Coluna nº 0517 - 4 de Janeiro de 2017
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Novo Honda, tudo para liderar marca
WR-V, novo SAV Honda
É o WR-V, à primeira vista, imaginado como um Fit com as extremidades modificadas, mas visto em detalhes passou por grande evolução.
É o corolário da implantação de centro de pesquisa e desenvolvimento, hoje, com 300 engenheiros, em seu primeiro exercício de independência.
Dedicaram-se a analisar exigências de mercado e compradores brasileiros, e à criação de novo produto com características diferenciativas dos outros SAV da Honda para restringir a canibalização.
Plataforma foi esticada para permitir maior distância entre eixos, no caso 2,55 m. Bitolas alargadas a 1,49 e 1,47 m dianteira/traseira, suspensões revistas, amortecedores com mais capacidade, novas peças desenvolvidas, buchas aumentadas para cumprir pretenso uso: elevar-se quase 4 cm e oferecer estabilidade e bom controle.
Lista das peças mudadas é grande, incluindo até a caixa de direção com assistência elétrica agora com três pontos de fixação. Trabalho de fôlego e pouco visto.
Pretensão da Honda foi criar produto novo, com cara de SUV, apesar de o projeto não consentir a tração nas quatro rodas, marco separador entre esses e SAV.
O tratamento foi para dar-lhe cara de valentia com mais altura do solo, 17,9 cm, e capacidade de enfrentar os buracos e os desníveis dos pisos da América do Sul.
Emprega rodas de liga leve, aro 16”, pneus 195/60, com lateral de quase 12 cm, medida apta a enfrentar buracos razoáveis sem corte.
Design auxilia com a frente elevada e atrás as grandes lanternas abraçando as laterais sugerem largura. Será exportado a países vizinhos e Honda, na Índia, querer produzi-lo.
Apesar de mais espaço aos passageiros e bagagens, do aumento a 4 m de comprimento, e da colocação mercadológica com preço abaixo do HR-V, Honda não descurou do interior, revestido em plástico preto de boa qualidade, com insertos de frisos em cromado fosco.
Estofamento mescla tecido liso ou estampado e partes em cinza ou laranja com sobre posição de uma espécie de véu.
É simplificado relativamente ao Fit e ao HR-V, entretanto, bem ajustado quanto a pretensões e colocação mercadológica, moldando seu próprio espaço.
Mecânica comum aos irmãos de linha, motor dianteiro, transversal, L4, duplo comando para 16 válvulas e o mecanismo V-Tec, desenvolvido para a Fórmula 1 e aplicado aos carros de produção em série para melhor eficiência na abertura e fechamento de válvulas.
Produz com gasálcool e álcool, 115 /116 cv a 6.000 rpm, torque de 15,3/15,2 m.kfg a 4.800 rpm. Transmissão CVT com conversor de torque, tração dianteira.
Com tal conformação e desenho mais limpo, quer aumentar o poder de competitividade da marca, para operar em faixa inferior de preço ao HR-V, cuja versão mais econômica anda em torno de R$ 90 mil. Preço não divulgado, mas projetado, a partir de R$ 70 mil.
Sigla resume WR-V Winsome Runabout Vehicle, ou veículo recreacional e cativante. Winsome significa alegre, agradável e atraente em inglês.
Das marcas operando no Brasil, Honda lidera no uso de termos ingleses. Lançamento em 15 de março, comercialização imediata.
Projeção necessária, o WR-V por desenho, constituição, preço e a demanda do mercado por SAVs, pode se tornar o mais vendido da Honda.
Companhia anseia por retorno às vendas: fez fábrica nova, em Itirapina, SP, inaugurou - e fechou.
Mantém 30 engenheiros de manutenção operando as máquinas à espera de demanda de compra para esgotar a capacidade industrial da fábrica piloto em Sumaré, a 100 km e permitir operar a fábrica nova.
Um picape, três caras, três marcas
Nissan acelera para iniciar vender novo picape no Brasil e na Argentina, até março, em coincidência com o ano assinalador da tradição de fazê-los há oito décadas.
Quer iniciar formar mercado até demarrar produção do novo modelo no vizinho país. Leitor da Coluna sabe, a Renault, sua associada, cedeu parte em sua fábrica de Santa Isabel, Córdoba, instalada pela IKA-Willys, pioneira no país e ali serão produzidos.
Curiosidade é o fato de ser um picape Nissan a ser vendido com três marcas. A óbvia Nissan; a hospedeira Renault; e a associada Mercedes-Benz.
Processo industrial acertado pela simplicidade, a Nissan produzi-los-á em três versões.
Com a sua cara; trocando para lamas, capô e grade para ter assinatura Renault; e, serviço mais amplo, manterá a cabine, mas nela aplicará maior quantidade de partes para ser identificada como Mercedes, além de utilizar motor desta marca.
Será o de maior destaque, pois a marca estrelada quer tê-lo dentro da imagem de seus produtos.
Terá melhor isolamento termo acústico, painel diferente. Produção imaginada após o Salão do Automóvel, outubro 2018.
Mercedes picape
Roda-a-Roda
Trombada – Em intensa campanha para aceitação mundial Mustang deu grande susto à Ford.
Nos testes de impacto pela EuroNCAP avaliando a segurança dos veículos vendidos na Europa, levou nota dois em escala de cinco.
Pior avaliação geral em nove anos e ante o modelo anterior. Problema nas bolsas de ar.
Mustang reprovado pelo EuroNCAP
Curiosidade – Por menos de 1% - 10,3 milhões x 10,2 milhões - fechados números mundiais Volkswagen, aparece como a marca mais vendida do mundo em 2016.
Superou a Toyota, líder nos últimos quatro anos. Como registro, foi o ano do Dieselgate para a VW e o Brasil deu pequena ajuda de problemas sustando produção por conta da falha de fornecimento de autopeças.
Surpresa – Durante assembleia para acionistas e investidores, Dana de autopeças anunciou fornecerá eixos para o Ford Bronco, previsto para 2020.
P’ra valer – Volta empregará, como picapes F-150 e Ranger, aços especiais e alumínio militar para reduzir peso. Diferenciais serão AdvanTEK, rígidos na dianteira e traseira.
Uma curiosidade. Há anos, após série de acidentes com SUV Explorer, Ford trocou os traseiros pelos articulados. Rígidos apenas nos picapes.
De volta – Quando produzido, 1965-1996, Bronco tinha mais garra para andar em lugares sem estrada e mais velocidade no asfalto.
Volta, foca no Jeep Wrangler e suas características, incluindo capacidade de ser personalizado.
Porque não? – Curioso, Ford projetar produto novo quando poderia partir do chassi rolante do Troller, recém-desenvolvido por ela no Brasil e teoricamente aplicável ao desejado jogo duro. Utiliza boa parte de componentes do Ranger.
Ajuste – Uma das medidas da Volkswagen para solver questão dos motores diesel de automóveis poluindo acima das normas legais, foi recomprar centenas de milhares de seus veículos. Solução legal, logística problemática.
E aí? – VW da América tem imensurado mar de VWs e Audis estacionados em enormes áreas alugadas enquanto busca solução.
Atualiza os sistemas? Substitui motores por versões a gasolina – operações gigantescas em movimento e custos – para vender como usados?
Esmagá-los, como já o faz, para usar os ferros caros transformados em sucata? Ou manda-os à Russia para revende-los a preço de liquidação em mercado sem rigor com emissões poluentes?
Não sabia – Semana passada, seu ex-poderoso CEO, Martin Winterkorn, depondo em comissão de deputados alemães, disse ter sabido dos truques de engenharia para burlar as regras de emissões poucos dias antes do escândalo surgir.
Autowäsche – Procuradores federais contestam mostrando, em meio à montanha de e-mails enviada num fim de semana, um ano antes do escândalo, problema foi levado ao seu conhecimento.
Mandados judiciais autorizaram buscas em 28 casas e escritórios. É a Lava-Jato de lá, a Autowäsche.
Renovação – Mercado automobilístico argentino cresce lentamente após grande queda causada pela crise no Brasil, comprador de metade de sua produção.
Conversa – Buscando solução governo Macri discute sugestão de empresários: isenção da carga tributária.
Há margem para redução. Lá, automóveis recolhem entre 54 a 65%. Renovação recebendo usados não deu certo.
Novidades – Chery confirmou acrescer o suv Tiggo II e o sedã Arrizo 5 em sua linha de produção na fábrica de Jacareí, SP. Tiggo abril, Arrizo 5, em setembro.
O que – Tiggo, primeiro representante da marca no país, terá motor 1.5 flex e transmissão CVT de cinco marchas.
Tiggo II, produção local em abril
De novo – Ford iniciou produzir o EcoSport revisto e melhorado. Frente nova, realce para conectividade, estepe mantido na tampa traseira, curiosa preferência nacional.
Ex-líder solidário vem despencando em vendas e agora enfrenta renca de competidores. Fevereiro avant-première à Imprensa. Lançamento em março.
Sinal – Eco já foi o queridinho do mercado, onde, exclusivo, fazia a festa e muitos lucros. Chegada do Duster e novos participantes no segmento restringiu vendas.
Nesta semana, em apresentações de novos savs, não foi citado como concorrente.
Mercado – Cálculos de crescimento doméstico de veículos leves têm projeções entre 5 e 10%. Entretanto, o de picapes e utilitários esportivos terão salto nas regiões de agro negócio.
Previsão de crescimento da safra de grãos em 16% injetará cerca de R$ 237 bilhões no mercado.
Crescimento – Strasse, revendedora das preparadoras alemãs Brabus, Oettinger e Gemballa, cresceu 300% nas vendas em dezembro. De um veículo/mês foi a três unidades.
Clientela – Expectativa de Julico Simões, dono do negócio, é expansão maior em 2017. Conjuga redução de preços em até 20% acompanhando queda no valor do Euro, e financiamento em 10x por cartão de crédito.
Degrau inicial é o Mercedes C 180 por R$ 168.800, e vai a R$ 3.037.000 para o S 65 Brabus Rocket.
Aumento – Em 2016, Ford cresceu 10% no segmento de picapes médias. Maior expansão faixa dos diesel, onde versão 2,2 com transmissão automática auxiliou versões intermediárias crescer 31%.
Recall – Fiats Punto em chamada para verificar e trocar o eixo traseiro. Um dos fornecedores cometeu erro técnico e peça pode trincar e romper-se.
Não há ocorrência mas Fiat se previne. Tens? Veja em www.fiat.com.br .
Questão – CADE - Conselho Administrativo da Defesa Econômica -, do Ministério da Justiça, travou a compra da distribuidora e revendedora de combustíveis ALE pela Ipiranga.
Justifica como redução da concorrência, e lembra os sete processos sobre cartelização dos preços por redes de revendedores.
Apoio – Inglesas BP e Castrol novas patrocinadoras da equipe Renault na Fórmula 1. Fornecerão combustíveis e lubrificantes.
Próximo movimento, produtos Renault e Nissan em todo o mundo deverão ter óleos Castrol como primeiro enchimento e para futuras trocas.
Confiança - Imagem da categoria máxima do esporte motor ajuda vendas e faturamento. As inglesas acreditam no time francês superando a alemã Mercedes, vencedora nos últimos anos.
Outra? - Da usina de boatos da Fórmula 1, mais recente diz Bernie Ecclestone, 86, após deixar o comando do negócio, voltaria com nova categoria, distante dos custos da Fórmula 1 e da insossa e inodora Formula E.
Outra – Tiago Songa, organizador da Pé na Tábua, corrida de calhambeques, conseguiu viabilizar a 7ª edição.
Perigava pelo mau estado do asfalto onde realizado, em Franca, SP.
Será no final de semana de 11 a 13 de março. É a corrida mais divertida do País.
A fim?
www.penatabua.com
Cartaz do Pé na Tábua
OOOO Diretor de Habilitação do Detran/SP, foi à Presidência.
OOOO Coerente. Seu nome foi marca de automóvel até os anos ’20 nos EUA quando assumida pela novata Chrysler.
OOOO Rafael Miotto, engenheiro mecânico e de armamentos, promoção.
OOOO Diretor de Produtos e Serviços da CNH Industrial – marca Fiat de tratores e máquinas de construção -, novo Vice-Presidente para América, Presidente para América Latina.
OOOO Luiz Carlos Mendonça de Barros, economista, presidente do Conselho da Foton, trabalho.
OOOO Acumulará a executividade da presidência às vésperas do lançamento dos caminhões da marca.
OOOO Bernardo Hamacek, na função desde o surgimento da companhia, saiu ou saído sem explicações ao mercado, exceto o carimbo de novos desafios... OOOO
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