portas especialmente para a ocasião. Com capacidade para 80 pessoas, o estabelecimento oferecerá uma experiência gastronômica original, “exatamente como a bordo”. 

O restaurante temporário oferecerá as mesmas delícias culinárias que normalmente são servidas exclusivamente a bordo da cabine Business de longa distância da Air France.

O chef francês com três estrelas Michelin, Arnaud Lallement, assinará os deliciosos pratos do cardápio à la carte do restaurante. Com uma seleção de opções de carne, aves, peixe ou vegetarianas, os pratos do cardápio do restaurante em julho serão renovados em agosto. 

O menu contará com sobremesas assinadas por Nina Métayer, recentemente eleita World Pastry Chef em 2024 pelo World's 50 Best Restaurants Awards. Uma seleção de vinhos, champanhes e uma grande variedade de bebidas alcoólicas e não alcoólicas também estarão à disposição. 

Com um aperitivo, uma entrada, um prato principal, uma seleção de queijos e uma sobremesa, cada refeição “à francesa” será servida em louça especialmente criada para a Air France pelo designer Jean-Marie Massaud, em um ambiente semelhante ao de bordo do avião, integrando a bandeja de refeições da Business da companhia aérea.


Uma oportunidade única de descobrir a experiência Air France...

Nas áreas de exposição, os visitantes também poderão admirar o icônico vestido vermelho com cauda infinita, desenhado por Rabih Kayrouz e apresentado no vídeo de marca da Air France. 

Eles também poderão experimentar a mais recente cabine Business da companhia aérea, equipada com uma nova porta deslizante que oferece mais conforto e privacidade. Haverá também a oportunidade de visitar a cabine de comando de um Airbus A350, a joia da frota de longa distância da empresa, por meio de uma divertida experiência de realidade virtual. 

A Air France também instalará telas informativas para que os visitantes aprendam mais sobre os compromissos de desenvolvimento sustentável da companhia aérea e entendam o que ela está fazendo para descarbonizar suas atividades, principalmente aumentando o uso de combustível de aviação mais sustentável, renovação da frota, desenvolvimento de práticas de pilotagem ecológica e intermodalidade.

Novas linhas de produtos do Air France Shopping, que serão lançadas em breve, também estarão à venda exclusivamente nesse espaço. Finalmente, haverá um concurso para ganhar duas passagens de longa distância em Business (Executiva) para um destino na rede da empresa*.

Air France no Palais de Tokyo, 13 avenue du Président Wilson, 75016 Paris. Entrada gratuita das 10h30 às 18h, de 27 de julho a 11 de agosto de 2024. O restaurante da Air France, mediante reserva, das 11h30 às 15h. Menu único a 85 euros, incluindo bebidas alcoólicas ou não alcoólicas.

...e o melhor que a empresa tem a oferecer

De 28 de agosto a 8 de setembro de 2024, a Air France continuará a apresentar o melhor de seus produtos e serviços no centro de Paris.

A empresa estará presente no SPOT24, sede da exposição “Esporte e Culturas Urbanas” e centro de informações turísticas do Escritório de Turismo de Paris “Paris Je T'aime”, localizado próximo à Torre Eiffel. 

O SPOT24 é um espaço animado que oferece um programa rico e diversificado, e a mais recente poltrona Business de longa distância da Air France estará novamente no centro das atenções, em exibição no local. 

A companhia aérea também usará o espaço para apresentar e promover o SAPHIR, seu serviço de assistência para clientes com deficiência. Os visitantes também poderão participar do concurso da empresa para ter a chance de ganhar passagens aéreas.

Há mais de 20 anos, o serviço SAPHIR oferece aos clientes da Air France com deficiência uma gama de serviços e assistência antes e depois do voo, durante toda a viagem. 

Esses serviços incluem apoio na reserva, emissão de bilhetes e assistência em colaboração com o departamento de transporte excepcional. Todos os anos, a Air France oferece a cerca de 600.000 clientes essa assistência especial durante a viagem. Para saber mais, clique aqui.

Air France no Spot24, 101 Quai Jacques Chirac, 75015 Paris. Entrada gratuita das 9h30 às 17h30 de domingo a quarta-feira e das 9h30 às 19h30 de quinta-feira a sábado, de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024.

*Voos sem conexões.

Coluna VAMOS BEBER VINHO // Aprovale lança 10 Lotes D.O.V.V., primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem no Brasil


Inédito, vinho é o primeiro rótulo coletivo com Denominação de Origem no Brasil. Crédito: Naiára Martini

Aprovale lança 10 Lotes D.O.V.V., primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem no Brasil 

Varietal Merlot elaborado com a colaboração de 10 vinícolas do Vale dos Vinhedos entra em pré-venda

 

Vinhos com características únicas advindas do terroir do Vale dos Vinhedos são uma marca da expressividade das vinícolas – e da cultura local – estabelecidas na mais notória região vitícola do país. Agora, essa singularidade ganha um conceito multiplicado. 

A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), em uma ação inédita, mais uma vez mostra seu pioneirismo e coloca em pré-venda um vinho com a genuinidade da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos que concentra, num único rótulo, a expertise de 10 vinícolas.
 

O 10 Lotes D.O.V.V. Merlot é o primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem no Brasil e, por isso mesmo, um produto repleto de particularidades. Com ele, a Aprovale realça o DNA de seus exclusivos vinhos, celebrando a cepa identitária da D.O. do Vale entre os tintos, a Merlot. O produto reúne frações de vinhos de cada uma das 10 marcas nesse varietal composto de 90% de Merlot e 10% de Cabernet Sauvignon, oriundas de três grandes safras – 2020, 2021 e 2022.
 

Para tal, cada vinícola participante do projeto contribuiu com uma barrica de seu mais emblemático vinho: Ales Victoria Merlot 2022, Vinícola Almaúnica Merlot 2022, Casa Valduga Merlot 2022, Vinhos Don Laurindo Merlot 2022, Vinhos Larentis Merlot 2022, Miolo Wine Group Merlot 2022, Peculiare Vinhos Únicos Merlot 2020, Pizzato Vinhas e Vinhos Merlot 2022, Vinícola Terragnolo Merlot 2022 e Vinícola Dom Cândido Cabernet Sauvignon 2021.
 

Aprovado por unanimidade em degustação conduzida pelo Conselho Regulador da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos, o vinho chega ao mercado para apresentar aos consumidores todas as singularidades da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos. Em taça, é límpido, apresenta coloração vermelho rubi intenso com traços violáceos. 

Seus aromas são de média intensidade, com notas de frutas negras, de mentolado, especiarias e pimenta negra. Em boca apresenta-se agradável, com boa intensidade, taninos marcantes e leve secura de boca. Por ser um corte de safras, sendo a mais recente 2022, possui grande potencial de guarda. Tem graduação alcoólica de 14%.
 

Com produção limitada, apenas 3 mil garrafas serão disponibilizadas para a comercialização pela Aprovale. A pré-venda desse icônico vinho permitirá a reserva do produto por meio do WhatsApp (54) 2209.0018. O vinho será comercializado apenas para pessoas físicas, ao valor de R$ 488 a garrafa – o produto não estará à venda em lojas especializadas ou em supermercados.
 

Quem adquirir o vinho receberá o 10 Lotes D.O.V.V. Merlot acomodado numa caixa de luxo e acompanhado de material alusivo à Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, valorizando ainda mais o alto nível da produção brasileira, um dos objetivos desse projeto. 

“O Vale dos Vinhedos se preocupa, há quase 30 anos, com o desenvolvimento da excelência em seus vinhos, contribuindo decisivamente para o reconhecimento internacional que o país tem hoje. O 10 Lotes é mais uma demonstração dessa vocação que temos na Serra Gaúcha, em especial no Vale, berço da primeira D.O. de vinhos e espumantes do Brasil”, lembra o presidente da Aprovale, Ronaldo Zorzi.
 

Além de reconhecer, promover e valorizar o vinho brasileiro, a Aprovale busca se aproximar ainda mais do conhecedor de vinhos e do público colecionador e investidor, além de renovar o interesse ao enoturismo no Vale. “Com esse movimento, posicionamos a relevância do vinho nacional e fortalecemos o enoturismo na região como palco dessa produção cada vez mais chancelada internacionalmente”, continua Zorzi.
 

Maior destino enoturístico do país, o Vale dos Vinhedos concentra quase 90 atrativos associados, sendo um terço deles de vinícolas e o restante divididos entre restaurantes, hotéis e pousadas, cafés, entre outras atrações. As vinícolas dispõem de farta ofertas de visitações, todas com algum tipo de degustação de produtos envolvida, atividade essa podendo ser realizada tanto em estabelecimentos familiares como em grandes produtoras.

 

Serviço

O quê: pré-venda do vinho 10 Lotes D.O.V.V., primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem no Brasil


Quando: pré-venda aberta


Quanto: R$ 488 a garrafa. A venda está limitada a 6 unidades por pessoa física, visando garantir um acesso equitativo aos apreciadores.


Reserva e pré-vendas: WhatsApp (54) 2209.0018


A saber: o 10 Lotes D.O.V.V. Merlot foi elaborado a partir de vinhos das safras 2020, 2021 e 2022 das vinícolas Ales Victoria (Merlot 2022), Almaúnica (Merlot 2022), Casa Valduga (Merlot 2022), Dom Cândido (Cabernet Sauvignon 2021), Don Laurindo (Merlot 2022), Larentis (Merlot 2022), Miolo (Merlot 2022), Peculiare (Merlot 2020), Pizzato (Merlot 2022) e Terragnolo (Merlot 2022).


 



quarta-feira, 12 de junho de 2024

VAMOS BEBER VINHO // Evento terá Wine Weekend São Paulo Festival, muito mais do que apenas vinhos // Dicas para harmonizar doces juninos com vinhos // Sugestões de presentes para amantes de vinhos



Evento terá Wine Weekend São Paulo Festival, muito mais do que apenas vinhos. Dois espaços gastronômicos. Reunirá fabricantes de queijos e azeites, taças, copos, adegas e utensílios e produtos Gourmet, importadores de alimentos, produtores de destilados e de acessórios para vinho e gastronomia.



São Paulo (SP) – 12 de junho de 2024 – O Wine Weekend São Paulo Festival 2024, evento dirigido aos consumidores finais amantes do vinho, que será realizado entre os próximos dias 4 e 7 de julho, no Espaço ARCA, em São Paulo, oferece aos visitantes e participantes muito mais do que apenas vinhos de todas as regiões do mundo a preços até 70% menores. Além dos quase 2.000 rótulos de 150 expositores e importadores de marcas do Brasil e exterior, o evento reúne fabricantes de queijos e azeites, taças, copos, adegas e utensílios e produtos Gourmet, importadores de alimentos, produtores de destilados e de acessórios para vinho e gastronomia.

 

“A cada edição, o Wine Weekend amplia o seu repertório e reúne mais e mais experiência e produtos que permeiam o universo do vinho e da gastronomia. Vinho tem a ver com celebração, com confraternização, de preferência ao redor de uma mesa, com boa comida e música. Esse é o clima que preparamos para a edição de 15 anos”, explica Zoraida Lobato, promotora do evento.



Espaços gastronômicos

 

No Wine Weekend Festival 2024 serão montados dois espaços gastronômicos: um espaço Gourmet com um restaurante da alta gastronomia, com menu assinado por um chef renomado e um espaço de food Trucks, com pizza, massas e pães tradicionais. Em ambos será possível harmonizar os pratos com o vinho escolhido e comprado dentro da feira.

 

“Haverá ainda música ao vivo todos os dias, de diversos estilos e uma exposição de imagens e painéis contando a história de sucesso dos 15 anos do Wine Weekend Festival”, comenta Zoraida Lobato, promotora do evento.


Palestras para ampliar o conhecimento

 

Uma das atrações do Wine Weekend Festival são as palestras, onde é possível aprofundar e ampliar o conhecimento sobre vinhos. Além do aprendizado, é possível participar de degustações para vivenciar experiências sensoriais e aprender com os melhores especialistas do ramo. As palestras serão realizadas no sábado e domingo, dias 6 e 7 de julho e a venda de ingressos já está disponível pelo site clicando aqui.

 

- É necessário ter o ingresso ou convite VIP para participar das palestras

 

06/07/2024 (sábado)

  • 16:00 Diversidade diferentes Terroirs no Brasil, novas regiões e novos e bons vinhos se apresentam no País
  • 18:00 Vinho do Porto, vinho fortificado, vinho doce, vinho de sobremesa. Você sabe a diferença? Venha descobrir e como e onde servir

07/07/2024 (domingo)

  • 20:00 Queijos e vinhos uma Harmonização que parece fácil, mas não é. Venha aprender para fazer diferente.

 

No Wine Weekend, além da cultura do vinho e da experiência de viver e conhecer sobre vinho, é possível falar diretamente com os produtores, comprar com desconto e provar vinhos inéditos. Participam produtores e importadores de vinhos e alimentos, produtores de destilados, acessórios para vinho, fabricantes de queijos e azeites, fabricantes de taças, copos, de produtos gourmet e de adegas e utensílios.

 

15 anos de sucesso

 

Desde a primeira edição, em 2009, o Wine Weekend São Paulo Festival reuniu mais de 500 mil pessoas que visitaram, conheceram e compraram vinhos de todas as regiões do mundo por preços convidativos de mais de 1.000 expositores diferentes, com cerca de 30 mil rótulos degustados.

 

Alguns Expositores

 

Rio Sol, Vinicola Aurora, Vissimo group, Concha y Toro, Importadora Qualis Mais, Costellation Brands ,Casa Mediterrânea, vinicola Cabriz , Global Wines, Caves de Murça, Quinta do Silval, Cadeado Wines, Wine Lover, Ivini Enoteca, Wide Wine, Villa Owens-Illinois, Cantina Valpolicella Negrar, Diablo, Wine & Foods, Essência di Fiori, DFJ Vinhos, Família Kretschmar, SIMI, Sicilianess,Casal da Coelheira, Casir dos Santos, Rolha Verde, Bodega Trivento, Bendito Vinho e Lusitano Import.

 

Serviço

Data: 04 a 07 de julho/2024

Horários: Quinta e sexta-feira 14:00 às 22:00

Sábado 12:00 às 22:00

Domingo 12:00 às 20:00

Local: ARCA, São Paulo. Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina, São Paulo.

 

Crédito das imagens: Divulgação Wine Weekend São Paulo Festival

Rossi & Zorzanello apoia campanha "SOS PcD RS" da startup Semearhis. A iniciativa tem como meta inicial arrecadar R$ 387 mil para a compra de equipamentos, que serão destinados às pessoas com deficiência atingidas pelas enchentes no RS





Reforçando seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, a Rossi & Zorzanello, empresa que assina alguns dos principais eventos de Gramado, se une à startup Semearhis em apoio à campanha “SOS PcD RS”. A iniciativa está arrecadando doações para a compra de equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A meta inicial é alcançar o valor de R$ 387 mil, que serão revertidos na compra de medicamentos, cadeiras de rodas motorizadas, cadeiras de banho, andadores (com e sem rodas), aparelhos auditivos, bengalas, óculos Orcam e de grau e próteses para famílias cadastradas no projeto. As doações podem ser feitas através da chave Pix: campanhadobem.com/SOS-PCD-RS.

“É fundamental exercermos a empatia, a resiliência e o amor ao próximo na prática, usando a nossa força para ajudar quem precisa. E a campanha da Semearhis vem de encontro a esse valor, de fazer o que estiver ao nosso alcance para contribuir com o bem-estar e dignidade de quem mais precisa”, comenta Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello. A empresa é organizadora da tradicional feira de turismo Festuris e do Connection Terroirs do Brasil, evento com foco em produtos de origem, que acontece de 28 a 31 de agosto em Gramado.



Especializada na inclusão assertiva de pessoas com deficiência, a Semearhis é comandada pela empresária Letticia Francisco, que recebeu o pedido de ajuda de familiares e decidiu criar a campanha.

“Contribuímos por um grande propósito e sabemos que o bem que se semeia floresce todo dia e beneficia primeiramente quem joga a semente. Neste momento, pedimos a ajuda de todos para semear conosco e fazer parte desta grande rede, em prol da inclusão", comenta Letticia.

Crédito da foto: Gustavo Merolli
Texto: Pietra Pavarotti

CHUVAS NO RS: Boletim de Recuperação de Rodovias Federais – 12/06/2024




Confira os dados de monitoramento das rodovias federais consolidados nesta quarta-feira (12/06) entre Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário e concessionária com rodovias federais sob responsabilidade da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
 

INTERDIÇÃO TOTAL: 5 trechos em 2 rodovias federais
BR-116, no trecho
* km 174;
BR-470, nos trechos
* km 178; km 192; km 188 ao km 190; km 194 ao km 201
 

INTERDIÇÃO PARCIAL: 22 trechos em 6 rodovias federais
BR-101, nos trechos
* km 256,2; km 260,2;
BR-116, nos trechos
* km 108; km 161; km 162; km 166,8; km 170; km 175; km 181; km 232
BR-153, no trecho
* km 412;
BR-287, no trecho
* km 312;
BR-386, nos trechos
* km 288; km 297; km 308; km 325; km 349; km 350; km 361; km 372; km 426;
BR-470, no trecho
* km 262
 

Já foram liberados 108 trechos em 11 rodovias federais que cortam o Rio Grande do Sul. Neste momento, 16 trechos estão em obras ou com serviços para liberação das pistas e não há segmentos liberados somente para veículos de emergência.

terça-feira, 11 de junho de 2024

Caminhão leve HR, sem restrições para transitar em zonas urbanas e com CNH de categoria B, começa a ser vendido na nova rede Hyundai. Equipado com motor 2.5 litros Turbo Diesel, faz 10,2 km/l, traz câmbio manual de 6 marchas e torque máximo de 26 kgfm

 

                                                     

 

A Hyundai Motor Brasil inicia as vendas do caminhão leve Hyundai HR, já na sua versão 2025. O utilitário mais vendido da marca nos últimos 15 anos agora passa a ser oferecido na rede unificada de concessionárias Hyundai, incluindo o suporte para serviços de pós-vendas e peças. Seu preço sugerido é de R$ 179.990.

 

“O caminhão HR é a primeira demonstração da nossa expansão de portifólio a ser oferecido por todas as concessionárias Hyundai no Brasil. Essa expansão vai incluir veículos comerciais, como o HR, e também importados, como o SUV icônico da marca no mundo, que é o Hyundai Palisade. O caminhão HR é um enorme sucesso de vendas por mais de 15 anos por oferecer a qualquer condutor com habilitação de automóvel de passeio eficiência no trabalho e segurança nos trajetos, em um pacote recheado de conforto e tecnologia, podendo circular com cargas em vias urbanas”, explica Angel Martinez, vice-presidente de Vendas da Hyundai Motor Brasil.

 

O Novo Hyundai HR é pensado para o trabalho pesado do dia a dia nas cidades com foco no condutor que valoriza características como durabilidade, baixo custo de manutenção, economia de combustível, e capacidade de carga, além da facilidade para manobras em áreas com restrição de espaço e a flexibilidade em receber diferentes soluções de implementos. O sucesso do Hyundai HR está atrelado também ao fato de oferecer importantes vantagens, como a permissão para trafegar em grandes centros urbanos em que a circulação de caminhões é restringida pela legislação. O HR ainda dispensa a necessidade de habilitação específica para caminhões, podendo ser conduzido com CNH de categoria B.

 

Produzido sob licença em Anápolis (GO) pela CAOA Montadora, apresenta em sua versão atual a introdução de diferenciais com freio elétrico e seleção de tração 2WD/4WD, além de DRL, ESC e adequação aos níveis de emissões determinados pelo Proconve L7. Primeiro veículo comercial da Hyundai a ser produzido no Brasil, no ano de 2007, o HR ultrapassou recentemente a marca de 100 mil unidades fabricadas.

 

Com capacidade de carga útil de 1.800 kg, o modelo é equipado com motor 2.5 litros Turbo Diesel, capaz de fazer 10,2 km/l, combinado ao câmbio manual de 6 marchas e torque máximo de 26 kgfm. Freios ABS, faróis de milha de série e airbags para motorista e passageiro também estão contemplados na atual configuração, que recebeu melhorias na relação da cabine e já vem equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e sistema de som com bluetooth. No painel de instrumentos com display de 3,5 polegadas, o condutor conta com sistema de proteção contra descarga de bateria, odômetro digital com duas medições e relógio digital.

 

A garantia é de quatro anos, sem limite de quilometragem, a maior da categoria.

 

Expansão de portfólio com novo modelo de negócios

 

Com base em acordo firmado este ano, a Hyundai Motor Brasil passa a coordenar desde a importação até a distribuição final de todo o portfólio de veículos Hyundai. A CAOA Montadora de Automóveis tem participação monetária nas importações demandadas pela subsidiaria local e, por meio de sua fábrica em Anápolis (GO), produz novos modelos da marca sul-coreana, e atende a programação estratégica definida pela Hyundai, como é o caso do caminhão HR.

 

Com a nova rede de concessionárias Hyundai, agora unificada, as 240 lojas distribuídas pelo território nacional tiveram seus contratos de concessão atualizados e passam a comercializar e dar manutenção ao portfólio completo de veículos da marca disponível no Brasil, o que inclui também futuros lançamentos.

 

Para obter informações sobre todos os modelos Hyundai, consultar a lista completa de concessionárias e encontrar a loja mais próxima, acesse: hyundai.com.br.

Setor de Hotelaria promoverá sua 1ª Convenção Nacional de Alimentos e Bebidas Alimentos e Bebidas na Hotelaria




A 1ª Convenção Nacional de Alimentos e Bebidas do Setor de Hotelaria ocorrerá no mês de setembro, no dia 18, de forma presencial em São Paulo, mas também com transmissão virtual, em iniciativa do Canal Restaurante, canal de streaming do setor de food service, em parceria com a Fhoresp, Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares de São Paulo, FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação do Brasil, da Abrachor - Associação de Compradores da Hotelaria, e do GPHR - Guia dos Profissionais da área de Hotelaria e Gastronomia.

O setor de Alimentos e Bebidas é uma das grandes forças atrativas do setor de hotelaria. Seja pelo café da manhã, seja pelo almoço e jantar, seja pelo room service, seja pelo serviço em eventos, transformou-se em um diferencial para hospedagem de negócios, ou de lazer, em grandes redes, hotéis independentes ou mesmo pousadas. É um universo que envolve a gastronomia, o acolhimento pelos aromas e sabores, o conhecimento da comida pelos ingredientes locais e internacionais, aumentando a experiência dos clientes.

O evento contemplará palestras sobre Alimentos e Bebidas no setor de hotelaria de luxo, tendências novas para café da manhã, a automatização do room service, novas tecnologias para auto serviço em hotéis econômicos, formatos de festividades gastronômicas para grupos e finais de semana, avanços na gestão e compras do setor, assim como atualização de montagem de cozinhas industriais, e carta de bebidas de bares e jantares. Grandes especialistas, profissionais em posições de destaque, e consultores, serão os palestrantes.

O realizador Canal Restaurante é uma plataforma de streaming do setor, dedicada ao debate, atualização e capacitação do setor de food service, inclusive da hotelaria, permitindo com suas transmissões ao vivo em largo alcance, participação de negócios e operações de todo Brasil, independente do seu porte. O jornalista Sergio Lerrer, diretor do Canal Restaurante, afirma que "O fortalecimento do turismo no Brasil, em todas suas geografias, depende de profissionalizar o segmento, inclusive na gastronomia, visto que boa parte dos hóspedes, desejam cada vez mais conhecer os locais também por sua comida e cardápio."

As informações e inscrições sobre o evento podem ser obtidas aqui: https://www.canalrestaurante.com.br/agenda/convencaoaeb/222


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.