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terça-feira, 28 de janeiro de 2025

VAMOS VIAJAR PELO MUNDO // Aena apresenta expectativas para 2025 e resultados dos investimentos realizados no Aeroporto do Recife. Com 9,5 milhões de passageiros em 2024, o aeródromo da capital pernambucana bate o seu recorde de movimentação // Avianca apresenta novo site focado em acessibilidade para facilitar a experiência de viagem de pessoas com deficiência // Aeroporto de Londrina movimentou mais de 784 mil passageiros em 2024 // Líder Aviação e RIOgaleão abrigam primeira base de aviação executiva do Brasil com alfândega e imigração 24 por 7 // Aeroporto Afonso Pena comemora 79 anos com mais de 5,5 milhões de passageiros em 2024 e mais internacional do que nunca // Azul anuncia voos conectando Campinas a Alta Floresta // Azul oferece mais de 130 voos de madrugada para o Carnaval // LATAM exibirá nos voos 'Ainda Estou Aqui' e outros 15 filmes indicados ao Oscar 2025 // Azul começa a vender passagens para nova rota de Campinas para Ji-Paraná, em Rondônia // Air Europa anuncia nova rota e conecta Madri a Istambul a partir de maio // LATAM vai operar voo extra semanal para João Pessoa durante as festas juninas // Azul ofertará mais de 7 mil assentos extras para a Flórida durante fevereiro e março // Embratur e TAP promovem Rota das Emoções internacionalmente em feira na Espanha // Com mais de R$ 390 milhões investidos, CCR Aeroportos entrega oficialmente as obras do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu // LATAM voará do Brasil para Bariloche durante a temporada de neve na Argentina // LATAM lança novo cardápio para voos internacionais elaborado por chefs brasileira e chilena




Aena apresenta expectativas para 2025 e resultados dos investimentos realizados no Aeroporto do Recife
 

  • Com 9,5 milhões de passageiros em 2024, o aeródromo da capital pernambucana bate o seu recorde de movimentação 
     
  • Investimentos ampliaram os espaços comerciais para 7.626 m², com 70 pontos para negócios, atraindo novas de marcas de lojas, cafés e restaurantes, além de duas salas VIP 
     
  • Aena também comemora um novo destino internacional para o aeroporto. Com a chegada da cidade do Porto, o aeródromo passa a contar com oito rotas para outros países
  • Projeto de desenvolvimento imobiliário transformará o sítio aeroportuário, aproveitando áreas subutilizadas para convertê-las em espaços dinâmicos, com novos serviços e oportunidades para a população local 
     
  • Projeto também será integrado ao novo Terminal Intermodal, que está em fase de construção, no espaço do antigo terminal de passageiros, incluindo a revitalização da Praça Salgado Filho  

Investimentos ampliaram os espaços comerciais para 7.626 m², com 70 pontos para negócios, atraindo novas de marcas de lojas, cafés e restaurantes, além de duas salas VIP.

Aena também comemora um novo destino internacional para o aeroporto. Com a chegada da cidade do Porto, o aeródromo passa a contar com oito rotas para outros paísesProjeto de desenvolvimento imobiliário transformará o sítio aeroportuário, aproveitando áreas subutilizadas para convertê-las em espaços dinâmicos, com novos serviços e oportunidades para a população local.

Projeto também será integrado ao novo Terminal Intermodal, que está em fase de construção, no espaço do antigo terminal de passageiros, incluindo a revitalização da Praça Salgado Filho.

Depois de um recorde histórico de 9,5 milhões de passageiros em 2024, distribuídos em mais de 91 mil operações de pousos e decolagens, o Aeroporto Internacional do Recife inicia o ano de 2025 consolidando suas rotas internacionais, que chegam a oito, e lançando um projeto de desenvolvimento imobiliário para o entorno do aeródromo. 

O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (24) em um encontro com o trade turístico e a imprensa, na sala VIP do embarque internacional, administrada pelo W Premium Group. 

Maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, a concessionária que administra o terminal da capital pernambucana também fez uma apresentação sobre os investimentos realizados nos últimos anos e o seu impacto positivo nos resultados de 2024.

Com aumento de 60% da capacidade operacional e totalmente renovado para oferecer uma experiência de viagem completa, no ano passado, o aeródromo chegou a movimentar 33.092 passageiros num único dia, em 9 de janeiro, distribuídos em 262 voos. O número é cerca de 25% superior à média diária, de 26.212 viajantes. 

No período, o Aeroporto do Recife também registrou o crescimento consistente das operações internacionais, que chegaram a 2.265 movimentações, somando 343 mil embarques e desembarques. 

Com a entrada de um voo regular da Azul para a cidade do Porto (POR), os pernambucanos podem voar direto do Recife para oito destinos. Os outros são Lisboa (POR), Orlando (EUA), Fort Lauderdale (EUA), Santiago (CHI), Buenos Aires (ARG), Montevidéu (URU) e Assunção (PAR).

A capacidade de crescimento é resultado dos investimentos realizados pela Aena no aeroporto. O terminal de passageiros passou de 50 mil m² para 70 mil m², uma ampliação de 40% em relação ao espaço anterior. 

Assim, as áreas destinadas ao uso comercial chegaram a 7.626 m², com 70 pontos para negócios, atraindo novas marcas de lojas, cafés e restaurantes e oferecendo uma gama mais variada de serviços. Além disso, a W Premium Group inaugurou duas salas VIP. Uma delas fica localizada no espaço reversível de embarque internacional, podendo atender também voos domésticos.

Além de comemorar os números excelentes, a concessionária ainda apresentou, durante o encontro, um projeto de desenvolvimento imobiliário. Fundamentado em um conceito ousado de inovação urbana e desenvolvimento imobiliário, o projeto vai transformar o entorno do Aeroporto do Recife numa área vibrante, com novos serviços e oportunidades para a população local. Serão disponibilizados 550 mil m2 de área livre. 

Espaços mal aproveitados vão dar lugar a um complexo de centros logísticos, comerciais, hotéis, empresariais, empreendimentos de esportes e lazer e outras realizações que tenham sinergia com a operação aeroportuária. O objetivo é também melhorar a infraestrutura local, fomentar a economia e atender a demandas de moradores e passageiros.

O projeto contará com um novo espaço de convivência, o Terminal Intermodal, que está em fase de construção, integrado à Praça Salgado Filho. A iniciativa inclui áreas verdes, comércio, obras de arte e a restituição de patrimônio histórico, incorporados a um centro de múltiplos usos, aberto para a mobilidade e o lazer da população. 

O lugar vai concentrar serviços de transporte, como veículos por aplicativos e de turismo, exposição artística, cafés e lanchonetes. A infraestrutura local também sofre intervenções com a recuperação das calçadas na fachada do aeroporto, replantio de árvores adequadas ao espaço, drenagem para evitar alagamentos, e implantação de ciclofaixas e passagens no mesmo nível das calçadas para melhorar a acessibilidade. A previsão é que a obra seja entregue até o final de 2025.

Outro ponto que vem chamando a atenção é a decoração regionalizada no aeródromo, com marcas da cultura local. Desde a entrada, no saguão de embarque, destaca-se a iluminação com pontos de luz ornamentados por sombrinhas de frevo. 

A praça de alimentação é outro ponto alto, com mobiliário inspirado na gastronomia local (bolo de rolo, tapioca e macaxeira) num espaço muito mais moderno e acolhedor. Além disso, as novas salas do embarque norte, decoradas com enormes painéis dedicados ao casario de Olinda e ao Carnaval, aproximam turistas e pernambucanos da maior festa do Recife e de Olinda.
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Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo, responsável pela gestão de 79 aeroportos e dois heliportos em seis países. 

A companhia também é líder no Brasil, onde administra 17 aeroportos em nove estados, respondendo por 20% da malha aérea nacional e pela operação de Congonhas, o segundo maior em embarques e desembarques. 

Em 2023, seus terminais movimentaram mais de 410 milhões de passageiros, sendo 283 milhões na Espanha e 41 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os aeródromos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). 

Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS) e Corumbá (MS). 

Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). 

Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (12), Jamaica (2) e Colômbia (1).

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Fiat lança nova opção de topo de linha Toro Ultra mais completa entre as versões com motor Turbo 270 Flex. Por R$ 194.490,00 vem com bancos pretos em couro e rodas de 18" com detalhes especiais e capota marítima rígida

 

A Fiat Toro Ultra é a nova opção no topo da linha flex da picape em 2025, equipada com motor Turbo 270 Flex de alta performance, ampliando a cobertura do modelo no mercado e reforçando a tradição em atender diferentes perfis de clientes. A versão segue oferecendo a melhor união entre força, resistência e conforto de uma picape com a robustez, versatilidade, estilo e design moderno. 


Com design sofisticado e único que se destaca nas cidades, a Toro combina a praticidade urbana e o estilo de vida aventureiro. 

E a versão Ultra reforça ainda mais estes atributos com as novas rodas de 18’ na cor preta, todo o acabamento escurecido incluindo molduras em preto brilhante, e um novo emblema exclusivo Ultra T270


No interior, recebe bancos pretos em couro com costura em vermelho que são exclusivos e criam uma harmonia para o design da versão. Por fim, também oferece uma capota marítima rígida e uma bolsa que acompanha a caçamba e facilita o transporte de cargas. 


Além disso, a Toro tem à disposição tecnologias que proporcionam maior conforto, segurança e funcionalidade, como painel multimídia de 10,1”, ar-condicionado digital Dual Zone, sistema Fiat Connectme, ferramenta de conectividade que oferece mais de 30 funcionalidades para melhorar a experiência de condução e interação do motorista com o veículo, além do sistema ADAS para frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto automático.  


Comprometida com o meio ambiente, a Fiat trouxe evoluções técnicas e melhorias para os motores das versões flex da Toro, que agora passaram a ter uma potência de 176 cv, tanto no etanol quanto na gasolina, mantendo o torque de 270 Nm. Essas mudanças vêm com uma série de refinamentos da Toro que mantém a performance do veículo para seu cliente. 


Queridinha dos consumidores desde o seu lançamento, a Fiat Toro encerrou 2024 acompanhando o crescimento do segmento e liderando entre as C-picapes, e agora, inicia o ano com novidades que ampliam ainda mais o potencial de crescimento do modelo no mercado. 

GM Fleet expande locação de veículos por assinatura para pessoas físicas. Ideal para quem busca conforto, flexibilidade e economia de tempo, a "GM Fleet Para Você" oferece contratação 100% online e disponibiliza os modelos S10, Tracker, Equinox, Trailblazer, Blazer EV RS e Equinox EV


São Paulo, janeiro de 2025 – No marco de seus 100 anos de atuação no Brasil, a General Motors (GM) anuncia a expansão da solução GM Fleet para pessoas físicas, o “GM Fleet Para Você”. A nova modalidade de assinatura de veículos Chevrolet é 100% online, oferecendo conforto, economia de tempo e praticidade.

O formato de assinatura foi pensado para pequenos empresários sem CNPJ e consumidores que desejam a liberdade de usar um veículo sem a responsabilidade da propriedade do automóvel. 

O programa de assinatura funciona da seguinte maneira: com um processo digital de ponta a ponta, o cliente escolhe o veículo, define o plano ideal às suas necessidades (baseado em quilometragem e tempo) e retira o carro na concessionária Chevrolet mais próxima. Tudo isso com IPVA, seguro, revisões, e manutenção já incluídos em uma única parcela mensal.

Entre os modelos disponíveis para essa modalidade estão S10, Tracker, Equinox, Trailblazer, Blazer EV RS e Equinox EV, todos equipados com tecnologia de ponta, segurança e conforto. O pacote também inclui conectividade OnStar, com serviços como concierge e assistência em caso de emergência, além de gestão de multas e prioridade na oficina Chevrolet.


“Com o lançamento da assinatura de veículos “GM Fleet Para Você”, a Chevrolet reforça seu compromisso de evoluir com o mercado e oferecer novas soluções para a mobilidade.  A solução, além de ser totalmente digital, proporciona uma economia de tempo ao cliente, de forma que ele não perca tempo com burocracias”, afirma Max Fernandes, Diretor da GM Fleet.

Max aponta também que a solução reduz custos operacionais, além de oferecer planos mais personalizados aos clientes, adaptados a diferentes perfis de usuários. O modelo também proporciona mais conforto e segurança, com veículos modernos, sustentáveis e com manutenção garantida pela rede Chevrolet.

“Estamos orgulhosos de introduzir essa inovação em um momento tão significativo, os 100 anos da GM no Brasil. Esse modelo que combina confiança, flexibilidade e praticidade reflete o futuro da mobilidade no país”, destaca o executivo. 

A assinatura de veículos GM Fleet já está disponível em todo o Brasil. Para saber mais, acesse: https://www.gmfleet.com.br

Jardim Atlântico Beach Resort será ponto de partida para o Rally dos Mares Edição 2025 terá 100 participantes de todo o Brasil, além de inscritos dos Estados Unidos, França e de outros países; Jardim Atlântico sediará a festa de abertura do evento que é considerado o maior encontro de jet ski em mar aberto do País

 


Vista Aérea Jardim Atlântico Beach Resort, foto divulgação.

 

O Jardim Atlântico Beach Resort, localizado em Ilhéus, no sul da Bahia, foi escolhido como parceiro oficial e estratégico em mais uma edição do Rally dos Mares, um dos mais emocionantes eventos de jet ski do Brasil que será realizado entre 31 de janeiro e 8 de fevereiro. A etapa inicial da programação será realizada nas dependências do resort, que une estrutura de alto nível, localização privilegiada e o cenário paradisíaco da região.

 

Com 34 mil metros quadrados de área total e uma localização única pé na areia e próxima ao centro da cidade, o Jardim Atlântico é conhecido por oferecer conforto e comodidade a seus hóspedes. As instalações incluem 129 apartamentos, além de piscinas, quadras esportivas, sauna, restaurante com certificação ISO 9001 e um Lounge Beach perfeito para momentos de lazer à beira-mar. Esses atributos foram decisivos para que o empreendimento fosse escolhido como ponto de apoio para os 100 participantes desta edição do evento que vêm de diferentes partes do Brasil e do mundo.
 


Foto divulgação do Rally dos Mares 2024
 


A programação do Rally dos Mares no Jardim Atlântico promete integrar esporte e hospitalidade, com momentos de confraternização, lazer e descanso. No dia 1º de fevereiro, todos os competidores se encontrarão no salão de convenções para a retirada dos kits de pilotos e check-in no resort. Às 19h ocorre a abertura oficial do evento, com palestra de orientação liderada por um representante da Marinha do Brasil, seguida por um jantar exclusivo e por uma animada festa que celebra a abertura da edição 2025, no Lounge da Praia, de frente para o mar.

 

No dia seguinte, os pilotos aproveitam o café da manhã no restaurante do resort antes do traslado para a largada oficial, que será às 9h na Lagoa Encantada. O grupo retorna ao Jardim Atlântico às 14h e desfruta de um almoço com cardápio especial para repor as energias. Para que os participantes possam aproveitar a infraestrutura do Jardim Atlântico, uma festa na piscina será realizada e contará com animação comandada por um DJ. A noite é livre, com tempo suficiente para aproveitar as atrações de Ilhéus e descansar nas confortáveis acomodações do resort antes de encarar a próxima etapa. A partida rumo a Itacaré está marcada para o dia 3 de fevereiro, às 9h.


Foto divulgação do Rally dos Mares 2024.
Foto divulgação do Rally dos Mares 2024.

Realizado desde 2015 e homologado pela Marinha Brasileira, o Rally dos Mares é uma travessia de jet ski que atrai participantes de todo o País e do exterior, passando por algumas das mais belas paisagens da costa brasileira. O evento é marcado não apenas pela adrenalina das competições, mas também pelo espírito de camaradagem entre os pilotos e a valorização do turismo náutico. “A ideia de sete amigos de fazer a travessia entre Ilhéus e Salvador em jet ski acabou resultando na criação do maior evento de jet ski em mar aberto do país”, conta John Vinícius Oliveira Nascimento, presidente da Associação Brasileira Rally dos Mares de Jetski (ABRAMJET).

 

Foto divulgação do Rally dos Mares 2024.

 

Ele conta que o Jardim Atlântico já é parte da história do rally, sendo um dos mais tradicionais parceiros das edições. “A gente selecionou o resort pela estrutura completa, pelo conforto e pela forma hospitaleira como ele recebe os participantes a cada ano”, pontua John. “A escolha do Jardim Atlântico reflete o nosso compromisso em apoiar eventos que promovam a cultura baiana, as belezas naturais e experiências únicas com muito conforto e exclusividade”, finaliza Leila Borges, gerente-geral do resort.

 

Sobre o Jardim Atlântico Beach Resort

Construído em 1986, o Jardim Atlântico Beach Resort está sob o comando da família Machado desde 2006, quando foi ampliado e passou por um amplo processo de modernização.

 

Localizado a apenas dois quilômetros do aeroporto Jorge Amado e seis quilômetros do centro de Ilhéus, o resort está implantado em uma área de 34 mil metros quadrados e soma 129 apartamentos. Sua infraestrutura conta com dois restaurantes; piscinas adulto e infantil, mais um conjunto de piscinas circulares com sistema de hidromassagem climatizada; sauna a vapor; academia; quadras de tênis, vôlei de praia e beach tênis; campo de futebol; kids club; salão de jogos; sala de massagem; salão de beleza; loja de artesanato e utilidades, além de ampla área verde.

GM comemora 100 anos de Chevrolet no Brasil e anuncia cinco lançamentos em 2025, além de 10 modelos eletrificados. Um em cada cinco automóveis registrados no País são da marca


São Caetano do Sul – A General Motors celebra seu centenário no Brasil em 26 de janeiro de 2025, consolidando seu legado sólido e inabalável de inovação e traçando planos ambiciosos para expandir ainda mais sua presença no país.

A GM é a fabricante de automóveis com maior tempo de operação contínua no país, enquanto a Chevrolet é a marca de veículos mais querida pelos brasileiros.

 

Em uma cerimônia realizada n última quinta-feira (23 de janeiro), a GM revelou que vai expandir ainda mais seus investimentos no Brasil até 2028, diversificar suas áreas de negócios e lançar 10 modelos eletrificados nos próximos anos. Além disso, a empresa apresentará ao mercado cinco novos produtos ainda este ano, incluindo modelos inéditos com diferentes tecnologias. Mais detalhes sobre essas ações serão compartilhados oportunamente.

 

O evento contou com a presença de clientes, colaboradores, concessionários, fornecedores, jornalistas e líderes globais da GM, incluindo Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e presidente da GM International. Autoridades também estiveram presentes, entre elas o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin; os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A cobertura completa do evento está disponível no canal oficial do Instagram da GM: @gmsouthamerica.

 

“A paixão pela nossa marca Chevrolet no Brasil é incomparável. Ela faz parte da história do país – e temos planos empolgantes para o futuro. O Brasil é o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo e continua sendo prioridade para a GM globalmente. Estamos ansiosos para continuar construindo nosso profundo legado no Brasil, trazendo novos veículos e tecnologias para nossos clientes”, declarou Shilpan Amin.

 

O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, afirmou: “O centenário da GM no Brasil marca um dos momentos mais significativos de transformação em nossa história. Continuaremos a inovar, sempre focados em oferecer soluções que conectam as pessoas ao que realmente importa, de maneira mais personalizada e ágil, para atender às novas demandas dos consumidores.”




Legado e Inovação

Desde sua chegada em 1925, quando o Brasil ainda vivia um período de recursos limitados e transporte escasso, a GM ajudou a modernizar a vida dos brasileiros. Da primeira fábrica estabelecida em São Paulo, a GM fez do automóvel um símbolo de liberdade e progresso.

 

Nos últimos 100 anos, a GM sempre foi líder em inovação. Pioneira em conforto e segurança, foi a primeira a introduzir carros com tetos de aço, vidro laminado e suspensão mais confortável. Na década de 1960, abriu o primeiro centro de experimentação local para o desenvolvimento computacional de veículos, um marco tecnológico que ainda influencia a indústria local.

 

A GM continua liderando com uma agenda contínua de inovação: investindo em veículos mais conectados, sustentáveis e eficientes. A empresa está desenvolvendo carros cada vez mais inteligentes, com sistemas de propulsão customizados ao Brasil – incluindo híbridos flex-fuel inéditos e elétricos –, recursos autônomos, conectividade avançada com o OnStar e veículos definidos por software, transformando a experiência do consumidor.




Legado impactante

Em seus 100 anos de atuação no Brasil, a GM produziu quase 20 milhões de veículos, com a Chevrolet se destacando como a marca de maior sucesso, representando um em cada cinco carros registrados no país. A Chevrolet lançou, em média, um novo produto ou geração de veículos a cada seis meses – um ritmo que nenhuma outra marca do setor conseguiu alcançar.

 

Essa trajetória de sucesso inclui modelos icônicos com mais de um milhão de unidades, como o Opala, Chevette, Corsa, Celta, S10 e Onix, que ajudaram o Brasil a se tornar o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo. Desde o primeiro veículo da GM, um furgão com carroceria de madeira que já trazia inovações como a partida elétrica, a empresa sempre esteve à frente, oferecendo carros com sofisticação, conforto e dirigibilidade de ponta.

 

Hoje, a GM continua inovando, a exemplo da sua linha de SUVs zero-emissão com o Equinox EV e o Blazer EV, que atingem quase 500 km de autonomia, um feito impressionante para a categoria e mais um exemplo do compromisso da GM com o futuro da mobilidade.




Sustentabilidade

A GM sempre adotou práticas sustentáveis em suas operações industriais, focando na redução das emissões de carbono, no uso de energia renovável, no reaproveitamento de água e na produção de veículos elétricos mais eficientes. Essas ações visam minimizar o impacto ambiental de suas fábricas e apoiar a transição para um futuro mais sustentável.

 

Além disso, a GM também se destaca pelo apoio à preservação ambiental, com destaque para a proteção de 430 mil hectares de áreas naturais, incluindo biomas como o Pantanal, a Amazônia e a Mata Atlântica. Esses esforços fazem parte do compromisso da empresa em preservar ecossistemas vitais para o equilíbrio ambiental.

 

Adicionalmente, o Instituto General Motors, que celebrou seus 30 anos em 2024, desempenha um papel crucial no apoio a iniciativas socioambientais. No ano passado, o IGM lançou um novo reposicionamento institucional, com foco em pilares como Educação STEAM, Proteção Climática e Voluntariado. Essas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e reforçam o compromisso da GM com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável.

 

Instalações

A GM iniciou suas operações de fabricação no Brasil em 1925, em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Nesse ano, 2.778 veículos foram montados, utilizando componentes, em sua maioria, importados dos Estados Unidos.

 

Hoje, a empresa conta com uma estrutura verdadeiramente global, incluindo a exportação de desenvolvimento de veículos para outros mercados, incubação de negócios e qualificação profissional para futuras tecnologias, tudo com os mais altos padrões de eficiência, qualidade e sustentabilidade.

 

O Futuro

No ano passado, a GM anunciou a primeira fase de seu novo ciclo de investimentos para suas operações no Brasil. O valor total, que soma R$ 7 bilhões, será investido entre 2024 e 2028, com foco na mobilidade sustentável. Esse investimento inclui uma renovação completa do portfólio de veículos, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras adaptadas ao mercado local e a criação de novas oportunidades de negócios. As fábricas também passarão por melhorias que as tornarão ainda mais modernas, ágeis e sustentáveis.

 

Em 2025, a GM planeja lançar cinco novos modelos em diversos segmentos. Além disso, a empresa está trabalhando no desenvolvimento de 10 modelos inéditos eletrificados nos próximos anos para o Brasil, com o objetivo de fortalecer seu portfólio e oferecer opções diversificadas para os consumidores que buscam soluções de mobilidade mais sustentáveis e eficientes.

 

A empresa também conta com uma das maiores redes de concessionárias do país, com quase 600 concessionárias autorizadas da Chevrolet. Além disso, a GM apoia milhares de fornecedores locais, muitos dos quais foram criados ou relocados do exterior, incentivados pelo programa de industrialização da GM, que continua a fomentar negócios e criar empregos qualificados no Brasil.

domingo, 26 de janeiro de 2025

Com vitória de Henrique Assunção/Pietro Rimbano/Christian Robert/Cassiano Trein (AJR, categoria P1, a Stuttgart Motorsport conquista dois segundos lugares no GP de São Paulo 1000 Milhas


Os Porsches da Stuttgart Motorsport: 911 GT3 R e 718 Cayman GT4 RS Clubsport
(Ricardo Saibro-Rodrigo Guimarães)


Com vitória de 
Henrique Assunção/Pietro Rimbano/Christian Robert/Cassiano Trein (AJR, categoria P10), os Porsches da Stuttgart Motorsport conquistaram dois segundos lugares no GP de São Paulo 1000 Milhas, realizado neste domingo (26 de janeiro) no autódromo José Carlos Pace (Interlagos). 

Vencedores da prova em 2024, Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller terminaram em segundo lugar com o 911 GT3 R. O modelo 718 Cayman GT4 RS Clubsport tripulado por Jacques Quartiero, Alan Hellmeister e Danilo Dirani terminou em quarto na classificação geral e segundo na classe GT4, repetindo o resultado obtido no ano passado.

Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport de Quartiero/Hellmeister/Dirani
(Ricardo Saibro-Rodrigo Guimarães)

A largada foi dada à meia-noite com pista seca, mas logo nas primeiras voltas começou a chover e o 911 GT3 R, nessa altura pilotado por Müller, foi chamado aos boxes para colocar pneus para pista molhada. 

A chuva cessou e o Porsche entrou novamente para colocar pneus slick, mas em seguida um temporal desabou sobre o autódromo e um segundo pit stop foi necessário para voltar aos pneus ranhurados. 

Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport de Quartiero/Hellmeister/Dirani
(Ricardo Saibro-Rodrigo Guimarães)

Por regulamento, todas as paradas de box deveriam durar um mínimo de quatro minutos – para os carros mais rápidos, o equivalente a duas voltas no traçado com pista seca. Isso fez o 911 GT3 R cair para baixo do 50º lugar (entre os 70 carros que largaram) e ter que iniciar uma corrida de recuperação.

De manhã, o 911 GT3 R ocupava a terceira colocação. Chegou ao segundo lugar e assumiu a liderança com uma volta de vantagem quando faltava pouco mais de uma hora para a bandeirada – já se sabia que ela seria dada quando a prova chegasse a 12 horas de duração, o limite de tempo estipulado pelo regulamento. Faltando 26 minutos, Ricardo Mauricio, escalado para terminar a prova, reportou que o pneu dianteiro direito estava com pressão baixa e fez uma parada para trocá-lo. 

Dirani, Hellmeister e Quartiero no pódio da GT4
(Ricardo Saibro-Rodrigo Guimarães)

Com isso, o 911 GT3 R caiu para o segundo lugar; logo depois, tomou um drive-through por ter ultrapassado o safety car (que estava saindo da frente do pelotão) na entrada do box. Mauricio ficou uma volta atrás, ultrapassou-o e completou o mesmo número de voltas (337) dos vencedores Henrique Assunção/Pietro Rimbano/Christian Robert/Cassiano Trein. A diferença final foi de 1min01s409.

No 718 Cayman GT4 RS Clubsport, Quartiero encarou a primeira fase da prova e a chuva forte que deixou a pista molhada durante todo o período noturno. As paradas chegaram a fazer o carro cair para o 40º lugar na classificação geral. Em cerca de 20 voltas, já estava entre os dez primeiros colocados e recebeu a bandeirada em quarto lugar na classificação geral e segundo na GT4.

Dirani, Hellmeister e Quartiero no pódio da GT4
(Ricardo Saibro-Rodrigo Guimarães)


Marcel Visconde: “Estávamos em uma corrida à parte, porque nosso carro é um GT3 e os protótipos P1 são mais rápidos. Mesmo assim, tivemos boas disputas com eles e terminamos em segundo lugar depois de cair muito para trás. Como sempre, os carros da Porsche mostraram resistência e confiabilidade”.

Ricardo Mauricio: “Ficamos com duas voltas de desvantagem no começo da prova e o jeito era andar em ritmo forte e jogar com as entradas de safety car para tentar chegar à liderança. Conseguimos, mas o furo de pneu nos custou a vitória”.

Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport de Quartiero/Hellmeister/Dirani

(Ricardo Saibro-Rodrigo Guimarães)

Marçal Müller: “Larguei e no começo da prova a visibilidade caiu muito por causa da chuva e da nuvem de água causada pela passagem dos 70 carros. Acabamos errando um pit no início: colocamos pneus para pista molhada, mas a chuva parou, e depois voltou com tudo. Caímos muito para trás, e liderar depois de um começo desses já é um bom resultado”.

Jacques Quartiero: “Peguei o começo da chuva forte e precisei guiar com cuidado, mas o carro estava ótimo e pudemos nos recuperar. Foi nossa primeira corrida com este carro e estou contente com o bom resultado”.

         Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Ricardo                                                          Saibro-Rodrigo Guimarães)

Alan Hellmeister: “Entrei na pista e peguei a maior parte da chuva. Nosso carro era extremamente rápido na pista molhada e pude fazer bons stints. Foi importante conhecer melhor o carro, que é novo e vai ser utilizado no campeonato deste ano”.

Danilo Dirani: “Peguei muita variação das condições da pista: molhada, seca, noite, amanhecer e dia claro. A todo momento precisávamos ‘negociar’ ultrapassagens sobre retardatários, e nessas horas você às vezes tem que mudar o traçado e passar por um trecho mais sujo ou molhado da pista, o que altera a temperatura dos pneus. Nessas condições, é muito difícil virar tempos constantes. Valeu conseguir mais um bom resultado numa 1000 Milhas”.



Pódio da classe GT3
(Ricardo Saibro-Rodrigo Guimarães)


Classificação geral


1) 75-Henrique Assunção/Pietro Rimbano/Christian Robert/Cassiano Trein (AJR, categoria P1)

2) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R, categoria GT3)

3) 420-César Fonseca/Melik Najm/William Freire/Renan Guerra (Mercedes-Benz AMG GT4, categoria GT4)

4) 21-Jacques Quartiero/Alan Hellmeister/Danilo Dirani (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)

5) 12-Marcelo Vianna/Jindra Kraucher/Robby Perez/Aldo Piedade Jr./Ricardo Haag (Sigma, categoria P1)

6) 64-Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo/Fernando Gorayeb (BMW M2 CS, categoria GT4 Light)

Nos 100 anos da Chevrolet no Brasil, uma "história de amor" pela Stock Car. A montadora comemora neste domingo seu centenário no País, com quase a metade dedicada à principal categoria do automobilismo brasileiro


Onde tudo começou: os Opalões no grid da corrida inaugural da Stock Car 
(Crédito: Paulo Dias Nunes)

Foi em uma segunda-feira, 26 de janeiro de 1925, que a Chevrolet abriu sua história no Brasil. A marca norte-americana, de propriedade da General Motors Corporation, inaugurou naquele dia a primeira fábrica em território nacional, na Avenida Presidente Wilson, bairro do Ipiranga, em São Paulo. 

As atividades iniciais tinham como objetivo a montagem do Chevrolet 490, conhecido também como Chevrolet Baby. Foi o início de uma trajetória de muito sucesso e que completa 100 anos neste domingo (26).

O lendário Chevrolet Opala é uma das grandes marcas da história da Stock Car
(Acervo WE)

Foi um século de desafios, como a fase de industrialização do Brasil, a Segunda Guerra Mundial, Covid-19 e muitas crises econômicas. E também de muitos marcos e realizações, como o sucesso espetacular do Corsa (o então vice-presidente da marca, André Beer, teve que ir à TV pedir calma aos consumidores), o lançamento do icônico Opala e também a criação da Stock Car Pro Series, que logo se consolidaria como a principal categoria brasileira e a mais longeva do esporte no país, com 45 anos de trajetória completados em abril de 2024.

Opala Protótipo que conduziu Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli ao título de 1992
(Acervo Stock Car)

O projeto Stock Car
No fim da década de 1970, o Brasil vivia em ‘lua-de-mel’ com o esporte a motor em razão das conquistas de Emerson Fittipaldi no Mundial de Fórmula 1, mas se ressentia da falta de uma categoria de carros do tipo turismo forte depois da extinção da chamada Divisão 1. Piloto e revendedor de carros da Chevrolet, Reinaldo Campello liderou o movimento que levou à montadora a ideia de criar uma categoria que teria como base o Opala, que à época completava uma década de grande sucesso perante o público.

Recordista de vitórias e títulos com Chevrolet, Ingo a bordo do Omega em 1996
(Acervo Stock Car)

Seguindo o slogan que virou filosofia de marketing nas fábricas envolvidas no automobilismo “Win on Sunday, Sell on Monday” (ou vença no domingo, venda na segunda-feira), a Chevrolet abraçou o projeto e fundou a Stock Car, nascida oficialmente em 22 de abril de 1979 no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul, terra que reúne milhões de apaixonados pelo esporte.

Chico Serra a bordo do Chevrolet Vectra durante campanha do título de 2000
(Acervo Stock Car)


Dez pilotos aceleraram modelos Chevrolet Opala empurrados por motor de seis cilindros em linha e 4.093 cilindradas. A pole position ficou com João Carlos Palhares, enquanto o primeiro vencedor da categoria foi Affonso Giaffone Jr. Foi o início de uma história que, em 2024, completou 45 anos.

Revelando lendas
A prova em Tarumã representou o começo de um relacionamento permanente entre a Chevrolet e a Stock Car. Desde então, a categoria participou da revelação de talentos que se tornariam verdadeiras lendas do automobilismo brasileiro, como Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, Chico Serra, passando por nomes que estão no auge, como o tricampeão Gabriel Casagrande. 

O Chevrolet Astra em ação com o bicampeão Giuliano Losacco, em 2005
(Acervo Stock Car)

Ao longo das décadas, juntamente com marcas como Volkswagen, Mitsubishi e Peugeot, a Chevrolet ajudou a consolidar a Stock como uma das categorias mais competitivas do mundo.

A relação entre a Stock Car e a Chevrolet também evidenciou a natural evolução na indústria automotiva. O modelo Opala — e suas variações — compôs o grid nas 15 primeiras temporadas, vigorando até 1993. O icônico modelo, até hoje um dos símbolos da categoria, deu lugar ao Omega, outra sensação nas ruas brasileiras.
Seis temporadas depois, a General Motors promoveu nova mudança e realizou a troca do Omega pelo Vectra no grid da Stock Car. 

A primeira versão do modelo acelerou entre 2000 e 2003 antes de dar lugar ao Astra, a partir de 2004. A nova versão do Vectra estreou em 2009 e competiu em três temporadas. O Sonic foi o modelo escolhido pela Chevrolet entre 2012 e 2015, enquanto o Cruze disputou o campeonato entre 2016 e 2024, fechando assim a “era Sedan” para a montadora.

Mesmo nas temporadas em que a Stock Car foi uma categoria multimarcas, a Chevrolet foi campeã e adicionou à sua galeria títulos conquistados com os sete modelos utilizados pela marca no campeonato.

A nova era

O Chevrolet Sonic acelerou nas principais pistas do Brasil na década de 2010
(Duda Bairros/Stock Car)

Em 2025, outro momento especial na história da Chevrolet na Stock Car. Juntamente com Toyota e Mitsubishi, a marca norte-americana será protagonista do início da “era SUV” da categoria, uma mudança de rumo que alinha a Stock Car com os anseios dos fãs brasileiros de automóvel.

Detalhe do novo Chevrolet Tracker, um dos SUVs do grid para a temporada 2025
(Victor Eleutério/Stock Car)


A nova geração terá à disposição tecnologia de vanguarda e o melhor da segurança e conectividade em veículos de competição. Um dos SUVs campeões de venda no Brasil nos últimos anos, o Tracker será o modelo da Chevrolet no grid da Stock Car a partir desta temporada com as equipes TMG Racing, A.Mattheis Vogel, Cavaleiro Sports, Scuderia Chiarelli e Scuderia Bandeiras. A Toyota utilizará o Corolla Cross e a Mitsubishi, o Eclipse Cross, ambos também carros de vanguarda em termos de tecnologia e desempenho.

O último sedan: com o Cruze, Gabriel Casagrande tornou-se tri da Stock Car
(Duda Bairros/Stock Car)

A primeira etapa deste novo capítulo acontecerá no fim de semana de quatro de maio, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Confira abaixo dados históricos da Chevrolet na Stock Car:

Modelo, anos de participação, temporadas disputadas

Chevrolet Opala, 1979 a 1993, 15 temporadas*, 15 títulos
Chevrolet Omega, 1994 a 1999, seis temporadas, seis títulos
Chevrolet Vectra, 2000 a 2003; e 2009 a 2011, sete temporadas, cinco títulos
Chevrolet Astra, 2004 a 2008, 5 temporadas, dois títulos
Chevrolet Sonic, 2012 a 2015, 5 temporadas, três títulos
Chevrolet Cruze, 2016 a 2024, 9 temporadas, sete títulos
Chevrolet Tracker, a partir de 2025
*De 1987 a 1989, na versão Chevrolet Opala Caio-Hidroplas. De 1990 a 1993, versão Chevrolet Opala Protótipo.

O futuro é SUV: a Chevrolet vai com o Tracker para a nova era da Stock Car
(Duda Bairros/Stock Car)

A história da Chevrolet na Stock Car Pro Series em números
Corridas disputadas: 634

Pilotos campeões: 17

Circuitos: 22

Modelos diferentes: 7

Títulos: 38

Vitórias: 521

Primeiro campeão: Paulo Gomes, Chevrolet Opala, 1979

Último (atual) campeão: Gabriel Casagrande, Chevrolet Cruze, 2024

Primeira vitória: Affonso Giaffone Júnior, Chevrolet Opala – Tarumã, 1979

Última vitória: Guilherme Salas, Chevrolet Cruze – Interlagos, 2024
Poles: 403

Primeira pole: João Carlos Palhares, Chevrolet Opala – Tarumã, 1979

Última pole: Guilherme Salas, Chevrolet Cruze – Interlagos, 2024

Voltas mais rápidas
: 525

Primeira volta mais rápida: Dado Andrade, Chevrolet Opala – Tarumã, 1979

Última volta mais rápida: Julio Campos, Chevrolet Cruze – Interlagos, 2024

Pódios conquistados: 1.588

Primeiro pódio: Affonso Giaffone Júnior, João Carlos Palhares e Raul Boesel, Chevrolet Opala – Tarumã, 1979

Último pódio: Guilherme Salas, Felipe Massa e Gabriel Casagrande, Chevrolet Cruze – Interlagos, 2024

Piloto recordista Chevrolet na Stock Car
Ingo Hoffmann
12 títulos
74 vitórias
56 poles
58 voltas mais rápidas

Pilotos campeões da Stock Car com Chevrolet

1979 – Paulo Gomes
1980 – Ingo Hoffmann
1981 – Affonso Giaffone Júnior
1982 – Alencar Junior
1983 – Paulo Gomes
1984 – Paulo Gomes
1985 – Ingo Hoffmann
1986 – Marcos Gracia
1987 – Zeca Giaffone
1988 – Fábio Sotto Mayor
1989 – Ingo Hoffmann
1990 – Ingo Hoffmann
1991 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1992 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1993 – Ingo Hoffmann/Ângelo Giombelli
1994 – Ingo Hoffmann
1995 – Paulo Gomes
1996 – Ingo Hoffmann
1997 – Ingo Hoffmann
1998 – Ingo Hoffmann
1999 – Chico Serra
2000 – Chico Serra
2001 – Chico Serra
2002 – Ingo Hoffmann
2003 – David Muffato
2004 – Giuliano Losacco
2005 – Giuliano Losacco
2010 – Max Wilson
2012 – Cacá Bueno
2013 – Ricardo Maurício
2014 – Rubens Barrichello
2017 – Daniel Serra
2018 – Daniel Serra
2019 – Daniel Serra
2020 – Ricardo Maurício
2021 – Gabriel Casagrande
2023 – Gabriel Casagrande
2024 – Gabriel Casagrande

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