Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 11 de março de 2012

SALÃO DE GENEBRA, O MAIS IMPORTANTE DA EUROPA, APRESENTA ESTE ANO ALÉM DOS MODELOS NOVOS UMA ÁREA DESTINADA AOS CARROS VERDES, QUE TEVE DISCURSO DO EX-GOVERNADOR E ATOR ARNOLD SCHWARZENEGGER. ASSISTA O VÍDEO QUE PUBLICO NO FINAL DA MATÉRIA






Mais de 700 mil pessoas é o número que os organizadores do 82° Salão do Automóvel de Genebra estimam de visitantes do importante certame suíço, o maior da Europa e um dos mais importantes e completos do mundo, onde as fábricas apresentam as suas novidades. 


GTA Spano, um carro praticamente exclusivo: só serão produzidos 99.

O salão, que foi inaugurado no último dia 8 e acontecerá até o dia 18, numa área de 110 mil m2, apresenta um número elevado de veículos, entre eles, segundo a organização, 140 belas novidades, como um GTA Spano com 820 cv e de que só serão produzidas 99 carros.


Lamborghini Aventador J que custa na Europa, R$ 4,9 milhões
Está nessa lista de máquinas acessíveis apenas a alguns o conversível Lamborghini Aventador J, com 700 cv cujo preço é de apenas R$ 4,9 milhões.



A Ferrari de rua mais veloz e mais potente de todos os tempos, a F12 Berlinetta, com um motor de 740 cv, 6.212 centímetros cúbicos, 12 cilindros, e torque de 70 kgmf (80% dos quais diponíveis já com 2.500 giros por minuto) que acelera de 0 a 100 km/h em 3s1 e atinge os 200 km/h em 8s5. E uma velocidade máxima de 340 km/h.



O Bugatti Veyron Vitesse 16.4, surgiu, em Genebra, com um motor novo de 1.200 cv e 1.500 N.m (ou 1.500 J), o que lhe garante velocidades acima de 400 km/h, chegando de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos.



Mas, essas incríveis máquinas não são apenas as estrelas do Salão de Genebra, o novo Mercedes-Benz Classe A surgiu de surpresa e logo despertou a atenção do público, Imprensa e especialistas. 



O Hyundai i30 na versão familiar com alto padrão de conforto, 




o Toledo, da Seat, que será lançado no final do ano no mercado.



O compacto Kia Cee'd, de cinco portas.



O B-MAX, da Ford, com novos conceitos e muita maleabilidade.



Ford New Fiesta ST apresenta mudanças sutis tiradas do ST Concept e seguindo as linhas dos novos Fusion e Focus.


Carros verdes e Arnold Schwarzenegger
O Pavilhão Verde é a grande novidade politicamente correta no Salão de Genebra. Ali estão carros híbridos, os totalmente elétricos, os bio-combustíveis de diversas marcas em grande quantidade, de todos os tipos, modelos futuristas, mas todos dentro de um contexto que ganha mais e mais espaço no cotidiano das cidades: a clara decisão de ganhar espaço na luta contra a poluição.

O ex-governador da Califórnia e ator Arnold Schwarzenegger, visitou os estandes e fez um contundente discurso defendendo o uso urgente dos veículos ecológicos. Ele confessou estar convencido de que em um futuro próximo os carros híbridos, elétricos e de biocombustível estarão muito mais presentes nas cidades e estradas de todo o mundo.


Ele lembrou que quando foi governador conseguiu criar uma estrada de uso exclusivo para os veículos de hidrogênio, que percorre a Califórnia do norte ao sul, e impulsionou a R20, um grupo formado inicialmente por 20 governos regionais partidários dos carros ecológicos que integram, agora, mais de 400 entidades.

Schwarzenegger frisou que em 2003, quando nasceu a ideia de fazer um evento especial com "veículos verdes" no Salão do Automóvel de Los Angeles, concedeu uma entrevista para detalhar somente dois carros desse tipo.

O ex-governador revelou que nove anos depois, "temos 54 carros e uma centena de veículos, se contarmos as bicicletas e motocicletas", o que encorajou os presentes com um forte argumento: a paixão pelos carros e o desejo de deixar às futuras gerações um planeta limpo e agradável.

Ele alertou, contudo, que apesar da evolução no setor, ainda há muito trabalho para fazer e que essa transformação não será realizada de um dia para outro. Reconheceu que a indústria automobilística já possui consciência de que o futuro não passa pelos motores a gasolina.

Schewarzenegger afirmou que os veículos ecológicos já são competitivos, atingem altas velocidades como os a gasolina e diesel: "Há 10 anos, os carros verdes eram feios, mas hoje são atrativos, esportivos, de duas e quatro portas, e até SUV's". 

Ford e Mercedes - conquista de clientes pela Internet
As marcas automóveis concentram esforços na tecnologia de bordo dos carros, de forma a que os clientes consultem o Facebook, entrem na Internet, ouçam rádio e, ao mesmo tempo, o computador calcule o caminho menos congestionado, exibindo ao vivo informações sobre o trânsito.

Essas são mais novidades apresentadas no Salão  de Genebra. Provavelmente, num futuro mais próximo do que muitos imaginam, antes de comprar um carro, o cliente irá precisar mais de uma formação sobre como manusear todas estas tecnologias do que propriamente um teste ao volante do veículo.

A Associated Press ressalta que fabricantes como a Ford e a Mercedes decidiram mostrar os seus mais recentes esforços para chamar os mais jovens clientes que consideram um smartphone mais atraente do que um carro sem tecnologia.

A Ford lançou o seu sistema SYNC para os condutores europeus, incluindo-o no seu novo carro familiar B-Max, que como referi acima será lançado no mercado este ano. O SYNC - já disponível nos Estados Unidos - permite realizar telefonemas apenas com comando de voz, lê as suas mensagens de SMS e Twitter ou transmite música através da internet em streaming.

Em caso de acidente, quando o airbag é acionado, o sistema chama automaticamente um número de emergência e revela o local com base nas coordenadas GPS.

O sistema, no entanto, segundo Ricchard Parry-Jones, ex-diretor da Ford, apesar de contribuir para uma condução mais agradável e ajudar evitar engarrafamentos representam também alguns riscos. ainda há muito a fazer por exemplo em relação à privacidade, pois, as aplicações para celulares  que controlam a localização dos clientes, ainda são uma preocupação, embora não seja um problema insolúvel.

A empresa norte-americana Harman - mais conhecida pelos seus sistemas hi-fi - foi um dos primeiros a ver o potencial dos sistemas de bordo que conectam os condutores com os telemóveis e a internet.

A Harman que faz sistemas sofisticados para os fabricantes de automóveis premium como a Mercedes, a Lexus e a BMW, apresentou um sistema de nova geração que permite reconhecer diferentes condutores de um carro e personalizar as várias aplicações às necessidades de cada um.

Mas, no meio da euforia geral sobre aplicações em carros, algumas marcas são mais cautelosas. Pitt Moos, responsável dos carros elétricos Smart, afirma que os fabricantes precisam de se certificar de que os clientes realmente querem todas estas aplicações e se pretendem estar on-line permanentemente.

Pitt ressalta que há um risco de um exagero tecnológico: a Smart está trabalhando para que os condutores consigam remotamente conhecer melhor qual a carga da bateria do carro do que saber sua posição no Facebook.



Oferecemos aos nossos leitores um vídeo com um bom número de novidades do Salão de Genebra:

http://auto.sapo.pt/Novos/Multimedia-S/Fotos/Saloes-Automoveis-854/Salao-de-Genebra-2012-1949.aspx?IP=44968

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.