Evento terá Wine Weekend São Paulo Festival, muito mais do que apenas vinhos. Dois espaços gastronômicos. Reunirá fabricantes de queijos e azeites, taças, copos, adegas e utensílios e produtos Gourmet, importadores de alimentos, produtores de destilados e de acessórios para vinho e gastronomia.
São Paulo (SP) – 12 de junho de 2024 – O Wine Weekend São Paulo Festival 2024, evento dirigido aos consumidores finais amantes do vinho, que será realizado entre os próximos dias 4 e 7 de julho, no Espaço ARCA, em São Paulo, oferece aos visitantes e participantes muito mais do que apenas vinhos de todas as regiões do mundo a preços até 70% menores. Além dos quase 2.000 rótulos de 150 expositores e importadores de marcas do Brasil e exterior, o evento reúne fabricantes de queijos e azeites, taças, copos, adegas e utensílios e produtos Gourmet, importadores de alimentos, produtores de destilados e de acessórios para vinho e gastronomia.
“A cada edição, o Wine Weekend amplia o seu repertório e reúne mais e mais experiência e produtos que permeiam o universo do vinho e da gastronomia. Vinho tem a ver com celebração, com confraternização, de preferência ao redor de uma mesa, com boa comida e música. Esse é o clima que preparamos para a edição de 15 anos”, explica Zoraida Lobato, promotora do evento.
Espaços gastronômicos
No Wine Weekend Festival 2024 serão montados dois espaços gastronômicos: um espaço Gourmet com um restaurante da alta gastronomia, com menu assinado por um chef renomado e um espaço de food Trucks, com pizza, massas e pães tradicionais. Em ambos será possível harmonizar os pratos com o vinho escolhido e comprado dentro da feira.
“Haverá ainda música ao vivo todos os dias, de diversos estilos e uma exposição de imagens e painéis contando a história de sucesso dos 15 anos do Wine Weekend Festival”, comenta Zoraida Lobato, promotora do evento.
Palestras para ampliar o conhecimento
Uma das atrações do Wine Weekend Festival são as palestras, onde é possível aprofundar e ampliar o conhecimento sobre vinhos. Além do aprendizado, é possível participar de degustações para vivenciar experiências sensoriais e aprender com os melhores especialistas do ramo. As palestras serão realizadas no sábado e domingo, dias 6 e 7 de julho e a venda de ingressos já está disponível pelo site clicando aqui.
- É necessário ter o ingresso ou convite VIP para participar das palestras
06/07/2024 (sábado)
- 16:00 Diversidade diferentes Terroirs no Brasil, novas regiões e novos e bons vinhos se apresentam no País
- 18:00 Vinho do Porto, vinho fortificado, vinho doce, vinho de sobremesa. Você sabe a diferença? Venha descobrir e como e onde servir
07/07/2024 (domingo)
- 20:00 Queijos e vinhos uma Harmonização que parece fácil, mas não é. Venha aprender para fazer diferente.
No Wine Weekend, além da cultura do vinho e da experiência de viver e conhecer sobre vinho, é possível falar diretamente com os produtores, comprar com desconto e provar vinhos inéditos. Participam produtores e importadores de vinhos e alimentos, produtores de destilados, acessórios para vinho, fabricantes de queijos e azeites, fabricantes de taças, copos, de produtos gourmet e de adegas e utensílios.
15 anos de sucesso
Desde a primeira edição, em 2009, o Wine Weekend São Paulo Festival reuniu mais de 500 mil pessoas que visitaram, conheceram e compraram vinhos de todas as regiões do mundo por preços convidativos de mais de 1.000 expositores diferentes, com cerca de 30 mil rótulos degustados.
Alguns Expositores
Rio Sol, Vinicola Aurora, Vissimo group, Concha y Toro, Importadora Qualis Mais, Costellation Brands ,Casa Mediterrânea, vinicola Cabriz , Global Wines, Caves de Murça, Quinta do Silval, Cadeado Wines, Wine Lover, Ivini Enoteca, Wide Wine, Villa Owens-Illinois, Cantina Valpolicella Negrar, Diablo, Wine & Foods, Essência di Fiori, DFJ Vinhos, Família Kretschmar, SIMI, Sicilianess,Casal da Coelheira, Casir dos Santos, Rolha Verde, Bodega Trivento, Bendito Vinho e Lusitano Import.
Serviço
Data: 04 a 07 de julho/2024
Horários: Quinta e sexta-feira 14:00 às 22:00
Sábado 12:00 às 22:00
Domingo 12:00 às 20:00
Local: ARCA, São Paulo. Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina, São Paulo.
Crédito das imagens: Divulgação Wine Weekend São Paulo Festival
Dicas para harmonizar doces juninos com vinhos
Sommelière da Wine explica como incluir vinhos e espumantes nas eventos de festa junina
Harmonizar doces juninos com vinhos é um desafio que exige experimentação e criatividade. A doçura dos vinhos deve ser cuidadosamente equilibrada com a intensidade e os sabores característicos dos doces típicos, como maçã do amor e quindim. Este processo envolve experimentar e identificar vinhos que não apenas complementam estes sabores, mas também realçam os aromas e sensações de cada doce.
Em harmonizações com doces, a bebida tende a aparecer menos doce, mais ácida e menos frutada, por isso, de acordo com Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, a recomendação é apostar em rótulos aromáticos e específicos para doces e sobremesas. “Na hora de combinar vinho e comida, a recomendação é sempre buscar elementos aromáticos em comum entre o líquido e o prato. Por exemplo, a paçoca e o pé de moleque podem ser apreciados com vinhos que tenham aromas de nozes, frutas secas e amendoim”, diz a sommelière.
Confira a seguir algumas sugestões de harmonização entre vinhos e doces de festa junina e prepare a sua taça!
Maçã do Amor
A icônica maçã do amor, com sua cobertura crocante de caramelo, não pode faltar numa festa junina tradicional. Unindo doçura e frescor, pode ser harmonizada com o vinho branco argentino Portillo Valle de Uco Sauvignon Blanc Dulce Natural 2022. Com frescor doce e notas de maçã verde, este vinho potencializa os sabores da fruta caramelizada, criando uma combinação irresistível.
Cocada
O doce de coco ralado e açúcar, conhecido por sua textura e doçura inconfundíveis, faz uma boa dupla com um vinho branco meio seco, especialmente se ambos estiverem gelados. A dica de harmonização é o norte-americano Dark Horse Chardonnay 2019. Com aromas de coco queimado e baunilha, este exemplar não apenas complementa os sabores da cocada, mas também ajuda a limpar o paladar a cada mordida.
https://www.wine.com.br/
Pé de Moleque e Paçoca
O pé de moleque e a paçoca possuem o mesmo astro, o amendoim. Apesar de texturas distintas, ambos podem ser saboreados na companhia do mesmo vinho. Para este doce, a sugestão é um rótulo português licoroso, o Porto Burmester 10 years Old Tawny 375 ml. Trata-se de uma bebida doce fortificada com aromas de frutas secas como nozes, avelã e mel, que combinam muito com a intensidade do amendoim.
Quindim
De herança portuguesa, o quindim é aquele doce produzido somente com as gemas do ovo.
Esta é uma receita, que curiosamente tem uma conexão antiga com o mundo dos vinhos. “Como as claras de ovos eram utilizadas na clarificação dos vinhos, as gemas começaram a ser aproveitadas em outras receitas como o quindim para evitar o desperdício”, esclarece a sommelière. Para esta harmonização, a sugestão é um espumante chileno doce, o Espumante Dancing Flame Moscatel. Com aromas doces de flores, damasco e pêssego, é uma opção que acompanha muito bem este doce tradicional.
https://www.wine.com.br/
Bolo de Milho
O bolo mais tradicional na festa junina também pode ser aproveitado com vinhos, tornando a experiência mais festiva. A sugestão de vinho para a iguaria é o chileno Espumante Undurraga Demi-Sec. Um blend de Chardonnay, Sauvignon Blanc e Syrah que tem o frescor e a leveza certos para a harmonização com a massa de milho.
https://www.wine.com.br/
Sugestões de presentes para amantes de vinhos
Sommelière sugere rótulos especiais e harmonizações
Desfrutar de um jantar acompanhado por um bom vinho. Para facilitar a escolha de rótulos, Cibele Alves Siqueira, sommelière da Wine, o maior clube de assinaturas de vinhos do mundo, apresenta uma seleção de exemplares que vão bem com propostas diferentes de encontros. Desde tintos encorpados até espumantes refrescantes, as opções são pensadas para harmonizar perfeitamente com um jantar romântico ou um brinde a dois.
Amantes da natureza
Se o seu par é uma pessoa amante da natureza, que se interessa por atividades externas como escalada e ecoturismo, a sugestão é o vinho tinto chileno Aliwen Reserva D.O. Valle Del Maule Cabernet Sauvignon 2022. Pertencente à Linha Reserva da Undurraga, a bebida foi criada para almas aventureiras, os amantes da natureza e aos que buscam desfrutar o melhor da vida cotidiana. Interessante reforçar que a aquisição destes rótulos contribuem para o reflorestamento da Patagônia Chilena.
Este vinho suculento e bem estruturado harmoniza maravilhosamente com um jantar rústico de carne grelhada e vegetais assados, trazendo à tona os sabores intensos do Cabernet Sauvignon.
https://www.wine.com.br/
Gastronomia e romantismo
Para aqueles que gostam de experimentar na cozinha e testar receitas e harmonizações com vinhos, a sugestão é o tinto italiano Cecchi Sagrato D.O.C.G. Chianti Riserva 2019, um exemplar com estrutura devido ao seu longo amadurecimento em barricas de carvalho e envelhecimento em garrafa, que vai aportar aromas de frutas pretas, especiarias e ervas finas. Por ter uma boa acidez e estrutura, este é um vinho gastronômico, perfeito para harmonizar com um jantar à dois.
Para um jantar romântico alinhado à culinária sofisticada, considere preparar um osso buco alla milanese, um prato clássico italiano de carne bovina cozida lentamente em um rico molho de tomate e vinho tinto, servido sobre um cremoso risoto de açafrão. Outra opção saborosa seria filé mignon ao molho de vinho tinto com cogumelos selvagens.
https://www.wine.com.br/
Date com bar e música
Para quem sair e curtir música ao vivo, a sugestão é degustar um vinho de uma região renomada. O francês Château Vieux Laroque A.O.P Bordeaux 2020 é um tinto elaborado pelas três principais uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, que traz o equilíbrio perfeito entre a potência desse terroir e a elegância francesa.
Um encontro regado à vinho, música e dança pede uma harmonização mais casual, nem por isso menos sofisticada. O vinho harmoniza bem com uma tábua de queijos franceses frescos e charcutaria, croquetes de cogumelos e ervas finas e tartare de carne
https://www.wine.com.br/
Brunch do amor
Quem aprecia um bom brunch, a sugestão é optar por um espumante como o francês De Vergy Blanc de Blancs Demi-Sec que traz leveza e frescor para este dia. Com aroma de frutas brancas como maçã e pera, e doçura delicada, este rótulo possui um paladar frutado, leve, com acidez agradável e sabor adocicado.
Além de muito celebrativo, o espumante vai bem com todo o menu do brunch, que pode trazer uma variedade de frutas e queijos e pratos leves e saborosos como croissants recheados com brie e geleia de damasco e omelete de ervas com queijo de cabra e espinafre.
https://www.wine.com.br/
Sessão de cinema
Por último, o chileno Metropolitano D.O. Valle Central Red Blend 2023, um blend de Cabernet Sauvignon e da Carménère fresco e bem estruturado, com toque de madeira, muito versátil para diversas harmonizações é uma excelente sugestão.
A sugestão é aproveitar o conforto e a liberdade para colocar o filme favorito na telinha, abrir a garrafa de vinho e comer uma pizza toda especial, que harmonize muito bem, como pizza de queijo de cabra e presunto parma. Afinal, degustação e amor próprio nunca são demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário